Francisco Pereira de Brito

Mestre - Mestrado PROFBIO no Campus UESPI, Teresina - Pi, Especialização em Zoologia pela UFPI, formado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela UFPI. É professor do Instituto Federal do Piauí. Atua principalmente nos seguintes temas: Embriologia, Histologia, Citologia, Zoologia, Botânica, Genética, Evolução. Coordenador de Área - Biologia do (PIBID) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (CAPES) no período de junho de 2011 a novembro de 2014, Coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Presidente do Colegiado de Biologia de outubro de 2013 a novembro de 2014, Presidente do Núcleo Docente Estruturante em 2014 (IFPI Campus Floriano). Participou da comissão de extensão do IFPI Campus Campo Maior e exerceu a função de Coordenador de Áreas da Natureza Humanas e Letras no período de 30 de junho de 2016 até 08 de fevereiro de 2019 no mesmo Campus. Atualmente atua como coordenador e presidente do colegiado do Curso Técnico Integrado ao Médio em Agropecuária, do Curso Técnico Subsequente/Concomitante em Agropecuária e do Proeja em Agropecuária.

Informações coletadas do Lattes em 07/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Mestrado profbio

2020 - 2023

Universidade Estadual do Piauí
Título: O Estudo da Morfologia Floral e Polinização por meio de Modelos Didáticos., Ano de Obtenção: 2023
Orientador: Hermeson Cassiano de Oliveira

Especialização em Especialização em zoologia

2007 - 2008

Universidade Federal do Piauí
Título: Levantamento e identificação da Ictiofauna da bacia do rio Parnaíba como parte do acervo do laboratório de zoologia Antônio João Dumbra em Teresina, Pi.
Orientador: Romildo Ribeiro Soares

Graduação em Ciências Biológicas

1979 - 1984

Universidade Federal do Piauí

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia.

Organização de eventos

BRITO, F. P. . Plantas Medicinais. 2017. .

BRITO, F. P. ; DINIZ SOBRINHO, F. A. ; CARVALHO, L. M. ; Samara Silva Sirqueira ; Savia da Mota Carneiro Xavier ; Willamys Rangel Nunes de Sousa ; Marcus Vinicius Martins Barbosa ; Kenia Cosme da Silva Cardozo . II Semana de Meio Ambiente do IFPI - Campus Floriano. 2014. (Outro).

BRITO, F. P. ; LIMA, M. M. O. ; LUSTOSA, I. A. A. ; SOUSA, L. F. A. ; MEDEIROS FILHO, M. V. ; ROCHA, C. B. ; CASTRO, A. F. C. ; MAGALHAES, S. F. S. ; NEIVA, L. F. O. ; LOPES, O. S. ; SILVA, K. C. ; SANTOS, J. D. ; BARBOSA, D. R. E. S. ; SOUSA, V. A. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2014. (Outro).

BRITO, F. P. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2013. (Outro).

BRITO, F. P. . Seminário de Contextualização dos Componentes Currículares de Biologia. 2013. (Outro).

BRITO, F. P. . Peixes da bacia do Rio Parnaíba. 2012. (Outro).

BRITO, F. P. . ABC da Ecologia. 2012. (Outro).

Participação em eventos

V ENCIPRO.Coordenador de Sessão Científica. 2013. (Encontro).

VIII CONNEPI. A influência das tecnologias na formação docente. 2013. (Congresso).

VIII CONNEPI. O uso da internet como uma ferramenta de contribuição no ensino-aprendizagem dos alunos no ensino médio das escolas Fauzer Bucar e Osvaldo da Costa e Silva de Floriano-PI. 2013. (Congresso).

VIII CONNEPI. O papel das novas tecnologias da informação e comunicação na escola estadual ENOCS em Floriano-PI.. 2013. (Congresso).

VIII CONNEPI. A percepção dos alunos do ensino médio integrado ao curso técnico em Meio Ambiente do Ifpi Campus Floriano quanto aos impactos ambientais causados pelo assoreamento no rio Parnaíba na cidade de Floriano, PI.. 2013. (Congresso).

VIII CONNEPI. Conceitos e opiniões apresentadas pela comunidade acadêmica da unidade escolar Fauzer Bucar sobre a cefaleia no cotidiano escolar.. 2013. (Congresso).

VIII CONNEPI. Contribuições da revisão para o ENEM, realizada pelos bolsistas do PIBID, para alunos do ensino médio da Escola Normal Osvaldo da Costa e Silva e Escola Fauzer Bucar de Floriano-PI: Opinião dos estudantes beneficiados com o evento. 2013. (Congresso).

VIII CONNEPI. Aplicação de Métodos Práticos na Abordagem da Zoologia dos Invertebrados no Ensino Médio: Uso de Técnicas Complementares como Auxilio do Ensino Aprendizagem dos Principais Conceitos Referentes à Classe Insecta. 2013. (Congresso).

IV Encontro de Produtividade em Pesquisa - ENCIPRO.Nível de estresse profissional de professores de uma escola pública estadual de Floriano - PI. 2012. (Encontro).

VII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação -CONNEPI. Levantamento do número de contusões/lesões em alunos do IFPI - Campus Floriano, ocorridas durante a prática de esportes.. 2012. (Congresso).

VII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação - CONNEPI. A greve dos professores federais e sua influência sobre os formandos do curso de Biologia do IFPI - Campus Floriano.. 2012. (Congresso).

VII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação - CONNEPI. A concepção de alunos e professores em relação às consequências da atuação de professores fora da sua área de formação.. 2012. (Congresso).

VI Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação Tecnológica - CONNEPI. Presidente da Sessão Oral de trabalhos na área de Biologia Geral. 2011. (Congresso).

VI CONNEPI. Presidente da Sessão Oral de Trabalhos na Área de Biologia Geral.. 2011. (Congresso).

VI CONNEPI. A relação entre a merenda escolar e o processo ensino aprendizagem de uma escola pública em Floriano-PI.. 2011. (Congresso).

VI CONNEPI. Citogenética de três populações de Nopolea cochenillifera (L.) Mill (Palma), do município de Floriano/PI, Brasil.. 2011. (Congresso).

VI CONNEPI. Levantamento de casos de hipertensão em adolescentes de uma escola pública do ensino médio no município de Floriano/PI, Brasil.. 2011. (Congresso).

V CONEPI. Interesse dos universitários de biologia pela área de botânica.. 2010. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Diego Rubens Alves de Sena

SENA, D. R. A.;BRITO, F. P.; DINIZ SOBRINHO, F. A.; NOLETO, I. M. C.. A cefaleia e as pertubações do sono: influência na aprendizagem de estudantes do Instituto Federal do Piauí campus Floriano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí.

Aluno: Luanna Duarte Benvindo Neiva

BRITO, F. P.; DINIZ SOBRINHO, F. A.; NOLETO, I. M. C.. O conhecimento e uso de plantas medicinais pelos pais e alunos da unidade escolar Dr. José Pinheiro Machado do município de Landri Sales-PI: uma experiência compartilhada.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí.

Aluno: Vanessa Dayane da Costa Barbosa

LIMA, M. M. O.;BRITO, F. P.; SOUSA, S. C.. O ensino de evolução biológica no centro de ensino Epitácio Pessoa, Paraibano-MA: uma avaliação sobre metodologias de ensino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí.

Aluno: Jaynne Maria Neto Rodrigues

RODRIGUES, J. M. N.; CARVALHO, L. M.;BRITO, F. P.; ROCHA, A. F. S.. A Importância do Uso de Imagens de Divisão Celular de Livros Didáticos Para a Leitura das Fases da Mitose e da Meiose e as Dificuldades Apresentadas Por Alunos do Ensino Médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí.

Aluno: Larissa Barros Azevedo

AZEVEDO, L. B.; DINIZ SOBRINHO, F. A.;BRITO, F. P.; NOLETO, I. M. C.. O estudo da Botânica no ensino médio da rede pública de Floriano-PI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí.

Aluno: Mércia Sales de Sousa

SOUSA, M. S.; DINIZ SOBRINHO, F. A.;BRITO, F. P.; SOUSA, S. C.. A Percepção dos Alunos de Ensino Médio Sobre o Manejo do Projeto de Irrigação na Cidade de Guadalupe: Uma Análise dos Impactos Ambientais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí.

Aluno: Thamyris Mendes Gomes Machado

MACHADO, T. M. G.; DINIZ SOBRINHO, F. A.;BRITO, F. P.; SOUSA, S. C.. Quantificação do Dióxido de Carbono Emitido Por Graduandos em Ciências Biológicas de Floriano-PI: Uma Visão Educacional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí.

Aluno: Thiago Brasil Araújo

ARAUJO, T. B.; LIMA, M. M. O.;BRITO, F. P.; SOUSA, S. C.. O Ensino de Parasitoses na Unidade Escolar Jacob Demes (Floriano-PI) e Suas Relações com os Aspectos Sócio-Econômicos e de Saúde Pública da Comunidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí.

Aluno: Eduardo de Moraes Sousa

BRITO, F. P.; GRIGOLETTO, E. R.; NOLETO, I. M. C.. Aplicação de métodos práticos na abordagem da zoologia dos invertebrados no ensino médio: uso de técnicas complementares como auxilio do ensino aprendizagem dos principais conceitos referentes à classe insecta.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí.

Aluno: Anísia Cristina Silvia Melo

MELO, A. C. S.;BRITO, F. P.. Avaliação bacteriológica e físico-química de águas do médio Parnaíba em áreas urbanas: o caso de Floriano - PI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí.

Aluno: Fernanda Pinto da Silva

SILVA, F. P.;BRITO, F. P.. Conhecimento sobre plantas medicinais comercializadas no mercado público central vereador Israel de Almeida, Floriano, estado do Piauí, Brasil: sustentabilidade ambiental e cultural.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí.

Aluno: Camilla Kelly Siqueira da Silva

SILVA, C. K. S.;BRITO, F. P.. A concepção da população de Floriano - PI em relação às DST's e sexualidade: uma questão educacional.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí.

Aluno: Flávia Mariana da Silva

SILVA, F. M.;BRITO, F. P.. Estudo quantitativo e qualitativo da alimentação de adolescente de uma escola municipal de Floriano - PI.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí.

Aluno: Daisy de Oliveira Ribeiro Carvalho

CARVALHO, D. O. R.; BONFIM, L. J. S.;BRITO, F. P.; NOLETO, I. M. C.. O ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental: a aula prática em questão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

VASCONCELOS, D. A.; LIMA, M. M. O.;BRITO, F. P.; SOUSA, S. C.. Anatomia dos Ramos de Euprorbia tirucalli L. (Euphorbiaceae) do Cerrado Sentido Restrito do Município de Floriano,PI,Brasil.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí.

Aluno: IZABELA CRISTINA PEREIRA

PEREIRA, I. C.; DINIZ SOBRINHO, F. A.;BRITO, F. P.; SOUSA, H. M. V.. Percepção da comunidade urbana em relação aos resíduos sólidos no município de Floriano-PI: uma questão educacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí.

Aluno: Adna Thais de Menezes

BRITO, F. P.; XAVIER, E. R.; NOLETO, I. M. C.. Análise das concepções prévias de alunos do ensino fundamental da rede municipal de Floriano-PI acerca do dengue.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí.

Aluno: Raylma Ferreira da Silva

BRITO, F. P.; XAVIER, E. R.; SOUSA, S. C.. Analise comparativa do livro didático de ciências de Fernando Gewandsnajder: escolas públicas versus escolas partículares.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí.

BRITO, F. P.; NOLETO, I. M. C.; LIMA, M. M. O.. Comissão Organizadora do Processo Seletivo para Professor Substituto e/ou Temporário do IFPI - Campus Floriano. 2014. Instituto Federal do Piauí.

BRITO, F. P.. II Mostra de Trabalhos Acadêmicos em Administração. 2018. Instituto Federal do Piauí.

Orientou

Gardjany da Costa Moreira

Analises Microbiológicasdas Águas do Rio Parnaiba no Perimetro Urbano de Floriano - PI: Um Enfoque para Educaçao Ambiental; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Francisco Pereira de Brito;

Monalize Abreu Silva

Percepção da comunidade escolar Djalma Nunes sobre a produção de resíduos sólidos e seu destino em Floriano-PI; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Francisco Pereira de Brito;

Diego Rubens Alves de Sena

A cefaleia e as pertubações do sono: influência na aprendizagem de estudantes do Instituto Federal do Piauí campus Floriano; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Francisco Pereira de Brito;

Luanna Duarte Benvindo Neiva

O conhecimento e uso de plantas medicinais pelos pais e alunos da unidade escolar Dr; José Pinheiro Machado do município de Landri Sales-PI: uma experiência compartilhada; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Francisco Pereira de Brito;

Euclides Bezerra Luz

Analise qualitativa e quantitativa do ensino de biologia partindo da visão critica dos alunos de algumas escolas públicas situadas na cidade de Floriano-PIn; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Francisco Pereira de Brito;

Eduardo de Moraes Sousa

Aplicação de Métodos Práticos na Abordagem da Zoologia dos Invertebrados no Ensino Médio: Uso de Técnicas Complementares como Auxilio do Ensino Aprendizagem dos Principais Conceitos Referentes à Classe Insecta; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Francisco Pereira de Brito;

Adna Thais de Meneses

Análises de concepções prévias de alunos do ensino fundamental da rede municipal de Floriano - Pi a cerca de dengue; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Francisco Pereira de Brito;

Raylma Ferreira da Silva

Análise comparativa do livro didático de ciências de Fernando Gewandsnaidjer: escolas públicas versus escolas particulares; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Francisco Pereira de Brito;

Produções bibliográficas

  • BRITO, F. P. ; SOARES, G. A. ; SILVA, J. M. ; ARAUJO, J. S. ; SHINYA, T. Y. . A membrana plamática e a interação do SARS-CoV-2 com a célula hospedeira: uma abordagem remota do ensino por investigação.. In: Emília; Pedro; Francielle. (Org.). A membrana plasmática e a interação do SARS-CoV-2 com a célula hospedeira: uma abordagem remota do ensino por investigação.. 3ed.Teresina- Pi: EdUespi - Editora da Universidade Estadual do Piaui., 2022, v. 3, p. 41-45.

  • BRITO, F. P. ; TEODORO, W. L. ; SILVA, E. N. ; ALVES, W. S. . A construção do pensamento sobre a origem da vida. A construção do pensamento sobre a origem da vida.. 3ed.Teresina- Pi: EdUespi - Editora da Universidade Estadual do Piaui., 2022, v. 3, p. 99-111.

  • BRITO, F. P. ; ALVES, A. C. S. ; SILVA, E. N. ; SOARES, R. D. A. ; BATISTA, M. G. S. . A infecção pelo HIV numa abordagem investigativa: Grupos de risco ou comportamentos de risco?. A infecção pelo HIV numa abordagem investigativa: Grupos de risco ou comportamentos de risco.. 4ed.Teresina- Pi: EdUespi - Editora da Universidade Estadual do Piaui., 2022, v. 4, p. 10-18.

  • BRITO, F. P. ; TEODORO, W. L. ; SILVA, E. N. ; ALVES, W. S. . Uma abordagem investigativa no ensino remoto sobre sustentabilidade com elaboração de um livro virtual.. Uma abordagem investigativa no ensino remotosobre sustentabilidade com elaboração de um livro virtual.. 4ed.Teresina- Pi: EdUespi - Editora da Universidade Estadual do Piaui., 2022, v. 4, p. 94-110.

  • BRITO, F. P. ; SILVA, E. N. ; ALVES, A. C. S. ; LIMA, F. L. . Consumismo versos desenvolvimento sustentável: Uma abordagem investigativa no ensino remoto.. Consumismo versus desenvolvimento sustentável: Uma abordagem investigativa no ensino remoto.. 4ed.Teresina- Pi: EdUespi - Editora da Universidade Estadual do Piaui., 2022, v. 4, p. 111-119.

  • BRITO, F. P. ; SILVA, E. N. ; TEODORO, W. L. ; LIMA, F. L. . Percepções sensoriais: Visão e paladadar numa sequência didática investigativa.. In: Emília; Pedro; Francielle. (Org.). https://editora.uespi.br/index.php/editora/catalog/book/115. 3ed.Teresina- Pi: EdUespi - Editora da Universidade Estadual do Piaui., 2022, v. 3, p. 11-20.

  • BRITO, F. P. . Levantamento e Identificaçao da Ictiofauna da Bacia do Rio Parnaiba Usando Parte do Acervo do Laboratório de Zoologia "Antonio Joao Dumbra" da UFPI - em Teresina, Piauí, Brasil.. In: Rogério Nora Lima; Romildo Ribeiro Soares; Janete Diane Nogueira Paranhos.. (Org.). Aspectos de Pesquisas Ictiológicas Piauiense. 01ed.Teresina: , 2012, v. , p. 06-.

  • NEGREIROS, A.B ; SILVA, F. P. ; SILVA, R. F. ; BRITO, F. P. . Interesse dos universitários de biologia pela área de botânica.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

BRITO, F. P. ; OLIVEIRA, H. C. . O Estudo das Interações Positivas das Bactérias com os Seres Humanos por Meio de uma Abordagem Investigativa no Ensino Médio. 2022. (Desenvolvimento de melhoria didática).

BRITO, F. P. ; OLIVEIRA, H. C. . O Estudo das Características Físicas e das Dificuldades de Adaptação no Ambiente Escolar dos Portadores de Síndrome de Down por Meio de um Mapa Conceitual. 2021. (Desenvolvimento de melhoria didática).

BRITO, F. P. ; OLIVEIRA, H. C. . Fisiologia do Movimento; Estudo da cãibra Muscular por Meio de uma Sequência Didática. 2021. (Desenvolvimento de melhoria didática).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal do Piauí, Instituto Federal do Piaui - Campus Campo Maior. , Av.Nilo de Oliveira Santana S/N, Fazendinha, 64280000 - Campo Maior, PI - Brasil, Telefone: (086) 94069900

Experiência profissional

2010 - Atual

Instituto Federal do Piauí

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 01/2010

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Anatomia e Morfologia Vegetal 2010.1, Anatomia e Morfologia Vegetal 2011.1, Diversidade de Invertebrados 2010.2, Eletiva - Doenças Transmissíveis/ Os Parasitas e o Homem, Filosofia e História da Biologia 2010.1, Fisiologia Animal e Humana 2010.2, Microbiologia e Imunologia 2010.2

2001 - 2006

Sistema Personal de Ensino LTDA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor do Ensino Médio.

2002 - 2002

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Ministrou a disciplina de Sistemática Animal para turma do Curso de Ciências Biológicas, no pólo da cidade de Barras-PI, em período especial.

2002 - 2002

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Ministrou a disciplina de Citologia para turma do Curso de Ciências Biológicas, no pólo da cidade de Barras-PI, em período especial.

2002 - 2002

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Ministrou a disciplina de Evolução para turma do Curso de Ciências Biológicas, no pólo da cidade de Esperantina-PI, em período especial.

2002 - 2002

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Ministrou a disciplina de Microbiologia para turma do Curso de Ciências Biológicas, no pólo da cidade de Esperantina-PI, em período especial.

2001 - 2001

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Ministrou a disciplina de Biologia das Criptógamas para turma do Curso de Ciências Biológicas, no pólo da cidade de Fronteiras-PI, em período especial.

2001 - 2001

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Ministrou a disciplina de Sistemática das Fanerógamas para turma do Curso de Ciências Biológicas, no pólo da cidade de Fronteiras-PI, em período especial.

2001 - 2001

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Ministrou a disciplina de Genética para turma do Curso de Ciências Biológicas, no pólo da cidade de Simplício Mendes-PI, em período especial.

2001 - 2001

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Ministrou a disciplina de Sistemática das Fanerógamas para turma do Curso de Ciências Biológicas, no pólo da cidade de Simplício Mendes-PI, em período especial.

2000 - 2000

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Ministrou a disciplina de Fitofisiologia para turma do Curso de Ciências Biológicas, no pólo da cidade de Simões-PI, em período especial.

2000 - 2000

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Ministrou a disciplina de Fitomorfologia para turma do Curso de Ciências Biológicas, no pólo da cidade de Simões-PI, em período especial.

2000 - 2000

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Ministrou a disciplina de Citologia para turma do Curso de Ciências Biológicas, no pólo da cidade de Fronteiras-PI, em período especial.

2000 - 2000

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Ministrou a disciplina de Anatomia Humana para turma do Curso de Ciências Biológicas, no pólo da cidade de Fronteiras-PI, em período especial.

2000 - 2000

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Ministrou a disciplina de Botânica Zoológica e Econômica para turma do Curso de Ciências Biológicas, no pólo da cidade de Fronteiras-PI, em período especial.

1999 - 1999

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Ministrou a disciplina de Biologia das Criptógamas para turma do Curso de Ciências Biológicas, no pólo da cidade de Fronteiras, em período especial.

1999 - 1999

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Ministrou a disciplina de Geologia para turma do Curso de Ciências Biológicas, no pólo da cidade de Fronteiras, em período especial.

1997 - 2010

Colégio Certo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Além das atividades desenvolvidas como Professor de Ensino Médio, participou do grupo de Apoio do Colégio Certo de Janeiro de 2004 a Dezembro de 2007.

1997 - 1997

Colegio Dinamico

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor de Ensino Médio.

1996 - 2000

Colégio Universitário

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor do Ensino Médio.

1996 - 1997

Colégio Ápice

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor de Ensino Médio.

1994 - 2010

Prefeitura Municipal de Teresina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor de Ciências, Classe D, Nível I, 20 (vinte) horas do quadro de Magistério do Município, aprovado em concurso público realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

1989 - 1997

Curso Trópico (Objetivo)

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor do Ensino Fundamental e Médio.

1988 - 2010

Colégio Cidade

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor de Ensino fundamental e médio.

1988 - 1996

EMPRESA O CURSÃO

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor do Ensino Fundamental e Médio.

1988 - 1994

Colégio Santa Isabel

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor de Ensino Fundamental e Médio.

1986 - 1992

Colégio Evangélico

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor de Ensino Fundamental.

1985 - 1987

Colégio Paulo Roberto

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor do Ensino Fundamental e Médio.

1984 - 1986

Colégio Elias Torres

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor do Ensino Fundamental e Médio.