Alberto Sergio Maia da Silva
Graduado em Ciências Econômicas pela UFPA/1988; CRE 1583/15ª Região/MA; Jornalista inscrito sob nº 500 na AIRT, no SINDIJORI-Sindicato dos Jornalistas de Imperatriz. Mestre em Ciências da Educação pelo IPLAC-CUBA/1999; Doutor em Gestão de Empresas pela Universidad Autónoma de Asunción-PY/2012; professor concursado Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, exerceu a função de chefe do Curso de Administração no período de junho de 1996 a dezembro de 2008; foi coordenador do curso de Pós-Graduação da UEMA, foi Coordenador dos Cursos Sequenciais da UEMA, no período de 2002 a 2007; Coordenou a Pós-Graduação da Faculdade Atenas Maranhense no período de 2002/2004, em Imperatriz; foi coordenador do Curso de ECONOMIA e Pós-Graduação da FEST no período de 2009 a 2011. Foi Presidente do Instituto de Pesquisa e Extensão da Região Tocantina-ISERT, no período de 2005 a 2013. Atualmente aposentado pela UEMA, desde 2008, oficialmente outubro de 2011; servidor público federal, desde 03 de janeiro de 1975, em exercício lotado na FUNAI de Imperatriiz; natural de Ananindeua-PA, recebeu o titulo de cidadão Imperatrizense concedido pela Câmara Municipal de Imperatriz-MA, em 23/05/2007, e o titulo e diploma de Professor Emérito concedido pela UEMA, em 09/12/2014. Atualmente, desde setembro de 2013, atua na condição de professor da Universidade CEUMA no campus de Impertariz-MA.
Informações coletadas do Lattes em 10/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Gestao Empresarial
2009 - 2012
Universiodade Autonoma de Assucion
Título: As competências do agente público para promover as políticas públicas adequadas para gerar o desenvolvimento econômico e social do pretenso Estado do Maranhão do Sul
Orientador: Orlando Perez
Mestrado em Ciências da Educação
1997 - 1999
Instituto Pedagogico Latinoamericano Y Caribeno
Título: Um sistema de ações para vincular teoria e prática no estágio supervisionado na formação do administrador de empresas que a universidade contemporânea precisa formar no CESI/UEMA,Ano de Obtenção: 2000
Orientador: DrC. Roberto Valledor Estevill
Palavras-chave: administração, estágio supervisionado.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Didática do Ensino de 3º Grau
1996 - 1997
Universidade Estadual do Maranhão
Título: O Imperativo da Qualidade para o Curso de Administração de Empresas do CESI/UEMA
Orientador: Prof. Dr. João Renôr Ferreira de Carvalho
Graduação em Ciências Econômicas
1985 - 1988
Universidade Federal do Pará
Título: Bubalinocultura
Orientador: Prof. Pedro Silva
Formação complementar
1997 - 1997
Formação de Professores em Mercados Futuros. (Carga horária: 40h). , ESALQ-USP-PIRACICABA, ESALQ, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Mercado de Capitais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Micro e Macro Economia.
Participação em eventos
Audiência Pública.AS COMPETÊNCIAS DO AGENTE PÚBLICO PARA PROMOVER AS POLÍTICAS PÚBLICAS ADEQUADAS PARA GERAR O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DO PRETENSO ESTADO DO MARANHÃO DO SUL-BRASIL. 2012. (Outra).
La Investigación Cualitativa.La Investigación Cualitativa. 2010. (Seminário).
Workshop "Coordenação e Gestão de Cursos Superíores".Coordenação e Gestão de Cursos Superiores. 2010. (Outra).
XXV Congresso da ANGE-Associação Nacional dos Cursos de Graduação de Ciências Econômicas. Possibilidades econômicas para nossos netos: desafios para o desenvolvimento brasileiro. 2010. (Congresso).
Atividades Complementares do Curso de Ciências Econômicas da FEST.O Empreendedorismo Vence a Crise. 2009. (Encontro).
A Crise Financeira..Um passeio pelo mundo das crises. 2008. (Oficina).
Forum de Desenvolvimento Sustentável - Prefeitura de Porto Franco-Ma.Desenvolvimento Sustentável. 2007. (Outra).
Gestão Pública."Os Princípios Básicos da Moderna Administração". 2007. (Outra).
I Seminário de Economia Regional.Gestão Pública. 2007. (Seminário).
I Seminário de Economia Regional.Gestão Publica. 2007. (Seminário).
I Seminário de Economia Regional.Gestão Pública. 2007. (Seminário).
O dia do Economista - Faculdade Santa Terezinha-FEST.Princípios Básicos da Nova administração. 2007. (Outra).
Participação em bancas
SILVA, A. S. M.. Miranda Marques. Especialista. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Gestão Empresarial) - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, A. S. M.. Especialista. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, A. S. M.. Especialista. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática do Ensino de 3º Grau) - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, A. S. M.. Bacharel em Administração. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, A. S. M.. Bacharel em Administração de Empresas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, A. S. M.. Bacharel em Administração de Empresas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, A. S. M.. Bacharel em Administração de Empresas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, A. S. M.. Bacharel em administração de Empresas. 2003 - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, A. S. M.. Bacharel em Administração de Empresas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, A. S. M.. Bacharel em administração de Empresas. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, A. S. M.. Bacharel em Administração de Empresas. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Estadual do Maranhão.
Orientou
EVASÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MUNICIPIO DE PORTO VELHO-RO; Início: 2010; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências da Educação) - Universidad Autonoma de Asuncion; (Orientador);
A utilização de softwares educativos como facilitadores no processo ensino-aprendizagem de língua inglesa nas escolas Centro de Ensino Dorgival Pinheiro de Souza e Centro de Ensino Nascimento de Moraes da cidade de Imperatriz-Maranhão-Brasil; ; Início: 2010; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências da Educação) - Universidad Autónoma de Asunción; (Orientador);
Produções bibliográficas
-
SILVA, A. S. M. ; SILVA, A. S. M. . As Competências do Agente Público. 1a.. ed. Imperatriz: Ética, 2014. v. 01. 249p .
-
SILVA, A. S. M. . Qual o papel e as consequencias das funções comissionadas no contexto da gestão das políticas públicas e a relação com o planejamento e a programação econômica?. O Progresso, Imperatriz-Ma, p. C2-4 - C2-4, 10 maio 2009.
-
SILVA, A. S. M. . Um sistema de ações para vincular teoria e prática no estágio supervisionado na formação do administrador de empresas que a universidade Contemporânea precisa formar no CESI/UEMA. Jornal "O PROGRESSO", Imperatriz-Ma, p. C2-4 - C2-4, 02 dez. 2007.
-
SILVA, A. S. M. . Os problemas sociais não são irremediáveis, mas seguramente falta de objetivos. Jornal "O Progresso", Imperatriz-Ma, p. Extra - Especial, 18 mar. 2007.
-
SILVA, A. S. M. ; SILVA, A. S. M. . Efeitos do Projeto Suzano na Região Tocantina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, A. S. M. ; SILVA, A. S. M. . Economia Brasileira e os Desafios da Sustentabilidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, A. S. M. . Um passeio pelo mundo das crises. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, A. S. M. . CRESCER e DESENVOLVER - o desafio das cidades brasileiras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, A. S. M. . CRESCER e DESENVOLVER - o desafio das cidades brasileiras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, A. S. M. . Crescer e Desenvolver - o desafio das cidades brasileiras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Prêmios
2014
Titulo e Diploma de Professor Emérito, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA.
2007
Cidadão Imperatrizense, Câmara Municipal de Imperatriz.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Maranhão, Ciências Humanas. , Rua Godofredo Viana, 1300, Centro, 65901-480 - Imperatriz, MA - Brasil, Telefone: (99) 35252785, URL da Homepage:
Experiência profissional
1994 - 2011
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Prof. Assistente III aposentado em outubro/11
Atividades
-
03/1994
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Econômica, Estatística Aplicada à Administração
1975 - Atual
Fundação Nacional do ÍndioVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente N-III, Carga horária: 44
2013 - Atual
Universidade CeumaVínculo: , Enquadramento Funcional: regime Parcial
Outras informações:
Atua nos cursos de Contábeis, Administração e Engenharias Civil e de Produção.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alberto Sergio Maia da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?