Zeca Jandi

Pesquisador do Centro de Estudos Sócio-económico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa da Guiné-Bissau(INEP). Licenciado em Sociologia pela Universidade Lusófona da Guiné, doutorando em Estudos Étnicos e Africanos do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Desenvolve pesquisa de campo sobre Injunções étnico-politicas, processo eleitoral e as eleições legislativas e presidenciais na Guiné-Bissau. Tem interesse de pesquisa em domínios tais como: culturas de povos da Guiné, com destaque para as instituições de socialização (de produção e reprodução social); questões de identidades étnicas, desigualdades sociais e racismo institucional; histórias de tradição oral de povos da Guiné.

Informações coletadas do Lattes em 04/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Estudos Étnicos e Africanos

2015 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Título: Injunções Étnico-Políticas, Processo Eleitoral e as Eleições Legislativas e Presidências Guiné-Bissau (1994, 1999 e 2014),Orientador: Lívio Sansone
Coorientador: Cládio Alves Furtado. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em Historia e Geografia

1994 - 1998

Escola Normal Superior Tchico -Té
Título: Geografia Africana no Lumiar do século XXI

Graduação em Sociologia

2004 - 2010

Universidade Lusófona da Guiné

Formação complementar

2013 - 2013

Extensão universitária em Workshop I do programa de reforço de capacidades. (Carga horária: 2013h). , Universidade Virtual Africana, UVA, Quênia.

2012 - 2013

Extensão universitária em Ateliê de Harmonização de curricula. (Carga horária: 120h). , Escola Nacional de Administração, ENA, Guiné Bissau.

2012 - 2012

Extensão universitária em Ateliê de Harmonização e Conceptualização de Currí. (Carga horária: 40h). , Universidade Virtual Africana, UVA, Quênia.

2010 - 2010

Extensão universitária em Formação intensiva sobre elaboraçao de Projetos. (Carga horária: 12h). , Instituto Politécnico de Viana do Castelo, IPVC, Portugal.

2010 - 2010

Extensão universitária em Reciclagem de Prática Pedagógica. (Carga horária: 20h). , Liceu João XXIII, LJX, Guiné Bissau.

2000 - 2000

Extensão universitária em Curso de Língua Portuguesa para Professores. , Liceu João XXIII, LJX, Guiné Bissau.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Participação em eventos

Conferência sobre a sociedade Islandesa. Comportamento de fumar e beber de adolescentes da Guiné-Bissau entre 15 e 16 anos em comparação com os pares europeus.. 2019. (Congresso).

Conferência.Comme ça je fais vraiment Chamane - Como isso me fez verdadeiramente Xamã. 2015. (Seminário).

Conferência.Belezas Imaginárias: Antropologia do Corpo e do Parentesco. 2015. (Seminário).

Mini-Curso.Etnografia em tempos de globalização desigualdades nos seguintes domínios: a) a identidade étnica, b) a percepção da desigualdade e c) o processo de patrimonialização das culturas.. 2015. (Seminário).

Seminário Internacional - Herança Intelectual Africana: outras dimensões histórico-culturais. 2015. (Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Injunções Étnico-Políticas, Processo Eleitoral e as Eleições Legislativas e Presidências na Guiné-Bissau (1994, 1999 e 2014), Descrição: O objectivo principal deste projecto de pesquisa, visa compreender as injunções étnico-políticas, o processo eleitoral na Guiné-Bissau.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Zeca Jandi - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas. , jandizeca@gmail.com, Cuntum Madina, 60356001 - Bissau, - Guiné Bissau, Telefone: (00245) 5306777

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - Atual

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Gabinete de Estudos e Projetos, Carga horária: 40

2012 - Atual

Universidade Lusófona da Guiné

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente de Sociologia, Carga horária: 12

2010 - 2012

Instituto Nacional para o Desenvolvimento da Educação

Vínculo: CONTRATO TEMPORÁRIO, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico, Carga horária: 6

2004 - 2010

Liceu João XXIII

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente de História

2001 - 2011

Liceu Samora Moisés Machel

Vínculo: Presidente do Conselho Técnico, Enquadramento Funcional: Presidente do Conselho Técnico Pedagógico

Outras informações:
Professor e coordenador de Geografia e História