Jonathan Oliveira Santos
Formado no Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atualmente, graduando no Bacharelado em Psicologia pela mesma universidade. Como pesquisador, trabalhou sob supervisão da Dra. Djenane Brasil da Conceição durante um ano no Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia, Processos Educativos e Saúde, com ênfase na Análise do Comportamento, no Centro de Ciências da Saúde (UFRB). Desde maio de 2019, integra a Gestão Reconstruir Psi do Diretório Acadêmico de Psicologia da UFRB representando as demandas da classe discente.
Informações coletadas do Lattes em 17/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2020 -
Extensão universitária em Direitos humanos, saúde mental e racismo. (Carga horária: 30h). , Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do RJ, FESUDEPERJ, Brasil.
2020 - 2020
Intermediate General English. (Carga horária: 50h). , Stafford House International, SHI, Canadá.
2020 - 2020
Entender o mundo hoje: pandemia e periferias. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2020 - 2020
Arte em Tempos de Isolamento Social. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Cariri, UFCA, Brasil.
2019 - 2019
A Psicologia na Assistência Social. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Organização de eventos
SILVA, J. S. ; SANTOS, J. O. . Luau Psiquê de Apresentação do Diretório Acadêmico de Psicologia. 2019. (Outro).
ROCHA, M. M. ; SANTOS, J. O. ; DANTAS, J. S. ; SILVA, J. S. ; SANTOS, H. S. N. G. . Educação popular e saúde do idoso: valorizando experiências e promovendo direitos. 2018. (Outro).
CAMILO, V. ; SANTOS, J. O. . Raízes do Brasil: Uma viagem Gastronômica. 2017. (Outro).
Participação em eventos
1° Encontro Online de Saúde Mental: olhares sobre o cuidado em tempos de COVID-19. 2020. (Encontro).
Seminários de Pesquisa em Psicologia do Envelhecimento - Pessoas idosas e a pandemia da COVID-19: reflexões teórico-práticas. 2020. (Seminário).
CinePSI - Relacionamentos Contemporâneos em Hang The DJ. 2019. (Outra).
III Encontro de Psicologia da UFRB - Psicologia e Resistência Política: desafios contemporâneos. 2019. (Encontro).
Psico-Oncologia em pauta: 30 anos do Serviço de Psicologia do Hospital Aristides Maltez. 2019. (Outra).
Sessão aberta da Liga Acadêmica de Saúde da Família do Recôncavo da Bahia (LASF- Recôncavo) / Os componentes das Equipes de Saúde da Família e suas funções no cuidado integrado. 2019. (Outra).
Sessão aberta da Liga Acadêmica de Saúde da Família do Recôncavo da Bahia (LASF- Recôncavo) / Setembro amarelo: o que é? quais suas implicações?. 2019. (Outra).
CCS/UFRB: sonho, luta e realidade de um território - O que somos? O que precisamos ser?. 2018. (Outra).
Cinco Is da Geriatria - Incontinância urinária. 2018. (Outra).
Formação Profissional para a Saúde do Campo: o olhar dos movimentos sociais. 2018. (Outra).
Formação Profissional para a Saúde do Campo: o olhar dos movimentos sociais. 2018. (Outra).
II Encontro de Psicologia da UFRB e I Mostra de Estágios de Psicologia da UFRB. 2018. (Encontro).
MARIELLE, PRESENTE: uma dor de muitos - repercussões para o cenário político brasileiro. 2018. (Outra).
Nossas vivências em Gestalt-terapia (GT) e acompanhamento terapêutico (AT) durante o Estágio Supervisionado. 2018. (Outra).
Reencôncavo Saúde 2018.1 e Semana Acadêmica - Saúde e Democracia. 2018. (Seminário).
Saúde Mental na atenção básica. 2018. (Outra).
Seminário Reencôncavo Saúde e Semana Acadêmica 2018.2: Ser Re(en)côncavo é compromisso!. 2018. (Seminário).
XIII SEMULPATO - Seminário Multiprofissional de Patologia. 2018. (Seminário).
Corpo e saúde: interação para o auto cuidado do idoso. 2017. (Outra).
Dialogando sobre a Reforma Psiquiátrica e a RAP: Do manicômio ao tratamento em liberdade: avanços e impasses na reforma psiquiátrica / Problematizando a Rede de Atenção Psicossocial em Santo Antônio de Jesus.. 2017. (Outra).
Diálogos com a morte: atuação profissional, saúde e finitude. Tema do dia: Suicídio. 2017. (Outra).
Gênero e Sexualidade. 2017. (Outra).
Gêneros, sexualidades e sofrimento psíquico e emocional. 2017. (Outra).
I Simpósio de Ligas Acadêmicas do Recôncavo da Bahia: Interligando a Saúde da Criança,. 2017. (Simpósio).
IV RECONCITEC - Reunião de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia. 2017. (Outra).
Os desafios de uma roda de conversa a respeito da Constelação Familiar. 2017. (Seminário).
Reencôncavo Saúde 2017.1 - SUS: cenário de saberes e práticas no campo da saúde. 2017. (Seminário).
XII Encontro Regional de Estudantes de Psicologia Norte e Nordeste (EREP N/NE). 2017. (Encontro).
XIV Seminário Integrativo do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde: Tropicália "pela lei sociocultural dos encontros eu deixo e recebo um tanto". 2017. (Seminário).
XV Seminário Integrativo do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde: "democracia & liberdade, que surja a voz do povo". 2017. (Seminário).
Influência do gênero na saúde da população. 2016. (Oficina).
Reencôncavo Saúde 2015.2 - Na luta contra o Aedes: o perigo aumentou e a responsabilidade também. 2016. (Encontro).
RODA PSI Rodas de Discussão no Serviço de Psicologia: A política sobre drogas no Brasil e o impacto nas populações vulneráveis. 2016. (Outra).
XIII Seminário Integrativo do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde: "que a Universidade se pinte de povo". 2016. (Seminário).
Outras produções
SANTOS, J. O. ; ROCHA, M. M. . Educação popular e saúde do idoso: valorizando experiências e promovendo direitos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, J. O. . Empresa Júnior na Psicologia: conhecendo novas perspectivas. 2019. (Palestra).
SANTOS, J. O. ; LEAL, L. P. ; DANTAS, J. S. ; ANDRADE, J. C. ; SANTOS, K. L. ; FRANCA, A. S. . Vivência no BIS sob o olhar dos discentes concluintes com terminalidade em Psicologia. 2018. (Roda de Conversa).
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2019
Nomeação em questão: avaliar, induzir, compreender, Descrição: A ausência da capacidade de Nomeação pode ser uma das variáveis implicadas no fracasso escolar, pois crianças sem Nomeação aprendem melhor pelo ensino direto, raro em muitos ambientes escolares típicos. O ensino escolar típico composto por apresentações ou demonstrações dos conteúdos feitas pela professora, parece inócuo para crianças inaptas a aprender de modo incidental/indireto. A Nomeação implica, justamente, em aprendizagem incidental. Ao trabalhar com a Nomeação dispomos de uma ferramenta útil, relativamente simples e acessível para interferir nos desempenhos dos alunos da educação básica pública em nosso país, elevando os índices de sucesso escolar, caso identifiquemos a ausência desta capacidade no repertório comportamental das crianças no início dos anos escolares. A Nomeação consiste numa capacidade de aprendizagem do desenvolvimento verbal que integra as funções de ouvinte e falante e difere de, simplesmente, dizer o nome de objetos ou eventos. Há apenas dois estudos em português, envolvendo este conceito de Nomeação, com crianças com desenvolvimento atípico. Nenhum estudo avaliou a presença da capacidade de Nomeação em crianças com desenvolvimento típico, estudantes de escolas públicas brasileiras, matriculadas no Ensino Fundamental I. Neste sentido, este projeto intenta avaliar e induzir a capacidade de Nomeação em crianças do Ensino Fundamental I, de uma Escola Pública do Recôncavo da Bahia, devido ao potencial que a Nomeação apresenta de projetar a criança para um patamar em que a aprendizagem incidental, tão necessárias nas salas de aula típicas, ocorra. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jonathan Oliveira Santos - Coordenador / Camila Matos Magalhães da Silva - Integrante / Emily Ferreira Moraes Souza - Integrante / Adson Silva França - Integrante / Djenane Brasil da Conceição - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciência da Saúde. , Rua do Cajueiro, Cajueiro, 44574490 - Santo Antônio de Jesus, BA - Brasil, Telefone: (75) 36314629, URL da Homepage:
Experiência profissional
2016 - Atual
Universidade Federal do Recôncavo da BahiaVínculo: Graduando, Enquadramento Funcional: Graduando
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jonathan Oliveira Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?