Márcio José Silva Barros

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário CESMAC (1993/01), Curso de Extenção Universitária em Gestão de Promoção da Saúde pela UnB e Especialista em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário CESMAC (2014). Atualmente é Assistente Administrativo do Componente Especializado de Atendimento Farmacêutico (CEAF) da Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel dos Campos/AL. Coordenou o Núcleo de Promoção da Saúde-NUPS - SMC/AL, desta Secretaria (2008 à 2012). Tem experiência na área de Entomologia, na produção de Apânteles Flavipes/Cotesia ( Laboratório Biológico) e Termoterapia (Laboratório de Produção de Mudas Sadias de Cana de Açúcar). Também na área de Vigilância em Doenças e Agravos não Transmissíveis - DANT, na Coordenação e Execução de Projetos Sociais Municipal ligado a Rede Social de Promoção da Saúde, voltados aos eixos de ação da Política Nacional de Promoção à Saúde - PNPS: Promoção e Estímulo da Prática de Atividade Física, Alimentação Saudável, Cultura de Paz e não Violência, e Cultura de Paz no Trânsito.

Informações coletadas do Lattes em 07/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização em Engenharia Ambiental

2012 - 2014

Centro Universitário CESMAC
Título: Gerenciamento dos Resíduos Hospitalares gerados no Hospital Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos/AL.
Orientador: Luciano Marcelo Lucena da Silva

Graduação em Administração

1988 - 1993

Centro Universitário CESMAC
Título: Recursos Humanos Industrial

Curso técnico/profissionalizante

1984 - 1986

Escola Agrotécnica Federal de Satuba/Al.

Formação complementar

2011 - 2011

Tecendo Redes para Promoção da Saúde e Educação. (Carga horária: 16h). , Escolas Promotoras de Saúde.

2010 - 2010

Curso Nacional de Promotor de polícia Comunitária. , Polícia Comunitária.

2009 - 2009

Vigilãncia e Acidentes. , Departamento de Análise de Situação em saúde.

2009 - 2009

primeiros Socorros. (Carga horária: 20h). , Núcleo de Promoção à Saúde.

2008 - 2008

Avaliação de Projetos de Atividade Física. (Carga horária: 20h). , Ministério da Saúde.

2008 - 2008

Capacitação em Atividade Física Lian Gong. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Estado de Alagoas.

1997 - 1997

Noções Básicas de Informática. , Casa de Cultura de São Miguel dos Campos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Participação em eventos

I Congresso Alagoano Intrdisciplinar: Tecendo Redes de Promoção da Saúde. 2011. (Congresso).

Oficina para redução da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito. 2011. (Oficina).

11º Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidadas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças.. 2011. (Outra).

I Seminário Alagoano da Diversidade de Sujeitos e Igualdad de Direitos no SUSe. 2010. (Seminário).

II Seminário sobre a Política Nacional de Promoção da Saúde. 2010. (Seminário).

II Seminário sobre Política Nacional de Promoção da Saúde - Oficina Prevenção de Acidentes e Violência e Promoção da Cultura e Paz. 2010. (Simpósio).

Oficina de planejamento da Promoção da Saúde. 2010. (Oficina).

II Encontro Estadual de Promoção da Saúde, II Mostra Estadual de Experiências Bem Sucedidas em Promoção da Saúde e IV Encontro de Sensibilização de Gestores.. 2010. (Encontro).

Encontro de Escolas Promotoras de Saúde/PSE - Tecend Redes para Promoção da Saúde e Educação e oCIPAVE. 2010. (Encontro).

II Fórum Alagoano de Trânsito e Qualidade de Vida. 2010. (Outra).

Mostra Alagoana de Experiências em promoção da Saúde e do Projeto Saúde ew Prevenção nas Escolas - SPE. 2008. (Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

1996 - 1996

Instituto Brasileiro de Geografia e Estástítica

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Recenseador, Carga horária: 40

Outras informações:
Censos: Agropecuário e Contagem da População.

1992 - 1993

Bompreço S/A Supermercados do Nordeste

Vínculo: Estágio Extra Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário de Auditoria Administrativa, Carga horária: 6

Outras informações:
O referido estágio possibilitou desenvolver habilidades com ênfase em auditoria relacionada ao faturamento de vendas, produção de relatórios, produção de pareceres técnicos para aprovação entre outros procedimentos.

1992 - 1992

Usina Cansanção de Sinimbu

Vínculo: Estágio Curricular Obrigatório, Enquadramento Funcional: Estágio Curricular, Carga horária: 260

Outras informações:
Essa atividade promoveu a correlação teoria e prática para o desenvolvimento da organização do recursos humanos da empresa, treinamento, avaliação funcional, rotina de pessoal, processos administrativos, entrevistas, processo admissional e demissional entre outras ações.

1994 - 1995

Usina Cansanção de Sinimbú - S/A

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 40

Outras informações:
Setor de Custo Operacional na área de Divisão Operacional.

1988 - 1990

Usina Cansanção de Sinimbú - S/A

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Técnico em Agropecuária, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pelos setores de termoterapia ( tratamento térmico na Produção de Mudas Sadias de Cana-de-Açucar) e Entomologia ( Laboratório Biológico na Produção de Cana Apânteles phavipes).

1988 - 1988

Usina Guaxuma S/A

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Técnico em Agropecuária, Carga horária: 40

2002 - Atual

Prefeitura Municpal São Miguel dos Campos

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Núcleo de Promoção da Saúde-NUPS, Carga horária: 40

1998 - 1999

Prefeitura Muncipal de Bauru-SP

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Agente de Controle de Vetores, Carga horária: 30