HUGO ALVES DE SOUSA

Fisioterapeuta. Possui Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de Brasília (UnB), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), Especialização em Acupuntura pelo Instituto de Pós-Graduação UniSAÚDE e Pós-Graduando em Quiropraxia pela Faculdade Inspirar. Atualmente é professor adjunto nível II da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, ministrando aulas de Anatomia e Neuroanatomia Médica, Morfofuncional I, Morfofuncional III e Elementos de Anatomia. Coordenador dos Laboratórios de Anatomia Digital e de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília.

Informações coletadas do Lattes em 28/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Médicas

2012 - 2017

Universidade de Brasília, UnB
Título: Efeitos da Eletroeletroestimulação na Morfometria Tecidual da Pelve e Períneo de Ratas Wistar
, Ano de obtenção: 2017. Selma Aparecida Souza Kückelhaus. Coorientador: José Roberto Pimenta de Godoy. Palavras-chave: Eletroestimulação; Músculos do Assoalho Pélvico; Nulípara; Órgãos Pélvicos; Manometria intra-anal; Força muscular.

Mestrado em Ciências da Saúde

2007 - 2009

Universidade de Brasília, UnB
Título: Avaliação de força isocinética de joelho correlacionada a análise da composição corporal Antes e Após Programa de Exercício Resistido em portadores da trissomia 21 no Distrito Federal, Ano de Obtenção: 2009
Jonatas de França Barros.Palavras-chave: força; trissomia 21; dinamometria isocinética.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas.

Especialização em andamento em Quiropraxia

2019 - Atual

Faculdade Inspirar

Especialização em ACUPUNTURA

2006 - 2008

Instituto de Pós Graduação Unisaúde
Título: EFICÁCIA DA ACUPUNTURA PARA O TRATAMENTO DA LOMBALGIA
Orientador: Jean Luis de Souza

Graduação em Fisioterapia

2001 - 2006

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB
Título: Avaliação da força de preensão manual em indivíduos deficientes mentais com e sem síndrome de down
Orientador: José Roberto Pimenta de Godoy

Formação complementar

2012 - 2012

Fisioterapia. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário de Brasília, UNICEUB, Brasil.

2012 - 2012

Craniopuntura de Yamamoto. (Carga horária: 20h). , Centro de Educação, Treinamento e Especialização Profissional, CETEP, Brasil.

2006 - 2006

Maitland - Terapia Manual Vertebral e Periférica. (Carga horária: 24h). , Studio 100 Pilates, STUDIO 100 PILAT, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Estágio de Socorrs de Urgência para Civis. (Carga horária: 20h). , Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, CBMDF, Brasil.

2004 - 2004

Bola Terapêutica: Exercícios e Indicações. (Carga horária: 12h). , 9ª Convenção Centro-Oeste Saúde, Sport e Fitness - Brasília, -, Brasil.

2004 - 2004

I Curso Prático de Testes Clínicos Especiais. (Carga horária: 20h). , Prof. Dr. Demóstenes e Prof. Ms. Allan, -, Brasil.

2001 - 2001

Atualização em Eletroterapia. (Carga horária: 18h). , Unifisio, UNIFISIO, Brasil.

1999 - 1999

Massoterapia e Drenagem Linfática. (Carga horária: 232h). , Centro de Reciclagem e Aperfeiçoamento em Massoterapia, CRAM, Brasil.

1999 - 1999

Massoterapia. (Carga horária: 120h). , Casa do Ceará em Brasília, -, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Anatomia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Quiropraxia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Ergonomia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: ACUPUNTURA.

Organização de eventos

SOUSA, H. A. . Oficina de Fisioterapia e Psicologia. 2011. (Outro).

Participação em eventos

35 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.Influência da acupuntura sobre a resistência muscular localizada em membros superiores de paticipantes de musculação. 2102. (Simpósio).

35 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.Associação entre à pressão arterial e o nível de atividade física em escolares do ensino fundamental - DF. 2012. (Simpósio).

35 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.Avaliação da Força de Preensão Palmar em Atletas Tenistas Cadeirantes e Andantes. 2012. (Simpósio).

35 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.Efeito hipotensor do exercício resistido em hipertensos. 2012. (Simpósio).

Jornada de Urologia e Andrologia, III Simpósio de Enfermagem em Urologia e I Simpósio de Fisioterapia em Urologia.Fisioterapia e Psicologia, Tratamento Fisioterapêutico nas Disfunções Sexuais Masculinas. 2011. (Oficina).

XIII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. Avaliação da força isocinética e força de preensão palmar em portadores da trissomia 21 no distrito federal. 2010. (Congresso).

VII Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão, VII Encontro de Iniciação Cientista do UniCEUB. Caminhos para sustentabilidade. 2009. (Congresso).

21 Congresso Internacional de Educação Física, Congresso de Fisioterapia do Mercosul e III Congresso Brasileiro Científico da FIEP. Preensão palmar em portadores de deficiência mental com e sem síndrome de Down. 2006. (Congresso).

IV Congresso IV Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão de Iniciação Científica do UniCEUB. Avaliação da força de prensão palmar e atividade eletromiográfica dos músculos envolvidos na preensão manual de atletas cadeirantes de tênis. 2006. (Congresso).

I Congresso Goiano de Fisioterapia. Reabilitação de ambos os joelhos após a reconstrução primária do LCA utilizando enxerto autógeno de ligamento patelar contralateral. 2005. (Congresso).

IV Congresso UniCEUB de Ciências da Saúde. 2005. (Congresso).

II Congresso UniCEUB de Ciências da Saúde. 2003. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Ludmila Goulart Batista

SOUSA, H. A.; Azevedo, M; Costa, SM. Sequelas da Terapia Antineoplástica em Sobrevivente do Câncer Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Geisa da Silva Melo e Maria do Rosário

SOUSA, H. A.; Azevedo, M; Costa, SM. Análise do Efeito da Ginástica Hipopressiva no Tratamento da incontinência Urinária de Esforço em Mulheres. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Jessika Ellen Teixeira da Rocha

SOUSA, H. A.. Auxílio da Acupuntura nas Alterações do Perfil Hormonal Hipofisário: Revisão Bibliográfica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Sérgio Eli Liberato da Silva

SOUSA, H. A.. Análise Bibliométrica de Artigos Relacionados à Lesão do Ligamento Cruzado Anterior Publicados em Revistas Brasileiras de Fisioterapia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Andrei Yuri Mota Amaral da Rocha e Déborah de Oliveira

SOUSA, H. A.. Análise Morfométrica do Músculo Esfíncter Anal Externo em Ratas Nulíparas e Multíparas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Brenda Davim de Melo e Bárbara Pocceschi Macedo

SOUSA, H. A.. Análise e Comparação da Técnica de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva Associada ao Uso do Kinesiotaping no Ombro Hemiplégico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Gabriela Hussey Carrara da Silva

SOUSA, H. A.. A Contribuição da Fisioterapia no Tratamento de Lombalgia em Gestantes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Lígia Gonçalves de Queiroz e Raphaela Cristina Silva

SOUSA, H. A.. Lesões Osteomioarticulares em Atletas de Basquete Amador. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Bertha Camilla Duarte Callado

SOUSA, H. A.. A Eficácia da Ginástica Laboral em Indivíduos que Trabalham em Empresa de Teleatendimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Bruna Noronha MArtins

SOUSA, H. A.. Principais Métodos Diagnósticos da Infertilidade Feminina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Carlos Eduardo Alves Rios

SOUSA, H. A.. Comparação Entre Clearance de Creatinina e a Equação CKD-EPI para Avaliação da Função Renal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Luiz Alexandre Borges

SOUSA, H. A.. Uso do Ácido Retinóico para Tratamento do Melasma. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Ariadne Ramalho Lima

SOUSA, H. A.. Mecanismo da Mutação JAK2 V617F e Seu Enquadramento Como Critério de Diagnóstico das Principais Neoplasias Mieloproliferativas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Camila Alves Santana

SOUSA, H. A.. Avaliação de Coprocitoparasitológica em Crianças de Uma Creche. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Danilo Corazza

SOUSA, H. A.. Análise da Microvasculatura Cerebral na Malária Experimental Murina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Enny Raquel Santa Cruz Amaral

SOUSA, H. A.. Interferência do Capim-Limão (Cymbopogon Citratus) na Pressão Arterial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Luiz gustavo Mesquita Lima

SOUSA, H. A.. O Uso da Terapia Gênica no Esporte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: NAIARA BARBOSA SILVA

SOUSA, H. A.. Análise Comparativa da Síndrome de Burnout em Estudantes do Primeiro e Último Ano de Fisioterapia em Brasília. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: AIMEÉ SANTOS FREITAS E LARISSA PEREIRA LINDOSO

SOUSA, H. A.. Efeitos da Drenagem Linfática Manual no Pós-Operatório de Mamoplastia de Aumento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Bruna c

SOUSA, H. A.. L. Pêres e Juane G. P. Juarez.Análise da força de preensão palmar em atletas da seleção brasileira de Judô sub 17 e sub 20.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Rodrigo da S

SOUSA, H. A.. Ribeiro e Carlos Raphael.Comparação do equilíbrio postural em idosos institucionalizados e não-institucionalizados em Brasília - DF. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Júlia de M

SOUSA, H. A.. Silva e Daniele F. Ferreira.Qualificação da dor em indivíduos com lesão medular traumática praticantes de atividade física.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Quézia B

SOUSA, H. A.. Alves.Tratamento fisioterapêutico em pacientes com paralisia cerebral - um estudo retrospectivo.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Mônica Torinelli Rocha e Neiva Teresinha Klein

SOUSA, H. A.. Avaliação da musculatura do assoalho pélvico em consultas ginecológicas de rotina.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Arlane Carvalho de Oliveira

SOUSA, H. A.. Impacto na vida sexual da mulher com incontinência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Daniela Largura Ferreira

SOUSA, H. A.. Análise de Marcadores de Lesão Muscular em Triatletas em Uma Prova de Cross Country. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Gabriela Lima Pacheco

SOUSA, H. A.. Infertilidade Masculina e as Técnicas de Reprodução Assistida. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Maitê Suian J

Oliveira, M. P.; Porto, L. G. G.;SOUSA, H. A.. de Barreto e Danieli Coeli Malschik.Caracterização das lesões músculo-esqueléticas em jogadoras profissionais de futebol em Brasília - DF. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Bianca souza Lima

Oliveira, M. P.; Silva, V. Z. M.;SOUSA, H. A.. Gasto energético durante diferentes modalidades de exercício resistido em adultos treinados do sexo masculino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Vander M

Oliveira, M. P.;SOUSA, H. A.; Leal, N. M.. de Oliveira Júnior.e Giovanni M. N. Guimarães.Caracterização das lesões músculo-esqueléticas de jogadores amadores de futebol society em Brasília - DF. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Evânia da Silva Oliveira

Porto, L. G. G.;SOUSA, H. A.; Silva, V. Z. M.. Nível de exposição ao monóxido de carbono em usuários e funcionários da Rodoferroviárias do Distrito Federal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Natália Ferreira Lima Costa e Isabela Souza M

Porto, L. G. G.;SOUSA, H. A.; Almeida, P. I.. da Silva.Confiabilidade intra- e inter-examinador na determinação da carga de trabalho em exercícios com resistência elástica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Suiara RIbeiro dos Santos e Daniel Luciano Boaventura

SOUSA, H. A.. Qualidade de Vida de Pacientes com Insuficiência Renal Crônica Submetidos a Um Programa de Cinesioterapia Durante Hemodiálise. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Daniella Stamillo e Drielly de Paiva

SOUSA, H. A.. Avaliação da Função Sexual em Gestantes do Terceiro Trimestre. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Liana Puton

SOUSA, H. A.. Fisioterapia no Fibroedema Gelóide. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Ricardo Pontes

SOUSA, H. A.. Nível de Atividade Física e Fatores Associados em Bancários de Instituição Financeira Nacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Samara Sousa Alvarenga

SOUSA, H. A.. Impacto da Desminorréia na Atividade de Vida Diária da Mulher. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Emmely Rose Barros

SOUSA, H. A.. Avaliação da Capacidade Funcional em Idosos Institucionalizados no Asilo Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes em Sobradinho Distrito Federal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Iria Silvana Prado

SOUSA, H. A.. Aspectos Psicossociais Pós-Cirúrgicos do Paciente Submetido à Cirurgia Bariátrica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Anhanguera de Brasília.

Aluno: Alisson Tonini Lopes

SOUSA, H. A.. Medidas de Prevenção e Profilaxia da Transmissão Vertical do HIV. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Anhanguera de Brasília.

Aluno: Lilian Alves Costa

SOUSA, H. A.. Repercussões da Gravidez na Adolesência: uma revisão da literatura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Anhanguera de Brasília.

Aluno: Andrêssa Marcelina Marques

SOUSA, H. A.. Assistência de Enfermagem ao Paciente com Insuficiência Cardíaca. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Anhanguera de Brasília.

Aluno: Ana Paula dos Santos Mendonça

SOUSA, H. A.. Parada Cardiorrespiratória: Revisão da Literatura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Anhanguera de Brasília.

Aluno: Maiane Siewes de Souza

SOUSA, H. A.. Intoxicação Digitálica: Revisão da Literatura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Anhanguera de Brasília.

Aluno: Tatyanna Verônica Faria

SOUSA, H. A.. Principais Causas da Mortalidade Materna no Distrito Federal no Período de 2000 a 2007. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Anhanguera de Brasília.

Aluno: Rosangela Lima Pereira

SOUSA, H. A.. Composição do Leite Materno: Lactose e Caseína. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Anhanguera de Brasília.

Orientou

Isadora Christina Soares de Vasconcelos

EFEITOS DA ACUPUNTURA NOS PRINCIPAIS SINTOMAS DAS DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Elaine Diamantino da Silva e Katarine Ramos Azevedo

EFEITO DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA DOR EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA: UMA SÉRIE DE CASOS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Helena de Carvalho Amorim e Mariana dos Santos Matos

CARACTERIZAÇÃO DOS VALORES DE PERIONEOMETRIA DO ASSOALHO PÉLVICO EM MULHERES SAUDÁVEIS E COM INCONTINÊNCIA URINÁRIA: REVISÃO INTEGRATIVA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Priscila Sabóia Demeterco e Raíza Rangel Cabral

EFEITO DA AURICULOTERAPIA EM INDIVÍDUOS HIPERTENSOS: ANÁLISE DA PRESSÃO ARTERIAL E FREQUÊNCIA CARDÍACA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

ISADORA CHRISTINA SOARES DE VASCONCELOS e GABRIELLA DE LIMA

COMPARAÇÃO DOS EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA TRANSVAGINAL E TRANSANAL NA MUSCULATURA DO ASSOALHO PÉLVICO DE RATAS WISTAR NULÍPARAS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

NATALY MITIE NATSUME MORIYA

Efeito da Acupuntura Sobre a Eletromiografia e Resistência Muscular Localizada de Membros Superiores; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Felipe Martins de Moraes Aguiar e Ravi Alves Ulian

Eficácia do Exercçio Excêntrico na Reabilitação da Tendinopatia de Aquiles: Revisão da Literatura; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Natália Silva Rodrigues e Rafaela Ayala Paura

Caracterização dos Valores de Perineometria de Assoalho Pélvico em Mulheres Saudáveis: Revisão da Literatura; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Dennis Pinto Teixeira

Prevalência de Quedas em Idosos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Mibia Gifoni e Milton Ferreira

Caracterização e Comparação da Força de Preensão Palmar em Atletas Amadores de Jiu Jitsu e em Indivíduos Sedentários; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Raíssa Moreira Gervásio

Diagnóstico Por Imagem no Meduloblastoma; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Léo Sebastião David Filho e Pedro Sérgio Maia Leal Souza

Prevalência da Disfunção Sacroilíaca em Mulheres com Queixa de Dismenorréia Primária; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Thaisa Barbosa Cordeiro

Prevalência de Dor Crônica em Idosos, Fatores Associados e o Impacto Sobre a Qualidade de Vida; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

João Paulo Caldas Cardozo

Respostas Cardiovasculares Central e Periférica Após Teste de Esforço Máximo em Indivíduos de Meia-Idade Saudáveis; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Íris Carvalho e Maria Telma

Eficácia da Terapia por Exercício no Tratamento da Icontinência Urinária em Mulheres; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Nicolle Vasconcelos

A Eficácia da Acupuntura nas Sequelas Motoras Após Acidente Vascular Encefálico; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Patrícia Ramos Teotonio e Saulo M

Gomes Campos; Influência da Crioterapia na Espasticidade do Cotovelo de Pacientes com Sequela de Acidente Vascular Encefálico; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Eduardo A

Theophilo e Washington Nery; Efeito da Acupuntura na Dor Lombar: Revisão da Literatura; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Flávia Ibaldo

Efeitos Imediatos da Técnica de Inibição Suboccipital na Flexibilidade de Músculos Isquiotibiais Encurtados; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

MARIA ALICE

Avaliação da Força de Preensão Palmar em Atletas Tenistas Cadeirantes e Andantes; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Osman Lopes de Lucena Júnior

A fisioterapia, a osteopatia e a acupuntura no tratamento da lombalgia: uma revisão de bibliográfica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Luiiz Fonseca e Judson Flávio Martins Lessa

O efeito da aplicação da acupuntura na resistência muscular localizada em praticantes de musculação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Gabriel Silva Figueiredo e Luiza Koebe de Oliveira

Efeito imediato da técnica de inibição dos músculos suboccipitais em indivíduos com encurtamento de isquiotibiais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

ROBERTA B

R; de Souza e Anna Carolina G; Pinheiro; Efeito da conscientização corporal, eletroestimulação e a associação de ambas as técnicas para a capacitação do assoalho pélvico; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Ana Letícia de Souza Oliveira e Mariana Vieira da Fonseca

Análise da qualidade de vida, força muscular respiratória e preensão palmar em idosos do Distrito Federal; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Elizama L

de Oliveira; Efeitos do exercício físico em pacientes com doença renal crônica durante a hemodiálise - revisão de literatura; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Andressa Da S

Rodrigues e Samuel P; Kim; Influência da facilitação neuromuscular proprioceptiva e do alongamento estático em atletas de Taekwondo; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Gisele Fadel e Michele A

Duarte; Análise da força do assoalho pélvico em mulheres que realizaram parto vaginal ou parto Cesário e possuem incontinência fecal; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Caroline F

Viana e Marina de P; U; de Aquino; Avaliação da força de preensão palmar em escaladores de Brasília - DF; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Thainá Oliveira e Pedro Rafael

Avaliação do nível de capacidade funcional de idosos institucionalizados e não-institucionalizados com Acidente Vascular Encefálico; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Renata Alice Miateli Pires

Análise dos efeitos da tens, cinesioterapia e método Mackenzie para redução da dor em pacientes com lombalgia; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Raissa Trentino e Isabela Silveira Fernandes

Análise do efeito da eletroestimulação, conscientização e assoaciação de ambas as técnicas na musculatura do assoalho pélvico; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Arlane Carvalho de Oliveira

Avaliação da função sexual em mulheres com incontinência urinária atendidas em clínicas de fisioterapia; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Carolina Dias Bezerra e Vitor Francisco Veil

Efeitos a curto prazo da utilização do método McKenzie para dor lombar aguda não-específica; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Luiza Raquel dos Santos Pontes e Marcela Baroldi Mendes

Utilização do Pad-Test para diagnóstico da incontinência urinária em mulheres praticantes de atividade física; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Ana Maria Lopes de Oliveira e Tainá Pereira Figueiredo

Correlação entre estimulação cognitiva e equilíbrio postural em idosos institucionalizados em Sobradinho DF; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Elisa Campelo Muskala e Luiz Gustavo Suzuki

Confiabilidade intra e inter-examinador do teste de Gillet; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Pedro Henrique de C

Coelho e Maurício M; Guimães; Frequência de lesões ostemioarticulares em praticantes de Judô em Brasília; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Karen Faria Machado Bittar

Tratamento fisioterapêutico da osteoartrite: uma revisão da literatura; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Robson Felipe e Epitácio Correia

Efeitos fisiológicos na pressão arterial e frequênci a cardíaca após o uso da reflexologia podal nos colaboradores da FUNASA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Samila de Oliveira e Samara de Vasconcelos

Avaliação da qualidade de vida em pacientes submetidos à fase III da reabilitação cardíaca; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Clara Correia de Siracusa

Estudo Comparativo da uretra de Ratas Nulíparas Wistar Submetidas ou Não à Eletroestimulação; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Gabriela de Alencar Veiga

Avaliação da Força do Assoalho Pélvico em Mulheres Saudáveis Antes e Após Técnicas de Imagem Corporal; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Gabriela Luiza de Souza Auad

Análise Morfométrica da Vagina Após Eletroestimulação em Ratas Nulíparas Wistar; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Izis Freire Gontijo Fedel

Caracterização dos Valores de Perineometria do Assoalho Pélvico em Mulheres Saudáveis; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Andrei Yuri do Amaral Mota Rocha

Efeito da Acupuntura Sobre a Resistência Muscular Localizada de Membros Superiores em Praticantes de Exercício Resistido; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Raphaela Menezes de Oliveira

Efeito da Acupuntura no Tratamento da Dor em Pacientes com Fibromialgia; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Déborah de Oliveira Castro

Efeitos da Acupuntura no Tratamento da Fibromialgia: Revisão Sistemática; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Priscila Saboia Demeterco

Efeitos da Auriculoterapia em Indivíduos Hipertensos: Análise da Frequência Cardíaca, do Estresse e da Qualidade de Vida; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília, Projeto de Iniciação Científica do Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

NATALY MITIE NATSUME MORIYA

Efeito da Acupuntura na Resistência Muscular Localizada de Membros Superiores e Dinamometria Palmar em Praticantes de Atividade Física; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Bárbara Pocceschi Macedo

Influência e Comparação das Técnicas: Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva e Alongameto Estático em Indivíduos Sedentários; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília, Projeto de Iniciação Científica do Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Renata Alice Miateli Pires

Analise dos benefícios da Estimulação Nervosa Transcutânea (TENS) e a técnica Mackenzie para redução da dor em pacientes com Lombalgia; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Pâmella Carneiro da Cruz

Auriculoterapia em hipertensão arterial: uma análise da qualidade de vida, do estresse, pressão arterial e da frequência cardíaca; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Hugo Alves de Sousa;

Produções bibliográficas

  • DA SILVA, ROGÉRIO WAGNER ; DE GODOY, JOSÉ ROBERTO PIMENTA ; DE SOUZA, HUGO ALVES ; KNACKFUSS, MARIA IRANY ; BARROS, JÔNATAS DE FRANÇA . Força de preensão palmar, lombar e membros inferiores em portadores de deficiência mental com e sem Sindrome de Down. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 22, p. 297-312, 2024.

  • SARMENTO, ANA LÚCIA CARNEIRO ; SÁ, BRUNO SILVA ; VASCONCELOS, ANDREANNE GOMES ; ARCANJO, DANIEL DIAS RUFINO ; DURAZZO, ALESSANDRA ; LUCARINI, MASSIMO ; LEITE, JOSÉ ROBERTO DE SOUZA DE ALMEIDA ; SOUSA, HUGO ALVES ; KÜCKELHAUS, SELMA APARECIDA SOUZA . Perspectives on the Therapeutic Effects of Pelvic Floor Electrical Stimulation: A Systematic Review. International Journal of Environmental Research and Public Health , v. 19, p. 14035, 2022.

  • DE SOUSA, HUGO ALVES ; SILVA, MARIA DA GLÓRIA DA ; BARBOSA, KEYLA DE PAULA ; VIANNA, LEONORA MACIEL DE SOUZA ; PACHECO, YOLANDA GALINDO ; DE GODOY, JOSÉ ROBERTO PIMENTA ; KUCKELHAUS, SELMA APARECIDA SOUZA . Electrical stimulation structurally affects the tissues of the rectum and anus of nulliparous rats. JOURNAL OF ANATOMY , v. 3, p. 398-404, 2017.

  • ROCHA, ANDREI YURI MOTA DO AMARAL ; CASTRO, DÉBORAH OLIVEIRA ; MORIYA, NATALY MITIE NATSUME ; SOUSA, HUGO ALVES ; GODOY, JOSÉ ROBERTO PIMENTA . Efeito da acupuntura sobre dinamometria manual e a resistência muscular localizada de membros superiores em praticantes de exercício resistido. Universitas. Ciências da Saúde (UNICEUB. Impresso) , v. 13, p. 9-15, 2015.

  • Oliveira, R. M. ; SOUSA, HUGO ALVES DE ; Godoy, J. R. P. . EFEITO DA ACUPUNTURA NA QUALIDADE DE VIDA E NO TRATAMENTO DA DOR EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. Universitas. Ciências da Saúde (UNICEUB. Impresso) , v. 12, p. 37-48, 2014.

  • Godoy, J. R. P. ; THEOPHILO, E. ; NERY, W. ; CARVALHO, M. M. ; SOUSA, HUGO ALVES DE . EFEITO DA ACUPUNTURA NA DOR LOMBAR: Revisão de Literatura. Universitas. Ciências da Saúde (UNICEUB. Impresso) , v. 12, p. 49-57, 2014.

  • ESMERALDINO, RAYANA SILVA ; SILVA, ALESSANDRO DE OLIVEIRA ; LIMA, FILIPE DINATO ; SILVA, VITOR VICENTE DA ; DANTAS, RENATA APARECIDA ELIAS ; OLIVEIRA, RICARDO JACÓ DE ; SOUZA, HUGO ALVES DE ; MOTA, MÁRCIO RABELO . Prevenção da obesidade de forma multidisciplinar no contexto escolar. Universitas Ciências da Saúde , v. 12, p. 59-67, 2014.

  • CARVALHO, MARCIA MENDES ; MARTINS, WAGNER RODRIGUES ; BLACKZICK, JUSCELINO CASTRO ; JÚNIOR, CARLOS ALBERTO DA CRUZ ; DE SOUZA, HUGO ALVES ; KÜCKELHAUS, SELMA APARECIDA SOUZA ; MOTA, MARCIO RABELO . Análise morfométrica dos efeitos da imobilização sobre o músculo gastrocnêmio de ratos - doi: 10.512/ucs.v11i2.2518. Universitas Ciências da Saúde , v. 11, p. 99-105, 2013.

  • MIATELI PIRES, RENATA ALICE ; SOUSA, HUGO ALVES DE . Análise dos efeitos da tens, cinesioterapia e o método Mackenzie para redução da dor em pacientes com lombalgia - doi: 10.5102/ucs.v10i2.1679. Universitas Ciências da Saúde , v. 10, p. 127-135, 2012.

  • Cardozo JPC ; DAVID FILHO, L. S. ; SOUSA, H. A. ; DUMAS, F. L. V. . Aplicações do laser de baixa intensidade no tratamento da síndrome do túnel do carpo. Universitas. Ciências da Saúde (UNICEUB. Impresso) , v. 7, p. 85-96, 2009.

  • SOUSA, H. A. ; BARROS, J. F. . GODOY, J. R. P. ; SOUSA, H. A. ; BARROS, J. F. . Palmar prehension in bearers of mental deficiency with and without Down's Syndrome.. The FIEP Bulletin , v. 76, p. 159-162, 2006.

  • Godoy, J. R. P. ; SOUSA, H. A. . GODOY, J. R. P. ; SOUSA, H. A. A psicomotricidade como coadjuvante no tratamento fisioterapêutico.. Universitas. Ciências da Saúde (UNICEUB. Impresso) , v. 3, p. 287-296, 2005.

  • Godoy, J. R. P. ; SILVA, V. Z. M. ; SOUSA, H. A. . GODOY, J. R. P. ; SILVA, V. Z. M. ; SOUSA, H. A. . Linfedema - revisao de literatura.. Universitas. Ciências da Saúde (UNICEUB) , v. 2, p. 269-282, 2004.

  • SOUSA, HUGO ALVES . VARIAÇÕES ANATÔMICAS: O AVANÇO DA CIÊNCIA NO BRASIL. In: JOSÉ ADERVAL ARAGÃO. (Org.). VENTRE ADICIONAL NO MÚSCULO QUADRÍCEPS FEMORAL: IMPLICAÇÕES BIOMECÂNICAS E CLÍNICAS. 1ed.Guarujá/SP: CIENTÍFICA DIGITAL, 2023, v. 1, p. 241-249.

  • Santos, RA ; Godoy, J. R. P. ; Silva, RW ; SOUSA, HUGO ALVES . MÚLTIPLAS VARIAÇÕES VASCULO-ABDOMINAIS DO TRONCO CELÍACO E ARTÉRIA CÓLICA MÉDIA ? RELATO DE CASO. In: JOSÉ ADERVAL ARAGÃO. (Org.). VARIAÇÕES ANATÔMICAS. 1ed.Guarujá/SP: CIENTÍFICA DIGITAL, 2022, v. 1, p. 145-153.

  • SOUSA, HUGO ALVES . TRIPLA VARIAÇÃO DO MÚSCULO FLEXOR SUPERFICIAL DOS DEDOS. In: JOSÉ ADERVAL ARAGÃO. (Org.). VARIAÇÕES ANATÔMICAS. 1ed.Guarujá/SP: CIENTÍFICA DIGITAL, 2022, v. 1, p. 238-246.

  • ALVES, S. T. ; LOBO, H. ; DANTAS, R. E. A. ; BORGES, E. A. B. ; SOUSA, H. A. ; MOTA, M. R. . Associação Entre á Pressão Arterial e o Nível de Atividade Física em Escolares do Ensino Fundamental - DF. In: 35 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2012, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília: Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2012. v. 20. p. 277-277.

  • WONG, L. ; CAITANO, N. ; DANTAS, R. E. A. ; LOBO, H. ; Godoy, J. R. P. ; SOUSA, H. A. ; MOTA, M. R. . Avaliação da Força de Preensão Palmar em Atletas Tenistas Cadeirantes e Andantes. In: 35 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2012, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília: Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2012. v. 20. p. 129-129.

  • MOTA, M. R. ; SOUSA, H. A. ; DANTAS, R. E. A. ; SILVA, A. O. ; LOBO, H. ; SIMOES, H. G. . Efeito Hipotensor do Exercício Resistido em Hipertensos. In: 35 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2012, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília: Revista Brasileira de Ciência e Movimento. v. 20. p. 52-52.

  • UCHOA, V. H. S. ; Godoy, J. R. P. ; SOUSA, H. A. ; DANTAS, R. E. A. ; BORGES, E. A. B. ; LOBO, H. ; MOTA, M. R. . Influência da Acupuntura Sobre a Resistência Muscular Localizada de Membros Superiores de Praticantes de Musculação. In: 35 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2012, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília: Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2012. v. 20. p. 273-273.

  • SOUSA, H. A. ; BARROS, J. F. ; GORLA, J. I. . Avaliação da força isocinética e força de preensão palmar em portadores da trissomia 21 no DF. In: XIII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2010, Maputo. Necessidades Especiais, 2010. v. 1. p. 49-49.

  • SOUSA, H. A. ; VALE, A. L. M. ; Godoy, J. R. P. ; Oliveira, M. P. ; PADUA, A. C. ; SILVA JUNIOR, W. . CONHECIMENTO DAS RELAÇÕES FASCIAIS DOS MÚSCULOS DO ASSOALHO PÉLVICO PARA CAPACITAÇÃO FUNCIONAL DESTA REGIÃO. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ANATOMIA, 2008, BÉLEM / PA. RESUMOS DOS ANAIS DO XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ANATOMIA, 2008.

  • SOUSA, H. A. ; VALE, A. L. M. ; Godoy, J. R. P. ; Oliveira, M. P. ; PADUA, A. C. ; SILVA JUNIOR, W. . FORÇA DE PREENSÃO PALMAR EM ATLETAS CADEIRANTES DE TÊNIS E ANÁLISE DOS MÚSCULOS ENVOLVIDOS NESTE MOVIMENTO. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ANATOMIA, 2008, BELÉM/PA. RESUMOS DOS ANAIS DO XXIII CONGRESSO BRASILEIRA DE ANATOMIA, 2008.

  • PADUA, A. C. ; Godoy, J. R. P. ; SILVA JUNIOR, W. ; Oliveira, M. P. ; VALE, A. L. M. ; SOUSA, H. A. . PREPARO DE PEÇAS ANATÔMICAS COM SOLUÇÃO DE LARSSEN MODIFICA E DESIDRATADAS POR IMPREGNAÇÃO EM ALCOOL. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ANATOMIA, 2008, BELÉM/PA. RESUMOS DOS ANAIS DO XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ANATOMIA, 2008.

  • Godoy, J. R. P. ; Oliveira, M. P. ; VALE, A. L. M. ; SOUSA, H. A. ; PADUA, A. C. ; SILVA JUNIOR, W. . ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS DECORRENTES DA LESÃO E REABILITAÇÃO APÓS A CIRURGIA DE RECONSTRUÇÃO PRIMÁRIA DO LCA UTILIZAÇÃO ENXERTO AUTÓGENOS DE LIGAMENTO PATELAR CONTRALATERAL EM ATLETAS DE VOLEIBOL. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ANATOMIA, 2008, BELÉM/PA. RESUMOS DOS ANAIS DO XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ANATOMIA, 2008.

  • SOUSA, H. A. ; Godoy, J. R. P. . Avaliação da força de preensão palmar e atividade eletromiográfica dos músculos envolvidos na preensão manual de atletas cadeirantes de tênis. In: IV Congresso IV Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão de Iniciação Científica do UniCEUB, 2006, Brasília. IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão e IV Encontro de Iniciação Científica do Centro Universitário de Brasília ? UniCEUB, 2006. p. 84-84.

  • SOUSA, H. A. . Biomecânica dos Tecidos da Pelve e Períneo: da gestação ao puerpério.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, H. A. . Comecei Aqui. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, H. A. . Auriculoterapia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • UCHOA, V. H. S. ; Godoy, J. R. P. ; SOUSA, H. A. ; DANTAS, R. E. A. ; BORGES, E. A. B. ; LOBO, H. ; MOTA, M. R. . Influência da Acupuntura Sobre a Resistência Muscular Localizada de Membros Superiores de Praticantes de Musculação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • WONG, L. ; CAITANO, N. ; DANTAS, R. E. A. ; LOBO, H. ; Godoy, J. R. P. ; SOUSA, H. A. ; MOTA, M. R. . Avaliação da Força de Preensão Palmar em Atletas Tenistas Cadeirantes e Andantes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALVES, S. T. ; LOBO, H. ; DANTAS, R. E. A. ; BORGES, E. A. B. ; SOUSA, H. A. ; MOTA, M. R. . Associação entre Pressão Arterial e o Nível de Atividade Física em Escolares do Ensino Fundamental - DF. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUSA, H. A. . Explorando o Corpo Humano: Um enfoque fisioterapêutico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, H. A. . Auriculoterapia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Godoy, J. R. P. ; SOUSA, HUGO ALVES DE ; SILVA JUNIOR, W. . 131 ANATOMICAL CHARACTERISTICS OF VENTROGLUTEO, DORSOGLUTEO AND VAST LATERAL MUSCLES USED FOR ADMINISTRATION OF MEDICINES IN MUSCLES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, M. R. ; SOUSA, H. A. ; DANTAS, R. E. A. ; SILVA, A. O. ; LOBO, H. ; SIMOES, H. G. . Efeito Hipotensor do Exercício Resistido em Hipertensos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUSA, H. A. . Auriculoterapia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, H. A. . Sousa, H. A. AVALIAÇÃO DA FORÇA DE PREENSÃO PALMAR E ATIVIDADE ELETROMIOGRÁFICA DOS MÚSCULOS ENVOLVIDOS NA PREENSÃO MANUAL EM ATLETAS CADEIRANTES DE TÊNIS. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Centro Universitário Uniceub, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SOUSA, H. A. . Dry Needling. 2014. .

SOUSA, H. A. . Praticas Integrativas. 2014. .

SOUSA, H. A. . Acupuntura Musculoesquelética. 2014. .

SOUSA, H. A. . As Possibilidades Acadêmicas do Aluno de Enfermagem no UniCEUB. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, H. A. . Explorando o Corpo Humano: um enfoque fisioterapêutico. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, H. A. . Auriculoterapia. 2012. .

SOUSA, H. A. . Auriculoterapia. 2012. .

SOUSA, H. A. . Anatomia Palpatória. 2012. .

SOUSA, H. A. . Oficina de Fisioterapia e Pscologia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUSA, H. A. . Auriculoterapia. 2011. .

SOUSA, H. A. . Princípios Básicos de Ergonomia no Manuseio de Cadáveres para Ensino e Pesquisa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUSA, H. A. . Curso Livre de Drenagem Linfática Corporal e Facial. 2006. .

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    EPIDEMIOLOGIA DAS AFECÇÕES NEUROLÓGICAS, Descrição: Na atualidade, saúde tem sido definida não apenas como a ausência de doenças, mas também está associada à multiplicidade de aspectos do comportamento humano voltados a um estado de completo bem-estar físico, mental e social . A epidemiologia é o ramo das ciências da saúde que estuda, na população, a ocorrência, a distribuição e os fatores determinantes dos eventos relacionados com a saúde. Os levantamentos epidemiológicos têm por intuito identificar dados que possam colaborar em campanhas de prevenção na saúde pública e também traçar um perfil em determinados centros de reabilitação de acordo com uma população específica. A elaboração desses estudos demonstra o objetivo da epidemiologia que é o de estimular, resguardar e restabelecer a saúde. Os pacientes neurológicos podem apresentar incapacidades sob o ponto de vista funcional, prejudicando de maneira significativa sua qualidade de vida, além da dinâmica financeira. As características clínicas das doenças do sistema nervoso são determinadas pelo local ou locais da lesão e sua extensão. Contudo, é essencial apreciar a natureza integrativa e a complexidade do sistema nervoso ao estudar as características clínicas da doença ou da lesão. Este projeto de pesquisa objetiva realizar um levantamento do perfil epidemiológico dos pacientes atendidos no setor de neurocirurgia do Hospital de Base do Distrito Federal no período de Janeiro de 2013 à abril de 2017. A metodologia utilizada será a busca ativa em prontuários do setor.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Hugo Alves de Sousa - Coordenador / Godoy, J. R. P. - Integrante / Jamille Késsy Ferreira de Souza - Integrante / Jorge Luis Salinas Caballero - Integrante / Marina de Freitas Ferreira - Integrante / Victor Davi Rosa e Silva de Oliveira - Integrante / Eloah Soares Povill de Souza - Integrante.

Prêmios

2010

Carta de Elogio, Centro Universitário de Brasília.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Nível 1, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor Assistente Nível 1 na Área de Morfologia da Faculdade de Medicina - FM.

2009 - 2014

Centro Universitário de Brasília

Vínculo: Professor Universitário, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

Outras informações:
Ministra aulas de: Anatomia Humana Geral (Fisioterapia); Tópicos Especiais em Anatomia Humana (Fisioterapia); Anatomia Humana I (Enfermagem); Anatomia Humana II (Enfermagem); Anatomia Humana (Biomedicina); Trabalho de Conclusão de Curso (Fisioterapia); Semiologia (Fisioterapia).

2007 - 2011

Faculdade Jk

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Proferiu aulas de: Anatomia Humana I (Ciências Biológicas, Biomedicina, Farmácia e Nutrição); Anatomia Hunana II (Biomedicina, Farmácia e Nutrição); Fisiologia Humana (Ciências Biológicas); Primeiros Socorros (Biomedicina).

2006 - 2009

Universidade Paulista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18

Outras informações:
Proferiu aulas de: Anatomia Humana e Neuroanatomia para os cursos de Enfermagem, Biomedicina e Educação Física. Biomecânica para o curso de Educação Física.

2005 - 2006

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno Pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
Aluno pesquisador pelo Projeto de Iniciação Científica

2002 - 2002

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB

Vínculo: monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitoria de Anatomia Humana Geral e Tópicos Especiais em Anatomia, Neuroanatomia e Cinesiologia.