Endrews Willisses Ferreira Costa
Professor/Historiador licenciado em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Técnico em Edificações, formado em 2017 pelo Instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Maranhão, Campus Timon - IFMA. Participou do Programa de Iniciação Científica Voluntária - ICV/UFPI (2019-2020) e Programa de Iniciação à Docência Residência Pedagógica - PRP/CAPES/UFPI (2020-2022). Foi diretor de comunicação do Centro Acadêmico de História Igo Castro Carrero - Gestão 2019-2020; Participou do Projeto de extensão: Grupo de Estudos - História Política (2019-2021). Possui interesse em pesquisa nas áreas de Política, Educação, Cidade e Memória.
Informações coletadas do Lattes em 20/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em História
2018 - 2022
Universidade Federal do Piauí
Título: NAS SENDAS DO PROGRESSO: O desenvolvimento urbano e social de Timon/MA sob a perspectiva do jornal Correio de Timon (1956-1959)
Orientador: Cláudia Cristina da Silva Fontineles
Formação complementar
2021 - 2021
Assistente Financeiro. (Carga horária: 160h). , Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas, IFSUL, Brasil.
2020 - 2020
História e Historiografia: renovando olhares e objetos. (Carga horária: 22h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2019 - 2019
Historiografia: História e Cultura Política. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2018 - 2018
Digitalização de documento: Preservação e Proteção à Memória. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2020
ELEIÇÕES DE 1982: HISTÓRIA E REPERCUSSÕES NA IMPRENSA, Descrição: A sociedade brasileira, durante o período republicano, foi marcada por práticas de autoritarismo, sobretudo a partir do Golpe civil-militar implantado no país desde 1964. A partir de então, o Brasil vivenciou disputas nos rumos políticos e sociais, sobretudo no concernente ao discurso sobre a defesa da democracia, tanto pelos oponentes do Regime Militar, quanto por seus aliados, considerados os responsáveis pelo autoritarismo que se expandiu pelo Brasil. Mas o governo de exceção, coordenado pelos militares, foi muito contestado e criticado, sobretudo a partir do final da década de 1970, intensificando-se bastante durante a década de 1980, principalmente nas lutas pelas eleições diretas para a escolha dos líderes dos Poderes Executivos Municipais e Estaduais, nas eleições de 1982. O presente plano de trabalho tem por interesse fazer o levantamento de matérias jornalísticas publicadas na imprensa escrita do Piauí (jornais O Dia, O Estado, O Liberal, Inovação) e na imprensa nacional (revista Veja, jornal O Globo e jornal Folha de São Paulo). Pretende-se localizar e analisar os diferentes posicionamentos dos partidos políticos do período e dos meios de comunicação a respeito das eleições diretas e das regras eleitorais no período. Visa-se identificar o que se entendia por democracia e por autoritarismo, bem como os interesses que permeavam cada uma e as práticas que marcavam esses discursos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Endrews Willisses Ferreira Costa - Integrante / Claudia Cristina da Silva Fontineles - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências Humanas e Letras. , Universidade Federal do Piauí, Ininga, 64048901 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (86) 32155513
Experiência profissional
2018 - Atual
Universidade Federal do PiauíVínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Estudante de graduação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estudante de licenciatura plena em História da Universidade Federal do Piauí.
2019 - 2020
Universidade Federal do PiauíVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Orientando
Outras informações:
Orientando no programa de Iniciação Científica Voluntária - ICV sob orientação da Professora Dr. Cláudia Cristina da Silva Fontineles.
2019 - 2020
Universidade Federal do PiauíVínculo: Participante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 2
Outras informações:
Participante do Grupo de Estudos - História Política, coordenado pela Profa. Dra. Marylu Alves de Oliveira.
Atividades
-
03/2020 - 03/2021
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e Letras.,Atividade de extensão realizada, Pesquisador e auxiliar de extensão.
-
10/2019 - 10/2020
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Letras.,Cargo ou função, Diretor de Comunicação do Centro Acadêmico de História - CAHIS.
2022 - Atual
escola cristã shekinahVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 10
Outras informações:
Ministrando aulas de História. Artes e Ensino Religioso para turmas do 6°, 7° e 8° ano do Ensino Fundamental II
2020 - 2022
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente Pedagógico, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuando como Professor auxiliar de História nas escolas CETI Maria Melo (Ensino Fundamental II) e CETI Prof. Darcy Araújo (Ensino Médio). Além da elaboração e realização de Projetos Pedagógico, Artigos e apresentações teóricas e das vivencias em eventos relacionados.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Endrews Willisses Ferreira Costa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?