Giulianna Ornellas

Atualmente, mestranda bolsista da Capes do programa de Mestrado Acadêmico em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ), do eixo de Políticas, Planejamento, Gestão e Cuidado em Saúde. Graduada em Fisioterapia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (campus Realengo) em 2022. Atuações prévias: monitoria de Epidemiologia e Bioestatística no IFRJ (2018), estágio na Clínica da Família Raimundo Alves Nascimento e na Clínica da Família Josuete Sant'anna de Oliveira (2018), estágio na Clínica Escola do IFRJ (2019), estágio no Instituto de Neurologia Deolindo Couto (2019), estágio no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (2019), estágio como acadêmica bolsista no Centro Municipal de Reabilitação do Engenho de Dentro (2019) e estágio no Hospital Federal dos Servidores do Estado (2021-2022).

Informações coletadas do Lattes em 11/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Saúde Pública

2023 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz
Mariana Vercesi de Albuquerque.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Formação complementar

2024 - 2024

Workshop de dupla Tarefa na Pessoa Idosa: da avaliação ao tratamento. (Carga horária: 10h). , ReCog Cursos, RECOG, Brasil.

2022 - 2022

Pilates Completo - Clássico e Contemporâneo. (Carga horária: 60h). , Escola Brasileira de Saúde, EBSaúde, Brasil.

2020 - 2020

Blood Gas Analysis Essentials. , Medmastery, MEDMASTERY, Estados Unidos.

2020 - 2020

Acid-Base Essentials. , Medmastery, MEDMASTERY, Estados Unidos.

2020 - 2020

COVID Mini - The Disease. , Medmastery, MEDMASTERY, Estados Unidos.

2020 - 2020

Atividade Física e Envelhecimento. (Carga horária: 40h). , Centro Educacional Sete de Setembro, CESS, Brasil.

2020 - 2020

Desmistificando a deficiência. (Carga horária: 45h). , Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, UNASUS, Brasil.

2020 - 2020

Saúde da População Negra. (Carga horária: 45h). , Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, UNASUS, Brasil.

2020 - 2020

Ventilação Não Invasiva. (Carga horária: 30h). , Associação Brasil. Fisiot. Cardiorrespiratória e Fisiot. Terap. Intensiva, ASSOBRAFIR, Brasil.

2020 - 2020

Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa. (Carga horária: 16h). , Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, UNASUS, Brasil.

2020 - 2020

Ventilação Mecânica Básica. (Carga horária: 60h). , Associação Brasil. Fisiot. Cardiorrespiratória e Fisiot. Terap. Intensiva, ASSOBRAFIR, Brasil.

2020 - 2020

Implementando o Programa de Saúde na Escola - PSE. (Carga horária: 30h). , AVASUS, AVASUS-UFRN, Brasil.

2020 - 2020

Ações Estratégicas para a Saúde da Pessoa Idosa. (Carga horária: 10h). , Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, UNA-SUS, Brasil.

2020 - 2020

Condições Clínicas e Agravos à Saúde Frequentes em Pessoas Idosas. (Carga horária: 16h). , Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, UNA-SUS, Brasil.

2020 - 2020

Saúde da pessoa com deficiência na infância. (Carga horária: 45h). , Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, UNASUS, Brasil.

2020 - 2020

Uso Terapêutico de Oxigênio em Terapia Intensiva. (Carga horária: 24h). , Associação Brasil. Fisiot. Cardiorrespiratória e Fisiot. Terap. Intensiva, ASSOBRAFIR, Brasil.

2020 - 2020

Envelhecimento da População Brasileira. (Carga horária: 8h). , Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, UNA-SUS, Brasil.

2018 - 2018

Para elas: Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência. (Carga horária: 60h). , Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, UNA-SUS, Brasil.

2016 - 2016

Política Nacional de Saúde Integral LGBT. (Carga horária: 45h). , Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, UNA-SUS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Participação em eventos

5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Fragmentação de cuidados de saúde após alta hospitalar: redes de atenção à saúde e coordenação. 2024. (Congresso).

XXIV Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 2022. (Congresso).

I Seminário de Tecnologia Assistiva: Prescrição de Cadeira de Rodas com base na CIF. 2020. (Seminário).

I Seminário de Tecnologia Assistiva: Prescrição e Confecção de Órteses de Membro Superior. 2020. (Seminário).

I Workshop Online Fundamentos da Anatomia e Biomecânica. 2020. (Outra).

VIII Jornada Acadêmica de Fisioterapia (UFMS). 2020. (Outra).

III Semana de Extensão (SEMANEX) do IFRJ. 2019. (Outra).

Uma vivência fisioterapêutica com o método Pilates. 2019. (Oficina).

I Fórum do Napne Realengo: Acessibilidade e Inclusão. 2018. (Outra).

II Encontro de Fisioterapia Pélvica do HUGG. 2018. (Encontro).

II Semana Acadêmica de Fisioterapia do IFRJ. 2018. (Outra).

IRONMAN 70.3 (equipe de Fisioterapia). 2018. (Outra).

IV Semana da Saúde do IFRJ. 2018. (Outra).

Encontro Regional de Estudantes de Fisioterapia. 2017. (Encontro).

Fórum Estadual de Estudantes de Fisioterapia. 2017. (Outra).

IRONMAN 70.3 (equipe de Fisioterapia). 2017. (Outra).

IRONMAN 70.3 (equipe de Fisioterapia). 2016. (Outra).

Produções bibliográficas

  • AMORIM, J. S. C. ; ORNELLAS, G. ; LLOYD-SHERLOCK, P. ; PEREIRA, D. S. ; SILVA, A. ; DUIM, E. L. ; LIMA, C. A. ; PERRACINI, M. R. . Discontinuation of Health Interventions Among Brazilian Older Adults During the Covid-19 Pandemic: REMOBILIZE Study. INTERNATIONAL JOURNAL OF HEALTH SERVICES , p. 002073142210923, 2022.

  • ORNELLAS, G. ; AMORIM, J. S. C. . Aplicativos mobile para a reabilitação em idosos. In: Claudia Reinoso Araujo de Carvalho; Carolina Rebellato; Lilian Dias Bernardo. (Org.). Envelhecimento humano: questões contemporâneas em saúde. 1ed.Curitiba: Ap, 2021, v. 1, p. 333-352.

  • ORNELLAS, GIULIANNA ; AMORI, JULEIMAR . Descontinuidade de cuidados em saúde entre idosos brasileiros durante a pandemia por COVID-19: Estudo REMOBILIZE. In: IX Encontro da Saúde do IFRJ/Campus Realengo, 2022, Rio de Janeiro. Anais do IX Encontro da Saúde do IFRJ/Campus Realengo, 2021.

  • ORNELLAS, G. . Fragmentação de cuidados de saúde após alta hospitalar: redes de atenção à saúde e coordenação. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2022

    IMPACTO DA PANDEMIA POR CORONAVÍRUS (SARS-CoV-2) SOBRE A MOBILIDADE E QUEDAS EM IDOSOS: ESTUDO LONGITUDINAL DA REDE MOBILIZE BRASIL, Descrição: As pessoas idosas estão sendo afetadas pela pandemia por SARS-CoV-2, não apenas pela alta letalidade da Covid19 mas, pelas recomendações de distanciamento e isolamento social. A restrição da mobilidade nos espaços de vida, em particular fora de casa, pode gerar desfechos em uma espiral declinante, com declínio da saúde como o sedentarismo, e da funcionalidade, como as quedas. No entanto, o impacto da pandemia ao longo do tempo sobre a mobilidade das pessoas idosas é desconhecido. Objetivos: Investigar o impacto da pandemia por coronavírus (Sars-CoV-2) sobre a mobilidade de idosos que vivem na comunidade, e definir possíveis trajetórias de acordo com a adesão ao distanciamento social e variáveis sociodemográficas, atividade física e quedas. Métodos: Estudo longitudinal com seguimento de 12 meses, com idosos de 60 anos e mais. Idosos com diagnóstico de demência e ou declínio cognitivo, com problemas de visão ou audição graves, ou com limitações graves na comunicação poderão ser incluídos com entrevistas respondidas por um cuidador familiar (proxy). O recrutamento dos participantes será realizado por conveniência na comunidade local e, através de mídias sociais. Os dados serão coletados usando um questionário estruturado que será realizado em plataforma digital (SurveyMonkey®) respondido pelo participante de forma independente ou com ajuda, ou por meio de ligação telefônica. Serão realizadas reavaliações em 3, 6 e 12 meses usando meios digitais e/ou ligações telefônicas. Os desfechos de interesse deste estudo serão a mobilidade nos espaços de vida avaliada pelo Life-Space Assessment (LSA), comportamento sedentário aferido por meio do Sedentary Behaviour Questionnaire e a ocorrência de quedas por autorrelato. Resultados Esperados: Definir possíveis trajetórias da mobilidade nos espaços de vida e entender como os idosos estão respondendo às recomendações do distanciamento social pode ajudar os gestores de saúde e profissionais a implantar medidas para mitigar os possíveis efeitos adversos da pandemia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Giulianna Ornellas - Integrante / Juleimar Soares Coelho de Amorim - Coordenador / Marcella Tavares Ladislau de Souza - Integrante / Matheus da Silva Ferreira - Integrante / Dayanne Ádyla Cândido Duarte - Integrante.

  • 2019 - 2020

    ADESÃO AO APLICATIVO IDOSO ATIVO E EFETIVIDADE NO DESEMPENHO FÍSICO E FUNCIONAL DE IDOSOS COM OSTEOARTRITE DE JOELHO: ENSAIO CLÍNICO PILOTO, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juleimar Soares Coelho de Amorim em 08/09/2022., Descrição: Na Fisioterapia, é comum a prescrição de exercícios domiciliares por meio de cartilhas, entretanto, a realização de exercícios terapêuticos por meio de aplicativos ainda não foi discutida na literatura. O objetivo do projeto é verificar a adesão e a efetividade do uso do aplicativo para smartphone no desempenho físico e funcional de idosos. Será conduzido um estudo experimental, com idosos diagnosticados com osteoartrite que aguardam atendimento na Clínica Escola de Fisioterapia do IFRJ, divididos em dois grupos (Aplicativo e Cartilha) aleatoriamente, para realização de exercícios terapêuticos domiciliares. O desfecho primário selecionado será a adesão do paciente às orientações domiciliares por cartilha e secundário as medidas físicas e funcionais de marcha, mobilidade, força e potência muscular. Esperamos que as evidências resultantes do projeto possibilitem melhor compreensão da adesão dos idosos aos aplicativos de smartphone para realização de exercício domiciliar e definam a efetividade dos exercícios propostos pelo aplicativo Idoso Ativo na melhora do desempenho físico e funcional de idosos.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Giulianna Ornellas - Integrante / Juleimar Soares Coelho de Amorim - Coordenador / Luiza Prudente Paura - Integrante / Jéssica Capichoni Conceição - Integrante.