Igor Santos Cassiano
Psicólogo graduado pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atua na clínica sob a perspectiva teórica do humanismo fenomenológico, atendendo adultos e idosos. Pós graduado em Gerontologia pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Possui formação em Tanatologia, Psicologia Hospitalar, ACP, Primeiros Socorros Psicológicos e Plantão Psicológico. Oferece os serviços de psicoterapia individual e em grupo na clínica.
Informações coletadas do Lattes em 11/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Gerontologia
2022 - 2023
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Título: Grupo de escuta e de acolhimento, através da arte, como uma possibilidade de promover qualidade de vida para pessoas idosas institucionalizadas que apresentam o diagnóstico de depressão
Orientador: Anny Caroline Lalli Dedicação
Aperfeiçoamento em Formação em Tanatologia
2021 - 2022
Instituto Escutha
Título: Projeto Escutha com Arte: Grupo Virtual de Acolhimento para Enlutados. Ano de finalização: 2022
Orientador: Fernanda Gomes Lopes
Aperfeiçoamento em Formação em Psicologia Hospitalar
2019 - 2020
Instituto Escutha
Título: Psicologia Hospitalar. Ano de finalização: 2020
Orientador: Fernanda Gomes Lopes
Formação complementar
2019 -
Extensão universitária em Grupo de Estudo Sobre Fenomenologia e Saúde. (Carga horária: 20h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2019 -
Curso de Formação em Psicologia Hospitalar. (Carga horária: 120h). , Escutha Psicologia e Saúde, ESCUTHA, Brasil.
2021 - 2021
Acompanhamento Terapêutico no Envelhecimento. (Carga horária: 40h). , Portal do Envelhecimento Comunicação, PORTAL, Brasil.
2021 - 2021
Psicologia do Envelhecimento. (Carga horária: 40h). , Portal do Envelhecimento Comunicação, PORTAL, Brasil.
2021 - 2021
Introdução à Psicologia do Envelhecimento. (Carga horária: 12h). , Espaço Longeviver, ESPAÇO LONGEVIVE, Brasil.
2020 - 2020
Intervenções Psicológicas em Crise: Reflexões e Possibilidades de Atuação. (Carga horária: 40h). , Instituto Escutha, ESCUTHA, Brasil.
2020 - 2020
Psicofarmacologia. (Carga horária: 30h). , Centro Educacional e Cultural Fratelli, FRATELLI, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Grupo de Estudos Saúde Coletiva. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Grupo de Estudos Sobre Preconceito Contra Idosos. (Carga horária: 20h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2019 - 2019
Plantão Psicológico, modalidade Clínica Contemporânea. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário Farias Brito, FB UNI, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Grupo de Estudos Sobre Método Fenomenológico e Merleau-Ponty. (Carga horária: 20h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Grupo de Estudo de Psicanálise e Foucault. (Carga horária: 10h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Grupo de Estudos sobre Famílias e Resiliência. (Carga horária: 20h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Organização de eventos
CASSIANO, I. S. ; LOPES, J. P. . Simpósio Interdisciplinar de Luta Antimanicomial. 2019. (Outro).
CASSIANO, I. S. . IV Colóquio Internacional sobre a Clínica Humanista Fenomenológica. 2018. (Outro).
Participação em eventos
Curso Luto em Tempos de COVID-19: possibilidades de acolhimento e cuidado. 2021. (Outra).
Cuidados Paliativos e Bioética: reflexões em tempos de COVID-19. 2020. (Encontro).
Conferência Fenomenologia Clínica e Psicoterapia. 2019. (Encontro).
Conversa Awere "Cuidados Paliativos". 2019. (Encontro).
Curso Avançado de Plantão Psicológico. 2019. (Outra).
Prevenção do Suicídio e Implicações para as Práticas do Psicólogo. 2019. (Encontro).
Prevenção e Negociação em Crise Suicida. 2019. (Encontro).
Temas em Psicologia Hospitalar: Oncologia, Cuidados Paliativos e Luto. 2019. (Encontro).
XIX Encontro de Iniciação à Docência.A utilização de seminários na disciplina de Psicologia Hospitalar para o processo de ensino-aprendizagem. 2019. (Encontro).
Ansiedade Social na visão da Terapia Cognitivo-Comportamenal. 2018. (Outra).
III Semana do Cérebro. 2018. (Encontro).
Introdução à Tanatologia. 2018. (Outra).
Jornada Multiprofissional de Gerontologia. 2018. (Outra).
Palestra sobre Reforma Psiquiátrica e Redução de Danos: Tática e Ética. 2018. (Encontro).
XX Mostra das Práticas Integrativas do curso de Psicologia.Narcóticos Anônimos: Grupos de autoajuda como um tratamento da adicção. 2018. (Encontro).
A prática do psicólogo hospitalar na assistência, no ensino e na pesquisa: diálogos possíveis. 2017. (Encontro).
Bullyng: uma violência silenciosa. 2017. (Encontro).
Conexão CCS - 2017. 2017. (Encontro).
Escrita Acadêmica. 2017. (Oficina).
II Semana do Cérebro. 2017. (Encontro).
Primeiro Seminário Interdisciplinar Sobre Sonho. 2017. (Seminário).
Psicologia e Arte na Contemporaneidade. 2016. (Outra).
Produções bibliográficas
-
GOMES LOPES, FERNANDA ; SABINO PAIVA, GLENDA ; FERNANDES FARIAS, NAZKA ; SANTOS CASSIANO, IGOR ; SILVEIRA PENHA, PRISCILA . EDUCAÇÃO PARA MORTE. CADERNOS ESP (ONLINE) , v. 16, p. 122-127, 2022.
-
MELO, A.K.S. ; CASSIANO, I. S. ; CARVALHO, L.B. ; MOREIRA, V. . Plantão humanista fenomenológico em um serviço-escola. In: IV Congresso Luso Brasileiro de Práticas Clínicas Fenomenológicos-Existenciais, 2020, Rio de Janeiro. Anais do IV Congresso Luso Brasileiro de Práticas Clínicas Fenomenológicos-Existenciais. Rio de Janeiro: IFEN, 2020. v. 1. p. 167-168.
-
PEREIRA, L.C.S. ; CASSIANO, I. S. ; CARVALHO, L.B. ; MELO, A.K.S. . Grupo de estudos virtual como espaço de aprendizagem e cuidado na pandemia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASSIANO, I. S. ; PEREIRA, L.C.S. ; CARVALHO, L.B. ; MELO, A.K.S. . Plantão Humanista Fenomenológico: A experiência do inesperado em um serviço-escola. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASSIANO, I. S. ; NUNES, A. W. F. O. ; LOPES, J. P. . Fenomenologia e o mundo vivido esquizofrênico: um estudo de caso clínico. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CASSIANO, I. S. ; NUNES, A. W. F. O. ; GONÇALVES, R.C. . Narcóticos Anônimos: Grupos de autoajuda como um tratamento da adicção. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
Práticas de cuidados em saúde com a População em Situação de Rua, Descrição: Em razão da magnitude que representa o cuidado em saúde a População em Situação de Rua (PSR), entende-se que todos os esforços devem ser realizados para a melhoria na efetividade da assistência prestada a esse público, levando-se em consideração aspectos relacionados a produção da autonomia dos usuários e a oferta de novas redes de cuidados qualificados. A produção do cuidado às PSR é uma estratégia de fortalecimento da saúde, integração das práticas e dos saberes multiprofissionais entre a equipe e os serviços de saúde bem como a articulação entre os usuários. Levando em consideração os entraves que existem na produção do cuidado às PSR, como a dificuldade ao acesso aos serviços de saúde, a continuidade do cuidado e as práticas em saúde que são realizadas pelos profissionais que atuam no cuidado direto e indireto, bem como a formação e instrumentalização desses para o desenvolvimento de competências adequadas para trabalhar com esse público, através de inovações e modificações no campo de práticas em saúde, observa-se que existe negligência ao acesso por essa população, seja por questões estigmatizadas por si e pela sociedade, assim como por parte dos profissionais, por sua vez, enfraquece a inclusão dessas pessoas ao que preconiza as políticas públicas voltadas a esse público. Com isso as práticas de cuidado desenvolvidas junto a PSR são armas importantes para combater as iniquidades em saúde, tendo em vista o cuidado humanizado, equânime e integral a essa população, o que contribui para a valorização enquanto ser humano e cidadão com direitos e deveres. Diante disso, faz-se necessário o fomento das reflexões acerca das práticas de cuidados prestados a essa população pelos serviços de saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Igor Santos Cassiano - Integrante / Anna Karynne da Silva Melo - Integrante / Joice Fabricio de Souza - Coordenador.
-
2018 - Atual
Sofrimento e Adoecimento: Concepções nos Campos Saúde Coletiva e Saúde Mental, Descrição: O projeto se propõe a construir uma reflexão sobre as concepções de sofrimento e adoecimento nos campos Saúde Coletiva e Saúde Mental, assim como as implicações dessas concepções para o diagnóstico de um quadro psicopatológico e as propostas de intervenções no campo da saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Igor Santos Cassiano - Integrante / Anna Karynne da Silva Melo - Coordenador / Liliane Brandão Carvalho - Integrante / Amanda Goyanna Petri Feitosa - Integrante / Francisco Jackson Pereira Alves - Integrante / Lucas Lima Campos - Integrante / Andressa Silvino de Souza - Integrante / Lana Carolina Silva Pereira - Integrante / João Marcos de Araújo Leite - Integrante / Joice Fabricio de Souza - Integrante.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Igor Santos Cassiano e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?