Carolina Camargo de Nadai

Movedora/performer, pesquisadora e produtora em dança. Investigadora de dança contemporânea e técnicas voltadas à educação somática, performance, criação e propostas articuladas entre ambientes acadêmicos e artísticos. Professora de consciência corporal e terapeuta corporal no DEHA Terapias Integradas (São Paulo-SP) desde 2016. Atua de modo autônomo com orientação (coaching) para desenvolvimento de pesquisa e projetos de pesquisa acadêmica. Possui Doutorado em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP (2017/São Paulo); Mestrado em Dança pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA (2011/Salvador - BA); Bacharelado e Licenciatura em Dança pela FAP/UNESPAR (2008/Curitiba-PR). Desde 2012 é investigadora associada ao AND_Lab: Centro de Investigação Artística e Criatividade Científica (http://and-lab.org) e coordena o grupo de composição AND_SP São Paulo. É integrante do Grupo de Pesquisa LADCOR (CNPq) Laboratório de Dramaturgia do Corpo, pelo PPGAC-USP e do CRIA, Centro em Rede de Investigação em Antropologia pelo ISCTE-IUL.Tem experiência na área de Artes como performer e educadora com ênfase em dança, principalmente em pesquisas/trabalhos que relacionem os seguintes temas: dança, corpo, consciência corporal, design, performance, composição, procedimentos criativos e modos operativos. http://cargocollective.com/cacanadai

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Artes - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas

2013 - 2017

Universidade de São Paulo
Título: Gambiarração: poéticas em composição coreográfica
Orientador: em Instituto Universitário de Lisboa ( Paulo Raposo)
com Maria Helena Franco de Araujo Bastos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: dança, composição, improvisação, performance; Antropologia, Dança, Performance.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Cênicas.

Mestrado em Dança

2009 - 2011

Universidade Federal da Bahia
Título: Processos Organizativos em Dança: a singularidade dos designs,Ano de Obtenção: 2011
Adriana Bittencourt Machado.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Design; Dança; Estrutura; Funcionalidade; Modos Organizativos; Corpo. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Dança

2005 - 2008

Faculdade de Artes do Paraná
Título: Des, Deslocado, Design
Orientador: Rosemeri Rocha da Silva

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 -

Extensão universitária em Anatomia Aplicada ao Yoga I - O Aparelho Locomotor e a Mecânica da P'ratica. (Carga horária: 96h). , Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP, Brasil.

2018 -

Klein Technique?. (Carga horária: 15h). , Klein School of Movement and Dance, KLEIN SCHOOL, Estados Unidos.

2018 - 2018

Klein Technique?. (Carga horária: 25h). , Klein School of Movement and Dance, KLEIN SCHOOL, Estados Unidos.

2018 - 2018

Lab Verão AND | Tomar Corpo, Acontecer, práticas ético-estéticos, somáticas. (Carga horária: 56h). , AND_Lab | Investigação em Arte-Pensamento & Políticas da Convivência, AND_LAB, Portugal.

2018 - 2018

Klein Technique?. (Carga horária: 20h). , Klein School of Movement and Dance, KLEIN SCHOOL, Estados Unidos.

2017 - 2017

Extensão universitária em Formação Básica em Fotografia. (Carga horária: 54h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em How to Write and Publish a Scientific Paper. (Carga horária: 20h). , Ecole Polytechnique, POLYTECHNIQUE, França.

2017 - 2017

Oficina Modo Operativo AND - Performar o comum. (Carga horária: 6h). , Condominio Cultural Mundo Novo, CONDÔ, Brasil.

2017 - 2017

Arte e vida: do moderno ao contemporâneo. (Carga horária: 8h). , Atelier397, ATELIER397, Brasil.

2017 - 2017

Espinosa: antídoto para tempos sombrios. (Carga horária: 24h). , Atelier Paulista, AP, Brasil.

2017 - 2017

Espinosa, Pensador do Presente. (Carga horária: 24h). , Atelier Paulista, AP, Brasil.

2016 - 2016

Composição em Tempo Real - João Fiadeiro. (Carga horária: 15h). , Companhia Olga Roriz, COR, Portugal.

2016 - 2016

Espinosa Reloaded. (Carga horária: 24h). , Atelier Paulista, AP, Brasil.

2015 - 2015

A given space of time. (Carga horária: 20h). , Teatro Rivoli, TR, Portugal.

2015 - 2015

Workshop Intensivo Modo Operativo AND: Políticas da Convivência & Circunscr. (Carga horária: 10h). , AND_Lab | Investigação em Arte-Pensamento & Políticas da Convivência, AND_LAB, Portugal.

2015 - 2015

Disciplina do curso de Mestrado em Antropologia. (Carga horária: 4h). , Instituto Universitário de Lisboa, ISCTE-IUL, Portugal.

2015 - 2015

How to write a scientific paper. (Carga horária: 3h). , ICS e ISCTE, Lisboa, ICS e ISCTE, Lis, Portugal.

2015 - 2015

Formação em Yoga Massagem Ayurvédica Nivel I e II. (Carga horária: 64h). , Gam Yoga, GAM YOGA, Brasil.

2015 - 2015

De Nietzsche a Deleuze: quando um pensador lança uma flecha, o outro a reco. (Carga horária: 26h). , Atelier Paulista, AP, Brasil.

2014 - 2014

COMPUTAÇÃO CRIATIVA COM PROCESSING E ARDUÍNO. (Carga horária: 36h). , Serviço Social do Comércio (Unidade Pompéia), SESC, Brasil.

2014 - 2014

Formação em Yoga Massagem Ayurvédica Nivel I e II. (Carga horária: 64h). , Gam Yoga, GAM YOGA, Brasil.

2013 - 2013

Encontro de Formação em Educação e Arte Contemporê. (Carga horária: 3h). , Bienal Educativo, BIENAL ED., Brasil.

2013 - 2013

Encontro Formação em Educação e Arte Contemporânea na Bienal de São Paulo. (Carga horária: 5h). , Fundação Bienal de São Paulo, BIENAL, Brasil.

2013 - 2013

A INSTALAÇÃO: ESTÂNCIAS. (Carga horária: 42h). , Serviço Social do Comércio (Unidade Pompéia), SESC, Brasil.

2013 - 2013

Método de Coordenação Motora, segundo Piret/Béziers/Husinger. (Carga horária: 48h). , Sala Crisantempo, SC, Brasil.

2012 - 2012

Residência artística Handling_Tools - João Fiadeiro e Fernanda Eugenio. (Carga horária: 70h). , Alpendre Casa de Arte, ACA, Brasil.

2011 - 2011

AND_Extensive - Composição em Tempo Real. (Carga horária: 140h). , Atelier Real, AR, Portugal.

2008 - 2008

Extensão universitária em Escola - Arte(s) - Dança (s). (Carga horária: 2h). , Faculdade de Artes do Paraná, FAP, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Reflexões sobre a Psicologia Performativa na Dança. (Carga horária: 2h). , Faculdade de Artes do Paraná, FAP, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em "O CORPO, A MÍDIA E O CORPOMÍDIA". (Carga horária: 60h). , Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Cênicas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes plásticas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Performance.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Terapia Corporal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

NADAI, C. C. ; DELION, N. . Lab Verão AND São Paulo | Tomar Corpo, Acontecer. 2018. (Outro).

LOPES, B. ; NADAI, C. C. ; FELIX, D. ; SILVEIRA, D. ; SUEYOSHI, H. I. ; AMALFI, M. . 7º SPA ? Seminário de Pesquisa em Andamento. 2017. (Congresso).

NADAi, José Eduardo De ; NADAI, C. C. . Exposição MANDALAS. 2017. (Exposição).

Eugénio, F. ; NADAI, C. C. ; DELION, N. . Modo Operativo AND | Performar o Comum. 2017. (Outro).

NADAI, C. C. ; LOPES, B. ; AKAGI, I. ; FELIX, D. ; AMALFI, M. ; CERASOLI, U. ; SILVEIRA, D. ; BOITO, S. ; SUEYOSHI, H. I. . 6º SPA ? Seminário de Pesquisa em Andamento. 2016. (Congresso).

NADAI, C. C. . Território de Operações Microbianas. 2014. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

7º SPA - Seminário de Pesquisa em Andamento.GAMBIARR[A]ÇÃO#3 -- DAS FRONTEIRAS AO LIMITE: PERFORMANCE SITUADA NA GAMBIARRAÇÃO. 2017. (Seminário).

IFTR. Gabiarração: poéticas em composição coreográfica. 2017. (Congresso).

6º SPA - Seminário de Pesquisa em Andamento.DA GAMBIARRA[COISA] À GAMBIARR[A]ÇÃO. 2016. (Seminário).

Diálogos com Antonio NEGRI. 2016. (Seminário).

I Seminário de Estudos Híbridos das Artes da Cena: ausência presença e novas tecnologias na cena contemporânea. 2016. (Seminário).

Oh! Festival de Teatro Universitário de Guimarães.Gambiarração: Poéticas Em Composição (II). 2016. (Oficina).

Seminário Nómada em Estudos da Performance - 4. 2016. (Seminário).

?Grounding (Im)mobility: Embodment, Ephemera, Cologies. The European Association of Social Anthropologists Anthropology and Mobility Network (ANTHROMOB) bi-annual workshop. 2015. (Seminário).

How to Get Published in Scientifc Journal.How to Get Published in Scientifc Journal, por Lei Zhang, Ph.D.. 2015. (Oficina).

Insider Anthropology and Native Anthropology - Aula com Professor Dr. Paulo Raposo. 2015. (Seminário).

Mind the Gap: The Artist in Culture Studies 5th Graduate Conference in Culture Studies. 2015. (Congresso).

Seminário Nómada em Estudos da Performance - 2. 2015. (Seminário).

Seminários CRIA - "Vivendo com um inimigo invisível: percepção das alterações climáticas num parque natural". 2015. (Seminário).

Seminários CRIA - Antropologia e a pequena produção de energia solar no Algarve e na Beira Alta em perspetiva. 2015. (Seminário).

Seminários CRIA - Autoridade e Autonomia: Conjugalidade e Vidas Femininas em Essaouira, Marrocos. 2015. (Seminário).

Seminários CRIA - Entre arte e patrimônio: circulações contemporâneas das artes populares. 2015. (Seminário).

Seminários CRIA - Resistências subtis: reciprocidade e clientelismo no sul de Portugal. 2015. (Seminário).

Seminários Nómadas de Estudos de Performance - 1.Das Fronteiras ao Limite: performance situada na gambiarração. 2015. (Seminário).

Seminários Nómadas em Estudos da Performance - 3. 2015. (Seminário).

VI Seminário Conexões: Deleuze E máquinas E devivers E....Gambiarração: A gambiarra como um estado de percepção-ação do corpo. 2015. (Seminário).

4º SPA ? Seminário de Pesquisas em Andamento.A percepção da gambiarra a partir do conceito de affordance. 2014. (Seminário).

IV Encontro Científico da ANDA. O ORDINÁRIO COMO AFETO COMPOSITIVO. 2014. (Congresso).

X Mostra de Dança da FAP.Experimento Gambiarra. 2014. (Simpósio).

II Encontro Científico da ANDA. O ENQUANTO DE UMA DANÇA: ESTRUTURA E FUNCIONALIDADE COMO PARÂMETROS PARA A CONSTRUÇÃO DO DESIGN. 2012. (Congresso).

Encontros de Estética. 2011. (Congresso).

International conference & International Summer University: Borders, displacement and creation. Questioning the contemporary. 2011. (Congresso).

VII ENECULT - Encontro de estudos multidisciplinares em cultura.A dança como um design: nem um aúnica dança, nem um único design. 2011. (Seminário).

Festival Contemporâneo de Dança.Oficina de Criação 'Versões', com Cuqui Jerez e Cristina Blanco (Madri). 2010. (Oficina).

Processo In Dança.Mesa redonda sobre processo de criação em dança. 2010. (Outra).

1a Plataforma Internacional de Dança e 8o encontro da RSD. 2009. (Outra).

8º Encuentro Anual de la Red Sudamericana de Danza. 2009. (Encontro).

II Simpósio e V mostra de dança da FAP.Processos co-evolutivos: a dança como um design. 2009. (Simpósio).

II Simpósio e V mostra de dança da FAP.DES. 2009. (Outra).

Espetáculo de sombras com a companhia Karagzwk.Participação como bailarina no Lançamento do Iveco Trakker. 2008. (Outra).

I Simpósio e IV Mostra de dança da FAP."DES" - Participação como aluna da FAP na mostra de processo dos workshop dos alunos do 4º ano do Curso de Dança. 2008. (Simpósio).

Múltipla Dança - Seminário Internacional de Dança Contemporânea."Mostra e Reflexões entre dança e vídeo" ministrada porArmando Menicacci. 2008. (Oficina).

Workshop na Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento.Corpo Cidade - Ministrado por Paola B. Jaques (Bahia). 2008. (Oficina).

Workshop na Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento.Processo de Criação em Dança - Ministrado por Marta Soares. 2008. (Oficina).

Workshop na Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento.Produção Cultural em Dança - Ministrado por Dora Leão. 2008. (Oficina).

Workshop na Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento.Percepção Física - Ministardo por Alejandro Ahmed. 2008. (Oficina).

Workshop na Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento.Focando o corpo para a criação - Ministrado por Margô Assis (Belo Horizonte). 2008. (Oficina).

5º Festival Metropolitano de Artes Cênicas Eliseu Voronkoff.Participação como intérprete-criadora da Composição Coreográfica "Identidade". 2007. (Outra).

Workshop na Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento.Improvisação de Contato - Ministrado por Half Jaroschinski (Alemanha). 2007. (Oficina).

Curso de Pilates da ESTÚDIO CORPO LIVRE DANÇA.Curso de Pilates ministrado por Ian Mickiewick. 2006. (Oficina).

II Mostra de dança da FAP.Oficina de Teatro Físico ministrada por Ângela Moreira. 2006. (Oficina).

II Mostra de dança da FAP.Oficina de iluminação ministrada por Fábia Guimarães, durante a II mostra de dança na casa Hoffmann. 2006. (Oficina).

Workshop dos formandos em Dança da FAP.Participação como bailarina convidada para a coreografia " E aí Broto?" de Carolina Costa. 2006. (Seminário).

Oficina de dança contemporâne na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.Participação como bailarina da oficina de dança contemporânea ministrada por Thíndaro Silvano. 2005. (Oficina).

Workshop na Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento.wokshop com Hooman Sharifi (Noruega). 2005. (Oficina).

12 Passo de Arte.Workshop de dança contemporânea com Luciana Paludo. 2004. (Oficina).

12 Passo de Arte.Participante da seletiva do Projeto Passo de Arte 2004 com a Faces Ocultas cia de Dança - Coreografia: 4 Paredes. 2004. (Outra).

Encenação da Paixão de Cristo.Participação como bailarina na Encenação da Paixão de Cristo. 2004. (Outra).

I Dança Paraty.Apresentação da coreografia 4 Paredes com a Faces Ocultas cia de Dança. Trabalho premiado em 1º lugar e melhor coreografia (de Arilton Assunção) do festival. 2004. (Outra).

Salto Fest em Dança.Participação como bailarina da coreografia Pedras, Plantas, Criaturas - Coreógrafo: Arilton Assunção, que fez o encerramento do evento Salto Fest em Dança. 2004. (Outra).

11 Passo de Arte.Curso de dança contemporânea Intermediário/Avançado com Raymundo Costa. 2003. (Oficina).

11 Passo de Arte.Curso de Técnica Clássica Intermediário/Avançado com Thíndaro Silvano. 2003. (Oficina).

Balneário Camboriú Dança - 6ª Edição.Apresentação da coreografia "Pedras, Plantas, Criaturas" (coreografia de Arilton Assunção) com a Faces Ocultas cia de Dança. Trabalho premiado em 3º lugar. 2003. (Outra).

I Salto Fest Dança.Participação como bailarina da Academia de Dança Andréia Moretto com coreografia "Orvalho" ( coreógrafa: Edinéia Moretto), premiada em 3º lugar no festival.. 2003. (Outra).

VII Encontro de Dança "Idovar Stahl Filho".Participação como bailarina da companhia Faces Ocultas cia de Dança. 2003. (Outra).

VII Fest Dance da Oficina de dança do Clube Esportivo Mauá.Participação como bailarina da coreografia "Quatro Paredes" na condição de concorrente.. 2003. (Outra).

XII Festival de Primavera - Mostra Brasileira de Dança.Participação como bailarina da companhia Faces Ocultas cia de Dança. 2003. (Outra).

10 Passo de Arte.Curso de dança contemporânea com Felipe Chapkssoff. 2002. (Oficina).

10 Passo de Arte.Curso de dança contemporânea com Anselmo Zolla. 2002. (Oficina).

10 Passo de Arte.Curso de musical com Fernanda Chama. 2002. (Oficina).

Curso de Ballet Clássico.Curso de Ballet Clássico do ano de 2002 com a pré-companhia Juliana Omati. 2002. (Outra).

XVI SPRING CONFERENCE - UAACJHS - Curso de Letras - USF Universidade São Francisco. Paticipação do espetáculo de dança da Academia Andreia Moretto Dance - como grupo convidado. 2002. (Congresso).

4 Mirindança.Participação como bailarina da coreografia Valsa das flores. 1999. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Humberto Issao Sueyoshi

TELESI, S. F. S.; RAMOS, L. F.; SANTOS, E. A.;NADAI, C. C.. Vertentes Didáticas de uma Cena Liricizada. 2017. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Helena Tania Katz

KATZ, H.; BASTOS, M. H. F. A.; Maria Silvia Betti; SALLES, Cecilia Almeida; VIEIRA, Andréia Abdelnur. Gambiarração. 2017. Tese (Doutorado em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

Helena Tania Katz

BASTOS, M. H. F. A.;KATZ, H.. Gambiarração. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

Maria Helena Franco de Araujo Bastos - Helena Bastos

BASTOS, M. H. F. A.; BITTENCOURT, Adriana. Processos Organizativos em Dança: a singularidade dos designs. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Dança) - Universidade Federal da Bahia.

Maria Helena Franco de Araujo Bastos - Helena Bastos

Bastos H; KATZ, H.; SALLES, C. A.; BETTI, M. S.; CAMARGO, A. V. A.. Gambiarração: poéticas em composição coreográfica. Defendida no PPGAC - da ECA/USP sob minha orientação. 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Artes Cênicas - ECA - USP) - Universidade de São Paulo.

Cecília Almeida Salles

SALLES, C. A.; KATZ, H. T.; CAMARGO, A. V. A.; OLIVEIRA, B. C.; BASTOS, M. H. F. A.. Gambiarração: poéticas em composição coreográfica. 2017. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Andréia Vieira Abdelnur Camargo

Andréia Nhur; BASTOS, H.; KATZ, H. T.; BETTI, M. S.; SALLES, C. A.. Gambiarração: poéticas em composição coreográfica. 2017 - Universidade de São Paulo.

Adriana Bittencourt Machado

MACHADO, A. B.; BRITO, Fabiana; Bastos, Helena. Processos organizativos em dança: a singularidade dos designs. Programa de Pós-Graduação em Dança 2010. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Dança) - Universidade Federal da Bahia.

Branca Coutinho de Oliveira

BASTOS, M. H. F. A.;OLIVEIRA, B. C.; KATZ, H. T.. Gambiarração: Disponibilizâncias entre corpo e ambiente. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Helena Franco de Araujo Bastos - Helena Bastos

Gambiarração:Poéticas em composição coreográfica; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Helena Franco de Araujo Bastos - Helena Bastos;

Maria Helena Franco de Araujo Bastos - Helena Bastos

GAMBIARRA E CORPORALIDADE: Uma composição em Tempo Real; 2013; Tese (Doutorado em Departamento de Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria Helena Franco de Araujo Bastos - Helena Bastos;

Adriana Bittencourt Machado

Processos organizativos em Dança: a singularidade dos designs; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Dança) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adriana Bittencourt Machado;

Rosemeri Rocha da Silva

DES; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em curso superiro em dança) - faculdade de artes do paraná; Orientador: Rosemeri Rocha da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NADAI, CAROLINA CAMARGO DE . A GAMBIARR[AÇÃO] E SEUS PROCESSOS COMPOSITIVOS. Revista Científica/FAP (Curitiba. Online) , v. 17, p. 67, 2017.

  • NADAI, C. C. . Gambiarração: A gambiarra como um estado de percepção-ação do corpo. Alegrar (Campinas) , v. 1, p. 1, 2015.

  • NADAI, CAROLINA CAMARGO DE . Pôr-se com, compor: corresponsabilidades no encontro performer-espectador. Revista aSPAs , v. 4, p. 14-20, 2014.

  • NADAI, C. C. . A percepção da gambiarra a partir do conceito de affordance. Resumos do Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP , v. 2.1, p. 37-40, 2014.

  • NADAI, C. C. . O ORDINÁRIO COMO AFETO COMPOSITIVO. ANAIS DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA , v. 4, p. 1-12, 2014.

  • NADAI, C. C. . O ENQUANTO DE UMA DANÇA: ESTRUTURA E FUNCIONALIDADE COMO PARÂMETROS PARA A CONSTRUÇÃO DO DESIGN. ANAIS DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA , v. 2, p. 30, 2012.

  • NADAI, C. C. . Modos Organizativos em Dança: designs que se materializam enquanto o corpo dança. Revista Científica/FAP (Curitiba. Online) , v. 7, p. 153-166, 2011.

  • NADAI, C. C. . Dança design. O Mosaico: Revista de Pesquisa em Artes , v. n.2, p. 1-14, 2009.

  • NADAI, C. C. . Design ? O comportamento da forma na dança. O Mosaico: Revista de Pesquisa em Artes , v. 1, p. 1-9, 2009.

  • NADAI, C. C. . Dança: design em evolução. Memória Abrace Digital , v. V, p. 1-6, 2009.

  • NADAI, C. C. . A dança de João Fiadeiro: posição-com-posição. In: Célia Gouvea. (Org.). A dança no século XXI. 1ed.São Paulo: Editora Prismas, 2017, v. 1, p. 103-112.

  • NADAI, C. C. . Expressividade Artística. Jornal Farol, Curitiba-PR, p. 2 - 2, 01 out. 2007.

  • NADAI, C. C. . A Dança no Ensino Superior. Jornal Farol, Curitiba-PR, p. 8 - 8, 01 ago. 2007.

  • NADAI, C. C. . designs em dança: fenótipos estendidos em movimento. In: III SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DANÇA TEMÁTICA: 'DANÇA: o visível e o invisível na contemporaneidade', 2013, Salvador-BA. III SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DANÇA TEMÁTICA:, 2013.

  • NADAI, C. C. . O ENQUANTO DE UMA DANÇA: ESTRUTURA E FUNCIONALIDADE COMO PARÂMETROS PARA A CONSTRUÇÃO DO DESIGN. In: II CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA ? ANDA, 2012, São Paulo. Anais do II Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) - 2012, 2012. v. 2.

  • NADAI, C. C. . A dança como um design: nem uma única dança, nem um único design. In: VII ENECULT Encontros de estudos multidisciplinares em cultura, 2011, Salvador-BA. VII ENECULT Encontros de estudos multidisciplinares em cultura. Salvador-BA, 2011. v. 7.

  • NADAI, C. C. . Processos co-evolutivos: a dança desenhada no trânsito natureza e cultura. In: II Simpósio e V Mostra de Dança da Fap, 2009, Curitiba-PR. Anais do I Simpósio e IV Mostra de Dança da FAP. Curitba-PR: Faculdade de Artes do Paraná, 2009. v. 2. p. 47-64.

  • NADAI, C. C. . DES, DESlocado, DESign. In: I Simpósio e IV Mostra de Dança da FAP, 2008, Curitiba. Anais do I Simpósio e IV Mostra de Dança da FAP. Curitiba: Faculdade de Artes do Paraná, 2008. v. 1.

  • NADAI, CAROLINA CAMARGO DE . GAMBIARR[A]ÇÃO#3 -- DAS FRONTEIRAS AOS LIMITES: PERFORMANCE SITUADA NA GAMBIARRAÇÃO. In: 7º Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/ USP, 2017, São Paulo. Resumos do Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP (1.1 : 2017 : São Paulo). São Paulo: PPGAC-ECA/ USP, 2017. v. 1. p. 393-395.

  • NADAI, C. C. . DA GAMBIARRA[COISA] À GAMBIARR[A]ÇÃO. In: 6º SPA ? Seminário de Pesquisas em Andamento, 2016, São Paulo. Anais do 6º SPA ? Seminário de Pesquisas em Andamento, 2016.

  • NADAI, C. C. . A PERCEPÇÃO DA GAMBIARRA A PARTIR DO CONCEITO DE AFFORDANCE. In: 4º SPA - Seminário de Pesquisa em Andamento, 2014, São Paulo. Resumos do Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP, 2014. v. 2. p. 37-40.

  • NADAI, CAROLINA CAMARGO DE . GAMBIARR[A]ÇÃO#3 -- DAS FRONTEIRAS AOS LIMITES: PERFORMANCE SITUADA NA GAMBIARRAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NADAI, C. C. . Vivendo a Coordenação Motora. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NADAI, C. C. . Vivendo a Coordenação Motora. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NADAI, C. C. . Gambiarração: Poéticas Em Composição (II). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NADAI, C. C. . Da gambiarra[coisa] à gambiarr[ação]. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NADAI, C. C. . VI Seminário Conexões: Deleuze E Máquinas E Devires E.... 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NADAI, C. C. . Gambiarração: Poéticas Em Composição. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NADAI, C. C. ; Eugénio, F. ; CICCONI, L. F. P. . Das Fronteiras ao Limite: performance situada na gambiarração. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NADAI, C. C. . Modo AND na DigitalBox. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MONTEIRO, M. ; NADAI, C. C. . A coordenação motora no cotidiano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NADAI, C. C. . A percepção da gambiarra a partir do conceito de affordance. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NADAI, C. C. . A dança como um design: processos e configurações. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NADAI, CAROLINA CAMARGO DE ; WINCKLER, K. . KLEIN TECHNIQUE, 2018. (Tradução/Livro).

  • NADAI, C. C. . Gambiarra 2012 (Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NADAI, C. C. . Registro fotográfico do 7º SPA - Seminário de Pesquisa em Andamento. 2017.

NADAI, C. C. . Registro fotográfico do 6º SPA - Seminário de Pesquisa em Andamento. 2016.

Eugénio, F. ; Dinger, A. ; NADAI, C. C. . Registro de Seminário-Performance. 2015.

NADAI, C. C. . Inserção de conteúdos no Portal Ibero-Americano Es/Cena Ibam. 2014.

NADAI, C. C. ; QUEIROZ, J. . Tradução intersemiótica, Gertrude Stein e dança. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

NADAI, C. C. ; SILVA, R. R. ; DIDONET, C. . Processos de criação em dança. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

NADAI, C. C. . Artista Plástico NADAI. 2017; Tema: Artes Pláticas. (Site).

NADAI, C. C. . corpos_transversos: um projeto do grupo musicanoar. 2014. (Site).

NADAI, C. C. . escenaibam.org artes da cena. 2014; Tema: artes da cena. (Site).

NADAI, C. C. ; BASTOS, M. H. F. A. ; BRUNO, L. ; ALVES, I. H. A. ; GOUVEA, C. ; MELITELLO, T. . LADCOR laboratório de dramaturgias do corpo. 2013; Tema: Criação cênica e teórica, pesquisa sobre dramaturgia do corpo. (Blog).

NADAI, C. C. . ContoEnquanto. 2012; Tema: Microcontos. (Blog).

Eugénio, F. ; NADAI, C. C. ; DELION, N. ; Dinger, A. ; JORGE, Soraia . Inventário - Lab Verão AND São Paulo | Tomar Corpo, Acontecer. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NADAI, C. C. . Cartaz Exposição MANDALAS. 2017. (Arte Gráfica).

NADAI, C. C. . Gambiarração: Poéticas Em Composição (II). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NADAI, C. C. . Gambiarração: Poéticas Em Composição. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NADAI, C. C. ; MONTEIRO, M. . Coordenação motora e dança: uma vivência a partir do movimento. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NADAI, C. C. . Oficina Composição de Imagem Poética. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NADAI, C. C. ; VELLOSO, M. . Curso residência para formação de criadores-intérpretes em dança contemporânea de caráter investigativo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NADAI, C. C. . Workshop Introdução à dança contemporânea. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NADAI, C. C. ; SILVEIRA, D. ; CAMPANHARI, Bruna ; KUNIFAS, C. ; TRIDAPALLI, G. ; NHUR, A. ; GERALD, S. . Paisagens Invisíveis. 2017. Coreográfica.

NADAI, C. C. . Gambiarração: Poéticas Em Composição. 2016. Performática.

NADAI, C. C. . gambi[a]rração#1 -- trânsito tátil revela trânsito sonoro. 2016. Coreográfica.

NADAI, C. C. . Munição Poética. 2016. Performática.

BASTOS, M. H. F. A. ; NADAI, C. C. ; Rachou, Raul . Brevidades. 2016. Coreográfica.

NADAI, C. C. ; Eugénio, F. ; CICCONI, L. F. P. . Das Fronteiras ao Limite: performance situada na gambiarração. 2015. Audiovisual.

BASTOS, M. H. F. A. ; Rachou, Raul ; NADAI, C. C. . Esculturas Breves. 2015. Coreográfica.

NADAI, C. C. . gambi[a]rração#2 -- entre. 2015. Coreográfica.

NADAI, C. C. . Território de Operações Microbianas. 2014. Performática.

NADAI, C. C. . Experimento Gambiarra (1). 2014. Performática.

BASTOS, M. H. F. A. ; Rachou, Raul ; NADAI, C. C. . Esculturas Breves. 2014. Performática.

NADAI, C. C. . Giselles. 2013. Coreográfica.

NADAI, C. C. . Gatas. 2013. Coreográfica.

NADAI, C. C. . O Baile de máscaras. 2013. Coreográfica.

NOVAIS, A. ; NADAI, C. C. . Em busca do portal mágico. 2013. Audiovisual.

NADAI, C. C. . Processos Organizativos em Dança: a singularidade dos designs. 2011. Coreográfica.

NADAI, C. C. ; Isaura Suelen Tupiniquim Cruz . Co-Grafia. 2010. Coreográfica.

NADAI, C. C. . DES. 2009. Coreográfica.

NADAI, C. C. . DES. 2009. Coreográfica.

NADAI, C. C. . DES. 2009. Coreográfica.

NADAI, C. C. ; Isaura Suelen Tupiniquim Cruz . Co-Grafia. 2009. Coreográfica.

NADAI, C. C. . DES. 2008. Coreográfica.

NADAI, C. C. . Encartes. 2007. Coreográfica.

NADAI, C. C. . O Anjo Negro. 2007. Coreográfica.

NADAI, C. C. . Diabliposa. 2006. Coreográfica.

NADAI, C. C. . Pessoas Marcadas 2. 2005. Coreográfica.

NADAI, C. C. . Subway. 2005. Coreográfica.

NADAI, C. C. . Sapus Sapiens. 2005. Coreográfica.

NADAI, C. C. . Meu Traço. 2015. Vídeo.

MARZLIAK, N. ; MASTROMAURO, G. ; NADAI, C. C. . banzo | me arrasa me quebra me mata. 2013. Vídeo.

NADAI, C. C. ; VARGAS, S. ; QUITIAN, D. ; VASCONCELLOS, J. . A hora do chá. 2012 (Vídeodança) .

NADAI, C. C. ; NADAI, R. C. . dança frame a frame (título provisório). 2011 (videodança) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    LADCOR - Laboratório de Dramaturgia do Corpo, Descrição: O Grupo de pesquisa LADCOR - Laboratório de Dramaturgia do Corpo (reconhecido pelo CNPq), surge no segundo semestre de 2006. Desde então, vimos nos organizando em experimentos, isto é, pesquisas contemporâneas sobre o fazer criativo com a idéia de uma prontidão cênica a partir do que chamamos de escuta do corpo. Testamos a ideia de uma dramaturgia que emerge de uma ação, e propõe uma discussão em torno da construção de uma dramaturgia gerada a partir de conceitos promovidos pelas ações do próprio corpo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Doutorado em Artes, Universidade de São Paulo.

2011

Mestrado em Dança, Universidade Federal da Bahia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão do SPA

    Outras informações:
    Membro da comissão do SPA ? Seminário de Pesquisa em Andamento da Universidade de São Paulo, PPG-AC (Programa de pós-graduação em Artes Cênicas da ECA-USP) desde 2016 | http://www3.eca.usp.br/ppgac/spa.

  • 2014 - 2017

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Pesquisadora bolsista, doutorado: Gambiarração: poéticas em composição coreográfica, pesquisadora do LADCOR - Laboratório de Dramaturgia do Corpo e membro da Comissão Organizadora do SPA - Seminário de Pesquisa em Andamento

    Atividades

    • 03/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2016 - 08/2016

      Estágios , Escola de Comunicações e Artes, .,Estágio realizado, PAE - Programa de Aperfeiçoamento Pedagógico.

  • 2013 - 2014

    Fábrica de Cultura Sapopemba

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: educadora de dança, Carga horária: 18

    Outras informações:
    Professora de dança para crianças e adolescentes no programa Fábricas de Cultura / Governo do Estado de São Paulo.

  • 2005 - 2007

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: bailarina, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Bailarina profissional de 2005 a 2008 na Téssera companhia de dança da U.F.P.R

  • 2014 - 2017

    Sala Crisantempo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de professor, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Assistente da professora Mônica Monteiro nas aulas de "Movimento Consciente"

  • 2015 - 2015

    Atelier REAL

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Coordenação Motora, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professora de consciência corporal da Companhia do Atelier Real, dirigida pelo coreógrafo João Fiadeiro. Neste período realizou-se a preparação corporal da companhia para o a criação: "O que fazer daqui para trás". Este trabalho foi desenvolvido através da bolsa CAPES PDSE - doutorado sanduíche, em Lisboa, Portugal.

  • 2016 - Atual

    DEHA Terapias Integradas

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Autônoma

    Outras informações:
    Professora autônoma de Consciência Corporal