Luiz Carlos Bertoldi

Aluno de Graduação do Curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus de Curitibanos. Trabalha na área da Ciência das Plantas Daninhas, com enfoque no manejo de plantas daninhas na cultura do arroz irrigado.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Agronomia

2017 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2004

Escola de Educação Básica São Pedro

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Participação em eventos

I Evento Digital da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas. Atividade Residual de Quinclorac em Solo Úmido e Saturado Para o Controle de Ciperáceas. 2020. (Congresso).

XI CONGRESSO BRASILEIRO DO ARROZ IRRIGADO. ATIVIDADE RESIDUAL DE PENDIMETHALIN EM SOLO ÚMIDO E SATURADO NO CONTROLE DE CIPERÁCEAS. 2019. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • PRADO, L. G. ; BERTOLDI, L. C. ; KROLL, A. P. ; RADZINSKI, A. S. ; NOGATZ, B. ; DEMARTINI, S. C. ; OLIVEIRA NETO, A. M. ; GUERRA, N. . ATIVIDADE RESIDUAL DE PENDIMETHALIN EM SOLO ÚMIDO E SATURADO NO CONTROLE DE CAPIM MACHO E CAPIM ARROZ. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DO ARROZ IRRIGADO, 2019, Balneário Camboriú. Resumos, 2019.

  • VISENTIN, R. P. ; JOCHEM, W. ; COSTA, G. D. ; BERTOLDI, L. C. ; OLIVEIRA NETO, A. M. ; GUERRA, N. . ATIVIDADE RESIDUAL DE SAFLUFENACIL PARA CYPERUS IRIA. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DO ARROZ IRRIGADO, 2019, Balneário Camboriú. Resumos, 2019.

  • VISENTIN, R. P. ; KULIKA, L. H. ; JOCHEM, W. ; COSTA, G. D. ; BERTOLDI, L. C. ; OLIVEIRA NETO, A. M. ; GUERRA, N. . SAFLUFENACIL NO CONTROLE DE CYPERUS IRIA. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DO ARROZ IRRIGADO, 2019, Balneário Camboriú. Resumos, 2019.

  • BERTOLDI, L. C. ; PRADO, L. G. ; RADZINSKI, A. S. ; NOGATZ, B. ; DEMARTINI, S. C. ; OLIVEIRA NETO, A. M. ; GUERRA, N. . ATIVIDADE RESIDUAL DE PENDIMETHALIN EM SOLO ÚMIDO E SATURADO NO CONTROLE DE CIPERÁCEAS. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DO ARROZ IRRIGADO, 2019, Balneário Camboriú. Resumos..., 2019.

  • KIICHLER, Y. ; BERTOLDI, L. C. ; RADZINSKI, A. S. ; NOGATZ, B. ; OLIVEIRA NETO, A. M. ; GUERRA, N. . Atividade residual de quinclorac em solo úmido e saturado para o controle de poaceas. In: I Evento Digital da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas, 2020. Atividade Residual de Quinclorac em Solo Úmido e saturado Para o Controle de Poaceas, 2020.

  • NOGATZ, B. ; RADZINSKI, A. S. ; JOCHEM, W. ; BERTOLDI, L. C. ; OLIVEIRA NETO, A. M. ; GUERRA, N. . Aplicação de metsulfuron-methyl e milho cultivado em sucessão. In: I Evento Digital da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas, 2020. Aplicação de metsulfuron-methyl e o milho cultivado em sucessão, 2020.

  • RADZINSKI, A. S. ; NOGATZ, B. ; BERTOLDI, L. C. ; OLIVEIRA NETO, A. M. ; KROLL, A. P. ; GUERRA, N. . Períodos de interferência de plantas daninhas na cultura do alho. In: I Evento Digital da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas, 2020. Períodos de interferência de plantas daninhas na cultura do alho, 2020.

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Atividade residual de pedimenthalin em solo úmido e saturado para controle de plantas daninhas da família Cyperaceae, Descrição: A cultura do arroz irrigado tem grande importância para o estado de Santa Catarina, onde as regiões produtoras estão localizadas no médio vale do Itajaí, baixo vale do Itajaí, litoral norte e litoral sul. Pois muitos agricultores, tem como fonte de renda a produção desse grão. Entretanto como outras culturas o arroz está sujeito a infestação de várias espécies de plantas daninhas e com isso interferindo na produtividade, sendo necessário medidas de controle para essas espécies. Atualmente a principal medida de controle das plantas daninhas do arroz é com herbicidas, porém outras práticas são utilizadas, entre elas o manejo da água e preparo do solo. No entanto, o tipo de herbicida utilizado, também podem provocar interferência na planta do arroz e na produtividade, dependendo da dose utilizada, época, modo de aplicação, cultivar, etc. Com isso o objetivo do presente trabalho, é avaliar a atividade residual do herbicida pré-emergente (pendimenthalin) na cultura do arroz para o controle de espécies da família Cyperaceae. Para isso o experimento será feito em uma casa de vegetação, com 12 tratamentos e quatro repetições, em bandejas de plástico dispostos em uma bancada de 8 x 2 metros. Os tratamentos serão dispostos em esquema fatorial 2 x 6 + 2, onde o primeiro fator será representado pela umidade do solo (úmido e saturado) e a segunda por seis intervalos entre a aplicação do herbicida pedimenthalin e a semeadura das plantas daninhas (0, 15, 30, 45 e 60 dias). Também terá 2 testemunhas sem herbicida, uma com o solo úmido e outra para o saturado. Será avaliado o período de residual do herbicida para o controle de cuminho (Fimbristylis miliacea), junquinho (Cyperus iria) e tiririca-amarela (Cyperus esculentus). A avaliação será feita a cada 7 dias após a semeadura das plantas daninhas, dando notas de porcentagem de controle e da contabilizando a população de cada espécie em cada parcela. Espera-se que ao final do experimento se tenha resultados positivos, para disponibilizar aos agricultores nova alternativa de uso de herbicida, para o controle dessas espécies de plantas daninhas que interferem na produtividade do arroz. Entretanto, informar aos produtores que o uso do herbicida pré-emergente, impedirá a competição de plantas daninhas no arroz, no início da emergência da lavoura, onde haverá mais produtividade de grãos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Carlos Bertoldi - Coordenador / Luiz Gustavo do Prado - Integrante / Naiara Guerra - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional: