Klévia Lima Delmiro

Sou Doutora em Ciências da Educação e Mestre em Política e Gestão da Educação, com graduação em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e em Pedagogia. Atualmente, atuo como Técnica Pedagógica na União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (UNDIME/AL), Técnica Pedagógica na rede municipal de Atalaia e professora na Rede Estadual de Educação de Alagoas.Minha trajetória profissional é marcada por uma sólida experiência na docência, abrangendo a educação básica e o ensino superior, bem como por uma atuação consistente na gestão e articulação de políticas educacionais. Destaco minha contribuição como redatora do Referencial Curricular do Estado de Alagoas e minha participação ativa na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no território alagoano.Tenho expertise nas áreas de currículo, tecnologia educacional, políticas públicas em educação e práticas pedagógicas, sempre com o compromisso de contribuir para o fortalecimento da educação, a formação de professores e o desenvolvimento de estratégias inovadoras de ensino e aprendizagem.

Informações coletadas do Lattes em 22/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Educação

2022 - 2024

Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
Título: EDUCAÇÃO INTEGRAL: Análise da implementação das políticas educacionais para cumprimento da Meta 6 do PME de Atalaia/AL
Orientador: Jadilson Marinho da Silva

Mestrado em Mestrado em Política e Gestão da Educação

2014 - 2017

CENTRO LATINOAMERICANO DE ECONOMÍA HUMANA
Título: UMA ANÁLISE DO CURRICULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: TEORIA E PRÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL NO POLO V, UNIÃO DOS PALMARES/AL, Ano de Obtenção: 2017
Orientador: em Universidade Federal Rural de Pernambuco ( Hugo Monteiro Ferreira)
com Profe. Mestra JULIA LEYMONIE.Coorientador: Prof. M. Sc., Claudionor de Oliveira Silva. Grande área: Ciências Humanas

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

2021 - 2021

CENTRO UNIVERSITÁRIO CIDADE VERDE
Título: PERSPECTIVAS SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM DESAFIO POSSÍVEL

Especialização em Psicopedagogia

2009 - 2010

Instituto superior de ensino Santa Cecília - ISESC
Título: Contribuições da ludopedagogia para o processo de ensino e aprendizagem. 2010.
Orientador: Nadeje Fidelis de Moraes.

Graduação em PEDAGOGIA

2018 - 2019

Faculdade Campos Elíseos
Título: A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS
Orientador: Felipe Veloz

Graduação em Geografia

2006 - 2010

Universidade Federal de Alagoas
Título: TURISMO E CAPITALISMO NA ZONA COSTEIRA DE ALAGOAS: UMA ANÁLISE COM BASE NA NOÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Orientador: Lindemberg Medeiros de Araujo

Formação complementar

2024 - 2024

Educação Financeira Pessoal (Turma SET/2024),. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2024 - 2024

Formação em Análise de Dados Educacionais,. (Carga horária: 30h). , Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.

2024 - 2024

Formação Continuada para Equipes Técnicas das Secretarias Estaduais e Munic. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2022 - 2022

BUSCA ATIVA ESCOLAR NA PRÁTICA. (Carga horária: 36h). , UNICEF, UNICEF, Brasil.

2022 - 2022

Capacitação Técnica - PDDE e Ações Integradas da região Nordeste. (Carga horária: 16h). , CECAMPE - UFPB, CECAMPE - UFPB, Brasil.

2022 - 2022

XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2021 - 2021

MICROSOFT EXCEL 2013 - INTERMEDIÁRIO. (Carga horária: 15h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2021 - 2021

MICROSOFT POWERPOINT 2016 - BÁSICO. , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2021 - 2021

MICROSOFT WORD 2010 - INTERMEDIÁRIO. , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2020 - 2020

Formação continuada de professores. (Carga horária: 120h). , Instituto IDESNE, IDESNE, Brasil.

2018 - 2018

Andragogia (Educação de Adultos). (Carga horária: 8h). , Plataforma EAD ensinodeadultos.com.br, ENSINODEADULTOS, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em MOOC MIGRAÇÕES, GENERO E TERRITÓRIO: ESTUDOS POPULACIONAIS APLICADOS AO ENS. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Habilitação em Tutoria. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em HISTÓRIA E LITERATURA DE CORDEL. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2014 - 2014

ROBÓTICA. (Carga horária: 30h). , SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA - AL, SESI, Brasil.

2014 - 2014

Meditação em Sala de aula. (Carga horária: 30h). , INSTITUTO MIGLIORY, MIGLIORY, Brasil.

2014 - 2014

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA SALA DE AULA. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2013 - 2013

Jogo das Novas Regras Ortográficas - Reconhecendo. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2013 - 2013

EMPREENDEDORISMO. (Carga horária: 30h). , SEBRAI, SEBRAI, Brasil.

2012 - 2012

 Curso autoinstrucional Processo de Comunicação e. (Carga horária: 8h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2012 - 2012

 Curso autoinstrucional Sustentabilidade, um valo. (Carga horária: 8h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2012 - 2012

 Curso autoinstrucional Sustentabilidade no dia a. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2009 - 2009

LIBRAS. (Carga horária: 30h). , Centro de Atendimento de pessoas com surdez, CAS, Brasil.

2008 - 2008

LIBRAS. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, UNCISAL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Libras

Compreende Bem, Fala Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Estágio supervisionado.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Metodologia do ensino da Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Gestão e Política da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Gestão ambiental.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Ecopedagogia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Responsabilidade Social.

Organização de eventos

DELMIRO, K. L. . IV Conferência Estadual de Educação de Alagoas. 2022. (Outro).

DELMIRO, K. L. . II Workshop - Educação x legislação: Um olhar sobre a formação e atuação docente.. 2015. (Outro).

Participação em eventos

Conferência Nacional de Educação ? Conae 2024,. 2024. (Outra).

1º Encontro Interestadual UNDIME AL e SE. 2022. (Encontro).

3º Fórum Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação de Sergipe. 2022. (Encontro).

Conferência Municipal de Educação.Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira. 2022. (Outra).

III Encontro Regional da Undime Alagoas. 2022. (Encontro).

I Seminário para Secretários de Educação de Alagoas - Os indicadores educacionais e sua relação com planejamento estratégico , gestão e avaliação. 2022. (Seminário).

IV COMEP 2022.Inclusão, equidade e qualidade. 2022. (Simpósio).

IV Conferência Estadual de Educação de Alagoas. 2022. (Outra).

XII Fórum Estadual Extraordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas. 2022. (Encontro).

8° Fórum Nacional Extraordinário dos dirigentes municipais de educação (UNDIME ). 2020. (Encontro).

IX ENCCULT - ENCONTRO CIENTIFICO CULTURAL.A IMPORTÂNCIA DA MONITÓRIA ACADÊMICA PARA A COMPREENSÃO DAS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS: ARTICULANDO TEORIA E PRÁTICA NO CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA EAD/UAB/UFAL. 2019. (Seminário).

IX ENCCULT - ENCONTRO CIENTIFICO CULTURAL.GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: A MÚSICA COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. 2019. (Encontro).

I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E IV SEMINÁRIO ENSINAR GEOGRAFIA NA CONTEMPORANEIDAE.FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR: REFLEXÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III EM GEOGRAFIA.. 2018. (Seminário).

I ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROGRAMA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL. 2018. (Encontro).

II ENCONTRO ALAGOANO DOS ESTUDANTES DE GEOGRAFIA.ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV EM GEOGRAFIA: PRAXIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS. 2018. (Encontro).

SBPC - 70º REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA.FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: REFLEXÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III EM GEOGRAFIA. 2018. (Encontro).

SBPC - 70º REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA.PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXOS SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NO CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA EAD DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL. 2018. (Encontro).

VI Conferência Municipal de Educação de Maceió - CMEM 2018. com o tema "A Consolidação do SNE e PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica",. 2018. (Encontro).

VIII ENCCUL -I Encontro Cientifico Cultural.O estágio supervisionado em geografia: considerações sobre a prática do estágio IV no curso de licenciatura em geografia EaD/UAB/UFAL.. 2018. (Encontro).

VII ENCCULT.O ESTÁGIO SUPERVISIONADO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DO ESTÁGIO IV NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA EAD/UAAB/UFAL.. 2017. (Encontro).

IDENTIDADE DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. 2016. (Outra).

V SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA ? III ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO SOBRE TRABALHO DOCENTE E FORMAÇÃO ? I SEMINÉRIO DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E COGNIÇÃO DE ALAGOAS. A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA EM SÃO MIGUEL DOS CAMPOS, AL: AVANÇOS E CONTRADIÇÕES. 2016. (Congresso).

A transformação do mundo passa por uma sala de aula. 2015. (Oficina).

Em busca da inclusão: Interação Social de videntes c cegos. 2015. (Encontro).

EM BUSCA DA INCLUSÃO: INTERAÇÃO SOCIAL DE VIDENTES COM CEGOS. 2015. (Oficina).

EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: AS IMPLICAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE NO SUCESSO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR. 2015. (Outra).

II seminário Internacional de ciências de la educación. 2015. (Seminário).

Oficina: Metodologia cientifica.Metodologia Cientifica. 2015. (Oficina).

RODA DE MESTRE - NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR. 2015. (Outra).

II Colóquio Nacional de História. 2014. (Encontro).

II JORNADA DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS.METODOLOGIAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA E DA HISTÓRIA. 2014. (Oficina).

II Semana de Pedagogia Mauricio de Nassau.Docente no século XXI: Identidade. 2014. (Encontro).

I Seminário de ciências da Educação. 2014. (Seminário).

Semana nacional do trânsito - DMSC. 2014. (Encontro).

 Café Psi ? com o tema: ?Sexologia: O ponto de intersecção entre a clínica e a educação. 2013. (Encontro).

Encontro de ?Gestão Escolar. 2013. (Encontro).

REPASSE DE METODOLOGIAS DO PROGRAMA JOVENS EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS - JEPP. 2013. (Oficina).

X Semana de geografia: ?Redes, Territórios e Poder na Dinâmica espacial?. 2009. (Encontro).

 II Encontro Alagoano de ?Educação Inclusiva?,. 2008. (Encontro).

 V Semana Filosófica. 2008. (Encontro).

IX Semana de geografia?O fazer geográfico alagoano: contribuições, limites e desafios?. 2008. (Encontro).

Manejo de Águas para Irrigação. 2008. (Simpósio).

 IV Congresso Acadêmico da UFAL. Programa de Desenvolvimento Agro-Social da Região do Agreste Alagoano. 2007. (Congresso).

 III Congresso Acadêmico da UFAL ? Palestra Reforma Agrária em Alagoas. 2006. (Congresso).

 VII Semana de geografia ?Turismo e Cultura no Território Alagoano?. 2006. (Olimpíada).

 XXII Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste ? EREGENE. 2006. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Leonildes Nascimento Marques e Nadiele Alves dos Santos

DELMIRO, K. L.; Medeiros,Juliane dos Santos. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: Andressa Bueno da Silva e Raune da Silva

DELMIRO, K. L.; Medeiros,Juliane dos Santos. OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: JÚNIA AMANDA LEITE LIMA e SANDAVYD VIEIRA LIMA

DELMIRO, K. L.; SILVA, M.M; AZEVEDO, J.. PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO (PBA): DAS POLÍTICAS PÚBLICAS AO RELATO DA EXPERIÊNCIA DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MARECHAL DEODORO - AL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: WESSYLANE DANTA FERREIRA RÊGO

DELMIRO, K. L.; SILVA, M.M; AZEVEDO, J.. PEDAGOGIA HOSPITALAR: CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO AMBIENTE HOSPITALAR. 2018.

Aluno: Andressa Abreu Cardoso e Sâmya Daniele Sampaio

DELMIRO, K. L.; LINO, L.M.N. UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE MARECHAL DEODORO / AL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: Priscilla Ferreira da Silva e Leandra Michelliny dos Santos

DELMIRO, K. L.; LINO, L.M.N; SILVA, M.M. A EDUCAÇÃO INFANTIL NA ERA DA TECNOLOGIA: UMA ABORDAGEM SOBRE O USO EXACERBADO NOS ANOS INICIAIS.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: Luciene da Silva e Tatiana Bezerra da Silva

DELMIRO, K. L.; LINO, L.M.N. DIVERSIDADE RACIAL: A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016.

Aluno: Jacqueline Aparecida Simão e Laiza Kelly de Lima Teodoro

DELMIRO, K. L.; SILVA, M.M; LINO, L.M.N. MULHER E VIDA ACADÊMICA: DIFICULDADES E SUPERAÇÕES NA BUSCA PELA FORMAÇÃO SUPERIOR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Mauricio de Nassau.

Aluno: Emanuelle Santos de Araújo e Sirleide Silva dos Santos

DELMIRO, K. L.; SILVA, M.M; LINO, L.M.N. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA VIDA ACADÊMICA.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Mauricio de Nassau.

Aluno: Isadora Santana da Silva e Thalyta Karla Fausto Cruz Bessa

DELMIRO, K. L.; Dias, V.; LINO, L.M.N. A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA: O SEU ENVOLVIMENTO NO ENSINO E APRENDIZAGEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Mauricio de Nassau.

Aluno: Cícera Manuela Souza de Barros e Isabela Feitoza de Lima

DELMIRO, K. L.; LIRA, M.T; FREITAS, J.A. PRÁTICA DOCENTE: UM DESAFIO NA INCLUSÃO COM OS AUTISTAS.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Mauricio de Nassau.

Orientou

BARBARA MONISE SANTOS RIBEIRO

A INSERÇÃO DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA; 2014; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO) - UNIVERSIDAD DEL SUL, ; Coorientador: Klévia Lima Delmiro;

CLAUDIÊNE CORDEIRO LEANDRO BISPO

O SOCIOINTERACIONISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA; 2014; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO) - UNIVERSIDAD DEL SUL, ; Coorientador: Klévia Lima Delmiro;

Klévia Lima Delmiro

Serviço Voluntário Remunerado: Análise da Aplicação e a Necessidade de Atualizações; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS - CAO) - ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR SENADOR ARNON DE MELLO - AL; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

Franco Maciel de Carvalho Ferreira

Estudo de Segregação Espacial a partir do Bairro Roberto Correia de Araújo em União dos Palmares, Alagoas; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em POS GRADUAÇÃO EM GEO HISTÓRIA) - Faculdade Pio Décimo - Campus I; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

Emanoel Carlos Ferreira de Sena

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS : PRÁTICAS DO ENSINO DA GEOGRAFIA APLICADOS NA ESCOLA MUNICIPAL SALOMÉ DA ROCHA BARROS; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em POS GRADUAÇÃO EM GEO HISTÓRIA) - Faculdade Pio Décimo - Campus I; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

Esder Ribeiro Braga Nunes

O USO DA ROBÓTICA COMO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NAS ÁREAS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NOS ANOS FINAIS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia) - Estácio; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

Rubia Cristina da Silva Oliveira

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

Beatriz Miguel da Silva

A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS AULAS DE GEOGRAFIA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

MICHELLE EMANUELLE SILVA

A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA PARA A FORMAÇÃO E COMPREENSÃO DAS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS: ARTICULANDO TEORIA E PRÁTICA NO CURSO GEOGRAFIA LICENCIATURA EAD UAB/UFAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

Soraya Oliveira Gonzaga

GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: a música como metodologia no ensino da Geografia; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

ALVANIR BARROS QUERINO BRITO

A IMPORTÂNCIA DA PRATICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFI; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

GILVÂNIA DE LIMA SILVA e MARIANA FERREIRA AMORIM

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EM EDUCAÇÃO INFANTIL DO CURSO DE PEDAGOGIA: UM OLHAR NA UTILIZAÇÃO REAL DA LUDICIDADE COMO METODOLOGIA REAL E EFICAZ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

Gerciane dos Santos Silva e Maria das Graças F

da Silva; EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MOTIVOS QUE LEVARAM O REGRESSO ESCOLAR; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

Fernanda Gouveia Carvalho

COMO TRABALHAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE PROJETO PEDAGÓGICO PARA SÉRIES INICIAIS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

CLEIDE DE OLIVEIRA PINHEIRO CAVALCANTE e SELMA BRECHÓ MONTEI

A VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR COM OLHAR NA CIDADE DE MACEIÓ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

KARLLA MIRELLY OLIVEIRA SILVA e SÂMIA MONALISA L

DA SILVA; DISCRIMINAÇÃO RACIAL E SEUS REFLEXOS NA APRENDIZAGEM; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

Larisse Trajano da Silva e Maryttania Cavalcante Machado

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA NECESSÁRIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

Anne Karine Batista da Silva e Wilma Barbosa da Silva

Linguagens na educação de jovens e adultos como problema de hegemonia político-cultural; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

Lidiane Maria dos Santos

JOVENS INFRATORES: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOAR NA UNIDADE DE INTERNAÇÃO MASCULINA ? MACEIÓ/AL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

ALEX WILBE VIEIRA ROCHA e ARLI ROSE FRADIQUE

EDUCAÇÃO PARA O TRANSITO: O LÚDICO NAS SÉRIES INICIAIS COMO FATOR PROPONDERANTE PARA A MOBILIDADE URBANA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

CLAUDIA CAROLINE L

BARBOSA E JESSYKA THEREZA DA S; SOARES; A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL - SÃO MIGUEL DOS CAMPOS -AL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

Isabel da Silva e Sandra Maria dos Santos

Responsabilidade Moral e Social do Professor Frente ao Estatuto da Criança e do Adolescente; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

Isadora Santana da Silva e Thalyta Karla Fausto Bessa Cruz

O papel da família na construção da diversidade no âmbito escolar; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Mauricio de Nassau; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

Isadora Santana da Silva e Thalyta Karla Fausto Cruz Bessa

A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA: O SEU ENVOLVIMENTO NO ENSINO E APRENDIZAGEM; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Mauricio de Nassau; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

Edvania Farias de Souza

Uma abordagem da alfabetização e letramento na EJA; 2015; Orientação de outra natureza; (II Seminario Internacional de Ciências de La Educa) - UNIVERSIDAD DEL SUL; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

Nadieje Maria Soares

A importância do lúdico na educação; 2015; Orientação de outra natureza; (II Seminario Internacional de Ciências de La Educa) - UNIVERSIDAD DEL SUL; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

Rosemeire Nascimento dos Santos

A sexualidade dos adolescentes e o projeto quebra tabu; 2015; Orientação de outra natureza; (II Seminario Internacional de Ciências de La Educa) - UNIVERSIDAD DEL SUL; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

Elielma Maria Santos

Formação continuada de professores alfabetizadores em lingua Portuguesa e Matemática no primeiro ciclo da alfabetização; 2015; Orientação de outra natureza; (II Seminario Internacional de Ciências de La Educa) - UNIVERSIDAD DEL SUL; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

Josefa Sandra Cena do Carmo

Processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental; 2015; Orientação de outra natureza; (II Seminario Internacional de Ciências de La Educa) - UNIVERSIDAD DEL SUL; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

Márcia Maria Miguel de Oliveira(1); Marconi Limeira de Franç

Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade (TDAH) e desenvolvimento escolar; 2015; Orientação de outra natureza; (II Seminario Internacional de Ciências de La Educa) - UNIVERSIDAD DEL SUL; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

Claúdia Caroline Lima Barbosa e Jessyka Thereza da S

Soares; A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO SOARES PALMEIRA - SÃO MIGUEL DOS CAMPOS, AL: AVANÇOS E CONTRADIÇÕES; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Faculdade Mauricio de Nassau; Orientador: Klévia Lima Delmiro;

Produções bibliográficas

  • DELMIRO, K. L. ; SILVA, CLAUDIONOR DE OLIVEIRA . CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: TEORIA E PRÁTICA NO CURSO DE UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL. Revista de Ensino de Geografia , v. 10, p. 125 a 148-148, 2019.

  • GAMA, LÍVIA THAYSA SANTOS DE ALBUQUERQUE ; DELMIRO, KLÉVIA LIMA . Prática docente no Ensino Fundamental: reflexões sobre o Estágio Supervisionado III no curso de Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de Alagoas. DIVERSITAS JOURNAL , v. 3, p. 364, 2018.

  • DELMIRO, KLÉVIA LIMA ; SILVA, CLAUDIONOR DE OLIVEIRA . Turistificação e a questão ambiental na zona costeira do Estado de Alagoas. Diversitas Journal , v. 3, p. 66, 2018.

  • DELMIRO, KLÉVIA LIMA ; ARAUJO, M. E. S. ; LIMA, E. C. P. ; LIMA, C. T. M. . A hidroponia e a robótica como estratégia didática nas aulas de física, matemática e geografia no ensino médio numa escola pública em Maceió. A hidroponia e a robótica como estratégia didática nas aulas de física, matemática e geografia no ensino médio numa escola pública em Maceió. Ied.São Paulo: Universidade de São Paulo, 2022, v. I, p. 427-427.

  • DELMIRO, KLÉVIA LIMA ; ROCHA, A. W. V. ; LYRA, A. R. F. ; SILVA, CLAUDIONOR DE OLIVEIRA . Educação para o trânsito: o lúdico nas séries iniciais como fotor preponderante para mobilidade urbana. In: Ricardo Santos de Almeida, Ivanio Folmer e Gabriella Eldereti Machado. (Org.). Questões em debate: Contemporaneidades. 01ed.Santa Maria /RS: ARCO EDITORES, 2020, v. 01, p. 320-337.

  • DELMIRO, KLÉVIA LIMA ; Silva, Claudionor de Oliveira ; SILVA, B. M. . A Experiência do estágio supervisionado: Contribuição na formação docente na graduação de Geografia UAB/UFAL. In: Ricardo Santos de Almeida, Ivanio Folmer e Gabriella Eldereti Machado. (Org.). Questões em debate: Contemporaneidades. 01ed.Santa Maria /RS: ARCO EDITORES, 2020, v. 01, p. 256-275.

  • DELMIRO, K. L. ; ALMEIDA, R. S. . As contribuições normativas e didático-pedagógicas na formação de pedagogos para a educação de surdos. In: Maria Aparecida Vieira de Melo; Ricardo Santos de Almeida. (Org.). Currículo, políticas educacionais e formação discente-docente: trilhando caminhos no ensino-aprendizado.. Ied.São Paulo: Perse, 2019, v. V.1, p. 70-84.

  • DELMIRO, K. L. ; ALMEIDA, R. S. ; FERREIRA, L. L. ; FRANCA, S. N. S. ; SANTOS, E. A. . A experiência do Estágio Supervisionado III em fase de regência e sua cooperação para Formação Docente. In: Maria Aparecida Vieira de Melo ; Ricardo Santos de Almeida. (Org.). A experiência do Estágio Supervisionado III em fase de regência e sua cooperação para Formação Docente. Ied.Florianopoles/SC: Bookess, 2018, v. V.1, p. 10-19.

  • DELMIRO, K. L. ; GAMA, LÍVIA THAYSA SANTOS DE ALBUQUERQUE . O estágio supervisionado em geografia: considerações sobre a prática do estágio IV no curso de licenciatura em geografia EaD/UAB/UFAL. In: VIII ENCCUL, 2018, SANTANA DO IPANEMA. VIII Encontro Científico Cultural - ENCCULT 2018, 2018. v. VIII. p. p. 941-949..

  • DELMIRO, K. L. ; GAMA, LÍVIA THAYSA SANTOS DE ALBUQUERQUE . PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NO CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA EAD DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL.. In: SBPC, 2018, Maceió/AL. Anais do Simpósio Nacional de Educação: Ciência, Responsabilidade Social e Soberania, 2018., 2018.

  • DELMIRO, K. L. ; Silva, Claudionor de Oliveira . Turistificação e a questão ambiental na zona costeira do Estado de Alagoas. In: VII ENCONTRO CIENTÍFICO CULTURAL ? ENCCULT 2017, 2017, ? SANTANA DO IPANEMA/AL. ANAIS DO VII ENCONTRO CIENTÍFICO CULTURAL ? ENCCULT 2017, 2017. v. VII.

  • DELMIRO, KLÉVIA LIMA ; SILVA, CLAUDIONOR DE OLIVEIRA ; GONZAGA, S. O. . GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: A MÚSICA COMO METODOLOGIA NO ENSINO DA GEOGRAFIA. In: IX ENCONTRO CIENTÍFICO CULTURAL ? ENCCULT 2019, 2019, MACEIÓ. Livro de Trabalhos Completos Publicados nos Anais do IX ENCCULT.. MACEIÓ: Encontro Científico Cultural ENCCULT, 2019. v. IX. p. 347-355.

  • Silva, Aparecida Mendonça ; DELMIRO, K. L. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: REFLEXÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III EM GEOGRAFIA. In: Anais do I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e do IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade, 2018, MACEIÓ. ENSINO GEOGRAFIA, 2018.

  • DELMIRO, K. L. ; Silva, Aparecida Mendonça . FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR: REFLEXÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III EM GEOGRAFIA.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DELMIRO, K. L. ; Silva, Igor Luiz Rodrigues da. . A População Afro-brasileira e os Direitos Humanos: as contribuições do Direito, da Psicologia e do Serviço Social e da Pedagogia, no enfrentamento aos preconceitos e o racismo nas sociedades contemporâneas;. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DELMIRO, K. L. . A população Afro-brasileira e os direitos humanos: As contribuições do direito, da Psicologia, do Serviço Social e da Pedagogia, no enfrentamento aos preconceitos e o racismo nas sociedades contemporâneas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DELMIRO, K. L. ; BARBOSA, C. C. L. ; SOARES, J. T. S. . A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA EM SÃO MIGUEL DOS CAMPOS, AL: AVANÇOS E CONTRADIÇÕES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DELMIRO, K. L. ; ROCHA, A. W. V. ; LYRA, A. R. F. . EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: O LÚDICO NAS SÉRIES INICIAIS COMO FATOR PREPONDERANTE PARA MOBILIDADE URBANA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DELMIRO, K. L. . Formação de professores para apresentação de MAPA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DELMIRO, K. L. . Metodologia Cientifica - TRABALHOS ACADÊMICOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DELMIRO, K. L. . Docente no século XXI: Identidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DELMIRO, K. L. . Programa de Desenvolvimento Agro-Social da Região do Agreste Alagoano. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

DELMIRO, K. L. ; Dias, V. . Como trabalhar a sala de leitura. 2016.

DELMIRO, K. L. . Como trabalhar o livro de Geografia na educação Básica. 2016.

DELMIRO, K. L. . Educação Infantil. 2014.

DELMIRO, K. L. . O ensino da EJA. 2013.

DELMIRO, K. L. ; Medeiros,Juliane dos Santos . Construção da Proposta Curricular Ensino Fundamental do Estado de Alagoas - Componente Curricular Geografia. 2018.

DELMIRO, K. L. . Docente no século XXI: Identidade. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

DELMIRO, K. L. . Programa de Desenvolvimento Agro-Social da Região do Agreste Alagoano. 2007. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

DELMIRO, K. L. . Literatura de Cordel: Uma das mais importantes manifestações culturais brasileiras. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DELMIRO, K. L. . Técnicas de Estudo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DELMIRO, K. L. . Metodologias e Práticas do Ensino da História e Geografia na Educação Básica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DELMIRO, K. L. . Docente no século XXI: Identidade. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DELMIRO, K. L. . Geografia no século XXI. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DELMIRO, K. L. . AMBIENTE URBANO. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DELMIRO, K. L. . SAÚDE, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO EM SAÚDE. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DELMIRO, K. L. . DESAFIOS DOS DOCENTES DO EJA. 2014. .

DELMIRO, K. L. . TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DELMIRO, K. L. . Metodologia Cientifica - TRABALHOS ACADÊMICOS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DELMIRO, K. L. . Resíduas Sólidos: uma problematica do nosso dia a dia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DELMIRO, K. L. . Metodologia da pesquisa Cientifica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DELMIRO, K. L. . USO DO LIVRO DIDÁTICO. 2014. .

DELMIRO, K. L. . História e Geografia: Novos Paradigmas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DELMIRO, K. L. . O ensino da EJA. 2013. .

DELMIRO, K. L. . Educação e Psicologia.. 2013. .

DELMIRO, K. L. . Formação de professores de geografia e história. 2011. .

DELMIRO, K. L. . Problemas e soluções para o processo de ensino-aprendizagem.. 2010. .

DELMIRO, K. L. . Formação continuada de professores de geografia. 2010. .

DELMIRO, K. L. . Geografia e História de Alagoas no curso de GuiaTurístico. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2020 - Atual

União dos Dirigentes Municipais de Educação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Articuladora AL, Carga horária: 20

2016 - 2019

Secretaria Municipal de Educação - Poço das Trincheiras / AL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projetos de Formação Continua, Carga horária: 20

2017 - 2019

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR PESQUISADOR, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministra disciplinas no curso de Licenciatura em Geografia EaD.

2017 - 2018

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTOR ONLINE UAB-UFAL, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2017

    Estágios , IGDEMA - UFAL.Estágio realizado, ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS.

2011 - Atual

Secretaria de Educação do Estado de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
REDATORA/FORMADORA BNCC-REFERENCIAL CURRICULAR DE ALAGOAS

2018 - 2020

Colégio Rosalvo Ribeiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica Fund., Carga horária: 20

2014 - 2018

Centro Universitário Mauricio de Nassau

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 12

Outras informações:
Ministra disciplinas no curso de PEDAGOGIA.

2015 - 2016

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUPERIOR SANTA MARIA MADALENA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GERENTE DE PROGRAMAS E PROJETOS (COORDENAÇÃO), Carga horária: 20

Atividades

  • 06/2015

    Serviços técnicos especializados , CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUPERIOR SANTA MARIA MADALENA.Serviço realizado, A inserção do curso profissionalizante no ensino da EJA.

2012 - 2015

Central de Ensino e Aprendizado de Alagoas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20

2012 - 2015

Universidade Norte do Parana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutor presencial, Carga horária: 4

2012 - 2017

Serviço Social da Indústria - AL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA

2012 - 2013

Colégio da Imaculada Conceição

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia

2009 - 2011

Colégio Exato LTDA-ME

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

2012 - 2012

Unbec - Colégio Marista de Maceió

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA

2019 - 2020

Universidade Paulista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 4

2018 - 2021

Instituto IDESNE

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação de formação continuada, Carga horária: 20