Marcio Mendes

Graduado em Publicidade pela PUCCAMP e Consultor de Marketing formado pela Madia Marketing School, com MBA em Gestão da Sustentabilidade pela FGV. Atua como Consultor na Marketing Sustentável, uma empresa especializada na gestão de marcas e negócios voltados para a sustentabilidade. Além de empreendedor pelo Grupo MEGA SHARE, uma empresa de marketing com atuação consolidada desde 1996, que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável.Como acadêmico e pesquisador, é estudioso de metodologias que estabelecem metas e indicadores para o Desenvolvimento Sustentável, realizando eventos em diversos formatos sobre ESG, Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular. Seu foco é na comunicação e divulgação dos resultados dessas metas e indicadores de forma consolidada para todos os stakeholders. É responsável pelo site Marketing Sustentável (www.marketingsustentavel.com.br) e desenvolve a plataforma M(S) Mundo Sustentabilidade (www.mundosustentabilidade.com.br), que visa promover o consumo e a produção responsáveis.Desempenha o papel de Diretor de Marketing e Eventos da Abraps Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, e é coautor e embaixador do Manifesto 17:30 (www.manifesto1730.com.br), um documento que convoca profissionais para apoiar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU/PNUD.Foi Vice-Presidente de Agências do POPAI Brasil, a associação nacional dedicada ao desenvolvimento de retail e shopper marketing, e Diretor de Relações Institucionais do Comitê de Relações Sustentáveis da Ampro, Associação Brasileira de Live Marketing. Ao longo da carreira, atendeu a grandes clientes, incluindo Red Bull, Ceras Johnson, Odebrecht, Braskem, Tigre, Dotz, Nissin, Colgate-Palmolive, Chevrolet, Pernod Ricard, Coca-Cola, Net, Banco Votorantim, BV Financeira, LG, Panasonic, Brown-Forman, Boni Brasil, Caixa Seguros, Cultiverde, Davene, Diageo, Dr. Oetker, Cocamar, Phisalia, Banco Toyota e Bayer.

Informações coletadas do Lattes em 11/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Publicidade e Propaganda

1986 - 1989

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Título: Campanha produtos Cica
Orientador: Não lembro

Formação complementar

2015 - 2016

MBA em Master in Administration: Gestão da Sustentabilidade. (Carga Horária: 480h). , Fundação Getulio Vargas - Matriz, FGV/SP UNIC, Brasil. , Título: O marketing da era da colaboração: o protagonismo das marcas e empresas para a promoção do desenvolvimento sustentável. , Orientador: Marcio Monzoni. , Palavras-chave: Marketing; Branding; Desenvolvimento sustentável; Sustentabilidade; Colaboração; Propósito.

2014 - 2014

Programa de Mentoring, Coaching e Certificação de Consultores de Marketing. (Carga horária: 40h). , Madia Marketing Scholl, MADIA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: MARKETING.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Desenvolvimento sustentável.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e propaganda.

Organização de eventos

MENDES, M. ; OLIANI, R. F. ; NAKAGAWA, M. H. . Seminário de ESG e Cultura para Economia Circular. 2024. (Congresso).

MENDES, M. ; OLIANI, R. F. ; MORAES, N. G. . ODS Talks "Cidades & Empresas". 2023. (Congresso).

MENDES, M. ; OLIANI, R. F. ; NAKAGAWA, M. H. . Seminário de ESG e Cultura para Economia Circular. 2023. (Congresso).

MENDES, M. ; OLIANI, R. F. ; NAKAGAWA, M. H. . Festival de Cultura, ESG e Sustentabilidade. 2023. (Festival).

MENDES, M. ; OLIANI, R. F. ; MORAES, N. G. . ODS Talks. 2022. (Congresso).

MENDES, M. ; OLIANI, R. F. . ODS Talks "Ambição, Engajamento & Ação". 2021. (Congresso).

MENDES, M. ; OLIANI, R. F. . ODS Talks. 2020. (Congresso).

MENDES, M. ; OLIANI, R. F. . ODS Talks. 2019. (Congresso).

MENDES, M. ; OLIANI, R. F. . ODS Talks "Company". 2018. (Congresso).

Participação em eventos

28º Backstage ABIESV.O profissional de varejo e o desenvolvimento sustentável. 2018. (Encontro).

EBS Buyers Club Café.Eventos sustentáveis: muito além do tapete verde. 2018. (Encontro).

Feira EBS. Eventos sustentáveis: muito além do tapete verde. 2018. (Feira).

ODS Talks Abraps.Marketing pelo Desenvolvimento Sustentável. 2018. (Encontro).

ODS Talks Abraps.Marcas de nosso século: o marketing como principal parceiro do desenvolvimento sustentável. 2018. (Encontro).

Innovapack. Ferramentas para sustentabilidade. 2017. (Congresso).

Sustainable Brands.Manifesto 17:30 Abraps. 2017. (Seminário).

Clube do Trade - Podcast #15.A visão do POPAI sobre o Live Marketing. 2016. (Outra).

Palestra Sebrae / POPAI.PDV Humanizado. 2016. (Encontro).

SIM Varejo POPAI. Indústria e Varejo: Sinergia de Sucesso. 2016. (Congresso).

Supplyside - Fispal Tecnologia. Foco no mercado: ações inovadoras para atrair consumidores no ponto de venda. 2016. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Live Marketing Ampro. Relações sustentáveis entre clientes e agências de live marketing. 2015. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

bruno curcino hanke

ALMEIDA, A. A.;HANKE, B. C.; REPOLEZ, C.. A relação entre a subjetividade e o social na obra de Fernando Gonzalez Rey ? uma compreensão dialética entre os aspectos pessoais e os aspectos sociais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Pitágoras - Betim/MG.

Maria Cristina Nascentes Cabral

CABRAL, Maria Cristina N.. Centro de Reabilitação Rana. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estácio de Sá.

Foi orientado por

JOSE FELIPE FERREIRA DE SOUZA

Gestão Autocrática nas instituições financeiras públicas do Brasil: um estudo nas agências bancárias do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal da cidade de Osasco/SP; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas (MBA)) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: José Felipe Ferreira de Souza;

Maria Cristina Nascentes Cabral

Centro de Reabilitação Rana; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria Cristina Nascentes Cabral;

Adriana Alves de Almeida

A relação entre a subjetividade e o social na obra de Fernando Gonzalez Rey: uma compreensão dialética entre os aspectos pessoais e os aspectos socias; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Adriana Alves de Almeida;

Produções bibliográficas

  • MENDES, M. . Marketing Sustentável em todas as suas cores. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDES, M. . Sustentabilidade para ninguém ficar imóvel com ela. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDES, M. . Governança de resultados e o Marketing Sustentável. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENDES, M. . A importância do ESG na estratégia corporativa. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDES, M. . Concentração total para criar um mundo melhor. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDES, M. . Empoderamento pela Ética. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

MENDES, M. . Marketing Sustentável. 2016; Tema: Marketing e sustentabilidade como aliados do desenvolvimento sustentável. (Site).

MENDES, M. . Comunicação, Live Marketing e Mais. 2015; Tema: Comunicação, Live Marketing e Mais. (Blog).

MENDES, M. . ODS 17 Parcerias e Meios de Implementação. 2024. .