Daiane Letícia Boiago

Daiane Leticia Boiago é Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UEM. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Pedagogia Organizacional e Escolar com ênfase em gestão de pessoas pela Faculdade Dom Bosco. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua como Diretora do Centro de Educação Profissional UNIFAMMATEC. É coordenadora do curso de Pedagogia e do Núcleo de Apoio Pedagógico da Faculdade Metropolitana de Maringá.

Informações coletadas do Lattes em 19/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2016 - Atual

Universidade Estadual de Maringá
Título: Estado Penal e Sociedade Punitiva: o movimento de criminalização da pobreza presente nas políticas públicas para educação prisional,
Elma Julia Gonçalves de Carvalho.

Mestrado em Educação

2011 - 2013

Universidade Estadual de Maringá
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS INTERNACIONAIS E NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO EM ESTABELECIMENTOS PENAIS A PARTIR DE 1990: REGULAÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL,Ano de Obtenção: 2013
Amélia Kimiko Noma.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Políticas internacionais e nacionais; Educação prisional; Políticas públicas.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Pedagogia Organizacional e Escolar

2011 - 2011

Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco
Título: Educação Prisional no Brasil pós 1990

Graduação em Pedagogia

2007 - 2010

Universidade Estadual de Maringá

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Extensão universitária em Formação Pedagógica e Universidade: desafios e perspectivas para a docência. (Carga horária: 120h). , União de Faculdades Metropolitanas de Maringá, UNIFAMMA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Políticas Sociais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BOIAGO, D. L. ; Moura, Kethlen Leite de ; VALOTTA, F. M. . I Seminário de Pesquisa e Extensão da Famma. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

20° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2014. (Congresso).

5° Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais.O PROTAGONISMO DE ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS NA CONSTRUÇÃO DE AGENDA GLOBAL PARA A EDUCAÇÃO NOS ANOS DE 1990. 2011. (Seminário).

63° Reunião Anual da SBPC.Políticas Públicas para a Educação Prisional a Partir dos Anos de 1990: A Perspectiva da UNESCO. 2011. (Outra).

IX Jornada de Políticas Públicas e Gestão da Educação.Escola Itinerante: Uma Análise Para Além da Sala de Aula. 2011. (Outra).

XVIII Semana de Pedagogia da UEM - Educação e Escola: Saberes e Práticas e XVI Encontro de Pesquisa em Educação.ANÁLISE DE DOCUMENTO DE POLÍTICA EDUCACIONAL DO BANCO MUNDIAL. 2011. (Encontro).

XXI Simpósio Brasileiro, II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação.Políticas Públicas Internacionais para a Educação em Estabelecimentos Penais. 2011. (Simpósio).

II Simpósio Nacional de Educação e XXI Semana de Pedagogia.Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos em Privação de Liberdade na Perspectiva da UNESCO. 2010. (Simpósio).

VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul- ANPED SUL 2010. Políticas Internacional e Nacional Para a EJA Prisional. 2010. (Congresso).

XIX Encontro Anual de Iniciação Científica - EAIC.POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PRISIONAL A PARTIR DOS ANOS DE 1990: A PERSPECTIVA DA UNESCO. 2010. (Encontro).

4° Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais. 2009. (Seminário).

III Encontro de Gestão Educacional- XI Semana de Pedagogia do CRC-UEM: Saberes e Sabores da Educação.Política para a Educação Prisional no Brasil: influências da UNESCO. 2009. (Encontro).

Literatura para Jovens e Crianças. 2009. (Oficina).

A Interdisciplinariedade e a Construção da Cidadania. 2008. (Outra).

I Encontro de Pesqisa em Educação - VJornada de Prática de Ensino- Iencontro de Gestão Educacional- IX Semana de Pedagogia doCRC-UEM. 2007. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

BOIAGO, D. L.; GARCIA, A.; PRADO, T. S.. Direito e Legislação do Trabalho. 2015. União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.

BOIAGO, D. L.; GARCIA, A.; PRADO, T. S.. Administração da Logística. 2014. União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.

BOIAGO, D. L.; GARCIA, A.; PRADO, T. S.. Estatística. 2014. União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.

BOIAGO, D. L.; GARCIA, A.; PRADO, T. S.. Logística. 2014. União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Aparecida Favoreto

CARVALHO, E. J. G.;FAVORETO, A.. CONTROLE SOCIAL NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO: A EDUCAÇÃO PRISIONAL COMO POLÍTICA DE REGULAÇÃO SOCIAL DOS POBRES. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Mário Luiz Neves de Azevedo

CARVALHO, E. J. G.;AZEVEDO, M. L. N.; ZANELA, M. N.; KOEPSEL, E. C. N.. Controle Social no Capitalismo Contemporâneo: a educação prisional como política de regulação social dos probres. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Elma Júlia Gonçalves de Carvalho

NOMA, A. K.; NOVAES, Henrique Tahan;CARVALHO, E. J. G.. Políticas públicas internacionais e nacionais para a educação de jovens e adultos privados de liberdade em estabelecimentos penais a partir de 1990.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Gilmar Henrique da Conceição

NOMA, Amélia Kimiko; NOVAES, Henrique T.; CARVALHO, Elma Júlia G. de;CONCEIÇÃO, G. H.. Políticas públicas internacionais e nacionais para a educação em estabelecimentos penais a partir de 1990. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Amélia Kimiko Noma

Políticas públicas internacionais e nacionais para a educação em estabelecimentos penais a partir de 1990: regulação social no contexto da crise estrutural do capital; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Amélia Kimiko Noma;

Amélia Kimiko Noma

Políticas públicas educativas para jovens e adultos em situação de privação de liberdade: interfaces entre UNESCO e educação prisional no Brasil pós 1990; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Amélia Kimiko Noma;

Amélia Kimiko Noma

Políticas públicas para a educação prisional a partir dos anos 1990: a perspectiva da Unesco; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Amélia Kimiko Noma;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BOIAGO, D. L. ; OLIVEIRA, C. M. ; SOUZA, Thaís . A Criminalização dos Movimentos Sociais do Campo e as Possibilidade da Educação em uma Perspectiva de Formação Humana. Revista UNIFAMMA , v. 16, p. 1-20, 2017.

  • BOIAGO, D. L. ; OLIVEIRA, Caroline Mari de ; Moura, Kethlen Leite de . POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DA ESCOLA DE AGROECOLOGIA MILTON SANTOS NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ. Revista de Educação do Vale do Arinos , v. 2, p. 83, 2015.

  • MOURA, K. L. ; OLIVEIRA, C. M. ; BOIAGO, D. L. . Políticas e Gestão da Educação do e no Campo no Brasil: uma análise das experiências educativas da Escola de Agroecologia Milton Santos na Região do Norte do Paraná. Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA , v. 2, p. 83-103, 2015.

  • NOMA, A. K. ; BOIAGO, D. L. . Políticas Públicas para a Educação em contexto de privação de liberdade. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online) , v. 5, p. 59-76, 2010.

  • NOMA, A. K. ; CHILANTE, E.F.N ; BOIAGO, D. L. . A função social da EJA prisional na perspectiva de políticas internacionais e nacionais. In: Marta Chaves; Ruth Izumi Setoguti; Maria Eunice França Volsi. (Org.). A função social da escola: das políticas públicas às práticas pedagógicas. Maringá: Eduem, 2011, v. , p. 203-215.

  • BOIAGO, D. L. ; NOMA, A. K. . Políticas Públicas para Educação Prisional no Estado do Paraná pós 1990. In: XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013, Maringá. Anais do XII Seminário de Pesquisa do PPE. MARINGÁ: UEM, 2013.

  • NOMA, A. K. ; BOIAGO, D. L. . EDUCAÇÃO PRISIONAL COMO POLÍTICA DE REGULAÇÃO SOCIAL DOS POBRES. In: VIII Seminário do Trabalho: Trabalho, educação e políticas sociais no século XXI, 2012, Marília. Anais do VIII Seminário do Trabalho: Trabalho, educação e políticas sociais no século XXI. Marília: UNESP, 2012.

  • OLIVEIRA, Caroline Mari de ; BOIAGO, D. L. ; Moura, Kethlen Leite de . BASES LEGAIS PARA UMA EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO: AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DE UMA ESCOLA DE AGROECOLOGIA NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ. In: IX ANPED-SUL, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX ANPED-SUL, 2012.

  • NOMA, A. K. ; BOIAGO, D. L. . POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESTABELECIMENTOS PENAIS: PRINCIPAIS ELEMENTOS. In: IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS ?HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL?, 2012, João Pessoa. Anais do IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS ?HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL?, 2012. p. 1868-1884.

  • BOIAGO, D. L. ; NOMA, A. K. . POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO PRISIONAL PÓS 1990: ANÁLISE DOS PRINCIPAIS DOCUMENTOS NORMATIVOS. In: Seminário de Pesquisa do PPE, 2012, Maringá. Anais do Seminário de Pesquisa do PPE. Maringá: PPE, 2012. p. 1-11.

  • BOIAGO, D. L. ; NOMA, A. K. . POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PRISIONAL: PERSPECTIVAS DA ONU E DA UNESCO. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região sul - ANPED-SUL, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região sul - ANPED-SUL. Caxias do Sul: UFCS, 2012. p. 1-14.

  • NOMA, A. K. ; BOIAGO, D. L. ; OLIVEIRA, Caroline Mari de ; Moura, Kethlen Leite de . O PROTAGONISMO DE ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS NA CONSTRUÇÃO DE AGENDA GLOBAL PARA A EDUCAÇÃO NOS ANOS 1990. In: V Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais, 2011, Cascavel. Anais do V Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais. Cascavel: UNIOESTE, 2011.

  • BOIAGO, D. L. ; NOMA, A. K. . ANÁLISE DE DOCUMENTO DE POLÍTICA EDUCACIONAL DO BANCO MUNDIAL. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação - Educação e escola: saberes e práticas, 2011, Maringá. Anais do VI Encontro de Pesquisa em Educação - Educação e escola: saberes e práticas, 2011.

  • NOMA, A. K. ; BOIAGO, D. L. . Políticas Internacional e Nacional para a EJA Prisional. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul- ANPED SUL 2010, 2010, Londrina. Anais do VIII Encontro de Pesquia em educação da Região Sul - ANPED SUL. Londrina: UEL, 2010. p. 1-16.

  • BOIAGO, D. L. ; NOMA, A. K. . Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos em privação de liberdade na perspectiva da UNESCO. In: II Simpósio Nacional de Educação- XXI Semana de Pedagogia, 2010, Cascavel. Simpósio Nacional de Eduação. Cascavel: UNIOESTE, 2010. p. 1-14.

  • BOIAGO, D. L. ; NOMA, A. K. . Política para a Educação Prisional no Brasil: influências da UNESCO. In: III Encontro de Gestão Educacional - XI Semana de Pedagogia do CRC-UEM: Saberes e sabores da educação, 2009, Cianorte. Anais do III Encontro de Gestão Educacional - XI Semana de Pedagogia do CRC-UEM: Saberes e sabores da educação. Cianorte: UEM/DFE, 2009. p. 1-11.

  • BOIAGO, D. L. ; NOMA, A. K. . Políticas Públicas Internacionais para a Educação em Estabelecimentos Penais. In: XXV Simpósio Brasileiro. II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2011, São Paulo. Cadernos ANPAE. sÃO pAULO: USP, 2011.

  • BOIAGO, D. L. ; NOMA, A. K. . POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PRISIONAL A PARTIR DOS ANOS DE 1990: A PERSPECTIVA DA UNESCO. In: 63° Reunião anual da SBPC, 2011, Goiânia. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC. Goiânia: SBPC, 2011.

  • BOIAGO, D. L. . Políticas Públicas para a Educação Prisional a partir dos anos de 1990: a perspectiva da UNESCO. In: XIX Encontro Anual de Iniciação Científica, 2010, Guarapuava. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom). Guarapuava: EAIC, 2010. p. 001-004.

  • BOIAGO, D. L. ; NOMA, A. K. . Políticas Públicas para Educação Prisional no Estado do Paraná pós 1990. In: XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013, Maringá. Anais do XII Seminário de Pesquisa do PPE. MARINGÁ: UEM, 2013.

  • NOMA, A. K. ; BOIAGO, D. L. . Educação prisional como política de regulação social dos pobres. In: VIII Seminário do Trabalho: Trabalho, Educação e Políticas Sociais, 2012, Marília. Anais do VIII Seminário do Trabalho: Trabalho, Educação e Políticas Sociais. Marília: UNESP, 2012. p. 1-12.

  • BOIAGO, D. L. ; Moura, Kethlen Leite de ; OLIVEIRA, Caroline Mari de ; SOUZA, Thaís ; CECÍLIO, Maria Aparecida ; SILVA, Irizelda Martins de Souza e . DA POLÍTICA PÚBLICA A AÇÃO TEATRAL: DISCURSO CONTRA DISCURSO. In: IX Jornada de Políticas Públicas e Gestão da Educação, 2011, Maringá. Anais da IX Jornada de Políticas Públicas e Gestão da Educação. Maringá: UEM, 2011.

  • OLIVEIRA, Caroline Mari de ; BOIAGO, D. L. ; Moura, Kethlen Leite de ; SILVA, Irizelda Martins de Souza e ; CECÍLIO, Maria Aparecida . ESCOLA ITINERANTE: UMA ANÁLISE PARA ALÉM DA SALA DE AULA. In: IX Jornada de Políticas Públicas e Gestão da Educação, 2011, Maringá. Anais da IX Jornada de Políticas Públicas e Gestão da Educação. Maringá: UEM, 2011.

  • NOMA, A. K. ; OLIVEIRA, Caroline Mari de ; BOIAGO, D. L. ; Moura, Kethlen Leite de . O PROTAGONISMO DE ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS NA CONSTRUÇÃO DE AGENDA GLOBAL PARA A EDUCAÇÃO NOS ANOS 1990. In: 5° Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais, 2011, Cascavel. Anais do 5° Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais. Cascavel: UNIOESTE, 2011.

  • NOMA, A. K. ; BOIAGO, D. L. . POLÍTICAS INTERNACIONAL E NACIONAL PARA A EJA PRISIONAL: INFLUÊNCIAS DA UNESCO. In: Encontro de Pesquisa em Educação da Região sul - Anped- Sul, 2010, Londrina. Anais do Encontro de Pesquisa em Educação da Região sul - Anped- Sul. Londrina: UEL, 2010.

  • BOIAGO, D. L. ; NOMA, A. K. . POLÌTICA PARA A EDUCAÇÃO PRISIONAL NO BRASIL: INFLUÊNCIAS DA UNESCO. In: III Encontro de Pesquisa em Educação; III Encontro de Gestão Educacional; XI Semana de Pedagogia - Saberes e sabores da educação, 2009, Cianorte. Anais do III Encontro de Pesquisa em Educação;III Encontro de Gestão Educacional; XI Semana de Pedagogia - Saberes e sabores da educação. Cianorte: UEM, 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BOIAGO, D. L. . Revisão do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia EAD da Faculdade Metropolitana de Maringá. 2017.

BOIAGO, D. L. . Parcer ad hoc Revista Teoria e Prática da Educação.. 2016.

BOIAGO, D. L. . Revisão do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia Presencial da Faculdade Metropolitana de Maringá. 2016.

BOIAGO, D. L. . Parecer ad hoc Revista Olh@res.. 2015.

BOIAGO, D. L. . Elaboração do Projeto Político Pedagógico do Centro Educacional UNIARTE. 2015.

BOIAGO, D. L. . Elaboração do Projeto Político Pedagógico do Centro de Educação Profissional UNIFAMMATEC. 2014.

BOIAGO, D. L. . Didática:processos de construção do conhecimento científico. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para curso de Graduação).

BOIAGO, D. L. . Gestão em sala de aula. 2014. .

BOIAGO, D. L. . Formação de Tutores e Ações em EAD. 2014. .

BOIAGO, D. L. . Administração de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BOIAGO, D. L. ; VALOTTA, F. M. ; GARCIA, A. . Administração de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BOIAGO, D. L. ; VALOTTA, F. M. ; Moura, Kethlen Leite de . Educação a Distância: aspectos legais, práticas pedagógicas e democratização do ensino superior. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BOIAGO, D. L. . Ambientação para Educação a Distância. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático para curso Técnico).

BOIAGO, D. L. . Políticas Públicas e Sociais para a Educação em Estabelecimentos Penais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BOIAGO, D. L. . Formação de Tutores e Ações em EAD. 2013. .

NOMA, A. K. ; CHILANTE, E.F.N ; BOIAGO, D. L. . Minicurso: A função Social da EJA Prisional na Perspectiva de Políticas Internacionais e Nacionais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BOIAGO, D. L. . Relatório Final do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação Científica - PIBIC. 2010. (Relatório de pesquisa).

BOIAGO, D. L. . Relatório Semestral do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação Científica - PIBIC. 2010. (Relatório de pesquisa).

NOMA, A. K. ; CHILANTE, E.F.N ; BOIAGO, D. L. . A função social da EJA prisional na perspectiva de políticas internacionais e nacionais. 2010 (Minicurso) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Unesco e Educação no Brasil a partir da década de 1990, Descrição: Descrição: O projeto investiga de que maneira os princípios e as orientações gerais para a educação, propostas para os países membros da Unesco e expressos em documentos produzidos, publicados e divulgados por essa agência, repercutem nas políticas educacionais públicas no Brasil implantadas a partir dos anos 1990. As discussões desenvolvidas são pertinentes à: educação infantil, educação de jovens e de adultos, educação especial, educação não formal, às políticas de proteção à infância e erradicação do trabalho precoce e penoso no meio rural, educação no e do campo, gestão e financiamento, formação de professores. Ancorando-se em análise documental, realiza-se a análise de conteúdo dos textos e fontes selecionadas. Evidenciam-se as interfaces entre as bases teóricas, políticas e ideológicas que dão sustentação às prescrições de políticas para a educação da Unesco e às políticas educacionais implantadas no Brasil no período.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daiane Leticia Boiago - Integrante / Amélia Kimiko Noma - Coordenador / Edinéia Fátima Navarro Chilante - Integrante / Maria Aparecida Cecílio - Integrante / Irizelda Martins de Souza e Silva - Integrante / Angela Mara de Lara Barros - Integrante / Ana Lucia Ferreira Aoyama - Integrante / Ângela Galizzi Vieira Gomide - Integrante / Eliane Cleide da Silva Czernizs - Integrante / Jani Alves da Silva - Integrante / Maria de Lourdes Perioto Guhur - Integrante / Marleide Rodrigues da Silva Perrude - Integrante / Eliana Cláudia Navarro Koepsel - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Políticas públicas para educação prisional a partir dos anos de 1990: a perspectiva da UNESCO, Descrição: O objetivo desta pesquisa é analisar políticas públicas destinadas a EJA prisional a partir de 1990. Embasando-se na análise de documentos, argumenta-se que é possível apreender influências de agências como a UNESCO na definição e na difusão das orientações gerais de políticas que visam garantir a melhoria da qualidade de ensino ofertada nas instituições penitenciárias. Trata-se de um estudo de caráter teórico que se fundamenta em análise de conteúdo de documentos selecionados, cujos dados obtidos são problematizados à luz de literatura pertinente. A educação escolar nas prisões é considerada um dos elementos da ressocialização e da reinserção social do preso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daiane Leticia Boiago - Integrante / Amélia Kimiko Noma - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional