Daniela Patti do Amaral

Licenciada em Pedagogia pela (UFF, 1997), mestre em educação (UNESA, 2001) e doutora em educação (UFRJ, 2008) com pós doutorado em Administração Pública (Fundação Getúlio Vargas - RJ, 2011) e Pós doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, Portugal (2017). Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FE/UFRJ - linha Políticas e Instituições Educacionais. Desenvolve pesquisas sobre gestão de sistemas escolares, gestão democrática de unidades escolares; processos de seleção de diretores e demais profissionais da gestão de escolas públicas; ensino religioso nas redes públicas e laicidade na educação. Editora de Seção da Revista Contemporânea de Educação da Faculdade de Educação da UFRJ (2018-2021). Diretora da Seção Estadual (RJ) da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAERJ (2019-2021). Coordenadora de cursos de licenciatura da Faculdade de Educação a UFRJ (2012-2014); vice diretora da Faculdade de Educação da UFRJ (2014-2015); Chefe do Departamento de Administração Educacional (2011-2012; 2020-2022).

Informações coletadas do Lattes em 03/12/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2004 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Faculdade de educação da UFRJ: argumentos pela sua constituição como território de formação teórica e prática dos licenciandos
, Ano de obtenção: 2008. Prof Dr. Renato José de Oliveira. Palavras-chave: formação de professores; análise retórica; argumentação.Setores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Educação

1999 - 2001

Universidade Estácio de Sá
Título: Saber e prática docente em classes hospitalares - um estudo no município do Rio de Janeiro, Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Profa. Dra. Maria Teresinha Pereira e Silva
Palavras-chave: espaço não-formal de educação; formação de professores; educação inclusiva.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.

Graduação em Pedagogia

1993 - 1997

Universidade Federal Fluminense
Título: Conscientizando também se faz ciência - O Brincando com a Ciência nos espaços formal e não formal de educação
Orientador: Profa. Dra. Maria Cristina Leal

Pós-doutorado

2016 - 2017

Pós-Doutorado. , Universidade do Minho, UMINHO, Portugal. , Grande área: Ciências Humanas

2010 - 2011

Pós-Doutorado. , Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, EBAPE, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas para o ensino superior.

Formação complementar

2021 - 2021

Análise Ex Ante de Políticas Públicas. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2020 - 2020

Fundamentos e metodologia da educação corporativa. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2017 - 2017

Epistemologias da Política Educacional. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Tutor on line. (Carga horária: 40h). , Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Introdução à Administração. (Carga horária: 24h). , Faculdades Integradas Campo-Grandenses, FIC, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Marketing e serviços. (Carga horária: 16h). , Faculdades Integradas Campo-Grandenses, FIC, Brasil.

2006 - 2006

Auto Avaliação Institucional:uma abordagem prática. (Carga horária: 60h). , Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular, FUNADESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Formação de Professores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.

Organização de eventos

AMARAL, D.P. . IX Semana de Geografia e Meio Ambiente - ensino, geografia e religião. 2008. (Outro).

AMARAL, D.P. . III Ciclo de monografias em geografia. 2008. (Outro).

AMARAL, D.P. . XVIII Enconto Pedagógico. 2007. (Outro).

AMARAL, D.P. . VIII Semana de Geografia e Meio Ambiente - Geografia e aperfeiçoamento profissional: rumos, reflexões, práticas e desafios. 2007. (Outro).

AMARAL, D.P. ; SILVA, C. R. N. . XVII Encontro Pedagógico. 2006. (Outro).

AMARAL, D.P. . VII Semana de geografia e meio Ambiente - Zona Oeste: educação e cidadania na construção da identidade carioca. 2006. (Outro).

Participação em eventos

I Simpósio das Ações de Extensão da Faculdade de Educação.A extensão nos reúne: universidade e sociedade em diálogo. 2019. (Simpósio).

VI Encontro Estadual dos Conselhos Escolares.Critérios Técnicos e Participação da comunidade na seleção de diretores das escolas públicas no Rio de Janeiro: qual gestão democrática em cena?. 2019. (Encontro).

XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.Estado, Políticas e Gestão da Educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social. 2019. (Simpósio).

XXXIX Fórum de Educação integral e(m) tempo integral.Ciclo de Políticas e contexto da prática nas políticas de educação integral e(m) tempo integral. 2019. (Outra).

Encontro sobe gestão democrática.Gestão democrática das escolas públicas e a participação dos grêmios escolares. 2018. (Encontro).

Faculdade de Educação: 50 anos presente.Formação de professores: múltiplos olhares e diferentes tempos.. 2018. (Outra).

VI Congresso Iberoamaericano de Política y Administración de la Educación / IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Mérito de desempenho na seleção dos diretores escolares no Rio de Janeiro: qual gestão democrática?. 2018. (Congresso).

VI Congresso Iberoamaericano de Política y Administración de la Educación / IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Ampliação da jornada escolar: a visão das diretoras. 2018. (Congresso).

VI Congresso Iberoamaericano de Política y Administración de la Educación / IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Escola experimental, pública e bilíngue no município do Rio de Janeiro e o contexto da prática da gestão escolar. 2018. (Congresso).

XI Seminário Regional Sudeste da ANPAE.Política, Gestão e Formação de Professores: (contra) reformas e resistências. 2018. (Seminário).

XI Seminário Regional Sudeste da ANPAE.Política, Gestão e Formação de Professores: (contra) reformas e resistências. 2018. (Seminário).

XI Seminário Regional Sudeste da ANPAE.Formação continuada dos profissionais de apoio à educação: ações no município do Rio de Janeiro. 2018. (Seminário).

XI Seminário Regional Sudeste da ANPAE.O Conselho Escolar na rede estadual do Rio de Janeiro: participação ou participacionismo?. 2018. (Seminário).

X Jornada de Pós Graduação do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde -NUTES UFRJ.Políticas Públicas e Ensino no Brasil. 2018. (Outra).

26a Semana de Iniciação Científica da UERJ.26a Semana de Iniciação Científica da UERJ. 2017. (Outra).

8o Fórum de Licenciaturas da UFF: a formação de professores.A UFRJ e o projeto universitário de formação de professores. 2017. (Outra).

II Colóquio do LAEDH -Laboratório de Educação em Direitos Humanos do Colégio Pedro II.Conflitos do campo educacional: a laicidade ameaçada nas redes públicas de ensino. 2017. (Outra).

IV Jornada CESPEB.Formação Continuada de Professores: desafios e proposições. 2017. (Outra).

Seminário Anisio Teixeira.Seleção de diretores de escolas públicas no estado do Rio de Janeiro: podemos falar em gestão democrática?. 2017. (Seminário).

VII Encontro em Gestão Educacional.Gestão Educacional: desafios contemporâneos. 2017. (Encontro).

VI Seminário Estadual da ANPAE e RJ e XIII Encontro Estadual da ANFOPE RJ.Concepções de gestão democrática na educação de Mesquita (RJ): o plano municipal de educação em foco. 2017. (Seminário).

VI Seminário Estadual da ANPAE e RJ e XIII Encontro Estadual da ANFOPE RJ.Integrante da Comissão Científica. 2017. (Seminário).

VI Seminário Estadual da ANPAE e RJ e XIII Encontro Estadual da ANFOPE RJ.Planos municipais de educação e os sentidos da gestão demcrática. 2017. (Seminário).

III Encontro de Outono do Fórum Português de Administração. 2016. (Seminário).

III Seminário Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.PNAIC: entre o ciclo de alfabetização e a Base Nacional Comum - questões e debates.. 2016. (Seminário).

Seminário 30 anos da Lei de Bases do Sistema Educativo: memórias, conquistas e desafios. 2016. (Seminário).

Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas. Gestão democrática: um estudo sobre as práticas colegiadas e a gestão em escolas públicas no Brasil e em Portugal. 2016. (Congresso).

VIII Seminário Internacional do Programa Doutoral Ciências da Educação. 2016. (Seminário).

V Seminário Estadual da ANPAE.O PAPEL DOS CONSELHOS ESCOLARES NA CONSOLIDAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE MANGARATIBA. 2016. (Seminário).

II Seminário estadual do pacto nacional pela alfabetização na idade certa PNAIC.Regime de colaboração e as políticas de formação continuada para professores alfabetizadores. 2015. (Seminário).

Seminário Anisio Teixeira.Educação Pública no Rio de Janeiro: novas questões à vista. 2015. (Seminário).

Simpósio 95 anos de Ensino de espanhol no Rio de Janeiro: homenagem á educaocadora Mariluci da Cunha Guberman.Faculdade de Educação da UFRJ: por um projeto universitário de formação de professores. 2015. (Simpósio).

II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista de Formação de Educadores. Escola de Gestores: perspectivas e desafios da formação de diretores das Escolas públicas a distância. 2014. (Congresso).

IV Congresso Ibero Americano de política e Administração da Educação. Programa Escola de Gestores: a formação a distancia dos gestores das escolas públicas no estado do Rio de Janeiro. 2014. (Congresso).

IV Seminário Estadual da ANPAE RJ.Escola de gestores: perspectivas e desafios da formação de diretores das escolas públicas à distância. 2014. (Seminário).

V Semana de Integração Academica da UFRJ.Escola de Gestores: limites e perspectivas da formação de gestores escolares. 2014. (Outra).

V Semana de Integração Academica da UFRJ.O programa nacional escola de gestores da educação básica pública: Nova Iguaçu em foco. 2014. (Outra).

XXXIV Jornada de iniciação científica da UFRJ.Atuei como coordenadora e avaliadora da Sessão religião e religiosades. 2012. (Outra).

33a Reunião Anual da ANPEd.O Programa Universidade para Todos e o acesso ao ensino superior: diferentes discursos, difícies consensos. 2010. (Encontro).

Classe hospitalar Jesus: inlcuindo há 60 anos. 2010. (Outra).

III Semana de Integração Acadêmica do CFCH.Avaliação discente: buscando elementos para construir uma proposta para o CFCH. 2010. (Encontro).

VIII Encontro de licenciatura em Física.Avaliação: ENADE e ENEM. 2010. (Encontro).

XI Semana de Educação da Faculdade de Educação da UFRJ.Grupo de Discussão sobre Educação Hospitalar. 2010. (Outra).

IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Pesquisa em educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI..O argumentos do auditório: o que pensam os licenciandos da UFRJ sobre os professores da Faculdade de Educação. 2009. (Encontro).

X Semana de Educação.Grupo de Discussão sobre Pedagogia Hospitalar. 2008. (Encontro).

57 aniversário da classe hospitalar Jesus. 2007. (Outra).

Dia nacional da livre iniciativa.Atividades na Brinquedoteca. 2007. (Outra).

IX Congresso Estadual Paulista de Formação de Educadores.. A formação pedagógica dos licenciandos da UFRJ: dilemas e Perspectivas. 2007. (Congresso).

VIII Encontro e pesquisa em educação da região sudeste.O papel da faculdade de educação na formação de seus licenciandos a partir da análise retórica do discurso dos alunos. 2007. (Encontro).

VIII Semana de Geografia e meio ambiente.Professor: trabalho, tarefa ou atividade?. 2007. (Encontro).

XVIII Encontro Pedagógico.Atendimento pedagógico educacional hospitalar. 2007. (Encontro).

XVI Semana de Letras.Pedagogia do resgate: atendimento pedagógico educacional hospitalar. 2007. (Encontro).

VII Semana de Geografia & Meio Ambiente.Autora da oficina Aplicando a entrevista na pesquisa. 2006. (Oficina).

Curso de Didática Especial de Física I, Instituto de Física, UFRJ.Paulo Freire: vida e obra. 2005. (Outra).

51 aniversário da Classe Hospitalar Jesus.Classe hospitalar: educação e saúde construindo a cidadania. 2001. (Encontro).

49 Reunião anual da SBPC.Brincando com a ciência. 1997. (Oficina).

XII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Avaliação comparativa dos padrões de inetração dos módulos do brincando com a ciência nos espaços MAST e da Praça da Ciência. 1997. (Simpósio).

48 reunião anual da SBPC.Avaliação comparativa da utilização dos módulos do Brincando com a ciência nos espaços do MAST e da praça da ciência. 1996. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Diones Bernardes dos Santos Motta

SANTOS, P. S. M. B.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; NAJJAR, J. N. V.; LIMA, C. N.; SALLES, R. S.. Os diretores escolares do noroeste fluminense do estado do Rio de Janeiro: desafios para uma gestão democrática. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bethania Bittencourt Costa e Silva

AMARAL, DANIELA PATTI DO; BERNADO, E. S.; ROSISTOLATO, R.. A orientação pedagógica nas escolas públicas em Queimados (RJ): implicações e ações da gestão democrática. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eliane da Conceição Matta

SANTOS, P. S. M. B.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; NAJJAR, J. N. V.. Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola na re metropolitana do Rio de Janeiro: uma abordagem sobre participação e autonomia. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Angela da Costa Soares

CRUZ, G. B.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; FARIAS, M. V. O.. Gestão educacional em curso de Pedagogia à distância: um estudo com supervisores da rede municipal de educação de Volta Redonda (RJ). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe de Souza Araújo

AMARAL, DANIELA PATTI DO; MENEZES, J. S. S.; ROSISTOLATO, R.. A agenda de elaboração do Plano Municipal de Educação de Petrópolis (RJ): perspectivas sobre a gestão democrática. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Basto Lima Rodrigues de Abreu

Luiz Antônio Cunha;AMARAL, DANIELA PATTI DO; PENNA, F.. Da educação moral e cívica ao Escola sem Partido: a ideia de família e a contenda moralizante no campo da educação. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosa Seleta de Souza Ferreira Xavier

BARTHOLO, T.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; KOSLINSKY, M.; CARVALHO, M. C. M. P.. Os impactos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: uma revisão sistemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Simone do Valle Galvão

SOARES, A. J. G.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; MENEZES, J. S. S.; ROSISTOLATO, R.. GESTÃO DEMOCRÁTICA E REGIÃO DOS LAGOS (RJ): dois planos municipais de educação. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jefferson Willian Silva da Conceição

AMARAL, DANIELA PATTI DO; LOUREIRO, C. F.; MENEZES, J. S. S.. Gestão democrática da educação em Mesquita (RJ): percursos da aprovação do Plano Nacional de Municipal (2015). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Mattos da Slva

BERNADO, E. S.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; COELHO, L. M. C. C.. Implementação de uma política pública indutora de educação em tempo integral em duas escolas públicas cariocas: o Programa Mais Educação em discussão. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Aline Miranda Fonseca

AMARAL, DANIELA PATTI DO; COELHO, L. M. C. C.; MOTTA, V. C.. Agenda da política e gestão das escolas experimentais bilíngues Português-inglês da prefeitura do Rio de Janeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: JÚLIO CÉSAR SANTOS DA SILVA

MOREIRA, L. C. P.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; LIMA, R. C. P.; FERREIRA, E. G. M.. Docência no ensino superior em Comunicação Social: do mercado para a sala de aula. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Thayse Ancila Maria de Melo Gomes

MOTTA, V. C.; SOUZA, J. S.;AMARAL, D.P.. Contratação de professores temporários nas redes estaduais de ensino no Brasil: implicações para a categoria docente. 2017. Dissertação (Mestrado em Educacao Fisica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Manoella Rodrigues Pereira Senna Vasconcelos da Silva

SANTOS, M. P.; SANTIAGO, M. C.;AMARAL, D.P.. (Re)visitando culturas, políticas e práticas de inclusão em educação no nível da gestão municipal de educação: a 2a CRE em ação. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mona Lisa Fouyer

AMARAL, D.P.; NAJJAR, J. N. V.; ROSISTOLATO, R.. O PAPEL DOS CONSELHOS ESCOLARES NA CONSOLIDAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE MANGARATIBA. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Suélen Goncalves Queiroz da Paixão

HERINGER, R.; ANDRADE, E. R.;AMARAL, D.P.. O lugar do PROEJA no IFBA - Campus Santo Amaro: análise da percepção docente. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Natália Pereira Lima

ROSISTOLATO, R.;AMARAL, D.P.; OLIVEIRA, M. A. S. A.. O conselho municipal de Educação de São Luis/MA: composição, percepções e ações na gestão municipal. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Soares Neto

YUKIZAKI, S.; MORAES, M. A.;AMARAL, D.P.. Eleição de dirigente escolar: a democracia em questão - estudo de caso do Colégio Agrícolo Dom Agostinho Ikas - CODAI. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Elisa Vieira da Cunha Cardoso de Almeida

AMARAL, D.P.; NAJJAR, J. N. V.; ROSISTOLATO, R.. As vozes que emergem do pacto federativo: o pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) em foco e suas implicações na cidade do Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Evelin Christine Fonseca de Souza

AMARAL, D.P.; Luiz Antônio Cunha; GUEDES, M. G. S.. Formação docente para o ensino religioso em universidades federais: os cursos de licenciatura em ciências da religião na UFPB, UFJF e UFS.. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Deborah Dias Anastácio

AMARAL, D.P.; FERREIRA, M. S.; FRANGELLA, R. C. P.. A formação do pedagogo docente para o ensino de matemática na UFRJ: diálogo entre a formação inicial e o estágio supervisionado. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thayse Ancila Maria de Melo Gomes

MOTTA, V. C.;AMARAL, D.P.; SOUZA, J. S.. Contratação de professores temporários no Brasil: implicações para a categoria docente. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Augusta Azevedo Gama Buarque Maciel

VIEIRA, J. J.; VIEIRA, A. L. C.;AMARAL, D.P.. Projeto Olímpico da Mangueira e a Ginástica Rítmica: discutindo políticas públicas de esporte, esporte educacional e educação. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Mercês Rocha Moreira

VIEIRA, J. J.; VIEIRA, A. L. C.;AMARAL, D.P.. A implantação do curso de Pedagogia a distância na Universidade Federal de São João Del Rei: uma experiência de expansão do ensino superior.. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elizabeth da Silva Guedes

MOREIRA, L. C. P.; GONCALVES, H. M.;AMARAL, D.P.. Estudo de caso sobre a evasão no curso presencial de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Isabela Pereira Lopes

VIEIRA, J. J.; AQUINO, L. M. M. L. L.;AMARAL, D.P.. O acesso às unidades universitárias federais de educação infantil (UFFEI'S): a escola de educação infantil da UFRJ. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Tayane Dias Gomes Pessoa

VIEIRA, J. J.; PEREIRA, C. S.;AMARAL, D.P.. Os impactos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federias (REUNI) para a formação de pedagogas(os): o caso UFRJ. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sergio Gonçalves da Cunha

AMARAL, D.P.; MOREIRA, L. C. P.; CAVALIERE, A. M.. COROLÁRIOS DO IDEB: o posicionamento da comunidade escolar em uma instituição pública petropolitana. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Djenane Luisa Freire Firmino

VIEIRA, J. J.; VIEIRA, A. L. C.;AMARAL, D.P.. Consórcio CEDERJ: as fragilidades de duas dimensões da organização. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UFRJ.

Aluno: Victor Hugo Rodrigues do Rosário

MOREIRA, L. C. P.; VILARINHO, L. R. G.;AMARAL, D.P.. A adesão ao ProUni sob a ótica dos gestores de quatro Instituições de Ensino Superior Provadas do Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Kátia Barreiro Magni

Oliveira, Fatima Bayma de;AMARAL, D.P.; Fátima Cunha Ferreira Pinto; Paulo Emílio Matos Martins. Práticas e princípios que sustentam os modelos de educação corporativa nas organizações hospitalares da ANAHP. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão Empresarial) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas.

Aluno: Carla Conceição Sampaio de Sousa

AMARAL, D.P.; Maria Nazareth Ferreira; Suzana de Castro Amaral Vieira , S. C. A.. Universidades e o uso da tecnologia para disseminação do conhecimento. 2009. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais Para a América do Sul) - Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos.

Aluno: José Aparecido Alves Pereira

HERINGER, R.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; VARGAS, H. M.. PERMANÊNCIA, EVASÃO E TITULAÇÃO ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Amanda Morganna Moreira

ROSISTOLATO, R.; KOSLINSKY, M.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; MAURICIO, L. V.; OLIVEIRA, A. C. P.. A escola que educa as famílias: percepções e ações sobre a educação em um Espaço de Desenvolvimento Infantil. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Micheleni Márcia de Souza Moraes

OLIVEIRA, Renato José deAMARAL, DANIELA PATTI DO; LEMGRUBER, M. S.; IVENICKI, A.; FERREIRA, G. M. S.. Análise argumentativa dos discursos docentes sobre violência escolar. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Flávia Russo Silva Paiva

COELHO, L. M. C. C.; CURY, C. R. J.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; MENEZES, J. S. S.; ANDRADE, E. R.. Parcerias entre escolas públicas e instituições religiosas no contexto da educação integral e(m) tempo integral: a experiência do Programa Escola Integrada em belo Horizonte (MG). 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabio Brandolin

SOARES, A. J. G.; CAVALIERE, A. M.;AMARAL, D.P.; MAURICIO, L. V.; OLIVEIRA, A. B.. O Programa Mais Educação no município de Petrópolis. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Edith Maria Marques Magalhães

OLIVEIRA, Renato José de; IVENICKI, A.;AMARAL, D.P.; GONCALVES, H. M.; LEMGRUBER, M. S.. Aproximações e afastamentos na formação do pedagogo: um estudo comparativo dos argumentos de alunos das modalidades de ensino presencial e a distância. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Andrea Paula de Souza Wadhelm

CARVALHO, C. P.; ALVES, F. C. M.; SILVA, M. L. C. Q.; BONAMINO, A. M. C.; SILVA, V. G.;AMARAL, D.P.. Gestão educacional em redes municipais de ensino do Rio de Janeiro: os casos de Itaboraí e Angra dos Reis. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Janaina Pires Garcia

OLIVEIRA, Renato José deAMARAL, D.P.; LEMGRUBER, M. S.; CANEN, A.; EYLER, F. M. S.. Retóricas das novas tecnologias na sociedade contemporânea: instrumentos de ensino/aprendizagem no contextoescolar. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: CATIA PEREIRA DUARTE

AMARAL, D.P.; VOTRE, S.; MOURAO, L.; Teves, Nilda; Ferreira, Maria Elisa Caputo. Saberes docentes de educação física: sua construção no Colégio de Aplicação João XXIII. 2010. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Janaina Moreira de Oliveira Goulart

AMARAL, DANIELA PATTI DO; SOARES, A. J. G.; ROSISTOLATO, R.. Eu ocupo, tu ocupas, eles reagem: uma análise sobre os movimentos das ocupações estudantis como ações desestruturantes do Estado. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Flávia Russo Silva

COELHO, L. M. C. C.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; CURY, C. R. J.; ANDRADE, E. R.. Parcerias entre escolas públicas e entidades religiosas no contexto da educação integral em tempo integral: uma análise de suas implicações na laicidade do Estado.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda de Araújo Frambach

CORSINO, P.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; ANDRADE, L. T.. A FORMAÇÃO LITERÁRIA NOS ESPAÇOS DE LEITURA DAS ESCOLAS: REFLEXÕES SOBRE CONCEPÇÕES, DISCURSOS E PRÁTICAS. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Henrique Zubrich Caiado de Castro

CRUZ, G. B.;AMARAL, D.P.. A formação de professores de Educação Física na UFRJ: um olhar sobre o professor formador. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Meirelles Cerqueira

BERNADO, E. S.; COELHO, L. M. C. C.; OLIVEIRA, A. C. P.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; GONZALES, W. R. C.. Políticas educacionais de ampliação da jornada escolar: análise de experiências do Porgrama Mais Educação (Brasil) e Escola a Tempo Inteiro (Portugal) - (2007-2017). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Djenane Luisa Freire Firmino

AMARAL, DANIELA PATTI DO; VIEIRA, J. J.; NAJJAR, J. N. V.; ROSISTOLATO, R.. A expansão da rede p[ublica de educação infantil de Niterói (RJ) e o alcance da gestão democrática: do direito à educação ao direito à participação. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Aparecido Alves Pereira

HERINGER, R.;AMARAL, DANIELA PATTI DO. Permanência e evasão estudantil na universidade do Estado da Bahia. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcos Rangel de Lima

BRUNO, M. A. P.;AMARAL, D.P.; SILVA, C. A. M.; NAJJAR, J. N. V.. Qualidade da educação e políticas de avaliação padronizada nas escolas estaduais do Rio deJaneiro. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Mestrado e Doutorado em População, Território e Estatísticas P) - Escola Nacional de Ciências Estatísticas.

Aluno: Djenane Luisa Freire Firmino

AMARAL, DANIELA PATTI DO; ROSISTOLATO, R.; SOARES, A. J. G.; Waldeck Carneiro da Silva. A expansão da rede pública de educação infantil de Niterói (RJ) e o alcance da gestão democrática: do direito À educação ao direito à participação.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Paula Santos Guimarães

VIEIRA, J. J.;AMARAL, D.P.; MOTTA, V. C.. Trabalho-educação: oprojeto de institucionalização nas universidades privadas do Rio de Janeiro. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiza Silva Moreira

Antonio Jorge Gonçalves Soares;AMARAL, D.P.; MIGNOT, A. C.. Centros Integrados de Educação Pública: uma análise a partir do ciclo de políticas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Flávia Russo Silva Paiva

COELHO, L. M. C. C.; MENEZES, J. S. S.; CAVALIERE, A. M.;AMARAL, D.P.. Parceria entre escolas públicas e entidades religiosas no contexto da educação integral e(m) tempo integral: uma análise de suas implicações na laicidade do Estado. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Andrea de Paula de Souza Waldhelm

CARVALHO, C. P.; ALVES, F. C. M.;AMARAL, D.P.. A gestão das secretarias de Educação: o desafio da qualidade e da equidade nas redes municipais de ensino do Estado do Rio de Janeiro. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Diones Bernardes dos Santos Motta

SANTOS, P. S. M. B.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; NAJJAR, J. N. V.. Os gestores escoalres do noroeste fluminense do estado do Rio de Janeiro e os desafios da meta 19 do novo Plano nacional de Educação. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Caroline Domingues da Silva Teles de Assis

SOARES, A. J. G.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; COELHO, L. M. C. C.. Ginásio carioca: políticas de ampliação da jornada escolar no município do Rio de Janeiro. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Lúcio de Sousa

MENEZES, J. S. S.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; SILVA, B. A. R.. A educação de adolescentes no sistema socioeducativo: (des)conexões no processo de transição de medidas. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo de Abreu Basto Lima Rodrigues

CUNHA, L. A.;AMARAL, D.P.; PENNA, F.. A categoria família na defesa de um projeto de sociedade: um estudo comparativo entre a educação moral e cívica e o movimento Escola sem Partido. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bethania Bittencourt Costa e Silva

AMARAL, DANIELA PATTI DO; BERNADO, E. S.; ROSISTOLATO, R.. A orientação pedagógica nas escolas públicas de Queimados (RJ): implicações e ações da gestão democrática. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Aline Lyra

SOARES, A. J. G.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; OLIVEIRA, R. P.. Reflexões e tendões sobre homeschooling no Brasil:discussões concernentes à educação domiciliar como alternativa à educação escolar'. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Angela da Costa Soares

CRUZ, G. B.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; NASCIMENTO, M. G. C. A.. Formação para a gestão educacional em curso de Pedagogia à distância: um estudo com supervisores de rede municipal de educação de Volta Redonda (RJ). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Eduardo Borges da Cruz Siqueira

BARTHOLO, T.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; KOSLINSKY, M.. A relação entre gestão democrática e a aprendizagem dos alunos da rede pública municipal do Rio de Janeiro. 2018.

Aluno: Aline Miranda Fonseca

AMARAL, D.P.; MOTTA, V. C.; SOUZA, J. S.. Redes políticas e gestão: o ocaso das escolas bilíngues no município do Rio de Janeiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Simone do Valle Galvão

SOARES, A. J. G.;AMARAL, D.P.; LOUREIRO, C. F.; MENEZES, J. S. S.. Plano Municipal de educação de Arraial do Cabo (RJ): agenda e implementação da gestão democrática. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosa Seleta de Souza Ferreira Xavier

BARTHOLO, T.; KOSLINSKY, M.;AMARAL, DANIELA PATTI DO. Revisão sistemática dos impactos do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa: entre percepções e evidências. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Michel Caros Calado da Silva

VIEIRA, J. J.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; IVENICKI, A.. In/exclusão e gênero: identificando o (não) lugar das meninas nas aulas práticas de educação física escolar. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: PRISCILA TROGO PEREIRA

VIEIRA, J. J.; IVENICKI, A.;AMARAL, DANIELA PATTI DO. As políticas públicas de avaliação da educação: uma análise do uso dos resultados pelas escolas estaduais em Minas Gerais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Mattos da Silva

BERNADO, E. S.; COELHO, L. M. C. C.;AMARAL, D.P.. Do Programa Mais Educação ao Novo mais educação: uma análise da implmentação de uma política indutora de educação em tempo integral em duas escolas públicas cariocas.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Suellen Gonçalves Paixão da Silva

HERINGER, R.;AMARAL, D.P.. O lugar do PROEJA no IFBA campus Santo Amaro a partir da percepção docente. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Monica dos Santos

SANTOS, M. P.; LOUREIRO, C. F.;AMARAL, D.P.. Culturas, políticas e práticas de inclusão na administração pública: contribuições a partir de uma escola de governo.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Manoella Rodrigues Pereira Senna Vasconcelos da Silva

SANTOS, M. P.;OLIVEIRA, Renato José deAMARAL, D.P.. (Re)vendo culturas, políticas e práticas de inclusão em educação no nível da gestão: a 2a CRE em ação.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mona Lisa Fouyer

AMARAL, D.P.; IVENICKI, A.; ROSISTOLATO, R.. O PAPEL DOS CONSELHOS ESCOLARES NA CONSOLIDAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE MANGARATIBA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Natália Pereira Lima

ROSISTOLATO, R.; SOARES, A. J. G.;AMARAL, D.P.. Conselho municipal de educação: um estudo sobre a organização e atuação na gestão educacional de São Luis/MA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jéssica Valentim Santos

CRUZ, G. B.;AMARAL, D.P.; RAVALLEC, C. T. G. L.. Concepções de professores formadores sobre a docência no ensino superior: entendendo saberes e fazeres a partir da Base de conhecimento profissional. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Deborah Dias Anastácio

AMARAL, D.P.; CRUZ, G. B.; ROSISTOLATO, R.. O ensino de matemática nas séries inciais: o papel do estágio no curso de pesagogia. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Elisa Vieira da Cunha Cardoso de Almeida

AMARAL, D.P.; CANEN, A.; ROSISTOLATO, R.. As vozes que emergem do pacto federativo: o pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) em foco. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rita de Cassia de Souza da Silva

OLIVEIRA, Renato José deAMARAL, D.P.. Educação de jovens e adultos: hiatos e assimetrias de universos simbólicos em disputa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Augusta Azevedo Gama Buarque Maciel

VIEIRA, J. J.;AMARAL, D.P.; Rosana Heringer. Políticas públicas de esporte e educação: uma análise do Centro de Referência Esportiva Vila Olímpica da Mangueira a partir da modalidade ginástica rítmica (2000/2015). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Ramos Silva

KELMAN, C. A.; SANTOS, M. P.;AMARAL, D.P.. Novos paradigmas e desafios da educação brasileira: bilinguismo para alunos surdos no contexto da inclusão. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe Macedo de Andrade

KOSLINSKY, M.; COSTA, M.;AMARAL, D.P.. Estimando o impacto da política de responsabilização do município do Rio de Janeiro na rotatividade de diretores. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - UFRJ.

Aluno: Prisciila leixo da Silva

VIEIRA, J. J.; HERINGER, R.;AMARAL, D.P.. A educação a distancia como política de democratização do acesso ao ensino superior: a formação do aluno em perspectiva. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - UFRJ.

Aluno: Carolina Mercês Rocha Moreira

VIEIRA, J. J.; Rosana Heringer;AMARAL, D.P.. A implementação do curso de pedagogia a distância na UFSJ: uma experiência de expansão no ensino superior. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - UFRJ.

Aluno: Leane Rodrigues Martins

ROSISTOLATO, R.; KOSLINSKY, M.;AMARAL, D.P.. Mapeando sentidos: o debate sobre as avaliações externas de aprendizagem em Duque de Caxias. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - UFRJ.

Aluno: Isabela Pereira Lopes

VIEIRA, J. J.; KELMAN, C. A.;AMARAL, D.P.. O ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRECHES UNIVERSITÁRIAS: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - UFRJ.

Aluno: Bianca Padilha Corado Caldas

XAVIER, G. P. M.;AMARAL, D.P.; FERNANDEZ, S. J.. Cineclube em espaços prisionais. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mayara de Oliveira Tavares

ROSISTOLATO, R.;AMARAL, D.P.; FERNANDEZ, S.. Uma proposta de análise da gestão escolar na mediação de conflitos entre alunos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lidia dos Santos Lopes Silva

ROSISTOLATO, R.;AMARAL, D.P.; FERNANDEZ, S.. A educação infantil nas políticas públicas do município do Rio de Janeiro. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Helena Ferreira da Silva

AMARAL, DANIELA PATTI DO; AROSA, A.; FERNANDEZ, S.. Formação continuada dos profissionais de apoio à educação: ações no município do Rio de Janeiro. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Celina Angela Faria Costa Macrini

AMARAL, DANIELA PATTI DO; AROSA, A.; FERNANDEZ, S.. Formação de conselheiros escolares no município do Rio de Janeiro: caminhos para a gestão democrática das escolas públicas. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Isadora Caminha de Oliveira

AROSA, A.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; FERNANDEZ, S. J.. Políticas públicas nas áreas de educação em tempo integral: da implantação e desconstrução dos projetos de ampliação da jornada escolar. A descontinuação é contínua?. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Giselly Aguiar Pires da Cruz

AROSA, A.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; FERNANDEZ, S. J.. As políticas públicas, a família e sua aprticipação na gestão democrática de uma escola de educação infantil na rede municipal do Rio de Janeiro. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Simone Alves Barbosa

AROSA, A.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; FERNANDEZ, S. J.. Medida socioeducativa a adolescentes em conflito com a lei: propostas para o acompanhamento pedagógico. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Neli dos Santos Conceição Gomes

FERNANDEZ, S. J.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; AROSA, A.. Projeto Político Pedagógico: o potencial transformador na construção desse documento escolar. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Ramos Rhoden

FERNANDEZ, S. J.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; AROSA, A.. O impacto da "blocagem" no cotiando das escolas de turno parcial de primeiro segmento do município do Rio de Janeiro. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: DIEGO NUNES GUIMARAES

SOUZA, E. C. P.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; AROSA, A.. A interdisciplinariedade a partir da proposta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias: do decreto à prática na sala de aula. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Débora Tavares de Almeida

ARAUJO, M. R.;AMARAL, D.P.; CONSTANT, E.. A aplicabilidade do direito à educação no ensino público: uma reflexão sobre o projeto nenhuma criança a menos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcia Verônica Gonçalves Coelho

AMARAL, D.P.; VALENTIM, I.; AROSA, A.. Projeto de aceleração de aprendizagem no município do Rio de Janeiro na visão dos professores. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Priscilla Perez

AMARAL, D.P.Freire, Djenane; CONSTANT, E.. Sistema de avaliação em larga escala no município de Nova Iguaçu (RJ). 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - UFRJ.

Aluno: Gabriela Feijó Muniz Barreto

AMARAL, D.P.; AZEVEDO, L.; FERNANDEZ, S.. As interferências da implementação do Projeto escolas do amanhã no IDEB de uma escola municipal do Rio de Janeiro. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Monique Silva

AMARAL, D.P.; AZEVEDO, L.; FERNANDEZ, S.. Gestão Democrática na escola e os impactos na qualidade da educação: algumas perspectivas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Laís Martins Oliveira

SOUZA, E. C. P.; AROSA, A.;AMARAL, D.P.. Possibilidades e limites de uma política pública no município do Rio de Janeiro: ciclos de alfabetização. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vania Carla de Freitas Azevedo Sá

CONSTANT, E.; AROSA, A.;AMARAL, D.P.. Projeto de Correção de fluxo Autonomia Carioca: inclusão ou ilusão nas escolas do Rio de Janeiro?. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Regina Helena da Fonseca Peixoto

AMARAL, D.P.; Sabrina Moehlecke. A informação como oxigênio da democracia. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Gestão a Universidade Públ) - UFRJ.

Aluno: Marcos Porto Freitas da Rocha

Sabrina Moehlecke;OLIVEIRA, Renato José deAMARAL, D.P.. Ética no serviço público: permeabilidade de princípios. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Gestão a Universidade Públ) - UFRJ.

Aluno: Elizabeth Ferreira Alves da Rocha

Freire, DjenaneAMARAL, D.P.. Bullying: um mal que atinge cada vez mais escolas brasileiras. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudia Cristina Barros Silva de Oliveira

Freire, DjenaneAMARAL, D.P.. Família e Escola: uma parceria que dá certo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Idemilson da Silva

AMARAL, D.P.Renata Biscaia Raposo Barreto. A avaliação como meta de gestão democrática: uma discussão necessária para a construção da escola democrática. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Selma Candida de Lima e Adriana Maria Martins

AMARAL, D.P.Renata Biscaia Raposo Barreto. Educar para transforma na visão democrática. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ellivânia de Jesus P

AMARAL, D.P.Renata Biscaia Raposo Barreto. Moizes e Solange F. Tavares Fragoso. De diretor a gestor: um caminho em prol de uma educação para todos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Marta B

AMARAL, D.P.Renata Biscaia Raposo Barreto. Barbosa e Vilma Ferreira de Almeida. Gestão Escolar e a formação continuada em serviço na Escola Municipal Vereador Taciano Fernandes Nunes. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ângela Lúcia dos S

AMARAL, D.P.Renata Biscaia Raposo Barreto. nascimento e Izabel C. de Jesús Gomes. A democratização da escola pública: um caminho a ser construído pela gestão escolar. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudia Valeria B

AMARAL, D.P.Renata Biscaia Raposo Barreto. S.Mattos e Edna Campos V.Damasceno. Gestão compartilhada: um princípio possível. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Tathiana Lopes Pontes e Cintia Vieira

AMARAL, D.P.Renata Biscaia Raposo Barreto. O papel do gestor diante do fracasso escolar. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rebeca Oliveira Ferreira

FERNANDEZ, S.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; Sabrina Moehlecke. A experiência das UPPs sociais no Rio de Janeiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thiago Lopes Rio Branco

XAVIER, G. P. M.; IVENICKI, A.;AMARAL, DANIELA PATTI DO. O multiculturalismo na educação musical. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sidiellen Batista da Silva

FERNANDEZ, S. J.;AMARAL, DANIELA PATTI DO; LIMA, M. F. M.. O papel da gestão escolar na enturmação: um estudo de caso no CAp da UFRJ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ruana Pessoa Farias

FERNANDEZ, S.; CASTRO, M. M.;AMARAL, DANIELA PATTI DO. Indícios da formação dos gestores escolares no projeto político pedagógico: uma análise em escolas públicas municipais do Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pâmella Catahrine Louback Santos

Sabrina Moehlecke; FERNANDEZ, S.;AMARAL, D.P.. A educação não formal e o papel do pedagogo no museu. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Érika Santos Wergles de Caarvalho

FERNANDEZ, S.; CRUZ, G. B.;AMARAL, D.P.. A contribuição do programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Narciso Rodrigues dos Santos

FERNANDEZ, S. J.; ROSISTOLATO, R.;AMARAL, D.P.. A família na escola: o olhar da família sobre uma escola pública municipal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Lorena Almeida da Silva

IVENICKI, A.;AMARAL, D.P.; XAVIER, G. P. M.. A atuação do pedagogo nas empresas e o desafio da diversidade cultural. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vanessa Catarina Duarte Bouzada

CAVALIERE, A. M.; Antonio Jorge Gonçalves Soares;AMARAL, D.P.. O programa Escolas do Amanhã - mais um programa interrompido?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eric Felipe Pereira Soares

FERNANDEZ, S. J.; KOSLINSKY, M.;AMARAL, D.P.. O uso do índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para o planejamento escolar da rede municipal de Caxias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Paloma Cristina de Oliveira Souza

CANEN, A.; SCOFANO, R. G.;AMARAL, D.P.. PEDAGOGO NO MEIO EXTRA ESCOLAR DA MARINHA DO BRASIL: UM OLHAR SOBRE O PROFISSIONAL E A UNIVERSIDADE QUE O FORMA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Letícia Freire Konstandinidis

AROSA, A.; CANEN, A.;AMARAL, D.P.. POLÍTICA DE ATENDIMENTO ESCOLAR A ESTUDANTES HOSPITALIZADOS: UMA ANÁSILE DOCUMENTAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Laura Dias Radusewski

AROSA, A.; CANEN, A.;AMARAL, D.P.. Educação infantil no atendimento educacional hospitalar: as avaliações e as práticas pedagógicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sabryna Raychtock

SOUZA, E. C. P.;AMARAL, D.P.; CRUZ, G. B.. O professor herói: a representação docente no imaginário soial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Fernandes Vieira ad Silva

MENEZES, H.;AMARAL, D.P.; SCOFANO, R. G.. O processo de esnsino e aprendizagem em cursos superiores a distância. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Viviane de Souza dos Santos

SOUZA, E. C. P.;AMARAL, D.P.; AROSA, A.. Programa Reforço Escolar e o projeto Nenhuma Criança a menos: os impactos no chão da escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana de Broux Maia

FERNANDEZ, S. J.;AMARAL, D.P.; GUIMARAES, D. O.. Políticas Públicas e Direito à educação: desafios e possibilidades organizacionais na escola de educação infantil da UFRJ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Suzana Teixeira Pinto

MARQUES, J. S.; CRUZ, G. B.;AMARAL, D.P.. Reordenamento da Instrução pública na primeira república: o caso da Reforma Benjamin Constant (1890). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: INGRID DA CRUZ SILVA

SOUZA, E. C. P.;AMARAL, D.P.; IVENICKI, A.. PNAIC: (dis)curso para uma política de/trans formação continuada de professores alfabetizadores de São José de Ubá (RJ). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marco Antonio Ferreira

KARAN, L.; ALMEIDA, R. M.;AMARAL, D.P.. O pedagogo militar do exército brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Úrsula Gabriela Dantas de Menezes

FERNANDES, S. J.; MOTTA, V. C.;AMARAL, D.P.. O trabalho do pedagogo na marinha: um estudo de caso no CIAA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UFRJ.

Aluno: Elaine Martins Rodrigues

Sabrina Moehlecke; AZEVEDO, L.;AMARAL, D.P.. Fatores que influenciam na aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Amanda dos Santos Pereira

FERNANDES, S. J.; AROSA, A.;AMARAL, D.P.. A influência da gestão escolar na formação da cidadania: um estudo de caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabela Velasco Salerno

XAVIER, L. N.; AROSA, A.;AMARAL, D.P.. O pedagogo e suas multifaces: um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Colégio de Aplicação da UFRJ.

Aluno: Mariana Simas Pereira Alves

FERNANDEZ, S. J.; GUIMARAES, D. O.;AMARAL, D.P.. Segurança na escola: isso existe?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UFRJ.

Aluno: Suely Francisco da Silva

SANTOS, M. P.; CUNHA, R. C. O.;AMARAL, D.P.. Educação especial na perspectiva da inclusão escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UFRJ.

Aluno: Patrícia de Oliveira Plácido

AMARAL, D.P.; Flavio Pimentel; Luiz Mendes de Carvalho Filho (orientador). O papel da disciplina de ensino religoso no ambiente escolar no município De Itaguaí (RJ). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdades Integradas Campo-Grandenses.

Aluno: Alessandra Castilho Cruz

AMARAL, D.P.; RIEHL, C. A. S.. A química da fermentação no processo industrial da cerveja. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciaturas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Leandro Machado Santos

AMARAL, D.P.. Juventude Brasileira e participação política: uma leitura histórica da ditadura à democracia.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Faculdades Integradas Campo-Grandenses.

Aluno: Adi Valjane Cury Ribeiro

AMARAL, D.P.. A Formação do Professor no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Campo-Grandenses.

Aluno: Ana Paula Pinho Kordash

AMARAL, D.P.. A educação em uma perspectiva ecopedagógica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Campo-Grandenses.

Aluno: WELITON SANTOS DE MIRANDA

AMARAL, D.P.. As mudanças das matrizes curriculares da Escola Técnica de Santa Cruz (RJ). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdades Integradas Campo-Grandenses.

Aluno: Patrícia de Carvalho Martins Meireles

AMARAL, D.P.. Inclusão do portador de síndrome de Down na sociedade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Campo-Grandenses.

Aluno: Josineide Diogo Paulino

AMARAL, D.P.. A afetividade no desenvolvimento da crainça na pré-escola. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Campo-Grandenses.

Aluno: Claudia Grégio Nogueira

AMARAL, D.P.. A inclusão da criança com deficiência visual no ensino regular. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Campo-Grandenses.

Aluno: Bárbara Rocha da Conceição

AMARAL, D.P.. A produção textual mobilizando o processo de aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Campo-Grandenses.

Aluno: Tobias Tomines Faria

AMARAL, D.P.. Valoers emergentes da prática educativa do MST. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Faculdades Integradas Campo-Grandenses.

Aluno: Jorge Willliam Bernardinodos Santos

AMARAL, D.P.. A educação pública e privada no Brasil: uma análise hsitórica com enfoque na década de 90. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Faculdades Integradas Campo-Grandenses.

AMARAL, DANIELA PATTI DO; Sabrina Moehlecke; NAJJAR, J. N. V.; SOUZA, J. S.; MENEZES, J. S. S.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto A - Educação Brasileira. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MARTINS, G. M. M.;AMARAL, D.P.; FERNANDEZ, S. J.. Comissão julgadora do concurso de provas e títulos - Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2015. Colégio de Aplicação da UFRJ.

AMARAL, D.P.. Concurso Público para Técnicos em Assuntos Educacionais da UFRJ. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

AMARAL, D.P.. Concurso Público para Técnico em Assuntos Educacionais - atendimento a alunos. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SANTOS, P. S. M. B.; NAJJAR, J. N. V.; LEITE FILHO, A. G.; MANDELERT, D. V.;AMARAL, D.P.. Concurso Público para o Magistério Superior na área de educação - ênfase Organização da Educação Brasileira. 2013. Universidade Federal Fluminense.

Alice Akemi Yamasaki;AMARAL, D.P.; Margareth Martins de Araújo; Gianine Maria de Souza Pierrô; Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da Silva. Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de Professor Adjunto da Escola de Ciências Humanas e Sociais do Pólo Universitário de Volta Redonda. 2009. Universidade Federal Fluminense.

Margareth Martins de Araújo;AMARAL, D.P.; Helena Corrêa de Vasconcelos; Alice Akemi Yamasaki; Gianine Maria de Souza Pierrô. Concurso de Provas e Títulos para o cargo de Professor Adjunto da Escola de Ciências Humanas e Sociais de Pólo Universitário de Volta Redonda. 2009. Universidade Federal Fluminense.

AMARAL, D.P.. Processo de Seleção do Doutorado em Educação. 2013. Universidade Católica de Petrópolis.

AMARAL, D.P.. 4a Semana de Integração Academica da UFRJ. 2013. UFRJ.

OLIVEIRA, R. J.;AMARAL, D.P.. Dificuldades e percepções de futuros professores: um estudo comparativo do currículo na modalidade de ensino presencial e a distância. 2013.

Jailson Alves dos Santos; Waldeck Carneiro da Silva;AMARAL, D.P.. Certificação profissional para Diretor geral e Diretor Adjunto de unidade Escolar da rede municipal de Macaé. 2011.

AMARAL, D.P.; Sabrina Moehlecke; Sonia Lopes. Banca de seleção de candidatos a Professor Substituto do Departamento de Administração Educacional, da Faculdade de Educação, setor Gestão e Avaliação dos Sistemas Educacionais. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

AMARAL, D.P.; Sonia Lopes; Luciane Falcão. Banca de seleção de candidatos a Professor Substituto do Departamento de Administração Educacional, da Faculdade de Educação, setor Educação Brasileira. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Comissão julgadora das bancas

Renato José de Oliveira

OLIVEIRA, R. J.; LEHER, Roberto; MONTEIRO, A. M. F. C; LEMGRUBER, M. S.; PALMA FILHO, J. C.. Faculdade de Educação da UFRJ: argumentos pela sua constituição como território de formação teórica e prática dos licenciandos. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Célia Frazão Soares Linhares

LINHARES, Célia; OLIVEIRA, Renato José de; MONTEIRO, Ana Maria. O papel da Faculdade de Educação da UFRJ na Formação de seus licenciados a partir da análise retórica dos discursos dos alunos. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

João Cardoso Palma Filho

OLIVEIRA, R.J.; LEHER, R.; MONTEIRO, A.M.F da Costa;PALMA FILHO, J. C.; LEMGRUBER, M.S.. Fac uldade de Educação da UFRJ: argumentos pela sua constituição como território de formação teórica e prática dos licenciados. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós- Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Eneida Simões da Fonseca

FONSECA, E. S.; NUNES, L. C.; SILVA, M. T. P.. Sobre a prática docente em classes hospitalares: um estudo no município do Rio de Janeiro. 2001 - Universidade Estácio de Sá.

Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro

Oliveira, R.J. de; Leher,R.;MONTEIRO, A. M. F.C.; PALMA FILHO, J. C.; LEMGRUBER, M. S.. Faculdade de Educação da UFRJ: argumentos pela sua constituição como território de formação teórica e prática dos licenciados. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UFRJ.

Roberto Leher

OLIVEIRA, R.J.;LEHER, R.; MONTEIRO, A.M.F.C.; PALMA FILHO, J.C.; LEMGRUBER, M.S.. Faculdade de Educação da UFRJ: argumentos pela sua constituição como território de formação teórica e prática dos licenciandos. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcio Silveira Lemgruber

LEMGRUBER, M. S.; Oliveira, R. J.; Leher, R.; Monteiro, A. M. F. da C.; PALMA FILHO, J. C.. Faculdade de Educação da UFRJ: argumentos pela sua constituição como território de formação teórica e prática dos licenciados. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Orientou

BETHÂNIA BITTENCOURT

PERCURSOS E LIMITES DA POLÍTICA EDUCACIONAL: A CONSTRUÇÃO DE UMA TIPOLOGIA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Débora Silva Quirino do Nascimento

Mérito, desempenho e participação: como estas concepções se constituem no processo de provimento de diretores na Rede Municipal do Rio de Janeiro e se ressignificam no espaço escolar; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Evelin Christine Fonseca de Souza

NÃO-OFERTA DE ENSINO RELIGIOSO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA BAIXADA FLUMINENSE; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Ana Beatriz Trambaioli Lemos Doro

PEDAGOGIA EMPRESARIAL ? Uma Análise curricular dos cursos de pedagogia do Sudeste do Brasil e o interesse do corpo discente pela área; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Isabelle Charyse de Souza de Carvalho

PROGRAMA RIO CRIANÇA GLOBAL: A EDUCAÇÃO BILÍNGUE EM ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Caroline Domingues da Silva Teles de Assis

Escolas de Turno único no Rio de Janeiro: percepções dos professores especialistas sobre a ampliação da jornada escolar; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Felipe de Souza Araújo

A agenda de elaboração do Plano Municipal de Educação de Petrópolis (RJ): perspectivas sobre a gestão democrática; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Eduardo Gomes Neto

História E Política De Seleção De Diretores No Estado De São Paulo: Conflitos, Disputas E Gramáticas Em Cena; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Cleber Ribeiro de Souza

Os sentidos de comunidade escolar em disputa: uma análise dos planos municipais de educação no estado do Rio de Janeiro; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Simone do Valle Galvão

GESTÃO DEMOCRÁTICA E REGIÃO DOS LAGOS (RJ): dois planos municipais de educação; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Daniela Patti do Amaral;

Bethania Bittencourt Costa e Silva

A orientação pedagógica nas escolas públicas em Queimados (RJ): implicações e ações da gestão democrática; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Jefferson Willian Silva da Conceição

Gestão democrática da educação em Mesquita (RJ): percursos da aprovação do Plano Municipal de Educação (2015); 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Aline Miranda Fonseca

Agenda da política e gestão das escolas experimentais bilíngues Português-inglês da prefeitura do Rio de Janeiro; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Mona Lisa Fouyer

O papel dos conselhos escolares na consolidação da gestão democrática: um estudo no município de Mangaratiba (RJ); 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Maria Elisa Vieira da Cunha Cardoso de Almeida

As vozes que emergem do pacto federativo: o pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) em foco e suas implicações na cidade do Rio de Janeiro; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UFRJ,; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Evelin Christine Fonseca de Souza

Formação docente para o ensino religioso em universidades federais: os cursos de licenciatura em ciências da religião na UFPB, UFJF e UFS; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UFRJ,; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Deborah Dias Anastácio

A formação do pedagogo docente para o ensino de matemática na UFRJ: diálogo entre a formação inicial e o estágio supervisionado; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UFRJ,; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Sergio Gonçalves da Cunha

COROLÁRIOS DO IDEB: o posicionamento da comunidade escolar em uma instituição pública petropolitana; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - UFRJ,; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Janaina Moreira de Oliveira Goulart

A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS NO ESTADO DE GOIÁS E OS SENTIDOS DA DESDEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO; 2022; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Djenane Luisa Freire Firmino

A ampliação da oferta de educação infantil no município de Niterói (RJ): a política de matrícula e a ação dos diretores escolares; 2020; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Marcos Rangel de Lima

Uma política de desconstrução da escola pública: avaliações padronizadas, gerencialismo e redução de matrículas discentes na rede estadual do Rio de Janeiro; ; 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Mestrado e Doutorado em População, Território e Estatísticas P) - Escola Nacional de Ciências Estatísticas,; Coorientador: Daniela Patti do Amaral;

Marcela Moraes de Castro

Gestão Democrática e processo de seleção de diretores: uma proposição controversa à democratização da escola pública no Brasil; 2018; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Ellen Lira Brasil

SÁBADO CARIOCA: TEXTO E CONTEXTO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Alexsandra Aparecida do Prado de Aguiar

Reflexões sobre o PNAIC e a formação continuada de professores alfabetizadores da rede municipal de educação do Rio de Janeiro; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Lílian Hermogenes Dias dos Santos

Seleção De Diretores Escolares Em Magé (RJ): Reflexões Sobre A Gestão Democrática E O Poder Local No Município; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Celina Angela Faria Costa Macrini

Formação de conselheiros escolares no município do Rio de Janeiro: caminhos para a gestão democrática das escolas públicas; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Helena Ferreira da Silva

Formação continuada dos profissionais de apoio à educação: ações no município do Rio de Janeiro; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Raquel Lobato Ribeiro

Educação de horário integral: perspectivas de implementação; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade professor Miguel Ângelo da Silva Santos FEMASS/FUNEMAC; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Odilane da Silva Pinto Konnup

Conselho Escolar como consolidação de uma gestão democrática; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade professor Miguel Ângelo da Silva Santos FEMASS/FUNEMAC; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Valéria de Jesus Lapa

Gestão Democrática: aproximações entre escola e comunidade; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade professor Miguel Ângelo da Silva Santos FEMASS/FUNEMAC; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Lidiana da Silva Monteiro

Gestão Democrática: uma relação escola, família e comunidade; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade professor Miguel Ângelo da Silva Santos FEMASS/FUNEMAC; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Janiane Salgado Costa dos Santos Rozendo

Condições de Trabalho e Saúde Mental do Professor: um estudo de caso sobre os educadores do município de Macaé; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade professor Miguel Ângelo da Silva Santos FEMASS/FUNEMAC; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Idovan Corrêa da Silva

Antigas e novas gerações: o adoecimento e a deserção do magistério; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade professor Miguel Ângelo da Silva Santos FEMASS/FUNEMAC; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Anamara Crespo Monteiro

A difícil tarefa de educar em escolas de comunidades marcadas pela violência: um breve olhar sobre a relação escola/violência/ética e cidadania; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade professor Miguel Ângelo da Silva Santos FEMASS/FUNEMAC; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Thaís Moreira de Sousa

Evasão na educação de jovens e adultos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade professor Miguel Ângelo da Silva Santos FEMASS/FUNEMAC; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Márcio de Sousa Fidélis

Gestão escolar no contexto neoliberal: relações interpessoais nas escolas de educação infantil; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade professor Miguel Ângelo da Silva Santos FEMASS/FUNEMAC; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Kátia Tatagiba Sily

O brincar no aprendizado infantil; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade professor Miguel Ângelo da Silva Santos FEMASS/FUNEMAC; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Elisa Cristina de Sales Félix

Educação em tempo integral: perspectivas de transformações; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade professor Miguel Ângelo da Silva Santos FEMASS/FUNEMAC; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Claudia Marcia Tomaz Carneiro

Parceria escola e comunidade: uma educação além dos muros da escola; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade professor Miguel Ângelo da Silva Santos FEMASS/FUNEMAC; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Claudia Marcia de Melo Mattos

A motivação como viés norteador dos professores na qualidade do ensino; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade professor Miguel Ângelo da Silva Santos FEMASS/FUNEMAC; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Christiane Tavares Lobo

Gerenciando comportamentos e mediando limites na relação família e escola; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade professor Miguel Ângelo da Silva Santos FEMASS/FUNEMAC; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Adelma José dos Santos Menezes

Inclusão excludente; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade professor Miguel Ângelo da Silva Santos FEMASS/FUNEMAC; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Rodrigo Roli Machado

As verbas para a educação e a descentralização: perspectivas para a rede municipal de Macaé; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade professor Miguel Ângelo da Silva Santos FEMASS/FUNEMAC; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Priscilla Perez

Sistema de Avaliação em larga escala no município de nova Iguaçu (RJ); 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Gabriela Oliveira Feijó

As interferências da implantação do projeto ?Escolas do Amanhã? no IDEB de uma escola municipal do Rio de Janeiro; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Monique Silva

Gestão Democrática na escola e os impactos na qualidade da educação: algumas perspectivas; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Marcia Verônica Gonçalves Coelho

Projetos de aceleração de aprendizagem no município do Rio de Janeiro na visão dos professores; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Joana Fernandes de Oliveira e Margareth Uzai Siqueira Ferraz

O papel do gestor no fator de motivação para o professor; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Luciana Munford de Almeida Nunes e Sonia Isabel V

C; Moura; A implantação do Conselho Escolar no munícípio de Itaguaí e suas contribuições para uma gestão democrática; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Agnéia Eccard de Souza

Fracasso Escolar; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Selma Cândida de Lima e Adriana Maria Marins

Educar para transformar na visão democrática; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Tathiana Lopes Pontes e Cintia Vieira

O papel do gestor diante do fracasso escolar; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Claudia Valeria B

S; Mattos e Edna C; Vanderlei Damasceno; Gestão compartilhada: um princípio possível; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Ester de Melo Trindade

Educação Corporativa: Perspectivas Sobre Treinamento, Desenvolvimento E Pedagogia; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

ANA CLARA DINIZ PELLUSO

Homeschooling em debate: textos políticos e disputas federativas; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Pedro Rafael Oliveira Pinto

POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO NA MODALIDADE NORMAL: CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR O CONTEXTO FLUMINENSE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Gabriela Ribeiro de Oliveira

Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Thaiane Santa Lopes de Andrade

Identidade do profissional da pedagogia: tensões desafios das políticas de formação inicial; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Débora Silva Quirino do Nascimento

Plano De Gestão: Um Estudo Sobre Sua Relação Com A Gestão Democrática Na Rede Municipal De Educação Do Rio De Janeiro; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Laiane Cristina Silva dos Santos

Educação corporativa: a formação do pedagogo generalista diante das demandas da educação não formal; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Bruna Gomes Nogueira

Classes Hospitalares: saberes docentes em diálogo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

VIVIANE PAIVA GUIMARÃES MARQUES

ATUAÇÃO EM CLASSES HOSPITALARES: percepções dos estudantes de Pedagogia da UFRJ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Daniele Espadete Nunes

O Lugar de Formação do Gestor Escolar no Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Tayane Mohana Hoy Souza Santos

EDUCAÇÃO CORPORATIVA NA UFRJ: o olhar dos professores formadores; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Karen Cavalcante

Escla de Gestores: limites e perspectivas da formação de gestores escolares; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UFRJ; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Malena Mann Habirian da Costa

O PNEGEB/UFRJ: a experiência do primeiro curso de especialização em gestão escolar à distância; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UFRJ; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Mayara Rodrigues

O curso de Pedagogia das universidades federais do RJ e o lugar da educação não escolar no currículo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UFRJ; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Samara Reis

Impactos do PNEGEB no estado do Rio de Janeiro: os impactos nas redes municipais de educação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UFRJ; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Talita Lassarot

Pedagogia Empresarial: a importância da universidade corporativa no mundo contemporâneo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

[Nome removido após solicitação do usuário]

EDUCAÇÃO CORPORATIVA: O PAPEL DO PEDAGOGO NAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Daniele Cadeira Adriano

O estudante de pedagogia e o desafio de atuar no mercado empresarial; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Kelly Cristina dos Anjos Santiago

A UNIVERSIDADE CORPORATIVA E A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE PEDAGOGIA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Luciana Moraes dos Reis

O DOCENTE DA CLASSE HOSPITALAR: AÇÕES, BUSCAS E ANSEIOS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Rafael Santos

A laicidade do Estado e o ensino religioso nas escolas públicas: um estudo introdutório no estado do Rio de janeiro; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Debora Dias Anastácio

Formação de professores no curso Normal de nível médio: representações sobre o ensino e a aprendizagem da matemática; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Vanesa Rúbia Valim

Casa Ronald McDonald: uma experiência de atendimento pedagógico educacional hospitalar no município do Rio de Janeiro; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Juliana dos Santos Angelo

Formação docente; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Campo-Grandenses; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Lusmar Moraes Barboza

Orientação sexual: uma prática contemporânea; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Campo-Grandenses; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Eulina Pereira de Castro

Educação de surdos entre duas percepções: família e escola; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Campo-Grandenses; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Cláudia Aparecida Marques Lourenço

Classe hospitalar: direito de crianças hospitalizadas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Campo-Grandenses; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Claudia Souza Carvalho

As novas famílias diante de antigas estruturas escolares: caminhos para a atuação do pedagogo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Campo-Grandenses; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Daniele Fernandes de Mattos

Educação Escolar Indígena: uma visibilidade possível e necessária; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Campo-Grandenses; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Gleice Ketlin de Carvalho Gordiano

Violência nas escolas: um olhar sobre as questões da violência dentro do espaço escolar; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Campo-Grandenses; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Paluza Lopes dos Santos

O autismo infantil:um mundo descoberto mas ainda desconhecido; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Campo-Grandenses; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Marcia Cristina da SIlva Araújo

Transtorno e déficit de atenção/hiperatividade no primeiro segmento do ensino fundamental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Campo-Grandenses; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Claudia dos Santos Mattos

O papel do desenvolvimento corporal para a criança com síndrome de Down; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Campo-Grandenses; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Leniedja da Silva Brandão Barbosa

Reflexões sobre autismo infantil: quandoa diferença nunca deve ser motivo de exclusão; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Campo-Grandenses; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Suelen Rodrigues Ribeiro

Síndrome de Down: ser normal é ser diferente; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Campo-Grandenses; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Simone Alves de Carvalho Soares

Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: interfaces entre o papel da escola e da família; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Campo-Grandenses; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

ANNE CAROLINE DE SOUZA LAURENTINO

MÉRITO, DESEMPENHO E PARTICIPAÇÃO: PERFIL DOS DIRETORES ESCOLARES NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E DEMAIS LEGISLAÇÕES; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Karen Cavalcante Lima

A Formação Em Serviço Dos Gestores Das Escolas Públicas: Impactos Do Programa Nacional Escola De Gestores Da Educação Básica Pública No Estado Do Rio De Janeiro; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - UFRJ, UFRJ; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Daniele Espadete

Experiências de gestão democrática nas redes municipais de educação do Rio de Janeiro; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - UFRJ, UFRJ; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Samara Reis de Souza

Impactos do PNEGEB no estado do Rio de Janeiro: o caso da rede municipal de Nova Iguaçu; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - UFRJ, UFRJ; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Malena Mann Habirian da Costa

A Formação Em Serviço Dos Gestores Das Escolas Públicas: Impactos Do Programa Nacional Escola De Gestores Da Educação Básica Pública No Estado Do Rio De Janeiro; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Isadora Loyola

Curso de extensão em gestão escolar; 2018; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Oton Duarte da Silva

orientação de monitoria da disciplina Pedagogia Empresarial; 2014; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UFRJ, UFRJ; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Oton Duarte

Monitoria na disciplina Pedagogia Empresarial; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UFRJ, UFRJ; Orientador: Daniela Patti do Amaral;

Foi orientado por

Renato José de Oliveira

Faculdade de Educação da UFRJ: argumentos pela sua constituição como território de formação teórica e prática dos licenciandos; 2008; Tese (Doutorado em Curso de Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Renato Jose de Oliveira;

Guaracira Gouvêa de Sousa

Avaliação Comparativa da Utilização dos Modos do Brincando com a Ciência nos Espaços do MAST e da Praça da Ciência em Quintino; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guaracira Gouvêa de Sousa;

Fátima Bayma de Oliveira

O ProUni e o acesso ao ensino superior: estudo introdutório sobre os usuários do programa na zona oeste do município do Rio de Janeiro; 2010; Fundação Getulio Vargas,; Fátima Bayma de Oliveira;

Produções bibliográficas

  • BITTENCOURT, B. ; CASTRO, M. M. ; AMARAL, DANIELA PATTI DO . Democracia e democratização da escola: a eleição-participação como contexto de uma meta. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 15, p. 1-20, 2021.

  • BITTENCOURT, B. ; AMARAL, DANIELA PATTI DO . A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO DO MUNICÍPIO DE QUEIMADOS (RJ): A TRAJETÓRIA DE ELEIÇÃO PARA DIRETORES ESCOLARES. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 25, p. 168-187, 2021.

  • AMARAL, DANIELA PATTI ; CASTRO, M. M. . SELEÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: HIBERNAÇÃO DA DEMOCRACIA NA AGENDA POLÍTICA DOS MUNICÍPIOS. REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL , v. 10, p. 1-13, 2021.

  • BITTENCOURT, B. ; AMARAL, DANIELA PATTI . Eleição e consulta pública como faces de seleção de diretores: análise das políticas municipais em Duque de Caxias (RJ). REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 15, p. 1-18, 2021.

  • AMARAL, DANIELA PATTI DO . Seleção de diretores escolares no estado do Rio de Janeiro: critérios técnicos e participação da comunidade nos textos políticos municipais. RETRATOS DA ESCOLA , v. 15, p. 973-996, 2021.

  • AMARAL, DANIELA PATTI ; CASTRO, MARCELA MORAES . Seleção de diretores escolares no Estado do Rio de Janeiro: a participação da comunidade no (con)texto político. ROTEIRO , v. 45, p. 1-22, 2020.

  • BITTENCOURT, B. ; AMARAL, DANIELA PATTI DO . A PRATICA DOS ORIENTADORES PEDAGOGICOS EM QUEIMADOS (RJ) NA PERSPECTIVA DE UMA GESTAO DEMOCRATICA. Linguagens, Educação e Sociedade , v. 44, p. 159-185, 2020.

  • BITTENCOURT, B. ; AMARAL, DANIELA PATTI . O orientador pedagógico na política educacional: disputas e tensões. DEBATES EM EDUCAÇÃO , v. 12, p. 60-75, 2020.

  • AMARAL, DANIELA PATTI DO ; CASTRO, M. M. . Educação moral e cívica: a retomada da obrigatoriedade pela agenda conservadora. CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE) , v. 50, p. 1078-1096, 2020.

  • AMARAL, DANIELA PATTI DO ; OLIVEIRA, Renato José de ; SOUZA, E. . Modelos de Ensino Religioso nas escolas públicas brasileiras: espaços e tempos de disputas. Educação e Cultura Contemporânea , v. 17, p. 236-256, 2020.

  • MORGAN, K. ; AMARAL, DANIELA PATTI DO . Gestão democrática e participação na decisão nas escolas: análise das legislações das redes municipais do estado do Rio de Janeiro. REVISTA EM ABERTO - INEP , v. 33, p. 61-76, 2020.

  • CASTRO, M. M. ; AMARAL, DANIELA PATTI DO . n. 2 - SELEÇÃO DE DIRETORES DE ESCOLA COMO DEMANDA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL: A AGENDA DISSONANTE DA POLÍTICA NO RIO DE JANEIRO. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS , v. 13, p. 01-17, 2019.

  • AMARAL, DANIELA PATTI DO . Seleção de diretores de escolas públicas: argumentos sobre o mérito do candidato. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE) , v. 42, p. 308-317, 2019.

  • CASTRO, M. M. ; AMARAL, DANIELA PATTI DO . ESTUDANTES EM CENA: A OCUPAÇÃO COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA PELA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO RIO DE JANEIRO. e-Mosaicos , v. 8, p. 3-18, 2019.

  • GOULART, Janaina ; AMARAL, DANIELA PATTI DO . Conselhos Escolares na Rede Estadual do Rio de Janeiro: participação ou participacionismo?. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 44, p. 53, 2019.

  • AMARAL, DANIELA PATTI ; CASTRO, MARCELA MORAES DE . Juventude e participação: PEE/RJ como efeito da prática da política democrática. TEXTURA - ULBRA , v. 21, p. 174-196, 2019.

  • AMARAL, DANIELA PATTI DO ; FONSECA, A. M. . O ENSINO DE INGLÊS NAS ESCOLAS PÚBLICAS: DA EXPANSÃO À OBRIGATORIEDADE. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 15, p. 503-525, 2019.

  • AMARAL, DANIELA PATTI DO ; OLIVEIRA, A. C. P. . Apresentação: Dossiê temático gestão Democrática da Educação. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO , v. 14, p. 5-12, 2019.

  • AMARAL, DANIELA PATTI DO . PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA SELEÇÃO DE DIRETORES DE ESCOLAS PÚBLICAS: movimentos no estado do Rio de Janeiro. EDUCATIVA (GOIÂNIA. ONLINE) , v. 22, p. 1-21, 2019.

  • AMARAL, DANIELA PATTI DO . A regulamentação da gestão democrática e a ação do Ministério Público: desdobramentos no estado do Rio de Janeiro. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 22, p. 9-30, 2018.

  • AMARAL, DANIELA PATTI DO . Seleção de diretores de escolas públicas e avaliação do desempenho do candidato. RETRATOS DA ESCOLA , v. 12, p. 43-55, 2018.

  • SOARES, A. J. G. ; BRANDOLIN, F. ; AMARAL, D.P. . Desafios e Dificuldades na Implementação do Programa Mais Educação: percepção dos atores das escolas. EDucação e Realidade Edição eletrônica , v. 42, p. 1059-1079, 2017.

  • AMARAL, D.P. ; OLIVEIRA, Renato José de ; SOUZA, E. . Argumentos para a formação do professor de ensino religioso no projeto pedagógico do curso de ciências das religiões da UFPB: que docente se pretende formar?. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP , v. 98, p. 270-292, 2017.

  • FOUYER, M. L. ; AMARAL, D.P. . O papel dos conselhos escolares na consolidação da gestão democrática: um estudo no município de Mangaratiba (RJ). XXIII SIMPOSIO BRASILEIRO / V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO/ I COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO , v. 37, p. 605-619, 2016.

  • AMARAL, D.P. . GESTÃO DEMOCRÁTICA: questões sobre a gestão escolar em escolas públicas no Brasil e em Portugal. Revista Trabalho, Política e Sociedade , v. 1, p. 77, 2016.

  • AMARAL, DANIELA PATTI DO . Mérito, desempenho e participação nos planos municipais de educação: sentidos da gestão democrática. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 20, p. 385-404, 2016.

  • AMARAL, D.P. . Classes hospitalares no município do rio de janeiro: as vozes das professoras. Educação e Políticas em Debate , v. 4, p. 69-84, 2015.

  • OLIVEIRA, Renato José de ; Andréa Penteado de Menezes ; ALVES, C. N. ; AMARAL, D.P. . Ética na Visão de Mundo de Alunos do Ensino Fundamental: o caso de uma escola pública municipal. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (IMPRESSO) , v. 94, p. 78-99, 2013.

  • AMARAL, D.P. ; Freire, Djenane . Formação de dirigentes municipais de educação: a experiência do pradime na ufrj. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação , v. 29, p. 117-135, 2013.

  • AMARAL, D.P. ; Oliveira, Fatima Bayma de . O ProUni e a conclusão do ensino superior: questões introdutórias sobre os egressos do programa na zona oeste do Rio de Janeiro. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso) , v. 19, p. 21-42, 2011.

  • AMARAL, D.P. ; OLIVEIRA, Renato José de . Na Contramão do Ensino Médio Inovador: propostas do legislativo federal para inclusão de disciplinas obrigatórias. Cadernos CEDES (Impresso) , v. 31, p. 209-230, 2011.

  • AMARAL, D.P. ; Oliveira, Fatima Bayma de . O Prouni e a Conclusão do Ensino Superior: Novas Trajetórias Pessoais e Profissionais dos Egressos. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação , v. 19, p. 861-890, 2011.

  • AMARAL, D.P. ; OLIVEIRA, Renato José de . A formação docente na Universidade do Brasil: um balanço dos últimos 80 anos. Revista Contemporânea de Educação , v. Julho, p. 124-146, 2008.

  • AMARAL, D.P. . Ética, moral e civismo: difícil consenso. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso) , v. 37, p. 351-369, 2007.

  • OLIVEIRA, Renato José de ; AMARAL, D.P. . A retórica sobre o ensino religioso no Brasil: uma contribuição para a democracia?. Educação e Cultura Contemporânea , v. 4, p. 105-120, 2007.

  • AMARAL, D.P. . Formação e prática pedagógica em classes hospitalares. Malha Atlantica, Portugal, v. 1, p. 1-8, 2003.

  • AMARAL, DANIELA PATTI DO ; CASTRO, M. M. (Org.) . Políticas educacionais no Estado do Rio de Janeiro: provocações sobre democracia e gestão da escola pública.. 1. ed. Brasília: ANPAE, 2021. 138p .

  • Sabrina Moehlecke (Org.) ; AMARAL, D.P. (Org.) ; FERNANDEZ, S. J. (Org.) . História, Políticas e experiências de gestão escolar: o lugar da orientação pedagógica nos sistemas de ensino públicos do Rio de Janeiro. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2017.

  • AMARAL, D.P. ; PEREIRA, A. (Org.) ; AROSA, A. (Org.) ; FERNANDEZ, S. (Org.) . Gestão Escolar pública: desafios contemporâneos. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação Vale, UNESCO, 2015. 80p .

  • AMARAL, DANIELA PATTI DO . SELEÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: TEXTOS LEGAIS E (IN)FIDELIDADES NORMATIVAS. In: Daniela Patti do Amaral; Marcela Moraes de Castro. (Org.). Políticas educacionais no Estado do Rio de Janeiro: provocações sobre democracia e gestão da escola pública.. 1ed.Brasília: ANPAE, 2021, v. , p. 18-34.

  • AMARAL, DANIELA PATTI . CRITÉRIOS TÉCNICOS E PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA SELEÇÃO DE DIRETORES DE ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO: QUAL GESTÃO DEMOCRÁTICA EM CENA?. In: Jorge Nassim Vieira Najjar; Alba Valéria Baensi;Débora da Silva Vicente. (Org.). Conselhos Escolares e Gestão Democrática: Alguns temas em debate. 1ed.Rio de Janeiro: Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, 2019, v. 1, p. 30-43.

  • AMARAL, DANIELA PATTI DO . MÉRITO, DESEMPENHO E PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE: PERFIL DOS DIRETORES DE ESCOLAS PÚBLICAS NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO. In: Lucília Augusta Lino; Jorge Najjar. (Org.). Planos de educação, democracia e formação: desafios em tempos de crise. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. 1, p. 221-238.

  • AMARAL, DANIELA PATTI DO ; FONSECA, A. M. . Ampliação da jornada escolar no município do Rio de Janeiro: a agenda política e o contexto do Programa Rio Criança Global. In: Antonio Gomes Ferreira; Elisangela da Silva Bernado; Janaína Specht da Silva Menezes. (Org.). Política e Gestão da Educação em Tempo Integral: desafios contemporâneos. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 215-238.

  • AMARAL, D.P. . QUESTÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO. In: Moehlecke, Sabrina; Daniela Patti do Amaral, Fernández, Silvina Julia.. (Org.). História, Políticas e Experiências de gestão escolar: o lugar da orientação pedagógica nos sistemas de ensino públicos do Rio de Janeiro. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2017, v. , p. 85-104.

  • AMARAL, D.P. ; CASARES, M. F. ; SILVA, F. M. C. ; LIMA, B. F. . O CURSO DE FORMAÇÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: a experiência no município de Mesquita (RJ). In: Moehleke, Sabrina; Amaral, Daniela Patti do; Fernández, Silvina Julia. (Org.). História, políticas e experiências de gestão escolar: o lugar da orientação pedagógica nos sistemas de ensino públicos do Rio de Janeiro. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2017, v. , p. 129-151.

  • FOUYER, M. L. ; AMARAL, D.P. . O papel dos conselhos escolares na consolidação da gestão democrática: um estudo no município de Managaratiba (RJ). In: Oliveira, Lia Maria eixeira de; LINO, Lucília Augusta; Cavalcante Junior, Jose Airton Chaves. (Org.). Conselhos escolares: desafios cotidianos da gestão demcrática. 1ed.Seropédica: UFRRJ, 2017, v. 1, p. 49-66.

  • AMARAL, D.P. ; MANN, M. . Formação em serviço de gestores escolares a distância: a experiência na UFRJ. In: Ana Maria Cavaliere; Antonio Jorge Gonçalves Soares. (Org.). Educação Pública no Rio de Janeiro: novas questões à vista. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X - FAPERJ, 2015, v. , p. 237-250.

  • AMARAL, D.P. . O ProUni e a expansão do acesso ao ensino superior: algumas questões de análise. In: MARQUES, Eugênia Portela de Siqueira; SILVA, Eduardo Henrique Oliveira da. (Org.). O Programa Universidade para Todos no Contexto da Educação Superior no Brasil. 1ed.São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2015, v. , p. 21-41.

  • AMARAL, D.P. ; PEREIRA, A. ; AROSA, A. ; FERNANDEZ, S. J. . A formação dos gestores escolares na perspectiva da gestão democrática: políticas e práticas. In: Daniela Patti do Amaral. (Org.). Gestão Escolar Pública: desafios contemporâneos. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Vale, UNESCO, 2015, v. , p. 27-38.

  • AMARAL, D.P. . Ética e cidadania como disciplinas escolares: panacéia para os males da sociedade contemporânea?. In: OLIVEIRA, Renato José de; LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. (Org.).. (Org.). Ética e Educação: uma abordagem atual.. 1eded.Curitiba: CRV, 2009, v. 1, p. 43-69.

  • AMARAL, D.P. . Paradigmas da inclusão, uma introducão. In: Francisco de Paula Nunes Sobrinho. (Org.). Inclusão educacional: pesquisa e interfaces ISBN 8598213012. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2003, v. , p. -.

  • AMARAL, D.P. . A Ciencia,o brincar e os espaços nao formais de educação. In: Alda Marin; Aida SIlva; Maria Ines Souza. (Org.). Situações didáticas ISBN 858630519-7. São Paulo: JM Editora, 2003, v. , p. -.

  • SNTOS, M. A. ; PRESTES, A. ; AMARAL, D.P. . Quem escolhe o diretor escolar?. Carta Educação, Rio de Janeiro, 03 mar. 2016.

  • AMARAL, D.P. . Jovem de hoje: alienado ou muito pelo contrário?. Revista FEUC em foco, Rio de Janeiro, 27 maio 2013.

  • CONCEICAO, J. W. S. ; AMARAL, D.P. . CONCEPÇÕES DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE MESQUITA (RJ): O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM FOCO. In: VI SEMINÁRIO ESTADUAL DA ANPAE-RJ XIII ENCONTRO REGIONAL DA ANFOPE, 2017, Niterói. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2017. v. 43. p. 352-368.

  • AMARAL, D.P. ; SOUZA, E. . Formação docente para o ensino religioso: análise retórica sobre o projeto político-pedagógico do curso de licenciatura em ciências das religiões da UFPB. In: 37a Reunião Nacional da ANPEd, 2015, Florianópolis. PNE: Tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Florianópolis: ANPEd, 2015.

  • AMARAL, D.P. ; REIS, S. . PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES: A FORMAÇÃO À DISTÂNCIA DOS GESTORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. In: IV Congresso Ibero Americano de Política e Administração da educação, 2014, Porto. Políticas e Práticas de Administração e Avaliação na educação Ibero-America. Porto-Portugal: Cadernos ANPAE, 2014.

  • AMARAL, D.P. ; LIMA, K. C. . Escola de Gestores: Perspectivas e Desafios da Formação de Diretores das Escolas Públicas à Distância. In: IV Seminário Estadual da ANPAERJ, 2014, Niterói. 25 anos da Constituição Cidadã: repercussões nas políticas públicas de educação. Niterói: NITPRESS/ANPAERJ, 2014.

  • AMARAL, D.P. ; LIMA, K. C. . Escola de Gestores: perspectivas e desafios da formação de diretores das escolas públicas á distância.. In: Congresso Nacional de Professores; Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindóia. Por uma revolução no campo da formação de professores. Águas de Lindóia: Universidade Estadual Paulista, 2014. p. 7806-7817.

  • AMARAL, D.P. ; Oliveira, Fatima Bayma de . Políticas de formação de professores no país: será o ProUni o novo protagonista da formação de mão de obra docente?. In: 34ª Reunião Anual da ANPEd, 2011. Educação e Justiça Social. Natal : ANPEd, 2011., 2011, Natal-RN.. 34ª Reunião Anual da ANPEd, 2011. Educação e Justiça Social.. Natal-RN: ANPEd, 2011.

  • AMARAL, D.P. . O Programa Universidade para Todos e o acesso ao ensino superior: diferentes discursos, difíceis consensos. In: 33a Reunião Anual da ANPEd, 2010, Caxambu, MG. Educação no Brasil: o balanço de uma década. Rio de Janeiro: ANPEd, 2010.

  • OLIVEIRA, Renato José de ; AMARAL, D.P. ; Andréa Penteado de Menezes ; Renata Biscaia Raposo Barreto ; ALVES, C. N. . O que pensam alunos do ensino fundamental sobre valores morais e ética?. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Pesquisa em educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI. São Carlos, SP., 2009.

  • AMARAL, D.P. ; OLIVEIRA, Renato José de . Os argumentos do auditório: o que pensam os licenciandos da UFRJ sobre os professores da Faculdade de Educação. In: IX Encontro de pesquisa em educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos. IX Encontro de pesquisa em educação da Região Sudeste. Pesquisa em educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI.2 ISSN 2175-2087. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2009.

  • AMARAL, D.P. ; OLIVEIRA, Renato José de . A formação pedagógica dos licenciandos da UFRJ: dilemas e perspectivas. In: X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores Formação de professores e a Prática Docente: Os Dilemas Contemporâneos. São Paulo : Editora Unesp, 2009. v. 01, 2009, Águas de Lindóia, SP.. X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores Formação de professores e a Prática Docente: Os Dilemas Contemporâneos - ISSN 21757054. Águas de Lindóia: UNESP - Universidade Estadual Paulista, 2009. p. 5872-5884.

  • AMARAL, D.P. ; OLIVEIRA, Renato José de . Formação de Professores na Universidade Federal do Rio de Janeiro: a retórica do discurso do licenciando sobre a formação pedagógica. In: 31a. Reunião Anual da Anped,, 2008, Caxambu.. Constituição Brasileira, Direitos Humanos e Educação. Rio de Janeiro: Anped, 2008. v. v.31. p. 1-18.

  • AMARAL, D.P. ; OLIVEIRA, Renato José de . O papel da faculdade de educação da UFRJ na formação de seus licenciandos a partir da análise retórica do discurso dos alunos. In: Semana de Integração Acadêmica, 2006, Rio de Janeiro. Semana de Integração Acadêmica, 2006.

  • AMARAL, D.P. ; OLIVEIRA, Renato José de ; OLIVEIRA, Julio Cesar Almeida de ; DUTRA, Liz Rejane Lopes ; LIMA, Ana Cristina Esteam de ; NASCIMENTO, Priscila Melo Do . Visão de ética nos projetos político pedagógicos de escolas de ensino fundamental. In: Semana de Integração Acadêmica, 2006, Rio de Janeiro. Semana de Integração Acadêmica, 2006.

  • CONCEICAO, J. W. S. ; AMARAL, DANIELA PATTI DO . PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MESQUITA (RJ) E OS SENTIDOS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2017, João Pessoa. Estado, Políticas e Gestão da Educação: tensões e agendas em (des)construção. João Pessoa: Biblioteca ANPAE Série Cadernos ANPAE, 2017. v. 45. p. 486-490.

  • AMARAL, DANIELA PATTI DO . MÉRITO, DESEMPENHO E PARTICIPAÇÃO NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2017, João Pessoa. Estado, Políticas e gestão da educação: Tensões e agendas em (des)construção. João Pessoa: Biblioteca ANPAE / Série Cadernos ANPAE, 2017. v. 45. p. 1716-1720.

  • CONCEICAO, J. W. S. ; AMARAL, D.P. . Concepções de gestão democrática na educação de Mesquita (RJ): o plano municipal de educação em fofo. In: VI Seimario Estadual da ANPAE RJ E XIII Encontro estadual da ANFOPE RJ, 2017, Niterói. O Plano Nacional de Educação em tempos de crise. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2017. p. 56.

  • AMARAL, D.P. . Planos municipais de educação e os sentidos da gestão demcrática. In: VI Seminário Estadual da ANPAE RJ e XIII Encontro estadual da ANFOPE RJ, 2017, Niterói. O Plano Nacional de Educação em Tempos de Crise. Niterói: Universidade Federal FLuminense, 2017.

  • FOUYER, M. L. ; AMARAL, D.P. . O PAPEL DOS CONSELHOS ESCOLARES NA CONSOLIDAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE MANGARATIBA (RJ). In: V Seminário Estadual da ANPAE-RJ, 2016, Niterói. A LDB e as Políticas Educacionais: Perspectivas, Possibilidades e Desafios 20 anos depois. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2016.

  • AMARAL, D.P. ; SOUZA, E. . Formação docente para o ensino religioso. In: 37a Reunião Nacional da ANPEd, 2015, Florianópolis. Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Rio de Janeiro: ANPEd, 2015. p. 92-93.

  • AMARAL, D.P. ; OLIVEIRA, Renato José de . A formação pedagógica dos licenciandos da UFRJ: dilemas e perspectivas.. In: X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores Formação de professores e a Prática Docente: Os Dilemas Contemporâneos, 2009, Águas de Lindóia, SP. X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores Formação de professores e a Prática Docente: Os Dilemas Contemporâneos -. Águas de Lindóia, SP: UNESP - Universidade Estadual Paulista, 2009., 2009. p. 45-45.

  • AMARAL, D.P. . Faculdade de Educação da UFRJ: território de formação dos licenciandos. In: IX Congresso Estadual Paulista de Formação de Educadores, 2007, Águas de Lindóia. IX Congresso Estadual Paulista de Formação de Educadores. São Paulo: Universidade Estadual Paulista - UNESP, 2007. v. único. p. 23-32.

  • AMARAL, D.P. . MARANDINO, M; GOUVEA, G. AMARAL, D.P.Padrões de interação das crianças com os módulos do Brincando com a Ciência em espaços formais e não-formais de ensino.VI Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 1997, São Paulo. Coletânea do VI Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia. São Paulo: Faculdade de Educaçao da USP, 1997. p.147-150.. In: VI Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 1997, Sao Paulo. VI Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 1997. p. 147-150.

  • BITTENCOURT, B. ; GOULART, Janaina ; AMARAL, D.P. . A escala da democracia na seleção de diretores no município de Duque de Caxias (RJ).. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , 2022.

  • ALMEIDA, M. E. ; SOUZA, E. C. P. ; AMARAL, D.P. . Avaliação Nacional da alfabetização e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (20130: pressupostos iniciais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, E. C. P. ; AMARAL, D.P. . Pacto nacional pela alfabetização na idade certa PNAIC: política de formação continuada presencial em debate. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AMARAL, D.P. ; SOUZA, S. R. . Programa Escola de Gestores: a formação a distancia dos gestores das escolas públicas no estado do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANASTACIO, D. D. ; AMARAL, D.P. . XVII Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AMARAL, D.P. ; LIMA, K. C. . Escola de Gestores: perspectivas e desafios da formação de diretores das Escolas públicas a distância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMARAL, D.P. . A educação e as políticas públicas para as licenciaturas: propostas, resultados e perspectivas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AMARAL, D.P. . A formação em serviço dos gestores da escola pública: impactos do PNEGEB na rede pública do estado do Rio de Janeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AMARAL, D.P. ; OLIVEIRA, Renato José de . O argumentos do auditório: o que pensam os licenciandos da UFRJ sobre os professores da Faculdade de Educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Renato José de ; Renata Biscaia Raposo Barreto ; Andréa Penteado de Menezes ; ALVES, C. N. ; Flavia Maciel Hargreaves ; AMARAL, D.P. . Valores Éticos/Morais no Cotidiano de Alunos do Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AMARAL, D.P. . Resenha do Livro: Ética e formação de professores: política, responsabilidade e autoridade em questão. Rio de Janeiro: Revista Teias, v. 12, n. 25 (2011). Publicação eletrônica do ProPed/UERJ, 2011 (Resenha).

Outras produções

AMARAL, D.P. . Palestra Professor: trabalho, tarefa ou atividade?. 2007.

AMARAL, D.P. . palestra Atendimento pedagógico educacional hospitalar. 2007.

OLIVEIRA, Renato José de ; AMARAL, D.P. ; Renata Biscaia Raposo Barreto ; OLIVEIRA, Julio Cesar Almeida de ; LIMA, Ana Cristina Estevam de ; NASCIMENTO, Priscila Melo Do ; MASSENA, Elisa Prestes . A Ética nos Projetos Pedagógicos Escolares - Relatório de pesquisa. 2007.

AMARAL, D.P. . Palestra sobre a vida e obra de Paulo Freire - ministrada na disciplina Didática Especial de Física no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2005.

AMARAL, D.P. . Aula Magna sobre o curso de Pedagogia no Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. 2004.

AMARAL, D.P. . Palestra Pesquisa em Educaçao durante a Semana de Educaçao sobre Formaçao continuada - Pedagogia por excelência e opção no Cento Universitário Moacyr Sreder Bastos. 2004.

AMARAL, D.P. . Dicas dos Professores. 2000.

CAZELLI, Sibele ; FALCAO, Douglas ; VALENTE, Marie Ester ; GOUVEA, Guaracira ; REBELLO, Lucia ; FONSECA, Omar ; NOGUERIA, Anderson . As estações do ano: a Terra em movimento. 1997.

AMARAL, D.P. . Os desafios do Rio de Janeiro em seus 450 anos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AMARAL, D.P. . Em pauta, as ousadias necessárias à educação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AMARAL, D.P. . Plano Nacional de Educação e a gestão escolar. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AMARAL, D.P. . Jovem de hoje: alienado ou muito pelo contrário?. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AMARAL, DANIELA PATTI DO . Curso de Extensão em Gestão Escolar na perspectiva da gestão democrática. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AMARAL, DANIELA PATTI DO . Curso de extensão em coordenação pedagógica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AMARAL, DANIELA PATTI DO . Curso de Extensão em Gestão Escolar - Formação de diretores escolares: diálogos com o político e o pedagógico. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AMARAL, D.P. ; SEPULVEDA, J. A. ; PEREIRA, A. . Curso de Extensão em Gestão Escolar. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AMARAL, D.P. ; AROSA, A. . Atendimento escolar a estdantes hospitalizados: classe hospitalar. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AMARAL, D.P. . Metodologia do trabalho científico ISBN 978-85-60447-16-9. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático ISBN 978-85-60447-16-9).

AMARAL, D.P. . Didática do ensino superior ISBN 978-85-60447-12-1. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

AMARAL, D.P. . Ensino religioso nas escolas: uma questão legal, religiosa ou política?. 2008. (Palestra).

AMARAL, D.P. . Pedagogia do resgate: atendimento pedzgógico educacional hospitalar. 2007. (Palestra).

AMARAL, D.P. . O curso de Pedagogia. 2004. (Aula Magna).

AMARAL, D.P. . Pesquisa em educação. 2004. (Palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    GESTÃO DEMOCRÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS: CENÁRIOS NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Descrição: O objetivo geral da pesquisa é investigar nos municípios do estado do Rio de Janeiro em que a gestão democrática já foi regulamentada através de legislações aprovadas após a sanção dos planos de educação, como os processos de seleção de diretores e a configuração dos diferentes colegiados para uma gestão democrática estão sendo colocados em cena no contexto da prática. Analisar as legislações aprovadas após o Plano Nacional de Educação e os Planos municipais de educação que regulamentaram a gestão democrática e os processos de seleção de diretores das escolas públicas nos municípios fluminenses. Os objetivos específicos da pesquisa são - Investigar as apropriações nas legislações desses municípios acerca do atendimento às determinações do PNE sobre a seleção de diretores das escolas públicas em relação ao que cada instância subnacional definiu como mérito, desempenho e participação da comunidade. - Investigar e analisar os movimentos municipais acerca da configuração dos espaços colegiados ? conselhos escolares, grêmios estudantis e associações de pais e mestres no contexto da prática dos municípios selecionados. A partir do exposto, a proposta que irá nortear esse estudo integra-se à linha de pesquisa de Políticas e Instituições Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ. Tais estudos priorizam a compreensão dos efeitos das políticas do Estado sobre a educação escolar. Aprovado pelo comitê de ética em pesquisa. Financiamento FAPERJ edital APQ1.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Daniela Patti do Amaral - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Gestão democrática: um estudo sobre as práticas colegiadas e a gestão em escolas públicas no Brasil e em Portugal, Descrição: A presente pesquisa buscará analisar as concepções de gestão democrática presente nos documentos legais e nas práticas colegiadas construídas em escolas públicas no Brasil e em Portugal em busca de argumentos que traduzam práticas e ?ideais democrático-participativos? (LIMA, 2014, p.1073). O objetivo geral da pesquisa é investigar as práticas colegiadas e os espaços decisórios nas escolas públicas do Brasil e em Portugal no contexto da gestão democrática. E tem como objetivos específicos: - Investigar as concepções acerca de gestão escolar e gestão democrática presentes nos documentos legais de âmbito nacional e estadual no Brasil e em Portugal; - Investigar práticas colegiadas desenvolvidas nas escolas públicas brasileiras da rede estadual do Rio de Janeiro e portuguesas a partir da perspectiva da gestão democrática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Daniela Patti do Amaral - Coordenador.

  • 2012 - 2015

    A formação em serviço dos gestores das escolas públicas: impactos do programa nacional escola de gestores da educação básica pública no estado do rio de janeiro, Descrição: O objetivo geral da pesquisa é avaliar os impactos de uma política pública em educação voltada à formação de profissionais da educação, na modalidade à distância, no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública realizado pela UFRJ. O que chamamos de impacto recai sobre a percepção do usuário do Programa, isto é, os egressos da primeira turma do curso de especialização em gestão escolar e suas percepções sobre a formação oferecida pelo curso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Daniela Patti do Amaral - Coordenador / Malena Mann - Integrante / Karen Cavalcante - Integrante / Samara Reis de Souza - Integrante / Sergio Gonçalves da Cunha - Integrante / Evelin Souza - Integrante / Deborah Dias Anastacio - Integrante / Maria Elisa Almeida - Integrante., Financiador(es): UFRJ - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    O ProUni e o acesso ao ensino superior: estudo introdutório sobre os usuários do programa na zona oeste do município Rio de Janeiro, Descrição: O presente estudo tem por objetivo geral avaliar os impactos de uma política pública em educação voltada à inclusão no ensino superior privado, através de bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos - ProUni, de populações com baixas chances de acesso ao ensino superior. Investigar de que forma se deu o ingresso e a conclusão dos cursos em duas IES privadas da zona oeste do município do Rio de Janeiro, especificamente no bairro de Campo Grande; e investigar o impacto da ProUni no bem estar dos indivíduos a partir de indicadores como renda; inserção no mundo do trabalho; ascensão profissional e os canais pelos quais os indivíduos foram afetados através de indicadores não quantitativos como motivação, auto-estima e alargamento da rede social. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós Doutorado em Administração realizado na EBAPE - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, vinculada à Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, sob orientação da Prof.Dra. Fatima Bayma de Oliveira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniela Patti do Amaral - Coordenador / Oliveira, Fatima Bayma de - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Acompanhamento e avaliação do Programa Bairro Escola/Mais Educação da Prefeitura de Nova Iguaçu/RJ, Descrição: A pesquisa visa construir um processo de acompanhamento e avaliação do processo de universalização do horário integral na rede pública municipal de Nova Iguaçu;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Daniela Patti do Amaral - Integrante / Sabrina Moehlecke, coordenadora - Coordenador / Marcio da Costa - Integrante / Antonio Jorge Gonçalves Soares - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Valores Éticos/Morais na Visão de Mundo de Alunos do Ensino Fundamental, Descrição: Investigar, por meio de um estudo de caso comparado, que valores éticos/morais e que hierarquias de valores se fazem presentes na visão de mundo de alunos matriculados nas 7ª. e 8ª. séries de escolas de Ensino Fundamental no município do Rio de Janeiro. Serão selecionadas três escolas que ministrem Ensino Fundamental de 5ª. à 8ª. série: uma da rede pública estatal, uma da rede privada, de orientação laica, e outra da rede privada, de orientação confessional. O critério para a escolha das escolas será, além da receptividade das mesmas em relação à pesquisa proposta, o quantitativo de turmas: os estabelecimentos deverão atender a pelo menos duas turmas diferentes de sétima série e a duas turmas diferentes de oitava série, de sorte que possa ser feito o contato com um total de doze turmas. A pesquisa, de caráter qualitativo, se coloca nos marcos de um estudo de caso comparado, que permitirá estabelecer semelhanças e diferenças quanto aos valores éticos/morais cultivados por alunos das redes pública estatal e privada e entre alunos educados conforme uma orientação laica ou confessional. O instrumento inicial para a coleta de dados será um questionário a ser respondido pelos estudantes de sétima e de oitava séries destas escolas. Na medida em que se deseja que as respostas tenham caráter dissertativo, as séries terminais do ensino fundamental (nas quais o aluno, em princípio, já desenvolveu mais a expressão escrita) se mostram como as mais adequadas para este tipo de trabalho. Em um segundo momento, após a análise dos questionários, serão feitas entrevistas semi-estruturadas com os Coordenadores Pedagógicos das escolas visitadas, de modo a confrontar o discurso da instituição com o de seu alunado. Para proceder à análise do material discursivo utilizaremos como referência o método da análise retórica, desenvolvido a partir dos estudos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), Olivier Reboul (2000) e Michel Meyer (1998, 2005).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Daniela Patti do Amaral - Integrante / Renato José de Oliveira - Coordenador / Andréa Penteado de Menezes - Integrante / Cristina Nacif Alves - Integrante / Marcelo Bafica Coelho - Integrante / Renata Biscaia Raposo Barreto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - 2007

    A Ética nos Projetos Pedagógicos Escolares, Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo central analisar o discurso sobre ética presente nos projetos político-pedagógicos (PPP) de escolas que ministram ensino fundamental (5a. à 8a. série) e confrontá-lo com o discurso dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Utilizou como referencial teórico-metodológico a análise retórica, desenvolvida a partir do estudo de autores como Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), Reboul (2000), Toulmin (2001) e Meyer (1998). Em termos gerais, é possível dizer que a análise retórica tem como um dos seus objetivos apontar elementos implícitos a partir do que é explicitado pelo discurso. Assim, como frisa Meyer (1998, p. 27), a retórica não busca obrigatoriamente "sugerir uma conclusão para convencer quem quer que seja, mas pode simplesmente querer significar qualquer coisa a alguém, informá-lo do que pensamos sobre uma questão que é colocada expressamente ou não". Deste modo, procura dimensionar em que medida o discurso é persuasivo, analisando os argumentos apresentados não para dizer se são verdadeiros ou falsos, mas mais ou menos capazes de persuadir os auditórios a que se destinam. Em 2005 foram visitadas 15 escolas de Ensino Fundamental, 07 das quais disponibilizaram seus projetos político-pedagógicos. Foram feitas entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores pedagógicos de 14 dessas escolas e obtidos materiais de divulgação impressa de 06 delas. O discurso escrito (nos projetos e/ou materiais de divulgação impressa) foi confrontado com os depoimentos dos coordenadores pedagógicos, buscando constatar em que medida havia complementaridade ou divergência. O Relatório final da pesquisa foi concluído e permitiu apontar que o trabalho com a ética é considerado muito importante por todas as escolas visitadas. Os PCN influenciam mais o discurso presente nos PPP do que a prática cotidiana escolar, conforme ficou patente nos depoimentos de vários coordenadores pedagógicos... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Daniela Patti do Amaral - Integrante / Renato José de Oliveira - Coordenador / Julio Cesar Almeida de Oliveira - Integrante / Liz Rejane Lopes Dutra - Integrante / Ana Cristina Esteam de Lima - Integrante / Priscila Melo do Nascimento - Integrante / Andréa Penteado de Menezes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1995 - 1997

    Avaliação comparativa dos módulos do Brincando com a Ciência, Descrição: Pesquisa sobre a interação de crianças e jovens com os módulos do Brincando com a Ciência em espaços formais e não formais de educação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Daniela Patti do Amaral - Integrante / Guaracira Gouvea - Integrante / Martha Marandino - Coordenador.

  • 1995 - 1997

    Divulgação científica e educação para a ciência em espaços públicos de educação não-formal, Descrição: Pesquisa sobre a interação de crianças e jovens em diferentes espaços educacionais com os módulos do projeto Brincando com a ciência. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Daniela Patti do Amaral - Integrante / Guaracira Gouvea - Coordenador / Martha Marandino - Integrante.

Prêmios

2014

Moção de Louvor pela atuação nos processos de revalidação de diplomas, Faculdade de Educação da UFRJ.

2013

Moção de Louvor pela atuação na Coordenação de Liceciaturas da Faculdade de Educação, Congregação da Faculdade de Educação da UFRJ.

2010

Aprovação em segundo lugar para o cargo de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas, IBGE.

2008

Aprovação em terceiro lugar no concurso público para professor de ensino superior, Quadro de Pessoal do Comando do Exército - Centro de Estudos de Pessoal; Disciplina Pedagogia.

2007

Professora Homenageada, Curso de Pedagogia Fundação Educacional Unificada Campo-Grandense.

2006

Professora Homenageada, Curso de Pedagogia Fundação Educacional Unificada Campo-Grandense.

2005

Professora Homenageada, Curso de Pedagogia - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos.

2004

Paraninfa, Curso de Pedagogia - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos.

2003

Professora Homenageada, Curso de Pedagogia - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação. , Av. Pasteur, 250 - fundos, Urca, 22290-240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22954047, URL da Homepage:

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Promoção para Professora Associada em outubro de 2016.

2008 - 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Faculdade de Educação, Departamento de Administração Educacional. Cursos em que atuo: licenciaturas. Disciplinas: Educação Brasileira.

2003 - 2004

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação.,Cargo ou função, Comissão de Gestão do Programa de Pós graduação em Educação PPGE.

  • 03/2013

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Brasileira, Gestão Escolar, Gestão Democrática da Educação

  • 01/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Filosofia e Ciencias Humanas, Faculdade de Educacao.,Linhas de pesquisa

  • 07/2008

    Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Brasileira, Estrutura e funcionamento do ensino de primeiro e segundo graus, Planejamento e Avaliação de Sistemas Educacionais, Políticas Públicas em Educação, Questões atuais em educação brasileira, Pedagogia Empresarial

  • 06/2018 - 03/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação.,Cargo ou função, Membro da Comissão deliberativa do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE.

  • 07/2020 - 02/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação.,Cargo ou função, Membro da COAA - Comissão de Orientação Acadêmica dos Alunos - Curso de Pedagogia.

  • 02/2020 - 02/2022

    Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciencias Humanas, Faculdade de Educacao.,Cargo ou função, Substituta eventual da chefia do departamento de administração educacional.

  • 05/2018 - 04/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação.,Cargo ou função, Editor de Seção da Revista Contemporânea de Educação.

  • 04/2019 - 04/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário.,Cargo ou função, Conselheira Representante dos Professores Associados do CFCH.

  • 09/2018 - 11/2018

    Extensão universitária , Faculdade de Educação.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do ciclo de debates: gestão democrática das escolas municipais da rede de Cabo Frio (RJ).

  • 03/2018 - 11/2018

    Extensão universitária , Faculdade de Educação.,Atividade de extensão realizada, Curso de extensão em Gestão Escolar destinado aos gestores escolares da rede municipal de Duque de Caxias.

  • 04/2016 - 06/2016

    Extensão universitária , Faculdade de Educação.,Atividade de extensão realizada, CURSO DE EXTENSÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA.

  • 07/2015 - 04/2016

    Extensão universitária , Faculdade de Educação.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora adjunta do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no estado do Rio de Janeiro.

  • 09/2015 - 12/2015

    Extensão universitária , Faculdade de Educação.,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão.

  • 09/2014 - 12/2015

    Direção e administração, Faculdade de Educação.,Cargo ou função, Vice diretora da Faculdade de Educação.

  • 03/2014 - 03/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Revalidação de Diplomas do Programa de Pós Graduação em Educação PPGE/Faculdade de Educação.

  • 06/2014 - 12/2014

    Extensão universitária , Faculdade de Educação.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora e docente no currso de extensão em gestão escolar destinado aos gestores escolares da rede municipal de Mangaratiba com duração de 96 horas..

  • 03/2012 - 10/2014

    Direção e administração, CEG - Conselho de Ensino e Graduação.,Cargo ou função, Representante da Faculdade de Educação na CPL - Comissão Permanente das Licenciaturas.

  • 01/2014 - 08/2014

    Direção e administração, Faculdade de Educação.,Cargo ou função, Vice coordenadora da formação pedagógica dos cursos de licenciatura.

  • 01/2012 - 12/2013

    Direção e administração, Faculdade de Educação.,Cargo ou função, Coordenadora de Formação Pedagógica dos Cursos de Licienciatura - Faculdade de Educação.

  • 07/2010 - 12/2012

    Direção e administração, Faculdade de Educação.,Cargo ou função, Vice Coordenadora e coordenadora pedagógica do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública MEC/UFRJ.

  • 01/2011 - 12/2011

    Direção e administração, Faculdade de Educação.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Administração Educacional.

  • 04/2011 - 10/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CEG - Conselho de Ensino e Graduação.,Cargo ou função, Conselheira representante do CFCH.

  • 09/2008 - 12/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação.,Cargo ou função, Integrante da Comissão Acadêmica de Atendimento ao Aluno (COAA) - Coordenação de Pedagogia.

  • 07/2008 - 12/2009

    Extensão universitária , Faculdade de Educação.,Atividade de extensão realizada, Coordenador de tutores do Programa Nacional Escola de Gestores na UFRJ, através do convênio celebrado entre MEC e UFRJ, com o objetivo de capacitar gestores da rede pública dos sistemas de ensino do estado do Rio de Janeiro, em nível de Pós-Graduação.

2005 - 2008

Fundação Educacional Unificada Campograndense

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor de ensino superior, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenadora do curso de Pedagogia entre julho de 2005 e dezembro de 2007 Professora da Pós-Graduação. Disciplinas lecionadas: metodologia da pesquisa e legislação educacional.

Atividades

  • 03/2007 - 07/2008

    Ensino, MBA Gestão Acadêmica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Legislação Educacional, Metodologia da pesquisa

  • 08/2005 - 07/2008

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação especial, Filosofia da Educação brasileira, Legislação educacional, Metodologia da educação básica, Métodos e Técnicas de estudo

  • 09/2005 - 12/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Educacional Unificada Campograndense.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Vestibular e da Comissão Própria de Avaliação.

2001 - 2008

Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar II, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas ministradas: legislação educacional, prática em coordenação pedagógica; metodologia da pesquisa.

Atividades

  • 08/2001 - 05/2008

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, estágio supervisionado, Metodologia de pesquisa, políticas públicas em educação, tópicos especias em educação

2008 - 2008

Colégio de Aplicação da UFRJ

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora substituta -orientação educacional, Carga horária: 20

1995 - 1999

Museu de Astronomia e Ciências Afins

Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Fui bolsista de Iniciação científica e Aperfeiçoamento. Trabalhei em projetos como brincando com a Ciência; Praça da Ciência Itinerante e na formação de professores de ciências da educação básica. Atuei como monitora no museu e no programa de atendimento escolar.

2019 - 2021

Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Sede

Vínculo: colaborada, Enquadramento Funcional: Diretora Estadual - Rio de Janeiro, Carga horária: 6