Francini Lube Guizardi

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), com mestrado (2003) e doutorado (2008) em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É pesquisadora em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz, no Laboratório de Educação, mediações tecnológicas e transdisciplinaridade em saúde, da Escola Fiocruz de Governo/ Fiocruz Brasília. Compõe o Núcleo de Estudos em Democratização e Sociabilidades na Saúde (NEDSS) e o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS). Atua como editora junior da Revista Interface - saúde, educação e comunicação. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, principalmente nos temas: educação profissional em saúde, políticas públicas, Estado e democracia institucional.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Coletiva

2004 - 2008

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Do Controle Social à Gestão Participativa: perspectivas (pós-soberanas) da participação política no SUS
Roseni Pinheiro. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Participação política; controle social; Políticas Públicas; Gestão Participativa.Grande área: Ciências da Saúde

Mestrado em Saúde Coletiva

2001 - 2003

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Participação Política e os caminhos da construção do direito à saúde: a experiência da Pastoral da Saúde nos municípios de Vitória e Vila Velha,Ano de Obtenção: 2003
Orientador: Roseni Pinheiro
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Participação política; controle social.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.

Graduação em Psicologia

1995 - 2000

Universidade Federal do Espírito Santo
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em Epistemologia e Ergologia. (Carga horária: 15h). , Escola Fiocruz de Governo, Fiocruz Brasília, EFG, Brasil.

2015 - 2015

Gestão do Conhecimento: pesquisa e educação em saúde. (Carga horária: 8h). , Escola Fiocruz de Governo, Fiocruz Brasília, EFG, Brasil.

2014 - 2014

Formação de Preceptores e tutores - Atenção Básica e Educação. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

1999 - 2000

Extensão universitária em Projeto: Cidadão Criança ? abordagem de rua. (Carga horária: 720h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

1999 - 1999

Monitoria da disciplina Psicologia Escolar. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

1996 - 1997

Extensão universitária em Prevenção de Deficiências: uma proposta de interve. (Carga horária: 480h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CAVALCANTI, F. O. L. ; VALENTIM, R. A. M. ; GUIZARDI, Francini Lube ; SEVERO, F. ; FERNANDES, K. ; LEMOS, A. S. P. ; ALENCAR, A. C. L. ; VARGAS, J. R. . 1a. Maratona Tecnoeducacional para a Saúde - Hacksus. 2015. (Outro).

LACERDA, Alda ; PINHEIRO, Roseni ; MACHADO, Felipe Rangel de Souza ; GUIZARDI, Francini Lube . Jornada Internacional Pré ALAS na Saúde sob o tema: Democratização e Novas Formas de Sociabilidades em Saúde no Contexto Latino-Americano. 2013. (Congresso).

LABGESTÃO ; GUIZARDI, F. L. . Encontro Nacional da Educação Profissional em Gestão para o SUS. 2007. (Outro).

GUIZARDI, F. L. ; BARROS, M. E. B. . Fórum de Discussão: A criança e o adolescente em situação de risco social. 1999. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. EFEITOS DO APOIO INSTITUCIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA. 2018. (Congresso).

Ciclo de Palestras "Saúde, Educação e Tecnologias em Mar Aberto.Democratização das Tecnologias da Informação, ética hacker, educação e saúde. 2017. (Outra).

VII Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica. 2016. (Outra).

2 Ciclo de Estudos Metrópoles, Políticas Públicas e Tecnologias de Governo.Políticas públicas e participação política pós-soberana. 2015. (Outra).

2 Ciclo de Estudos Metrópoles, Políticas Públicas e Tecnologias de Governo.Democratização, sociabilidades e a vida nas metrópoles. 2015. (Outra).

I Diálogo PenseSUS - Democracia, comunicação, informação e direito à saúde: mobilização para a 15ª Conferência Nacional de Saúde.Reflexões e Perspectivas para a Participação Social em Saúde. 2015. (Seminário).

Jornada Internacional Pré ALAS na Saúde.Grupo de Trabalho Democratização e integralidade na Saúde. 2013. (Seminário).

Simpósio Nacional sobre Áreas Programáticas Estratégicas e Direito à Saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional,.Construção da pesquisa: percursos teóricos, conceituais e metodológicos de uma rede multicêntrica de pesquisa. 2013. (Simpósio).

XIII Seminário Nacional do Projeto Integralidade:Construção social da demanda por cuidado?.ESPAÇO PÚBLICO, ATORES E PRÁTICAS PARTICIPATIVAS DE MEDIAÇÃO EM REDE NO SUS. 2013. (Seminário).

XXIX Congreso Latinoamericano de Sociología. Do Controle Social à Gestão Participativa: perspectivas (pós-soberanas) para a participação política no SUS. 2013. (Congresso).

II Oficina Técnica de Construção Coletiva de Pesquisa Multicêntrica.A construção da integralidade no contexto do apoio institucional. 2012. (Oficina).

Mostra dos trabalhos de conclusão de curso - CTACS.Implicações da Formação Técnica do ACS para atuação política no Rio de Janeiro: o papel dos movimentos sociais na luta pela saúde.. 2012. (Outra).

XII Seminário do Projeto Integralidade: Saberes e Práticas no Cotidiano das Instituições de Saúde.ÁGORA - Áreas Programáticas estratégicas em saúde e integralidade do cuidado: as fronteiras das políticas específicas na efetivação do direito humano à saúde. 2012. (Seminário).

V Congresso Brasileiro Ciências Sociais e Humanas em Saúde, ?O Lugar das Ciências Sociais e. Trabalho, Integralidade e Rede. 2011. (Congresso).

V Congresso Brasileiro Ciências Sociais e Humanas em Saúde, ?O Lugar das Ciências Sociais e Humanas no Campo da Saúde Coletiva. Integralidade, Promoção da Saúde e Implicações Éticos e Culturais na Atenção Básica. 2011. (Congresso).

V Congresso Brasileiro Ciências Sociais e Humanas em Saúde, ?O Lugar das Ciências Sociais e Humanas no Campo da Saúde Coletiva?. Novas Perspectivas Conceituais e Teóricas para o Estudo de Demandas por Integralidade do Cuidado como Direito à Saúde. 2011. (Congresso).

V Congresso Brasileiro Ciências Sociais e Humanas em Saúde, ?O Lugar das Ciências Sociais e Humanas no Campo da Saúde Coletiva". Intersetorialidade, condições de vida e cultura na saúde. 2011. (Congresso).

XI Seminário do Projeto Integralidade.Como a avaliação pode constituir-se em uma intervenção democrática? Uma discussão sobre aparelhos, redes sociais e ação política na produção do cuidado em saúde.. 2011. (Seminário).

Seminário Movimentos Sociais, Saúde e Trabalho. 2009. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Alison Pereira Oliveira

GUIZARDI, Francini Lube; KOPTCHE, L. S.; PEREIRA, C. P.; LINS, C. S. B.; PASSOS, M. F. D.. Política para inclusão social da população de rua do Distrito Federal: uma abordagem de ciclos. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde) - Escola Fiocruz de Governo, Fiocruz Brasília.

Aluno: Cássia de Andrade Araújo

GUIZARDI, Francini Lube; RAGGIO, A. M. B.; NASCIMENTO, D. D. G.; SEVERO, FERNANDA MARIA DUARTE. Formação de especialistas no Brasil: Desafios da inserção da Residência Multiprofissional em Atenção Básica no contexto das Redes de Atenção à Saúde. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde) - Escola Fiocruz de Governo, Fiocruz Brasília.

Aluno: Cássia de Andrade Araújo

GUIZARDI, Francini Lube; RAGGIO, A. M. B.; NASCIMENTO, D. D. G.; SEVERO, FERNANDA MARIA DUARTE. Formação de especialistas no Brasil: Desafios da inserção da Residência Multiprofissional em Atenção Básica no contexto das Redes de Atenção à Saúde. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde) - Escola Fiocruz de Governo, Fiocruz Brasília.

Aluno: Danielle Barros Silva Fortuna

OLIVEIRA, VC; ARAUJO, Inesita Souza;GUIZARDI, Francini Lube. O papel do rádio no campo da saúde no contexto da Reforma Psiquiátrica Brasileira: Estudo de caso da webradio Revolução FM. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Informação e Comunica) - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnolígica em Saúde.

Aluno: Elisabeth José Campos

GUIZARDI, Francini Lube; BRAGA, I. F.; BRAVO, M. I. S.; MACHADO, Felipe Rangel de Souza; VIEIRA, M.. O PÚBLICO E O PRIVADO NA GESTÃO EM SAÚDE: Um estudo de caso sobre o gerenciamento local das equipes da saúde da família no município do Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Aluno: Maria de Fátima Brito de Rezende

GUIZARDI, Francini Lube; STOTZ, E. N.; VIEIRA. M.. FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS DE SAÚDE NO BRASIL: Estudo de caso sobre a experiência do Conselho Municipal de Saúde de Volta Redonda, no período de 2005 à 2012.. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Aluno: Alan Carlos da Silva

PINHEIRO, Roseni; SILVA JUNIOR, A. G.; MACHADO, Felipe Rangel de Souza;GUIZARDI, F. L.. A participação política dos Conselhos Gestores de Unidades de Saúde nas ações intersetoriais no município de Piraí. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Georgina Duarte de Souza Pinto

VIEIRA. M.; MARTINS, MIC;GUIZARDI, F. L.. Humanização do SUS: desvelando a fragilidade dos vínculos de trabalho em Saúde. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Aluno: Bruna Ceruti Quintanilha

ARAÚJO, Maristela Dalberto; Sodré, F.;GUIZARDI, F. L.. Participação Rizomática: um modo de participação social no Sistema Único de Saúde. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Giselly Braga Pires

PINHEIRO, Roseni; SILVA JUNIOR, A. G.;GUIZARDI, F. L.. Usuário e Avaliação em Saúde: Um Estudo sobre Concepções e Práticas dos Atores em Processos Avaliativos no SUS de Macaé. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Míriam Albani

BARROS, M. E. B.; FERRACO, C. E.;GUIZARDI, F. L.. As possibilidades produzidas/vividas pelos professores no CEFETES Colatina na trajetória de reformas educacionais: uma análise das narrativas na perspectiva da globalização contemporânea. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Ana Paula Azevedo Hemmi

SILVA, M. B. B. E.;GUIZARDI, Francini Lube; MATTOS, Ruben Araujo de; BAPTISTA, T. W. F.; REZENDE, M.. Participação em construção de políticas de saúde: o caso da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. 2018. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Luciana Martins Ricardi

SANTOS, L. M. P.; ROCHA, D. G.;GUIZARDI, Francini Lube; PEREIRA, M. F.; PIRES, R. R. C.. Conferências Nacionais de Saúde: avanços, desafios, efetividade e influência nos Planos Nacionais de Saúde. 2017 - Universidade de Brasília.

Aluno: Raphaella Fagundes Daros

AGUIAR, K. F.; COIMBRA, C. M. B.;GUIZARDI, Francini Lube; PAULON, S. M.; SCHEINVAR, E.. Implicâncias e implicações de uma trabalhadora social: a participação social no PAC favelas - RJ em análise. 2016. Tese (Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Maria Auler Matheus Peres

PINHEIRO, R.; MENDONCA, A. L. O.; ASENSI, F. D.;GUIZARDI, Francini Lube; MULLER NETO, J. S.. Estado Burocracia e Gerência: uma análise sobre o agir gerencial no cotidiano dos serviços de saúde. 2015. Tese (Doutorado em Saúde coletiva) - Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe Dutra Asensi

FERES JUNIOR, J.; POBREBINSCHI, T.; BRINGEL, B.; MACHADO, Felipe Rangel de Souza;GUIZARDI, F. L.. Práticas sociais de efetivação e reivindicação do direito à saúde: uma análise do Brasil e Portugal. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Sociologia) - Instituto de Estudos Políticos e Sociais.

Aluno: Grasiele Nespoli

RIBEIRO, VMB; SIQUEIRA, VH; VARGAS, EP; LOBO NETO, FJS;GUIZARDI, F. L.. Os domínios da Tecnologia Educacional no campo da Saúde. 2011. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Luciano Bandeira de Lima

GUIZARDI, Francini Lube; BRUNELLI, B.;CAVALCANTI, F. O. L.. Representações de usuários de Unidades de Saúde da Família sobre médicos que atuam nos serviços. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde da Família) - Escola Fiocruz de Governo, Fiocruz Brasília.

Aluno: Alison Pereira Oliveira

GUIZARDI, Francini Lube; KOPTCHE, L. S.; PEREIRA, C. P.. Da Ordem Social ao modelo intersetorial de proteção social: a atenção integral à população em situação de rua do DF segundo modelos SUAS-SUS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde) - Escola Fiocruz de Governo, Fiocruz Brasília.

Aluno: Michelly Eustáquia do Carmo

GUIZARDI, Francini Lube; KOPTCHE, L. S.; FIGUEIREDO, K. A.. Redução da vulnerabilidade social por meio do PAIF: um estudo sobre a intersetorialidade entre políticas públicas de assistência social e saúde. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde) - Escola Fiocruz de Governo, Fiocruz Brasília.

Aluno: nélida aleixo cassela

MACHADO, Felipe Rangel de Souza; CARVALHO, M. C. A.;GUIZARDI, Francini Lube; LOPES, M.C.R; PONTES, A. L. M.. Apoio Institucional: a percepção dos apoiadores em uma maternidade pública de Alagoas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Luciana Mara de oliveira

GUIZARDI, Francini Lube; MATTA, Gustavo Corrêa; ALBURQUEQUE, M. V.; PEREIRA, A. M. M.. A experiência de monitoramento do planejamento estratégico do Ministério da Saúde - 2011 a 2015: um estudo de caso do Departamento de Atenção Hospitalar e Urgências - DAHU, da Secretaria de Atenção à Saúde - SAS/MS. 2016 - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Carolina Pina Camandaroba e Michellyne Vaz da Cunha Xavier

GUIZARDI, Francini Lube; BARBOSA, J. R.; SILVA, D. O. E.; ASSUNCAO, N. C.. Gestão e Organização do cuidado no processo de aleitamento materno exclusivo em uma unidade básica de saúde do Distrito Federal. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva) - Escola Fiocruz de Governo, Fiocruz Brasília.

Aluno: Ana Carolina Marques Binacett e Pedro Terra Teles Sá

GUIZARDI, Francini Lube; BARBOSA, J. R.; GUERREIRO, A. V. P.; KLITZKE, D. D.. Apoio Institucional no Distrito Federal segundo o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva) - Escola Fiocruz de Governo, Fiocruz Brasília.

Aluno: André Filipe Pinheiro Góes

GUIZARDI, Francini Lube; ALENCAR, A. C. L.; SILVA, J. F.. A interface entre a formação profissional do enfermeiro e sua atuação nos centros de atenção psicossocial". 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva) - Escola Fiocruz de Governo, Fiocruz Brasília.

Aluno: Helenice de Cássia Alexandrino

GUIZARDI, Francini Lube; SEVERO, FERNANDA MARIA DUARTE; DAMASIO, M. F.. A saúde da mulher e a formação profissional crítica e reflexiva em enfermagem: um debate necessário. 2015.

Aluno: Cristiane Costa Ferreira

LACERDA, Alda;GUIZARDI, F. L.. Participação e mobilização em âmbito local. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Êspecialização em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Aluno: Priscila T

GUIZARDI, F. L.; OLIVEIRA, VC. Broca. O processo de comunicação na equipe de saúde hospitalar. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Saúde) - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnolígica em Saúde.

Aluno: Maria do Carmo Moreira

OLIVEIRA, VC;GUIZARDI, F. L.. Capturas do sensível pelas práticas de comunicação cenopoética nas cirandas da vida em fortaleza, contexto de uma proposta de gestão participativa em saúde mental. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Saúde) - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnolígica em Saúde.

Aluno: Márcia Faria Fornari

GUIZARDI, F. L.; MARCOLINO, E. Ouvidoria do HGNI- espaço de participação social em um hospital em processo de construção da política de humanização. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Saúde) - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnolígica em Saúde.

Aluno: Emerson Caldas de Andrade

GUIZARDI, F. L.; OLIVEIRA, VC. Estratégias de comunicação e educação em saúde na Funasa/PB.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Saúde) - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnolígica em Saúde.

Aluno: Marianna dos Santos

FURLAN, P. G.; GUERRERO, A. V. P.;GUIZARDI, Francini Lube. Terapeuta Ocupacional na Gestão em Saúde da Atenção Básica do SUS no Distrito Federal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília.

Aluno: Rhaila Cortes

FURLAN, P. G.; GUERRERO, A. V. P.;GUIZARDI, Francini Lube. O apoio institucional no cotidiano da atenção primária à saúde na regional Recanto das Emas - Distrito Federal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília.

Aluno: Victoria Comin

FURLAN, P. G.; GUERRERO, A. V. P.;GUIZARDI, Francini Lube. Apoio matricial: um arranjo organizacional às redes de atenção básica em saúde do Distrito Federal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília.

GUIZARDI, Francini Lube; SILVA, E. T.; ALMEIDA, A.. Banca examinadora de trabalho de iniciação científica. 2018. Escola Fiocruz de Governo, Fiocruz Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Madel Therezinha Luz

LUZ, M. T.. Participação Política e os Caminhos da Cosntrução do Direito à Saúde: Um Estudo de Caso Sobre a Pastoral da Saúde nos Municípios de Vitória e Vila Velha.. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Roseni Pinheiro

PINHEIRO, Roseni. Do controle social á gestão participativa; perspectiva pós-soberanas da particpação politica no SUS. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social.

Roseni Pinheiro

PINHEIRO, Roseni; CECCIM, Ricardo Burg;MATTOS, Ruben Araujo de; HECKERT, Ana. Participação politica e o cotidinao da gestão na saúde: uma proposta de estudo sobre apotencialidade formativa da atividade. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ricardo Burg Ceccim

CAMARGO JR, Kenneth Rochel de; LUZ, Madel Teresinha; BARROS, Maria Elizabeth Barros de;CECCIM, R. B.. Participação política e os caminhos da construção do direito à saúde: um estudo de caso sobre a pastoral da saúde nos municipios de Vitória e Vila Velha. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ricardo Burg Ceccim

CECCIM, R. B.CAMARGO JR, Kenneth Rochel deLUZ, Madel TerezinhaBARROS, Maria Elizabeth. Participação política e os caminhos da construção do direito à saúde:um estudo de caso sobre a pastoral da saúde nos municípios de vitória e vila velha.. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Elizabeth Barros de Barros

BARROS, M. E. B.. Participação política e os caminhos da construção do direito à saúde. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social/UERJ.

Kenneth Rochel de Camargo Jr

Rochel de Camargo, Kenneth. Participação política e os caminhos da construção do direito à saúde: um estudo de caso sobre a pastoral da saúde nos municípios de Vitória e Vila Velha.. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ana Lucia Coelho Heckert

HECKERT, A. L. C.; PINHEIRO, R.. Participação política e o cotidiano da gestão na saúde. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluísio Gomes da Silva Junior

SILVA JUNIOR, A. G.; COCCO, G. M.; Barros, MEB;PINHEIRO, R.; MATOS, R. A.. Do Controle Social à Gestão paritipativa: Perspectiva (Pós-Soberana) da participação política no SUS. 2008. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Giuseppe Mario Cocco

COCCO, G. M.; BARROS, E. B.; PINHEIRO, R.; MATTOS, R. A.; SILVA JUNIOR, A. G.. Do controle social à gestão participativa:perspectiva (pós-soberana) da participação política no SUS. 2008. Tese (Doutorado em instituto medicina social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Alison Pereira Oliveira

POLÍTICA PARA INCLUSÃO SOCIAL DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA DO DISTRITO FEDERAL: uma abordagem de ciclos; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Políticas Públicas em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Francini Lube Guizardi;

Michelly Eustáquia do Carmo

INTERSETORIALIDADE EM POLÍTICAS PÚBLICAS EM SEGURIDADE SOCIAL E SAÚDE: Desafios para o enfrentamento de vulnerabilidades pela proteção social básica de assistência social; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Políticas Públicas em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Francini Lube Guizardi;

Cássia de Andrade Araújo

FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS NO BRASIL: Desafios da inserção da Residência Multiprofissional em Atenção Básica no contexto das Redes de Atenção à Saúde; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Francini Lube Guizardi;

MARIA DE FÁTIMA REZENDE

Formação de conselheiros de saúde; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Profissional em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ FIOCRUZ,; Orientador: Francini Lube Guizardi;

Elisabeth Campos

O público e o privado na gestão em saúde: um estudo de caso sobre o gerenciamento local das equipes da saúde da família no município do Rio de Janeiro; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação Profissional em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio,; Orientador: Francini Lube Guizardi;

Márcia Farias Fornari

Estudo sobre comunicação, participação popular e humanização na ouvidoria do Hospital Geral de Nova Iguaçu ? HGNI: uma análise sob a perspectiva do ?mapa do mercado simbólico?; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Comunicação e Saúde) - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde; Orientador: Francini Lube Guizardi;

Priscila T

Broca; O processo de comunicação na equipe de saúde hospitalar; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Comunicação e Saúde) - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde; Orientador: Francini Lube Guizardi;

Camila Duarte Gerassi

Construção de práticas integrais e formação dos trabalhadores no Sistema Único de Saúde: contribuições e desafios da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Profissional) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Francini Lube Guizardi;

Emerson Caldas de Andrade

Estratégias de comunicação e educação em saúde na Funasa/PB; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Comunicação e Saúde) - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde; Orientador: Francini Lube Guizardi;

Raquel Machado

Solidão: Um Problema de Saúde Pública?; 2012; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Gerência em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Orientador: Francini Lube Guizardi;

Marcello de Moura Coutinho

Gestão do processo de trabalho nas equipes do Programa de Saúde da Família no âmbito do território do complexo de Manguinhos; 2009; Orientação de outra natureza - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Francini Lube Guizardi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Roseni Pinheiro

Do Controle Social à Gestão Participativa:perspectivas (pós-soberanas) para a participação política no SUS; 2008; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roseni Pinheiro;

Laysa Bianca da Silva Dias

Análise do Apoio Institucional como uma ferramenta de gestão a parti dos relatos de experiências das comunidades de práticas; 2018; Iniciação Científica - Fiocruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Laysa Bianca da Silva Dias;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GUIZARDI, Francini Lube ; LEMOS, ANA SILVIA PAVANI ; MACHADO, Felipe Rangel de Souza ; PASSERI, LEONARDO . Apoio institucional na Atenção Básica: análise dos efeitos relatados. PHYSIS. REVISTA DE SAÚDE COLETIVA (ONLINE) , v. 28, p. e280421, 2019.

  • MACHADO, Felipe Rangel de Souza ; GUIZARDI, Francini Lube ; LEMOS, ANA SÍLVIA PAVANI . A BUROCRACIA CORDIAL: A IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE APOIO INSTITUCIONAL NA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE. TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE (ONLINE) , v. 17, p. e0022151, 2019.

  • GUIZARDI, Francini Lube ; PASSERI, LEONARDO ; LEMOS, ANA SILVIA PAVANI ; MACHADO, Felipe Rangel de Souza . Estudo de caso sobre o apoio institucional na gestão federal da Atenção Básica no Brasil. SAÚDE EM DEBATE , v. 43, p. 685-699, 2019.

  • CAVALCANTI, FELIPE DE OLIVEIRA LOPES ; GUIZARDI, Francini Lube . EDUCAÇÃO CONTINUADA OU PERMANENTE EM SAÚDE? ANÁLISE DA PRODUÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE (ONLINE) , v. 16, p. 99-122, 2018.

  • GUIZARDI, Francini Lube ; SANTOS, KARINA FERNANDES DOS ; LEMOS, ANA SILVIA PAVANI ; SEVERO, FERNANDA MARIA DUARTE . Maratonas hackers no Brasil com desafios no campo da Saúde. Interface (Botucatu. Online) , v. 22, p. 447-460, 2018.

  • CARMO, MICHELLY EUSTÁQUIA DO ; GUIZARDI, Francini Lube . O conceito de vulnerabilidade e seus sentidos para as políticas públicas de saúde e assistência social. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 34, p. 1-14, 2018.

  • CARMO, MICHELLY EUSTÁQUIA DO ; GUIZARDI, Francini Lube . Desafios da intersetorialidade nas políticas públicas de saúde e assistência social: uma revisão do estado da arte. PHYSIS. REVISTA DE SAÚDE COLETIVA (ONLINE) , v. 27, p. 1265-1286, 2017.

  • GUIZARDI, Francini Lube . Políticas Públicas, Capitalismo Contemporâneo e os horizontes de uma Democracia Estrangeira. Cadernos IHU Ideias , v. 14, p. 03-17, 2016.

  • GUIZARDI, Francini Lube . A autocrítica necessária: notas sobre os desafios do controle social na saúde. RECIIS. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Edição em Português. Online) , v. 9, p. 1-7, 2015.

  • GUIZARDI, F. L. ; Cunha, M. L. S. C . Profissionais administrativos na gestão do Sistema Único de Saúde: a divisão social do trabalho.. Trabalho, Educação e Saúde (Impresso) , v. 10, p. 463-480, 2012.

  • GUIZARDI, F. L. ; PINHEIRO, Roseni . Participação política e cotidiano da gestão em saúde: um ensaio sobre a potencialidade formativa das relações institucionais. Physis (UERJ. Impresso) , v. 22, p. 423-440, 2012.

  • GUIZARDI, F. L. ; CAVALCANTI, F. O. L. . Perspectivas democráticas e suas condições de possibilidade: interseções entre a participação política no SUS e a gestão em saúde. Saúde em Debate , v. 34, p. 299-309, 2010.

  • GUIZARDI, F. L. ; CAVALCANTI, F. O. L. . A gestão em saúde: nexos entre o cotidiano institucional e a participação política no SUS. Interface (Botucatu. Impresso) , v. 14, p. 633-645, 2010.

  • GUIZARDI, F. L. ; CAVALCANTI, F. O. L. . O conceito de cogestão em saúde: reflexões sobre a produção de democracia institucional. Physis (UERJ. Impresso) , v. 20, p. 1245-1265, 2010.

  • GUIZARDI, F. L. . Do controle social à gestão participativa: interrogações sobre a participação política no SUS. Trabalho, educação e saúde (Online) , v. 7, p. 9-34, 2009.

  • GUIZARDI, F. L. ; CAVALCANTI, F. O. L. . Por um mundo democrático produzido democraticamente (ou: o desafio da produção do comum): contribuições a partir da experiência do Sistema Único Brasileiro. Lugar Comum (UFRJ) , v. 27, p. 103-123, 2009.

  • CAVALCANTI, F. O. L. ; GUIZARDI, F. L. . Biopolitique - verbete. Multitudes (Paris) , v. 38, p. 41-42, 2009.

  • GUIZARDI, F. L. ; PINHEIRO, Roseni . Novas práticas sociais na constituição do direito à saúde: a experiência de um movimento fitoterápico comunitário. Interface (Botucatu. Impresso) , v. 12, p. 109-122, 2008.

  • GUIZARDI, F. L. ; PINHEIRO, Roseni . Dilemas culturais, sociais e políticos da participação dos movimentos sociais nos Conselhos de Saúde. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 11, p. 797-805, 2006.

  • GUIZARDI, F. L. ; PINHEIRO, Roseni ; MATTOS, Ruben Araújo de ; SANTANA, Ana Débora ; MATTA, Gustavo da ; GOMES, Márcia Constância Pinto Adernes . Participação da Comunidade em Espaços Públicos de Saúde: uma Análise das Conferências Nacionais de Saúde.. Physis (UERJ. Impresso) , Rio de Janeiro, v. 14, n.1, p. 15-40, 2004.

  • GUIZARDI, F. L. ; MORAES, T. D. ; GOMES, Rafael da Silveira ; MOREIRA, F. H. ; RODRIGUES, J. O. B. ; DAROS, R. F. ; ANDRADE, R. B. . De elemento a cidadão: transformações no cotidiano do trabalho do policial militar. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho (USP) , v. 2, n.1, p. 25-38, 1999.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DAMASIO, M. F. ; RODRIGUES, D. C. ; GUIZARDI, Francini Lube . Comissão de Avaliação dos trabalhos científicos no 1o. Encontro Científico de Pesquisas Aplicadas às Políticas Públicas em Saúde. 2016.

PINHEIRO, Roseni ; LACERDA, Alda ; MACHADO, Felipe Rangel de Souza ; GUIZARDI, F. L. . Devolutiva da pesquisa ?Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS de Rio Branco no Estado do Acre?. 2012.

DELUIZ, N. ; LOBO NETO, FJS ; LIMA, J. C. F. ; TIRADENTES, A. ; GUIZARDI, F. L. . Comissão de Organização do Seminário de Avaliação da Pós Graduação em Educação Profissional em Saúde. 2012.

GUIZARDI, Francini Lube . Avaliação dos trabalhos do ateliê 'Rede de Pesquisa LAPPIS: sistematizando conhecimentos e comunicação pública para a Integralidade do Cuidado' do XVII Seminário do Projeto Integralidade: Saberes e Práticas no Cotidiano das Instituições de Saúde, que ocorreu de 17 a 19 de outubro de 2017 na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES.. 2017.

GUIZARDI, F. L. . Relatoria de Grupo de Trabalho da 14a. Conferência Nacional de Saúde. 2011.

PRONKO, Marcela ; CORBO, Anamaria ; MATTA, Gustavo Corrêa ; MARTINS, C. M. ; BATISTELLA, C. E. C. ; MALHÃO, A. ; GUIZARDI, F. L. . Grupo de trabalho para elaboração de Curso de Especialização em Educação Profissional em Saúde para os países africanos de língua oficial portuguesa. 2009.

GUIZARDI, F. L. . Relatoria de Grupo de Trabalho da 12a. Conferência Nacional de Saúde. 2003.

DAMASIO, M. F. ; GUIZARDI, Francini Lube ; CAVALCANTI, F. O. L. ; BRA, S. M. D. B. T. C. C. ; SANTOS, KARINA FERNANDES DOS ; SEVERO, F. ; LEMOS, A. S. P. . Em Mar Aberto: Avaliação e Prospecção de Tecnologias WEB para a Educação Permanente em Saúde. 2018; Tema: Tecnologias Educacionais para Educação Permanente em Saúde. (Site).

GUIZARDI, Francini Lube ; LEMOS, A. S. P. . O trabalho na Gestão Federal da Atenção Básica em Saúde: estratégias para o apoio à implementação da PNAB nos territórios. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONSECA, F. ; LIMA, G. P. A. ; GUIZARDI, Francini Lube ; SEVERO, FERNANDA MARIA DUARTE ; OLIVEIRA, A. T. P. ; DIAS, E. ; AVILA, P. . Território e ciência aberta: experiência do UbaLab.. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto educacional áudio visual).

FONSECA, F. ; LIMA, G. P. A. ; GUIZARDI, Francini Lube ; SEVERO, FERNANDA MARIA DUARTE ; OLIVEIRA, A. T. P. ; DIAS, E. ; DAVILA, P. . Gambiarra, inclusão digital e improviso criativo. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto educacional).

MALINI, F. ; LIMA, G. P. A. ; GUIZARDI, Francini Lube ; SEVERO, FERNANDA MARIA DUARTE ; OLIVEIRA, A. T. P. ; DIAS, E. ; AVILA, P. . O futuro agora.. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto educacional áudio visual).

PRETTO, N. ; LIMA, G. P. A. ; GUIZARDI, Francini Lube ; SEVERO, FERNANDA MARIA DUARTE ; OLIVEIRA, A. T. P. ; DIAS, E. ; AVILA, P. . Hackear para protagonizar. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto educacional áudio visual).

PRETTO, N. ; LIMA, G. P. A. ; GUIZARDI, Francini Lube ; SEVERO, FERNANDA MARIA DUARTE ; OLIVEIRA, A. T. P. ; DIAS, E. ; AVILA, P. . Ecossistema Educacional.. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto educacional áudio visual).

COSTA, R. ; LIMA, G. P. A. ; GUIZARDI, Francini Lube ; SEVERO, FERNANDA MARIA DUARTE ; OLIVEIRA, A. T. P. ; DIAS, E. ; AVILA, P. . Inteligência coletiva: a cidade-organismo. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto educacional áudio visual).

COSTA, R. ; LIMA, G. P. A. ; GUIZARDI, Francini Lube ; SEVERO, FERNANDA MARIA DUARTE ; OLIVEIRA, A. T. P. ; DIAS, E. ; AVILA, P. . Inteligência coletiva versus sociedade de controle. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto educacional áudio visual).

MURTINHO, R. ; LIMA, G. P. A. ; GUIZARDI, Francini Lube ; SEVERO, FERNANDA MARIA DUARTE ; OLIVEIRA, A. T. P. ; DIAS, E. ; AVILA, P. . A problemática dos dados abertos. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto educacional áudio visual).

MURTINHO, R. ; LIMA, G. P. A. ; GUIZARDI, Francini Lube ; SEVERO, FERNANDA MARIA DUARTE ; OLIVEIRA, A. T. P. ; DIAS, E. ; AVILA, P. . Hackear para avançar. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto educacional áudio visual).

TEIXEIRA, R. ; LIMA, G. P. A. ; GUIZARDI, Francini Lube ; SEVERO, FERNANDA MARIA DUARTE ; OLIVEIRA, A. T. P. ; DIAS, E. ; AVILA, P. . Inteligência Coletiva e Saúde Coletiva. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto educacional áudio visual).

TEIXEIRA, R. ; LIMA, G. P. A. ; GUIZARDI, Francini Lube ; SEVERO, FERNANDA MARIA DUARTE ; OLIVEIRA, A. T. P. ; DIAS, E. ; AVILA, P. . O desafio da efetividade nos encontros e trabalhos na saúde. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto educacional áudio visual).

AMADEU, S. ; LIMA, G. P. A. ; GUIZARDI, Francini Lube ; SEVERO, FERNANDA MARIA DUARTE ; OLIVEIRA, A. T. P. ; DIAS, E. ; AVILA, P. . O respeito ao indivíduo na educação. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto educacional áudio visual).

AMADEU, S. ; LIMA, G. P. A. ; GUIZARDI, Francini Lube ; SEVERO, FERNANDA MARIA DUARTE ; OLIVEIRA, A. T. P. ; DIAS, E. ; AVILA, P. . Transformar resistência em avanço. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto educacional áudio visual).

MARTINS, W. ; LIMA, G. P. A. ; GUIZARDI, Francini Lube ; SEVERO, FERNANDA MARIA DUARTE ; OLIVEIRA, A. T. P. ; DIAS, E. ; AVILA, P. . Ciência aberta e o caso Zika. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto educacional áudio visual).

MARTINS, W. ; LIMA, G. P. A. ; GUIZARDI, Francini Lube ; SEVERO, FERNANDA MARIA DUARTE ; OLIVEIRA, A. T. P. ; DIAS, E. ; AVILA, P. . Uma nova formação. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto educacional áudio visual).

AMIEL, T. ; LIMA, G. P. A. ; GUIZARDI, Francini Lube ; SEVERO, FERNANDA MARIA DUARTE ; OLIVEIRA, A. T. P. ; DIAS, E. ; AVILA, P. . REA hoje no Brasil. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto educacional áudio visual).

AMIEL, T. ; LIMA, G. P. A. ; GUIZARDI, Francini Lube ; SEVERO, FERNANDA MARIA DUARTE ; OLIVEIRA, A. T. P. ; DIAS, E. ; AVILA, P. . Engajamento via REA. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto educacional áudio visual).

KENSKI, V. ; LIMA, G. P. A. ; GUIZARDI, Francini Lube ; SEVERO, FERNANDA MARIA DUARTE ; OLIVEIRA, A. T. P. ; DIAS, E. ; AVILA, P. . Cultura do compartilhamento. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto educacional áudio visual).

KENSKI, V. ; LIMA, G. P. A. ; GUIZARDI, Francini Lube ; SEVERO, FERNANDA MARIA DUARTE ; OLIVEIRA, A. T. P. ; DIAS, E. ; AVILA, P. . O outro no processo colaborativo. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto educacional áudio visual).

MALINI, F. ; LIMA, G. P. A. ; GUIZARDI, Francini Lube ; SEVERO, FERNANDA MARIA DUARTE ; OLIVEIRA, A. T. P. ; DIAS, E. ; AVILA, P. . Algoritmos. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto educacional áudio visual).

GUIZARDI, Francini Lube ; MACHADO, Felipe Rangel de Souza ; LEMOS, A. S. P. ; PASSERI, L. . APOIO INSTITUCIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE: estudo sobre democratização e gestão pública.A EM SAÚDE: estudo sobre democratização e gestão pública.. 2018. (Relatório de pesquisa).

DAMASIO, M. F. ; GUIZARDI, Francini Lube ; LEMOS, A. S. P. ; SEVERO, F. ; SANTOS, KARINA FERNANDES DOS ; OLIVEIRA, A. T. P. ; SANGOI, J. ; LIMA, G. P. A. . Avaliação e Prospecção de Tecnologias WEB para a Educação Permanente em Saúde: Relatório de Resultados Parciais. 2018. (Relatório de pesquisa).

DAMASIO, M. F. ; OLIVEIRA, A. T. P. ; CAVALCANTI, F. O. L. ; GUIZARDI, Francini Lube ; SEVERO, F. ; LEMOS, A. S. P. ; SANTOS, KARINA FERNANDES DOS . Educação, Saúde e Tecnologias Colaborativas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GUIZARDI, Francini Lube ; ELIAS, F. T. S. ; BARBOSA, J. R. . Caderno do Curso de Especialização em Saúde Coletiva. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Curso).

DAMASIO, M. F. ; GUIZARDI, Francini Lube ; LEMOS, A. S. P. ; SEVERO, F. ; SANTOS, KARINA FERNANDES DOS ; OLIVEIRA, A. T. P. ; BRA, S. M. D. B. T. C. C. . Avaliação e Prospecção de Tecnologias WEB para a Educação Permanente em Saúde: Relatório de Resultados Parciais. 2017. (Relatório de pesquisa).

GUIZARDI, Francini Lube . Oficina Elaboração de Resenhas para Publicação Acadêmica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GUIZARDI, Francini Lube ; NESPOLI, G. ; CUNHA, M. L. S. ; MACHADO, Felipe Rangel de Souza ; LOPES, M.C.R . Dilemas da participação política no Sistema Único de Saúde: Um estudo sobre a implementação da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa pelo governo do Estado do Rio de Janeiro.. 2013. (Relatório de pesquisa).

PINHEIRO, Roseni ; GUIZARDI, Francini Lube ; LACERDA, Alda ; MACHADO, Felipe Rangel de Souza ; CAVALCANTE, E. F. L. . Projeto Apoio ao desenvolvimento Institucional do SUS de Rio Branco, no Estado do Acre. 2013. (Relatório de pesquisa).

GUIZARDI, F. L. ; LOPES, M.C.R ; CUNHA, M. L. S. . Contribuições do Movimento Institucionalista para o estudo de politicas públicas de saúde. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de uso didático).

FREITAS, M. B. de ; GUIZARDI, F. L. ; CASTRO, V. ; CUNHA, M. L. S. ; MORATORI, R. ; PAIVA, T. C. R ; CASTRO, R. P. . Formação de Trabalhadores e o Sistema Único de Saúde: analisando os desafios para a gestão do trabalho em saúde. 2009. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Grupos de Encontro do Trabalho (GRT) como estratégia de Educação Permanente em Saúde, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francini Lube Guizardi - Coordenador / Ana Silvia Pavani Lemos - Integrante / Fernanda Maria Duarte Severo - Integrante / Magda Duarte dos Anjos Scherer - Integrante / Ana Claudia Cardozo Chaves - Integrante / Mary Anne Fontanelli Martins - Integrante.

  • 2015 - 2018

    Apoio institucional na Atenção Básica em Saúde: estudo sobre democratização e gestão pública., Descrição: Recentemente, a partir do ano de 2011, a função apoio institucional foi incorporada de modo amplo como uma estratégia relevante para implementação de políticas de saúde prioritárias, direcionadas à qualificação de redes de atenção à saúde no SUS (QualiSUS- rede). Essa inserção tem como contexto político-institucional o enfrentamento de alguns problemas históricos deste sistema, em particular sua elevada fragmentação e os problemas de comunicação e ação coordenada entre entes federativos. O recurso à função apoio institucional é desta forma justificado como uma alternativa aos modos hegemônicos de gestão em saúde, que se revelaram ineficientes na resolução de um conjunto de questões centrais à consolidação do SUS. Na atual inserção do apoio institucional na qualificação de redes de atenção os apoiadores são diretamente contratados pelo poder executivo federal, exercendo o mandato de articulação e suporte aos demais entes federados, em relação a um determinado conjunto de objetivos específicos da política de saúde. Com isto, o cenário atual das políticas de saúde é marcado pela ampliação em âmbito nacional do recurso ao apoio institucional como uma função específica de gestão, à qual não correspondeu equivalente produção de indicadores e metodologias de monitoramento de seu desenvolvimento. Tendo em vista estes fatores, o projeto de pesquisa em tela visa produzir dados qualitativos que permitam acompanhar e problematizar o processo político de inserção do apoio institucional na atenção básica em saúde (AB). Tal delimitação do objeto de pesquisa se justifica pela relevância e capilaridade dessa política, responsável pela principal porta de entrada do SUS, pela maior oferta de serviços e pela função ordenadora do sistema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francini Lube Guizardi - Coordenador / Alda Lacerda - Integrante / Felipe Rangel de Souza Machado - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Avaliação e prospecção de tecnologias web para a educação permanente em saúde, Descrição: Alinhado ao eixo estratégico Integração e Formação, o presente projeto foi concebido para apoiar a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde ? SGTES ?, do Ministério da Saúde, no âmbito da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), visando o objetivo de promover mudanças nas práticas de formação e atenção à saúde. Entende-se que a política busca promover a construção das ofertas formativas a partir das realidades loco-regionais, de modo a aproximá-las das dificuldades enfrentadas no processo de trabalho em saúde.A implementação da Política Nacional de Educação em Saúde, ao longo destes 10 últimos anos, tem exposto um conjunto de questões atinentes à operacionalização de suas referências conceituais, principalmente no que diz respeito à concepção e metodologia das ações, bem como a capacidade destas de gerar movimentos e intervenções colaborativos e participativos, que incidam nos processos concretos de trabalho em saúde. Nessa direção, as tecnologias ganham cada vez mais espaço e são percebidas como potencializadoras dos processos de formação. Entretanto, evidencia-se a carência de estudos que analisem a organização do espaço virtual articulando os diversos componentes, a fim de tecer reflexões sobre as interações estabelecidas e as mediações promovidas no processo educacional, bem como, o modo como tais espaços se organizam no que tange as condições para interatividade. Estudos desse cunho poderiam ampliar o conhecimento sobre o potencial das tecnologias virtuais, considerando, sobretudo, os pressupostos que orientam a PNES. No campo da educação e nas diversas áreas que utilizam as tecnologias virtuais como ferramenta pedagógica tem-se ampla discussão sobre suas possibilidades, desafios, bem como o compartilhamento de experiências que se realizaram utilizando, de algum modo, tais mecanismos para processos a distância ou semipresenciais. Desse modo, as experiências de educação na saúde, em especial aquelas que recorrem a tecnologias virtuais, precisam ser identificadas e analisadas para que seja possível compreender como o uso destas tecnologias pode fortalecer as metodologias e o desenvolvimento de atividades nesse campo. Para uma análise descritiva, crítica e reflexiva questiona-se até que ponto a organização do espaço e os elementos que nele estão implicados promovem, efetivamente, o objetivo educacional formalmente estabelecido. Assim, o referido projeto propõe-se avaliar a utilização de tecnologias WEB na educação na saúde, com um plano de trabalho que busca a obtenção de uma visão panorâmica descritiva dos elementos envolvidos nos Ambiente Virtuais de Aprendizagem na saúde. A partir desse mapeamento, objetiva-se refletir sobre o uso de tecnologias interativas, no sentido de desenvolver estratégias e recursos que apoiem a promoção das condições de aprendizagem nestes ambientes. Busca-se, com isso, articular essas múltiplas questões em uma análise das referidas práticas de mediação no intuito de propor recomendações e diretrizes metodológicas para o campo da educação permanente em saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francini Lube Guizardi - Coordenador / Fernanda Severo - Integrante / Karina Fernandes - Integrante / Ana Silva Pavani Lemos - Integrante / Argus Tenorio Pinto de Oliveira - Integrante / Gustavo Pozzobon de Albuquerque Lima - Integrante / Juliana Sangoi - Integrante / Stéphanie Marie Dominique Bertrand Thomas Cor Coomans de Bra - Integrante / Maria Fabiana Damasio - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Dilemas da participação política no Sistema Único de Saúde: Um estudo sobre a implementação da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa pelo governo do Estado do Rio de Janeiro., Descrição: O projeto de pesquisa tem por objetivo estudar a implementação da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS (ParticipaSUS) no Estado do Rio de Janeiro, tendo em vista os obstáculos e dificuldades de fortalecimento do controle social, suas possibilidades e desafios no contexto atual de consolidação do SUS. Parte-se do reconhecimento, a partir de ampla revisão de literatura, de que os dispositivos de participação propostos constitucionalmente no SUS (conselhos e conferências de saúde) são, por uma vasta gama de motivos, insuficientes para concretizar uma efetiva dinâmica de participação política da sociedade na formulação e gestão das políticas de saúde. Pretende-se abordar a referida política considerando a inter-relação entre as instituições políticas (polity), o processo político (politics) e a configuração dos dispositivos e do conteúdo material da política pública (policy), procurando construir um diálogo entre os referenciais teóricos da Saúde Coletiva e da Ciência Política sobre o tema da participação política no campo da saúde. Nesse sentido, o caminho metodológico adotado configura a pesquisa em duas etapas: na primeira serão analisados dados secundários a partir dos documentos oficiais da política em âmbitos nacionais e estadual e realizada revisão de literatura, procurando preparar o campo de trabalho a ser seguido na segunda etapa. Nesta, serão realizadas entrevistas com atores-chave, os quais serão identificados no decorrer daa primeira etapa. Esta segunda etapa abordará a dinâmica de trabalho da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SESDEC-RJ) em torno à política, principalmente nas relações estabelecidas com os outros atores e grupos políticos, isto é, as maneiras como a SESDEC-RJ tem materializado a proposta do ParticipaSUS de ampliar a participação política. Tais relações serão estudadas na perspectiva de compreender as articulações entre a ação dos atores políticos, as normas institucionais, as decisões d. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francini Lube Guizardi - Coordenador / Maria Luiza Silva Cunha - Integrante / Felipe de Oliveira Lopes Cavalcanti - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Projeto Apoio ao desenvolvimento Institucional do SUS de Rio Branco, no Estado do Acre, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Roseni Pinheiro em 22/05/2013., Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo a analisar, avaliar, desenvolver e disseminar a articulação de processos transversais às políticas específicas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, tendo em vista os desafios que a construção da integralidade do cuidado coloca à gestão das políticas de saúde. Buscou-se, com isso, contribuir com a geração de produtos e resultados que afetem o planejamento, organização da atenção e de mecanismos institucionais de gestão das referidas áreas programáticas, propiciando estratégias coletivas de avaliação das práticas institucionais, a partir do princípio da integralidade, entendido como eixo paradigmático da efetivação do direito à saúde como direito de cidadania.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francini Lube Guizardi - Integrante / Roseni Pinheiro - Coordenador / Alda Lacerda - Integrante / Felipe Rangel de Souza Machado - Integrante / Rodrigo Silveira - Integrante / Evelyne Florido Lobato Cavalcante - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Áreas Programáticas estratégicas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional, Descrição: Este projeto visa a sistematização de estudos sobre a atuação do apoiador institucional no desenvolvimento de políticas específicas, tendo em vista os desafios que a construção do direito à saúde e da integralidade do cuidado colocam à gestão das políticas de saúde. Identificamos como aspecto central ao problema de estudo os efeitos de produção de subjetividade relacionados à prática do apoio institucional, principalmente no que concerne a construção de processos transversais às diferentes políticas específicas, respeitando as necessidades singulares dos grupos populacionais a que se destinam. Deve-se ressaltar a esse respeito que o direito humano à vida deve ser buscado acima de qualquer recorte institucional. Entende-se que o apoio institucional tem como principal desafio superar, a partir de procedimentos democráticos, essa limitação das práticas impostas pela estrutura de gestão, mesmo porque o Direito não está restrito a áreas específicas de atuação. Assim, as áreas estratégicas não são apreendidas como a definição final de um direito, mas como uma proposta de atuação localizada sobre uma área deficitária. O desafio está justamente em congregar os diferentes programas, ou seja, olhar para o sujeito de direitos não pelas vias dos programas, mas buscando conciliar estratégias com vistas a responder às especificidades daquele sujeito. A tarefa do apoio institucional reside justamente em auxiliar a construção deste olhar integral. Diante do exposto, delimitou-se como objeto deste projeto a atuação dos apoiadores institucionais, a fim de conhecer e avaliar suas possibilidades de intervenção no desenvolvimento de políticas específicas, tendo como objetivo aumentar a transversalidade entre as diferentes áreas programáticas. O projeto tem como estratégia teórico-metodológica a rede de pesquisa multicêntrica desenvolvida por meio da Incubadora de Integralidade /LAPPIS2 e será operacionalizado em dois planos específicos articulados entre si: ensino e pesquisa-intervenç. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francini Lube Guizardi - Integrante / Roseni Pinheiro - Coordenador / Bruno Pereira Stelet - Integrante / Alda Lacerda - Integrante / Aluisio Gomes - Integrante / Felipe Rangel de Souza Machado - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Material Didático para Formação em Pesquisa: metodologias qualitativas em estudos de políticas públicas de saúde, Descrição: O conjunto de transformações nas arenas, nos atores e nos contextos institucionais dos processos de formulação e implementação de políticas de saúde no Brasil desde a criação do Sistema Único de Saúde ampliam a necessidade e colocam novos desafios para a pesquisa sobre essas políticas. Este projeto visa produzir material didático sobre as metodologias e técnicas de pesquisa que possam ser úteis aos que se debruçam sobre a tarefa de investigar as diversas políticas de saúde. O público alvo do projeto é constituído por alunos de cursos de pós-graduação na área de Saúde Coletiva e de áreas afins, mas também inclui estudantes em iniciação científica e pessoas inseridas em movimentos sociais que desejam analisar com mais profundidade as políticas de saúde com as quais estão de algum modo implicadas. Um traço comum deste público alvo é sua aspiração de construir um conhecimento não neutro, compromissado com o ideário de construção de uma sociedade mais justa e mais capaz de responder de modo integral às necessidades de saúde, mas que aspiram simultaneamente a produção de um conhecimento rigoroso. Por isso, este projeto toma como ponto de partida uma concepção construcionista da ciência, e pretende desenvolver a apresentação dos conteúdos desde esta postura epistemológica. Como método de produção do material, ao lado do trabalho de elaboração da equipe principal, foram desenhadas várias oficinas de trabalho para, através de interações com outros profissionais da área e de algumas pessoas do público alvo, aprimorar os conteúdos e suas estratégias de abordagem... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francini Lube Guizardi - Integrante / Ruben Araujo de Mattos - Coordenador / Maria Luiza Silva Cunha - Integrante / Valéria Castro - Integrante / Felipe de Oliveira Lopes Cavalcanti - Integrante / Tatiana Wargas de Faria Baptista - Integrante / Márcia C. Raposo Lopes - Integrante / Camila Furlanetti Borges - Integrante / Mônica Rezende - Integrante / Arthur Lobo - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Acepções da noção de coletivo na Saúde Coletiva, Descrição: Essa pesquisa se coloca como uma possibilidade de trazer para a cena das discussões do campo da Saúde Coletiva uma compreensão de como a noção de coletivo é referida discursivamente na produção teórica do campo. O debate em torno dessa questão pode permitir repensar a configuração institucional da Saúde Coletiva enquanto campo científico, colaborando para a abertura a novas formas de dinâmicas produtivas entre as contribuições teóricas e práticas das diversas áreas do campo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Francini Lube Guizardi - Integrante / Ruben Araujo de Mattos - Coordenador / Thiago Botelho Azeredo - Integrante / Ana Luíza Tiziano Sequeira - Integrante / Alexandre Alves Modesto - Integrante / Rodrigo Pucci de Sá e Benevides - Integrante / Felipe de Oliveira Lopes Cavalcanti - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Formação de trabalhadores e o Sistema Único de Saúde: Analisando os desafios para a Gestão do Trabalho em Saúde, Descrição: Este projeto tem por objetivo geral construir instrumentos metodológicos que subsidiem o processo de articulação de novas propostas curriculares para formação de trabalhadores no campo da Gestão em Saúde. O campo empírico do estudo é a Área Programática 3.1 do município do Rio de Janeiro - RJ. A pesquisa será organizada em dois eixos específicos: 1) o mapeamento das características do processo de trabalho gerencial em saúde e das necessidades de formação de trabalhadores; 2) a elaboração de diretrizes curriculares para a Educação Profissional em Gestão do Trabalho em Saúde. Utilizaremos como principais técnicas de pesquisa: revisão bibliográfica; análise de documentos; e entrevistas. O principal referencial metodológico a análise de conteúdo, segundo a técnica de análise temática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francini Lube Guizardi - Integrante / Gilberto Estrela - Integrante / Maria Luiza da Silva Cunha - Integrante / Ramon Pena Castro - Integrante / Valéria Castro - Integrante / Raquel Moratori - Integrante / Marcelo Bessa de Freitas - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2006

    Ensinasus: Integralidade e as Graduações em Saúde, Descrição: Este projeto tem por objetivo geral apoiar experiências inovadoras, realizadas por instituições de ensino e pesquisa, para melhoria da educação dos profissionais de saúde em dois campos de atuação específicos: a) na formação e educação permanente dos profissionais, tendo em vista as interfaces educação, saúde e trabalho; e b) no desenvolvimento/incorporação de novas tecnologias do cuidado capazes de articular saberes e práticas produzidos nos serviços com estratégias para conhecê-las, avaliá-las e promover sua divulgação. Para a realização desse projeto optamos por uma abordagem transdisciplinar, principalmente das ciências humanas e sociais em saúde, a fim de descrever as trajetórias e a materialidade dessas experiências, assim como identificar os atores/autores e suas práticas nos processos de educação dos profissionais de saúde. Busca-se traçar um verdadeiro mapa das ações das ações dos atores envolvidos (estudantes, profissionais, docentes e usuários) a partir de uma análise dos processos realizados na formação profissional, os desenhos pedagógicos utilizados, as interfaces educação, saúde e trabalho estabelecidas e as respectivas inscrições nos campos político, social, cultural e econômico. Estima-se, dessa forma, apreender os elementos constituintes das transformações ocorridas no ensino-aprendizagem e na produção de conhecimentos, tão necessárias à integralidade da atenção à saúde. Suas atividades e resultados visam à sistematização de estudos sobre currículos profissionais voltados para a atenção integral à saúde individual e coletiva e integralidade do cuidado em saúde, bem como seus efeitos de produção de subjetividade em suas diferentes inserções, no que concerne ao estabelecimento de apoio às experiências inovadoras no campo da formação e educação permanente em saúde e o desenvolvimento de metodologias para a realização de análises dessas e de outras experiências capazes de subsidiar as transformações nos processos de educação dos profissionais de saúd. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Francini Lube Guizardi - Integrante / Roseni Pinheiro - Coordenador / Alcindo Antonio Ferla - Integrante / Alda Lacerda - Integrante / Aluisio Gomes - Integrante / Ana Paula Guljor - Integrante / Bruno Stelet - Integrante / Lillian Koiffiman - Integrante / Madel Therezinha Luz - Integrante / Márcia Constancia Pinto - Integrante / Octavio Bonet - Integrante / Ruben Araujo de Mattos - Integrante / Sonia Acioli - Integrante / Guilherme Kenjy - Integrante / Juan Tores Giliardi - Integrante / Ricardo Burg Ceccim - Integrante / Regina Lucia Monteiro Henriques - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Universidade Federal Fluminense - Cooperação / Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Cooperação / Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.

  • 2004 - 2006

    Projeto Saúde, Comunicação e Sociedade, Descrição: Este projeto tem por objetivo geral discutir como as ações de comunicação na saúde pública relacionam-se (ou não) com as práticas de Integralidade, a partir da analise dos efeitos da apropriação técnica e política de suas tecnologias (tradicionais e novas, tais como informação digital e virtual e suas redes e serviços). A iniciativa de construir este projeto decorre da apreensão de diferentes sentidos e significados atribuídos as ações de comunicação em saúde e da compreensão estratégica dessas ações na integração das políticas públicas, na inclusão social e na garantia do direito à saúde. As atividades a serem desenvolvidas subdividem-se em planos específicos, mas não excludentes entre si, quais sejam: ensino - que se discutir o papel da comunicação a partir da sistematização, da divulgação e promoção de reflexões acerca dos estudos e práticas de Integralidade em Saúde, que incluiria temas relativos as Políticas de Saúde, a discussão publica da Ciência e a Cultura. Tais atividades subsidiariam uma discussão acerca da incorporação do tema saúde nos cursos de graduação em comunicação social; pesquisa - no qual seriam desenvolvidos projetos integrados de ensino-extensão-pesquisa, que teriam como foco de análise os acervos e resultados de outras pesquisas realizadas pelas instituições parceiras, no sentido de aprofundar e aprimorar iniciativas de trabalhos realizados em diferentes linhas de atuação. Destacamos por ultimo a edição do Boletin do Lappis atividade realizadas por discentes de diferentes áreas (jornalismos, antropologia, sociologia e medicina), visando a apropriação e manejo de novas tecnologias comunicacionais relacionadas a temática de saúde como ferramenta de pesquisa e extensão universitária.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Francini Lube Guizardi - Coordenador / Roseni Pinheiro - Integrante / Alcindo Antonio Ferla - Integrante / Felipe Rangel Machado - Integrante / Kenneth Rochel Camargo - Integrante / Madel Therezinha Luz - Integrante / Ruben Araujo de Mattos - Integrante / Sonia Acioli - Integrante / Daniel Bahhar - Integrante / Guilherme Kenjy - Integrante / Juan Tores Giliardi - Integrante / Tatiana Dealli - Integrante / Inesita Souza Araujo - Integrante / Janine Cardoso - Integrante / Rafael Vieira - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação / Universidade Federal Fluminense - Cooperação / Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Cooperação / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.

  • 2003 - 2006

    Projeto Integralidade 2a fase - Pesquisa e Institucionalização do Laboratório de Pesquisa de Praticas de Integralidade em Saúde (antigo registro lappis), Descrição: A segunda fase do projeto Integralidade visa cumprir um duplo objetivo: a) dar continuidade a analises de experiências iniciada na primeira fase do projeto e b) institucionalizar o Laboratório de Pesquisas de Praticas de Integralidade em Saúde - LAPPIS - como Grupo de Pesquisa no Brasil do CNPQ. Este projeto fundamenta-se na intersecção de linhas de pesquisas originárias, entre as quais destacamos a linha de pesquisa Saberes e Praticas do Grupo de Pesquisa do CNPq Racionalidades Médicas e a linha de pesquisa Dimensões das Praticas de Saúde: contextos institucionais e as relações com os saberes, inter-áreas das áreas de Concentração Política, Planejamento e Administração e Ciências Humanas em Saúde do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social da UERJ, inscrita na CAPES. Realiza projetos de pesquisa de caráter interdisciplinar sobre práticas de integralidade em saúde, com ênfase na construção cotidiana de saberes e práticas inovadoras relacionadas à organização e atuação das instituições de saúde. Dos resultados e atividades realizadas constatou-se que o termo integralidade vem sendo evocado como diretriz conceitual e norteadora de uma estratégia, adotada em nível nacional, destinada a oferecer atenção à saúde às famílias em centenas de localidades no país, especialmente por meio do Programa Saúde da Família. Por outro lado, observou-se que o termo integralidade é polissêmico e polifônico, apresentando um conjunto de sentidos e significados, muitas vezes sem uma clara explicitação ou sistematização sobre a forma como esse termo vem sendo utilizado pelos atores em suas práticas cotidianas nesses programas e serviços. A integralidade entendida é aqui no sentido mais ampliado de sua definição legal, ou seja, como uma ação social que resulta da interação democrática entre os atores no cotidiano de suas práticas na oferta do cuidado de saúde nos diferentes niveis de atenção. Essa definição pode auxiliar no estabelecimento de um patamar. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Francini Lube Guizardi - Integrante / Roseni Pinheiro - Coordenador / Alcindo Antonio Ferla - Integrante / Alda Lacerda - Integrante / Aluisio Gomes - Integrante / Ana Paula Guljor - Integrante / Bruno Stelet - Integrante / Domingos Savio - Integrante / Felipe Rangel Machado - Integrante / Kenneth Rochel Camargo - Integrante / Lillian Koiffiman - Integrante / Madel Therezinha Luz - Integrante / Márcia Constancia Pinto - Integrante / Octavio Bonet - Integrante / Ruben Araujo de Mattos - Integrante / Sonia Acioli - Integrante / Victor Valla - Integrante / Daniel Bahhar - Integrante / Guilherme Kenjy - Integrante / Juan Tores Giliardi - Integrante / Rafael Viera - Integrante / Rafael Gomes - Integrante / Ricardo Burg Ceccim - Integrante / Tatiana Dealli - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Federal Fluminense - Cooperação / Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Cooperação / Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.

  • 2003 - 2003

    (Re-)Visitando as últimas Conferências Nacionais de Saúde, Descrição: Esse projeto de pesquisa foi relativo ao estudo das quatro Conferências Nacionais de Saúde, da oitava a décima primeira. O estudo foi realizado para responder a demanda feita pelo Ministério da Saúde através da sua secretaria de gestão participativa, e teve o financiamento da OPAS e o apoio do próprio Ministério da Saúde. O projeto tinha desde sua concepção duas perspectivas. Em primeiro lugar, pretendia oferecer subsídios para a 12ª Conferência Nacional de Saúde. A idéia original era a de que os resultados do trabalho fossem apresentados e discutidos no treinamento para os relatores de síntese daquela Conferência, que se realizou em Brasília entre os dias 7 e 11 de dezembro de 2003. O projeto foi concebido, em segundo lugar, como um estudo exploratório sobre as práticas de controle social na formulação de políticas, tema ainda muito pouco estudado. Nesse sentido, ele foi pensado para abrir um amplo leque de possíveis investigações posteriores. Dada a exigüidade do prazo da pesquisa, optamos por privilegiar quatro eixos de pesquisa, a saber: a visão ampliada de saúde, a participação popular/controle social, a organização dos serviços e a descentralização. Através desse conjunto de procedimentos foi possível apreender as grandes linhas de argumentos e de propostas que atravessam as Conferências estudadas. Utilizamos um procedimento distinto para o exame das introduções ou apresentações dos relatórios. Tomamos as introduções como textos argumentativos, que tem os leitores dos relatórios como auditório. Procuramos reconhecer os argumentos apresentados, identificando neles as pistas sobre as práticas do grupo de relatores e das escolhas por eles adotadas sobretudo no processo de elaboração do relatório.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Francini Lube Guizardi - Integrante / Ana Débora Santana - Integrante / Gustavo da Matta - Integrante / Ruben Araujo de Mattos - Coordenador / Márcia Constância Gomes - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro / Organizacao Pan-Americana da Saude - Remuneração.

  • 2001 - 2003

    Projeto Integralidade 1a fase : saberes e praticas no cotidiano das instituições de saúde, Descrição: O projeto focaliza como problema a ser investigado a construção e a utilização do principio da integralidade como eixo conceitual e de organização de praticas de saúde prestada ao individuo e a população nas unidades publicas de saúde. A integralidade destaca-se como um dos princípios mais importantes para a consolidação da Reforma do sistema de saúde brasileiro, pois se relaciona diretamente com a materialização do direito à saúde como direito de cidadania. Isto porque o cumprimento do principio da integralidadepossibilita assegurar aos indivíduos uma atenção integral à saúde aos diferentes níveis complexidade, da atenção curativa e preventiva, sobretudo na compreensão de sua totalidade nos indivíduos/coletividade em suas singularidades. Contudo, este entendimento tem sido apresentado com sentidos e usos diversos, de acordo com o campo de conhecimento no qual esse conceito é discutido e aplicado. Embora a incorporação deste principio nos textos legais, tenha surgido na necessidade de plasmar ano setor um conceito, que superasse as dicotomias históricas entre preventivo e curativo e individual e coletivo, expressas no campo da saúde coletiva pelo conflito saúde pública X assistência médico hospitalar; a sua conceituação é de difícil definição. O objetivo principal do projeto é analisar o conceito de integralidade,a partir do cotidiano dos atores e suas praticas nos serviços de saúde, a fim de identificar os elementos constitutivos dessa categoria, ao mesmo tempo esclarecer se esses elementos impedem ou não a sua materialização nas praticas de saúde. Considerando o reduzido numero de estudos sobre as praticas cotidianas nas instituições de saúde, no que concerne os efeitos da reforma da reforma do sistema de saúde brasileiro, vem sendo utilizados ferramentas metodologicas de natureza qualitativa, mais especificamente dos campos da ciência política, sociologia e filosofia, sendo o campo de investigação sistema de saúde regionais e locais em diferentes estados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Francini Lube Guizardi - Integrante / Roseni Pinheiro - Coordenador / Alcindo Antonio Ferla - Integrante / Alda Lacerda - Integrante / Aluisio Gomes - Integrante / Ana Paula Guljor - Integrante / Bruno Stelet - Integrante / Domingos Savio - Integrante / Felipe Rangel Machado - Integrante / Kenneth Rochel Camargo - Integrante / Lillian Koiffiman - Integrante / Madel Therezinha Luz - Integrante / Márcia Constancia Pinto - Integrante / Octavio Bonet - Integrante / Ruben Araujo de Mattos - Integrante / Sonia Acioli - Integrante / Victor Valla - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa / Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Cooperação / Universidade Federal Fluminense - Cooperação., Número de produções C, T & A: 4

  • 1998 - 1999

    Ensino Profissionalizante: processos subjacentes às reformas curriculares da Escola Técnica Federal do Espírito Santo, Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido atividade do grupo PET/ Psicologia UFES, com o objetivo de analisar as mudanças institucionais decorrentes da reforma curricular na Escola Técnica Federal do Espírito Santo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Francini Lube Guizardi - Integrante / Maria Elizabeth Barros de Barros - Coordenador / Jocilene Marquesini Mongim - Integrante / Adriana Mastela Gomes - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fiocruz Brasília, Escola de Governo em Saúde. , Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, SC 4, Asa Norte, 70910900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 33294706, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

FIOCRUZ Brasilia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora em Saúde Pública, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2015

    Ensino, Mestrado Profissional Políticas Públicas em Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos de Pesquisa, Políticas Públicas e Sistema de Saúde, Tópicos Especiais. Estado e Sociedade: A inclusão do outro em Jürgen Habermas, Tópicos Especiais. Estado e Sociedade: Intersubjetividade, reconhecimento e justiça social na obra de Axel Honneth

  • 04/2015

    Ensino, Saúde coletiva, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Construção da Política de Saúde Pública no Brasil, Formação Profissional em Saúde, Eixo Produção Técnico Científica

  • 04/2013

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Construção da Política de Saúde no Brasil, Eixo Produção Técnico Científica, Eixo Atenção em Saúde

  • 09/2018 - 12/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Fiocruz de Governo, .,Cargo ou função, Comissão de Seleção da Chamada Pública No. 03/2018 do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde.

  • 03/2018 - 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Fiocruz de Governo, .,Cargo ou função, Membro de Banca Examinadora do Processo Seletivo do Curso de Especialização em Saúde Coletiva.

  • 02/2017 - 12/2017

    Ensino, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva - Atenção Básica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Preceptoria para atividade de pesquisa em gestão da atenção básica

  • 10/2015 - 10/2015

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Programa de Incentivo à Publicação (PIP) da Escola Fiocruz de Governo. Ciclo de oficinas sobre formatos de publicações científicas: Oficina sobre elaboração de resenhas críticas.

  • 09/2015 - 09/2015

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Curso Nacional de Auditores e Ouvidores do SUS - Módulo 1: Políticas desaúde no Brasil

  • 02/2015 - 05/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Fiocruz de Governo, .,Cargo ou função, Membro de Comissão Examinadora do processo seletivo do Curso de Especialização em Saúde Coletiva.

  • 02/2015 - 05/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Fiocruz de Governo, .,Cargo ou função, Membro de Comissão de Seleção do Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde.

  • 04/2015 - 04/2015

    Outras atividades técnico-científicas , Escola Fiocruz de Governo, Escola Fiocruz de Governo.,Atividade realizada, Avaliação dos resumos e trabalhos submetidos ao 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.

  • 04/2015 - 04/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Fiocruz de Governo, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Examinadora do Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Saúde Coletiva.

  • 03/2015 - 04/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Fiocruz de Governo, .,Cargo ou função, Membro de comissão examinadora do Processo Seletivo do Mestrado Profissional em Políticas Públicas de Saúde.

  • 04/2013 - 04/2015

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Governo em Saúde, Escola de Governo em Saúde.,Atividade realizada, Coordenação dos Programas PIBIC e PIBITI na Unidade Regional - Fiocruz Brasília.

  • 10/2014 - 02/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Fiocruz de Governo, .,Cargo ou função, Menbro de grupo de trabalho para elaboração de curso de especialização lato senso em Saúde Coletiva.

  • 05/2013 - 12/2013

    Serviços técnicos especializados , Escola de Governo em Saúde, .,Serviço realizado, Assessoria técnico-científica para elaboração de Programa de Formação em Gestão Pública na Saúde.

  • 04/2013 - 12/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Fiocruz de Governo, .,Cargo ou função, Membro do grupo de trabalho para elaboração de projeto de Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde.

  • 06/2013 - 07/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Coordenação Pedagógica do Curso de introdução à governança territorial para a cidade saudável: a cidadania em rede.

  • 06/2013 - 06/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Fiocruz de Governo, .,Cargo ou função, Membro de comitê institucional de avaliação e seleção do Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica.

2007 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora em Saúde Pública, Carga horária: 40

2007 - 2013

Escola Politecnica de Saude Joaquim Venancio

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador em Saúde Pública, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde, Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde.,Atividade realizada, Coordenação do Módulo Fundamentos e Políticas de Saúde do Curso de Especialização em Comunicação e Saúde (ICICT/FIOCRUZ).

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Mestrado Profissional em Educação Profissional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em educação profissional I: Democratização e sociabilidades na saúde.

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Mestrado Profissional em Educação Profissional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Reestruturação Produtiva e Trabalho em saúde (60h); Seminários II (60h)

  • 11/2012 - 11/2012

    Outras atividades técnico-científicas , Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde, Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde.,Atividade realizada, Devolutiva da pesquisa ?Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS de Rio Branco no Estado do Acre?, realizada em Rio Branco, com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, no dia 26/11/2012.

  • 10/2012 - 10/2012

    Outras atividades técnico-científicas , Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde, Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde.,Atividade realizada, II Oficina Técnica de Construção Coletiva da Pesquisa Multicêntrica - ?Áreas estratégicas e o direito à saúde: a construção da integralidade no contexto do apoio institucional?.

  • 09/2012 - 10/2012

    Ensino, Especialização em Comunicação e Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Módulo Fundamentos e Políticas de Saúde

  • 08/2011 - 10/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Disciplina Avaliação de Serviços de Saúde (Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Gerência de Saúde)

  • 09/2011 - 09/2011

    Ensino, Esp. Técnica em Gestão de Serviços de Saúde, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Módulo Gestão dos Serviços Públicos de Saúde

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Disciplina Gestão do Cuidado em Saúde (Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Gerência de Saúde)

  • 03/2010 - 06/2011

    Outras atividades técnico-científicas , Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde, Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde.,Atividade realizada, Coordenação Adjunta do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Gerência de Saúde.

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Mestrado Prof. Educação Profissional em Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina Novos modelos Produtivos, Educação Profissional e Trabalho em Saúde

  • 02/2010 - 12/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Eixo Investigação e Planejamento em Saúde (Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde - Etapa Formativa 3), Eixo Investigação e Planejamento em Saúde (Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde - Etapa Formativa 2)

  • 09/2008 - 12/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde, Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde.,Atividade realizada, Coordenação do Eixo Curricular Investigação e Planejamento em Saúde do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde.

  • 08/2010 - 11/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Sujeito nos Serviços de Saúde (Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Gerência de Saúde)

  • 09/2010 - 10/2010

    Ensino, Esp. Técnica em Gestão de Serviços de Saúde, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Módulo Gestão dos Serviços Públicos de Saúde, Módulo Organização e Processo de Trabalho em Saúde

  • 04/2010 - 05/2010

    Ensino, Especialização em Comunicação e Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Módulo Fundamentos e Políticas de Saúde

  • 02/2010 - 05/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Disciplina Avaliação de Serviços de Saúde (Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Gerência de Saúde)

  • 08/2008 - 03/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde, Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde.,Atividade realizada, Coordenação do curso de Especialização Técnica em Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde.

  • 10/2009 - 12/2009

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Disciplina Avaliação de Serviços de Saúde (Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Gerência de Saúde)

  • 09/2009 - 12/2009

    Ensino, Esp. Técnica em Gestão de Serviços de Saúde, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Módulo Gestão dos Serviços Públicos de Saúde, Módulo Organização e Processo de Trabalho em Saúde

  • 09/2009 - 12/2009

    Ensino, Especialização em Educação Profissional em Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Disciplina Novos modelos Produtivos, Educação Profissional e Trabalho em Saúde

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Mestrado Profissional em Educação Profissional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina Novos modelos Produtivos, Educação Profissional e Trabalho em Saúde

  • 07/2009 - 12/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde, .,Cargo ou função, Grupo de Trabalho para elaboração de Curso de Especialização em Educação Profissional em Saúde para os países africanos de língua oficial portuguesa.

  • 02/2009 - 12/2009

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Eixo Investigação e Planejamento em Saúde (Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde - Etapa Formativa 2), Eixo Investigação e Planejamento em Saúde (Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde - Etapa Formativa 1)

  • 02/2009 - 12/2009

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Disciplina Iniciação à Educação Politécnica em Saúde - Trabalho de Integração (Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Gerência de Saúde)

  • 02/2009 - 12/2009

    Outras atividades técnico-científicas , Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde, Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde.,Atividade realizada, Coordenação do Módulo Fundamentos e Políticas de Saúde do Curso de Especialização em Comunicação e Saúde (ICICT/FIOCRUZ).

  • 03/2009 - 11/2009

    Outras atividades técnico-científicas , Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde, Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde.,Atividade realizada, Coordenação Adjunta do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Gerência de Saúde.

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Mestrado Profissional em Educação Profissional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina Políticas Sociais de Educação e Saúde III. Transformando práticas: Política Nacional de Humanização e Política de Educação Permanente em Saúde

  • 09/2008 - 07/2009

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Eixo Investigação e Planejamento em Saúde (Etapa Formativa 1)

  • 03/2009 - 05/2009

    Ensino, Especialização em Comunicação e Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Módulo Fundamentos e Políticas de Saúde

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Especialização em Educação Profissional em Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Disciplina Novos modelos Produtivos, Educação Profissional e Trabalho em Saúde

  • 02/2008 - 12/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Disciplina Iniciação à Educação Politécnica em Saúde - Trabalho de Integração

  • 01/2008 - 12/2008

    Outras atividades técnico-científicas , Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde, Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde.,Atividade realizada, Coordenação Adjunta do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Gerência de Saúde.

  • 08/2008 - 10/2008

    Ensino, Esp. Técnica em Gestão de Serviços de Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Módulo Gestão dos Serviços Públicos de Saúde, Módulo Organização e Processo de Trabalho em Saúde

  • 02/2008 - 05/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Disciplina Avaliação de Serviços de Saúde

  • 02/2007 - 06/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Disciplina Avaliação de Serviços de Saúde (Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Gerência de Saúde), Disciplina Iniciação à Educação Politécnica em Saúde (Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Gerência de Saúde)

2001 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0

Outras informações:
O Laboratório de Pesquisas de Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS) é um programa de estudos que reúne um colegiado de pesquisadores que auxiliam na identificação e construção de práticas de atenção integral à saúde. A proposta do grupo é repensar a noção de Integralidade a partir da análise, divulgação e apoio a experiências inovadoras. Esse trabalho é multidisciplinar e tem como ponto de partida o conhecimento que é construído na prática dos sujeitos nas instituições de saúde e na sua relação com a sociedade civil. Integralidade é entendida aqui como um amplo conceito, uma ação social que resulta da interação democrática entre os atores envolvidos na prática do cuidado da saúde, em diferentes níveis do sistema. O programa atua no âmbito do ensino, oferecendo disciplinas na pós-graduação stricto e lato sensu, e no âmbito da pesquisa, promovendo estudos em diferentes regiões do país, a partir de linhas de atuação/pesquisa. O objetivo final é buscar estratégias de ação conjunta que contribuam para o desenvolvimento de referenciais teórico-metodológicos para estudos de experiências sobre Integralidade e seus efeitos, ao mesmo tempo que levem à formação de profissionais capacitados e comprometidos com a Integralidade da atenção e no cuidado em saúde. O LAPPIS representa o crescimento e a institucionalização do projeto 'Integralidade: Saberes e Práticas no Cotidiano das Instituições de Saúde', criado em 2000. Desde sua concepção, integra o grupo de pesquisa Racionalidades Médicas, do CNPq, do Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Trabalha em parceria com outras unidades acadêmicas da UERJ, com o Instituto da Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o Grupo Temático de Educação em Saúde do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Departamento de Endemias da ENSP e Centro de Informação Cientifica e Tecnológica da FIOCRUZ e o Minist

1996 - 2000

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bosista PET, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Boslista do Programa de Treinamento Especial/ Psicologia/UFES/CAPES

2006 - 2006

Federação das Faculdades Celso Lisboa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3