Lorena de Paula Silva
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestranda no programa de Cognição e Comportamento na mesma universidade. Atua como psicoterapeuta de adultos e idosos em abordagem cognitivo-comportamental e com estimulação cognitiva em idosos. Antiga integrante da diretoria da Associação de Terapias Cognitivas de Minas Gerais (ATC-Minas) e vice coordenadora da ATC-Minas Jovem. Possui experiência na área de neuropsicologia e avaliação psicológica, e em pesquisa na área de adaptação de instrumentos clínicos, TDAH adulto e pesquisas de idosos. Contato: psi.lorenadepaula@gmail.com
Informações coletadas do Lattes em 21/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Psicologia: Cognição e Comportamento
2023 - Atual
Universidade Federal de Minas Gerais
Pricila Cristina Correa Ribeiro.
Formação complementar
2022 -
Extensão universitária em Liga de Terapia Cognitivo Comportamental. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2022 -
Curso de Atualização em Psicogerontologia. (Carga horária: 138h). , Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, HC-UFMG/Ebserh, Brasil.
2021 - 2022
Extensão universitária em Liga de Terapia Cognitivo Comportamental. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2020 - 2021
Extensão universitária em Liga de Geriatria e Gerontologia. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2020 - 2021
Fundamentos da saúde do idoso. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2020 - 2020
Grupo de estudos Para além da pseudodemência. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2020 - 2020
Educação Interprofissional na Atenção Básica. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicoterapia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuropsicologia, Avaliação Psicológica e TDAH.
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2021
INVESTIGAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS PSICOMÉTRICAS E NORMATIZAÇÃO DA ESCALA BARKLEY DE DÉFICITS NO FUNCIONAMENTO EXECUTIVO (BDEFS PARA ADULTOS) PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA, Descrição: O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que atinge de 3% a 7% da população, afetando crianças, adolescentes e adultos. O TDAH vem sendo estudado em crianças por quase um século, mas somente há algumas décadas foi dada atenção ao fato de que esta patologia persiste na vida adulta. Estudos longitudinais demonstraram que o TDAH persiste na vida adulta em torno de 60 a 70% dos casos (Barkley et al., 2002). A apresentação clínica do TDAH compreende três categorias principais de sintomas: desatenção, impulsividade e hiperatividade (American Psychology Association [APA], 2001), que se manifestam em diferentes ambientes e causam comprometimento funcional. A presença de déficits de funções executivas é frequentemente encontrada em portadores de TDAH. A Escala Barkley de Déficits no Funcionamento Executivo (BDEFS) é uma ferramenta para avaliação do funcionamento executivo do dia-a-dia do adulto. É uma escala desenvolvida a partir de cinco dimensões das funções executivas: auto-gerenciamento do tempo; auto-organização e resolução de problemas; auto-disciplina; auto-motivação e concentração. Esta escala é composta por 89 itens e oferece cinco opções de respostas de frequência. Foram desenvolvidas duas versões da escala. A primeira deve ser completada pelo paciente enquanto a segunda deve ser preenchida por alguém que conheça bem o participante. Objetivos: Investigar as características psicométricas de uma adaptação brasileira da BDEFS; propor normas de interpretação dos escores do instrumento para adultos brasileiros; comparar a pontuação do grupo com portadores de TDAH com aquela obtida pelo grupo controle; e verficar se existe correlação entre a pontuação de adultos portadores de TDAH e controles na BDEFS com o seu desempenho em tarefas neuropsicológicas de funções executivas. Materiais e métodos: O estudo consistirá na aplicação da BDEFS em uma amostra de adultos controles, para obtenção de valores de referência par.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lorena de Paula Silva - Integrante / Victor Polignano Godoy - Integrante / Leandro Fernandes Malloy-Diniz - Coordenador.
-
2014 - Atual
Influência de aspectos psicossociais sobre a ocorrência de agravos da saúde de idosos, Descrição: Este projeto visa Identificar fatores sociais, comportamentais e de estilo de vida associados à demência, à depressão e às perdas funcionais em idosos. Além disto, busca identificar fatores protetores e associados a desfechos positivos na velhice, como a satisfação com a vida, a manutenção da capacidade funcional e das funções cognitivas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lorena de Paula Silva - Coordenador / Pricila Cristina Correa Ribeiro - Integrante.
Prêmios
2022
Melhor trabalho na categoria de pesquisa original, II Simpósio de Saúde Mental de Idosos..
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. , Avenida Antônio Carlos, 6627, Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (031) 34095050
Experiência profissional
2023 - Atual
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Aluna de mestrado
2021 - 2022
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 12
Outras informações:
Aluna de iniciação científica do Projeto de Pesquisa "Influência de aspectos psicossociais sobre a ocorrência de agravos à saúde de idosos" sob coordenação da Prof.ª Dra.ª Pricila Cristina Correa Ribeiro
2019 - 2021
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 12
Outras informações:
Aluna de iniciação científica do Projeto "Investigação das características psicométricas e normatização da Escala Barkley de Déficits no Funcionamento Executivo (BDEFS para adultos) para a população brasileira, orientado pelo Prof. Dr. Leandro Fernandes Malloy-Diniz
2021 - Atual
Espaço IntegrarVínculo: Estagiária Voluntária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
Outras informações:
Estagiário na clínica Espaço Integrar (Belo Horizonte/MG), atuando na área de Psicoterapia com enfoque Cognitivo-Comportamental, sob supervisão da psicóloga Juliana Alves Mendes.
2023 - 2023
Espaço IntegrarVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga colaboradora, Carga horária: 8
Atividades
-
08/2021
Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Comportamento Alimentar, Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Comportamento Alimentar.,Atividade realizada, Participante do Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Comportamento Alimentar.
-
07/2021
Estágios , Projeto IntegrAção.,Estágio realizado, Estagiária voluntária no projeto IntegrAção.
-
07/2021
Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Atenção À Terceira Idade, Núcleo de Atenção À Terceira Idade.,Atividade realizada, Participação no Núcleo de Atenção À Terceira Idade.
2021 - 2022
Clínica de Neuropsicologia e PsicoterapiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 15
2019 - 2020
Newro- Instituto de NeurociênciasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 15
2023 - Atual
AMAS Clínica de Saúde IntegralVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Psicóloga colaboradora
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lorena de Paula Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?