Déborah Hevelyn de Assis Macedo
Mestranda na Universidade de Brasília pelo Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde (2019). Graduada em Farmácia pela Universidade de Brasília (2013-2017). Durante a graduação fiz Iniciação Científica na área de nanotecnologia (2015-2016), com foco em liberação sustentada de fármacos e apresentei meu projeto na II Jornada Acadêmica de Farmácia da UnB e no 22º Congresso de Iniciação Científica da UnB. Atuei como Presidente Organizacional na empresa júnior Terapêutica Jr (2016-2017). Fiz estágio voluntário em farmácia de manipulação e dois estágios obrigatórios: um em drogaria e outro em farmácia de manipulação especializada em nutrição parenteral. Também fiz parte da banca organizadora de uma palestra sobre nutrição parenteral para os alunos de farmácia da UnB, uma parceria da Terapêutica Jr com a empresa Nutrifica. Meu trabalho de conclusão de curso abordou o controle de qualidade microbiológico e físico-químico de cremes hidratantes a base de sebo de carneiro.
Informações coletadas do Lattes em 07/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Ciências e Tecnologias em Saúde
2019 - Atual
Universidade de Brasília, UnB
Título: Controle de qualidade de nutrição parenteral para recém-nascidos: avaliação da estabilidade,Orientador:
Eliana Fortes Gris.Palavras-chave: Nutrição parenteral; Recém-nascido; Controle de Qualidade.
Graduação em Farmácia
2013 - 2017
Universidade de Brasília, UnB
Título: Estudo de controle de qualidade microbiológico e físico-químico e análise sensorial de cremes hidratantes a base de sebo de carneiro
Orientador: Camila Alves Areda
Formação complementar
2018 - 2018
Iniciação à pesquisa acadêmica. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
2018 - 2018
Normas para trabalhos acadêmicos segundo ABNT. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
2017 - 2017
Aplicações farmacêuticas e cosméticas sob a ótica da biodiversidade amazôni. (Carga horária: 10h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2016 - 2016
Acupuntura. (Carga horária: 4h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Controle de qualidade de alimentos minimamente processados. (Carga horária: 10h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2015 - 2015
Cosméticos para cuidados dos pés. (Carga horária: 3h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2014 - 2014
Treinamento de configuração e instalação do potenciostato. (Carga horária: 36h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.
Organização de eventos
MACÊDO, D. H. A. ; LAMAS, A. M. R ; ORENGO, G. A. S . O papel do farmacêutico na nutrição parenteral. 2017. (Outro).
Participação em eventos
Encontro Nacional das Empresas Juniores. 2017. (Congresso).
I Simpósio de Farmácia: Áreas em Ascenção. 2017. (Simpósio).
III Jornada Acadêmica de Farmácia. 2016. (Congresso).
Nação Trainee. 2016. (Outra).
II Jornada Acadêmica de Farmácia. 2015. (Congresso).
II Jornada Acadêmica de Farmácia. Estudos de Nanopartículas de Sílica Mesoporosa Visando Liberação Sustentada de Captopril. 2015. (Congresso).
Primeiro Encontro de Atualização em Saúde: Fatores Pré-Analíticos. 2015. (Congresso).
Participação em bancas
AREDA, C. A.; Radicchi, M. A.;MACÊDO, D. H. A.. Avaliação da estabilidade físico-química de emulsões parenterais para uso em adultos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade de Brasília.
AREDA, C. A.; GRIS, E; GONLÇALVES, A.T.S;MACÊDO, D. H. A.. Estudos de estabilidade de nutrição parenteral do sistema lipídico: uma análise da literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade de Brasília.
Produções bibliográficas
-
MACÊDO, D. H. A. ; CHAKER, J. A. . Estudos de nanopartículas de sílica mesoporosa visando liberação sustentada de captopril. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACÊDO, D. H. A. ; CHAKER, J. A. ; SANTOS, G. B. C. . Estudo de nanopartículas de sílica mesoporosas visando aplicações de liberação sustentada de captopril. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2015 - 2016
Estudos de Nanopartículas de Sílica Mesoporosa Visando Liberação Sustentada de Fármacos, Descrição: O grande interesse em estudar e desenvolver nanopartículas para aplicação em dispositivos de liberação modificada é devido a grande área superficial das partículas, promovendo melhor incorporação de fármacos e o controle da sua liberação. O sistema de liberação sustentada é definido como aquele em que o agente ativo é liberando constantemente, por determinado período de tempo e sem alcançar os níveis tóxicos. Um material extensamente utilizado na produção desses sistemas são nanopartículas mesoporosas de óxido de silicio. A principal vantagem de estudar esse sistema é a possibilidade de modular a janela terapêutica dos fármacos. As nanopartículas mesoporosas também podem ser manipuladas de acordo com o pH do fármaco. O presente trabalho teve por objetivo o estudo de materiais mesoporosos de óxido de silicio, com potencial aplicação como matriz de liberação sustentada de captopril, um anti-hipertensivo inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Déborah Hevelyn de Assis Macêdo - Integrante / Juliano Alexandre Chaker - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2017
Terapêutica JúniorVínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Presidente Organizacional, Carga horária: 150
2016 - 2016
Terapêutica JúniorVínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Consultora Júnior, Carga horária: 45
2016 - 2016
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntário, Carga horária: 60
Outras informações:
Atividade Realizada: Monitora de Farmacotécnica 2
2016 - 2016
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntário, Carga horária: 60
Outras informações:
Atividade Realizada: Monitoria de Farmacotécnica 2
2015 - 2015
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntário, Carga horária: 60
Outras informações:
Atividade Realizada: Monitora de Farmacologia
2013 - 2013
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntário, Carga horária: 60
Outras informações:
Atividade Realizada: Monitora de Do Átomo à Vida 1
2017 - 2017
Nutrifica Comércio de Nutrição Enteral e ParenteralVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
2017 - 2017
Drogaria AlamedaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Déborah Hevelyn de Assis Macedo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?