Luana Schwinden Barreiro

Enfermeira da UTI do Hospital SOS Cárdio em Florianópolis. Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro fundadora e ex-Presidente da Liga Acadêmica de Enfermagem em Terapia Intensiva - LACETI UFSC, membro do GEASS UFSC (Laboratório de Pesquisas no Cuidado de Pessoas em Situações Agudas de Saúde). Pós-graduanda em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Informações coletadas do Lattes em 11/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Enfermagem em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva

2023 - Atual

Universidade do Sul de Santa Catarina

Graduação em Enfermagem

2017 - 2022

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Absenteísmo e carga de trabalho da equipe de enfermagem em unidade de terapia intensiva
Orientador: Daniele Delacanal Lazzari

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2016

Escola de Educação Básica Irmã Maria Teresa

Formação complementar

2021 - 2021

Ventilação Mecânica Básica. (Carga horária: 15h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

Participação em eventos

72º Congresso Brasileiro de Enfermagem. REORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DA ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. 2021. (Congresso).

72º Congresso Brasileiro de Enfermagem. NURSING ACTIVITIES SCORE: TRAJETÓRIA DO INSTRUMENTO DO PAPEL À NUVEM EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. 2021. (Congresso).

72º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2021. (Congresso).

I Jornada Acadêmica sobre Cuidado a Pessoa com Estomias, Feridas e Incontinências (LAPEFE). 2020. (Outra).

I Simpósio de Interligas de Enfermagem em Pediatria e Neonatologia. 2020. (Simpósio).

Primeiros Socorros na obstrução de vias aéreas por corpo estranho. 2020. (Outra).

Semana Brasileira de Enfermagem UFSC. 2020. (Outra).

X Simpósio Internacional de Enfermagem: Celebrando a história, inovando e inspirando o futuro. 2020. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • BARREIRO, L. S. . Nursing Activities Score: avaliação da assistência e das atividades de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto. In: 32º Seminário de Iniciação Cientifica e Tecnológica da UFSC, 2022, Florianópolis. Anais SIC 2022 ? IC. Florianópolis, 2022.

  • LAZZARI, D. D. ; BECKER, A. ; GALETTO, S. G. S. ; ACOSTA, C. M ; BARREIRO, L. S. . REORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DA ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. In: 72º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2021, Florianópolis. O futuro da qualidade do cuidado em enfermagem e saúde, 2021.

  • CAMARGO, M. D. ; LAZZARI, D. D. ; SILVEIRA, D. T. ; MORAES, K. B. ; BARREIRO, L. S. . NURSING ACTIVITIES SCORE: TRAJETÓRIA DO INSTRUMENTO DO PAPEL À NUVEM EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. In: 72º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2021, Florianópolis. O futuro da qualidade do cuidado em enfermagem e saúde, 2021.

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    NURSING ACTIVITIES SCORE: avaliação da assistência de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Daniele Delacanal Lazzari em 05/01/2023., Descrição: O Nursing Activities Score (NAS) é um instrumento validado para mensurar as horas de assistência de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva, cuja eficiência tem sido continuamente reforçada por pesquisas nacionais e internacionais. Realizar a gestão de recursos em terapia intensiva quando se trata de pacientes graves e produzir indicadores acerca dos cuidados de Enfermagem mediante a utilização de instrumentos específicos, tais como o NAS, favorece a dimensão gerencial da profissão e consequentemente, também a assistencial. Outros instrumentos podem ser dispostos em conjunto a fim de compreender as demandas de cuidado e os recursos humanos e planejá-los, contribuindo para assistência de qualidade ao produzir parâmetros qualitativos e quantitativos de avaliação. Dentre estes, para além do Nurse Activities Score, podem ser citadas as escalas de Perroca, que objetiva avaliar a complexidade dos pacientes, e Fugulin, que mede o grau de dependência dos pacientes com relaçao à enfermagem. Trata-se de um estudo longitudinal prospectivo, quantitativo, com o objetivo principal de identificar as demandas de enfermagem quanto às horas assistenciais dispendidas de uma Unidade de Terapia Intensiva adulto por meio da aplicação do Nursing Activities Score e associação deste com outras escalas. O estudo será realizado em um hospital público de médio porte, cuja Unidade de Terapia Intensiva atende pacientes clínicos e cirúrgicos das mais diversas especialidades. Atualmente estao disponíveis doze leitos. O quantitativo da Enfermagem na referida unidade é de 64 profissionais, divididos em turnos diurnos e noturnos. Para estimar o tempo de assistência direta de enfermagem será utilizado o sistema de classificação Nursing Activities Score (NAS). A fim de identificar a complexidade dos pacientes e seu grau de dependência, serão utilizadas as escalas de Perroca e Fugulin, respectivamente. Outras associações serão investigadas, tais como a carga de trabalho, atividades prevalentes de enfermeiros e técnicos de enfermagem e consequentemente, o processo de trabalho da enfermagem de maneira geral.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Schwinden Barreiro - Integrante / Daniele Delacanal Lazzari - Coordenador / Alex Becker - Integrante / Maximiliano Dutra de Camargo - Integrante / Eliane Regina Pereira do Nascimento - Integrante / Daniele Cristina Perin - Integrante / Clarice Koerich - Integrante / Juliana Gulini - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2022

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

2023 - Atual

SOS Cárdio - Serviços Hospitalares SC - Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira UTI, Carga horária: 40

2023 - 2023

UPA Continente

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 36