Diana da Veiga Mandelert

Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992). É professora adjunta da UERJ, onde leciona Sociologia da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, ensino médio, capital cultural, reprovação e família e escola.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2006 - 2010

Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro
Título: Repetência em escolas de prestígio: quanto, quando e como
Orientador: Zaia Brandão
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Sociologia da educação; capital cultural; capital social; escola de prestígio; Repetência; Reprovação. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Sociologia da Educação. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

2003 - 2005

Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro
Título: Pais na gestão da escola: mudam as relações? Uma análise sociológica de uma instituição judaica,Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Zaia Brandão
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Sociologia da educação; Elites escolares; capital cultural; Família e escola; capital social; escola judaica. Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Direito

1987 - 1992

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MANDELERT, D. ; LEITE, Camila ; BERNADO, Elisangela ; CHAVES, Fátima ; SANTOS, Pablo Bispo dos . 2º Seminário dos Pós-Graduandos em Educação - Pesquisa em Educação: entre passos e impasses. 2004. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVIII ISA World Congress of Sociology. Teachers council in a top rated school. 2014. (Congresso).

Educação e Justiça Social - 34ª Reunião Anual Anped. Conselho de classe em escola de excelência. 2011. (Congresso).

I Seminário sobre avaliação internacional - Conhecendo o PISA.Resultados do PISA - significados no contexto brasileiro. 2011. (Seminário).

XVII ISA World Congress of Sociology. The price of success: retention in prestigious schools. 2010. (Congresso).

Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspectivas da Sociologia da Educação. A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA COMO UM ?CONTRATO?. 2008. (Congresso).

III EPAD - Encontro da Associação de Docentes do Colégio Pedro II: Circularidade das Políticas.O Colégio Pedro II e outras instituições de excelência: os alunos nas suas relações com os pais e professores. 2007. (Encontro).

29º Reunião Anual da ANPEd. Pais na gestão da Escola: mudam as relações? Uma análise sociológica de uma insituição judaica. 2006. (Congresso).

I Reunião Anual da ABAVE: Finalidades e Formas da Educação Básica. 2006. (Congresso).

XIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Formação de Identidade em escola de pestígio: o caso da escola judaica. 2006. (Congresso).

28ª ANPEd: 40 anos da Pós-Graduação em Educação no Brasil. 2005. (Congresso).

Seminário dos 40 anos de Pós-Graduação em Educação na PUC-Rio. 2005. (Seminário).

2º Seminário dos Pós-Graduandos em Educação: Pesquisa em Educação: entre Passos e Impasses.Depois da empiria a escrita. 2004. (Seminário).

Educación, globalización, resistencias y tecnologías. La responsabilidad social de la Sociología de la Educación frente a los movimientos sociales emergentes.Conferencia Internacional de Sociología de la Educación. 2004. (Outra).

II Semana da Educação: ensino, psquisa e extensão: aportes para a crítica da educação atual. 2004. (Outra).

XII ENDIPE - ENcontro Nacinal de Didática e Prática de Ensino :Conhecimento Local e Conhecimento Universal.XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2004. (Encontro).

3º Congresso Nacional y 1º Internacional de Investigación Educativa. Algumas hipóteses sobre a permanência e a mudança no capital cultural das elites no Brasil. 2003. (Congresso).

New trends in the Sociology of the Arts. Some hypotheses about changes in the capital structures of Brazilian elites. 2003. (Congresso).

Novo Governo, Novas Políticas. 2003. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Raphael Celestino de Almeida

BRANDÃO, Zaia; BONAMINO, A.;MANDELERT, D.. O destino dos mais fracos: a inclusão subalterna. Um estudo sobre alunos inseridos em classes de aceleração da aprendizagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Martins de Oliveira

VARGAS, H. M.; PAIXAO, L. P.;MANDELERT, D.. Alunos pobres nos cursos mais seletivos da Universidade Federal do Acre, Campus Floresta. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leandro Dornellas Maia

MANDELERT, D.CARVALHO, Cynthia Paes de; FERREIRA, L. A.. Uma análise da gestão escolar das escolas municipais de um município de pequeno porte. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Luciano Coelho de Magalhães

NOVICKI, V.; GUIMARAES, M.;MANDELERT, D.. Educação Ambiental em Teresópolis-RJ: um estudo sobre a rede municipal de educação. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Isabella Zappa de Aguiar

MANDELERT, D.BRANDÃO, Zaia; LELIS, I. A. O. M.. Ou isto ou aquilo: um estudo exploratório sobre a escolha dos estabelecimentos de ensino de prestígio no Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Daiani Damm Tonetto Riedner

PEREIRA, J. H. V.;MANDELERT, D.; PAVAN, R.. Estratégias de escolarização: ações combinadas entre famílias de grupos de elite e uma escola de prestígio. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Flavia Pereira e Souza

MANDELERT, D.; PAULA, Lucília de; NOVICKI, V.. O movimento de abandono da escola: um estudo sobre os alunos do 1º ano do ensino médio regular de uma escola pública em Juiz de Fora/MG. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Ramiro Farjalla Ferreira

NOVICKI, V.; SANCHEZ, C.;MANDELERT, D.. Implementação das Políticas de Educação Ambiental no município de Petrópolis: Curso de Forma-Ação em Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de CIdadania. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Carla Regina Tadeu Apóstolo

GARCIA, P. B.; CARVALHO, M. A. O.;MANDELERT, D.. Experiência de leitura em uma escola de EJA na periferia do Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Ana Cristina Ferreira dos Santos

MOREIRA, A.F.B.; FERRARI, A.;MANDELERT, D.. Gênero, sexualidade e diversidade na formação de professores da rede municipal de Juiz de Fora. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Júnia da Silva Costa

MANDELERT, D.; VASCONCELOS, M. C. C.; ARRUTI, J. M.. Implementar ou representar: o desafio de uma política. A Lei nº 10639/2003 no contexto da rede pública municipal de ensino de Petrópolis. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Velda Maria Hamilton Martins

ARRUDA, M. C. C.; PAULA, Lucilia de;MANDELERT, D.. Evasão e repetência no ensino técnico agrícola: um estudo no Instituto Federal de Educação, CIência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Agrícola de Vitória de Santo Antão - PE. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Adeline Araújo Carneiro

MANDELERT, D.; PAULA, Lucilia de; ARRUDA, M. C. C.. As perspectivas de futuro profissional dos jovens rurais matriculados no IFRR/Campus Novo Paraíso. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Alessandra Pio Silva

MANDELERT, D.; HERINGER, R.; KOSLINSKI, M. C.. 12 anos de escolarização: trajetórias negras em um colégio federal do Rio de Janeiro (2005-2016). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberta Calvano

MANDELERT, D.; ORTIGAO, M. I. R.; MIGLIORA, R. P.. OS RESULTADOS DO ENEM E O IMPACTO DE SEU RANKING NA GESTÃO DAS ESCOLAS COM MELHORES DESEMPENHOS NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA ? 2006/2011. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Carla Regina Tadeu Apóstolo

GARCIA, P. B.; FERREIRA, L. A.;MANDELERT, D.. Experiência de leitura em uma escola de EJA na periferia do Rio de Janeiro. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Ana Cristina Ferreira dos Santos

MOREIRA, A. F. B.; VARGAS, S.;MANDELERT, D.. Gênero, sexualidade e diversidade na formação de professores da rede municipal de Juiz de Fora. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Antônio José Pereira Morais

MOREIRA, A. F. B.; NOVICKI, V.;MANDELERT, D.. Diversidade sexual na escola: rumo, possibilidade e desafio. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Mauro Fernandes dos Santos

MOREIRA, A.F.B.; GARCIA, P. B.;MANDELERT, D.. Experiências multiculturais: cor e gênero em um colégio estadual de Seropédica. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Daiani Damm Tonetto Riedner

PEREIRA, J. H. V.;MANDELERT, D.; PAVAN, R.; SILVA, F. C. T.. Estratégias de Escolarização de famílias de elite em uma escola de prestígio: ações combinadas. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

VARGAS, Hustana; MARENDINO, R.; HERINGER, R.; NOGUEIRA, C. M. M.;MANDELERT, D.. Concurso para professor adjunto da área de sociologia da educação UFF. 2017. Universidade Federal Fluminense.

SANTOS, P. S. M. B.; NAJJAR, J.; AMARAL, D. P.; LEITE FILHO, A. G.;MANDELERT, D.. Banca para professor adjunto ênfase Organização da Educação no Brasil. 2013. Universidade Federal Fluminense.

SANTOS, P. S. M. B.; LEITE FILHO, A. G.; PENNA, A. M.; BERNADO, E. S.;MANDELERT, D.. Educação - ênfase Organização da Educação Brasileira. 2013. Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Otávio Fiúza Moreira

MOREIRA, Carlos O. F.; BRANDÃO, Z.; KRAMER, S.. Pais na gestão da escola: mudam as relações? Uma análise sociológica de uma instituição judaica. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

MARCIO DA COSTA

COSTA, M.; LELIS, I. A. O. M.; BRANDÃO, Z.; ALVES, Fátima Cristina de M.; BARBOSA, Maria Lígia. Repetência em escolas de prestígio: quanto, como e quando acontece. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Sonia Kramer

KRAMER, S.. Pais na gestão da escola: Mudam as relações?A análise sociológica de uma Instituição Judaica. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica.

Maria Lígia de Oliveira Barbosa

BARBOSA, M. Ligia O.; BRANDÃO, Zaia. Repetência em escolas de prestígio: quanto, quando e como acontece. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Roberta Calvano

O impacto do Enem na prática das escolas com melhores desempenhos no município de Juiz de Fora; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Diana da Veiga Mandelert;

Leandro Dornellas Maia

Uma análise da gestão escolar das escolas municipais de um município de pequeno porte; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Diana da Veiga Mandelert;

Flavia Pereira e Souza

O movimento de abandono da escola: um estudo sobre alunos do 1º anodo Ensino Médio regular de uma escola pública; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis,; Orientador: Diana da Veiga Mandelert;

Júnia Silva da Costa

Implementar ou representar: o desafio de uma política - a lei nº10639/2003 no contexto da rede pública municipal de ensino de Petrópolis/RJ; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis, Fundação Ford; Orientador: Diana da Veiga Mandelert;

Christiana Batinga da Silva

Escola inclusiva e Tecnologias Assistivas; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Diana da Veiga Mandelert;

Gilvanete Ferreira da Silva

Colocando a Mídia na escola - políticas públicas do governo Lula (2006-2010); 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Diana da Veiga Mandelert;

Kátia Sileme Barbosa de Carvalho

As Mídias no Proinfantil; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Diana da Veiga Mandelert;

Luiz da Cruz Alves Feitosa

A utilização da televisão e do vídeo na sala de aula; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Diana da Veiga Mandelert;

Mara Rúbia da Trindade Silva

Planejamento de formação de Professores para o uso das Mídias; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Diana da Veiga Mandelert;

Maria Elisabete da Lira

A inserção da tecnologia para Mídias na Escola CAIC Pontes de Miranda: um projeto educativo aos finais de semana; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Diana da Veiga Mandelert;

Maria Magna Pereira

Cultura da Comunidade das escolas: introdução das mídias; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Diana da Veiga Mandelert;

Maria Rejane Alves

O uso pedagógico de mídias na escola: práticas inovadoras para o ensino de inglês no Ensino Médio; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Diana da Veiga Mandelert;

Nadiege Fernandes dos Santos

Uso das Mídias na Educação Infantil; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Diana da Veiga Mandelert;

Nilze Maria da Silva

A importância da escola e da inclusão; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Diana da Veiga Mandelert;

Maria Ramilda Oliveira Soares

A contribuição das mídias para o ensino-aprendizagem da matemática no ensino fundamental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Diana da Veiga Mandelert;

Sônia Vieira Macêdo

As políticas públicas para o uso de mídias na educação; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Diana da Veiga Mandelert;

Marineide Basto Araujo

Uso Pedagógico de mídia na escola: práticas inovadoras; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Diana da Veiga Mandelert;

PATRÍCIA PEREIRA NASCIMENTO TRILES

ESCOLA-FAMÍLIA: UMA PARCERIA IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Diana da Veiga Mandelert;

Thayanne Thaty de Oliveira Dias

Estudo exploratório sobre as tensões na relação família-escola causadas pelas avaliações escolares em uma instituição privada que atende à ?nova classe média?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Diana da Veiga Mandelert;

Elisangela Serpa Gomes Martinez

Memorial Acadêmico; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Diana da Veiga Mandelert;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rosaly Hermengarda Lima Brandão Zaia Brandao

Repetência em escolas de prestígio: quanto, quando e como aconrtecem; ; 2010; Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosaly Hermengarda Lima Brandão Zaia Brandao;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2015 MANDELERT, DIANA . Teacher’s Council in a Top Rated School. Comparative Sociology (Print) , v. 14, p. 125-141, 2015.

  • 2013 MANDELERT, D. . Reprovação em escolas de prestígio. Estudos em Avaliação Educacional (Online) , v. 23, p. 222, 2013.

  • 2011 CARVALHO, Cynthia Paes de ; FELIPE, L. H. L. ; MANDELERT, D. . Uso de dados de avaliação para escolha de escolas para um Survey: desafios para a imaginação e o rigor metodológico. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso) , v. 19, p. 127-148, 2011.

  • 2005 MANDELERT, D. ; BRANDÃO, Zaia ; PAULA, Lucília de . A circularidade virtuosa: investigação sobre duas escolas no Rio de Janeiro. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso) , São Paulo, v. 35, n.set/dez, p. 747-758, 2005.

  • XAVIER, A. ; CANEDO, M. L. ; BRANDÃO, Zaia ; MARTINS, A. ; MARAFELLI, C. ; CARVALHO, Cynthia Paes de ; MANDELERT, D. ; LIMA, F. M. ; VARGAS, Hustana ; FELIPE, L. H. L. . Produzindo excelência: a reprovação nas escolas de prestígio. In: Xavier, Alice; Canedo, Maria Luiza; Brandão, Zaia. (Org.). Construção da Qualidade de Ensino: Achados e tensões de uma década de pesquisas. 1ªed.Rio de Janeiro: Forma & Ação, 2013, v. , p. 205-229.

  • MANDELERT, D. . Seletividade em conselhos de classe em escola de excelência. In: Maria Isabel de Almeida. (Org.). Políticas educacionais e impactos na escola e na sala de aula. 1ed.Araraquara: Junqueira&Marin, 2012, v. 3, p. 001982-001992.

  • MANDELERT, D. ; PAULA, Lucília de . La circularidad virtuosa: investigación sobre el alumnado de nueve escuelas de prestigio en la ciudad de Río de Janeiro. In: María Elena Martínez; Alicia Villa; Viviana Seoane. (Org.). Jóvenes, elección escolar y distinción social: investigaciones e Argentina y Brasil. 1ed.Buenos Aires: Prometeo Libros, 2009, v. , p. 107-120.

  • MANDELERT, D. ; RAMAL, Andrea Cecilia ; CARVALHO, Flávio Lanzarini de ; CARVALHO, Maria Cristina . Práticas de leitura e escrita na escola branco. In: Sonia Kramer; Maria Luíza Oswald. (Org.). Didática da linguagem: ensinar a ensinar ou ler e escrever?. 1ed.Campinas, SP: Papirus, 2001, v. , p. -.

  • MANDELERT, D. ; CARVALHO, Cristina . Sim, nós temos leitura!. In: Kramer, Sonia; Oswald, Maria Luisa. (Org.). Didática da Linguagem: ensinar a ensinar ou ler e escrever?. 1ed.Rio de Janeiro: Papirus Editora, 2001, v. 1, p. 91-112.

  • MANDELERT, D. . A reprovação nas escolas de prestígio. Pátio: Ensino Fundamental, Porto Alegre, p. 14 - 17, 01 nov. 2011.

  • MANDELERT, D. . Conselho de Classe em Escola de Excelência. In: 34ª Reunião da Anped - Educação e Justiça Social, 2011, Natal/RN. 34ª Reunião da Anped - Educação e Justiça Social. Natal: Interface:Bacuri Design, 2011.

  • MANDELERT, D. ; Mello, Jorge Cassio da Silva . Um estudo comparado sobre defasagem escolar em camadas altas no Pisa 2006: Brasil, Colômbia, México e Argentina. In: Educação no Brasil: o balanço de uma década, 2010, Caxambu. 33ª Reunião Anual da ANPEd. Educação no Brasil: o balanço de uma década, 2010.

  • MANDELERT, D. ; LACERDA, P. M. ; CARVALHO, Cynthia Paes de . A relação família e escola como um contrato. In: Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspectivas da Sociologia da Educação, 2008, João Pessoa. Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspctivas da Sociologia da Educação, 2008.

  • MANDELERT, D. . Pais na gestão da escola: mudam as relações? Uma análise sociológica de uma instituição judaica. In: 29ª Reunião Anual da ANPEd, 2006, Caxambu. Educação, cultura e conhecimento na contemporaneidade: desafios e compromissos. Caxambu: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, 2006. p. 1-16.

  • MANDELERT, D. . Formação de Identidade em escola de prestígio: o caso da escola judaica. In: XIII Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006, Recife. XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. Recife: ENDIPE, 2006. p. 1-17.

  • MANDELERT, D. ; VARGAS, Hustana . Os vários sujeitos na produção da qualidade de ensino - Pais: estratégias educativas das famílias. In: XII ENDIPE, 2004, Curitiba. Co nhecimento Local e Conhecimento Universal: a aula e os campos do conhecimento, 2004.

  • VARGAS, Hustana ; MANDELERT, D. . Pais - Estratégias educativas das famílias. In: XII ENDIPE - ENcontro Nacinal de Didática e Prática de Ensino :Conhecimento Local e Conhecimento Universal, 2004, Curitiba. XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: COnhecimento Local e Conhecimento Universal, 2004.

  • MANDELERT, D. ; BRANDÃO, Zaia ; CARVALHO, Cristina ; CAZELLI, Sibele ; MARTINEZ, Maria Helena ; NERI, Francisco ; PAULA, Lucília de . Algumas hipóteses sobre a permanência e mudança no capital cultural das elites. In: 27º Encontro Anual da ANPOCS, 2003, Caxambú. 27º Encontro Anual da ANPOCS, 2003.

  • MANDELERT, D. . Depois da empiria a escrita. In: 2º Seminário dos Pós-Graduandos em Educação - Pesquisa em Educação: entre passos e impasses, 2004, Rio de Janeiro. Pesquisa em Educação: entre passos e impasses, 2004.

  • MANDELERT, D. ; FIGUEIREDO, Fabiana de Oliveira ; VARGENS, Paula Werneck . Formação de profissionais de educação infantil no Rio de Janeiro: concepções, políticas e modos de implementação. In: IX Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio, 2001, Rio de Janeiro. IX Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio, 2001.

  • MANDELERT, D. ; QUEIROZ, Luana Lemgruber ; FARIA, Meriane da Silva . Formação de profissionais de educação infantil no Rio de Janeiro: concepções, políticas e modos de implentação. In: VIII Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio, 2000, Rio de Janeiro. VIII Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio, 2000.

  • MANDELERT, D. . Cultura, Modernidade e Linguagem: o que lêem e escrevem futuros professores. In: VII Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio, 1999, Rio de Janeiro. VII Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio, 1999.

  • MANDELERT, D. . The Price Of Success: Retention in Prestigious Schools. In: XVII World Congress of Sociology - Sociology on the Move, 2010, Gotemburgo. Conference Abstracts - XVII World Congress of Sociology - Sociology on the Move. San Diego: CSA, 2010. p. 294.

  • MANDELERT, D. ; CAZELLI, Sibele ; CARVALHO, Maria Cristina ; BRANDÃO, Zaia . Some hypotheses about changes in the capital strusture of Brazilian elites. In: New trends in the Sociology of the Arts, 2003, Paris. New trends in the Sociology oh the arts, 2003.

  • MANDELERT, D. . Teachers council in a top rated school. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MANDELERT, D. . Reprovação em escolas de prestígio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MANDELERT, D. . Conselho de classe em escola de excelência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MANDELERT, D. . The price of success: retention in prestigious schools. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MANDELERT, D. ; Mello, Jorge Cassio da Silva . Um estudo comparado sobre defasagem escolar em camadas altas no Pisa 2006: Brasil, Colômbia, México e Argentina. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MANDELERT, D. . Seletividade e qualidade: reprovação em escolas de prestígio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MANDELERT, D. . Seletividade e qualidade: reprovação em escolas de prestígio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MANDELERT, D. . O Colégio Pedro II e outras insituições de excelência: os alunos nas suas relações com os pais e professores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MANDELERT, D. ; BRANDÃO, Zaia ; CARVALHO, Cristina ; CAZELLI, Sibele ; MARTINEZ, Maria Elena ; NERI, Francisco ; PAULA, Lucilia de . 3º Congreso Nacional y 1º Internacional de Investigación Educativa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Power, S. ; Whitty, G. ; MANDELERT, D. . Bernstein e a Classe Média. Ponta Grossa: UEPG, 2008. (Tradução/Artigo).

  • MANDELERT, D. ; Kramer, S. ; NASCIMENTO, Anelise Monteiro Do ; PORTO, Cristina Laclette ; FIGUEIREDO, Fabiana ; DEBORTOLI, José Alfredo Oliveira ; CARVALHO, Luisa Maria Delgado de ; NUNES, Maria Fernanda Rezende ; MELLO, Maria Lúcia de Souza e ; FARIA, Meriane da Silva ; CORSINO, Patrícia ; VARGENS, Paula . Formação de Profissionais da Educação Infantil no Estado do Rio deJaneiro. Rio deJaneiro: Ravil Editora, 2001 (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MANDELERT, D. . Parecerista ad hoc do GT de Sociologia da 36ª Reunião Nacional da Anped. 2013.

MANDELERT, D. . Significações sobre a diversidade cultural: problematizando a realidade escolar. 2012.

MANDELERT, D. . Comitê Científico - III Encontro Estadual da ANPAE-RJ. 2012.

MANDELERT, D. ; BRANDÃO, Zaia ; FIÚZA, Carlos Octávio ; CARVALHO, Cynthia Paes de ; VARGAS, Hustana ; PAULA, Lucília de . Boletim SOCED. 2005.

MANDELERT, D. ; BRANDÃO, Zaia ; CARVALHO, Cristina ; CAZELLI, Sibele ; NERI, Francisco . Banco de Dados sobre alunos, famílias e professores de escolas de prestígio no Rio de Janeiro. 2002.

MANDELERT, D. ; BRANDÃO, Zaia ; CAZELLI, Sibele ; PAULA, Lucília de ; CARVALHO, Cristina ; NERI, Francisco ; MARTINEZ, Maria Elena . Elaboração dos questionários que compõem o survey sobre escolas de prestígio do Rio de Janeiro. 2002.

MANDELERT, D. . III Encontro Estadual da ANPAE-RJ. 2012. (Coordenação de Mesa de comunicações orais).

MANDELERT, D. ; BRANDÃO, Zaia ; CARVALHO, Cristina ; CAZELLI, Sibele ; MARTINEZ, Maria Elena ; NERI, Francisco ; PAULA, Lucília de . A Escolarização das Elites: pesquisa sobre o rendimento escolar no mundo natal. 2003. (Relatório de pesquisa).

MANDELERT, D. . Formação de Profissionais da Educação Infantil no Estado do Rio de Janeiro: concepções políticas e modos de implementação. 2001. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Evasão e Repetância no Brasil 25 anos depois, Descrição: O projeto tem como intuito avaliar e atualizar os fenômenos da evasão e repetência 25 anos depois do lançamento do livro "A escola em questão - evasão e repetência no Brasil" que foi um marco na educação brasileira de autoria de Zia Brandão, Anna Maria Bianchini Baeta e Any Dutra Coelho da Rocha.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diana da Veiga Mandelert - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    O efeito do ranqueamento do ENEM em escolas de prestígio, Descrição: A partir de 2005, o resultado do ENEM passou a ser divulgado por escola e por município. Em nota técnica foi explicado pelo INEP que essas informações poderiam auxiliar professores, diretores e gestores para identificar suas deficiências e ?boas práticas?. Isso porque poderia ser comparado o desempenho médio de uma instituição com outra que tivesse o mesmo perfil. Vale ressaltar que as escolas não têm acesso ao resultado dos seus alunos, apenas sua nota geral em cada disciplina e na redação. O que implica em um conhecimento limitado sobre o desempenho dos alunos. Ocorre que com a divulgação dos resultados foi possível realizar um ranqueamento das escolas no Brasil, o que produziu efeitos significativos na imagem das escolas em suas comunidades e possivelmente na gestão das mesmas. A presente pesquisa tem como objetivo justamente observar as possíveis modificações que esta divulgação causou nas escolas de melhor desempenho. Numa perspectiva macro, a investigação partirá dos dados do censo escolar, tentando identificar possíveis alterações nos fluxos do ensino médio a partir de 2005, isto é, se houve ou não um aumento nas reprovações dessas escolas. Numa perspectiva micro, faremos entrevistas com gestores das escolas que tiveram os melhores desempenhos no ENEM no município de Petrópolis, Juiz de Fora e do Rio de Janeiro, a fim de compreender como as escolas trabalham com as informações divulgadas pelo ENEM.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Diana da Veiga Mandelert - Coordenador / Karine Chaves da Silva - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2009 - 2013

    O efeito escola na produção dos "habitus" escolares, Descrição: Dando continuidade ao Programa de Pesquisas do SOCED, e interessada em aprofundar o conhecimento dos processo escolares de produção de qalidade de ensino, este projeto procura focalizar de forma específica o efeito do trabalho escolar na constituição dos "habitus escolares". Desta feita estaremos incluindo em nossa amostra escolas municipais que obtiveram os melhores resultado na Prova Brasil, além das escolas privadas que também obtêm há vários anos os melhores resultado no ENEM. Os questionários do survey SOCED foram criteriosamente revistos objetivando ajustamentos necessários ao novo recorte da pesquisa. Além do survey serão desenvolvidas entrevistas com as famílias, professores e gestores visando complementar com informações prtinentes ao objeto de estudo, assim como trabalho de campo em algumas das 10 instituições investigadas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diana da Veiga Mandelert - Integrante / Zaia Brandão - Coordenador.

  • 2007 - 2009

    Dando continuidade ao programa de pesquisas do SOCED/PUC-Rio, esta investigação se propõe ampliar o corpus da pesquisa sobre escolas de prestígio, investigan-do singularidades institucionais com vistas ao refinamento da análise dos processos de produção, Descrição: Dando continuidade ao programa de pesquisas do SOCED/PUC-Rio, esta investiga-ção se propõe ampliar o corpus da pesquisa sobre escolas de prestígio, investigan-do singularidades institucionais com vistas ao refinamento da análise dos processos de produção de elites escolares no Rio de Janeiro. O perfil dos agentes educacio-nais, construído com base no survey SOCED (alunos, pais e professores) em nove escolas, destacou alguns traços comuns às instituições que favorecem em geral o desempenho dos alunos, conquistando para elas as melhores posições nos rankings dos vestibulares das principais universidades do município. Entretanto o retorno ao campo possibilitou a percepção de fortes singularidades ins-titucionais, que apontam para a necessidade de uma nova escala de investigação e demandam um novo desenho teórico-metodológico que responda ao desafio da aproximação das lentes às configurações específicas dos processos de escolariza-ção das elites das escolas investigadas. Neste sentido, este projeto desenvolverá análises institucionais com base em trabalho de campo em cinco escolas, desta vez privilegiando uma perspectiva interacionista e objetivando problematizar as tipologi-as escolares (inclusive a que subsidiou o nosso survey). Retomaremos uma hipóte-se de trabalho desenvolvida na tese de doutorado de um membro da equipe do SO-CED (Paes de Carvalho: 2004) sobre perfis institucionais, visando através do apro-fundamento empírico, a reavaliação e consolidação de tipos ideais de instituições educativas que possam subsidiar a construção de tipologias ad hoc, mais ajustadas aos problemas sob investigação. Selecionamos quatro das escolas submetidas ao nosso survey, ainda dentro da tipo-logia que serviu ao survey do SOCED (uma confessional, uma alternativa, uma pú-blica e uma bilíngüe) e acrescentamos uma outra, que na qualificação de Paes de Carvalho corresponderia à categoria empresa educacional. Com um trabalho de campo ampliado e intensivo pretendemos desenvolver.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diana da Veiga Mandelert - Integrante / Zaia Brandão - Coordenador.

  • 2005 - 2007

    Processos de Produção de Qualidade de Ensino: escola, família e cultura, Descrição: O SOCED - Grupo de Pesquisas em Sociologia da Educação da PUC-Rio, coordenado pela professora Zaia Brandão - vem desenvolvendo, há vários anos, investigações sobre a qualidade de ensino, abordando, sobretudo, as trajetórias escolares e processos de socialização familiar e escolar dos setores da população de mais elevado capital cultural. O objetivo desta pesquisa é investigar como as características institucionais e familiares interagem nas trajetórias de escolarização das novas gerações com a produção da qualidade de ensino e da excelência escolar, consolidando a reprodução social destes grupos. Investigações sobre os processos de socialização familiar e escolar demonstram a necessidade de aprofundar a análise da influência das redes sociais - construídas e modificadas na circulação dos estudantes e suas famílias pelos diferentes campos sociais, - sobre o desempenho escolar. O conhecimento dos processos e estratégias de escolarização de frações das elites e camadas médias abastadas permite investigar os investimentos escolares destes segmentos na educação da prole, ampliando a compreensão dos limites e possibilidades das escolas e reformas educacionais na democratização do ensino. Esta investigação pode trazer esclarecimentos acerca da "produção da qualidade de ensino" das escolas que normalmente compõem os rankings dos vestibulares das principais universidades, estimando o valor efetivamente agregado por elas. As características institucionais (escolas) e a densa malha de contextos micro e macro sociais que tecem as trajetórias escolares, a par da análise do impacto dos consumos e práticas sociais familiares sobre o rendimento escolar, poderá fornecer importantes subsídios para a interpretação do "sucesso" ou "fracasso" de determinadas escolas, bem como das disposições duráveis (habitus) e dos volumes e estruturas de capitais mais ou menos favoráveis às exigências da escolaridade. A seleção das escolas de prestígio visa abarcar uma clientela composta por diferente. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diana da Veiga Mandelert - Integrante / Zaia Brandão - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    Escolarização das Elites, Descrição: Este relatório apresenta os resultados da pesquisa A escolarização das elites. Rendimento escolar do mundo natal A pesquisa faz parte do programa de investigação do SOCED/Departamento de Educação da PUC-Rio. Desenvolvida em duas escolas de prestígio da cidade do Rio de Janeiro, a pesquisa procurou articular as perspectivas micro e macro social. Numa primeira etapa as observações em salas de aula e umas poucas entrevistas exploratórias serviram de base para o desenho de uma segunda etapa da investigação centrada em um survey. Este, composto de três questionários - alunos, pais e professores - foi aplicado nas turmas de 8ªs séries nas duas escolas. Os resultados da investigação permitiram traçar algumas características das estratégias combinadas famílias-escolas que garantem trajetórias escolares, principalmente exitosas, que por sua vez garantem as representações sociais sobre a qualidade dessas escolas. Práticas culturais das famílias e dos jovens indicam um forte componente de capital informacional na estrutura do capital cultural da clientela (pais e alunos), assim como a tendência, já assinalada por outros pesquisadores, de internacionalização das elites. As características do corpo docente indicam um grupo bastante experiente e estável nessas escolas, e com salários bem acima da média do seu grupo profissional. O SOCED, dando continuidade a este programa de investigação, ampliou a amostra para 10 escolas, incorporando a partir de 2004, entre outras, escolas de prestígio do setor público. Nessa continuidade da pesquisa (2004/2007) retomaremos abordagens mais qualitativas, sempre na perspectiva de construir ângulos de observação que se aproximem da interlocução com os dados mais gerais obtidos pelo survey. Algumas das análises que constam deste relatório sobre as famílias, professores e alunos foram apresentadas em seminários nacionais e internacionais, outras estão na forma de pré print e serão retomadas para publicação Em anexo, os leitores encontrarão a re. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Diana da Veiga Mandelert - Integrante / Zaia Brandão - Coordenador / Sibele Cazelli - Integrante / Maria Elena Martinez - Integrante / Cristina Carvalho - Integrante / Francisco Neri - Integrante / Lucília de Paula - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

Doutorado - Bolsa Nota 10, FAPERJ.

2005

Moção de Congratulações, Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

2004

Bolsa de Desempenho PUC-Rio, PUC-Rio.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação. , Rua São Francisco Xavier - de 280 a 526 - lado par, Maracanã, 20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23340231

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2014

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação -6616

  • 2011 - 2014

    Universidade Católica de Petrópolis

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

    Atividades

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de Dissertação I,II,III e IV, Prática de Pesquisa I e II, Sociologia da Educação: Questões Atuais, Acompanhamento de tese I

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Educação

    • 03/2013 - 06/2013

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de Pesquisa I,II,III e IV, Prática de Pesquisa I e II, Tópicos Especiais de Pesquisa

    • 02/2013 - 06/2013

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Educação

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Pesquisa I e II, Sociologia da Educação, Orientação de Pesquisa I,II, III e IV

    • 03/2012 - 07/2012

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Questões Epistemológicas e Pesquisa em Educação

    • 02/2012 - 06/2012

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa da Educação

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de Dissertação I,II,III e IV, Prática de Pesquisa I e II, Sociologia da Educação: Questões Atuais

  • 2002 - Atual

    Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Vínculo: Integrante de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Faço parte da equipe do grupo de pesquisa SOCED (Grupo de Pesquisas em Sociologia da Educação) coordenado pela prof. Zaia Brandão

  • 2006 - 2006

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

    Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Disciplina Sociologia da Educação 1 e 2 com a professora Zaia Brandão

  • 2003 - 2004

    Pré-vestibular Social Construção

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Professora de Lietartura do pré-vestibular social Construção na Comunidade Vila Canoas, em São Conrado