SASKYA ARAÚJO FONSECA
Pesquisadora na área de Produtos Naturais- UFAL e Cesmac. Doutora em Biotecnologia - RENORBIO (2019). Mestra em Pesquisa em Saúde pelo Centro Universitário Cesmac. Graduação em Farmácia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió- Cesmac - 2010 e em Turismo pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (2007), Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL nas modalidades Licenciatura (2006) e Bacharelado (2007) e Especialização em Biodiversidade e Manejo em Unidades de Conservação pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Tem experiência nas áreas Biológica e Farmacêutica com habilidades na área de docência, fitoterapia e saúde pública. Docente das disciplinas de Biotecnologia, Farmacognosia I e II, Toxicologia, Botânica e Produtos Naturais no Centro Universitário Cesmac. Coordenadora da Liga Acadêmica de Plantas Medicinais (LAPLAM). Membro do Núcleo docente estruturante do Curso de Farmácia Cesmac. Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde, Educação e Meio Ambiente.
Informações coletadas do Lattes em 23/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Biotecnologia
2015 - 2019
Universidade Federal de Alagoas
Título: FRACIONAMENTO FITOQUÍMICO BIODIRECIONADO PELA ATIVIDADE ANTIRRETROVIRAL E ANTIOXIDANTE DA ESPÉCIE Lafoensia pacari A.St.-Hil.
Prof. Dr. Antônio Euzébio Goulart Santana. Coorientador: Aldenir Feitosa dos Santos.
Mestrado profissional em Pesquisa em Saúde
2012 - 2014
Centro Universitário CESMAC
Título: Avaliação Farmacológica do Barbatimão como antioxidante, cicatrizante e antimicrobiano, Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Aldenir Feitosa dos Santos
Coorientador: Francisco Feliciano Júnior.
Especialização em Biodiversidade e Manejo em Unidades de Conservação
2006 - 2008
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Título: Situação Atual do Parque Municipal de Maceió, Maceió -AL : o estado de degradação do Riacho do Silva
Orientador: Gilda Acioly
Graduação em Farmácia
2006 - 2010
centro de estudos superiores de maceió
Título: LEVANTAMENTO TOXICOLÓGICO E ESTATÍSTICO DE CASOS DE INTOXICAÇÃO POR SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS E MEDICAMENTOS NO HOSPITAL GERAL DO ESTADO DE AL- HGE, DE JANEIRO DE 2008 A DEZEMBRO DE 2009
Orientador: Aldo César Passilongo da Silva
Graduação em Ciências Biológicas
2002 - 2006
Universidade Federal de Alagoas
Título: Levantamento Florístico do Parque Municipal de Maceió, Alagoas
Orientador: Rosangêla Pereira De Lyra Lemos
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Graduação em Turismo
2001 - 2004
Instituto Federal de Alagoas - Matriz
Título: O Potencial do Turismo Naútico em Alagoas
Orientador: Dr. Lindenberg de Araújo
Formação complementar
2010 - 2011
Formação Continuada do Projovem. (Carga horária: 376h). , Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa, FUNDEPES, Brasil.
2010 - 2010
Monitoria de Enzimologia. (Carga horária: 240h). , Centro de Estudos Superiores de Maceió, CESMAC, Brasil.
2008 - 2008
Monitoria Química Geral e Inorgânica. (Carga horária: 432h). , Centro de Estudos Superiores de Maceió, CESMAC, Brasil.
2005 - 2006
Estágio. (Carga horária: 960h). , Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas, IMA-AL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Fitoterapia.
Organização de eventos
FONSECA, S. A. . I Seminário da Saúde. 2010. (Outro).
Participação em eventos
52 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Prevenção da transmissão de agentes infecciosos enteroparasitários por manipuladores de alimentos. 2016. (Congresso).
Infecto 2015. FEBRE DE CHIKUNGUNYA NO ESTADO DE ALAGOAS. 2015. (Congresso).
Infecto 2015. PREVALÊNCIA DE DENGUE NO ESTADO DE ALAGOAS. 2015. (Congresso).
33 Circuito da Lua.. 2014. (Outra).
Isolamento e Identificação de metabólitos secundários de plantas medicinais.. 2014. (Outra).
Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e de Investigação em Câncencer.Prospecção fitoquímica e atividade moluscicida de Annona muricata e Jatropha elliptica em Biomphalaria glabrata.. 2014. (Simpósio).
Simpósio Iberoamericano de Plantas medicinais e de Investigação em Câncer.Avaliação da Atividade biológica de Lafoensia Pacari A.St.Hil.. 2014. (Simpósio).
Simpósio Iberoamericano de Plantas medicinais e de Investigação em Câncer.Atividade moluscicida do alcalóide dietil 4-fenil-2,6-dimetil-3,5-piridinadicarboxilato em Biomphalaria glabrata (GASTROPODA, PLANORBIDAE). 2014. (Simpósio).
Simpósio Iberoamericano de Plantas medicinais e de Investigação em Câncer.Atividade biológica dos extratos de Anacardium occidentale E Glycyrrhiza glabra.. 2014. (Simpósio).
Simpósio Iberoamericano de Plantas medicinais e de Investigação em Câncer.Avaliação da atividade miracicida, cercaricida e esquistossomicida de Jatropha elliptica (POHL) MUELL ARG.. 2014. (Simpósio).
Simpósio Iberoamericano de Plantas medicinais e de Investigação em Câncer.Bioatividade de Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville (FABACEAE). 2014. (Simpósio).
Simpósio Iberoamericano de Plantas medicinais e de Investigação em Câncer.Avaliação da atividade miracicida, cercaricida e esquistossomicida de Jatropha elliptica (POHL) MUELL ARG.. 2014. (Simpósio).
Técnicas Fitoquímicas aplicadas ao estudo de Plantas Medicinais. 2014. (Outra).
VII Simpósio Iberoamericano de Plantas medicinais.. 2014. (Simpósio).
VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e de Investigação em Câncer.AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE MIRACICIDA, CERCARICIDA E ESQUISTOSSOMICIDA DE Jatropha elliptica (POHL) MUELL ARG.. 2014. (Simpósio).
XXIII Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil.Avaliação da atividade cicatrizante da espécie Stryphnodendron adstringens em equinos.. 2014. (Simpósio).
XXIII Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil. 2014. (Simpósio).
65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).. 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). QUANTIFICAÇÃO DO POTENCIAL ANTIOXIDANTE E AVALIAÇÃO FITOQUÍMICA DA ESPÉCIE Stryphnodendron Adstringens. 2013. (Congresso).. 2013. (Congresso).
Congresso Internacional da Educação. 2013. (Congresso).
I Seminário sobre Plantas Medicinais e Fitoterápicos de Alagoas.Potencial antioxidante e importância biológica das folhas da hortelâ da folha grande e hortelã da folha miúda.. 2013. (Seminário).
I Seminário sobre Plantas Medicinais e Fitoterápicos de Alagoas.DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DA Annona muricata. 2013. (Seminário).
I Workshop de Biologia e Medicina Forense. 2013. (Outra).
XI Congresso de Amor Exigente. 2013. (Congresso).
Congresso Internacional da Evolução da Medicina- Enigmas da vida: da medicina milenar às nanotecnologias. Riscos de automedicação. 2012. (Congresso).
Congresso Internacional da Evolução da Medicina- Enigmas da vida: da medicina milenar às nanotecnologias. Uso de substâncias ou métodos dopantes no esporte moderno. 2012. (Congresso).
Congresso Internacional da Evolução da Medicina- Enigmas da vida: da medicina milenar às nanotecnologias. Biosurfactante produzido a partir de substratos renovavéis. 2012. (Congresso).
Congresso Internacional da Evolução da Medicina- Enigmas da vida: da medicina milenar às nanotecnologias. Potencial antioxidante e antibacteriano de extrato etanólico do capim santo. 2012. (Congresso).
Congresso Internacional da Evolução da Medicina- Enigmas da vida: da medicina milenar às nanotecnologias. Análise de casos de intoxicação por substâncias químicas e medicametos no Hospital Geral do Estado de Alagoas. 2012. (Congresso).
Congresso Internacional da Evolução da Medicina- Enigmas da vida: da medicina milenar as nanotecnologias. 2012. (Congresso).
III Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas. Utilização do barbatimão na cicatrização de feridas.. 2012. (Congresso).
III Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas.. 2012. (Congresso).
Curso Formação Inicial e Continuada do Progama Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem Urbano. 2011. (Outra).
XIV Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.Astronomia. 2011. (Outra).
3 Simpósio Multidisciplinar C.A. DR.Roberto Figueiredo. 2010. (Simpósio).
Ação Saúde Farmácia. 2010. (Congresso).
Congresso Acadêmico CESMAC. 2010. (Congresso).
I Seminário da Saúde-Os profissionais de Saúde nas diversas áreas de atuação. 2010. (Seminário).
Mini-Curso: Análises Clínicas: Obesidade e Diabetes- Diagnóstico, complicações e tratamento.. 2010. (Outra).
Mini- Cursos Cosmetologia: Nanocosméticos. 2010. (Outra).
Treinamento da Metodologia Paratest. 2010. (Outra).
Congresso Acadêmico CESMAC. 2009. (Congresso).
II Jornada Acadêmica de Farmácia. 2009. (Outra).
1 Congresso Acadêmico do CESMAC. Gerenciamento dos Resíduos de Amalgama dentário, filmes, efluentes radiográficos gerados em clinícas e consultórios odontológicos: impactos ambientais e sociais. 2008. (Congresso).
1 Congresso Acadêmico do CESMAC. Comparação de bulas de duas marcas de tiras reagentes no exame químico de urina. 2008. (Congresso).
Congresso Acadêmico Cesmac. 2008. (Congresso).
I Jornada de Farmácia. 2008. (Outra).
Curso de atualização em biologia do desenvolvimento e evoluçaõ para professores do ensino médio. 2007. (Seminário).
Curso teórico prático em Biologia do Desenvolvimento e Evolução. 2007. (Outra).
Diversidade e preservação de organismos aquáticos. 2007. (Encontro).
III Congresso Nacional de Farmácia. 2007. (Congresso).
I Seminário Alagoano de Ciência, tecnologia e inovação. 2007. (Seminário).
I Seminário de Integração Farmacêutica. 2007. (Seminário).
Congresso Acadêmico da UFAL. Levantamento Florístico do Parque Municipal de Maceió. 2006. (Congresso).
Crianças praticando a ecoexemplariade no Parque Municipal de Maceió. 2006. (Encontro).
Curso completo de Inglês na Casa de Cultura Britânica-CCB. 2006. (Outra).
I Semana Acadêmica- FCBS. 2006. (Outra).
Mini-curso: Métodos não destrutivos para o estudo de peixes não recifais. 2006. (Outra).
Semana de Biologia. 2006. (Outra).
Palestra sobre educação ambiental. 2005. (Outra).
Semana de Biologia. 2005. (Outra).
Iv Jornada Pedagógica e II Seminário da Revista AEC. 2004. (Outra).
Mini curso:Noções de Primeiros Socorros. 2004. (Outra).
Mini curso sobre Biologia e Biotério. 2004. (Outra).
Mini curso sobre Paisagismo. 2004. (Outra).
Semana de Biologia. 2004. (Outra).
I Fórum sobre Ecossistemas Litorâneos. 2003. (Outra).
Semana de Biologia. 2003. (Outra).
Curso de Operador de Microcomputador- SENAC. 2002. (Outra).
Profissional do Mundo Atual-Uma Questão de Competências e Habilidades. 2002. (Encontro).
Turismo: Tendências e alternativas para o desenvolvimento de Alagoas. 2002. (Seminário).
Orientou
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DA ESPÉCIE CROTON TRICOLOR KLOTZSCH EX BAILL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Saskya Araújo Fonseca;
Sara Emília de Oliveira; APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS DA MACONHA: UMA REVISÃO DE LITERATURA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Saskya Araújo Fonseca;
ENTRE AROMAS E SABORES: PLANTAS AROMÁTICAS E CONDIMENTARES EM UMA COMUNIDADE DE IDOSOS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Saskya Araújo Fonseca;
PERFIL DE INTOXICAÇÃO POR ESCORPIÕES; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Saskya Araújo Fonseca;
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DA ESPÉCIE Capparis flexuosa L; E O SEU USO EM GEL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Saskya Araújo Fonseca;
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DA ESPÉCIE Croton argyrophylloides Muell; Arg; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Saskya Araújo Fonseca;
PERFIL DE INTOXICAÇÃO DOS AGRICULTORES POR AGROTÓXICOS EM ALAGOAS JAQUELINE MIZAEL MELO MAIA JERONIMO LEANDRO DE LIMA 2016; 2 PERFIL FITOQUÍMICO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Saskya Araújo Fonseca;
PERFIL FITOQUÍMICO E POTENCIAL ANTIOXIDANTE DA ESPÉCIE Caesalpinia echinata Lam; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Saskya Araújo Fonseca;
PERFIL FITOQUÍMICO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DA ESPÉCIE Ocimum gratissimum L; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Saskya Araújo Fonseca;
IATROGENIA MEDICAMENTOSA EM IDOSOS: um problema de saúde pública; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Saskya Araújo Fonseca;
ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DEHibiscus rosa-sinensis L; E Syzygium cumini (L; ) Skeels FRENTE À BACTÉRIAS MULTIRRESISTENTES DE ORIGEM HOSPITALAR; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Saskya Araújo Fonseca;
PERFIL DOS CASOS DE INTOXICAÇÃO POR PLANTAS EM HUMANOS NO ESTADO DE ALAGOAS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Saskya Araújo Fonseca;
de S; Cvalcanti e Thayara M; G; de Oliveira; PERFIL DOS USUÁRIOS DE CRACK REGISTRADOS NO HOSPITAL DE REFERÊNCIA NO ESTADO DE ALAGOAS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Saskya Araújo Fonseca;
PERFIL DE INTOXICAÇÃO POR USO DE AGROTÓXICOS EM ALAGOAS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Saskya Araújo Fonseca;
PERFIL FITOQUÍMICO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DA ESPÉCIE Opuntia ficus-indica M; (Palma forrageira); 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Centro Universitário CESMAC, Programa Semente de Iniciação Científica; Orientador: Saskya Araújo Fonseca;
Análise farmacognóstica e avaliação da atividade antimicrobiana de Caesalpinia echinata Lam; (Pau-brasil); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Centro Universitário CESMAC, Programa Semente de Iniciação Científica; Orientador: Saskya Araújo Fonseca;
Monitoria de Farmacognosia II; 2016; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Saskya Araújo Fonseca;
Monitoria de Farmacognosia I; 2016; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Saskya Araújo Fonseca;
SAÚDE E MEIO AMBIENTE: OS DESAFIOS DA SAÚDE AMBIENTAL NA VILA EMATER; 2015; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Centro Universitário CESMAC, Núcleo de Projetos de Extensão; Orientador: Saskya Araújo Fonseca;
Monitoria de Farmacognosia I; 2015; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Centro Universitário CESMAC, Centro Universitário Cesmac; Orientador: Saskya Araújo Fonseca;
Monitoria de Farmacognosia II; 2015; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Saskya Araújo Fonseca;
Monitoria de Farmacognosia I; 2015; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Saskya Araújo Fonseca;
Plantas Medicinais de Marechal Deodoro: o resgate de uma cultura popular enquanto prática terapêutica; 2014; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Centro Universitário CESMAC, Núcleo de Projetos de Extensão; Orientador: Saskya Araújo Fonseca;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, ELÁDIA MARIA ; GOMES, KATIANE MELO ; MAIOR, LUCAS PEDROSA SOUTO ; TRAJANO, LYVIA QUINTELA CAVALCANTE ; FONSECA, SASKYA ARAÚJO ; ROCHA, THIAGO JOSÉ MATOS ; DOS SANTOS, ALDENIR FEITOSA . Perfil dos casos de intoxicaÃÃo por plantas em humanos no estado de Alagoas. Diversitas Journal , v. 4, p. 292, 2019.
-
SILVA, F. R. G. ; MATIAS, T. M. S. ; SOUZA, L. I. O. ; MATOS-ROCHA, T. J. ; FONSECA, S. A. ; MOUSINHO, K. C. ; SANTOS, A. F. . Phytochemical screening and in vitro antibacterial, antifungal, antioxidant and antitumor activities of the red propolis Alagoas. BRAZILIAN JOURNAL OF BIOLOGY , v. 79, p. 452-459, 2019.
-
SASKYA, ARAÚJO FONSECA ; J., R. M. COSTA ; N., R. S. GOMES ; AMANDA, LIMA CUNHA ; JOÃO, GOMES DA COSTA ; THIAGO, JOSÉ MATOS-ROCHA ; KARWHORY, WALLAS LINS DA SILVA ; PAULO, HENRIQUE BARCELLOS FRANÇA ; FRANCISCO, FELICIANO DA SILVA JÚNIOR ; ANTÔNIO, EUZÉBIO GOULART SANT?ANA ; ALDENIR, FEITOSA DOS SANTOS . Antioxidant and cicatrizing activity of the species Abarema cochliacarpos (Gomes) Barneby J. W. Grimes. AFRICAN JOURNAL OF PHARMACY AND PHARMACOLOGY , v. 13, p. 170-180, 2019.
-
MAIA, JAQUELINE MIZAEL MELO ; LIMA, JERÔNIMO LEANDRO ; ROCHA, THIAGO JOSÉ MATOS ; FONSECA, SASKYA ARAÚJO ; MOSUINHO, KRISTIANA CERQUEIRA ; SANTOS, ALDENIR FEITOSA DOS . Perfil de intoxicação dos agricultores por agrotóxicos em Alagoas. Diversitas Journal , v. 3, p. 486, 2018.
-
SANTOS, ALDENIR FEITOSA ; FONSECA, SASKYA ARAÚJO ; CÉSAR, FERNANDA ANDRADE ; AZEVEDO ALBUQUERQUE, MÔNICA CAMELO PESSOA ; SANTANA, JOSÉ VALFRIDO ; SANTANA, ANTÔNIO EUZÉBIO GOULART . A penta-substituted pyridine alkaloid from the rhizome of Jatropha elliptica (Pohl) Muell. Arg. is active against Schistosoma mansoni and Biomphalaria glabrata. Parasitology Research (1987. Print) , v. 113, p. 1077-1084, 2014.
-
FONSECA, S. A. . Análise de Casos de Intoxicação por substâncias químicas e medicamentos no Hospital Geral do Estado. Infarma (Brasília) , v. 24, p. 46-60, 2011.
-
NERI, T. S ; MATOS-ROCHA, T. J. ; FONSECA, S. A. . Aspecto da poluição atmosférica como fator de risco para a saúde: uma reflexão sobre a qualidade do estado de Alagoas.. 1. ed. João Pessoa: Instituto Medeiros de Educação Avançada - IMEA, 2019, v. 1, p. 170-186., 2019.
-
ROCHA, T. J. M. ; NERI, T. S ; FONSECA, S. A. ; MAIOR, L. P. S . Frequência e aspectos epidemiológicos dos parasitos intestinais em pacientes de um laboratório particular do município do Pilar-AL. 1. ed. João Pessoa: Instituto Medeiros de Educação Avançada - IMEA, 2019, v. 1, p. 170-186., 2019.
-
SANTOS, A. F. ; FONSECA, S. A. . Memento Fitoterápico: um guia básico do uso correto das plantas medicinais. 1. ed. , 2016. v. 1. 42p .
-
SANTOS, A. F. ; FONSECA, S. A. . Plantas medicinais: Para que servem e como utilizá-las. 1. ed. , 2016. v. 1. 22p .
-
FONSECA, S. A. . Levantamento Florístico do Parque Municipal de Maceió, Alagoas. 1. ed. Maceió: SEMPMA, 2007. v. 300. 60p .
-
CERQUEIRA, N. T. V. ; FONSECA, S. A. . Segregação, acondicionamento e identificação de resíduos químicos na FCBS do Centro de Estudos Superiores de Maceió.. Revista Semente, Maceió, p. 67 - 70, 13 nov. 2008.
-
FONSECA, S. A. . Impacto ambiental de antibióticos usados na produção animal brasileira. In: Congresso de Estudos sobre o Meio Ambiente (CEMEIA), 2018, Maceió. Anais do II CEMEIA, 2018.
-
FONSECA, S. A. . Poluição atmosférica proveniente da queima de combustíveis derivados do petróleo em veículos automotores. In: Congresso de Estudos sobre o Meio Ambiente (CEMEIA), 2018, Maceió. Anais do II CEMEIA, 2018.
-
FONSECA, S. A. . Poluição atmosférica proveniente da queima de combustíveis derivados do petróleo em veículos automotores. In: Congresso de Estudos sobre o Meio Ambiente (CEMEIA), 2018, Maceió. Anais do II CEMEIA, 2018.
-
FONSECA, S. A. . Bioma Caatinga: impacto da desertificação. In: Congresso de Estudos sobre o Meio Ambiente (CEMEIA), 2018, Maceió. Anais do II CEMEIA, 2018.
-
FONSECA, S. A. . Impacto do uso de agrotóxicos em plantas medicinais de uso popular: uma revisão de literatura. In: Congresso de Estudos sobre o Meio Ambiente (CEMEIA), 2018, Maceió. Anais do II CEMEIA, 2018.
-
FONSECA, S. A. . Sustentabilidade e elaboração de novos produtos através do reaproveitamento alimentar. In: Congresso de Estudos sobre o Meio Ambiente (CEMEIA), 2018, Maceió. Anais do II CEMEIA, 2018.
-
FONSECA, S. A. . Identificação de substâncias desreguladoras endócrinas no meio ambiente. In: Congresso de Estudos sobre o Meio Ambiente (CEMEIA), 2018, Maceió. Anais do II CEMEIA, 2018.
-
FONSECA, S. A. . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DA ESPÉCIE Capparis flexuosa L. E O SEU USO EM GEL. In: XXV Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2018, São Paulo. XXV Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2018.
-
FONSECA, S. A. . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E ANTIRRETROVIRAL DA ESPÉCIE Lafoensia pacari Saint-Hilaire. In: XXV Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2018, São Paulo. XXV Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2018.
-
FONSECA, S. A. . Phytochemical screening and in Vitro Antibacterial, Antifungal, Antioxidant and antitumor Activities of the red propolis Alagoas. In: XXV Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2018, São Paulo. XXV Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2018.
-
FONSECA, S. A. . PERFIL FITOQUÍMICO E POTENCIAL ANTIOXIDANTE DA ESPÉCIE Paubrasilia echinata Lam. In: Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, 2018, Foz do Iguaçu. Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, 2018.
-
FONSECA, S. A. ; ROCHA, T. J. M. ; FONSECA, SASKYA ARAÚJO . Evaluation of antioxidant activity of the species Croton argyrophylloides Muell. Arg. In: In: XXV SImpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2018, 2018, São Paulo. Anais do XXV SImpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2018., 2018.
-
FONSECA, S. A. ; ROCHA, T. J. M. . Phytochemical screening and in Vitro Antibacterial, Antifungal, Antioxidant and antitumor Activities of the red propolis Alagoas.. In: XXV SImpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2018, São Paulo. Anais do XXV SImpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2018., 2019.
-
FONSECA, S. A. . Estudo da atividade cercaricida de extratos vegetais. In: 52 Congresso da Sociedade de Medicina Tropical., 2016, Maceió. Anais do 52 Congresso da Sociedade de Medicina Tropical., 2016.
-
SILVA, M. J. ; SILVA, K. W. L. ; LOPES, V. C. M. ; MOUSINHO, K. C. ; FORTES, C. R. ; SANTOS, A. F. ; FONSECA, S. A. . IMPLANTAÇÃO DE UM HORTO MEDICINAL EM UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ALAGOAS. In: V Congresso Norte Nordeste de Ciências Farmacêuticas, 2015, Maceió. Anais do V Congresso Norte Nordeste de Ciências Farmacêuticas, 2015.
-
SILVA, M. J. ; SANTOS, E. M. ; GOMES, K. M. ; TRAJANO, L. Q. C. ; FONSECA, S. A. . PERFIL DOS CASOS DE INTOXICAÇÃO POR PLANTAS EM HUMANOS NO ESTADO DE ALAGOAS. In: Anais do V Congresso Norte Nordeste de Ciências Farmacêuticas, 2015, Maceió. Anais do V Congresso Norte Nordeste de Ciências Farmacêuticas, 2015.
-
COSTA, E. L. S. F. ; SILVA, K. W. L. ; SANTOS, A. F. ; PIRES, L. L. S. ; FONSECA, S. A. . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE Hibiscus rosasinensis E Syzygium cumini (L.) Skeels SOBRE BACTÉRIAS MULTIRRESISTENTES DE ORIGEM HOSPITALAR. In: V Congresso Norte Nordeste de Ciências Farmacêuticas, 2015, Maceió. Anais do V Congresso Norte Nordeste de Ciências Farmacêuticas, 2015.
-
COSTA, E. L. S. F. ; PITANGA, R. J. G. C. ; SILVA, M. N. S. ; SILVA, K. W. L. ; SANTOS, A. F. ; FONSECA, S. A. . LANTAS MEDICINAIS DE MARECHAL DEODORO: O RESGATE DE UMA CULTURA POPULAR ENQUANTO PRÁTICA TERAPÊUTICA. In: V Congresso Norte Nordeste de Ciências Farmacêuticas, 2015, Maceió. Anais do V Congresso Norte Nordeste de Ciências Farmacêuticas, 2016.
-
SILVA, R. N. ; CAVALCANTI, S. W. S. ; OLIVEIRA, T. M. G. ; SILVA, K. W. L. ; TRINDADE FILHO, E. M. ; FONSECA, S. A. . PERFIL DOS USUÁRIOS DE CRACK REGISTRADOS NO HOSPITAL DE REFERÊNCIA NO ESTADO DE ALAGOAS. In: V Congresso Norte Nordeste de Ciências Farmacêuticas, 2015, Maceió. Anais do V Congresso Norte Nordeste de Ciências Farmacêuticas, 2015.
-
SANTOS, I. S. ; LIMA, A. M. ; SILVA, Z. V. ; SILVA, K. W. L. ; SANTOS, A. F. ; FONSECA, S. A. . PERFIL FITOQUÍMICO DE O. gratissimum L. CULTIVADO NA FARMÁCIA VERDE DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO. In: V Congresso Norte Nordeste de Ciências Farmacêuticas, 2015, Maceió. Anais do V Congresso Norte Nordeste de Ciências Farmacêuticas, 2015.
-
SANTOS, I. S. ; CAVALCANTE, M. R. ; GALVAO, R. P. ; SILVA, K. W. L. ; MOUSINHO, K. C. ; FONSECA, S. A. . PERFIL DE INTOXICAÇÃO POR USO DE AGROTÓXICOS EM ALAGOAS. In: Congresso Norte Nordeste de Ciências Farmacêuticas, 2015, Maceió. Anais do V Congresso Norte Nordeste de Ciências Farmacêuticas, 2015.
-
SANTOS, A. F. ; FONSECA, S. A. . Atividade biológica dos extratos de Anacardium occidentale & Glycyrrhiza glabra.. In: VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e de Investigação em Câncer, 2014, Ilhéus. VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e de Investigação em Câncer, 2014.
-
SANTOS, A. F. ; FONSECA, S. A. . Avaliação da atividade biológica de Lafoensia pacari A.St.-Hil. (Lythraceae).. In: VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e de Investigação em Câncer, 2014. VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e de Investigação em Câncer.
-
SANTOS, A. F. ; FONSECA, S. A. . Atividade moluscicida do alcalóide dietil 4-fenil-2,6-dimetil-3,5-piridinadicarboxilato em Biomphalaria glabrata (Gastropoda, Planorbidae).. In: VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e de Investigação em Câncer, 2014, Ilhéus. VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e de Investigação em Câncer.
-
SANTOS, A. F. ; FONSECA, S. A. . Bioatividade de Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville (FABACEAE).. In: VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e de Investigação em Câncer, 2014, Ilhéus. VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e de Investigação em Câncer, 2014.
-
SANTOS, A. F. ; FONSECA, S. A. . Prospecção fitoquímica e atividade moluscicida de Annona muricata e Jatropha elliptica EM Biomphalaria glabrata.. In: VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e de Investigação em Câncer, 2014, Ilhéus. VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e de Investigação em Câncer, 2014.
-
SANTOS, A. F. ; FONSECA, S. A. . Avaliação da atividade miracicida, cercaricida e esquistossomicida de Jatropha elliptica (POHL) MUELL ARG.. In: VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e de Investigação em Câncer, 2014, Ilhéus. VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e de Investigação em Câncer, 2014.
-
SANTOS, A. F. ; FONSECA, S. A. . QUANTIFICAÇÃO DO POTENCIAL ANTIOXIDANTE E AVALIAÇÃO FITOQUÍMICA DA ESPÉCIE Stryphnodendron Adstringens. In: 65ª Reunião Anual da SBPC, 2013, Recife. 65ª Reunião Anual da SBPC, 2013.
-
SANTOS, A. F. ; FONSECA, S. A. . Potencial antioxidante e antibacteriano do extrato etanólico do capim santo.. In: Congresso Internacional da Evolução da Medicina., 2012, Maceió. Congresso Internacional da Evolução da Medicina., 2012.
-
SILVA, A. C. P. ; FONSECA, S. A. . Análise de casos de intoxicação por substâncias químicas e medicamentos no hospital geral do estado de Alagoas.. In: Congresso Internacional da Evolução da Medicina., 2012. Congresso Internacional da Evolução da Medicina..
-
SILVA, A. C. P. ; FONSECA, S. A. . Uso de substâncias ou métodos dopantes no esporte moderno.. In: Congresso Internacional da Evolução da Medicina., 2012, Maceio. Congresso Internacional da Evolução da Medicina., 2012.
-
FONSECA, S. A. . Riscos da automedicação no Brasil.. In: Congresso Internacional da Evolução da Medicina., 2012, Maceio. Congresso Internacional da Evolução da Medicina., 2012.
-
FONSECA, S. A. . Biosurfactante produzido a partir de substratos renováveis.. In: Congresso Internacional da Evolução da Medicina., 2012, Maceio. Congresso Internacional da Evolução da Medicina., 2012.
-
Queiroz, C.M da S. ; FONSECA, S. A. . Frequência de anticorpos anti-tireoidianos num laboratório privado de Maceió.. In: Congresso Internacional da Evolução da Medicina., 2012, Maceio. Congresso Internacional da Evolução da Medicina., 2012.
-
FONSECA, S. A. . Segregação,acondicionamento e identificação de residuos químicos: Prática pioneira em instituição de Ensino. In: Programa Semente de Iniciação Científica, 2008, Maceió. Programa Semente de Iniciação Científica, 2008.
-
FONSECA, S. A. . Plantas medicinais e metabólitos secundários com potencial ação contra o vírus da imunodeficiência humana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FONSECA, S. A. . Fitoterapia x vírus do HIV: uma possibilidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, K. W. L. ; COSTA, J. R. M. ; BARBOSA, V. C. ; SANTOS, A. F. ; FONSECA, S. A. . Desenvolvimento de Gel com Extrato de Capparis flexuosa L. (Feijão-bravo). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, K. W. L. ; PITANGA, R. J. G. C. ; SANTOS, A. F. ; FONSECA, S. A. . Avaliação da Atividade Antioxidante da Espécie Opuntia fícus-indica M. (Palma-forrageira). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Avaliação da atividade citotóxica e antimicrobiana da espécie Croton argyrophylloides Muell Arg., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Saskya Araújo Fonseca - Coordenador.
-
2015 - 2016
PERFIL FITOQUÍMICO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DA ESPÉCIE Opuntia ficus-indica M. (Palma forrageira), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Saskya Araújo Fonseca - Coordenador / Aldenir Feitosa dos Santos - Integrante / Renan Gonzaga - Integrante / Karwhory Wallas Lins da Silva - Integrante.
-
2015 - 2016
Estudo fitoquímico de Capparis flexuosa L. com potencial antioxidante para o desenvolvimento de formulação cicatrizante, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Saskya Araújo Fonseca - Coordenador / Aldenir Feitosa dos Santos - Integrante / Renan José Gonzaga Cordeiro Pitanga - Integrante / Karwhory Wallas Lins da Silva - Integrante.
-
2015 - Atual
INFLUÊNCIA DA SAZONALIDADE NA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DA PRÓPOLIS VERMELHA DE ALAGOAS, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Saskya Araújo Fonseca - Coordenador / Aldenir Feitosa dos Santos - Integrante / Karwhory Wallas Lins da Silva - Integrante / Márcia Adriana Pessoa de Oliveira Esteves - Integrante / Lais Estephane Silva Santos - Integrante / Daniela Calumby de Souza Gomes - Integrante., Financiador(es): Banco Santander Banespa - Brasil - Bolsa.
-
2014 - 2015
Análise farmacognóstica e avaliação da atividade antimicrobiana de Caesalpinia echinata Lam. (Pau-brasil), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Saskya Araújo Fonseca - Coordenador / Renan José Gonzaga Cordeiro Pitanga - Integrante / Mylena Nayara Santos Silva - Integrante / Luana Vieira da Silva - Integrante / Simone Paes Bastos Franco - Integrante.
-
2014 - 2014
Determinação do potencial inibidor de peroxidação lipídica da espécie Bauhinia forficata link., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Saskya Araújo Fonseca - Coordenador / Aldenir Feitosa dos Santos - Integrante / Luana Vieira da Silva - Integrante / Simone Paes Bastos Franco - Integrante / Emanoella Soares de Almeida - Integrante.
-
2012 - 2014
Avaliação da Atividade farmacológica do barbatimão como cicatrizante, antioxidante e antimicrobiano, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Saskya Araújo Fonseca - Coordenador / Aldenir Feitosa dos Santos - Integrante.
-
2008 - 2009
Implantação da política de redução, reutiização, reciclagem e recuperação de resíduos químicos gerados pela FCBS do Centro de Estudos Superiores de Maceió., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Saskya Araújo Fonseca - Coordenador.
-
2007 - 2008
Segregação, acondicionamento e identificação de residuos quimicos na FCBS do Centro de Estudos Superiores de Maceió, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Saskya Araújo Fonseca - Coordenador.
-
2005 - 2005
Estudo da Família Sapindaceae no semi-árido alagoano-CNPQ, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Saskya Araújo Fonseca - Coordenador.
Prêmios
2012
Trabalhos premiados na categoria pôster do Congresso Internacional de Medicina - Potencial antioxidante e antibacteriano do extrato etanólico do capim santo, CESMAC.
2011
Aluna Laureada- Maior média geral do Curso de Farmácia- 2010/02, CESMAC.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitário Cesmac, CAMPUS I - PROF. EDUARDO ALMEIDA. , Rua Cônego Machado, Farol, 57051160 - Maceió, AL - Brasil, Telefone: (82) 32155000
Experiência profissional
2012 - 2014
Centro Universitário CESMACVínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Aluna, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2012 - 03/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Pró-reitoria adjunta de Pós graduação.,Linhas de pesquisa
2008 - 2014
Colégio de São JoséVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental II, Carga horária: 12
2010 - 2011
ProjovemVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
2007 - 2008
centro de estudos superiores de maceióVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
2005 - 2006
Instituto do Meio Ambiente do Estado de AlagoasVínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIA, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação como pesquisadora do CNPQ no estudo da Família Sapindaceae no Semi-árido alagoano
2005 - 2006
Escola Estadual Professora Anaías de LimaVínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Pofessora, Carga horária: 30
2004 - 2004
Escola MonsenhorVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2002 - 2002
Colégio Santo Cristo LtdaVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - Atual
Farmácia do TrabalhadorVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Farmacêutica, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de SASKYA ARAÚJO FONSECA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?