Miguel Silingardi Jorge
Graduando no curso de Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura, no Instituto de Biociências da UNESP Botucatu(IBB). Realiza atividades de iniciação científica no Laboratório de Matriz Extracelular(LabMEC),sob orientação do Professor Dr. Luis Antônio Justulin, investigando os efeitos da restrição proteica materna sobre a fisiologia duodenal de ratos, na prole de ratos machos. As ferramentas de trabalho são análises histológicas, imuno-histoquímica, expressão proteica(Western Blotting).
Informações coletadas do Lattes em 11/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em andamento em Ciências Biológicas
2020 - Atual
Formação complementar
2020 - 2020
Introdução à programação para Bioinformática com Python. (Carga horária: 8h). , Udemy, UDEMY, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Avaliação da histofisiologia óssea de ratos pós-desmame submetidos à restrição proteica materna, Descrição: A manutenção adequada do ambiente intrauterino é determinante para o desenvolvimento da prole, alterações neste período podem desencadear alterações na vida adulta dos descendentes, delimitando assim o conceito de programação fetal e Origem Desenvolvimentista da Saúde e da Doença (DOHaD). Diversos modelos experimentais são utilizados para estudar os efeitos da programação fetal, dentre eles a restrição proteica materna (RPM) gestacional e lactacional é um dos mais utilizados. Estudos epidemiológicos e experimentais têm demonstrado maior índice de doenças crônicas na população adulta de indivíduos cujas mães foram submetidas à RPM. Articulado a isso, diversos tecidos e órgãos são afetados pela RPM na prole, incluindo o crescimento e fisiologia óssea, que podem ser afetados diretamente pela ação dos fatores de crescimento, importantes na homeostasia dos tecidos, mas que também podem atuar em processos patológicos. Portanto, este projeto tem como objetivo investigar histofisiologia óssea em ratos submetidos à RPM, no dia pós-natal 21 (DPN 21), avaliando fatores de crescimento tecidual. Para isso, serão utilizados ratos machos da linhagem Sprague Dawley submetidos à RPM, divididos em dois grupos: Ratos nascidos de mães alimentadas com dieta normoproteica (CTR, 17% de proteína) ou dieta hipoproteica (GLLP, 6%), durante a gestação e lactação. No DPN 21, os animais serão eutanasiados. As tíbias coletadas e utilizadas para realização de análises morfológicas (coloração por hematoxilina-eosina e TRAP), além de imuno-histoquímica e Western Blotting para fatores de crescimento que regulam positivamente ou são inibitórios (FGF, IGF1, VEGF e TGFb1). Os resultados esperados são que, já no início da vida, a RPM ocasiona alterações no crescimento ósseo e na sua morfofisiologia e que essas alterações passam por alterações nos níveis dos fatores de crescimento, o qual pode ter relação com doenças ao envelhecimento. Palavras-chave: Restrição proteica materna, osso, crescimento ósseo, DOHaD.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Miguel Silingardi Jorge - Coordenador / Luis Antonio Justulin - Integrante / Matheus Naia Fioretto - Integrante / Sergio Alexandre Alcantara dos Santos - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Miguel Silingardi Jorge e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?