Gisele Motta Ferreira

Mestra em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na linha de pesquisa Tecnologias de Comunicação e Cultura. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É idealizadora da mobilização cultural da zona oeste do Rio de Janeiro Zona de Cinema @zonadecinema.art Atua de forma remota como bolsista de orientação de trabalho final de trilha no curso de Especialização em Educação Digital da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atuou como educadora no curso de extensão Formação Livre em Cinema e Educação, na Escola Latino Americana de Altos Estudos em Cultura (Elacult). Atuou como tutora no Cederj. Atua como conteudista freelancer na área da educação. Cursou fotografia no Senai. Atuou como repórter no Jornal do Brasil Online, no Jornal Posto Seis e no Portal Opinião e Notícia. Atuou como arte-educadora com foco em audiovisual no Educandário Humberto de Campos, em Alto Paraíso de Goiás/GO, uma escola rural que busca uma educação transformadora, através da gestão democrática, da metodologia de projetos e da comunicação não-violenta. Atuou como mediadora de oficinas de cinema no Projeto Imagens em Movimento (2016) e no Ponto de Cultura Caixa de Surpresa (2017-2018). É idealizadora e produtora executiva do festival de cinema brasileiro Zona de Cinema (2017), realizado na periferia do Rio (nove bairros da Zona Oeste), com aporte da Riofilme/SEC. Dirigiu o curta metragem Triste Baía, que ganhou edital Sala de Notícias do Canal Futura (2015). Foi produtora dos curtas-metragens A Cor Laranja (2016), Textura Drag (2016), Entre (2018) e participou da equipe de fotografia do curta-metragem Cavalgando Memórias (2018). Dirigiu Sangue entre as Pernas em 2021, após ser contemplada com o prêmio Fomento Todas as Artes e Retomada Cultural, da Lei Aldir Blanc.

Informações coletadas do Lattes em 29/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado interrompido em 2019 em Comunicação

2019 - Atual

Universidade de Brasília, UnB
Orientador: Claudia Guilmar Linhares Sanz
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Ano de interrupção: 2019Palavras-chave: educação; auto-narrativas; pesquisa-ação.

Mestrado em Comunicação

2016 - 2019

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A Representação não-hegemônica das drogas no cinema brasileiro, Ano de Obtenção: 2019
Patrícia Rebello da Silva.Palavras-chave: comunicação.

Especialização em andamento em Especialização em Produção de Mídias para Educação Online

2023 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2010 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Jornalismo Literário e Mídias Digitais - A questão do experimentalismo: do Jornalismo Gonzo às Reportagens Multimídias
Orientador: Cristiane Henriques Costa

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2009

Colégio Nossa Senhora do Rosário (RJ)

Formação complementar

2022 - 2023

Educação Menstrual Pelo Mundo. (Carga horária: 50h). , Emancipadas Educación Menstrual, EEM, Colômbia.

2021 - 2022

Extensão universitária em Formação de Tutores para EAD. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2021 - 2021

Levantar florestas com agroecologia. (Carga horária: 48h). , Assentamento Terra a Vista, ATV, Brasil.

2021 - 2021

Laboratório de Sensibilização em Teatro das Oprimidas. (Carga horária: 12h). , Centro de Teatro do Oprimido, CTO, Brasil.

2020 - 2020

Tutoria na Plataforma Moodle/CEDERJ. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2020 - 2020

Educação Midiática e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). (Carga horária: 30h). , Instituto Palavra Aberta, IPA, Brasil.

2020 - 2020

Cineclubismo e educação: possibilidades do cinema no contexto escolar. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2020 - 2020

Tecnologias da Informação e Comunicação. (Carga horária: 60h). , CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social, CAPES, Brasil.

2019 - 2020

Serviço Social e Redução de Danos. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira de Formação e Desenvolvimento Social, ABRAFORDES, Brasil.

2019 - 2019

13º Curso de Formação Profissional ? Núcleo de Desenvolvimento de Roteiros. (Carga horária: 13h). , Instituto de Cultura e Meio Ambiente, ICUMAM, Brasil.

2019 - 2019

Imersão em Educação Transformadora. (Carga horária: 25h). , Escola Janela, EJ, Brasil.

2018 - 2018

Formação de Educadores Trilha da Educação - Paraty. (Carga horária: 25h). , Samaúma, SAMAUMA, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Teorias Feministas Contemporâneas. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2015 - 2015

Turma Regular de Ficção. (Carga horária: 78h). , Cinema Nosso, CN, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Crítica Cinematográfica. (Carga horária: 8h). , Caixa Cultural, CC, Brasil.

2014 - 2014

Fotografia. (Carga horária: 190h). , SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.

2013 - 2013

Laboratório de Artes Visuais e Redes Sociais. (Carga horária: 45h). , Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV, Brasil.

2012 - 2012

Projeto Irradiar. (Carga horária: 190h). , Tempo Glauber, TG, Brasil.

2011 - 2011

Introdução à Técnica e à Linguagem Fotográfica. (Carga horária: 39h). , Ateliê da Imagem, AI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

Organização de eventos

FERREIRA, G. M. ; ABREU, K. P. ; SUAREZ, K. A. F. . VI Mostra Cine Diversidade. 2022. (Outro).

FERREIRA, G. M. ; ABREU, K. P. ; SUAREZ, K. A. F. . III Festival Corpos Visíveis. 2022. (Outro).

FERREIRA, G. M. . II Festival Zona de Cinema. 2021. (Festival).

FERREIRA, G. M. . I Festival Zona de Cinema. 2017. (Festival).

FERREIRA, G. M. . II Encontro Internacional de Divulgadores da Ciência. 2013. (Outro).

Participação em eventos

I Congresso de Ciências da Educação: construindo propostas na na pesquisa, ensino e na extensão. 2023. (Congresso).

IV Encontro Latino Americano de Educação, Saúde e Ativismo Menstrual.Sangue entre as Pernas (filme). 2023. (Encontro).

14ª SEMANA DE COMUNICAÇAO DA UESC.Educação Midiática e BNCC: consonâncias para uma educação libertadora. 2022. (Outra).

1o Fórum Latino Americano De Cinema e Impacto Social. 2022. (Outra).

Coletivo Cine-Fórum - Cinema, Literatura, Linguística, Sociedade e Debate: especial InterAção 2022.FORMAÇÃO LIVRE EM CINEMA E EDUCAÇÃO: POR UMA PEDAGOGIA DAS MARGENS. 2022. (Seminário).

IV Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura - SEMLACult..o Sangue entre as pernas: experiência de cinema feminista, periférico e pedagógico. 2022. (Seminário).

Seminário do Brincar. 2022. (Seminário).

Encontro de Agroecologia e Educação de Ciências e Matemática. 2021. (Encontro).

III Jornada de Estudos do Documentário.Debates com Realizadores na sessão "Cinema-Educação" e na sessão "A ficção do trabalho". 2021. (Outra).

Encontro da Educação - XII Fórum da Rede Kino.Apresentação do projeto cinematográfico infantil Olhar da Arte. 2020. (Encontro).

IV Encontro Redes Digitais e Culturas Ativistas.O fazer cinema e as autonarrativas das infâncias do campo. 2020. (Encontro).

X Colóquio Internacional de Filosofia e Educação.O brincar enquanto filosofia e o que podemos, enquanto adultos, aprender com isso. 2020. (Outra).

Seminário Educador Transformador.Serta: agroecologia e autonomia. 2019. (Seminário).

X Seminário da Associación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (Alaic).Fazer-cinema em uma escola em transformação. 2019. (Seminário).

Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação.Conhecendo o Educandário Humberto de Campos. 2018. (Outra).

Encontro de educação, audiovisual e inclusão. 2018. (Encontro).

III Jornada IberoAmericana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação. 2018. (Outra).

13 Curso de Cinema Ambiental do Coletivo de Pesquisa em Cinema Ambiental.Cinema, Sociedade e Ambiente. 2017. (Outra).

Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.Sensações e território: o uso da maconha nos espaços do Rio de Janeiro. 2017. (Encontro).

I Encontro Drogas + Política. 2017. (Encontro).

I Encontro Nacional de Feministas Antiproibicionistas. 2017. (Encontro).

Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Drogas, Sensação e Cinema: o Filme como Experiência Imersiva. 2017. (Congresso).

I Seminário Internacional Interlinhas. 2017. (Seminário).

I Seminário Nacional Serviço Social, Saúde Mental e Drogas: políticas públicas e direitos humanos. 2017. (Seminário).

Movimente-se: encontro da juventude periférica para discutir política de drogas.Roda de Conversa e dinâmicas. 2017. (Encontro).

Vivência Agroecológica Rural. 2017. (Outra).

V Semana Acadêmica de Psicologia da UFRRJ.Roda de Conversa sobre Psicodélicos e outras drogas na perspectiva da Redução de Danos. 2017. (Outra).

III Oficina de Produção Audiovisual da FGV.Hashtag Golpe. 2016. (Oficina).

Curso de Crítica Cinematográfica. 2015. (Oficina).

Drogas: Legalização, Direito e Moral. 2015. (Seminário).

I Workshop Drogas em Pauta. 2015. (Outra).

Oficina de Websérie do 22 Festival de Cinema de Vitória.Oficina de Websérie. 2015. (Oficina).

VI Mostra Audiovisual de Petrópolis.Desafio Mofilm 48h - Produção de Curta-metragem "Encontro". 2015. (Outra).

VIII Conferência Global de Jornalismo Investigativo. 2013. (Congresso).

Minicurso Fotojornalismo Moderno - entre a arte e a informação. 2012. (Oficina).

Minicurso Muniz Sodré e os Estudos de Mídia. 2012. (Outra).

XVII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste (Intercom Sudeste). 2012. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • ABREU, K. P. ; BARBOSA, P. C. S. ; FERREIRA, G. M. . Desterro: a cultura caiçara documentada em longa-metragem. E-REVISTA DE ESTUDOS INTERCULTURAIS , v. 1, p. 1-21, 2020.

  • FERREIRA, G. M. . Linguagens da favela: diálogo com um Incomodado Social. Revista de Comunicação Dialógica , v. 1, p. 150-161, 2020.

  • FERREIRA, G. M. . Pedagogia do cinema no coração do Brasil: o documentário vai à educação básica rural. DOC ON-LINE: REVISTA DIGITAL DE CINEMA DOCUMENTARIO , v. 1, p. 25-35, 2020.

  • FERREIRA, G. M. . ?Sensações e território: uma auto-etnografia sobre o uso da maconha no Rio de Janeiro?. E-REI â013 E-Revista de Estudos Interculturais , v. 1, p. 13, 2017.

  • FERREIRA, G. M. ; RODRIGUES, S. E. ; BESERRA, F. R. ; OLIVEIRA JUNIOR, M. R. ; ALVES JUNIOR, R. ; CASTRO, J. A. . Redução de danos e substâncias psicodélicas: construindo ações e debates. Platô , v. 1, p. 39-70, 2017.

  • FERREIRA, G. M. ; Isabella Leal . Na zona oeste carioca: a produção cultural e sua instância política. In: Cardes Amâncio, Paulo Heméritas e Wagner Moreira. (Org.). Cinema: afetos e territórios. 1ed.Belo Horizonte: LED, 2022, v. 1, p. 119-136.

  • FERREIRA, G. M. ; COSTA, A. R. ; POSSEBON, A. M. ; VASCONCELOS, B. N. M. ; COSTA, A. P. A. ; MENON, C. ; SILVA, C. R. B. ; BASTOS, E. C. R. S. ; MARQUES FILHO, E. C. ; SILVA, E. V. ; SOUSA, F. A. P. ; CAVALCANTE, H. V. ; SOUZA, I. R. ; SEBASTIAO, J. C. ; QUEIROZ, J. R. ; MACHADO, K. C. ; SOUSA, N. M. F. ; FERREIRA, R. A. . Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta): transformar o mundo a partir do seu lugar. In: Adriana Riquena; Alessandra Possebon; Amanda Aliende da Matta; Antonio Sagrado Lovato. (Org.). Educador Transformador: relatos da experiência de intercâmbio de educadores do Educandário Humberto de Campos em escolas transformadoras. 1ed.Alto Paraíso de Goiás: SWA Instituto, 2020, v. 1, p. 93-102.

  • FERREIRA, G. M. . Revitalização Polêmica. Jornal da UFRJ, Rio de Janeiro, , v. n.62, p. 24 - 25, 01 jul. 2015.

  • FERREIRA, G. M. . Inauguração de UTR do Rio Irajá é adiada pela quarta vez em um ano. Jornal do Brasil, 02 ago. 2014.

  • FERREIRA, G. M. . Atrasos comprometem mais uma vez despoluição da Baía de Guanabara. Jornal do Brasil Online, 09 abr. 2014.

  • FERREIRA, G. M. . BBB: entre o voyeurismo e o exibicionismo. Opinião e Notícia, 08 dez. 2013.

  • FERREIRA, G. M. . Estigma Cultural: a obsessão dos brasileiros pela beleza. Opinião e Notícia, 08 nov. 2013.

  • FERREIRA, G. M. . Aracy de Almeida: o samba em pessoa. Jornal da UFRJ, Rio de Janeiro, , v. n.60, p. 32 - 32, 04 maio 2011.

  • FERREIRA, G. M. . Por trás das câmeras. Jornal da UFRJ, , v. n.62, p. 32 - 32.

  • FERREIRA, G. M. . ?Rio, eu te amo?: uma ode à 'cidade Zona Sul' bem distante da realidade. Jornal do Brasil Online.

  • FERREIRA, G. M. . Drogas, Sensação e Cinema: o Filme como Experiência Imersiva. In: 40 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. Anais do 40 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017.

  • FERREIRA, G. M. . Sensações e território: uma auto-etnografia sobre o uso da maconha no Rio de Janeiro. In: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2017, Salvador. EDIÇÃO 2017 ? XIII ENECULT, 2017. v. 1.

  • FERREIRA, G. M. . Ciência e Comunicação: a divulgação científica no Brasil. In: II Encontro Internacional de Divulgadores da Ciência, 2013, Rio de Janeiro. II Encontro Internacional de Divulgadores da Ciência - 30 anos de divulgação científca no Brasil, 2013.

  • FERREIRA, G. M. ; FONTANETTO, R. M. B. ; COSTA, F. T. . Um museu de museus. In: II Encontro Internacional de Divulgadores da Ciência, 2013, Rio de Janeiro. II Encontro Internacional de Divulgadores da Ciência - 30 anos de divulgação científica no Brasil, 2013.

  • FERREIRA, G. M. ; FERREIRA, G. R. . Formação Livre em Cinema e Educação: por uma pedagogia das margens. In: ColetivoCine-Fórum:Cinema,Literatura, Linguística, Debate e Sociedade?Especial InterAção da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2022, Campo Grande. Caderno de Resumos do ColetivoCine-Fórum:Cinema,Literatura, Linguística, Debate e Sociedade?Especial InterAção da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: Selo Editorial Coletivo Cine-Fórum, 2022. v. 1. p. 89-89.

  • FERREIRA, G. M. . JORNALISMO LITERÁRIO E MÍDIAS DIGITAIS - A QUESTÃO DO EXPERIMENTALISMO: DO JORNALISMO GONZO ÀS REPORTAGENS MULTIMÍDIAS 2014 (Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia)).

Outras produções

FERREIRA, G. M. ; GOMES, L ; ANDRADE, F. ; KAROLINA, M. . Especial Segunda Guerra Mundial. 2015. (Programa de Rádio).

FERREIRA, G. M. . Sangue entre as Pernas. 2021. Filme.

FERREIRA, G. M. . Cavalgando Memórias. 2018. Filme.

ALVES, S. A. ; FERREIRA, G. M. . Textura Drag. 2016. Filme.

ABREU, K. P. ; FERREIRA, G. M. . A Cor Laranja. 2016. Filme.

FERREIRA, G. M. . Triste Baía. 2015. Filme.

Prêmios

2020

Prêmio Funarte Respirarte - Categoria Artes Visuais, Fundação Nacional de Artes - Funarte.

2018

Prêmio Arte Escola - Territórios Sociais, Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

2015

2 Concurso Nacional de Websérie do Festival de Cinema de Vitória, Galpão Produções e Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

2014

Internet-based Test of English as a Foreign Language (TOEFL), Educational Testing Servic (ETS).

2013

Certificado de Curso de Espanhol, Solexico Idiomas.

2012

International English Language Testing System (IELTS), British Concil.

2012

Certificado de Curso de Espanhol, Curso de Línguas Aberto à Comunidade (CLAC).

2012

Certificado de curso de Língua Inglesa, Workstation Idiomas (WSA)..

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de modalidade virtual, Carga horária: 30

Outras informações:
Professor do curso de pós-graduação a nível de Especialização em Educação Digital

2019 - 2019

Educandario Humberto de Campos

Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Arte-educadora, Carga horária: 40

2021 - 2021

Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de modalidade virtual, Carga horária: 2

Outras informações:
A Escola Latino-Americana de Altos Estudos em Cultura, unidade acadêmica de formação superior nas modalidades extensão e pós-graduação, órgão interdisciplinar com autonomia acadêmica e administrativa, vinculada ao Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura ? CLAEC, no uso das atribuições que lhe confere seu Regulamento aprovado pela Resolução da Diretoria Executiva do CLAEC No 001 de 10/4/2018 declara para os devidos fins que Gisele Motta Ferreira, CPF 121.865.027-39 atuou como professora em modalidade virtual do curso ?Formação Livre em Cinema e Educação?, realizado entre maio e junho de 2021, totalizando a carga horária de 100 (cem) horas/ aula.

2016 - 2016

Projeto Imagens em Movimento

Vínculo: mei, Enquadramento Funcional: Professora de Cinema, Carga horária: 4

2017 - Atual

Ponto de Cultura Caixa de Surpresa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Produtora Cultural e Mediadora de Audiovisual, Carga horária: 6

2020 - 2020

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 4

Outras informações:
Tutora presencial das disciplinas de Gestão de Marketing I e Gestão de Marketing II do curso de Administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, polo Macaé.

2012 - 2013

Editora Posto Seis

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estagiario de jornalismo, Carga horária: 32

2014 - 2014

Jornal do Brasil S.A.

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 40

2018 - 2018

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: MEI, Enquadramento Funcional: Mediadora de audiovisual, Carga horária: 3

2017 - Atual

Rancho Ideias

Vínculo: PJ, Enquadramento Funcional: Produtora executiva, Carga horária: 6

Outras informações:
Produtora, cineasta, fotógrafa, articuladora e pesquisadora no zona de cinema

2012 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria em Redação Jornalística, Carga horária: 20

2011 - 2011

Coordenadoria de Comunicação da UFRJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estagiária de jornalismo, Carga horária: 32

2023 - Atual

Coletiva De Livre Expressão de Afetos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Captadora de Recursos, Carga horária: 6