Daniel Vieira de Oliveira

Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia - CESB (2005). Tem experiência na área de Filosofia e Sociologia, com ênfase na docência para o ensino fundamental e médio. Possui Extensão Curricular Acadêmica em Sociologia e Educação Física e Esporte Escolar. É professor no Instituto de Educação Santo Antônio (Colégio Santo Antônio - Inesa) e no Colégio Maria Gomes Matias (MAGMA. É autor do projeto Sessão Especial ? ?Fraternidade e Superação da Violência - Uma visão a partir de Michel Foucault e Hannah Arendt.? - com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a defesa da construção de uma cultura de paz, da reconciliação e da justiça, como caminho para a superação da violência. - interferência filosófica proposta a partir da visão de Michel Foucault e Hannah Arendt.

Informações coletadas do Lattes em 17/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Filosofia

2003 - 2005

CESB
Título: Ética na Política
Orientador: Ronaldo Rodrigues da Silva

Formação complementar

2004 - 2004

Extensão universitária em Educação Física e Esporte Escolar. , Centro de Educação a Distância - UNB, CEAD - UNB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Participação em eventos

Competências Socioemocionais ? Educação para o século XXI/BNCC: As principais mudanças no Ensino Fundamental ? Anos finais. - O que muda com a BNCC? Conheça as mudanças que a Base traz para professores e gestores..Competências Socioemocionais ? Educação para o século XXI/BNCC: As principais mudanças no Ensino Fundamental ? Anos finais. - O que muda com a BNCC? Conheça as mudanças que a Base traz para professores e gestores.. 2018. (Encontro).

Formação e capacitação para utilização de novas metodologias de ensino ? Ensino Fundamental II e Ensino Médio..Formação e capacitação para utilização de novas metodologias de ensino ? Ensino Fundamental II e Ensino Médio.. 2016. (Encontro).

?Reorientação Curricular em Ação? ? Reorientação Curricular do Ensino Fundamental do 6 ao 9 ano no Estado de Goiás ? Currículo em Debate..?Reorientação Curricular em Ação? ? Reorientação Curricular do Ensino Fundamental do 6 ao 9 ano no Estado de Goiás ? Currículo em Debate.. 2007. (Simpósio).

Oficinas: Ética e Bioética: Desafios para o Ensino de Filosofia ? Laboratório Acadêmico e ?O Impacto da Filosofia no Século XXI? ? Laboratório Acadêmico..Oficinas: Ética e Bioética: Desafios para o Ensino de Filosofia ? Laboratório Acadêmico e ?O Impacto da Filosofia no Século XXI? ? Laboratório Acadêmico.. 2006. (Oficina).

49° Congresso da União Nacional dos Estudantes - UNE. 49° Congresso da União Nacional dos Estudantes - UNE. 2005. (Congresso).

Oficinas Pedagógicas do Projeto "COMUNICCA - Construção de Monitoria Criativa em Ação".Oficinas Pedagógicas do Projeto "COMUNICCA - Construção de Monitoria Criativa em Ação". 2005. (Oficina).

1° Seminário Nacional de Políticas Públicas para a Juventude.1° Seminário Nacional de Políticas Públicas para a Juventude. 2003. (Seminário).

30° Congresso da União Estadual dos Estudantes de Goiás (UEE - GO). 30° Congresso da União Estadual dos Estudantes de Goiás (UEE - GO). 2003. (Congresso).

Semana Acadêmica - "Quando Educar é Pensar". Semana Acadêmica - "Quando Educar é Pensar". 2003. (Congresso).

Terceira Semana Estudantil de Filosofia da UNB - 1° Colóquio Internacional Sobre a Diferença 1 Jornadas Libertárias.. Terceira Semana Estudantil de Filosofia da UNB - 1° Colóquio Internacional Sobre a Diferença 1 Jornadas Libertárias.. 2003. (Congresso).

Outras produções

OLIVEIRA, D. V. . ?FRATERNIDADE E SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA ? UMA VISÃO A PARTIR DE MICHEL FOUCAULT E HANNAH ARENDT.?. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLIVEIRA, D. V. . Jornal O Despertar. 2018; Tema: ?FRATERNIDADE E SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA ? UMA VISÃO A PARTIR DE MICHEL FOUCAULT E HANNAH ARENDT.?. (Site).

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

COLÉGIO SANTO ANTÔNIO - INESA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental e Médio

2017 - Atual

Instituto de Educação Santo Antônio - INESA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental e Médio

2016 - Atual

Colégio Maria Gomes Matias

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental e Médio