Silvana Carvalho da Fonseca

Doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2019), Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Tem experiência na área de Literaturas de língua portuguesa, com foco nos Estudos comparados entre Brasil, Angola e Portugal. Atua principalmente nos seguintes temas: Culturas e estéticas negras da diáspora , relações entre raça, gênero e classe, Literaturas e múltiplas linguagens artísticas, Epistemologias negras, Estudos decoloniais. Contato: silvana_carvalho22@hotmail.com

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Acadêmico

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Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística

2015 - 2019

Universidade Federal da Bahia
Título: O Escravo, O Fantasma, O Homem Negro: experiências estéticas e históricas no movimento hip hop entre Brasil, Angola e Portugal
José Henrique de Freitas Santos. Coorientador: Alvanita Almeida Santos. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: hip hop; masculinidades negras; diáspora negra; literatura de língua portuguesa; descolonização.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.

Mestrado em Letras

2012 - 2014

Universidade Federal de Pernambuco
Título: LEITURAS DA ÁFRICA E DA AFRODESCENDÊNCIA NAS PRODUÇÕES CONTEMPORÂNEAS DE MC KAPPA, MC VALETE E DO GRUPO SIMPLES RAP' ORTAGEM,Ano de Obtenção: 2014
Orientador: ROLAND WALTER
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.

Graduação em letras vernaculas

2005 - 2011

Universidade Federal da Bahia

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Formação complementar

2013 - 2013

Estágio de mobilidade discente. (Carga horária: 2160h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Capacitação de Professores. (Carga horária: 20h). , Serviço Social da Indústria - SESI, SESI-BA, Brasil.

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Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Literaturas Africanas em Língua portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literarua Portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria da Literatura.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia da Pesquisa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingua Portuguesa.

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Organização de eventos

FONSECA, S. C. . RODA DE CONVERSA: LEITURAS E O MUNDO. 2019. (Outro).

FONSECA, S. C. . SARAU POÉTICAS DO SERTÃO. 2019. (Festival).

FREITAS, Henrique ; SILVA, Jorge. A. J. ; FONSECA, S. C. . Rasuras Epistemicas das (Est) Éticas Negras Contemporâneas. 2017. (Congresso).

FONSECA, S. C. . Sarau Literário: A mulher e seus retratos poéticos. 2016. (Outro).

FONSECA, S. C. . Sarau: Papel, voz e letra do outro lado do Atlântico. 2015. (Outro).

FONSECA, S. C. . Sarau : As pessoas do Pessoa. 2014. (Outro).

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Participação em eventos

II Xirê das Letras- Giros de Resistência na Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Sons em trânsito: Representações Identitárias no Movimento Hip Hop entre Brasil, Portugal e Angola. 2011. (Congresso).

SEPESQ.PERFORMANCES NEGRAS ENTRE BAHIA, PORTUGAL E ANGOLA NO MOVIMENTO HIP HOP. 2011. (Seminário).

XXX Seminário Estudantil de Pesquisa e XII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação.A construção da Identidade e resistência no rap de Mc Kappa, Valete e Simples Rep' ortagem.. 2011. (Seminário).

ENUDS ? VII Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual.Da repadronização do corpo à despadronização do pensamento. 2009. (Encontro).

I Seminário Internacional Enlaçando Sexualidade- Educação, Movimentos Sociais, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos.. 2009. (Seminário).

Seminário educação, multiculturalismo e direitos humanos: novos olhares sobre a diversidade. 2009. (Seminário).

Fórum da diversidade do programa Permanecer.Os tons do hip hop entre Bahia e Angola. 2008. (Outra).

I Colóquio Afroaméricas: Literatura e Cultura. 2008. (Outra).

SEPESQ.Trincheiras de Idéias: história, política, cultura no hip hop angolano de Mc kappa.. 2007. (Seminário).

I Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. 2006. (Simpósio).

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Participação em bancas

Aluno: NÁJILA LIMA FERREIRA SILVA

FONSECA, S. C.; SILVA, Jorge. A. J.. A história na versão dos excluídos em Tocaia Grande. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU LITERATURA BRASILEIRA: FORMAÇÃO DO CANONE) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Josiane Souza Pires

FONSECA, S. C.; PORTELA, Z.; SILVA, Jorge. A. J.. Identidade e memória em Terra Sonâmbula de Mia Couto. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Vanessa dos Santos Texeira

FONSECA, S. C.; SILVA, Jorge. A. J.. O Gato Malhadoe a AndorinhaSinhá: Uma história de amor a relevância de se trabalhar as relações preconceituosas no gênero literário infantil. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU LITERATURA BRASILEIRA: FORMAÇÃO DO CANONE) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Genésia Silva Nascimento Leite

FONSECA, S. C.; PORTELA, Z.; SILVA, Jorge. A. J.. Reflexões Críticas sobre as tensões vividas pela personagem mestiça Camila do Romance Infanto-juvenil "Eagora?". 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU LITERATURA BRASILEIRA: FORMAÇÃO DO CANONE) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Rose Pereira dos Santos

SILVA, Jorge. A. J.;FONSECA, S. C.. A construção do perfil feminino sob o discuso do narrador na obra " Triste fim de Policarpio Quaresma". 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU LITERATURA BRASILEIRA: FORMAÇÃO DO CANONE) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Rita de Cássia Leite Santos

FONSECA, S. C.; JESUS, Jorge. A.. A construção humana representada através dos contos de Machado de Assis. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU LITERATURA BRASILEIRA: FORMAÇÃO DO CANONE) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Ângela de Almeida Carvalho

SILVA, Jorge. A. J.;FONSECA, S. C.. Por uma pedagogia da diferença: cartografando a diversidade em ' O gato Malhado e a Andorinha Sinhá. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU LITERATURA BRASILEIRA: FORMAÇÃO DO CANONE) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Magna Maria Silva Santos

SILVA, Jorge. A. J.;FONSECA, S. C.. Espaço e linguagem na representação do nordeste em " Vidas Secas". 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU LITERATURA BRASILEIRA: FORMAÇÃO DO CANONE) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Anastácia Amorim Santana

Tarcísio Cordeiro;FONSECA, S. C.; Monica Santos. Refletindo sobre o papel da literatura juvenil na formação do leitor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras/Língua Estrangeira) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Helenoildes Machado de Souza

Tarcísio Cordeiro;FONSECA, S. C.; Santos, Gredson. Elomar: uma voz dissonante na construção da identidade baiana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras/Língua Estrangeira) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Camila Nascimento Carmo

GIVIGI, Ana Cristina;FONSECA, S. C.; Monica Santos. Partir, quebrar âncoras: cartografias de poemas e o devir- mulher-es na escrita de si de Kátia Borges. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras/Língua Estrangeira) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

FONSECA, S. C.. Parecerista Editus. 2017. Universidade Estadual de Santa Cruz.

MUNIZ, Márcio;FONSECA, S. C.; SILVA, M. R.. Comissão de avaliação de candidaturas do PPglitCult em Programa de Doutorado Sanduíche no exterior- PDSE. 2016. Universidade Federal da Bahia.

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Comissão julgadora das bancas

Osmundo Santos de Araujo Pinho

Osmundo Pinho; SANTOS, J. H. F.; SACRAMENTO, A.; CARRASCOSA, D.; SANTOS, A. A.; SOUZA, A. L. S.. O ESCRAVO, O FANTASMA, O HOMEM NEGRO: EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS E ESTÉTICAS NO MOVIMENTO HIP HOP ENTRE BRASIL, ANGOLA E PORTUGAL SALVADOR. 2019. Tese (Doutorado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

José Henrique de Freitas Santos

WALTERr, Roland G. M.; CORDIVIOLA, Alfredo Adolfo;FREITAS, Henrique. Leituras da África e da Afrodescendência nas produções contemporâneas de MC Kappa, MC Valete e Simples Rap ortagem. 2014. Dissertação (Mestrado em Pos-Grduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Ana Lúcia Silva Souza

SOUZA, A.L. S; PINHO, O. S. A.; CARRASCOSA, D.; SANTOS, A. A.. O escravo, o fantasma, o homem negro: experiências estéticas e históricas no movimento hip hop entre Brasil, Angola e Portugal.. 2019. Tese (Doutorado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Roland Gerhard Mike Walter

WALTER, R. G. M.. Leituras da África e da Afrodescemdência nas Produções Contemporâneas de Mc Kappa, Mc Valete e Simples Reportagem. 2014. Dissertação (Mestrado em Teoria Literaria) - Universidade Federal de Pernambuco.

Alfredo Adolfo Cordiviola

WALTER, Roland;CORDIVIOLA, A.; SANTOS, J. H. F.. Leituras da Africa e da afrodescendência nas produções contemporâneas de Mac Kappa, Mc Valete e Simples Rap ortagem. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

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Foi orientado por

Eneida Leal Cunha

Sons e imagens de Angola; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia-Projeto Permanecer; Orientador: Eneida Leal Cunha;

José Henrique de Freitas Santos

NARRATIVAS SUBALTERNAS DE GÊNERO E RAÇA NA DIÁSPORA NEGRA: INSCRIÇÕES DO MOVIMENTO HIP HOP ENTRE BRASIL, ANGOLA E PORTUGAL; 2017; Tese (Doutorado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Henrique de Freitas Santos;

Roland Gerhard Mike Walter

Leituras da África e da Afrodescendência nas Produções Contemporâneas de MCKappa, MCValete e do Grupo Simples Raportagem; 2014; Dissertação (Mestrado em Teoria Literaria) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Roland Gerhard Mike Walter;

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Produções bibliográficas

  • FONSECA, S. C. . POÉTICAS PERIFÉRICAS E AS INSCRIÇÕES DA NEGRITUDE NO BRASIL. Fólio - Revista de Letras , v. 10, p. 267-279, 2019.

  • FONSECA, S. C. ; JESUS, Jorge. A. ; RODRIGUEZ, Maria Dolores S. . O INTELECTUAL NEGRO: AGENTE DE LETRAMENTO. Revista ABPN , v. 10, p. 340, 2018.

  • FONSECA, S. C. . AFRO - RIZOMAS DA DIÁSPORA NEGRA ENTRE BRASIL , ANGOLA E PORTUGAL. REVISTA ENCONTROS DE VISTA , v. 20, p. 112, 2017.

  • FONSECA, S. C. . INSCRIÇÕES PERIFÉRICAS NA POÉTICA CONTEMPORÂNEA. In: JORGE AUGUSTO SILVA. (Org.). CONTEMPORANEIDADES PERIFÉRICAS. 1ed.SALVADOR: SEGUNDO SELO, 2018, v. 1, p. 11-447.

  • FONSECA, S. C. . Cultura hip hop e suas representações como lugar de memória da diáspora negra. In: IX ENECULT, 2013, SALVADOR. IX ENECULT, 2013. v. 1.

  • FONSECA, S. C. . O rap como poesia negra da diáspora: modos de dizer, modos de fazer literatura. CRÍTICA EDUCATIVA , 2019.

  • FONSECA, S. C. . Hip hop na cena baiana: história,produção intelectual e letramento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, S. C. ; FREITAS, Henrique . O homem negro em devir: Experi~encia histórica e experi~encia estética no hip hop entre Brasil, Angola e Portugal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, S. C. . Intelectuais Insurgentes da diáspora negra: vozes do rap contradições e resistências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, S. C. . 'CADERNO DE RETORNO' EXPERIÊNCIA HISTÓRICA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NEGRO DIASPÓRICA NO BRASIL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, S. C. . Narrativas Sulbalternas de gênero e raça na diáspora negra: inscrições na poética do rap entre Brasil, Angola e Portugal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, S. C. . Nação Hip Hop : afrorizomas e poéticas em movimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, S. C. . Mv Bill: um corpo dissidente na cena intelectual brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, S. C. . Poéticas Encruzilhadas: ' Áfricas e afrodescendência em MCK, MC VALETE E SIMPLES RAP' ORTAGEM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, S. C. . RITMO E POESIA NAS CARTOGRAFIAS URBANAS DA DIÁSPORA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, S. C. . Literaturas Africanas e Afro-brasileira e o Ensino de Literatura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, S. C. . RITMO E POESIA: REFLEXÕES SOBRE O RAP COMO NARRATIVA DA DIÁSPORA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, S. C. . Cultura hip hop e suas representações como lugar de memória da diáspora negra. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FONSECA, S. C. . MEMÓRIAS DA DIASPÓRA: REPRESENTAÇÕES DAS AFRICANIDADES NO MOVIMENTO HIP HOP ENTRE BAHIA, LUANDA E LISBOA.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, S. C. . Zonas urbanas: narrativas da diáspora em Contos negreiros de Marcelino Freire e no rap do grupo Simples Rap?ortagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, S. C. . Cantares Negreiros: Narrativas Diaspóricas entre contos e cantos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, S. C. . Sons em trânsito: representações identitárias no movimento hip hop entre brasil, portugal e Angola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, S. C. . Performances negras entre Bahia, Portugal e Angola no movimento hip hop. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, S. C. . A construção da Identidade e resistência no rap de Mc Kappa, Valete e Simples Rep' ortagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, Antonio Leonan. ; FONSECA, S. C. . A construção do projeto político pedagógico do centro estadual de educação profissional da bahia (CEEPBA): desafios, demandas emergentes e possibilidades para a formação humana.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, S. C. . Eles têm algo a dizer: Hip Hop entre Bahia e Angola. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FONSECA, S. C. . Trincheira de Idéias: história. política, cultura no hip hop angolano de MC KAPPA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FONSECA, S. C. . Mc Kappa: A poética do desacato. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

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Outras produções

FONSECA, S. C. . POÉTICAS E PRODUÇÕES DE SI. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FONSECA, S. C. ; SILVA, Jorge. A. J. ; PORTELA, Z. . ?Pensando os corpus das subalternidades: negritude, periferia e marginalidade nas estéticas contemporâneas do Brasil?. 2016 (Grupo de Trabalho) .

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Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Rasuras: letramentos negros, Descrição: O projeto ocupa-se do hip hop, das Literaturas africanas e negra na diáspora, bem como dos (multi)letramentos (negros) (extra)escolares para pensar em uma teoria e crítica à contrapelo que os atravessam no entrecruzamento dos campos dos estudos literários, linguísticos e de cultura... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Silvana Carvalho da Fonseca - Coordenador / José Henrique de Freitas dos Santos - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Literatura, Cultura e Geografia: Visões Multiétnicas e Pós-Coloniais das Américas, Descrição: Nas Américas a brutalização das pessoas é ligada à brutalização do espaço e estas brutalizações são enraizadas no passado: o genocídio de tribos indígenas, a escravidão e o sistema de plantação e as várias formas de exploração da natureza, entre outros, caracterizaram as diferentes fases e processos de colonização e ainda continuam ter um impacto sobre o pensamento e o agir das pessoas não somente em termos de como as pessoas se relacionam e tratam os diversos outros (penso, por exemplo, no racismo e no sexismo em suas formas tanto ideológicas quanto instintuais), mas de como as imagens destes eventos traumáticos perseguem estes pensamentos e agenciamentos. A representação do espaço é simbolizada por uma natureza nutrida pelos corpos violados da história colonial, um engajamento literal com o que o poeta caribenho Wilson Harris (1981: 90) chama o fóssil vivo de culturas enterradas . A hipótese deste projeto de pesquisa é que esta dupla brutalização dos seres humanos e da geografia (terra, paisagem, natureza, espaço, lugar) é interligada e constitui de diversas maneiras o inconsciente sociocultural e ecológico da experiência pan-americana o fantasma deste holocausto recalcado que volta em resposta à Verleugnung (negação) fazendo sentir sua presença tanto no nível da enunciação quanto no da experiência vivida. O objetivo principal é a problematização analítica desta hipótese por meio de um estudo interdisciplinar e comparativo da literatura multiétnica contemporânea das Américas. Os seguintes tópicos gerais constituem a base do projeto: a) A relevância da geografia (paisagem/ lugar̸ espaço/ natureza/ terra) para a episteme cultural (ethos/ cosmovisão) no processo histórico. b) O papel crucial da geografia (paisagem/ lugar̸ espaço/ natureza/ terra) na (re)constituição da posição do sujeito na sociedade (identidade individual̸ coletiva; cidadania). c) Os fatores colonialidade e ecologia na representação desta relação entre sujeito e geografia:.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Silvana Carvalho da Fonseca - Integrante / Roland Walter - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    Trabalho, educação e desenvolvimento: A construção da rede social de arranjos produtivos locais no entorno do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Silvana Carvalho da Fonseca - Coordenador.

  • 2007 - 2009

    ETNICIDADES: ENTRE BAHIA E ANGOLA, Descrição: O Projeto ETNICIDADES: entre Bahia e Angola tem dupla feição. Por um lado, trata-se da continuidade dos estudos empreendidos a partir de 2003 pelo projeto ETNICIDADES: entre a cidade letrada e a rua, sobre trânsitos e mediações culturais entre tradição literária, matrizes não eruditas ou africanas e as formas da contemporaneidade cultural, que contemplou as imagens da mestiçagem etnico-racial baiana, avaliando suas ambigüidades, impasses e, especialmente, a sua fertilidade para os discursos identitários mais recentes. Por outro, constitui uma nova vertente de pesquisa, que tem como foco o mapeamento e a análise, em perspectiva comparativa, de figurações ou reconfigurações identitárias fundadas na africanidade lusófona e daquelas que emergem da reconstrução diaspórica da afro-descendência ou da afro-baianidade, tendo-se como alvo os diálogos contemporâneos entre a Bahia e Angola, sejam eles efetivos ou analiticamente construídos, com ênfase nas reelaborações pós-colonias e nas representações e tematizações da racialidade. Com este alvo, a investigação contemplará a diversidade da produção cultural, abarcando a análise comparativa de obras literárias, canções, filmes e exposições fotográficas brasileiras e angolanas, bem como as iniciativas dos atuais mediadores culturais que põem essas obras em circulação entre os dois espaços. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Silvana Carvalho da Fonseca - Integrante / Eneida Leal Cunha - Coordenador.

Histórico profissional

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Experiência profissional