Gustavo Siqueira Vinhal
Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atualmente, doutorando em Informática pela Universidade de Brasília (2020). Professor na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, nas modalidades presencial. Professor na Faculdade de Tecnologia SENAI FATESG, o qual é coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Inteligência Artificial. Professor da Universidade Estadual de Goiás. Integrante do grupo de pesquisa Ciência Computacional (linha de pesquisa Inteligência Computacional) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Inteligência Artificial, Engenharia de Software e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia SENAI FATESG. Avaliador de cursos de graduação (integrante do Banco de Avaliadores - BASIs - INEP) pelo Ministério da Educação.
Informações coletadas do Lattes em 10/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Informática
2020 - Atual
Universidade de Brasília, UnB
Título: Paralelização de Algoritmos em Bioinformática para Sistemas Embarcados
Ricardo Pezzoul Jacobi. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Ciência da Computação
2011 - 2013
Universidade Federal de Goiás
Título: Implementação de um Algoritmo Evolutivo Utilizando a Representação Nó-Profundidade-Grau no Processador Nios II do FPGA
, Ano de Obtenção: 2013.Telma Woerle de Lima Soares.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Algoritmo Genético; Algoritmos Evolutivos; FPGA; Projeto de Rede; Árvore Geradora Mínima; Nó-Profundidade-Grau. Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Graduação em Engenharia de Computação
2006 - 2010
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: Aplicação de Técnicas de Ponderação em Modelos de Reamostragem e Calibração Multivariada.
Orientador: Clarimar José Coelho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2019 - 2019
Capacitação para Permanência no BASis. (Carga horária: 90h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2019 - 2019
Capacitação para os elaboradores de itens do Banco Nacional de Itens (BNI). (Carga horária: 24h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação para os elaboradores de itens do Banco Nacional de Itens (BNI). (Carga horária: 24h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2017 - 2017
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADORES PARA EAD. (Carga horária: 100h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2014 - 2014
Ambiente Virtual de aprendizagem: qual metodologia de ensino?. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Processamento Digital de Imagens.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Hardware Reconfigurável.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sinais e Sistemas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas Embarcados.
Participação em eventos
Summit de I.A. 2025. 2025. (Congresso).
VIII Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação. 2022. (Congresso).
VIII Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação.Introdução a Linguagem Descritiva de Hardware (HDL). 2022. (Oficina).
VII Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação. 2021. (Congresso).
VI Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás. 2020. (Congresso).
Workshop de Iniciação Científica. 2019. (Oficina).
IV Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás. 2018. (Congresso).
II Jornada Científica da Escola de Ciências Exatas e da Computação. 2017. (Congresso).
1ª Jornada Científica da Escola de Ciências Exatas e de Computação.Alinhamento de cadeias de dna utilizando FPGA. 2016. (Simpósio).
II Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás. 2016. (Congresso).
3ª Escola Luso-Brasileira de Computação Evolutiva. Operador de Recombinação EHR Aplicado ao Problema da Árvore Máxima. 2012. (Congresso).
IX CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Implementação de um Algoritmo Evolutivo utilizando a representação Nó-Profundidade no processador Nios II do FPGA. 2012. (Congresso).
Minicurso CONPEEX - Programação Cuda. 2010. (Oficina).
IV Semana Integrada de Ciência e Tecnologia da UCG. 2008. (Outra).
III Semana Integrada de Ciência e Tecnologia da UCG. 2007. (Outra).
Participação em bancas
OLIVEIRA, P. H. S.;VINHAL, G. S.. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA REVISÃO DA SUA APLICABILIDADE NO ÂMBITO JURÍDICO BRASILEIRO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Estadual de Goiás.
VINHAL, G. S.; VIEIRA, S. L.; MENEZES, J. E.. Classificação de ativos no mercado de ações utilizando mineração de dados. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; SILVA, S.; MARTINS, R. L.. Principais Tecnologias de Segurança da Google Cloud Plataform. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.; MARTINS, R. L.. Cardbattle: Desenvolvimento de um jogo de cartas utilizando estrutura de dados. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.; CRISTINO, G. H. L.. Influência da aplicação dos métodos ágeis para a competitividade nas pequenas e médias empresas em decorrência da inovação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; LIMA, C. A. F.; AMARAL, N.. Bebedouro Canino Automatizado com Assistente Virtual Alexa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.; MARTINS, R. L.. Automação Residencial: Sistema de Segurança utilizando Raspberry Pi. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.; VIEIRA, S. L.. Aplicação do ChatGPT na geração de sentenças judiciais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; SILVA, S.; RIBEIRO, L. G.. Melhoria do Trânsito Urbano Usando Automação de Veículos Através da Inteligência Artificial. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; AMARAL, N. C.; MARTINS, R. L.. A Influência da Inteligência Artificial no Setor de Negócios. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; LIMA, A. F. M.; MARTINS, R. L.. Business Intelligence e Gestão de Negócio: Estudo de Caso Sobre a Aplicação de Business Intelligence na Obtenção de Informações. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; LIMA, A. F. M.; MARTINS, R. L.. Desafios na Web3: Riscos e Vulnerabilidades. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; SILVA, S.; ABADIA, F. G.. Uso das normas NBR ISO/IEC 27017 e 27018 para garantir a segurança da computação em nuvem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.; MARTINS, R. L.. Sistema de controle de temperatura para churrasqueira. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.; MARTINS, R. L.. Aplicativo Fast Project Para Aplicação De Metodologia Ágil Scrum. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.; MARTINS, R. L.. Aplicativo para Auxiliar na Autonomia de Veículos Elétricos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.; MARTINS, R. L.. Geração de mapas utilizando geração procedural. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; LIMA, C. A. F.; MARTINS, R. L.. Monitoramento remoto da temperatura e umidade de uma chocadeira usando radiofrequência. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; VIEIRA, S. L.; SILVA, A. A.. Mineração de texto aplicada à identificação de sentimentos e intenções. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; MARTINS, R. L.; ABADIA, F. G.. Gerência e Automação de Irrigação De Plantio com a Utilização de Arduino. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
JUKEMURA, A. S.; ABADIA, F. G.;VINHAL, G. S.. Estudo de Algoritmos para Análise de Sentimento em Jogos Online por Tópicos de Conversação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
JUKEMURA, A. S.;VINHAL, G. S.; SANTOS, L. R. P.. Automação Residencial Utilizando Arduino. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
JUKEMURA, A. S.;VINHAL, G. S.; RIBEIRO, L. G.. Estudo de Algoritmos de Machine Learning para Predição de Fraudes em Cartões de Crédito. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; RIBEIRO, L. G.; ABADIA, F. G.. Controle de Estoque Utilizando Redes Neurais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; MARTINS, R. L.; ABADIA, F. G.. Solução Tecnológica no Setor de Prestação de Serviços: Aplicativo Móvel para Coleta de Entulhos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; MARTINS, R. L.; ABADIA, F. G.. Plataforma de Ensino a Distância Aplicado à Educação Básica para Reclusos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; SANTOS, L. R. P.; ABADIA, F. G.. Automação Residencial: Uma Proposta Simples e de Baixo Custo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
RIBEIRO, L. G.; JUKEMURA, A. S.;VINHAL, G. S.. Estudo de Caso: Estratégia de lucro na bolsa de valores utilizando algoritmos preditivos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
MARTINS, R. L.; ABADIA, F. G.;VINHAL, G. S.; OLIVEIRA, M. M.. DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA AVALIAÇÃO DA NODULAÇÃO DA CULTURA DA SOJA EM AMBIENTES DE PESQUISA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VIEIRA, S. L.;VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.. Mineração de dados aplicada a comportamento de licitações. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; BEZERRA, C. A. V.; MEDEIROS, A. M. M.. Sistema de Detecção de Sonolência em Motoristas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; RIBEIRO, L. G.; ABADIA, F. G.. Análise do universo da história no marketing 3.0 para o desenvolvimento de user experience. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; SANTOS, L. R. P.; ABADIA, F. G.. Automação residencial com a utilização de Raspberry PI. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; ARAUJO, W. R. H.; BEZERRA, C. A. V.. Automação residencial por controle de voz. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.; MARTINS, R. L.. Detecção de emoções em crianças utilizando inteligência artificial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; JUKEMURA, A. S.; RIBEIRO, L. G.. Estudo de algoritmos de redes neurais recorrentes para predição de casos e óbitos diários pela COVID-19 no centro-oeste. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; VIEIRA, S. L.; MARTINS, R. L.. Efeitos da anonimização nos processos de mineração de dados. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; SILVA, S.; RIBEIRO, L. G.. Segurança de dados em uma cidade inteligente. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; LIMA, A. F. M.; MARTINS, R. L.. Requisitos para softwares de gestão da pecuária de leite na agricultura familiar. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.; MARTINS, R. L.. Reconhecimento facial para detecção de emoções utilizando redes neurais convolucionais com tensorflow. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.; MARTINS, R. L.. Implementação de uma ferramenta de ensino de SQL utilizando Google Blockly. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; SILVA, S.; MARTINS, R. L.. Gestão de riscos de segurança da informação, utilizado a ISO 27005 e vulnerabilidades. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; SILVA, S.; CENTENO, C. C.. Utilização de chatbot no ensino à distância. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
GALVAO FILHO, A. R.; CARVALHO, R. V.;VINHAL, G. S.. Classificação de imagens de discos de teste antimicrobiano utilizando redes neurais convolucionais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VIEIRA, S. L.; RIBEIRO, G. V.;VINHAL, G. S.. Big Data e Data Science na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; GALVAO FILHO, A. R.; ABADIA, F. G.. Classificação de Cervejas Artesanais por Análise de Imagens GaussianNB. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; LIMA, A. F. M.; ABADIA, F. G.. Um estudo sobre características de jogos eletrônicos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; CARDOSO, R. M.; ABADIA, F. G.. Classificação de sinais acústicos usando o método PCA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; ARAUJO, W. R. H.; SANTOS, F. C. V.. Processamento de Imagens para detecção de tumores utilizando FPGA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.; MARTINS, R. L.. Controle de Temperatura e Umidade Informatizado. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.; MARTINS, R. L.. Eletroencefalografia como Método Alternativo no Uso de Dispositivos Móveis. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.; MARTINS, R. L.. Aplicativo Mobile para Auxílio na Educação Infantil em História.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; GALVAO FILHO, A. R.; VIEIRA, S. L.. Classificação de Imagens Multiespectrais da Palma da Mão Utilizando Análise de Componentes Principais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
GALVAO FILHO, A. R.; CARVALHO, R. V.; FRANCO, R. A. P.;VINHAL, G. S.. Proposta de uma base de imagens multiespectrais das mãos e sua aplicação em cenários de classificação. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
ABADIA, F. G.;VINHAL, G. S.; ASSUNCAO, F. G.. Mindsnap: Interface de aplicativo gamificado para aprendizado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
LIMA, A. F. M.;VINHAL, G. S.; MARTINS, R. L.. Raytracing aplicado a jogos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
JUKEMURA, A. S.; RIBEIRO, L. G.;VINHAL, G. S.. Estudo de algoritmos para predição de atrasos aéreos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
MEDEIROS, A. M. M.;VINHAL, G. S.. Automação de estufa para cultivo indoor. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
MARTINS, R. L.; SANTOS, L. R. P.;VINHAL, G. S.. Análise de vulnerabilidade em aplicações do framework Xamarin através da ferramenta mobile security framework. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
MARTINS, R. L.;VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.. Utilização do Laravel para construção de aplicações web. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
MARTINS, R. L.;VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.. Criação de um mod de Minecraft para ensino de sistemas digitais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
MARTINS, R. L.;VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.. Pesquisa sobre gerência de riscos aplicando as melhores práticas do PMBOK. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
SILVA, A. C.; PINTO, R. C. F.;VINHAL, G. S.. Análise do FID na ressonância magnética por imagiamento. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
ARAUJO, W. R. H.;VINHAL, GUSTAVO; MEDEIROS, A. M. M.. Automação Residencial com Interface Web. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; RIBEIRO, L. G.; ABADIA, F. G.. Aplicação de redes neurais artificiais para previsão de tendência no mercado financeiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; MARTINS, R. L.; ABADIA, F. G.. Aplicação de um formulário online para gerência de riscos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; CARDOSO, R. M.; RIBEIRO, L. G.. Automação de Experimento Psicológico Utilizando o Dispositivo Kinect. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; GUSMAO, M. S. R.; ABADIA, F. G.. Automação do processo industrial para produção de biodiesel. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.; ASSUNCAO, F. G.. Classificação e Contagem de Células Neurais Utilizando Técnicas de Processamento Digital de Imagens e o Algoritmos K-Means. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; MARTINS, R. L.; ABADIA, F. G.. Construção de um material didático para ensino-aprendizagem de microcontroladores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.; SILVA, S.. Conversão de Libras para Texto. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; MEDEIROS, A. M. M.; SOUSA, M. A.. Desenvolvimento Quadrotor de um Autônomo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; MEDEIROS, A. M. M.; OLIVEIRA, L. S.. Monitoramento não invasivo da saturação do oxigênio arterial por meio de análise de variações temporais em imagens. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.; RIBEIRO, L. G.. Proposta de um aplicativo para gameficação no processo ensino aprendizagem. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; MARTINS, R. L.; SOUZA, A. S.. Protótipo de um Sistema Web para Auxílio na Tomada de Decisão de um Tema de Pesquisa Científica para o Meio Acadêmico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; MEDEIROS, A. M. M.; OLIVEIRA, B. Q.. Reconhecimento facial de emoções via software. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.; SILVA NETO, O. C.. Alinhamento de Sequências Biológicas Utilizando Algoritmo Genético. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
RIBEIRO, L. G.; Rodrigues, F. B.;VINHAL, G. S.. Análise e Experimentação do Watson Assistant. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
SANTOS, L. R. P.;VINHAL, GUSTAVO; GUSMAO, M. S. R.. Sistema automatizado de baixo custo para controle de iluminação residencial através de aplicativo Android. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
SILVA NETO, O. C.;VINHAL, GUSTAVO; ALVES, A. L.. Estudo de Usabilidade e Experiência do Usuário no Uso de Interfaces Digitais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
MARTINS, R. L.;VINHAL, GUSTAVO; SANTOS, L. R. P.. Design de Interface para aplicação mobile de Aluguel de imóveis usando Ionic. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
MARTINS, R. L.;VINHAL, G. S.; SANTOS, L. R. P.. Back-end para aplicação mobile de Aluguel de Imóveis usando Ionic. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VIEIRA, S. L.;VINHAL, G. S.; OLIVEIRA, M. G.. Mineração e Análise Semântica de Dados nas Redes Sociais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
ABADIA, F. G.; CENTENO, C. C.;VINHAL, G. S.. e-Garçom: Desenvolvimento de um Aplicativo Android. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
SILVA, S.; Rodrigues, F. B.;VINHAL, G. S.. Irrigação Automatizada de Baixo Custo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Rodrigues, F. B.; CENTENO, C. C.;VINHAL, G. S.. Processo de prototipação e avaliação de protótipos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
ABADIA, F. G.; OLIVEIRA, M. G.;VINHAL, G. S.. Sistema para identificação de veículos roubados em tempo real utilizando ALPR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; SANTOS, L. R. P.; ABADIA, F. G.. Avaliação de Métodos Automáticos de Limiarização para Detecção de Áreas Infartadas do Miocárdio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; OLIVEIRA, B. Q.; BEZERRA, C. A. V.. Circuitos Analógicos como Modificadores de Sinais: Uso na Guitarra Elétrica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; SANTOS, L. R. P.; ASSUNCAO, F. G.. Classificação de Células Neurais Utilizando Computação Visual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; SILVA, A. C.; RIBEIRO, L. G.. Redes Neurais Aplicadas à Biometria por Íris. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.; Rodrigues, F. B.. IA Adaptativa para Jogos Digitais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; FREITAS JUNIOR, J. L.; ASSUNCAO, F. G.. Proposta de Desenvolvimento de uma Aplicação em Android para Gerenciamento de Produção, Estoque e Custo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; MEDEIROS, A. M. M.; OLIVEIRA, B. Q.. Software para detecção de caracteres em placas veiculares. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; MEDEIRO, C. A. G.; BEZERRA, C. A. V.. Módulos de segurança automotiva para proteção e prevenção contra roubos e furtos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
JUKEMURA, A. S.;VINHAL, G. S.; GUSMAO, M. S. R.. Estudo do Processo de Automação de uma Incubadora de Ovos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
SANTOS, L. R. P.; CAVALCANTE, G. S. A.;VINHAL, G. S.. Mini estação meteorológica com Arduino para uso na agricultura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VIEIRA, S. L.;VINHAL, G. S.; FRANCO, R.. Alocação de Tarefas em processadores utilizando Algoritmos Genéticos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VIEIRA, S. L.;VINHAL, G. S.; RIBEIRO, G. V.. Modelagem e Aplicação de Algoritmos Genéticos em Alocação de Tarefas em Multiprocessadores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
MARTINS, R. L.;VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.. Análise sintática aplicada a Jogos Digitais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
ABADIA, F. G.;VINHAL, G. S.; ASSUNCAO, F. G.. Aplicação Web Para Reclamações de Postos de Combustíveis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
CAVALCANTE, G. S. A.;VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.. Smart Note. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
ABADIA, F. G.;VINHAL, G. S.; ASSUNCAO, F. G.. Composição e Reprodução de Sons de Launchpads em Tempo Real. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; SANTOS, L. R. P.; ABADIA, F. G.. Alinhamento de Cadeias de DNA Utilizando Algoritmo BAT. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; ABADIA, F. G.; SANTOS, L. R. P.. Detecção de Áreas Infartadas do Miocárdio em Imagens. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; RIBEIRO, L. G.; ABADIA, F. G.. Estudo da Aplicação do Algoritmo Genético no Reconhecimento de Faces Aplicando Análise de Componentes Principais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VINHAL, G. S.; FREITAS JUNIOR, J. L.; MONTEIRO, D. F.. Engenharia Reversa Aplicada no Sistema Android. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VIEIRA, S. L.;VINHAL, G. S.; SANTOS, L. R. P.. Análise Forense do Mensageiro Instantâneo Whatsapp no Sistema Operacional Android. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
GALVAO FILHO, A. R.;SOARES, A. S.COELHO, C. J.VINHAL, G. S.. Classificação de espécies de pimentas empregando análise de imagens digitais e componentes digitais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
JUKEMURA, A. S.;VINHAL, G. S.; GUSMAO, M. S. R.. Uso de robô autônomo para mapeamento de ambientes estátivos através de sensor de luz.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VIEIRA, S. L.; ABADIA, F. G.;VINHAL, G. S.. Ofuscação de imagens. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VIEIRA, S. L.;VINHAL, G. S.; MONTEIRO, D. F.. Comparação de métodos de busca indexada e em tempo real em software de investigação forense em busca de evidências digitais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VIEIRA, S. L.; ABADIA, F. G.;VINHAL, G. S.. Esteganografia em arquivos de texto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
GARCIA, C. M.; NASCIMENTO, G. D.;VINHAL, G. S.. Automação Residencial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
COELHO, C. J.; NOGUEIRA, H. V.; LAUREANO, G. T.;VINHAL, G. S.. Verificação de Assinaturas Offline Utilizando SVM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
COELHO, C. J.; NOGUEIRA, H. V.; LAUREANO, G. T.;VINHAL, G. S.. Aplicação do Algoritmo RANSAC à Construção de Modelos para Calibração Multivariada. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
COELHO, C. J.VINHAL, G. S.; ARAUJO, W. O.. Componentes Principais e Análise Multivariada de Imagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Orientou
Aplicação de Inteligência Artificial para Previsão de Vendas; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);
A inteligência artificial no futuro das empresas; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; (Orientador);
Aplicação de Inteligência Artificial para previsão de vendas; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; (Orientador);
Inteligência Artificial na construção de microcontroladores; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; (Orientador);
Controle de Acesso em Estacionamentos Utilizando OCR para Identificação de Placas de Veiculos; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; (Orientador);
O uso da inteligência artificial na exploração espacial moderna em busca de exoplanetas; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; (Orientador);
Algoritmos de Inteligência Artificial para geração de imagens; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; (Orientador);
Projeto de um mapa 3D da Escola Politécnica e de Artes da PUC Goiás; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; (Orientador);
Inteligência Artificial no futuro dos videogames: como torná-la aliada ao invés de vilã no contexto de jogos online; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; (Orientador);
Classificação e recomendação de músicas baseadas em similaridade e proximidade computacional; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Previsão de ações com modelo híbrido LSTM e Algoritmo Genético; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
O impacto da aprendizagem por reforço em jogos complexos; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Desafios energéticos em treinamento de modelos de inteligência artificial; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Desenvolvimento de um sistema para reconhecimento das necessidades do bebê através do choro; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Redes neurais aplicadas a semáforos de trânsito; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Aplicativo para gestão e exposição de coleções; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Criação de uma loja virtual utilizando Wordpress com a integração do PowerBI; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Estudo do algoritmo SIFT (Scale Invariant Feature Transform); 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Gestão solidária: aplicação web para gestão de beneficiários e voluntários de projetos sociais; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Automação Residencial: SIstema de Segurança utilizando Raspberry; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Sistema de controle de temperatura para churrasqueira; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Bebedouro Canino Automatizado com Assistente Virtual Alexa; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Business Intelligence e Gestão de Negócio: Estudo de Caso Sobre a Aplicação de Business Intelligence na Obtenção de Informações; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
A Influência da Inteligência Artificial no Setor de Negócios; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Desafios na Web3: Riscos e Vulnerabilidades; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Geração de mapas utilizando geração procedural; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Monitoramento remoto da temperatura e umidade de uma chocadeira usando radiofrequência; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Plataforma de ensino a distância aplicada à educação básica para reclusos; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Controle de Estoque Utilizando Redes Neurais; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Reconhecimento facial para detecção de sonolência no trânsito; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Reconhecimento facial para detecção de sonolência no trânsito; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Automação Residencial: Uma Proposta Simples e de Baixo Custo; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Solução Tecnológica no Setor de Prestação de Serviços: Aplicativo Móvel para Coleta de Entulhos; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Análise do universo da história no marketing 3; 0 para desenvolvimento de user experience; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Detecção de emoções em crianças utilizando inteligência artificial; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Detecção de emoções em crianças utilizando inteligência artificial; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Automação residencial com a utilização de Raspberry Pi; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Automação residencial por controle de voz; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Automação residencial por controle de voz; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Redes Neurais Aplicadas à Biometria por Íris; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Classificação de cervejas artesanais por análise de imagens GaussianNB; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Classificação de sinais acústicos com método PCA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Aplicativo mobile para auxílio na educação infantil em história; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Controle de temperatura e umidade informatizado; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Eletroencefalografia como método alternativo no uso de dispositivos móveis; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Processamento de imagens para detecção de tumores utilizando FPGA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Processamento de imagens para detecção de tumores utilizando FPGA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Um estudo sobre características de jogos eletrônicos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Classificação de Imagens Multiespectrais da Palma da Mão Utilizando Análise de Componentes Principais; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Alinhamento de sequências biológicas utilizando algoritmo genético; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Protótipo de um Sistema Web para Auxílio na Tomada de Decisão de um Tema de Pesquisa Científica para o Meio Acadêmico; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Monitoramento não invasivo da saturação do oxigênio arterial por meio de análise de variações temporais em imagens; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Monitoramento não invasivo da saturação do oxigênio arterial por meio de análise de variações temporais em imagens; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Reconhecimento facial de emoções via software; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Automação do processo industrial para produção de biodiesel; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Desenvolvimento quadrotor de um autônomo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Desenvolvimento quadrotor de um autônomo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Aplicação de redes neurais artificiais para previsão de tendência no mercado financeiro; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Proposta de um aplicativo para gameficação no processo ensino aprendizagem; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Aplicação de um formulário online para gerência de riscos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Conversão de Libras para texto; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Construção de um material didático para ensino aprendizagem de microcontroladores; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Classificação e contagem de células neurais utilizando técnicas de processamento digital de imagens e o algoritmo k-means; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Automação de experimento psicológico utilizando o dispositivo Kinect; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Reconhecimento de Fórmulas Químicas por Imagem; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Uma Visão Crítica Sobre os Impactos das Tecnologias Digitais nos Dias Atuais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Circuitos Analógicos como Modificadores de Sinais: Uso na Guitarra Elétrica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Software para detecção de caracteres em placas veiculares; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
IA Adaptativa para Jogos Digitais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Proposta de Desenvolvimento de uma Aplicação em Android para Gerenciamento de Produção, Estoque e Custo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Classificação de Células Neurais Utilizando Computação Visual; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Avaliação de Métodos Automáticos de Limiarização para Detecção de Áreas Infartada do Miocárdio; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Software para detecção de caracteres em placas veiculares; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Módulos de segurança automotiva para proteção e prevenção contra roubos e furtos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Módulos de segurança automotiva para proteção e prevenção contra roubos e furtos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Estudo da Aplicação do Algoritmo Genético no Reconhecimento de Faces Aplicando Análise de Componentes Principais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Alinhamento de Cadeias de DNA Utilizando Algoritmo BAT; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Detecção de Áreas Infartadas do Miocárdio em Imagens; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Contagem de Neurônios Utilizando Computação Visual; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Software Auxiliar para Cálculos Estatísticos na Área Biológica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Alinhamento de cadeias de DNA utilizando FPGA; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Alinhamento de cadeias de DNA utilizando GPU; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Processamento de imagens para detecção de tumores utilizando FPGA; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Filtragem de imagens hiperespectrais ultilizando filtro de média móvel; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Processamento de imagens hiperespectrais ultilizando FPGA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Processamento de imagens hiperespectrais ultilizando GPU; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Implementação de Transformações de Intensidade para Cores em FPGA para detecção de pontos de interesse em imagens obtidas por VANT; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Processamento de Imagens Geográficas Utilizando FPGA; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Reconhecimento automático de padrões em imagens obtidas por vant para aplicação na agricultura; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Orientação em monitoria de Programação Estruturada; 2023; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Orientação em monitoria de Lógica de Programação; 2022; Orientação de outra natureza; (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Orientação em monitoria de Lógica de Programação; 2022; Orientação de outra natureza; (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Orientação em monitoria de Processamento Digital de Imagens; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Orientação em monitoria de Arquitetura de Computadores II; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Orientação em Monitoria em Informática e Computação; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Gustavo Siqueira Vinhal;
Produções bibliográficas
-
VINHAL, G. S. ; NOGUEIRA, H. V. ; SILVA, I. M. ; COELHO, C. J. ; GALVAO FILHO, A. R. ; LUCENA, D. V. ; SOARES, A. S. ; SOARES, T. W. L. . Filtragem e melhoramento de espectros com filtro de Kalman. Abakós - Journal of Interdisciplinary Studies on Science and Informatics , v. 1, p. 32-44, 2013.
-
VINHAL, G. S. . Temas em Educação, Tecnologia e Inovação: A Constante Revolução. 1. ed. , 2025. 324p .
-
CARMO, INGREDY GABRIELA GOMES ; FERNANDA PRUDENTE MORAES, FERNANDA PRUDENTE MORAES ; MEDEIROS, ANTÔNIO MARCOS DE MELO ; VINHAL, GUSTAVO SIQUEIRA ; DE SOUSA, MARCOS ANTÔNIO . DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE CONTROLE PARA OTIMIZAÇÃO DA POTÊNCIA EM MÓDULO FOTOVOLTAICO. In: XVIII CEEL - Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica, 2020, Uberlândia, 2020.
-
MATOS, G. A. ; REIS, J. L. N. E. ; VINHAL, G. S. ; MEDEIROS, A. M. M. ; OLIVEIRA, L. S. . ESTUDOS APLICADOS AO MONITORAMENTO NÃO INVASIVO DA SATURAÇÃO PERIFÉRICA DO OXIGÊNIO POR MEIO DE ANÁLISE DE VARIAÇÕES TEMPORAIS EM IMAGENS. In: XVII - Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica, 2019, Uberlândia. Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica, 2019.
-
ALCANTERA, G. A. M. ; SILVA, A. C. ; PINTO, R. C. F. ; VINHAL, G. S. . Análise do FID na ressonância Magnética por imageamento. In: CEEL XIX: Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica, 2019, Uberlândia. CEEL XIX: Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica, 2019.
-
ANACONA-MOSQUERA, OSCAR ; TEODORO, GEORGE ; VINHAL, GUSTAVO ; JACOBI, RICARDO P. ; SAMPAIO, RENATO C. ; LLANOS, CARLOS H. . Efficient hardware implementation of morphological reconstruction based on sequential reconstruction algorithm. In: the 30th Symposium, 2017, Fortaleza. Proceedings of the 30th Symposium on Integrated Circuits and Systems Design Chip on the Sands - SBCCI '17, 2017. p. 162.
-
VINHAL, G. S. ; SOARES, T. W. L. ; SOARES, A. S. ; LAUREANO, G. T. ; COELHO, C. J. ; GOIS, M. M. ; DELBEM, A. C. B. . Implementation of an Evolutionary Algorithm Using the Node-Depth-Degree Encoding in a Nios II processor in FPGA. In: The 2014 World Congress in Computer Science, Computer Engineering, & Applied Computing, 2014, Las Vegas. The 16th International Conference on Artificial Intelligence, 2014.
-
NASCIMENTO, PAULO VITOR RODRIGUES DO ; VIEIRA, PEDRO PAULO CARVALHO ; ESPERIDIÃO, RODRIGO SANTANA ; VINHAL, GUSTAVO SIQUEIRA . Modelagem de Risco de Queimadas em Goiás: Uma Aplicação de Regressão Logística. In: 1º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade SENAI Fatesg, 2025, Goiânia - Goiás. Anais do 1º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade SENAI. Recife: Even3, 2025. p. 92.
-
SILVA, GREGÓRIO EDUARDO C. ; ARAÚJO, LUCAS DE S. ; PINHEIRO, LUIZ FELIPE A. ; SILVA, PABLO HENRIQUE M. ; VINHAL, GUSTAVO S. . Previsão de Preços das Ações da Petrobras utilizando Redes Neurais LSTM. In: 1º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade SENAI Fatesg, 2025, Goiânia - Goiás. Anais do 1º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade SENAI. Recife: Even3, 2025. p. 125.
-
SILVA, DAIANNE VALÉRIA ; SANTOS, FAGNER PINHO PEREIRA VIEIRA DOS ; VINHAL, GUSTAVO SIQUEIRA . Projeção de Universalização do Esgotamento Sanitário no Estado de Goiás: Estudo de Caso da Saneago SA. In: 1º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade SENAI Fatesg, 2025, Goiânia - Goiás. Anais do 1º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade SENAI. Recife: Even3, 2025. p. 126.
-
VINHAL, G. S. . Alinhamento de cadeias de dna utilizando FPGA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOARES, T. W. L. ; VINHAL, G. S. ; FARIA, D. A. M. . Operador de Recombinação EHR Aplicado ao Problema da Árvore Máxima. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VINHAL, G. S. ; SOARES, T. W. L. . Implementação de um Algoritmo Evolutivo utilizando a representação Nó-Profundidade no processador Nios II do FPGA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VINHAL, G. S. ; Clarimar José Coelho . Filtragem e Melhoramento de Espectros com Filtro de Kalman. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
VINHAL, GUSTAVO . Programação utilizando a linguagem Java. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VINHAL, GUSTAVO . Construção de jogos digitais. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VINHAL, G. S. . Introdução a Linguagem Descritiva de Hardware (HDL). 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VINHAL, G. S. . Criação, acesso e operadores de vetores em R. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Operações e métodos de matrizes em R. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Aplicações utilizando comandos iterativos aninhados em R. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Implementação de algoritmos paralelos com Numba Python. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Criação, acesso e operadores de listas em R. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Visualização de dados em R. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Funções e classes em R. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Importação de dados em R. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Comando for, variáveis contadoras e acumuladoras em R. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Aplicações utilizando comandos switch case em R. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Memória e movimentação de dados em CUDA. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Atribuição, operadores aritméticos e lógicos em R. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Algoritmos paralelos com PyCuda. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Introdução à programação Cuda. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Introdução à programação paralela e distribuída. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Programação distribuída. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Comandos de entrada e saída em R. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Soma de prefixos (scan). 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Classificação de grafos. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Comando while, variáveis contadoras e acumuladoras em R. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Criptografira aplicada a blockchain. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Redes P2P aplicadas a blockchain. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Bases técnicas de criptomoedas. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Conceitos de criptomoedas. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Blockchain. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Interface gráfica. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Classes e objetos. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Comandos de repetição. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Comandos de entrada e saída. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Funções hash. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Redes P2P. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Criptografia. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Servlets web. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Curvas elípticas aplicadas a blockchain. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Páginas dinâmicas com JSP e JSLT. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Servidores web (Apache Tomcat). 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Curvas elípticas. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Servidores web (Apache Tomcat). 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Aplicações de blockchain. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Funções hash aplicadas a blockchain. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Criptografira aplicada a blockchain. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Pós-Graduação - Etapa Planejamento. 2021. (Planejamento de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Comandos de seleção. 2021. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Tipos de dados e variáveis em R. 2020. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Mineração de subgrafos. 2020. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Algoritmos paralelos com Rapids. 2020. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Estrutura condicional em R. 2020. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Comunicação entre threads e sincronização em Cuda. 2020. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Clustering de grafos. 2020. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Linguagens multiparadigma: R. 2020. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Abordagem para o paralelismo. 2020. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Graph mining. 2020. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Arquiteturas de computadores. 2020. (Revisão de Conteúdo).
VINHAL, G. S. . Introdução a FPGA. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VINHAL, G. S. . Política de Segurança da Informação Associado ao Departamento de Qualidade/SGQ. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VINHAL, G. S. ; Clarimar José Coelho . Filtragem e Melhoramento de Espectros com Filtro de Kalman. 2010. (Relatório de pesquisa).
VINHAL, G. S. . Segurança da Informação - TI. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VINHAL, G. S. . Word 2007 e Excel 2007. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VINHAL, G. S. . PowerPoint 2007 e Outlook 2007. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
APLICAÇÃO DE ALGORITMOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CLIMÁTICOS, Descrição: As mudanças climáticas representam um desafio global, exigindo soluções tecnológicas inovadoras para análise e mitigação de seus impactos. Este projeto investiga a aplicação de algoritmos de Inteligência Artificial (IA) para a previsão de eventos climáticos e o aprimoramento da modelagem climática. Técnicas como redes neurais profundas, aprendizado de máquina e algoritmos genéticos serão utilizadas para processar grandes volumes de dados meteorológicos, identificar padrões ocultos e desenvolver modelos preditivos mais precisos. A metodologia envolve a coleta e análise de dados climáticos históricos. Serão implementados algoritmos de aprendizado supervisionado para classificação de eventos climáticos. A validação dos modelos será feita por meio de métricas estatísticas. Os resultados esperados incluem o desenvolvimento de modelos preditivos robustos que possibilitem a antecipação de desastres naturais, fornecendo subsídios para políticas públicas e ações preventivas. Além disso, espera-se que a pesquisa contribua para o avanço da climatologia computacional e promova maior conscientização sobre os impactos das mudanças climáticas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gustavo Siqueira Vinhal - Coordenador / JULIANA VASCONCELOS BRAGA - Integrante.
-
2020 - 2022
Innovative Methodology For Diagnosis Of Bacterial Causing Tonsillitis, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Clarimar José Coelho em 25/02/2023., Descrição: Human organisms have a diverse benefic microbial population which protects the organism from diseases. Once the homeostasis is unbalanced, it can cause infections that comprise the human well being. It is the cause of tonsillitis, an inflammation of the tonsils, commonly caused by bacteria inducing respiratory infection. Standardized laboratory technique to identify bacterial infection is phenotyping, a technique that may take many days to release concrete results.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gustavo Siqueira Vinhal - Integrante / Clarimar José Coelho - Coordenador / Arlindo Rodrigues Galvão Filho - Integrante / Cassio Hideki Fujisawa - Integrante / Lilian Carla Carneiro - Integrante.
-
2018 - 2021
Metodologias para caracterização de tumores e bactérias para auxílio ao diagnóstico de doenças em saúde pública, Descrição: O objetivo da proposta é criar novas metodologias para o diagnóstico bacteriano e cancerígeno a partir da análise de imagens hiperespectrais no infravermelho próximo. Imagens hiperespectrais são obtidas a partir de lâminas preparadas em laboratórios da FIOCRUZ do Rio de Janeiro, IPTESP-UFG, LIM-UEG. O reconhecimento de espectros, cujos padrões são compatíveis com células bacterianas ou de tumores são identificados a partir das imagens com o emprego de ferramentas estatísticas e computacionais baseado em modelos de redes neurais convolucionais. As metodologias propostas para o diagnóstico de câncer e bactérias serão embutidas em um software de apoio a diagnósticos que terão impacto nos cuidados com a saúde pública no sentido de produzir diagnósticos rápidos e a baixo custo. Resultados preliminares já obtidos mostram que as metodologias acrescentam inovação, rapidez e qualidade ao estado da arte no diagnóstico de doenças.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Gustavo Siqueira Vinhal - Integrante / Telma Woerle Lima Soares - Integrante / Clarimar José Coelho - Coordenador / Arlindo Rodrigues Galvão Filho - Integrante / Anderson da Silva Soares - Integrante / Gustavo Teodoro Laureano - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2018 - 2021
Desenvolvimento Experimental De Gêmeo Digital Para Usinas Hidrelétricas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Clarimar José Coelho em 25/02/2023., Descrição: Esta projeto tem o objetivo de compor um sistema experimental para ser utilizado em investigações falhas sistêmicas, através da composição de um sistema de software conceituado como Gêmeo Digital, termo original cunhado como Digital Twin. Este sistema será capaz de capacitar vários perfis de profissionais de engenharia na UHE-Jirau, como Projetistas, pessoal ligado à Manutenção, Proteção, Pré-Operação (na programação de manobras) e Operação em Tempo Real da usina. Isto porque o Gêmeo Digital é uma cópia digital da planta da UHE-Jirau, e representará todos os seus subsistemas constituintes de forma integrada, através de um sistema de software, permitindo que manobras sejam exercitadas virtualmente no Gêmeo Digital, e os seus resultados e consequências sejam conhecidos antes da execução na planta física real.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gustavo Siqueira Vinhal - Integrante / Clarimar José Coelho - Coordenador / Arlindo Rodrigues Galvão Filho - Integrante / Rafael Viana de Carvalho - Integrante.
-
2017 - 2019
Identificação de biomarcadores digitais para diagnóstico precoce de melanoma empregando HR-MAS-NMR, SisuCHEMA e algoritmos de reconhecimento de padrões, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Clarimar José Coelho em 26/02/2023., Descrição: O objetivo da proposta é fazer o diagnóstico precoce do câncer de pele a partir de sinais de NMR e imagens hiperespectrais obtidas com a estação de trabalho SisuCHEMA. O reconhecimento de padrões em sinais e imagens para caracterização de biomarcadores digitais serão feitos empregando mínimos quadrados parciais ( Partial Least Squares, PLS) e análise discriminante linear ( Discriminant Analysis , DA), PLS e algoritmo de projeções sucessivas ( Sucessive Projections Algorithm, SPA), análise multivariada de imagens ( Multivariate Image Analysis, MIA) e m ineração de dados em r epositórios de códigos ( DAta MIning of COde REpositories, DAMICORE). Os resultados esperados incluem a criação de um software para o diagnóstico precoce de câncer de pele com baixo custo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Gustavo Siqueira Vinhal - Integrante / Telma Woerle Lima Soares - Integrante / Clarimar José Coelho - Coordenador / Arlindo Rodrigues Galvão Filho - Integrante / Daniel Vitor de Lucena - Integrante / Rafael Viana de Carvalho - Integrante / Cassio Hideki Fujisawa - Integrante / Igor Savioli Flores - Integrante / Isabela Jubé Wastowski - Integrante.
-
2015 - 2018
Análise de dados hiperespectrais e quimiomeria para reconhecimento de padrões em comprimidos, Descrição: Realizar estudos exploratórios para o conhecimento e aplicação de métodos para a análise de imagem hiperespectral (Hyperspectral Imaging, HSI) e quimiometria para o reconhecimento da quantidade e a localidade do princípio ativo em medicamentos comprimidos... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Gustavo Siqueira Vinhal - Coordenador / Clarimar José Coelho - Integrante / Arlindo Rodrigues Galvão Filho - Integrante.
-
2015 - 2017
Reconhecimento automático de padrões em imagens obtidas por vant para aplicação na agricultura, Projeto certificado pela empresa Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás em 26/02/2023., Descrição: Pesquisa e desemvolvimento de diferentes técnicas e métodos para a aquisição e o processamento de imagens, videos, visão computacional e paralelização de algoritmos em placas gráficas (Graphics Processing Units, GPUs) e arranjo de portas programável em campo (Field-Programmable Gate Array, FPGA) aplicados na navegação autônoma de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) para a detecção de marcos visuais em imagens, autolocalização e reconstrução tridimensional para aplicações no manejo agricola e gerenciamento ambiental... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Gustavo Siqueira Vinhal - Integrante / Clarimar José Coelho - Coordenador / Arlindo Rodrigues Galvão Filho - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Ciências Exatas e da Computação. , Avenida Universitária - de 1/2 a 2099/2100, Setor Leste Universitário, 74605010 - Goiânia, GO - Brasil, Telefone: (62) 39461297
Experiência profissional
2024 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de GoiásVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Tempo Parcial, Carga horária: 12
2019 - 2024
Pontifícia Universidade Católica de GoiásVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino a Distância, Carga horária: 1
Outras informações:
Professor do curso de Big Data e Inteligência Artificial EaD.
2019 - 2024
Pontifícia Universidade Católica de GoiásVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso, Carga horária: 6
Outras informações:
Coordenador do curso de Big Data e Inteligência Artificial - EaD
2014 - 2024
Pontifícia Universidade Católica de GoiásVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 4
2013 - 2013
Pontifícia Universidade Católica de GoiásVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 9
2009 - 2010
Pontifícia Universidade Católica de GoiásVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estudante - Iniciação Científica, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estudante bolsista de Iniciação Científica, PIBIC-CNPq, do Grupo de Pesquisa Matemática Computacional no Núcleo de Pesquisa em Computação - NPC da PUC-Goiás. Plano de pesquisa: Quimiometria Baseada em Técnicas de Processamento de Sinal, utilizando o Filtro de Kalman. Professor Orientador: Clarimar José Coelho.
2008 - 2009
Pontifícia Universidade Católica de GoiásVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estudante - Monitoria, Carga horária: 8
Outras informações:
Monitor da disciplina de Sistemas Digitais para Computação. Atividades exercidas: auxílio aos alunos em projetos desenvolvidos no laboratório (como por exemplo, calculadora BCD), além de esclarecimentos em relação ao conteúdo ministrado na disciplina. Também foi realizado, em conjunto com o professor, estudos para formulação de novos projetos a serem desenvolvidos com os alunos.
2008 - 2009
Pontifícia Universidade Católica de GoiásVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estudante - Iniciação Científica, Carga horária: 8
Outras informações:
Participação no desenvolvimento do software LAMV (Laboratório de Análise Multivariada), para auxilio de análise multivariada em Quimiometria. Software desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Matemática Computacional no Núcleo de Pesquisa em Computação - NPC da PUC-Goiás, com a supervisão do professor Clarimar José Coelho. Dentre as atividades desenvolvidas, destaca-se a documentação do software: diagramas de domínio, requisitos funcionais, descrição de requisitos, entre outros.
2007 - 2007
Pontifícia Universidade Católica de GoiásVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estudante - Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitor da disciplina de Sistemas Digitais para Computação. Atividades exercidas: auxílio aos alunos em projetos desenvolvidos no laboratório (como por exemplo, calculadora BCD), além de esclarecimentos em relação ao conteúdo ministrado na disciplina. Também foi realizado, em conjunto com o professor, estudos para formulação de novos projetos a serem desenvolvidos com os alunos.
Atividades
-
01/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciências Exatas e da Computação.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
-
10/2019
Direção e administração, Escola de Ciências Exatas e da Computação.,Cargo ou função, Coordenador do curso de Big Data e Inteligência Artificial.
-
08/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciências Exatas e da Computação.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Big Data e Inteligência Artificial.
-
10/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Escola Politécnica e de Artes.,Linhas de pesquisa
-
01/2017 - 07/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciências Exatas e da Computação.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Engenharia de Computação.
2024 - Atual
Universidade Estadual de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente de Ensino Superior, Carga horária: 40
2024 - Atual
Faculdade de Tecnologia SENAI FATESGVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 24
Outras informações:
Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Inteligência Artificial
2023 - Atual
Faculdade de Tecnologia SENAI FATESGVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16
Outras informações:
Professor dos cursos de Inteligência Artificial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Software.
Atividades
-
07/2024
Direção e administração, Faculdade de Tecnologia SENAI Fatesg.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Inteligência Artificial.
-
07/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Tecnologia SENAI Fatesg.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Inteligência Artificial.
-
07/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Tecnologia SENAI Fatesg.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Engenharia de Software.
-
07/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Tecnologia SENAI Fatesg.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
2020 - 2023
Faculdade de Tecnologia Senac GoiásVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Outras informações:
Docente nos cursos de Gestão de Tecnologia da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Jogos Digitais.
2019 - 2019
Faculdade de Tecnologia Senac GoiásVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12
Outras informações:
Docente nos cursos de Gestão de Tecnologia da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ministrando disciplinas de Programação Orientada à Objetos e Lógica de Programação.
Atividades
-
02/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
2022 - 2023
Centro Universitário Estácio de Goiás, Estácio GoiásVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 9
Atividades
-
09/2022 - 07/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário Estácio de Goiás.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
2014 - 2014
ROBOTEC - Consultoria em Robótica PedagógicaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Robótica, Carga horária: 3
Outras informações:
Professor de robótica realizando junto aos alunos desafios de robótica, programação de robôs e raciocínio lógico. Realização de palestras e minicursos.
2013 - 2013
ROBOTEC - Consultoria em Robótica PedagógicaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto
Outras informações:
Professor de robótica realizando junto aos alunos desafios de robótica, programação de robôs e raciocínio lógico. Realização de palestras e minicursos.
2008 - 2010
LABORATÓRIO DE IMUNOLOGIA DE TRANSPLANTES DE GOIASVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Informática, Carga horária: 20
Outras informações:
Realização de suporte aos funcionários. Manutenção na Rede. Responsável pelo CPD e pela Segurança da Informação.
2006 - 2008
Previdência SocialVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Informática, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividades realizadas no estágio: acompanhamento do software básico, realizações de operações em sistemas e indexação de arquivos, elaboração de dicas e procedimentos de informática para usuários, acompanhamento de usuários e clientes na utilização de software, instalação de softwares, manutenção de computadores e impressoras, adaptação de programas já existentes, auxiliar na detecção de erros de programação, diagramação de fluxo de dados.
2016 - 2023
Visa Contabilidade LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço, Carga horária: 20
Outras informações:
Prestador de serviço de consultoria, manutenção e suporte em informática.
2017 - Atual
Exato Contábil S/S LTDA.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço, Carga horária: 20
Outras informações:
Prestador de serviços de informática, como manutenção e atualização de sistemas, consultoria de informática, suporte computacional e outras atividades afins.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gustavo Siqueira Vinhal e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?