Cleide Augusto
Possui graduação em História pela Universidade do Sagrado Coração (1967); graduação em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC (1976); graduação em Técnicas Comerciais pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1973). Em 1974 fez especialização em História da América, na Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como professora de História e de Educação para o Trabalho (ACT e depois efetiva), vice-diretora e diretora em escolas estaduais. Fez mestrado em Educação no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2005). Também possui especialização em Psicopedagogia, realizada no Centro Universitário Barão de Mauá em 2006. Atualmente é professora prestadora de serviços do Centro Universitário Barão de Mauá. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente no seguinte tema:violência familiar, violência escolar, intimidação, Bullying. Possui experiência na área de psicologia e da psicopedagogia clínica, pois atua em consultório desde 1995. Também possui experiência no desenvolvimento de crianças e adolescentes com deficiência visual, aquiridas em sua atuação como psicóloga e psicopedagoga clínica voluntária, na Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto (ADEVIRP).
Informações coletadas do Lattes em 30/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2002 - 2005
Centro Universitário Salesiano São Paulo
Título: A prática pedagógica do professor de Educação Física Escolar no ensino fundamental de 5a. a 8a. série: professor-treinador ou professor-educador?,Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Prof. Dr. Milton Grecco
Palavras-chave: currículo; educação; esportes; formação profissional.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização
2014 - 2014
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista
Título: Novas Tecnologias e a Educação de Pessoas com Necessidade Especiais: a contribuição da Educação a Distância na inserção social e cultural, através da sua formação e qualificação
Orientador: Marcia Aparecida Figueredo
Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização
2012 - 2013
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista
Título: Novas Tecnologias e a Educação de Pessoas com Necessidades Especiais: a contribuição da Educação a Distância na inserção social e cultural.
Orientador: Prof. Dr. Silvio Reinod Costa
Especialização em Psicopedagogia
2005 - 2006
Centro Universitário Barão de Mauá
Título: Bullying-'brincadeira' que machuca a alma. Um estudo exploratório sobre comportamentos agressivos entre alunos de 5a. a 8a. série
Orientador: Profa. Dra. Sueli Cristina de Pauli Teixeira
Especialização em História da América
1973 - 1974
Universidade de Mogi das Cruzes
Título: América Latina: uma história de racismo e preconceitos.
Orientador: prof. José Bezerra de Melo
Formação complementar
2002 - 2002
Extensão universitária em O professor: o outro na zona de desenvolvimento pr. (Carga horária: 8h). , Universidade do Grande ABC, UNIABC, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Crianças em situação de risco, dificuldades de apr. (Carga horária: 20h). , Universidade do Grande ABC, UNIABC, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em A Psicologia Histórico-Cultural e os escolares com. , Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Distúrbios da Linguagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Organização de eventos
CALEJON, L.M.C. ; AUGUSTO, C. ; DIAS, N. V. ; GIBERNI, V.J. ; BERMELHO, O. . Uma Contribuição do referencial histórico-cultural. 2001. (Exposição).
Participação em eventos
Aprender Criança - Decifrando códigos da Educação e do Cérebro Infantil. 2014. (Congresso).
I Encontro Pró Políticas para a Juventude de Ribeirão Preto. 2004. (Encontro).
VII Congresso de Educação Saber 2003. 2003. (Congresso).
II Jornada AESP para a Educação. 2002. (Seminário).
Primeiro Ciclo de Cinema e Educação.. 2002. (Outra).
Palestra sobre a Psicologia Histórico-Cultural e os escolares com necessidades educativas especiais.. 2001. (Outra).
Primeiro Encontro de Professores da Diretoria de Ensino da Região de Mauá (SP).Atuação Docente: uma reflexão sobre a prática pedagógica.. 2000. (Encontro).
Semana Cultural.A Psicologia nos 500 anos do Brasil. 2000. (Encontro).
III Encontro Paulista dos Serviços de Assistência Psicológica ao estudante Universitário. 1999. (Encontro).
I Seminário de Produção Científica..A produção cientíica no curso de psicologia.. 1999. (Seminário).
Jornada de Psicologia. 1999. (Outra).
Seminário de Produção Cinetífica dos Docentes.A dança como meio de (re)ligação do ser humano ao sagrado.. 1999. (Seminário).
Congresso Internacional de Educação - V Educador.. 1998. (Congresso).
Continentes em Movimento. 1998. (Congresso).
II Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 1993. (Encontro).
Participação em bancas
AUGUSTO, C.. O leitor e a atualidade: mitologia e filosofia socrática para a construção do ser ético e moral.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
AUGUSTO, C.. A importância e a função da arte para o individuo e a sociedade.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
AUGUSTO, C.; COLUS, K.M.. A presença do lúdico na clínica psicopedagógica : uma breve revisão bibliográfica.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá.
AUGUSTO, C.; COLUS, K.M.. . A percepção de crianças e educadoras sobre jogos e brincadeiras na educação infantil.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Lettramento) - Centro Universitário Barão de Mauá.
AUGUSTO, C.; COLUS, K.M.. . Cyberbullying:Violência na Web.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá.
AUGUSTO, C.; COLUS, K.M.. . Educação Hospitalar e Psicopedagogia.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá.
AUGUSTO, C.; COLUS, K.M.. . O corpo como forma de expressão afetiva em crianças de 1 a 2 anos.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Centro Universitário Barão de Mauá.
AUGUSTO, C.; SOARES, J. dos S.. . A adolescência, o processo sócio-educativo e o protagonismo social. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá.
AUGUSTO, C.; PANTONI, R.. Contribuições de Reggio Emilia ao trabalho com projetos na educação infantil. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá.
AUGUSTO, C.; PAULI, S. C.. Caetano de Oliveira. Diagnóstico Psicopedagógico Clínico: aspectos importantes. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá.
CALDANA, R.H.L.;AUGUSTO, C.. Interações na Instituição Escolar sob a perspectiva de crianças abrigadas.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de São Paulo- Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribe.
AUGUSTO, C.. dos Santos.Sindrome de Down - o desenvolvimento escolar da criança portadora de sindrome de Down.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande ABC.
AUGUSTO, C.. A música como instrumento da aprendizagem no processo de alfabetização.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande ABC.
AUGUSTO, C.. O mercado de trabalho para os portadores de necessidades especiais.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande ABC.
AUGUSTO, C.. O equilibrio psicológico do professor: a influência deste equilibrio sobre a formação de novos cidadãos.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande ABC.
AUGUSTO, C.. A importância do brincar e do jogo na educação infantil.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande ABC.
AUGUSTO, C.. A Psicologia e o Esporte: evolução até a atualidade.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC.
Orientou
A teoria sociointeracionista, e suas contribuições para o ambiente alfabetizador; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; (Orientador);
A importância da psicomotricidade para o processo de; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; (Orientador);
AS DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; (Orientador);
A importância do Jogo e da Brincadeira na Educação Infantil; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; (Orientador);
A INFLUÊNCIA DO PSICOPEDAGOGO EM SUAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA INCLUSÃO ESCOLAR; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; (Orientador);
Consequência do uso do telefone celular no trânsito; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Cleide Augusto;
Níveis elevados de estresse em condutores de veículos no trânsito; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Cleide Augusto;
A influência do álcool em acidentes de trânsito; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Cleide Augusto;
Violência no trânsito: os acidentes que se pode causar; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Cleide Augusto;
O impacto do momento em que o idoso percebe a perda da habilidade em conduzir veiculos; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Cleide Augusto;
A importância dos testes de personalidade na avaliação psicológica para o trânsito; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Cleide Augusto;
Educação para o Trânsito nas escolas; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Cleide Augusto;
A avaliação da atenção eficaz para um trânsito seguro; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Cleide Augusto;
Bicicletas: longo caminho a ser percorrido para uma mobilidade sustentável nas cidade; s; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Cleide Augusto;
A importância da família no desenvolvimento escolar da criança; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Cleide Augusto;
A educação para o Trânsito como ferramenta econômica e eficaz na redução de acidentes; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Cleide Augusto;
A IMPORTÂNCIA DA EJA PARA A ASCENSÃO PROFISSIONAL; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Cleide Augusto;
O DESAFIO DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS NO TERCEIRO SETOR; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Cleide Augusto;
Influência da Motivação no Ensino-Aprendizagem; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Cleide Augusto;
SUPERVISOR ESCOLAR: UM POUCO DE HISTÓRIA E OS SEUS DESAFIOS DENTRO DO ÂMBITO ESCOLAR; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Cleide Augusto;
Dificuldade de Aprendizagem na Escola na turma do 3º ano da Escola Rei Davy do municipio de Arapiraca-Estudo de Caso; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Cleide Augusto;
METODOLOGIA DE PROJETOS: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Cleide Augusto;
; AUTISMO, O GRANDE DESAFIO DA INCLUSÃO; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Cleide Augusto;
LITERATURA INFANTIL: UM MUNDO DE FANTASIAS ONDE CONSTRUÍMOS REALIDADES; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Cleide Augusto;
Violência Doméstica:reflexões para atuação Psicopedagógica; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Cleide Augusto;
Bullying: a agressividade no contexto escolar; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista; Orientador: Cleide Augusto;
A formação de pedagogo: atende as necessidades da demanda para inclusão?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Centro Universitário Barão de Mauá; Orientador: Cleide Augusto;
Bullying escolar: Hoje é Crime?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neupsicologia da Aprendizagem e da Memória) - Centro Universitário Barão de Mauá; Orientador: Cleide Augusto;
Bullying: a opinião de graduandos de pedagogia; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá; Orientador: Cleide Augusto;
Bullying no ambiente escolar - Papel da escola diante dessa realidade; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá; Orientador: Cleide Augusto;
O Jogo e a Brincadeira na Educação Infantil; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Lettramento) - Centro Universitário Barão de Mauá; Orientador: Cleide Augusto;
Comunicação alternativa e ampliada como ferramenta pedagógica na educação inclusiva; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva: fundamentos e práti) - Centro Universitário Barão de Mauá; Orientador: Cleide Augusto;
A importância das novas técnologias na aprendizagem do deficiente visual; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva: fundamentos e práti) - Centro Universitário Barão de Mauá; Orientador: Cleide Augusto;
Vanzella; A Arte como recurso no processo da aprendizagem infantil na faixa de 0 a 10 anos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá; Orientador: Cleide Augusto;
A importância da afetividade na educação; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Centro Universitário Barão de Mauá; Orientador: Cleide Augusto;
A relevância da formação do professor e a qualidade na escola inclusiva; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva: fundamentos e práti) - Centro Universitário Barão de Mauá; Orientador: Cleide Augusto;
C; Garbelini; A influência das relações parentais no comportamento de crianças do ensino fundamentalI (1º ao 5º ano); 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Centro Universitário Barão de Mauá; Orientador: Cleide Augusto;
A psicomotricidade na eucação infantil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva: fundamentos e práti) - Centro Universitário Barão de Mauá; Orientador: Cleide Augusto;
A violência nas escolas públicas; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva: fundamentos e práti) - Centro Universitário Barão de Mauá; Orientador: Cleide Augusto;
Afetividade na relaçao professor-aluno com necessidades especiais; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá; Orientador: Cleide Augusto;
Robobraille e outras tecnologias a serviço da inclusão de deficientes visuais; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva: fundamentos e práti) - Centro Universitário Barão de Mauá; Orientador: Cleide Augusto;
A importância do ambiente familiar para o desenvolvimento infantil: uma breve revisão; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá; Orientador: Cleide Augusto;
P; dos; Problemas comportamentais realcionados ao baixo rendimento escolar: um estudo compreensivo; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá; Orientador: Cleide Augusto;
C; Costa, Eliane B; M; Guimar, Vanessa de S; Afetividade na relação professor/aluno segundo Wallon; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá; Orientador: Cleide Augusto;
Quiapim,Célia Blanco,Juliana S; Lucas,Mª de F; C; Tribuc; Violência na escola do 50; ao 90; ano do ensino fundamental: um eterno conflito; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá; Orientador: Cleide Augusto;
da S; Ferreira; ; Equoterapia e psicomotricidade:o uso do cavalo como recurso em intervenção com crianças com déficit psicomotor; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá; Orientador: Cleide Augusto;
Aspectos motivacionais relacionados com o comportamento, aprendizagem e desempenho nas aulas de educação física; ; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Desportivo) - Faculdade de Educação Física de Santo André; Orientador: Cleide Augusto;
Produções bibliográficas
-
AUGUSTO, C. . BULLYING:"brincadeiras" que machucam a alma. Um estudo exploratório sobre comportamentos agressivos entre alunos de 5a. a 8a. série do ensino fundamental 2006 (trabalho de conclusão de curso de especialização em psicopedagogia).
Outras produções
AUGUSTO, C. . Intervenção Psicopedagógica do 6º. ao 9º. anos e ensino médio.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
AUGUSTO, C. ; PAULI, S. C. . Metodologia de Pesquisa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
AUGUSTO, C. . Intervenção Psicopedagógica do 6º. ao 9º. anos e ensino médio.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
AUGUSTO, C. ; PAULI, S. C. . Dificuldades de Aprendizagem: história.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
AUGUSTO, C. . Intervenção Psicopedagógica do 6º. ao 9º. anos e ensino médio.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
AUGUSTO, C. ; PAULI, S. C. . Metodologia de Pesquisa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
AUGUSTO, C. ; PAULI, S. C. . Metodologia de Pesquisa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
AUGUSTO, C. . Dificuldades de Aprendizagem: história.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
AUGUSTO, C. . Intervenção Psicopedagógica do 6º. ao 9º. anos e ensino médio.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
AUGUSTO, C. ; PAULI, S. C. . Legislações Educacionais.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
AUGUSTO, C. ; PAULI, S. C. . Metodologia de Pesquisa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
AUGUSTO, C. . Metodologia de Pesquisa.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
AUGUSTO, C. . Psicopedagogia institucional: História e legislação.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PAULI, S. C. ; AUGUSTO, C. . Psicopedagogia institucional: História e legislação. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Textos didáticos).
AUGUSTO, C. . Asilo como contexto do desenvolvimento humano: será possivel?. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Textos didáticos).
PAULI, S. C. ; AUGUSTO, C. . O ciclo Vital Humano: da infância à senescência. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Textos didáticos).
AUGUSTO, C. ; PAULI, S. C. . Dificuldades de Aprendizagem: história.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
AUGUSTO, C. . Intervenção Psicopedagógica do 6º. ao 9º. anos e ensino médio.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
AUGUSTO, C. . Metodologia de Pesquisa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PAULI, S. C. ; AUGUSTO, C. ; SILVA, L.M.F. . Desenvolvimento Humano Normal/anormal: fatores de risco e deficiências.. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Textos didáticos).
PAULI, S. C. ; AUGUSTO, C. . Fundamentos da educação especial: história e legislação. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Textos didáticos).
AUGUSTO, C. . Pensamento Lógico Matemático. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
AUGUSTO, C. ; PAULI, S. C. . Psicogênese da Linguagem Escrita. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
AUGUSTO, C. . Intervenção Psicopedagógica do 6º. ao 9º. anos e ensino médio.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
AUGUSTO, C. ; PAULI, S. C. . Dificuldades de Aprendizagem: história.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitário Barão de Mauá. , Rua Ramos de Azeevedo, 423, Jardim Paulista, 14090180 - Ribeirão Preto, SP - Brasil, Telefone: (16) 080018356, URL da Homepage:
Experiência profissional
2005 - Atual
Centro Universitário Barão de MauáVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: professor prestador de serviços
Outras informações:
De 2005 até o presente momento tem atuado como professora em módulos como: Dificuldades de Apredizagem-História;Legislações Educacionais;Desenvolvimento e Aprendizagem Infantil;Psicogênese da Linguagem escrita;Raciocínio Matemático Infantil;Metodologia de Pesquisa;Intervenção Psicopedagogia do 60. ao 90. ano e Ensino Médio.
1995 - 2002
Universidade do Grande ABCVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora admitida em regime celetista para ministrar aulas de Estrutura e Funcionamento da Escolas de 1o. e 20. grau; Filosofia; Psicologia da Educação; Psicologia da Aprendizagem; Psicologia do Desenvolvimento em cursos de graduação (Pedagogia e Psicologia).
Atividades
-
08/1995 - 12/2002
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento, Teorias da Aprendizagem, Filosofia, Estrutura e funcionamento das Escolas de Primeiro e Segundo Grau
1990 - 2000
Faculdade de Educação Física de Santo AndreVínculo: Professora contratada, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Ministrou aulas de Estrutura e Funcionamento das Escolas de primeiro e segundo grau; Psicologia da Educação;Psicologia da Aprendizagem.Implantou o Serviço de Atendimento Psicoterápico aos universitarios da instituição.
Atividades
-
02/1990 - 12/2000
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação, Estrutura e Funcionamento das Escolas de primeiro e segundo grau
1970 - 1993
Escola Estadual de 1o. e 2. grau Profa. Yolanda AscencioVínculo: Professora ACT, Enquadramento Funcional: ACT, Carga horária: 36
Outras informações:
Professora Admitida em Caráter Temporário para ministrar aulas de História e de Educação para o Trabalho. Após o ingresso como professora efetiva tornou-se vice-diretora e diretora desta escola.
1968 - 1968
Instituto de Educação Ernesto MonteVínculo: Professora contratada, Enquadramento Funcional: Admitida em Carater Temporário, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora Admitida em Caráter Temporário (ACT) para ministrar aulas de História.
1967 - 1969
Instituto de Educação Dr. Alfredo PujolVínculo: Professora contratada, Enquadramento Funcional: ACT, Carga horária: 36
Outras informações:
Professora Admitida em caráter temporário para ministrar aulas de História
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cleide Augusto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?