João Vitor de Santana Dantas

Psicólogo de orientação psicanalítica (CRP 02/23164), formado na Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA, Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho (FAFIRE), Professor Universitário (FATEPE) e com expertise em Avaliação Psicológica no contexto organizacional (CEPPA). Experiência em Psicoterapia de orientação psicanalítica com adolescentes, adultos e idosos, atuando em instituição de ensino superior consolidada desde 1974.

Informações coletadas do Lattes em 20/08/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho

2021 - 2022

Faculdade Frassinetti do Recife
Título: OS NÃO-DITOS, DITOS: uma análise sobre a linguagem organizacional
Orientador: Prof. Me. Alexandre Nunes

Graduação em Psicologia

2015 - 2020

Faculdade de Ciências Humanas Esuda
Título: SUJEITO DO DESEJO: a perda da identidade no ambiente de trabalho em função do uso dos mecanismos de defesa

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Colégio Montessori (BA)

Formação complementar

2019 - 2019

Curso de Assistente de Departamento Pessoal. (Carga horária: 4h). , NASCIMENTO VAGAS, NV, Brasil.

2018 - 2018

CURSO DE TESTES PSICOLÓGICOS - FOCO EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO OR. (Carga horária: 48h). , Centro Pernambucano de Psicologia Aplicada, CEPPA, Brasil.

2018 - 2018

Departamento pessoal com ênfase fiscal. (Carga horária: 40h). , EA CURSOS, EA, Brasil.

2018 - 2018

Excel Intermediário. (Carga horária: 38h). , Serviço Social da Indústria de Pernambuco, SESI/PE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Educação.

Participação em eventos

"Qual o preço de uma análise?". 2022. (Outra).

Mesas Redondas. 2021. (Encontro).

VIII Jornada de Saúde Mental do HUP. 2021. (Seminário).

1 Simpósio Dia da Psicologia UFPE: novas faces das psicologias para um novo mundo,. 2020. (Simpósio).

VII Jornada de Saúde Mental do HUP,. 2020. (Seminário).

II CONGRESSO EM PERÍCIAS CRIMINAIS. 2019. (Congresso).

II Jornada de Saúde Mental do IMIP. 2019. (Seminário).

O projeto de um país conservador: a invisibilidade de grupos LGBTI+ no mercado de trabalho. 2019. (Seminário).

O KÁOSTEMPORÂNEO: urbanidade, democracias e desigualdades.Manda nudes: uma trajetória histórica, psicanalítica e contemporânea sobre nudez, o corpo e as relações. 2018. (Seminário).

JORNADA ?A INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA NO CONTEXTO DE EPIDEMIA - A ZIKA E A MICROCEFALIA?,. 2016. (Seminário).

I Seminário Psicologia e sua Diversidade. 2015. (Seminário).

Suicídio e Atualidade e Estresse e Suicídio Memorial de Medicina de Pernambuco no dia 27 de. 2015. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • DANTAS, J. V. S. . SUJEITO DO DESEJO: a perda da identidade no ambiente de trabalho em função do uso dos mecanismos de defesa. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DANTAS, J. V. S. ; BARBOSA FILHO, D. E. A. . PERSPECTIVAS DE ACONSELHAMENTO EM SAÚDE NA AGENDA POLÍTICA DE HIVAIDS. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DANTAS, J. V. S. . O MUNDO PRESO NA WEB: a inquietude do eu perante as redes sociais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DANTAS, J. V. S. . O MUNDO PRESO NA WEB: a inquietude do eu perante as redes sociais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DANTAS, J. V. S. . MANDA NUDES: uma trajetória histórica, psicanalítica e contemporânea sobre a nudez, o corpo e as relações. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Prêmios

2018

Menção honrosa pela palestra apresentada no SETA - "MANDA NUDES: uma trajetória histórica, psicanalítica e contemporânea sobre a nudez, o corpo e as relações", Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Fatepe

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 60

Outras informações:
Aulas relacionadas a disciplina "Sociologia das Organizações" ministradas para turmas de Administração.

2020 - Atual

Faculdade de Ciências Humanas Esuda

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicólogo Clínico

Outras informações:
Psicoterapia de orientação psicanalítica.

Atividades

  • 02/2019 - 12/2019

    Estágios , Faculdade de Ciências Humanas Esuda.,Estágio realizado, ESO I/II.

  • 01/2017 - 02/2019

    Estágios , Faculdade de Ciências Humanas Esuda.,Estágio realizado, Plantão.

2017 - 2018

Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerc

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Team Leader, Carga horária: 30

Outras informações:
Gestão de intercâmbios.