Danilo Pereira Neves

Graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia com período sanduíche no Institut National des Sciences Appliquées de Strasbourg pelo programa BRAFITEC/CAPES. Durante a graduação, foi membro do Programa de Educação Tutorial - PET/Eng.Elétrica-UFU, atuando em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Também possui formação em Técnico em Eletrotécnica pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus, onde atuou como aluno de iniciação científica júnior (PIBIC-JR) e participou do NEPS - Nucleo de Pesquisa em Eletrônica e Sinais do IFES - Campus São Mateus.

Informações coletadas do Lattes em 07/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Elétrica

2013 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia
Orientador: em Institut National des Sciences Appliquées de Strasbourg ( Luciano Gomes Coutinho)
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

NEVES, D. P. . XIV Jornada de Engenharia Elétrica - JEEL. 2015. (Outro).

NEVES, D. P. . XIII Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica - CEEL. 2015. (Outro).

Participação em eventos

3º Torneio de Robótica da Uniube.TRU. 2015. (Outra).

IV Torneio de Robótica do CEFET em Araxá.TORC. 2015. (Outra).

IV Torneio Universitário de Robótica.TUR. 2014. (Outra).

V Torneio Universitário de Robótica.TUR. 2014. (Outra).

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE.Robô Radiocontrolado. 2012. (Outra).

Mostra Nacional de Robótica - MNR.Plataforma Didática de Baixo Custo para o Ensino de Robótica. 2012. (Outra).

V Semana de Ciência e Tecnologia - IFES Campus São Mateus.Robô Radiocontrolado. 2012. (Outra).

Semana de Ciência e Tecnologia - IFES Campus São Mateus.Speed Sensor. 2010. (Outra).

Produções bibliográficas

  • NEVES, D. P. ; RODRIGUES, L. M. R. ; MONTEIRO, R. V. A. ; SILVA, L. R. C. ; GUIMARAES, G. C. . DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE EM MATLAB PARA PREVISÃO DO COMPORTAMENTO DE UM SISTEMA ELÉTRICO COM PENETRAÇÃO FOTOVOLTAICA UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. In: Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica, 2016, Uberlândia. DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE EM MATLAB PARA PREVISÃO DO COMPORTAMENTO DE UM SISTEMA ELÉTRICO COM PENETRAÇÃO FOTOVOLTAICA UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, 2016.

  • PACHECO, A. C. P. ; SOUZA, A. A. ; MARTINS, B. D. ; NEVES, D. P. ; SILVA, M. F. ; PAULA, S. F. . PROJETO DE UM SISTEMA DE MEDIÇÃO, MONITORAMENTO E ACIONAMENTO REMOTO DE UMA CARGA ELÉTRICA. In: Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica, 2016, Uberlândia. PROJETO DE UM SISTEMA DE MEDIÇÃO, MONITORAMENTO E ACIONAMENTO REMOTO DE UMA CARGA ELÉTRICA, 2016.

  • ONOFRE, W. C. S. ; NEVES, D. P. ; MIRANDA, G. H. G. ; FERNANDES JUNIOR, R. F. ; MORAIS, A. S. . PROPOSTA DE ARQUITETURA DE ROBÔ PARA AMBIENTE DE COMPETIÇÃO. In: XII Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica, 2014, Uberlândia. PROPOSTA DE ARQUITETURA DE ROBÔ PARA AMBIENTE DE COMPETIÇÃO, 2014.

  • NEVES, D. P. ; MELLO, J. P. V. ; SANTOS, R. A. ; ZANOTELLI, T. . Robô Radiocontrolado. In: Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE, 2012, UPUSP, São Paulo. Robô Radiocontrolado, 2012.

  • ONOFRE, W. C. S. ; NEVES, D. P. ; MIRANDA, G. H. G. ; FERNANDES JUNIOR, R. F. ; MORAIS, A. S. . PROPOSTA DE ARQUITETURA DE ROBÔ PARA AMBIENTE DE COMPETIÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, D. P. ; SANTOS, R. A. ; MELLO, J. P. V. ; ZANOTELLI, T. . PLATAFORMA DIDÁTICA DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE ROBÓTICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Análise de Reguladores Automáticos de Tensão de Geradores Síncronos Visando Melhorar o Desempenho Dinâmico de Sistemas Elétricos de Potência, Descrição: Este trabalho tem como meta desenvolver uma ferramenta para avaliar e melhorar a eficiência de um dado sistema de controle da excitação ou regulador automático de tensão (AVR) de um gerador síncrono com vistas a sua aplicação na análise de um sistema elétrico de potência sujeito a alguma perturbação. Neste contexto, primeiramente o modelo do AVR é tratado separadamente para conseguir verificar seu desempenho frente a uma entrada degrau de tensão. Com isso, os parâmetros do modelo são ajustados e o modelo final é então empregado em um ou mais geradores síncronos de um sistema elétrico de potência. A seguir, várias simulações computacionais são realizadas para analisar a influência do(s) AVR(s) do(s) gerador(es) síncrono(s) no comportamento dinâmico do sistema elétrico, quando este é submetido a distúrbios que alteram o balanço de potência reativa do sistema. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2015 - 2016

    Previsão do Comportamento de um Sistema Elétrico com Penetração Fotovoltaica utilizando Inteligência Artificial, Descrição: Esta pesquisa visou fazer a previsão dos níveis de tensão em um sistema elétrico devido a penetração de sistemas de geração fotovoltaica utilizando redes neurais artificiais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2013 - 2014

    Programa Jovens Talentos para Ciência, Descrição: Pesquisa financiada pela CAPES, com duração de um ano, sobre o tema de Proposta de Arquitetura de Robô em Ambiente de Competição. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2012 - 2012

    Robô Radiocontrolado, Descrição: Iniciação Científica - Bolsista PIBIC-JR. Orientador: Tiago Zanotelli. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2011 - 2011

    Acionamento de Dispositivos Remotos por Radiofreqüência e Microcontroladores Através da Transmissão ASK, Descrição: Iniciação Científica - Bolsista PIBIC-JR. Orientador: Tiago Zanotelli. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Prêmios

2018

Campeão do VII Torneio Universitário de Robótica - TUR, PET Eng. Elétrica, DA FEELT, DATRON.

2018

Vice-Campeão do Desafio HOOK - Capitão Gancho, PET Eng. Biomédica.

2015

Vice-Campeão do IV TORC - Torneio de Robótica do CEFET em Araxá, CEFET-MG Campus Araxá.

2015

Campeão do 3º TRU - Torneio de Robótica da Uniube, Uniube.

2012

Incentivo à Inovação Científica e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

2011

Menção Honrosa - Olimpíada Brasileira de Matemárica das Escolas Públicas - OBMEP, IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Uberlândia, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Faculdade de Engenharia Elétrica. , Avenida João Naves de Ávila - 2121, Santa Mônica, 38408100 - Uberlândia, MG - Brasil, Telefone: (034) 32394754, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBIC/FAPEMIG, Carga horária: 20

2015 - 2016

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Educação Tutorial, Carga horária: 20

Outras informações:
O PET (Programa de Educação Tutorial) é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

2018 - Atual

Conprove Indústria e Comércio

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Estágio Obrigatório

Outras informações:
Estágio na área de Proteção de Sistemas Elétricos, mais especificamente no estudo de normas nacionais e internacionais que regulamentam os testes e os limites relativos a Transformadores de Corrente (TCs) utilizados tanto na medição e faturamento quanto na Proteção de Sistemas Elétricos de Potência (SEPs).

2012 - 2012

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 15

Outras informações:
Disciplinas: Eletricidade e Eletrônica Básica