Rosangela Rodrigues da Silva

Especialista em Atendimento Educacional Especializado - AEE - pela IESF (2023). Possui Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UNIFACEMA (2019). Visando trabalhar a produção autônoma do conhecimento como forma de promover a aprendizagem Contribuiu como voluntaria em um projeto "Eu sou Leitor". Desde 2021 atua como professora do 1 ao 5 ano do ensino fundamental. Cursou alguns programas de aperfeiçoamento dentre eles, Libras pela ASC ( Associação de Surdos de Caxias), e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva Pelo IFMA ( Instituto Federal do Maranhão), Visando aperfeiçoamento dos princípios da inclusão escolar e da diversidade em sala de aula. No seu trabalho atual promove a mediação do conhecimento prévios dos educandos aos conteúdos curriculares. Os seus principais interesses de estudos são temas voltados para a investigação e produção de conhecimento sobre as questões a cerca dos processos de ensino e aprendizagem na educação inclusiva, comtemplando a produção de recursos didáticos e estratégias de ensino e aprendizagem na inclusão escolar.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM ÊNFASE EM LIBRAS

2021 - 2023

Instituto de Ensino Superior Franciscano - IESF
Título: ATRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL DE AEE: mitos e realidades
Orientador: Elizangela Fernandes Martins

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia

2016 - 2019

Centro Universitário Facema
Título: EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Orientador: : Msc. Ana Patrícia Rodrigues Lopes Ferreira

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

C.E.Cesar Marques

Formação complementar

2024 -

Educação Especial na Pespctiva Inclusiva. (Carga horária: 180h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2023 - 2023

Curso Básico de Libras. (Carga horária: 120h). , ASSOCIAÇÃO DOS SURDOS DE CAXIAS, ASC, Brasil.

2019 - 2019

TEA - Roda de conversa pela conscientização do autismo. (Carga horária: 4h). , INSTITUTO SENTIDO E INSTITUTO CONTATO, SENTIDOS, Brasil.

2019 - 2019

OFICINA DE LIBRAS (LINGUAS BRASILEIRAS DE SINAIS. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2018 - 2018

VOLUNTARIO DIA D DO BRINCAR: VEM BRINCAR DE CORPO E ALMA. (Carga horária: 4h). , CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFª. FRANCILEIDE LEAL MOREIRA, CEIPFLM, Brasil.

2018 - 2018

PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA E EDUCAÇÃO. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2018 - 2018

A PRATICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE AEE NO AMBIENTE ESCOLAR. (Carga horária: 8h). , INSTITUTO SENTIDOS, SENTIDOS, Brasil.

2017 - 2017

VOLUNTARIA NA EXECUÇÃO DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NA SEMANA DA CRIANÇA. (Carga horária: 10h). , CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MARIA DAS NEVES COUTINHO, MÃE PRETA, Brasil.

2016 - 2016

OFICINA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS DA ESCOLA. (Carga horária: 5h). , Apoema Consultoria, Treinamentos e Coaching, Apoema, Brasil.

2016 - 2016

SINAIS BÁSICOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. (Carga horária: 10h). , INSTITUTO FEDERAL MARANHÃO, IFMA, Brasil.

2016 - 2016

OFICINA DIFERENÇAS NA ESCOLA: INCLUIR OU EXCLUIR?. (Carga horária: 5h). , Apoema Consultoria, Treinamentos e Coaching, Apoema, Brasil.

2016 - 2016

OFICINA A INDISCIPLINA E OS REFLEXOS NA SALA DE AULA. (Carga horária: 5h). , Apoema Consultoria, Treinamentos e Coaching, Apoema, Brasil.

2016 - 2016

OFICINA O BRINCAR E O APRENDER NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (Carga horária: 5h). , Apoema Consultoria, Treinamentos e Coaching, Apoema, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

SETEMBRO SURDO. 2022. (Congresso).

I CONGRESSO CAXIENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. 2018. (Congresso).

I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA. 2018. (Encontro).

II CICLOS DE PALESTRAS SOBRE O AUTISMO. 2018. (Oficina).

I SEMANA DA MATEMÁTICA. 2018. (Seminário).

II SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2017. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • SILVA, R. R. ; Silva,A.F.F.Francisco Felipe Araujo Silva ; R,L.L.Luciane Lima Rodrigues . Cibercultura na conjuntura escolar: desafios e perspectivas na sociedade do conhecimento.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

Unidade Integrada Municipal José Belmiro de Paiva

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor(a), Carga horária: 20

2024 - Atual

Unidade Integrada Municipal Renato Vilanova

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor(a), Carga horária: 20

2021 - 2023

Unidade Integrada Municipal Renato Vilanova

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor(a), Carga horária: 20