Sabrina Guerra Guimarães

Graduada em História pela Universidade Católica do Salvador. Mestra em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo pelo PPGNEIM-UFBA, Doutoranda pelo mesmo programa, com período do Doutorado Sanduíche no Instituto Universitário de Lisboa- ISCTE- Portugal. Áreas de atuação: Gênero e Ciência (em particular, a participação das mulheres no campo da medicina). Crítica Feminista à Ciência; Feminismos; Estudos Queer; Ativismos (feministas, LGBTI e das dissidências sexuais); Políticas Públicas e Direitos Humanos.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminism

2017 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Título: "TRANSTORNOS DO INSTINTO SEXUAL"- A Medicina Legal define a homossexualidade, lesbianidade, transgeneridade e intersexualidade,
Orientador: em Instituto Universitário de Lisboa ( João Manuel de Oliveira)
com Lina Maria Brandão de Aras. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Doutorado em andamento em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminism

2014 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Título: ?TRANSTORNOS DO INSTINTO SEXUAL?- A MEDICINA LEGAL DEFINE A HOMOSSEXUALIDADE, LESBIANIDADE, TRANSGENERIDADE E INTERSEXUALIDADE.,
Lina Maria B. de Aras. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: Medicina Legal; Homossexualidade; Lesbianidade; Transgeneridade; Intersexualidade.

Mestrado em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminism

2012 - 2014

Universidade Federal da Bahia
Título: MEDICINA LEGAL NA BAHIA: TRAJETÓRIA DE MARIA THERESA DE MEDEIROS PACHECO (1928-2010): UMA LEITURA FEMINISTA.,Ano de Obtenção: 2014
Lina Maria B. de Aras.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: Medicina Legal; Relações de Gênero; Feminismo; Trajetória de vida.

Graduação em História

2000 - 2005

Universidade Católica do Salvador
Título: Chico Science e o Movimento Manguebeat
Orientador: José Fábio Barreto Paes Cardoso

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Gestão em Educação a Distância. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2012 - 2012

Moodle para Professores: A Educação On Line-UFBA. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GUIMARÃES, S. G. . III Seminário Enlaçando Sexualidades. 2013. (Outro).

GUIMARÃES, S. G. . XVII Simpósio Baiano de Pesquisadoras/es sobre Mulheres e Relações de Gênero ?Estudos feministas e de gênero e as matrizes da desigualdade: sexismo, racismo e lesbo-homofobia?. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Simpósio Internacional / XV Simpósio Nacional / II Simpósio Sul da ABHR.O discurso médico legal legitimando a exclusão e desumanização das identidades trans. 2016. (Simpósio).

Palestra ministrada pela Profa. Dra. Luma Nogueira de Andrade-As Travestis no "Cistema" de Educação.. 2016. (Outra).

XIX ENCONTRO INTERNACIONAL DA REDE FEMINISTA NORTE E NORDESTE DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE MULHER E RELAÇÕES DE GÊNERO.OS ?INADAPTADOS?. QUEM TEM ACESSO AO DIREITO E À VIDA SOCIAL FORA DA SEXUALIDADE HETERONORMATIVA?. 2016. (Encontro).

CURSO CONVERSANDO COM A SUA HISTÓRIA.DIREITOS HUMANOS SIM, PATOLOGIZAÇÃO NÃO! QUANDO A CIÊNCIA NORMATIZA, INVISIBILIZA E EXCLUI AS IDENTIDADES TRANS.. 2015. (Outra).

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO GÊNERO 10.ATÉ QUANDO A CIÊNCIA, A RELIGIÃO E O DIREITO IRÃO LEGITIMAR A EXCLUSÃO E DESUMANIZAÇÃO DAS IDENTIDADES TRANS?. 2015. (Seminário).

IV Congreso Internacional Ciências, Tecnologias y Culturas. IDENTIDADES DE GÊNERO. QUANDO O DIREITO, A MEDICINA E A RELIGIÃO NORMATIZAM E DESRESPEITAM OS CORPOS TRANS.. 2015. (Congresso).

Palestra ministrada pela Profa. Dra. Nancy Fraser-Feminismo,Capitalismo e Astúcia da História. 2015. (Outra).

Palestra ministrada pelo Prof. Dr. James Green- "Ditadura Movimento LGBT e a luta pela Democracia no Brasil". 2015. (Outra).

VIII Colóquio Regional de Pesquisas em Educação.EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADE. 2015. (Outra).

18º Encontro Nacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações de Gênero-REDOR.A DESPATOLOGIZAÇÃO DAS IDENTIDADES TRANS. A MEDICINA LEGAL E O DIREITO NAS DISCUSSÕES FORMULADAS PELAS TEORIAS FEMINISTAS E QUEER. 2014. (Encontro).

Palestra ministrada pela Profa. Dra. Marie-Hélène Bourcier- "Feminismo, Homossexualidade e Neoliberalismo: o que tem de errado com os direitos". 2014. (Outra).

1° Jornada Gênero, Ciência e Educação.. 2013. (Outra).

III Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades.?TRANSTORNOS DA IDENTIDADE SEXUAL? ? A MEDICINA LEGAL DEFINE A HOMOSSEXUALIDADE, LESBIANIDADE E TRANSGÊNEROS.. 2013. (Seminário).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 10."Distúrbios do Instinto Sexual"- A Medicina Legal define a Homossexualidade, Lesbianidade e Transgêneros.. 2013. (Seminário).

Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidadesdes. Relações de Gênero e o Feminismo nos Caminhos da Medicina Legal na Bahia: Maria Theresa de Medeiros Pacheco.. 2012. (Congresso).

VI Encontro Estadual de História.Relações de Gênero, Oralidade e Medicina Legal na Bahia: Narrativas sobre a História de Vida de Maria Theresa de Medeiros Pacheco.. 2012. (Encontro).

XI Encontro Nacional de História Oral: Memória , Democracia e.A HISTÓRIA ORAL NA PESQUISA SOBRE A MEDICINA LEGAL NA BAHIA: Maria Theresa de Medeiros Pacheco (1928-2010). 2012. (Encontro).

XVII Simpósio Baiano de Pesquisadoras (es) sobre mulheres e relações de gênero.O GÊNERO NA CONSTRUÇÃO DA MEDICINA LEGAL NA BAHIA: MARIA THERESA DE MEDEIROS PACHECO (1928-2010). 2012. (Simpósio).

I Jornada de História e Literatura: "Não foi o vento que a levou".A Sexologia Forense e a História. 2010. (Outra).

XVI Simpósio Baiano de Pesquisadoras (e) sobre Mulheres e Relações de Gênero e I Seminário Nacional: Políticas de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres..Maria Thereza Pacheco e a sexologia forense. 2010. (Simpósio).

Calourada de História (Organização: Centro Acadêmico de História Carlos Marighella da UCSAL). 2008. (Outra).

XIII Simpósio Baiano de Pesquisadoras (es) sobre Mulher e Relações de Gênero. 2007. (Simpósio).

III Simpósio de História- Caminhos e descaminhos da História: O Golpe de 64.. 2004. (Simpósio).

XXIV Encontro Nacional dos Estudantes de História. 2004. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Itamaraty Pinheiro dos Santos

BISPO, S. S.; SILVA, C. S.;GUIMARÃES, S. G.. A VALORIZAÇÃO DOS POVOS TRADICIONAIS INDÍGENAS A PARTIR DA LEI 11.645/08. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Geisa Sena Rios

MOREIRA, R. C. C.; MACEDO, M. S.; RODRIGUES, A. T.;GUIMARÃES, S. G.. EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM FEIRA DE SANTANA-BAHIA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Adeilda Moreno Silva

FERNANDES, F. B. M.; NASCIMENTO, M. M.;GUIMARÃES, S. G.. O SIGNIFICADO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PARA AS FAMÍLIAS DA AGRICULTURA FAMILIAR DA REGIÃO RURAL DE JACARACI/BA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Camila dos Passos Roseno

NASCIMENTO, M. M.; FERNANDES, F. B. M.;GUIMARÃES, S. G.. EMPODERAR-SE: CAMINHOS E DESAFIOS EM BUSCA DA IGUALDADE DE GÊNERO NO PROGRAMA PROJOVEM URBANO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Claudia da Silva Lima

NASCIMENTO, M. M.; FERNANDES, F. B. M.;GUIMARÃES, S. G.. ANÁLISE DA EFICÁCIA DO PETI E SUA RELAÇÃO GÊNERO E RAÇA NO MUNICÍPIO DE SANTA BÁRBARA-BA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ednajara Santos Lima

OLIVEIRA, A. E. C.; PEREIRA, D. S.;GUIMARÃES, S. G.. PARTICIPAÇÃO E FORTALECIMENTO FEMININO NA VIDA POLÍTICA NO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS/BA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Eliana Mendes dos Santos

NASCIMENTO, M. M.; FERNANDES, F. B. M.;GUIMARÃES, S. G.. PREVENÇÃO DSTS NA ADOLESCÊNCIA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Erica Oliveira Barbosa

ZUCCO, M. C.; ANDRADE, D. S. V.;GUIMARÃES, S. G.. DIÁLOGO SOBRE IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: O PROFESSOR COMO ELEMENTO TRANSFORMADOR EMANCIPATÓRIO DA POLÍTICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Lúcia de Jesus Barbosa Martins

ZUCCO, M. C.;GUIMARÃES, S. G.; MANO, M. K.. PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DAS MULHERES EM LICÍNIO DE ALMEIDA: PROMOÇÃO DE SUA AUTONOMIA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Eliene Bittar Lordello

FERNANDES, F. B. M.; RODRIGUES, A. T.;GUIMARÃES, S. G.. POLÍTICA NACIONAL DE HABITAÇÃO RURAL NAS FACETAS DA AGRICULTURA FAMILIAR E NO EMPODERAMENTO DAS MULHERES NO MUNICÍPIO DE BUERAREMA/BA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rosângela Vidal Cabral

FERNANDES, F. B. M.; RODRIGUES, A. T.;GUIMARÃES, S. G.. A APLICABILIDADE DOS SERVIÇOS DA POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E AS RELAÇÕES DE GÊNERO: ASSOCIAÇÃO DE PEQUENOS PRODUTORES RURAIS CORCOVADO SÃO DOMINGOS NO MUNICÍPIO DE COARACI/BA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Vanucy Santos Garcia

CARVALHO, A. E.; CARNEIRO, A. N.;GUIMARÃES, S. G.. AUTONOMIA FINANCEIRA: UMA POSSIBILIDADE DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM CRUZ DAS ALMAS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Christiane MAria Cruz de Souza

SOUZA, Christiane M. C. de; ARAS, Lina M. B.; MINELLA, Luzinete S.. Medicina legal na Bahia: trajetória de Maria Thereza de Medeiros Pacheco (1948-2010). 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em História) - Universidade Federal da Bahia.

Luzinete Simões Minella

ARAS, L. M. B.;MINELLA, Luzinete S.; SOUZA, C. M. C.. Medicina Legal na Bahia: Trajetória de Maria Thereza de Medeiros Pacheco (1948-2010): Uma leitura feminista. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminism) - Universidade Federal da Bahia.

Iole Macedo Vanin

ARAS, L. M. B.;VANIN, I. M.; JESUS, J. G.. Transtornos do instinto sexual - a medicina legal define a homossexualidade, lesbianidade e transgeneridade. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminism) - Universidade Federal da Bahia.

Lina Maria Brandão de Aras

ARAS, LINA M. BRANDÃO DE; Simões, Luzinete M.; SOUZA, Christiane Maria Cruz de. Medicina Legal na Bahia: Trajetória de Maria Theresa de Medeiros Pacheco. Uma leitura feminista. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminism) - Universidade Federal da Bahia.

Lina Maria Brandão de Aras

ARAS, LINA M. BRANDÃO DE; VANIN, I. M.; BRANDAO, S. S.; JESUS, J. G.; GRIMM, R. E.. Transtornos do instinto sexual? A medicina legal define a homossexualidade, lesbiandade, transgeneridade e intersexualidade. 2018. Tese (Doutorado em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminism) - Universidade Federal da Bahia.

Lina Maria Brandão de Aras

ARAS, LINA M. BRANDÃO DE; VANIN, I. M.; JESUS, J. G.. Transtornos do instinto sexual - a medicina legal define a homossexualidade, lesbianidade e transgeneridade. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminism) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Candice Santana Souza de Oliveira

SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UMA RELEITURA DO ADOECIMENTO PSÍQUICO DAS MULHERES A PARTIR DOS ESTUDOS DE GÊNERO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Sabrina Guerra Guimarães;

Carla Santos Pinheiro

CRECHE: ESPAÇO SIMBÓLICO DE CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO IDENTITÁRIA; 2016; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Sabrina Guerra Guimarães;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Fábio Barreto Paes Cardoso

Chico Science e o Movimento Manguebeat; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: José Fábio Barreto Paes Cardoso;

Lina Maria Brandão de Aras

Medicina Legal na Bahia: Trajetória de Maria Theresa de Medeiros Pacheco; Uma leitura feminista; 2014; Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminism) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Lina Maria Brandao de Aras;

Lina Maria Brandão de Aras

Transtornos do instituto sexual; A medicina legal define a homossexualidade, lesbianidade, transgeneridade e intersexualidade; 2018; Tese (Doutorado em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminism) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lina Maria Brandao de Aras;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GUIMARÃES, S. G. ; Aras, Lina Maria B. . MARIA THERESA DE MEDEIROS PACHECO: NOTAS BIOGRÁFICAS SOBRE A PRIMEIRA MÉDICA LEGISTA DO BRASIL. Revista Feminismos , v. 2, p. 3-17, 2014.

  • GUIMARÃES, S. G. ; Aras, Lina Maria B. . Uma mulher alagoana e 'retada': Maria Theresa de Medeiros Pacheco (1928-2010).. Revista do Arquivo Público de Alagoas , v. 2, p. 321-335, 2012.

  • GUIMARÃES, S. G. ; Aras, Lina Maria B. . OS ?INADAPTADOS?. QUEM TEM ACESSO AO DIREITO E À VIDA SOCIAL FORA DA SEXUALIDADE HETERONORMATIVA?. In: DIAS, AlfrÂncio Ferreira; SANTOS, Elza Ferreira; CRUZ, Maria Helena Santana. (Org.). GÊNEROS, FEMINISMOS, PODERES E POLÍTICAS PÚBLICAS: INVESTIGAÇÕES CONTEMPORÂNEAS. 21ed.Campina Grande: Realize, 2016, v. , p. 4160-4170.

  • GUIMARÃES, S. G. ; Aras, Lina Maria B. . IDENTIDADES DE GÊNERO, QUANDO O DIREITO, A CIÊNCIA E A RELIGIÃO NORMATIZAM E DESRESPEITAM OS CORPOS TRANS. In: Asensi; Pinheiro; Mutiz. (Org.). Saúde e Direitos Humanos. 1ed.Rio de Janeiro: Ágora 21/Multifoco, 2016, v. 1, p. 232-254.

  • GUIMARÃES, S. G. ; Aras, Lina Maria B. . A CIÊNCIA E SEUS DISCURSOS A EXCLUSÃO DAS MULHERES NA MEDICINA. In: SARDENBERG, Cecília Maria Bacellar; MINELLA, Luzinete Simões. (Org.). GÊNERO E CIÊNCIAS MULHERES EM NOVOS CAMPOS. 1ed.SALVADOR: EDUFBA, 2016, v. , p. 19-40.

  • GUIMARÃES, S. G. ; Aras, Lina Maria B. . O DISCURSO MÉDICO LEGAL LEGITIMANDO A EXCLUSÃO E DESUMANIZAÇÃO DAS IDENTIDADES TRANS. In: Evento: II Simpósio Internacional / XV Simpósio Nacional / II Simpósio Sul da ABHR-História, Gênero e Religião: Violências e Direitos Humanos, 2016, Florianópolis. Anais Eletrônicos ABHR, 2016.

  • GUIMARÃES, S. G. ; SANTANA, L. M. . FEMINISMOS, TEORIA QUEER E O PÓS-PORNÔ. In: XVIII Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) Sobre Mulher e Relações de Gênero - ?Territorialidades: Dimensões de Gênero, Desenvolvimento e Empoderamento das Mulheres?, 2015, Salvador. Anais do XVIII Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) Sobre Mulher e Relações de Gênero - ?Territorialidades: Dimensões de Gênero, Desenvolvimento e Empoderamento das Mulheres?, 2015.

  • GUIMARÃES, S. G. ; Aras, Lina Maria B. . A DESPATOLOGIZAÇÃO DAS IDENTIDADES TRANS. A MEDICINA LEGAL E O DIREITO NAS DISCUSSÕES FORMULADAS PELAS TEORIAS FEMINISTAS E QUEER.. In: 18º Encontro Nacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações de Gênero-REDOR, 2014, Recife. Anais da REDOR, 2014.

  • GUIMARÃES, S. G. ; Aras, Lina Maria B. . ?TRANSTORNOS DA IDENTIDADE SEXUAL? ? A MEDICINA LEGAL DEFINE A HOMOSSEXUALIDADE, LESBIANIDADE E TRANSGÊNEROS.. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENLAÇANDO SEXUALIDADES, 2013, Salvador. Anais Eletrônico do III Enlaçando Sexualidades, 2013.

  • GUIMARÃES, S. G. ; Aras, Lina Maria B. . RELAÇÕES DE GÊNERO, ORALIDADE E MEDICINA LEGAL NA BAHIA: NARRATIVAS SOBRE A HISTÓRIA DE VIDA DE MARIA THERESA DE MEDEIROS PACHECO. In: VI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA-ANPUH-BAHIA, 2013, Ilhéus. Anais Eletrônicos-VI Encontro Estadual de História-ANPUH/BA-2013, 2012.

  • GUIMARÃES, S. G. ; Aras, Lina Maria B. . 'DISTÚRBIOS DO INSTINTO SEXUAL'- A MEDICINA LEGAL DEFINE A HOMOSSEXUALIDADE, LESBIANIDADE E TRANSGÊNEROS.. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 10: Desafios Atuais dos Feminismos, 2013, Florianópolis. Anais Eletrônico do Fazendo Gênero 10, 2013.

  • GUIMARÃES, S. G. ; Aras, Lina Maria B. . A HISTÓRIA ORAL NA PESQUISA SOBRE A MEDICINA LEGAL NA BAHIA: Maria Theresa de Medeiros Pacheco (1928-2010). In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA ORAL-MEMÓRIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA., 2012, RIO DE JANEIRO-RJ. ANAIS ELETRÔNICO, 2012.

  • GUIMARÃES, S. G. ; Aras, Lina Maria B. . RELAÇÕES DE GÊNERO E O FEMINISMO NOS CAMINHOS DA MEDICINA LEGAL NA BAHIA: MARIA THERESA DE MEDEIROS PACHECO. In: CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES, 2012, Niterói. ANAIS DO I CONINTER, 2012.

  • GUIMARÃES, S. G. ; Aras, Lina Maria B. . ATÉ QUANDO A CIÊNCIA, A RELIGIÃO E O DIREITO IRÃO LEGITIMAR A EXCLUSÃO E DESUMANIZAÇÃO DAS IDENTIDADES TRANS?. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO GÊNERO, 2015, Salvador. Anais-Edição atual, 2015.

  • GUIMARÃES, S. G. ; Aras, Lina Maria B. . O GÊNERO NA CONSTRUÇÃO DA MEDICINA LEGAL NA BAHIA: MARIA THERESA DE MEDEIROS PACHECO (1928-2010). In: XVII Simpósio Baiano de Pesquisadoras (es) sobre mulheres e relações gênero., 2012, Salvador. Estudos Feministas e de Gênero e as matrizes de desigualdades: sexismo, racismo e lesbo-homofobia, 2012.

  • GUIMARÃES, S. G. . O DISCURSO MÉDICO LEGAL E O LEGADO DE PATOLOGIZAÇÃO E VIOLÊNCIAS CONTRA A POPULAÇÃO LGBTI. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES, S. G. . A INTERSEXUALIDADE NO DISCURSO MÉDICO LEGAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBAS, A. C. ; SILVA, O. S. ; GUIMARÃES, S. G. . Comentadora do GT: Educação, religião, diversidade e os discursos de intolerância crescentes na sociedade contemporânea. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GUIMARÃES, S. G. ; Aras, Lina Maria B. . 'OS INADAPTADOS?. QUEM TEM ACESSO AO DIREITO E À VIDA SOCIAL FORA DA SEXUALIDADE HETERONORMATIVA?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUIMARÃES, S. G. ; Aras, Lina Maria B. . O DISCURSO MÉDICO LEGAL LEGITIMANDO A EXCLUSÃO E DESUMANIZAÇÃO DAS IDENTIDADES TRANS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GUIMARÃES, S. G. ; RIBAS, A. C. ; SILVA, O. S. . Coordenação de GT 01: A Ciência, a religião e o direito com seus discursos legitimadores de exclusão, violências e negações de Direitos Humanos e as identidades Trans. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GUIMARÃES, S. G. . EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES, S. G. . O GÊNERO E SUAS NOVAS ABORDAGENS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES, S. G. . DIREITOS HUMANOS SIM, PATOLOGIZAÇÃO NÃO! QUANDO A CIÊNCIA NORMATIZA, INVISIBILIZA E EXCLUI AS IDENTIDADES TRANS.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES, S. G. ; Aras, Lina Maria B. . IDENTIDADES DE GÊNERO. QUANDO O DIREITO, A MEDICINA E A RELIGIÃO NORMATIZAM E DESRESPEITAM OS CORPOS TRANS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, S. G. ; Aras, Lina Maria B. . ATÉ QUANDO A CIÊNCIA, A RELIGIÃO E O DIREITO IRÃO LEGITIMAR A EXCLUSÃO E DESUMANIZAÇÃO DAS IDENTIDADES TRANS?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUIMARÃES, S. G. ; Aras, Lina Maria B. . A DESPATOLOGIZAÇÃO DAS IDENTIDADES TRANS: A MEDICINA LEGAL E O DIREITO NAS DISCUSSÕES FORMULADAS PELAS TEORIAS FEMINISTAS E QUEER. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUIMARÃES, S. G. ; Aras, Lina Maria B. . TRANSTORNOS DA IDENTIDADE SEXUAL? A MEDICINA LEGAL DEFINE A HOMOSSEXUALIDADE, LESBIANIDADE E TRANSGÊNEROS.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUIMARÃES, S. G. ; Aras, Lina Maria B. . 'DISTÚRBIOS DO INSTINTO SEXUAL'- A MEDICINA LEGAL DEFINE A HOMOSSEXUALIDADE, LESBIANIDADE E TRANSGÊNEROS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUIMARÃES, S. G. ; Aras, Lina Maria B. . O GÊNERO NA CONSTRUÇÃO DA MEDICINA LEGAL NA BAHIA: MARIA THERESA DE MEDEIROS PACHECO (1928-2010). 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GUIMARÃES, S. G. ; Aras, Lina Maria B. . A HISTÓRIA ORAL NA PESQUISA SOBRE A MEDICINA LEGAL NA BAHIA: Maria Theresa de Medeiros Pacheco (1928-2010). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUIMARÃES, S. G. ; Aras, Lina Maria B. . RELAÇÕES DE GÊNERO, ORALIDADE E MEDICINA LEGAL NA BAHIA: NARRATIVAS SOBRE A HISTÓRIA DE VIDA DE MARIA THERESA DE MEDEIROS PACHECO.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUIMARÃES, S. G. ; Aras, Lina Maria B. . RELAÇÕES DE GÊNERO E O FEMINISMO NOS CAMINHOS DA MEDICINA LEGAL NA BAHIA: MARIA THERESA DE MEDEIROS PACHECO.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUIMARÃES, S. G. . A SEXOLOGIA FORENSE E A HISTÓRIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aras, Lina Maria B. ; GUIMARÃES, S. G. . MARIA THERESA PACHECO E A SEXOLOGIA FORENSE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GUIMARÃES, S. G. ; SANTANA, L. M. . ENCONTROS FEMINISTAS II: PRÁTICAS E TEORIAS EM MOVIMENTOS. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GUIMARÃES, S. G. ; SANTANA, L. M. . ENCONTROS FEMINISTAS: PRÁTICAS E TEORIAS EM MOVIMENTOS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GUIMARÃES, S. G. ; SANTANA, L. M. . FEMINISMOS, TEORIA QUEER E O PÓS PORNÔ. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GUIMARÃES, S. G. ; Daniela Nascimento . INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DOS 'FEMINISMOS' NO MUNDO E NO BRASIL. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional