Roberto Carlos Costa Gomes

Mestrando em Letras/Literatura - Estudos Literários pela Universidade Federal do Tocantins (Câmpus Porto Nacional), Graduando do Curso de Direito pela Universidade Federal do Tocantins (Câmpus Arraias), Graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2013), Gestor Público pela Universidade Estadual de Goiás (2007), Filósofo pelo Instituto Dom Jaime Collins (2002). Tem experiência na área de Português, Geografia, História, Filosofia... Trabalhou com Língua Portuguesa do Ensino Médio, em que desenvolveu um excelente projeto de Literatura, "VídeoTeatro", um incentivo à leitura, percebendo que o contato dos alunos com as obras literárias era pouco. Estudou Inglês pela Fisk e já fez intercâmbio em Boston, no intuito de aperfeiçoar seu listen, written e speak. É funcionário temporário do Estado do Tocantins, em Arraias, na Diretoria Regional da Educação de Arraias, como Técnico do Ensino Profissional e Tecnológico.

Informações coletadas do Lattes em 07/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Letras

2020 - Atual

Universidade Federal do Tocantins
Juliano Casimiro de Camargo Sampaio.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Metodologia do Ensino das Línguas Portuguesa e Espanhola

2020 - 2020

Faculdade Única de Ipatinga
Título: Literatura crítica da língua espanhola
Orientador: Não tive

Graduação em andamento em Direito

2022 - Atual

Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Letras

2010 - 2013

Universidade Estadual de Goiás
Título: Uma análise do discurso: representação social e identidade da cultura das comunidades quilombolas Lagoa da Pedra (TO) e Brejão (GO).
Orientador: Junia Januaria Garcia

Graduação em Bacharel em Filosofia

2000 - 2002

Instituto de Filosofia Dom Jaime Collins
Título: Fé e personalismo em Mounier
Orientador: Rogério Vieira Jacinto

Curso técnico/profissionalizante em Gestão Pública

2005 - 2007

Fundação Universitária do Cerrado

Formação complementar

2018 -

Inglês. (Carga horária: 40h). , Fisk University, FISK, Estados Unidos.

2014 - 2014

Qualificação e Seleção de Avaliadores do ENEM2014. (Carga horária: 120h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, CEBRASPE, Brasil.

2011 - 2011

Recursos Humanos. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2010 - 2010

AE - Aprender a Empreender. (Carga horária: 16h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2009 - 2009

Planos locais de Habitação de Interesse Social. (Carga horária: 64h). , Secretaria Nacional de Habitação, SNH, Brasil.

2009 - 2009

Capacitação- Implantação das Medidas Socioeducat.. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2007 - 2008

Extensão universitária em Implementação do SUAS e do Programa Bolsa Família. (Carga horária: 150h). , Centro Universitário Carioca, UNICARIOCA, Brasil.

2006 - 2006

Administração de Micro e Pequena Empresa/ Crédito. (Carga horária: 20h). , Superintendência de Micro e Pequena Empresa, SUPER, Brasil.

2004 - 2004

Frentista, lubrificação, excelência no atendimento. (Carga horária: 24h). , Águia Treinamentos, AT, Brasil.

1997 - 1997

Curso de Informática - sistema operacionais. (Carga horária: 60h). , KG Informática, KGI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional.

Organização de eventos

JANNER, J. A. F. ; GOMES, R. C. C. . NOITES LITERÁRIAS. 2013. (Outro).

GOMES, R. C. C. ; JANNER, J. A. F. . NOITES LITERÁRIAS. 2012. (Outro).

MONTENEGRO, I. ; GOMES, R. C. C. . Caravana das Cidades, do Programa Cidades Sustentáveis. 2012. (Outro).

Participação em eventos

Curso de flores em EVA.Flores em EVA. 2013. (Outra).

Evento de Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliações do Inep.INEP. 2013. (Outra).

V Semana de Integração Acadêmica e Cultural da UEG e Comunidade.SIACUC. 2013. (Oficina).

Encontro Regional de Conselheiros Municipais de Assistência Social.Encontro de Conselheiros. 2012. (Encontro).

IV Semana de Integração Acadêmica e Cultural da UEG e Comunidade.Literatura e práticas sociais: o lugar do escritor no mundo contemporâneo. Hilda Hilst: O desejo de representação poética da mulher entre o imaginário e a real condição humana. 2012. (Oficina).

Seminário Intersetorial de Igualdade Racial.Igualdade Racial. 2012. (Seminário).

III Semana de Integração Acadêmica e Cultural da UEG e Comunidade.SIACUC. 2011. (Oficina).

IV Conferência Municipal de Assistência Social.Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores. 2011. (Outra).

II Semana de Integração Acadêmica e Cultural da UEG e Comunidade.SIACUC. 2010. (Oficina).

Capacitação em Direitos Humanos.Direitos Humanos. 2009. (Outra).

Projeto Rondon 2009.Oficinas às comunidades de Campos Belos. 2009. (Oficina).

Reunião Ampliada do Conselho Estadual de Assistência Social.Reunião Ampliada do CEAS com os CMAS. 2009. (Outra).

Capacitação para gestores de Assistência Social dos Municípios em Gestão Inicial. 2007. (Outra).

II Conferência Municipal de Saúde de Campos Belos.Desafios para a efetivação do direito humano à saúde no século XXI.... 2007. (Outra).

III Feira de Gestores. Projeto Empreendedores em ação. 2007. (Exposição).

IV Feira de Gestores. Projeto Empreendedores em ação. 2007. (Exposição).

I Feira de Gestores. Projeto Empreendedores em ação. 2006. (Exposição).

II Feira de Gestores. Projeto Empreendedores em ação. 2006. (Exposição).

V Cult Campus.A cidadania em questão. 2005. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • GOMES, R. C. C. ; GARCIA, R. M. ; SANTOS, C. M. ; SILVA, W. A. ; BILIO, G. L. ; OLIVEIRA, S. S. . Resquícios de opressão e medo: Graciliano Ramos e a Infância dos meninos tristes do sertão. Jornal OVetor - Literatura e Direitos Sociais, Alto Paraíso de Goiás, 27 jul. 2013.

  • GOMES, R. C. C. ; GARCIA, R. M. ; SANTOS, C. M. ; SILVA, W. A. ; BILIO, G. L. ; OLIVEIRA, S. S. . Resquícios de opressão e medo: Graciliano Ramos e a Infância dos meninos tristes do sertão. O Vetor, Campos Belos e região, 27 jul. 2013.

  • GOMES, R. C. C. . Entre a carne e o espírito: uma diversidade cultural e racial feminina em Vinicius de Moraes através de uma linguagem popular. In: IV Congresso Internacional de Letras Línguas e Literatura, na Universidade Federal do Maranhão, 2021, Bambu - Bacabal. Congresso Internacional de Letras. Bacabal: Letras Bacabal, 2021. v. IV. p. 3013-3030.

  • GOMES, R. C. C. . Entre a carne e o espírito: uma diversidade cultural e racial feminina em Vinicius de Moraes através de uma linguagem popular. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, R. C. C. ; SILVA, K. C. E. . REFORÇO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • MOREIRA, S. A. ; GOMES, R. C. C. . Seminário de Programas de Estratégia da Saúde da Família. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - 2023

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2020 - 2022

Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes de Arraias

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico do Ensino Profissional e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvo o trabalho de assessoria executiva na Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes de Arraias com excelência, coordenando uma equipe de 10 pessoas.

2016 - 2020

Colégio Estadual Professora Ranulfa

Vínculo: Servidor temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Trabalho no Colégio Estadual Professora Ranulfa com as disciplinas Redação, ALE (9º's anos) e Língua Portuguesa (Ensino Médio), desenvolvendo um trabalho de excelência com os alunos, para o aperfeiçoamento do ensino/aprendizagem.

2019 - 2020

Fisk - Inglês e Espanhol

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor Aprendiz, Carga horária: 20

2005 - 2013

Prefeitura de Campos Belos

Vínculo: Servidor Temporário, Enquadramento Funcional: Diretor da Ação social, Carga horária: 40

2013 - 2015

Subsecretaria Regional de Educação de Campos Belos

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Português e Inglês, Carga horária: 40

2012 - 2012

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2022 - Atual

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE ARRAIAS (TO)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TEMPORÁRIO, Carga horária: 40