Maria José do Nascimento Silva

Possui graduação em Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Pará (1986). Especialização em Administração da Assistência em Enfermagem e Serviços de Saúde pela Universidade Federal do Pará(1995). Especialista Centro Cirúrgico, Centro de Material e SRPA pela faculdade Inspirar ,Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal do Pará(2014). Atualmente docente da Faculdade Pan-Amazônica nas disciplinas de Centro Cirúrgico, Centro de Material e SRPA e CEO da Nurse Empreendedoras.

Informações coletadas do Lattes em 07/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Gestão Pública

2012 - 2014

Universidade Federal do Pará
Título: Gestão em Saúde: Proposta de controle de material médico hospitalar em centro cirúrgico de um hospital Universitário, Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Adagenor Lobato Ribeiro
Palavras-chave: Gestão de materias; Gestão de Enfermagem; Desperdícios de artigos.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.

Especialização em Enfermagem Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado

2018 - 2020

Faculdade Inspirar
Título: Desafios da Enfermagem no processo de limpeza de artigos médico hospitalares em Centro de Material e Esterilização
Orientador: Eliane da Silva Lobato

Especialização em Adm. da Assistência de Enf. em Serviços de Saúde

1994 - 1995

Universidade Federal do Pará
Título: Rumos e Pespectivas dos formandos em Enfermagem da UFPA
Orientador: Celina Lima Silva

Graduação em Graduação em Enfermagem e Obstetrícia

1981 - 1986

Universidade Federal do Pará
Título: Incidência de Câncer de pulmão em Tabagistas
Orientador: Célia Costa

Formação complementar

2014 - 2014

Microbiologia Aplicado à Prática. (Carga horária: 2h). , Associação Brasileira de Enfermeiros, SOBECC, Brasil.

2011 - 2011

ABC do Câncer- Abordagens Básicas para o Controle. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.

1991 - 1992

Extensão universitária em Lincenciatura Plena em Enfermagem. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Organização de eventos

SILVA, M. J. N. . IV Congresso Paraense de Cirurgia, IV Ver-o-Trauma, I Simpósio Paraense de Cirurgia Hepato Pandreto Biliar e III Simpósio de Enfermagem Cirúrgica. 2024. (Congresso).

SILVA, MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO . II Simpósio de enfermagem Cirúrgica do HUJBB. 2022. (Congresso).

SILVA, MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO . I SIMPÓSIO DE ENFERMAGEM EM CC, CME E SRPA. 2017. (Congresso).

SILVA, M. J. N. . Curso de Atualização para profissionais de saúde da Central de Material Esterilizado. 2009. (Outro).

Participação em eventos

III Jornada Imersiva em CME - Gestão de Dificuldades Enfrentadas no dia a dias pelo CME. 2024. (Encontro).

3 ºCongresso Cisa. 2023. (Congresso).

Jornada do Conhecimento CISA. 2023. (Encontro).

20th World Sterilization Congress. 2019. (Congresso).

CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM.CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO E ENFERMAGEM NA SALA DE RECUPERAÇÃO PÓS- ANESTÉSICA. 2018. (Outra).

DESAFIOS DA LIMPEZA DE PPS. 2018. (Outra).

EVIDENCIAS CIENTIFICAS PARA DISPOSITIVOS DE DESAFIO DO PROCESSO DE ESTERILIZAÇÃO A VAPOR. 2018. (Outra).

IX SEMANA DE ENFERMAGEM E SEMANA CIENTIFICA DA FAPEN.RISCOS DE INFECÇÃO ATRELADO AO PROCESSAMENTO DE PRODUTOS. 2018. (Encontro).

Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde do Idoso - LAESI.SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA. 2018. (Outra).

10° Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde.Importância do Enfermeiro em CME para a Qualidade dos Artigos Processados. 2016. (Simpósio).

10° Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde.Central de Material Esterilizado, Importância e Funcionamento na Dinâmica Hospitalar: Relato de Experiência. 2016. (Simpósio).

14ª Jornada Norte Nordeste de Centro Cirúrgico e Central de Esterilização. 2016. (Outra).

12° Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Cento de Material e Esterilização. Gestão em Centro Cirúrgico: Proposta de Controle do Desperdício. 2015. (Congresso).

12° Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Cento de Material e Esterilização. 2015. (Congresso).

9° Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saude. 2014. (Simpósio).

I Congresso Internacional sobre Segurança do Paciente/ V Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente : Erros de Medicação. 2014. (Congresso).

11° Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúgico, recuperação Anestésica e centro de Material e Esterilização. 2013. (Congresso).

1ª Jornada Internacional da Gestão Pública. 2013. (Outra).

Curso de assistência de Enfermagem ao Paciente com tubos, sodas e drenos. 2013. (Outra).

XIII Coloquio Internacional de Gestión Universitaria en América del Sul. 2013. (Congresso).

8º Simpósio Internacional de esterilização e Controle de Infecção Hospitalar Hos. 2012. (Simpósio).

Prevenção e Controle de Infecção de Sitio Cirúrgico: A segurança do paccaciente em suas mãos. 2012. (Encontro).

Reciclagem em Centro Cirúrgivo: Ações Práticas de Sustentabilidade. 2012. (Simpósio).

"Sábado da Dor", Jornada Itinerante de Atualização ao profissional de Saúde. 2011. (Outra).

Curso de Assistência de Enfermagem aos Pacientes com tubos, Sondas e Drenos.Tipos e Características dos Tubos, Sondas e Drenos. 2011. (Outra).

projeto Preparação para Aposentadoria: renovação para vida. 2011. (Outra).

11° Congresso Mundial de Esterilização e 7° Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de infecção hospitalar.. Validação da Esterilização pelo calor Úmido de Talco Neutro para Uso em pleurodese:relato de experiência.. 2010. (Congresso).

11° Congresso Mundial de Esterilização e 7° Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de infecção hospitalar.. 2010. (Congresso).

Atualização em processamento e Reprocessamento de Artigo Médico Hospitalar.Manutenção e conservação de instrumentais cir[urgicos; o descarte de resíduos sólidos e químicos na CME.. 2010. (Oficina).

Avanço no Cuidar em Feridas. 2010. (Outra).

Curso de Gestão Pública e Relações Interpessoais. 2010. (Oficina).

Curso de treinamento em Serviço de Enfermagem do HUJBB em convênio com o UNIFESP. 2010. (Oficina).

1° Simpósio Paraense de Reprocessamento de Artigos Hospitalares.Estrutura Física e Fluxo em CME. 2009. (Simpósio).

9° Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de material e Esterilização-SOBECC. 2009. (Congresso).

Curso de Urgência/Emergência para internos de Medicina nos Moldes ATLS.Instrutora. 2009. (Outra).

Solução de Falhas no processo de esterilização. 2009. (Outra).

CApacitação em Diagnóstico e Tratamento de malária e Doença de Chagas. 2008. (Outra).

Capacitação para Proficionais de Saúde da Central de Material Esterilizado.Compartilhando Experiências. 2008. (Oficina).

Curso ATLS.Instrutora. 2008. (Outra).

Curso de Assistência de Enfermagem aos Pacientes com tubos, Sondas e Drenos.Cuidados de enfermagem com catéteres da cirugia urológica. 2008. (Outra).

Curso de Assistência de Enfermagem aos Pacientes com tubos, Sondas e Drenos.Cuidados de enfermagem com catéteres da cirugia urológica. 2008. (Outra).

Curso de Feridas. 2008. (Outra).

Curso de manuseio de Respiradores.Processo de Limpeza e Desinfecção do Ventilador Mecânico. 2008. (Oficina).

Curso de manuseio de Respiradores.Processo de Limpeza e Desinfecção do Ventilador Mecânico. 2008. (Outra).

Curso de Urgência/Emergência para internos de Medicina nos Moldes ATLS.Instrutora. 2008. (Outra).

PreHospital trauma Life Support Provider Course. 2008. (Outra).

Programa de Aperfeiçoamento para profissionais da Saúde- área Enfermagem.Limpeza e processamento de artigos hospitalares. 2008. (Outra).

Programa Fundamental na Área de Saúde do Trabalhador e Segurança no Trabalho. 2008. (Outra).

1° Treinamento em Lavanderia Hospitalar do HUJBB. 2007. (Outra).

10° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. 2007. (Congresso).

Curso ATLS 30.396-P.Enfermeira. 2007. (Outra).

Curso de Assistência de Enfermagem aos Pacientes com tubos, Sondas e Drenos.Cuidados de enfermagem com catéteres da cirugia urológica. 2007. (Oficina).

Curso de Assistência de Enfermagem aos Pacientes com tubos, Sondas e Drenos.Prevensão de Infecção em cateteres intravascular. 2007. (Outra).

Curso de Assistência de Enfermagem aos Pacientes com tubos, Sondas e Drenos.Cuidados de enfermagem com catéteres da cirugia urológica. 2007. (Outra).

Curso de Urgência/Emergência para internos de Medicina nos Moldes ATLS.Enfermeira. 2007. (Outra).

58° Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2006. (Congresso).

Curso de Urgência/Emergência para internos de Medicina nos Moldes ATLS.Enfermeira. 2006. (Outra).

Curso de Urgência/Emergência para internos de Medicina nos Moldes ATLS.Enfermeira. 2006. (Outra).

Curso de Urgência/Emergência para internos de Medicina nos Moldes ATLS.Enfermeira. 2006. (Outra).

Curso de Urgência/Emergência para internos de Medicina nos Moldes ATLS.Enfermeira. 2006. (Outra).

Curso de Assistência de Enfermagem aos Pacientes com tubos, Sondas e Drenos.Instrutora. 2005. (Outra).

Curso de Urgência/Emergência para internos de Medicina nos Moldes ATLS.Enfermeira. 2005. (Outra).

Curso de Urgência/Emergência para internos de Medicina nos Moldes ATLS.Enfermeira. 2005. (Outra).

Curso de Urgência/Emergência para internos de Medicina nos Moldes ATLS.Enfermeira. 2005. (Outra).

Curso PHTLS 05-1446-02.Enfermeira. 2005. (Outra).

II Simpósio Paraense sobre Central de Esterilização e Centro Cirúrgico. 2005. (Simpósio).

II Simpósio Paraense sobre Central de Esterilização e Centro Cirúrgico.Vigilância Sanitária Escolha e aquisição de produtos saneantes Protocolos necessários. 2005. (Simpósio).

Jornada Paraense de Epidemiologia e Controle das Infecções.Processamento de Artigos Médicos-Odonto-Hospitalares. 2005. (Encontro).

Sistematização da Assistência de Enfermagem. 2005. (Outra).

VII Treinamento em Controle de Infecção Hospitalar.Instrutora. 2005. (Outra).

Desinfecção e Esterilização.Estrutura Física da CME da Instituição. 2004. (Outra).

I Oficina de estruturação ascendente da sistematização da assitência de enfermagem do HUJBB. 2004. (Oficina).

Planejamento e Gestão Estratégica com Indicadores de Desempenho Institucional. 2004. (Outra).

VII Jornada Norte/Nordeste de Centro Cirúrgico e Central de Esterilização. 2004. (Encontro).

54° Congresso brasileiro de enfermagem. Esterilização pelo calor úmido da folha de bananeira, para uso em pacientes portadores da Síndrome de Steven-Johnson. 2002. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: STEPHANY ARAUJO OLIVEIRA DUARTE

SILVA, MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO. A importância da enfermagem nas orientações as mãe de bebês sobre a manobra de Heimlich. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan Amazonica.

Aluno: Lenise Lemos Matias, Regiane Wanzeler de Oliveira

SILVA, MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO. A importância do Checklist para a segurança do paciente no centro cirúrgico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan Amazonica.

Aluno: Luana Carolina de Souza Costa, Rafaelle Mariah Sadala

SILVA, MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO. Contribuições do profissional enfermeiro no pré-natal para prevenção da violência obstétrica. 2023 - Faculdade Pan Amazonica.

Aluno: Luan Victor de Lima Ribeiro

SILVA, MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO. Entraves no cotidiano do enfermeiro em APH móvel: RIL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan Amazonica.

Aluno: Erlon Cristiano Rodrigues, Marcos Valerio Monteiro

SILVA, MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO. A atuação do enfermeiro na classificação de risco em pronto atendimento hospitalar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan Amazonica.

Aluno: Daniele Tavares Correa, Geovana de Souza Braga

SILVA, MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO. A importância da participação do enfermeiro na prevenção do suicidio em adolescentes: RIL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan Amazonica.

Aluno: Ana Carolina Pantoja Meireles

SILVA, M. J. N.. Aspectos Psicologicos decorrentes do enfrentamento da COVID-19 nos trabalhadores de saúde. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan Amazonica.

Aluno: Darlete Godinho da Veiga

SILVA, M. J. N.. A percepção dos academicos de enfermagem sobre empreendedorismo: um novo olhar assistencial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan Amazonica.

Aluno: Patricia Carla Lobato Bentes

SILVA, M. J. N.. Prevenção da lesão por pressão em paciente idoso inconscientes na UTI. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan Amazonica.

Aluno: Alessandro Silva Sales e Ivana Falcao de Macedo Troadio

SILVA, M. J. N.. Sentimentos dos profissionais de enfermagem frente aos cuidados prestados aos pacientes oncologicos em cuidados paliativos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan Amazonica.

Aluno: Adalcilde Souza Costa Bastos

SILVA, M. J. N.. Conhecimento dos Academicos de enfermagem de uma faculdade privada frente a disciplina de Suporte Básico de Vida. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan Amazonica.

Aluno: Ariadne Foro da Cruz

SILVA, M. J. N.. A enfermagem no cuidado paliativo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan Amazonica.

Aluno: Camila Karina da Silva Ferreira

SILVA, M. J. N.. Atuação da Enfermagem na Educação Ambiental: Promoção da Saúde. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan Amazonica.

Aluno: DANIELLE CORDEIRO DA CUNHA

SILVA, MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO. A IMPORTANCIA DE UMA IMPLANTAÇÃO DO NUCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM UM HOSPITAL PUVLICO DE BELÉM - PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan-Amazônica.

Aluno: Juliana Lorrany Nascimento da Silva

SILVA, MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO. Pré-Natal de alto risco: conduta do enfermeiro pós-avaliação dos exames laboratoriais em uma Unidade de Referência em Belém-PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan-Amazônica.

Aluno: Dhyellen Daynara Sales Savramento

SILVA, MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO. Análise do recém-nascido de baixo peso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan-Amazônica.

Aluno: INGRIDE PANTOJA FERREIRA

SILVA, MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO. A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NO ACOMPANHAMENTO DO PRE-NATAL NA ATENÇÃO BÁSICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan-Amazônica.

Aluno: Juliana Lorrany Nascimento da Silva

SILVA, MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO. PRE-NATAL DE BAIXO RISCO: CONDUTA DO ENFERMEIRO APOS AVALIAÇÃO DOS EXAMES LABORATORIAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan-Amazônica.

Orientou

STEPHANY ARAUJO OLIVEIRA DUARTE

A importância da enfermagem nas orientações as mãe de bebês sobre a manobra de Heimlich; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan Amazonica; (Orientador);

Lenise Lemos Matias, Regiane Wanzeler de Oliveira

A importância do Checklist para a segurança do paciente no centro cirúrgico; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan Amazonica; (Orientador);

Maria José do Nascimento Silva

LIMPEZA DE ARTIGOS MÉDICOS-HOSPITALARES: IMPORTÂNCIA PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan-Amazônica; (Orientador);

Maria José do Nascimento Silva

SEGURANÇA DO PACIENTE: DESAFIOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA UTILIZAÇÃO DO PROTOCOLO DE CIRURGIA DO PACIENTE; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan-Amazônica; (Orientador);

Maria José do Nascimento Silva

IMPORTÂNCIA DA BIOSSEGURANÇA PARA A SAÚDE DO TRABALHADOR DE ENFERMAGEM DO CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan-Amazônica; (Orientador);

Maria José do Nascimento Silva

DESAFIOS DO ENFERMEIRO DA CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO EM RELAÇÃO A CIRURGIA SEGURA; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan-Amazônica; (Orientador);

Maria José do Nascimento Silva

Enfermagem no controle da infecção no ambiente cirúrgico; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan-Amazônica; Orientador: Maria José do Nascimento Silva;

Maria José do Nascimento Silva

AÇÕES HUMANIZADAS NO CENTRO CIRÚRGICO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan-Amazônica; Orientador: Maria José do Nascimento Silva;

Maria José do Nascimento Silva

Desafios do gerenciamento em Enfermagem em uma Unidade Mista de Saúde; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan-Amazônica; Orientador: Maria José do Nascimento Silva;

Maria José do Nascimento Silva

Importância do Enfermeiro em CME para a qualidade dos artigos processados; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Pan-Amazônica; Orientador: Maria José do Nascimento Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO ; RIBEIRO, ADAGENOR LOBATO . Gestão em centro cirúrgico: identificação de desperdícios*. Revista SOBECC (São Paulo) , v. 21, p. 82-89, 2016.

  • SILVA, MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO . Nurse challenges in the implantation of good practices material and sterilization centre: patient safety. In: 20th Annual World Sterilization Congress, 2019, Haia. 20th Annual World Sterilization Congress, 2019. p. 97-97.

  • SILVA, MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO . Nursing protagonism in the health product cleaning process: patient safety. In: 20th Annual World Sterilization Congress, 2019, Haia. 20th Annual World Sterilization Congress, 2019. p. 98-99.

  • SILVA, MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO . Nurse challenges in the implantation of good practices material and sterilization center: patient safety. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO . Nursing protagonism in the health product cleaning process: patient safety. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, M. J. N. ; VIegas, M.S.P. . Descarte das Embalagens de Esterilização e o Impacto Ambiental: Conhecimento e Prática de Enfermagem em Hospital Universitário. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, M. J. N. . Processamento de materiais endoscóspicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, M. J. N. . Esterilização por Vapor Saturado sob Pressão: Já sabemos tudo?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, M. J. N. . Conferência: Processamento de Endoscopia e Videolaparoscopia-Assistência de Enfermagem. Coordenadora da mesa.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO . CME 1. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • SILVA, MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO . Métodos e Técnicas em Central de Material e Esterilização. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2014

    Gestão em Saúde: Proposta de Controle de Material Médico Hospitalar em Centro Cirúrgico de um Hospital Universitário, Descrição: Esse é um estudo que analisa os desperdícios de materiais médico- hospitalar no Centro Cirúrgico de um hospital público e de ensino afim de propor estratégias de controle de materiais e redução de custo, através dos fatores estruturais, organizacionais e gerenciais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria José do Nascimento Silva - Coordenador / Adagenor Lobato Ribeiro - Integrante.

  • 2002 - 2002

    Esterilização Pelo Calor Úmido da folha da bananeira, para uso em pacientes portadores da síndrome de Steven-Johnson, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Maria José do Nascimento Silva - Coordenador / Helena Cecília Branches Soares - Integrante / Ilma Pastana Ferreira - Integrante.

Prêmios

2010

Certificação de Relevância no Congresso, SOBECC.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pará, Hospital Universitario João de Barros Barreto. , Rua dos Mundurucus, n°4487, Guamá, 66073-000 - Belem, PA - Brasil, Telefone: (91) 32016600, Ramal: 6627

Experiência profissional

1994 - 2016

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40

Outras informações:
Enfermeira Assistencial aposentada.

1980 - 1994

Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente Adminstrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1978 - 1980

Instituto de Desenvolvimento Econômico Social do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Datilografa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - Atual

Faculdade Pan-Amazônica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente

2016 - 2018

Faculdade Inspirar

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 26