Claudia Lima de Melo

Possui graduação em Interdisciplinar em Educação No Campo pela Universidade Federal de Campina Grande (2014). Atualmente é professora do Instituto Educacional Pai Eterno, atuando desde 2014 até o presente momento.Trabalhou como professora no Projovem Campo Saberes da Terra da Prefeitura Municipal de Sumé (2015/2017). Possui Pós-Graduação em Especialização em Ciências da Natureza e Matemática Para Convivência com o Semiárido (2018).

Informações coletadas do Lattes em 08/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Ensino de Ciências Da Natureza e Matemática Para Convivência Com o Semiári

2016 - 2018

Universidade Federal de Campina Grande
Título: TECNOLOGIAS SOCIAIS DIAGNÓSTICO E DIFUSÃO ENTRE ESTUDANTES DO CDSA
Orientador: Glauciane Danusa Coelho

Graduação em Interdisciplinar em Educação No Campo

2010 - 2014

Universidade Federal de Campina Grande
Título: APRENDER JOGANDO: O LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA
Orientador: RAFAEL TRINDADE MAIA
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DIVERSIDADE UFCG.?MICROCAMINHOS?:UMA PROPOSTA LÚDICA DE ENSINO. 2014. (Encontro).

Criando e Recriando com a Matemática. 2013. (Oficina).

I Amostra de Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Educação do Campo.Participante. 2013. (Outra).

II Expocaatinga. Participante. 2013. (Exposição).

II Fórum de Licenciaturas da UFCG. 2013. (Outra).

II Seminário História e Educação Afro-Brasileira e ìndigena. 2013. (Seminário).

II Seminário História e Educação Afro-Brasileira e Indígena Diálogos Com as Leis 10.639 e 11.645iá.Participante. 2013. (Outra).

II Seminário Nacional de Educação do Campo. 2013. (Seminário).

II Seminário Nacional de Educação do Campo.Oficina: Educação do Campo e Contextualização do Currículo no Semiárido. 2013. (Oficina).

I MOSTRA DE PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DO CARIRI PARAIBANO.Oficina de Produção de Mapas Conceituais no Ensino de Geografia. 2013. (Oficina).

I MOSTRA DE PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DO CARIRI PARAIBANO.A IMPORTÂNCIA DA FLORÍSTICA E DO UMBUZEIRO PARA O SEMIÁRIDO. 2013. (Outra).

IV Encontro de Iniciação a Docência da UFCG.Minicurso: A importância da Ludicidade no processo de ensino e aprendizagem. 2013. (Outra).

IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DA UFCG-Linguagens, Diversidade e Docência no PIBID-UFCG.IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DA UFCG-Linguagens, Diversidade e Docência no PIBID-UFCG. 2013. (Encontro).

IV Encontro de Iniciação a Docência- UFCG.A IMPORTÂNCIA DA FLORÍSTICA E DO UMBUZEIRO PARA O SEMIÁRIDO. 2013. (Encontro).

Periódicos Capes. 2013. (Oficina).

III Encontro de Iniciação a Docência PIBID/UFCG.Participante. 2012. (Encontro).

III Encontro De Iniciação À Docência PIBID/UFCG.JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2012. (Encontro).

1ª Semana Interdisciplinar do CDSA- Desenvolvimento sustentável e semiárido: equilíbrio social ambiental, econômico e cultural.Minicurso GÊNERO MASCULIDADE E VIOLÊNCIA. 2011. (Outra).

I Semana interdisciplinar do CDSA- Desenvolvimento Sustentável e Semiárido:Equilíbrio Social , ambiental, econômico e cultural. 2011. (Seminário).

I Seminário Cultura da Mídia, História Cultural e Educação do Campo. 2011. (Seminário).

Mini-Curso Tecnologia e a Produção de imagem: um mundo que representamos é o mundo que vemos?.Participante. 2011. (Outra).

I Seminário Integrador 2010. 2010. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • MELO, C. L. ; SANTOS, Nahum ; COELHO, Glauciane ; MAIA, Rafael . ?MICROCAMINHOS?:UMA PROPOSTA LÚDICA DE ENSINO. Bioterra- Revista de Biologia e Ciências da Terra, UFS, p. 63 - 67, 31 jul. 2014.

  • MELO, C. L. ; Claudia Lima de Melo . A IMPORTÂNCIA DA FLORÍSTICA E DO UMBUZEIRO PARA O SEMIÁRIDO. In: IV Encontro de Iniciação a Docência- UFCG, 2013, Campina Grande. Anais ENID UFCG(2013). Campina Grande: Editora Realize, 2013. v. 1.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Instituto Educacional Pai Eterno

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2017

Prefeitura Municipal de Sumé

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Projovem Campo, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.