Ewerton Wegner
Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande(1983), especialização em Hidroecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina(1990), mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí(2002) e aperfeicoamento em Meeresumweltschutz pela Bundesminister Für Wirtschaftliche Zusammenarbeit(1993). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Biológica. Atuando principalmente nos seguintes temas:Turismo, mergulho, Proteção Ambiente Marinho.
Informações coletadas do Lattes em 08/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Turismo e Hotelaria
1999 - 2002
Universidade do Vale do Itajaí
Título: Proposta Metodológica para Implantação de Trilhas Subaquáticas na Ilha de Porto Belo,Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Marcus Polette
Palavras-chave: Turismo; mergulho; Proteção Ambiente Marinho.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica / Especialidade: Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica / Especialidade: Planejamento de Áreas Costeiras. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
Especialização em Hidroecologia
1989 - 1990
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Contribuição ao Conhecimentop da Macrofauna Bentônica da Praia de Camboriú-SC.
Orientador: Blanca Sierra de Ledo
Aperfeiçoamento em Meeresumweltschutz
1993 - 1993
Bundesminister Für Wirtschaftliche Zusammenarbeit
Ano de finalização: 1993;
Formação complementar
2008 - 2008
Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior da UNIVALI. (Carga horária: 12h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2007 - 2007
Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior da UNIVALI. (Carga horária: 16h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2002 - 2002
P W C Rescue Boat Operator. (Carga horária: 32h). , K38 Water Safety, K38, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica/Especialidade: Turismo Marinho.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica/Especialidade: Mergulho Submarino.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica/Especialidade: Planejamento de Áreas Costeiras.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica/Especialidade: Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais.
Participação em eventos
Congresso Brasileiro de Oceanografia - CBO`2014. 2014. (Congresso).
Oficina de capacitação para identificação de espécies invasoras marinhas, com foco no Coral-Sol. 2013. (Oficina).
VIII Fórum institucional de integração universitária da Univali. 2004. (Outra).
Workshop Técnico para elaboração do Plano de Manejo da REBIO DO ARVOREDO. 2002. (Outra).
Simpósio Brasileiro sobre Praias Arenosas - Marine Tourism. 2000. (Simpósio).
Participação em bancas
PEZZUTO, P. R.; PEREZ, J. A. A.;WEGNER, E.. .Aquisição de imagens subaquáticas associadas à pesca industrial de arrasto em Santa Catarina: influência de condições ambientais e operacionais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SCHWINGEL, P. R.; BARRETO, A. S.;WEGNER, E.. Uso do mergulho recreativo como instrumento de monitoramento voluntário de ictiofauna em regiões de costão rochoso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Vale do Itajaí.
MARIN, C. B.; COSTODIO, P. F. S.;WEGNER, E.; PICOLOTTO, R.. Lixo marinho e o potencial energético - O caso da Praia de Embrulho em Bombinhas (SC). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Vale do Itajaí.
WEGNER, E.. Mergulho científico utilizado para pesquisa no curso de oceanografia na Univali no período de 200 - 2013. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Vale do Itajaí.
MENEZES, João Thadeu de; KLEIN, A. H. F.;WEGNER, E.. ..Vídeo monitoramento do comportamento morfodinâmico de praias do litoral centro-norte catarinense. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Vale do Itajaí.
POLETTE, Marcus; MARENZI, R. C.;WEGNER, E.. ...O fotojornalismo ambiental como instrumento de gestão costeira integrada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Vale do Itajaí.
WEGNER, E.; RODRIGUES, Rosana Maria; RIEDERE, Carlos Alberto. Proposta metodológica para elaboração de guias de mergulho. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Vale do Itajaí.
MARENZI, A. W. C.;WEGNER, E.; ALMEIDA, T. C. M.. .Avaliação de diferentes métodos de amostragem utilizados para o acompanhamento das incrustações nos habitas artificiais implantados na Ilha de João da Cunha, Porto Belo, SC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Vale do Itajaí.
CARVALHO JR, Oldemar; MARENZI, R. C.;WEGNER, E.. ..Análise da participação de ecovoluntários no Projeto Lontra - Santa Catarina - Brasil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Vale do Itajaí.
WEGNER, E.; CARVALHO JR, Oldemar; POLLETE, Marcus. Diagnóstico da atividade de mergulho recreativo nos parques nacionais marinhos de Fernando de Noronha (PE) e Abrolhos (BA) e na região de Bonito (MS). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Vale do Itajaí.
BANDEIRA, A. P.;WEGNER, E.. Habilitação em Jornalismo. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.
Orientou
MAPEAMENTO DO FUNDO MARINHO COMO FERRAMENTA DE MANEJO PARA O MERGULHO RECREATIVO - UM EXPERIMENTO NA RESERVA BIOLÓGICA MARINHA DO ARVOREDO - SC; Início: 2004; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Vale do Itajaí; (Orientador);
Desenvolvimento de um sistema de informação para o gerenciamneto de um mergulho autonomo; Início: 2004; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência de Computação) - Universidade do Vale do Itajaí; (Orientador);
Mergulho científico utilizado para pesquisa no curso de oceanografia na Univali no período de 200 - 2013; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Ewerton Wegner;
PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ELABORAÇÃO DE GUIAS DE MERGULHO; ESTUDO DE CASO: FLORIANÓPOLIS - ILHA DE SANTA CATARINA; ; 2004; 75 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Vale do Itajaí, Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Ewerton Wegner;
Diagnóstico do mergulho recreativo nos Parques Nacionais de Fernando de Noronha - PE e Abrolhos - BA, e Região de Bonito - MS; 2003; 142 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Vale do Itajaí, Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Ewerton Wegner;
Produções bibliográficas
-
WEGNER, E. ; POLETTE, Marcus . Proposta metodológica para a implantação de trilhas subaquáticas na ilha João da Cunha, Porto Belo ? SC. Turismo. Visão e Ação , v. 5, p. 323-324, 2003.
-
WEGNER, E. . Obra de marina prevê vagas para mais de 800 barcos em Itajaí. O Sol Diário, Santa Catarina, 31 out. 2012.
-
WEGNER, E. . Você sabia que os mergulhadores conseguem escrever embaixo d?água?. Revista Ciência Hoje, 27 fev. 2007.
-
WEGNER, E. . Que materiais os mergulhadores usam para anotar informações debaixo d'água?. Revista Ciência Hoje, 01 jun. 2006.
-
WEGNER, E. . Turismo de Mergulho. Diário Catarinense, Florianópolis - SC, 22 abr. 2003.
-
WEGNER, E. . Os desafios do turismo subaquático. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. V2 - V2, 15 abr. 2003.
-
WEGNER, E. . Turismo de Mergulho. Jornal Página 3, Balneário Camboriú, p. 2 - 2, 05 abr. 2003.
-
WEGNER, E. . Guia ajuda a identificar espécies marinhas. Estadão, Brasil, 28 fev. 2003.
-
WEGNER, E. . República Dominicana. Photos & Imagens, Itajaí, , v. 20, p. 36 - 39, 01 ago. 2001.
-
WEGNER, E. . Águas rasas. Photos & Imagens, Itajaí, , v. 18, p. 86 - 87, 26 abr. 2001.
-
WEGNER, E. . Iluminação Subaquática. Photos & Imagens, Itajaí, , v. 17, p. 80 - 81, 01 fev. 2001.
-
WEGNER, E. . O equipamento ideal. Photos & Imagens, Itajaí, , v. 16, p. 84 - 85, 25 jan. 2001.
-
WEGNER, E. . Caixa estanque para Nikon. Photos & Imagens, Itajaí, , v. 15, p. 84 - 85, 01 out. 2000.
-
WEGNER, E. . Internet: Águas profundas. Photos & Imagens, Itajaí, , v. 14, p. 82 - 83, 25 set. 2000.
-
WEGNER, E. . Respeito até em baixo da água. Photos & Imagens, Itajaí, , v. 13, p. 80 - 81, 25 jul. 2000.
-
WEGNER, E. . Miami, Brasileiros na onda do consumo. Photos & Imagens, Itajaí, , v. 11, p. 65 - 69, 01 abr. 2000.
-
WEGNER, E. . Fotografia em alto mar. Photos & Imagens, Itajaí, , v. 11, p. 84 - 85, 01 abr. 2000.
-
WEGNER, E. . A Flórida de Key Largo a Key West. Photos & Imagens, Itajaí, , v. 10, p. 88 - 89, 02 fev. 2000.
-
WEGNER, E. . Um Bom Mergulho Começa em Terra. Photos & Imagens, Itajaí, , v. 09, p. 84 - 85, 01 jan. 2000.
-
WEGNER, E. . Aprender o mergulho para poder fotografar. Photos e imagens, Itajaí, , v. 07, p. 80 - 80, 01 set. 1999.
-
WEGNER, E. . Mergulhe e Fotografe em Bombinhas. Photos e Imagens, Itajaí, , v. 06, p. 86 - 87, 01 ago. 1999.
-
WEGNER, E. . Fotografia Subaquática em Trabalhos Científicos. Photos & Imagens, Itajaí, , v. 05, p. 88 - 89, 01 jul. 1999.
-
WEGNER, E. . A Luz Artificial no Mundo Subaquático. Photos & Imagens, Itajaí, , v. 04, p. 88 - 89, 01 maio 1999.
-
WEGNER, E. . Fotografia de Aproximação. Photos & Imagens, Itajaí, , v. 03, p. 82 - 82, 01 mar. 1999.
-
WEGNER, E. . No equipamento, a qualidade da foto submarina. Photos e Imagens, Itajaí, , v. 02, p. 70 - 71, 01 jan. 1999.
-
WEGNER, E. . Fotografando o grande azul. Fotos e Imagem, Itajaí, , v. 01, p. 52 - 53, 01 nov. 1998.
-
WEGNER, E. ; WEGNER, E. . Contribuição ao conhecimento da macrofauna bentônica da Praia de Camboriú. In: VII Semana Nacional de Oceanografia, 1994, Itajaí. Resumos da VII Semana Nacional de Oceanografia I Encontro Catarinense de Adm. de AmbientesCosteiros, 1994.
-
WEGNER, E. ; TONIOLI, Flávia Carvalho ; CABRAL, Débora . Underwater trails: a new possibility of marine tourism.. In: 8th International Coastal Symposium, 2004, Itapema. Journal of Coastal Research. Itajaí - SC: ISSN 0749-0208, 2004. v. SI 39.
-
RAMOS, A. L. P. ; WEGNER, E. ; MENEZES, João Thadeu de . Verificação da granulometria do substrato inconsolidado da Enseada de Balneário Camboriú, com a utilização do mergulho científico. In: XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar - XII COLACMAR, 2007, Florianópolis - SC. Anais do XII Colacmar. Florianópolis - SC, 2007. p. 445-445.
-
SILVA, T. F. ; WEGNER, E. . Levantamentos das operações do laboratório de mergulho submarino - CTTMAR - Univali no período de 2002 a 2005. In: XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar - XII COLACMAR, 2007, Florianópolis - SC. Anais do XII Colacmar. Florianópolis - SC, 2007. p. 497-497.
-
WEGNER, E. ; AFONSO, P. ; FONTES, J. ; BARREIROS, J. P. ; SILVA, M. H. . Fishes associated to Offshore Oil Plataform in Santa Catarina, South Brazil. In: XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2001, São Leopoldo. XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2001.
-
WEGNER, E. ; SANTOS, R. C. ; FILGUEIRAS, D. R. . Levantamento das Operações de Mergulho do Laboratório de Mergulho Submarino. In: XIV Semana Nacional de Oceanografia, 2001, Rio Grande. XIV Semana Nacional de Oceanografia, 2001.
-
WEGNER, E. ; CABRAL, D. Q. ; TONIOLI, Flávia Carvalho ; SANTOS, R. C. . Proposta Metodológica para Implantação de Trilhas Subaquáticas na Ilha João da Cunha, Porto Belo, SC, Brasil. In: XIV Semana Nacional de Oceanografia, 2001, Rio Grande. XIV Semana Nacional de Oceanografia, 2001.
-
WEGNER, E. ; RODRIGUES, F. ; SILVA, M. H. . Identificacion de la Ictiofauna de Costas Rocosas de Santa Catarina- Brasil através de Foto e Video Subacuatico. In: I Simposio Internacional de Buceo, 1997, Havana. I Simposub 1997, 1997.
-
WEGNER, E. ; RODRIGUES, F. C. L. ; SILVA, L. F. . O uso do mergulho autônomo como instrumento auxiliar de pesquisa científica. In: I Seminário Catarinense de Extensão Universitária, 1996, Blumenau. I Seminário Catarinense de Extensão Universitária, 1996.
Outras produções
WEGNER, E. . Cartela de identificação de organismos marinhos. 2003.
WEGNER, E. . Guia de identificação de peixes da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo - SC. 2003.
WEGNER, E. . Patrimônio Nacional Ilha do Campeche. 2007.
WEGNER, E. . Relatório de reunião técnica e de ordenamento da pesca subaquática para o Estado de Santa Catarina. 2004.
WEGNER, E. . O fundo do mar de Ewerton Wegner. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
WEGNER, E. . Parque Nacional Marinho de Abrolhos se interessa pelas trilhas subaquáticas da Univali. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
WEGNER, E. . Planejamento e Instrumentação para Operações de Mergulho Científico. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
WEGNER, E. . Metodologia para implantação de trilhas subaquáticas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
WEGNER, E. . Turismo Subaquático. 2003. .
WEGNER, E. . Regulamento do Mergulho Científico. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernos de Documentos Institucionais).
WEGNER, E. . Fisiologia do Mergulho - Tratamento em Câmaras Hiperbáricas e O Mergulho Técnico Científico. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
WEGNER, E. ; CARVALHO JR, Oldemar . De olho em você. 2004 (Exposição Fotográfica).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Vale do Itajaí, Cttmar, Laboratório de Mergulho Submarino. , Rua Uruguai 458, Bloco 19, sala 109, Centro, 88302202 - Itajaí, SC - Brasil - Caixa-postal: 360, Telefone: (47) 33417985, URL da Homepage:
Experiência profissional
1995 - Atual
Universidade do Vale do ItajaíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
05/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar, Conselho de Saúde Meio Ambiente e Segurança.,Cargo ou função, Membro de comissão do Conselho de Saúde, Meio Ambiente e Segurança - CttMar.
-
03/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar, .,Cargo ou função, Presidente do Comitê Científico da Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos.
-
03/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar, .,Cargo ou função, Representante Brasileiro no Comitê Científico da Confederação Mundial de Atividades Subaquáticas.
-
10/2000
Outras atividades técnico-científicas , Cttmar, Cttmar.,Atividade realizada, Implantação de Trilhas Subaquáticas na Ilha de Porto Belo SC.
-
03/1995
Ensino, Oceanografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Mergulho Submarino
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ewerton Wegner e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?