Anna Rita Sartore

Doutora e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciada em em Ciências Físicas e Biológicas e em Pedagogia. Psicopedagoga e Psicanalista. Aposentada como professora associada do Núcleo de Formação Docente e do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco, foi tutora do grupo Infoinclusão, do Programa de Educação Tutorial, PET/MEC/SESu de 2009 a 2019. Foi editora chefe do Periódico de Educação Interritórios de 2015 a 2022 Pesquisa temas em Educação, com ênfase para Formação de Professores, Tecnologias e Ciências e Relações entre Psicanálise e Educação

Informações coletadas do Lattes em 31/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2005 - 2007

Universidade de São Paulo
Título: Escrita e Angústia: investigação ,por viés psicanalítico, do impedimento de escrita como fênomeno da ordem do sujeito do inconsciente
Claudemir Belintane. Palavras-chave: educação; psicanálise; escrita.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

2001 - 2003

Universidade de São Paulo
Título: A escrita no corpo- ponderações por um viés psicanalítico,Ano de Obtenção: 2003
Dr. Claudemir Belintane.Palavras-chave: psicanálise; educação; sintoma.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Superior.

Especialização em Psicopedagogia Clinico Instituicional

2007 - 2008

Escola Superior Aberta do Brasil
Título: A queda da autoridade simbólica
Orientador: Beatriz Christo Gobbi

Graduação em Pedagogia

1998 - 2000

Universidade Ibirapuera
Título: O crochê da língua: livro didático
Orientador: Azilde Andreotti

Graduação em Ciencias Físicas e Biológicas

1988 - 1991

Fundação prof. José Augusto Vieira

Formação complementar

2005 - 2005

Angústia na Clínica da Lacan. (Carga horária: 180h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2003 - 2005

Formação de psicanalistas. (Carga horária: 440h). , Maiêutica Instituição Psicanalítica, IPM, Brasil.

2003 - 2003

Jornadas Psicanalíticas - extensão. (Carga horária: 30h). , Maieutica Florianópolis Instituição Psicanalítica, MFIP, Brasil.

2003 - 2003

A direção do tratamento analítico. (Carga horária: 12h). , Associação Psicanalítica de Porto Alegre, APPOA, Brasil.

2003 - 2003

Reunión Lacanoamericana de Psicoanálises Tucuman. (Carga horária: 80h). , Escuela de Psicoanálises Tucuman, EPT, Argentina.

2002 - 2002

Didática e Psicanálise-conexões para educadores. (Carga horária: 120h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2002 - 2002

Discurso do Inconsciente nas manifestações orais. (Carga horária: 120h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2001 - 2001

III colóquio do LEPSI Psicanálise, Infancia e Ed.. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2001 - 2001

Desafios do Ensino de Ciencias. (Carga horária: 120h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1992 - 1992

Tópicos de Biologia Marinha. (Carga horária: 80h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologias aplicadas à educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciências Naturais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.

Organização de eventos

LAURITO A. R. S ; Alcoforado M.G. N. ; SILVA, J. F. . 16 Encontro Estadual do PROGRAMA EDUCACAO TUTORIAL PET PE. 2014. (Outro).

SARTORE A.R. . III Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco- EPEPE. 2010. (Outro).

SARTORE A.R. . II Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão. 2010. (Outro).

SARTORE A.R. . Reunião Regional da SPBC Pe. 2010. (Outro).

SARTORE A.R. . IX Encontro de Oficinas Pedagógicas e I Encontro de Produção e Iniciação Científica da Universidade Ibirapuera.. 2006. (Outro).

SARTORE A.R. . Coordenadora da Oficina de Gibi no X Encontro de Oficinas Pedagógicas da Universidade Ibirapuera. 2005. (Outro).

Participação em eventos

Oxente Day. 2019. (Outra).

Arduino Day. 2018. (Oficina).

I simpósio de educação e inclusão tecnológica.O uso de metodologias Ativas no ambiente Virtual de aprendizagem. 2018. (Simpósio).

VI seminário de Educação inclusiva.Autismo: quando a Pedagogia, a Psicanálise e a Biologia conversam. 2018. (Seminário).

VI EPEPE encontro de pesquisa educacional em Pernambuco.Política Nacional de Informática na Educação: entre a inclusão digital e a capacitação para inserção no mercado de trabalho.. 2016. (Encontro).

XII Colóquio sobre questões curriculares. Possibilidades Franqueadas pelas TIC sob o olhar do Currículo no cotidiano escolar. 2016. (Congresso).

IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação. FORMAS DE PROVIMENTO DO CARGO DE GESTOR ESCOLAR NOS MUNÍCIPIOS ALAGOANOS (NORDESTE BRASILEIRO). 2014. (Congresso).

XXI EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2013. (Encontro).

XXIX Associação Latino Americana de Sociologia. Teletrabalho: a virtualidade materializando perda salarial para o doce. 2013. (Congresso).

XXIX CONGRESO ALAS CHILE: crisis y emergencias sociales en en Amériica Latina.. TELEtrabalho: A virtualidade materializando perda salarial para o docente. 2013. (Congresso).

III EPEPE EIXO EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA.O PROFESSOR NA EDUCAÇÃO ONLINE: UM POR TODOS E TODOS POR UM ?. 2010. (Encontro).

VIII EELL e IV CONELL.Literatura e cinema: a linguagem consciente e a inconsciente em questão na fronteira intersemiótica. 2010. (Encontro).

XV ENDIPE Encontro nacional de didática e prática de ensino. Êxitos e descompassos na inserção de novas tecnologias na educação de jovens e adultos:Questões pragmáticas, paradigmáticas e identificatórias. 2010. (Congresso).

Congresso Internacional da Afirse V Colóquio Nacional. Tecnologia e sujeito psíquico: educação frente às questões identificatórias. 2009. (Congresso).

Encontro de professores da rede municipal de são paulo. Seminário Reflexões sobre a nossa prática pedagógica. 2008. (Congresso).

I COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE ENSINO SUPERIOR. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO. 2008. (Congresso).

IV Simpósio DERDIC- ESCRITA Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação da PUC/SP.Me deu um branco: a convocação de afetos e a invasão de a alíngua no texto escrito. 2008. (Seminário).

Jornada Ibirapuera.O mal estar do professor: Síndrome de Bournout. 2008. (Seminário).

Jornada Ibirapuera.Síndrome de Bournout. 2008. (Encontro).

Jornada Ibirapuera.Demandas da inclusão: do diagnóstico à excelência do atendimento. 2008. (Encontro).

XV Congresso Internacional de Educação: Educar 2008 Portos de Passagem: culturas e saberes em movimento. A pós-modernidade e a práticas educativas na sociedade da informação e da aprendizagem. 2008. (Congresso).

Alfabetização, Leitura e Escrita - Entre a Pesquisa e a Demanda.Angústia e escrita: o impedimento da escritura como fenômeno da ordem do inconsciente. 2007. (Seminário).

Curso preparatório para concurso: Sinpeem.Formação de professores. 2007. (Seminário).

III Encontro de iniciação científica e seminário nacional de pesquisa.Escrita e angústia: uma investigação através de viés psicanalítico sobre impedimento e dificuldade de escrita. 2006. (Seminário).

VI Colóquio LEPSI (USP) Psicanálise, educação e transmissão.Escrita e angústia. 2006. (Seminário).

VII Semana de Pedagogia.Escrita e angústia: o corpo na escola. 2006. (Seminário).

IX Encontro de Oficinas Pedagógicas.Oficina de Gibi. 2005. (Oficina).

Oralidade , Leitura, Escrita: Confrontos e Perspectivas.Oralidade , Leitura, Escrita: Confrontos e Perspectivas USP. 2005. (Seminário).

VI Semana da Pedagogia.O corpo e a Escrita na Escola. 2005. (Encontro).

Jornadas Psicanalíticas. Jornadas Psicanalíticas Florianópolis. 2004. (Congresso).

Espaço de interlocução: E eu com isso, o alemão em Freud. 2003. (Encontro).

I Colóquio Internacional do Núcleo de pesquisa de psicanálise Educação. 2003. (Seminário).

Jornada de Convergência 2003 A direção do tratamento analítico. 2003. (Seminário).

Jornadas Psicanalíticas Florianópolis. Entre o corpo e a palavra. 2003. (Congresso).

O mal-estar de um linguista no mal-estar da cultura. 2003. (Encontro).

Psicanálise e Direito. 2003. (Encontro).

Reunión Lacanoamericana de psicoanálisis Tucumán. 2003. (Congresso).

Topologia, Complexidade e Lacan. 2003. (Encontro).

III Colóquio Lepsi. 2001. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: VIVIANE NOEMIA DE BARROS

SARTORE A.R.; Lima I M da S; ROSEIRA, N. A. F.. Ações de formação continuada para professoras(es) dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas do campo: um olhar para o Ensino de Matemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação - Campus Agreste) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: VIRGÍNIA LUZ FONTES

Fontes V L;SARTORE A.R.; PEREIRA A.C. Entre o Plano Nacional de Educação (PNE) e Planos Municipais de Educação (PMEs): paráfrase e polissemia e sentidos de alfabetização e letramento. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA.

Aluno: ?Gestão escolar e o uso do whatsApp como ferramenta de apoio

CARVALHO, A. B. G. P.; Panerai, T.;SARTORE A.R.. ?Gestão escolar e o uso do whatsApp como ferramenta de apoio na comunicação colaborativa em uma escola pública do Recife?,. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnologia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Emanuelle de Souza Barbosa

SARTORE A.R.; SILVA, J. F.; ABRANCHES, S. P.. MARCAS DA COLONIALIDADE NOS DISCURSOS DE DOCUMENTOS OFICIAIS NA POLÍTICA DE INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação PPGEDUc) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Alcione Alves da Silva Mainar

SILVA, J. F.;SARTORE A.R.; MACHADO, L. B.. . A EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO TERRITÓRIO CAMPESINO: O QUE DIZEM AS/OS SUJEITAS/OS QUE NÃO ESTÃO MAIS NA ESCOLA?. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa De Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Jéssica Lucilla Monteiro da Silva

SILVA, J. F.;SARTORE A.R.; SILVA, J. B.. Os Conteúdos de ensino referentes aos saberes campesinos presentes no currículo da formação de professores do curso de Licenciatura em Educação do Campo do Sertão de Pernambuco: uma leitura através dos Estudos Pós-coloniais Latino-americanos.. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação PPGEDUc) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Luciano França de Lima

SARTORE A.R.; S. A da; Melo, C. T.; Panerai, T.. Caracterização da utilização de conteúdos digitais pelos professores de língua portuguesa em escolas públicas de Pernambuco. 2014. Dissertação (Mestrado em Programas de pós-graduação Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Daniel Silva Santos

SARTORE A.R.; PRADO, E. C.; Lima I M da S. O uso pedagógico de tecnologias educativas: uma análise da formação continuada do ProInfo de Garanhuns/Pernambuco.. 2014. Dissertação (Mestrado em Programas de pós-graduação Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Denise Xavier Torres

SILVA, J. F.;SARTORE A.R.. Os sentidos das concepções de avaliação da aprendizagem de professoras que atuam em escolas situadas em áreas rurais. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa De Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Luciano França Lima

SARTORE A.R.; MELO, C. L. M. T. S.; S. A da. Caracterização da utilização de conteúdos digitais pelos professores de língua portuguesa em escolas públicas de Pernambuco. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação PPGEDUc) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: NATALIA JIMENA DA SILVA AGUIAR

SARTORE A.R.; PADILHA, A.; ATHAIDE, L.. O Discurso dos Professores do Ensino Fundamental sobre a Inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Cotidiano Escolar. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEDuc) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Gabriela Lara da Cruz Lucas Macedo

BELINTANE, C.; Lucas, G L da C;SARTORE A.R.; Siqueira, I. S P M. Oralidade, Psicanálise e Alfabetização:experiências com crianças oriundas de ambientes desfavorecidos. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Aluno: Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro

SARTORE A.R.; PRADO, E C. Desafios da avaliação de aprendizagem nos cursos de Direito. 2019. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAÕ EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Lana Lisier Palmeira

PRADO, E. C.;SARTORE A.R.. DIREITOS HUMANOS E ENSINO JURÍDICO EM ALAGOAS: UMA ARTICULAÇÃO INDISSOCIÁVEL À FORMAÇÃO CIDADÃ.. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Denise Xavier Torres

SILVA, J. F.;SARTORE A.R.; MACHADO, L. B.; BATISTA J.. Tensões entre avaliações e educação do campo: disputas nas fronteiras da validação do currículo.. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Luiz Alberto da Silva Junior

SARTORE A.R.; NASCIMENTO, R; SILVA C.N; Campos A.F.. Saberes docentes mobilizados no ciscurso de professores de Ciências do Recife para uso da Robótica. 2018. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Denise Sahyun Levy

SARTORE A.R.; SORDI G M A A; CARNEIRO J C G G; MORGADO A P D V. Informatização e Unificação dos Programas de Proteção Radiológica: monitoramento das radiações ionizantes e sua otimização. 2015. Tese (Doutorado em Doutoramento em Física) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lucila Maria Pastorello

Pastorello, L. M.; BELINTANE, C.;SARTORE A.R.; VORCARO, A.; AMARAL, M. G. Leitura em voz alta e apropriação da linguagem escrita pela criança. 2010. Tese (Doutorado em Educação e Linguagem) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lana Lisier Palmeira

PRADO, E. C.;SARTORE A.R.. DIREITOS HUMANOS E ENSINO JURÍDICO EM ALAGOAS:uma articulação indissociável à formação cidadã.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jusciney Carvalho Santana

PRADO, E.SARTORE A.R.. As Cotas Raciais na Universidade Federal de Alagoas: uma Análise do Percurso de Estudantes Negras no Curso de Medicina. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAÕ EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: VIVIANE NOEMIA DE BARROS

SARTORE A.R.; LIMA, I M da S; ROSEIRA, N. A. F.. A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES(AS) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO CAMPO: UM OLHAR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação - Campus Agreste) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Alcione Alves da Silva Mainar

SILVA, J. F.; Machado L.B;SARTORE A.R.. A evasão em turmas de educação de jovens e adultos nas escolas localizadas no território rural. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa De Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Denise Xavier Torres

SILVA, J. F.;SARTORE A.R.. Aproximações e distanciamentos entre a legislação nacional para educação do campo e a prática avaliativa dos professores de escolas campesinas: um olhar a partir dos estudos pós-coloniais. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa De Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Daniel Silva Santos

SARTORE A.R.; LIMA, I M da S; PRADO, E. C.. O uso pedagógico de tecnologias educativas: uma análise da formação continuada do ProInfo de Garanhuns /Pernambuco. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação PPGEDUc) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Marta Cordeiro da Silva

SARTORE A.R.; SALLES, S. G.. A Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pelos Professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médi. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: MARCELO LOURENÇO DA SILVA

LAURITO A. R. S; SALLES, S. G.; FRANCA, L.. Cultura Digital na Universidade: O uso das TDIC na construção do conhecimento de estudantes do ensino superior de Pedagogia na Universidade. 2016 - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Aline Renata dos Santos

SILVA, J. F.;SARTORE A.R.; SALLES, S. G.. Concepções de Currículo na Legislação Específica para a Educação do Campo: um olhar através dos estudos pós-coloniais latino-americanos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Nancy Aparecida Santos Araújo Nascimento

SARTORE A.R.. As contribuições das mídias na sala de aula do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera.

Aluno: Daniela Torquato dos Reis

SARTORE A.R.. O direito do menor e o trabalho infantil: a história antes e depois do ECA.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera.

Aluno: FERNANDA, Andreza Alves da Silva

SARTORE A.R.PRADO, E.. .A sexualidade infantil na perspectiva docente.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera.

Aluno: ATAYDE Maria Luiza C

SARTORE A.R.PRADO, E.. .Aprendizagem significativa.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera.

Aluno: Auricélia Gonçalves de Andrade Reis

SARTORE A.R.. A leitura e a inclusão escolar.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera.

Aluno: Marisa Araújo

SARTORE A.R.. Resgate da música folclórica brasileira na Educação.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera.

Aluno: Ana Cristina F

SARTORE A.R.. L. Lima.O (des)gosto pela leitura: um estudo acerca da operacionalização e fruição de leitura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera.

Aluno: Telma R

SARTORE A.R.. Ribeiro.A inclusão nas escolas particulares da Vila Inglesa, SP.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera.

SARTORE A.R.; SILVA, J. F.. CONCURSO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR da UNIVERSIDADE FEDERAL PERNAMBUCO. 2010. Universidade Federal de Pernambuco.

SARTORE A.R.PRADO, E.; Diógenes E M N. CONCURSO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR UFAL Prof Assistente DE E44 REU04. 2010. Universidade Federal de Alagoas.

SILVA, J. F.; SALES Conceição;SARTORE A.R.. Banca de Seleção de Mestrado. 2014.

Orientou

Mateus Henrique da Silva Bezerra

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DO ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS; 2022; Dissertação (Mestrado em Programas de pós-graduação Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Anna Rita Sartore;

Mateus Henrique da Silva Bezerra

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DO ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS; 2020; Dissertação (Mestrado em Programas de pós-graduação Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Anna Rita Sartore;

Aline Renata dos Santos

Patriarcalização e Despatriarcalização nas Imagens de Mulheres nos Livros Didáticos da Educação do Campo do Brasil e da Colômbia; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco,; Coorientador: Anna Rita Sartore;

Emanuelle Souza Barbosa

transformações promovidas pelas tecnologias da informação e da comunicação na educação e cultura; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Programas de pós-graduação Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Anna Rita Sartore;

Luciano França Lima

Caracterização da utilização de conteúdos digitais pelos professores de língua portuguesa em escolas públicas de Pernambuco; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa De Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Anna Rita Sartore;

Daniel Silva Santos

O uso pedagógico de tecnologias educativas: uma análise da formação continuada do ProInfo de Garanhuns /Pernambuco; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa De Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Anna Rita Sartore;

NATALIA JIMENA DA SILVA AGUIAR

O Discurso dos Professores do Ensino Fundamental sobre a Inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Cotidiano Escolar; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação - Campus Agreste) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Anna Rita Sartore;

Aline Renata dos Santos

Sentidos das ressignificações presentes nas práticas docentes de professores/as de escola do campo no uso das imagens dos livros didáticos que trazem marcas de patriarcado e de racialização: uma análise através do entrelaçamento entre os Estudos Pós-Colo,; 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Coorientador: Anna Rita Sartore;

Luiz Alberto da Silva Junior

Saberes docentes mobilizados para o uso da robótica na formação continuada de professores de ciências no Recife; 2017; Tese (Doutorado em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco,; Coorientador: Anna Rita Sartore;

Carlos Alberto de Vasconcelos

Interfaces interativas no curso de licenciatura em geografia na Universidade Aberta do Brasil em PE e SE; 2014; Universidade Federal de Pernambuco,; Anna Rita Sartore;

Marta Cordeiro da Silva

A Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pelos Professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Anna Rita Sartore;

Rogeria Simone de Barros e Silva

OS RECURSOS DAS INTERFACES PARA A UTONOMIA: SUPORTE EDUCATIVO E RECURSO FACILITADOR DA INFOINCLUSÃO PARA AS SÉRIES INICIAIS; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Anna Rita Sartore;

Roseli Maria dos Santos

Educação ambiental: a prática educativa não formal desenvolvida no Parque Ambientalista no município de Caruaru; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Anna Rita Sartore;

Maria Aparecida Silva

A concepção de Educação Ambiental presente nas práticas pedagógicas dos professores das séries inicias da educação de jovens e adultos do município de Agrestina PE; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Anna Rita Sartore;

Valéria Pereira Bastos Barbosa

A Contribuição do Brincar para o Desenvolvimento Infantil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Anna Rita Sartore;

Jane Mendes De Farias

A Importância dos contos de fadas na Educação Infantil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Anna Rita Sartore;

Renata Dantas Vidal

O autista na educação infantil: desafio docente; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Anna Rita Sartore;

Eliana Correia Lopes Binhardi

Alfabetizar é preciso: Ensino de qualidade para crianças; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Anna Rita Sartore;

Carla Figueira

; Aquisição de conhecimento através dos jogos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Anna Rita Sartore;

Luzia Aparecida da Conceição Perpétuo

A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA, A PARTIR DE JOGOS E BRINCADEIRAS INFANTIS; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Anna Rita Sartore;

Alana MarquesTarrento

O DESENHO INFANTIL COMO DIAGNÓSTICO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Anna Rita Sartore;

Rute Alves Vianna

Dificuldades do ensino da matemática nas séries iniciais; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Anna Rita Sartore;

Guilherme José da Silva

Tecnologia e Educação; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Anna Rita Sartore;

João Antônio de Lima Santos

Os Audiovisuais como Tecnologias significadas na Prática Docente; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Anna Rita Sartore;

Mateus Henrique da Silva Bezerra

A intervenção da plataforma Scratch na Rede Municipal de Ensino em Caruaru: novas formas de leitura e sistematização dos conhecimentos; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Anna Rita Sartore;

Fábio Júnio Gomes da Silva

Representações Sociais do Ensino de Artes sustentadas pelos professores; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Anna Rita Sartore;

Thamires Isabel da Silva

O OLHAR DO PROFESSOR SOBRE OS PRINCÍPIOS EDUCATIVOS DO MODELO DE ENSINO DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DO MUNICÍPIO DE CARUARU ? PE; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Anna Rita Sartore;

Larissa Caran

Práticas materializadas no ensino de Ciências séries iniciais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Anna Rita Sartore;

Jose Bruno de Souza Xavier

Os meios tecnológicos e a sua contribuição para o ensino-aprendizagem; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Anna Rita Sartore;

Hanna Meire Cardoso da Silva Moura

Atribuição De Sentido E Finalidades Pelos Professores Da Rede Municipal De Caruaru/Pe Às Tecnologias Digitais De Informação E Comunicação; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Anna Rita Sartore;

Daiane Keila Silva

Cultura Digital: contribuições para o desenvolvimento de práticas sociais de leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Anna Rita Sartore;

Rodrigo de Moura Pereira

Tecnologias Digitais e aprendizagem autonoma de licenciandos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Anna Rita Sartore;

MARCELO LOURENÇO DA SILVA

Cultura Digital na Universidade: O uso das TDIC na construção do conhecimento de estudantes do ensino superior de Pedagogia na Universidade; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Anna Rita Sartore;

Pedro Brandão da Costa Neto

Jogos Educacionais e Paradigmas da Aprendizagem: um olhar sobre o grau de interatividade oferecido pelos jogos digitais disponibilizados gratuitamente na Web; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Anna Rita Sartore;

Emanuelle de Souza Barbosa

Ponderações acerca das transformações promovidas pelas tecnologias da informação e comunicação na educação e cultura; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Anna Rita Sartore;

GEYZA DE FREITAS SANTOS

TECNOLOGIA DIGITAL EM SALA DE AULA: DIFICULDADES PARA A INSERÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DE TECNOLOGIA DIGITAL POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DE BELO JARDIM; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Anna Rita Sartore;

Sandra Maria Lima Sousa

O USO DAS TDIC DEPENDENTE DA CONCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Anna Rita Sartore;

Valdirene de Moura da Silva

Programa Nacional de Tecnologia Educacional na Promoção de Infoninclusão docente e discente; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Anna Rita Sartore;

Nancy Aparecida Santos Araújo Nascimento

As contribuições das mídias na sala de aula do Ensino Fundamental I; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Anna Rita Sartore;

Daniela Torquato dos Reis

Título; O direito do menor e o trabalho infantil: a história antes e depois do ECA; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Anna Rita Sartore;

Juliana Raspante Suares

A importância da leitura no Ensino Fundamental; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Anna Rita Sartore;

Constante, Ana Paula

Aluno sujeito leitor: cenas de aquisição da leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental I; Universidade Ibirapuera; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Anna Rita Sartore;

Araújo Mariza

Resgate da música folclórica brasileira na educação; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Anna Rita Sartore;

Ramos, Patrícia H C

; A educação inclusiva nas escolas particulares; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Anna Rita Sartore;

Gama Cláudia Ferreira

; Reflexões sobre métodos de alfabetização; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Anna Rita Sartore;

Passador, Maria Rosa

; A leitura como instrumento na formação de escritores; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Anna Rita Sartore;

Maria Rosa Passador

A leitura como instrumento na formação de escritores; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Anna Rita Sartore;

Cleide A

Gualhardo; Criando, construindo e brincando: a utilização de artefatos no cotidiano escolar; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Anna Rita Sartore;

Rosemeira B de Mendonça

: O ensino da matemática concreta para o século XXI; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Anna Rita Sartore;

Mincia Regina C J Moraes

Arte, do entusiasmo à estagnação: o período de transição do Fundamental I ao Fundamental II; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Anna Rita Sartore;

Pedro Henrique dos Santos

Educando com design de animação: uma metodologia de ensino e aprendizagem; Infodesign (SBDI; Online); , v; 9, p; 1 - 12, 2012; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Anna Rita Sartore;

Márcio Cleyton Vasconcelos Barbosa

Aprimoramento de professores da rede municipal de ensino de Caruaru para uso de canal de tv virtual para uso em processos de ensino e aprendizagem; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Anna Rita Sartore;

Pedro Brandão da Costa Neto

INTERATIVIDADE: JOGOS EDUCATIVOS ONLINE PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Anna Rita Sartore;

Emanuelle de Souza Barbosa

infoinclusão discente: percepção da inclusão digital dos universitários de campus de interiorização de uma universidade federal; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Anna Rita Sartore;

Produções bibliográficas

  • SARTORE A.R. . SIMULAÇÕES INTERATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: INFERÊNCIA DE CONCEITOS CIENTÍFICOS. EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA , v. 10, p. 2019-19, 2019.

  • SILVA, J. F. ; SILVA, A. R. ; SARTORE A.R. . Imagens de mulheres negras e indígenas nos livros didáticos dos territórios campesinos brasileiro e colombiano. ROTEIRO (UNOESC) , v. v. 44, p. 1, 2019.

  • SANTOS, ALINE RENATA DOS ; SILVA, JANSSEN FELIPE DA ; SARTORE, ANNA RITA . Produções científicas das reuniões nacionais da ANPED e do programa de pósgraduação em Educação da UFPE: um olhar sobre as marcas da patriarcalização e da despatriarcalização nas imagens de mulheres nos livros didáticos. REVISTA FAFIRE (IMPRESSO) , v. 12, p. 23-31, 2019.

  • PRADO, E. C. ; SARTORE A.R. ; SANTOS, I. M. ; BRITO, Maria Betânia G.S. . Formas de provimento do cargo de gestor escolar nos munícipios Alagoanos (Nordeste brasileiro). QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO , v. 18, p. 881-893, 2016.

  • SARTORE A.R. ; SANTOS, A. R. ; Silva C.F . Tecendo Fios Entre o Feminismo Latino-Americano Descolonial e os Estudos Pós-Coloniais Latino- Americanos. Interritórios , v. 1, p. 86-98, 2015.

  • PRADO, E. C. ; VILAR, E. T. F. E. S. ; SARTORE A.R. . Margens da palavra, rosa da palavra, água de rosa dura: uma leitura literária e psicanalítica de metade de uma rosa de Jonas Ribeiro e Rosinha Campos.. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil) , v. VII, p. 1045-1049, 2014.

  • SARTORE A.R. . TECNOLOGIAS VIRTUAIS NA EDUCACAO INCIDINDO NO UNIVERSO SIMBOLICO DO PROFESSOR. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS) , v. 1, p. 150-163, 2013.

  • SARTORE A.R. ; BARBOSA, E. S. ; SANTOS, P. H. G. . Tecnologias na sala de aula: desenvolvimento de animações no contexto de escolas municipais da cidade de Caruaru-PE. Reflexão e Ação (Online) , v. 21, p. 290, 2013.

  • BARBOSA, M. C. ; SANTOS, P. H. ; Alcoforado M.G. N. ; SARTORE A.R. . Educando com design de animação: uma metodologia de ensino e aprendizagem. Infodesign (SBDI. Online) , v. 9, p. 1-12, 2012.

  • PRADO, E. ; SARTORE A.R. . Leem ou não leem? Eis a questão: as diferentes leituras dos universitários na sociedade digital.. Leitura. Teoria & Prática , v. 30, p. 2347-2355, 2012.

  • NASCIMENTO, G. R. P. ; SARTORE A.R. . Reflexões sobre Peculiaridades do Processo de Leitura por Parte de Surdos Estudantes de EaD Online e. Eutomia (Recife) , v. I, p. 1-20, 2011.

  • SARTORE A.R. . Clichê: a trincheira do sujeito na linguagem. Língua Portuguesa , v. II, p. 54-61, 2009.

  • SARTORE A.R. . Inibição na produção de texto. ESTILOS DA CLÍNICA (USP. IMPRESSO) , v. XIII, p. 132-145, 2008.

  • SARTORE A.R. . reeducação: um discurso sem adversário. Cadernos Camilliani , v. 8, p. 91-98, 2007.

  • Lima, Iranete (Org.) ; SILVA, JANSSEN FELIPE DA (Org.) ; SARTORE A.R. (Org.) . Educação do campo e suas interfaces:problematizando realidades e tendo saberes. 1. ed. Recife: Ed Universidade Federal de Pernambuco, 2020. v. 1. 358p .

  • BARBOSA, E. S. ; SARTORE A.R. . Currículo, História Social Das Disciplinas, Conhecimento Escolar, Gestão Da Escola E Tecnologias.. 1. ed. Recife: ANPAE, 2017. v. 1. 579p .

  • SANTOS, A. R. ; SARTORE A.R. . Patriarcalização e despatriarcalização nas imagens de mulheres dos livros didáticos do programa Escuela Nueva da Colômbia. In: Adriana Marcela Ruíz Pineda; Amanda Martínez E.; Ana Biatriz Santos de Souza; Juan Pablo Martín Rodrigues.. (Org.)... (Org.). Sujeitos e seus olhares sobre a América Latina.. 1ed.Recife: ed UFPR, 2020, v. 1, p. 15-28.

  • SARTORE A.R. ; SILVA, A. R. ; Silva C.F ; SILVA, J. F. . . Contextos histórico, político e social da formulação, implementação e encerramento do PNLD CAMPO: um olhar dos Estudos Pós-colonial. In: Iranete Lima; Janssen Felipe da Silva; Anna Rita Sartore. (Org.). Educação do campo e suas interfaces: problematizando realidades e tendo saberes. 1ed.Recife: UFPE, 2020, v. 1, p. 39-60.

  • SARTORE A.R. ; BARBOSA, E. S. . DE APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO ESPAÇO ESCOLAR. In: Vera Lúcia Dutra Facundes. (Org.). PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO trajetória e diversidades. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2018, v. 1, p. 97-117.

  • SARTORE A.R. ; PRADO, E. C. ; Soares, D. L . Formação de professores e construção simbólica da docência em educação a distância. In: Carmen Maria Cipriani Pandini; Lidiane Goedert Roselaine Ripa; Ana Paula Netto Carneiro. (Org.). Práticas Pedagógicas na Educação a Distância concepções, tendências e desafios. 1ed.Florianópolis: ed UDESC, 2016, v. 1, p. 66-78.

  • SARTORE A.R. ; SANTOS, D. S. . Infoinclusão: e agora professor?. In: Thelma Panerai Alves; Ivanda Maria Martins Silva, Ana BeatrizGomes de Carvalho. (Org.). Linguagem, Tecnologia e Educação: interconexões pedagógicas. 1ªed.Recife: UFPE, 2015, v. 01, p. 41-59.

  • SARTORE A.R. ; PRADO, E. . Inserção de disciplinas a distância no currículo de cursos de pedagogia em universidades brasileiras: avanços e retrocessos das novas tecnologias junto à educação. In: . LIMA, Iranete; Franco, M. J. N.; CUNHA, K. C.. (Org.). Reflexões e ações sobre educação, estado e diversidade. 1ed.Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013, v. 4, p. 257-285.

  • SARTORE A.R. . Queda do estatuto simbólico do professor:a indisciplina enquanto sintoma da cultura. In: Melo, Cinthya Torres; Barros, Ana Maria de. (Org.). Educação, Estado e Diversidade. 1ed.Recife: Editora Universitária UFPE, 2011, v. 2, p. 95-114.

  • SARTORE A.R. . Ensino de Ciências Naturais: Para quê?. In: Alexsandro da Silva; Conceição Gislane Nóbrega de Lima Salles. (Org.). Temas em Educação: diálogos contemporâneos. 1ed.Recife: Editora Universitária UFPE, 2011, v. 1, p. 149-166.

  • SARTORE A.R. ; Alcoforado M.G. N. ; BARBOSA, M. C. ; SANTOS, P. H. G. ; BARBOSA, E. S. ; FRANCELINO, E. M. ; COSTA NETO, P. B. ; SANTOS, R. L. A. . jovens usam técnicas de animação para aprender. Folha de Pernambuco, Pernambuco, 08 set. 2012.

  • Alcoforado M.G. N. ; SARTORE A.R. . Educando com Animação Começa a Fazer Parte das Escolas Municipais de Caruaru. Jornal Extra de Pernambuco.. Jornal Extra de Pernambuco, 29 ago. 2012.

  • SARTORE A.R. ; Alcoforado M.G. N. ; BARBOSA, M. C. ; BARBOSA, E. S. ; COSTA NETO, P. B. ; FRANCELINO, E. M. ; SANTOS, P. H. . Ensino entra na Era da Animação. Jornal Extra de Pernambuco, Caruaru pernambuco, , v. 1, p. 2 - 2, 29 ago. 2012.

  • SARTORE A.R. . Ele só quer só pensa em navegar. Jornal Virtual Pueri Domus, 10 mar. 2009.

  • SARTORE A.R. . Educação Infantil: momento crucial. Criar (São Paulo), São Paulo, p. 28 - 31, 10 abr. 2008.

  • BARBOSA, E. S. ; SARTORE A.R. . Política Nacional de Informática na Educação: Entre a Inclusão Digital e a Capacitação para Inserção no Mercado de Trabalho. In: VI EPEPE - Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2016,, 2016, Juazeiro. O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: desafios para o fortalecimento de políticas de igualdade e justiça social, 2016. v. VI. p. 1-16.

  • COSTA NETO, P. B. ; SARTORE A.R. ; BARBOSA, E. S. . Metodologias Ativas e Aprendizagem Baseada em Problemas no Âmbito da Formação Médica. In: VI Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2016, Juazeiro. Anais do VI Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco. RECIFE: FUNDAJ, 2016. v. VI. p. 01-16.

  • COSTA NETO, P. B. ; BARBOSA, E. S. ; SARTORE A.R. . Interatividade em Jogos Educativos online no âmbito das TICs e suas implicações nos processos educacionais da sociedade contemporânea. In: XXX Congresso LatinoAmericano de Sociologia Alas, 2015, San Jose. Pueblos en Movimiento: un nuevo diálogo en las ciencias sociales, 2015, San José. Pueblos en Movimiento: un nuevo diálogo en las ciencias sociales. San José, 2015. v. 1. p. 1-20.

  • BARBOSA, E. S. ; SARTORE A.R. ; COSTA NETO, P. B. . Tecnologia de Informação e Comunicação e Colonialidade na Escola Pública Brasileira: sentidos contidos nos programas governamentais de inclusão digital.. In: XXX Congresso Latinoamericano de Sociologia Alas - Pueblos en Movimiento: un nuevo diálogo en las ciencias sociales, 2015, San Jose. Pueblos en Movimiento: un nuevo diálogo en las ciencias sociales, 2015. p. 16.

  • PRADO, E. C. ; SARTORE A.R. ; SANTOS, I. M. ; BRITO, M. B. G. S. . FORMAS DE PROVIMENTO DO CARGO DE GESTOR ESCOLAR NOS MUNÍCIPIOS ALAGOANOS (NORDESTE BRASILEIRO). In: IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2014, Porto. Gestão e avaliação da educação básica. PORTO: ANPAE, 2014. v. 18. p. 1-15.

  • BARBOSA, E. S. ; SARTORE A.R. . A PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC) NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO.. In: XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2014, Natal. Pós-Graduação em Educação no Norte e Nordeste: produção de conhecimento, assimetrias e desafios regionais, 2014.

  • BARBOSA, E. S. ; SARTORE A.R. . PERPETUANDO OS COLONIZADOS COMO CONSUMIDORES DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: COLONIALIDADE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA.. In: VIII ENCUENTRO INTERNACIONAL LA EDUCACIÓN HOY: MÁS ALLÁ DE LA DIVERSIDAD,, 2014, Medellín. VIII ENCUENTRO INTERNACIONAL LA EDUCACIÓN HOY: MÁS ALLÁ DE LA DIVERSIDAD,, 2014.

  • BARBOSA, E. S. ; SARTORE A.R. . Ponderações acerca das transformações promovidas pelas tecnologias da informação e da comunicação na educação e cultura. In: XXIX Congresso Latinoamericano de Sociologia, 2013, Santiago. GÉNERO, DESIGUALDADES Y CIUDADANIA. Santiago: Sociored, 2013. v. 1. p. 1-21.

  • SARTORE A.R. ; PRADO, E. . Teletrabalho: a virtualidade materializando perda salarial para o docente. In: XXIX Congresso Latinoamericano de Sociologia, 2013, Santiago. GÉNERO, DESIGUALDADES Y CIUDADANIA. Santiago: SocioRED, 2013. p. 1-21.

  • AGUIAR, Natalia J S ; SARTORE A.R. . Discurso docente sobre a inserção das tecnologias digitais no cotidiano escolar: professores tecendo sentidos em tempos de Cibercultura. In: XXVI Simposio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2013, Recife. Políticas, Planos e Gestão da Educação:democratização e qualidade social, 2013. v. 7.

  • SARTORE A.R. ; PRADO, E. . AS DIFERENTES LEITURAS DOS UNIVERSITÁRIOS NA SOCIEDADE DIGITAL. In: 18 Congresso de Leitura do Brasil, 2012, Campinas. Leitura: teoria & PRática. Campinas: FAEPEX UNICAMP, 2012. v. 1. p. 47-55.

  • SARTORE A.R. ; PRADO, E. . TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: TEMPO VIRTUAL DE TRABALHO NÃO REMUNERADO. In: I Encontro Luso Brasileiro sobre trabalho docente VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2011, Maceió. Anais do I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente. Maceió, 2011. v. 1.

  • SARTORE A.R. . Êxitos e descompassos na inserção de novas tecnologias na educação de jovens e adultos:Questões pragmáticas, paradigmáticas e identificatórias. In: XV ENDIPE Encontro Nacional de Didáticas e Práticas de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Covergências e tensões no campo de formação e do trabalho docente:políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. 1. p. 1-33.

  • SARTORE A.R. ; PRADO, E. . Tecnologias na formação e práxis de professores da EJA. In: I Congresso Internacional da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adulto, 2010, João Pessoa. Congresso Internacional da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adulto. João Pessoa: Empresas/Editora UFPB, 2010. v. 1. p. 20-23.

  • SARTORE A.R. . Tecnologia e o sujeito psíquico:educação frente às questões identificatórias. In: Congresso internacional da Afirse V Colóquio Nacional, 2009, João Pessoa. Políticas Educacionais e Práticas Educativas. João Pessoa: Editora da Universidade Federal da Paraíba, 2009. v. 1. p. 1-15.

  • SARTORE A.R. ; Rosa Ana Cristina da . Recobrando Referenciais De Identidade: A Construção De Novos Laços Para O Sujeito, Dentro Das Universidades Da Terceira Idade. In: Conferência Internacional Educação Globalização e Cidadania, 2008, João Pessoa. Conferência Internacional Educação Globalização e Cidadania. João Pessoa: Universidade Federal da Paraiba, 2008. p. 1-7.

  • Rosa Ana Cristina da ; SARTORE A.R. . Terceira idade: memória (auto)biográfica. In: Conferência Internacional Educação Globalização e Cidadania. Universidade Federal da Paraíba, 2008, João Pessoa. http://www.socieduca-inter.org/cd/inter.html. João Pessoa: Universidade Federal da Paraiba, 2008. v. 1. p. 1-10.

  • SARTORE A.R. . Escrita e angústia: investigação, sob perspectiva psicanalítica, do impedimento de escritura como fenômeno da ordem do sujeito do inconsciente. In: VIII. Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. VIII. Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007. v. 1. p. 250-256.

  • PRADO, E. ; SARTORE A.R. . Inserção da EaD no currículo de cursos de pedagogia em universidade brasileiras: avanços e retrocessos. In: IX Colóquio sobre questões curriculares, 2010, Porto. IX Colóquio sobre questões curriculares Debater o Currículo e seus Campos. Porto: Legis Editora, 2010. v. 1. p. 371-372.

  • VASCONCELOS, B. N. M. ; SARTORE A.R. . AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA: QUE O DOCENTE TEM A DIZER SOBRE AS TIC?. In: IX SEMINARIO DE LA RED ESTRADO, 2012, Santiago. IX SEMINARIO DE LA RED ESTRADO Políticas educativas en América Latina Praxis docente y transformación social, 2012. v. 1. p. 67-67.

  • SARTORE A.R. ; Rosa Ana Cristina da ; MORAIS, L. C. D. . Educação a distância: desafios e possibilidades no processo de implantação.. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE ENSINO SUPERIOR, Universidade Federal de Feira de Santana, 2008, Feira de Santana. I COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE ENSINO SUPERIOR, 2008. p. 1-1.

  • SARTORE A.R. . Autismo: quando a Pedagogia, a Psianálise e a Biologica conversam. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SARTORE A.R. ; Alcoforado M.G. N. ; BARBOSA, M. C. ; SANTOS, P. H. ; BARBOSA, E. S. ; PEREIRA, R. M. . E-book Educativo - Um Recurso para Acessibilidade de Criancas Surdas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SARTORE A.R. ; Alcoforado M.G. N. ; SANTOS, L. L. ; COSTA NETO, P. B. ; PEREIRA, R. M. ; PESSOA, M. O. F. . Producao de Videos Didaticos para o Ensino e Aprendizagem de Quimica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SARTORE A.R. ; Alcoforado M.G. N. ; BARBOSA, M. C. ; SANTOS, P. H. . Design e Educação: O Design de Animação como Estratégia de Ensino e Aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SARTORE A.R. ; PRADO, E. . Teletrabalho: a virtualidade materializando perda salarial para o docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SARTORE A.R. ; PRADO, E. . Leem ou não leem? Eis a questão: as diferentes leituras dos universitários na sociedade digital.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SARTORE A.R. ; Alcoforado M.G. N. ; BARBOSA, M. C. ; SANTOS, P. H. G. ; BARBOSA, E. S. ; FRANCELINO, E. M. . As Técnicas de Animação como Suporte às Práticas de Ensino e Aprendizagem.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BARBOSA, E. S. ; SARTORE A.R. . Tecnologias e o Contemporâneo: A Demanda De Uma Nova Formação Docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BARBOSA, E. S. ; SARTORE A.R. . Velhos currículos novas tecnologias: demanda de uma nova reconfiguração curricular. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PESSOA, M. O. F. ; SARTORE A.R. . Desenvolvimento web para educação e o design instrucional, com metodologia focada no usuário. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA NETO, P. B. ; SANTOS, R. L. A. ; SARTORE A.R. . Infoinclusão Docente: Demanda Inadiável Da Cultura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SARTORE A.R. . Êxitos e descompassos na inserção de novas tecnologias na educação de jovens e adultos:Questões pragmáticas, paradigmáticas e identificatórias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SARTORE A.R. . Tecnologia e o sujeito psíquico:educação frente às questões identificatórias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SARTORE A.R. ; L Sheila . Alfabetização: a escola e o enlace do sujeito com a escrita e a leitura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Rosa Ana Cristina da ; SARTORE A.R. ; MORAIS, L. C. D. . Educação a distância: desafios e possibilidades no processo de implantação.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SARTORE A.R. . Demandas da Inclusão: do diagnóstico à excelência do atendimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SARTORE A.R. . Dificuldade de produção textual. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SARTORE A.R. . Síndrome de Bournout. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SARTORE A.R. . Educação de Jovens e Adulto. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SARTORE A.R. . Apostila pedagógica Sinpeem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Guerreiro M.G ; SILVA, J. F. ; SARTORE A.R. . Estudos e Pensamentos Pós-Des-Decoloniais e as interfaces com a Educação e o Conhecimento, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SARTORE A.R. . Indisciplina escolar. promenino ri/solidária, 2008 (Entrevista).

  • SARTORE A.R. ; (et.all.) . Prática Pedagógica/Prática de Ensino II. Florianópolis: Editora da Universidade do Estado de Santa Catarina, 2002 (Didático).

Outras produções

SARTORE A.R. ; SILVA J.B ; ALENCAR, M. F. S. ; MELO, N. V. . Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Pedagogia, do Centro de Acadêmico do Agreste.. 2018.

SARTORE A.R. ; Alcoforado M.G. N. ; SILVA, J. F. ; SOARES E.F.S . Editora responsável por Revista Educação. 2014.

SARTORE A.R. ; Rosa Ana Cristina da . Supervisão pedagógica de material (EaD) da disciplina Economia e cenários globalizados. 2008.

SARTORE A.R. ; ROSA, A. C. S. . Supervisão pedagógica de material da disciplina Políticas Pública (EaD). 2008.

SARTORE A.R. ; ROSA, A. C. S. . Supervisão pedagógica do material da disciplina Formação política cidadã (EaD). 2008.

SARTORE A.R. ; ROSA, A. C. S. . Supervisão pedagógica do material (EaD) da disciplina Raciocínio Lógico e Quantitativo. 2008.

Rosa Ana Cristina da ; SARTORE A.R. . Manual do conteudista Curso Educação à Distância. 2007.

SARTORE A.R. ; Rosa Ana Cristina da . Manual para tutores. Curso Educação à Distância. 2007.

SARTORE A.R. . Supervisão Pedagógica material didático de LEITURA E REDAÇÃO para Educação a Distância (EaD). 2007.

SARTORE A.R. . Supervisão Pedagógica de material (EaD) disciplina Novas tecnologias de Informação e Comunicação. 2007.

SARTORE A.R. . Supervisão Pedagógica de apostila sobre Estudos Antropológicos e Sociológicos (EaD). 2007.

SARTORE A.R. . Supervisão Pedagógica de Conteúdo para disciplinas EaD dos cursos: de Pedagogia, Direito, Licenciatura em Letras, Licenciatura de Biologia EaD. 2006.

SARTORE A.R. . Os meios tecnológicos e a sua contribuição para o ensino-aprendizagem. 2018.

SARTORE A.R. . Site de Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste. 2010.

SARTORE A.R. . Revista de Estudos Linguistico do Estado de São Paulo. 2016.

SARTORE A.R. ; Brandão A N P ; RIBEIRO, A. K. R. ; VIEIRA, E. S. ; CALAZANS, I. C. S. ; BREGUNCI , M. G. C. ; ALMEIDA, T. P. S. ; DOURADO , V. C. A. . Leitora Técnica GUIA LIVROS DIDATICOS PNLD 2016 Alfabetização e Letramento e Língua Portuguesa ensino fundamental anos iniciais. 2015.

SARTORE A.R. . XXI Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste. 2013.

SARTORE A.R. . Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). 2013.

SARTORE A.R. . Conjectura: filosofia e educação. 2013.

BRAGA, Paulo ; SARTORE A.R. ; SILVA, J. F. ; SILVA, R. D. . Projeto de implantação do curso de Licenciatura em Música. 2010.

SARTORE A.R. ; P A . Alfa revista linguística. 2010.

SARTORE A.R. . processo seletivo do programa institucional de bolsas de iniciação científicas pibic/CNPq/UFAL/FAPEAL. 2010.

SARTORE A.R. . Programa de apoio à melhoria dos cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco. 2010.

SARTORE A.R. . ALFA: revista linguística UNESP. 2009.

SARTORE A.R. . Supervisão pedagógica de material de Metodologia e Técnica de Pesquisa (EaD). 2007.

SARTORE A.R. . Supervisão Pedagógica material didático de FILOSOFIA EAD. 2007.

SARTORE A.R. ; SILVA, J. F. . Programa de Educação Tutorial PET Infoinclusão. 2018; Tema: Objetos Educacionais. (Site).

SILVA, J. F. ; SARTORE A.R. . PET INFOINCLUSAO CAA UFPE. 2016; Tema: Site do Programa de Educação Tutorial PET MEC SESU Infoinclusão. (Site).

SARTORE A.R. ; SANTOS, A. F. S. ; SILVA, D. K. ; SILVA, E. P. ; OLIVEIRA, G. M. P. S. ; ALVES, M. K. G. ; LIMA, D. M. ; ROSA, S. M. L. ; SILVA, M. C. ; PEREIRA, R. M. ; SILVA, V. ; CAMPOS, A. W. S. ; SILVA, R. R. . PET INFOINCLUSAO UFPE CAA. 2015; Tema: Site do Grupo de Educação Tutorial PET MEC SEsu INFOINCLUSAO. (Site).

SARTORE A.R. ; SILVA, J. F. ; SOARES E.F.S . http://www.revistainterritorios.com.br/sobre.php. 2015; Tema: periódico de produções científicas, acadêmicas e culturais cujo intento é constituir-se como interface entre a área da educação e as demais áreas do conhecimento e da cultura. Centra-se em promover uma aproximação dialógica entre o Brasil, sobretudo do No. (Site).

SARTORE A.R. ; CAMPOS, A. W. S. ; SILVA, D. K. ; SANTOS, A. F. S. ; OLIVEIRA, G. M. P. S. ; SILVA, R. R. ; ROSA, S. M. L. ; SILVA, M. C. ; SILVA, V. ; PEREIRA, R. M. ; ALVES, M. K. G. ; LIMA, D. M. ; SILVA, E. P. . PET INFOINCLUSAO. 2011; Tema: REDE DE RELACIONAMENTOS PET INFOINCLUSAO. (Rede social).

SARTORE A.R. . Autismo: quando a pedagogia, a psicanálise e a pedagogia conversam. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SARTORE A.R. . Gêneros Textuais e produções acadêmicas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SARTORE A.R. . Quando vínculo é doença. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SARTORE A.R. . O Uso de Metodologias Ativas no Ambiente Virtual de Aprendizagem '.. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SARTORE A.R. ; SILVA, J. F. ; SILVA J.B ; SOARES E.F.S ; FALCÃO L.B . Vozes do PIBID Diversidade: epistemologias em diálogo. 2018. (Editoração/Periódico).

SARTORE A.R. ; SILVA, J. F. ; SANTANA P. ; MORAES L. . Feminismos e Educação. 2018. (Editoração/Periódico).

SARTORE A.R. . Fotossíntese. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

SARTORE A.R. ; SILVA, J. F. ; PRADO, E. C. . Temas e Dilemas da Pesquisa: o chão das Ciências Humanas. 2017. (Editoração/Periódico).

SARTORE A.R. ; SILVA, J. F. ; Barros A M . Educação e Direitos Humanos. 2017. (Editoração/Periódico).

SARTORE A.R. ; SILVA, V. . Desenho Artístico e Tecnologia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SARTORE A.R. ; SANTOS, A. F. S. ; CAMPOS, A. W. S. ; SILVA, E. P. ; SILVA, D. K. ; SILVA, R. R. ; ALVES, M. K. G. ; LIMA, D. M. ; PEREIRA, R. M. ; ROSA, S. M. L. ; SILVA, M. C. ; OLIVEIRA, G. M. P. S. . Oficina de Produção de Documentário. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SARTORE A.R. ; SILVA, V. . Oficina Stop Motion Germinação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SARTORE A.R. ; BARBOSA, M. C. ; SANTOS, P. H. ; COSTA NETO, P. B. ; BARBOSA, E. S. ; PEREIRA, R. M. . Tutorial para Trabalho Acadêmico. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Tutorial).

SARTORE A.R. ; SILVA, J. F. ; BATISTA J. ; SANTIAGO, E. . Dossiê Paulo Freire Praxis Educativa. 2016. (Editoração/Periódico).

SARTORE A.R. ; SILVA, J. F. ; ACIOLI, C. ; LEITE C. ; ALVES Conceição ; Almeida L. . Reflexões sobre Políticas e Práticas Curriculares e Formação Docente. 2016. (Editoração/Periódico).

SANTOS, A. F. S. ; SARTORE A.R. ; SILVA, D. K. ; SILVA, E. P. ; PEREIRA, R. M. ; LIMA, D. M. ; SILVA, M. C. . - Curso de Inserção de Tecnologias Educativas: Ambientes de Aprendizagem online e Lousa Digital;. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SARTORE A.R. ; SILVA, T. M. L. ; SANTOS, A. F. S. . Pet REuse: Design de reutilização de garrafas PET;. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SARTORE A.R. ; SILVA, V. . Arte e Tecnologia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SARTORE A.R. ; SILVA, J. F. . Relações Étnico-Raciais: um diálogo entre Brasil e América Latina. 2015. (Editoração/Periódico).

SARTORE A.R. ; PEREIRA, R. M. ; SANTOS, A. F. S. ; OLIVEIRA, G. M. P. S. ; ALVES, M. K. G. ; CAMPOS, A. W. S. . Oficina Preenchimento Curriculo Lattes. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SARTORE A.R. ; SANTOS, P. H. G. ; BARBOSA, M. C. ; PEREIRA, R. M. ; FRANCELINO, E. M. . Uso de recursos das tecnologias digitais para apresentação em eventos. 2013. .

SARTORE A.R. ; Alcoforado M.G. N. ; PEREIRA, R. M. ; COSTA NETO, P. B. ; BARBOSA, M. C. ; BARBOSA, E. S. . Tecnologias Educativas. 2013. .

SARTORE A.R. ; SANTOS, A. F. S. ; PEREIRA, R. M. ; SILVA, R. R. ; BARBOSA, E. S. ; SILVA, M. C. . Oficina Lousa Digital. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SARTORE A.R. ; BARBOSA, M. C. ; SANTOS, P. H. ; COSTA NETO, P. B. ; PEREIRA, R. M. ; BARBOSA, E. S. ; SILVA, T. M. L. . Oficina Curriculo Lattes. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SARTORE A.R. ; Alcoforado M.G. N. . Educando com Animação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Alcoforado M.G. N. ; SARTORE A.R. ; BARBOSA, M. C. ; COSTA NETO, P. B. ; BARBOSA, E. S. ; PEREIRA, R. M. ; SANTOS, P. H. G. ; FRANCELINO, E. M. ; PESSOA, M. O. F. . Educando com Animação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SARTORE A.R. ; Alcoforado M.G. N. ; BARBOSA, M. C. ; SANTOS, P. H. G. ; COSTA NETO, P. B. ; PEREIRA, R. M. ; FRANCELINO, E. M. ; SANTOS, R. L. A. ; PESSOA, M. O. F. . Tutoriais para trabalhos acadêmicos. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Tutorial).

SARTORE A.R. . Relatório Programa De Educação Tutorial Infoinclusão demanda da cultura, direito de todos. 2012. (Relatório de pesquisa).

SARTORE A.R. ; Alcoforado M.G. N. ; SANTOS, L. L. ; SANTOS, P. H. ; BARBOSA, M. C. ; PESSOA, M. O. F. . Vídeos Didáticos para o Ensino de Química Ciência na WEB.. 2012. (Materia didático).

SARTORE A.R. ; Alcoforado M.G. N. . Educando com Animação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SARTORE A.R. ; LIMA, K. E. C. . A atualização no Ensino das Ciências Naturais para as séries iniciais do Ensino Fundamental. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAURITO A. R. S ; BARBOSA, E. S. ; FRANCELINO, E. M. ; Alcoforado M.G. N. ; PESSOA, M. O. F. ; COSTA NETO, P. B. ; SANTOS, P. H. G. ; SANTOS, R. L. A. ; BARBOSA, M. C. . Oficina: formatação de trabalhos acadêmicos. 2010. .

SARTORE A.R. . Desordens da Aprendizagem: a fratura corpo/desejo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SARTORE A.R. ; Rosa Ana Cristina da . Curso de Tutores Ensino a Distância. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SARTORE A.R. . Afeto e Aprendizagem. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SARTORE A.R. . Reflexões sobre a nossa prática pedagógica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SARTORE A.R. . 1 Curso de extensão: Alfabetização, Leitura e Escrita - Entre a Pesquisa e a Demanda. Angústia e escrita: o impedimento da escritura como fenômeno da ordem do inconsciente.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SARTORE A.R. . Curso de extensão: A psicanálise e a aquisição da linguagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SARTORE A.R. . Apostila Pedagógica Sinpeem. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila para concurso).

SARTORE A.R. . Corpo e escrita a escola. Carga horária de 30 horas. São Paulo. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SARTORE A.R. . Curso de Nivelamento: A matemática cotidiana. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SARTORE A.R. . Grupo de estudos: Escrita na pele e corpo na escola.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Efeitos sócio emocionais do letramento digital na escola, Descrição: Pesquisa com alunos da rede pública de Caruaru relativa aos efeitos sócio afetivos do letramento computacional. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador., Financiador(es): Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional - Bolsa.

  • 2017 - 2018

    Cultura Digital na promoção de autoria, Descrição: Pesquisa a promoção da autoria decorrente de plataforma de publicação de conteúdo digital . O grupo e composto pelos bolsistas do PROGRAMA DE EDUCACAO TUTORIAL PET MEC SESU Infoinclusão, demanda da sociedade e direito de todos do Centro Acadêmico do Agreste UFPE. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador / Manoel Guedes Alcoforado Neto - Integrante / EMANUELLE DE SOUZA BARBOSA - Integrante / Maria Claudiane Silva Carvalho - Integrante / Bruna Rafaely Nogueira Vieira - Integrante / Ewerton Gabriel de Almeida Santos - Integrante / Laís Alves Florêncio - Integrante / Ruy Raphael Batista da Silva - Integrante / João Antonio de Lima Santos - Integrante / Matheus Aldrin Frazão e Silva - Integrante / Vivian Evelyn de Oliveira Silva - Integrante / Fábio Júnio Gomes da Silva - Integrante / Jônatas Levy Neves de Lima - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2013 - 2015

    Impacto da interiorização da Universidade Pública para a infoinclusão discente, Descrição: Descrição/Justificativa Investigação que visa compreender a percepção que a comunidade discente tem a respeito da contribuição da universidade na inserção das tecnologias educativas para sua formação. A justificativa para realizar a pesquisa está em construir saberes sobre o impacto da unidade de interiorização da universidade pública na infoinclusão dos universitários e qual a ação dos professores da universidade nesse processo Objetivos Geral: Compreender a contribuição do campus de interiorização da UFPE na infoinclusão discente Específicos: Compreender a função e lugar que as TIC ocupam no espaço universitário e analisar as condições de formação discursiva nas quais os discentes estão inscritos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador / Manoel Guedes Alcoforado Neto - Integrante / Marcio Cleyton Barbosa - Integrante / EMANUELLE DE SOUZA BARBOSA - Integrante / PEDRO BRANDAO DA COSTA NETO - Integrante / RODRIGO DE MOURA PEREIRA - Integrante / Daniel Silva Santos - Integrante / Luciano Silva - Integrante / EDNALDO BATISTA DE BARROS JUNIOR - Integrante / MARTA CORDEIRO DA SILVA - Integrante / Dayane Keyla da Silva - Integrante / MARIANNE FREITAS DE ALMEIDA - Integrante / AMANDA FABRICIA SOBRAL SANTOS - Integrante / ALINE RENATA DOS SANTOS - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Interatividade: jogos educativos online para ensino da lingua materna, Descrição: A pesquisa investigou a natureza da interatividade presente em softwares de jogos para ensino da língua materna, dedicados às séries iniciais do ensino fundamental e procurou identificar características, construcionistas e instrucionistas, em busca de identificar o paradigma que rege esses objetos educacionais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador / PEDRO BRANDAO DA COSTA NETO - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2012 - 2014

    O trajeto de infoinclusão docente para uso de tecnologias conectadas nos processos educativos, Descrição: Investigação sobre metodologias utilizadas para inserção de interfaces de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) bem como as dificuldades para sua inserção nas práticas de ensino e aprendizagem em escolas de rede pública do agreste pernambucano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador / Joice Galli - Integrante / Marcio Cleyton Barbosa - Integrante / EMANUELLE DE SOUZA BARBOSA - Integrante / EUGENILSAN MORAIS FRANCELINO - Integrante / Daniel Silva Santos - Integrante / Luciano Silva - Integrante., Financiador(es): MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ? MEC Secretaria de Educação Superior ? SESu Diretor - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2010 - 2013

    Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez e Educação de Surdos, Descrição: Este grupo tem como foco o estudo de aspectos ligados à surdez, às formas de socialização dos indivíduos surdos e suas implicações para as aprendizagens desses indivíduos, mediadas por suas práticas de letramento. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Integrante / Glaucia Renata Pereira do Nascimento - Integrante / Rosangela Aparecida Ferreira Lima - Coordenador / Carlos Antonio Fontenele Mourão - Integrante / Joice Galli - Integrante / Jurandir Ferreira Dias Júnior - Integrante / Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos Vasconcelos - Integrante / Rafaella Asfora Siqueira Campos Lima - Integrante / Tânia Maria Goretti Donato Bazante - Integrante / Wanilda Maria Alves Cavalcanti - Integrante / Wilma Pastor de Andrade Sousa - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Infoinclusão Docente GPEINFO, Descrição: O grupo pesquisa metodologias, didáticas e interfaces utilizadas nas novas linguagens sustentadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) bem como as dificuldades para sua inserção nas práticas de ensino e aprendizagem em escolas de rede pública do agreste pernambucano.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador / EMANUELLE DE SOUZA BARBOSA - Integrante / PEDRO BRANDAO DA COSTA NETO - Integrante / RODRIGO DE MOURA PEREIRA - Integrante / MARTA CORDEIRO DA SILVA - Integrante / AMANDA FABRICIA SOBRAL SANTOS - Integrante / VANESSA DA SILVA - Integrante / GRACIENE MORGANA PORTELA SOUSA DE OLIVEIRA - Integrante / EUNICE PEREIRA DA SILVA - Integrante / ALYSON WEGILLES DE SOUZA CAMPOS - Integrante / MARIA KAROLINE GOMES ALVES - Integrante / SAFIRA MARIA DE LIMA ROSA - Integrante / DANILO MELO DE LIMA - Integrante / DAIANE KEILA SILVA - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos, Descrição: Estuda metodologia e conceitos abordados na Educação escolar e não escolar, com ênfase nas ciências exatas e da naturaza e na língua portuguesa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Integrante / Alexsandro da Silva - Integrante / Cinthya Lúcia Martins Torres Saraiva de Melo - Integrante / Glaucia Renata Pereira do Nascimento - Integrante / Iranete Maria da Silva Lima - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2016 - Atual

    Ambiente de aprendizagem com simulações, Descrição: Implementação de plataforma com simulações para ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza Ensino Básico. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador / MARTA CORDEIRO DA SILVA - Integrante / AMANDA FABRICIA SOBRAL SANTOS - Integrante / VANESSA DA SILVA - Integrante / GRACIENE MORGANA PORTELA SOUSA DE OLIVEIRA - Integrante / EUNICE PEREIRA DA SILVA - Integrante / ALYSON WEGILLES DE SOUZA CAMPOS - Integrante / MARIA KAROLINE GOMES ALVES - Integrante / RENATA RIBEIRO DA SILVA - Integrante / SAFIRA MARIA DE LIMA ROSA - Integrante / DANILO MELO DE LIMA - Integrante / DAIANE KEILA SILVA - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional de Desenv. Cientifico e Tecnologico - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Ambiente de aprendizagem com simulações, Descrição: Implementação de plataforma com simulações para ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza Ensino Básico. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador / MARTA CORDEIRO DA SILVA - Integrante / AMANDA FABRICIA SOBRAL SANTOS - Integrante / VANESSA DA SILVA - Integrante / GRACIENE MORGANA PORTELA SOUSA DE OLIVEIRA - Integrante / EUNICE PEREIRA DA SILVA - Integrante / ALYSON WEGILLES DE SOUZA CAMPOS - Integrante / MARIA KAROLINE GOMES ALVES - Integrante / RENATA RIBEIRO DA SILVA - Integrante / SAFIRA MARIA DE LIMA ROSA - Integrante / DANILO MELO DE LIMA - Integrante / DAIANE KEILA SILVA - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional de Desenv. Cientifico e Tecnologico - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Ambiente de aprendizagem com simulações, Descrição: Implementação de plataforma com simulações para ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza Ensino Básico. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador / MARTA CORDEIRO DA SILVA - Integrante / AMANDA FABRICIA SOBRAL SANTOS - Integrante / VANESSA DA SILVA - Integrante / GRACIENE MORGANA PORTELA SOUSA DE OLIVEIRA - Integrante / EUNICE PEREIRA DA SILVA - Integrante / ALYSON WEGILLES DE SOUZA CAMPOS - Integrante / MARIA KAROLINE GOMES ALVES - Integrante / RENATA RIBEIRO DA SILVA - Integrante / SAFIRA MARIA DE LIMA ROSA - Integrante / DANILO MELO DE LIMA - Integrante / DAIANE KEILA SILVA - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional de Desenv. Cientifico e Tecnologico - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Ambiente de aprendizagem com simulações, Descrição: Implementação de plataforma com simulações para ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza Ensino Básico. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador / MARTA CORDEIRO DA SILVA - Integrante / AMANDA FABRICIA SOBRAL SANTOS - Integrante / VANESSA DA SILVA - Integrante / GRACIENE MORGANA PORTELA SOUSA DE OLIVEIRA - Integrante / EUNICE PEREIRA DA SILVA - Integrante / ALYSON WEGILLES DE SOUZA CAMPOS - Integrante / MARIA KAROLINE GOMES ALVES - Integrante / RENATA RIBEIRO DA SILVA - Integrante / SAFIRA MARIA DE LIMA ROSA - Integrante / DANILO MELO DE LIMA - Integrante / DAIANE KEILA SILVA - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional de Desenv. Cientifico e Tecnologico - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Ambiente de aprendizagem com simulações, Descrição: Implementação de plataforma com simulações para ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza Ensino Básico. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador / MARTA CORDEIRO DA SILVA - Integrante / AMANDA FABRICIA SOBRAL SANTOS - Integrante / VANESSA DA SILVA - Integrante / GRACIENE MORGANA PORTELA SOUSA DE OLIVEIRA - Integrante / EUNICE PEREIRA DA SILVA - Integrante / ALYSON WEGILLES DE SOUZA CAMPOS - Integrante / MARIA KAROLINE GOMES ALVES - Integrante / RENATA RIBEIRO DA SILVA - Integrante / SAFIRA MARIA DE LIMA ROSA - Integrante / DANILO MELO DE LIMA - Integrante / DAIANE KEILA SILVA - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional de Desenv. Cientifico e Tecnologico - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Ambiente de aprendizagem com simulações, Descrição: Implementação de plataforma com simulações para ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza Ensino Básico. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador / MARTA CORDEIRO DA SILVA - Integrante / AMANDA FABRICIA SOBRAL SANTOS - Integrante / VANESSA DA SILVA - Integrante / GRACIENE MORGANA PORTELA SOUSA DE OLIVEIRA - Integrante / EUNICE PEREIRA DA SILVA - Integrante / ALYSON WEGILLES DE SOUZA CAMPOS - Integrante / MARIA KAROLINE GOMES ALVES - Integrante / RENATA RIBEIRO DA SILVA - Integrante / SAFIRA MARIA DE LIMA ROSA - Integrante / DANILO MELO DE LIMA - Integrante / DAIANE KEILA SILVA - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional de Desenv. Cientifico e Tecnologico - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Ambiente de aprendizagem com simulações, Descrição: Implementação de plataforma com simulações para ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza Ensino Básico. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador / MARTA CORDEIRO DA SILVA - Integrante / AMANDA FABRICIA SOBRAL SANTOS - Integrante / VANESSA DA SILVA - Integrante / GRACIENE MORGANA PORTELA SOUSA DE OLIVEIRA - Integrante / EUNICE PEREIRA DA SILVA - Integrante / ALYSON WEGILLES DE SOUZA CAMPOS - Integrante / MARIA KAROLINE GOMES ALVES - Integrante / RENATA RIBEIRO DA SILVA - Integrante / SAFIRA MARIA DE LIMA ROSA - Integrante / DANILO MELO DE LIMA - Integrante / DAIANE KEILA SILVA - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional de Desenv. Cientifico e Tecnologico - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Ambiente de aprendizagem com simulações, Descrição: Implementação de plataforma com simulações para ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza Ensino Básico. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador / MARTA CORDEIRO DA SILVA - Integrante / AMANDA FABRICIA SOBRAL SANTOS - Integrante / VANESSA DA SILVA - Integrante / GRACIENE MORGANA PORTELA SOUSA DE OLIVEIRA - Integrante / EUNICE PEREIRA DA SILVA - Integrante / ALYSON WEGILLES DE SOUZA CAMPOS - Integrante / MARIA KAROLINE GOMES ALVES - Integrante / RENATA RIBEIRO DA SILVA - Integrante / SAFIRA MARIA DE LIMA ROSA - Integrante / DANILO MELO DE LIMA - Integrante / DAIANE KEILA SILVA - Integrante.Financiador(es): Fundo Nacional de Desenv. Cientifico e Tecnologico - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Ambiente de aprendizagem com simulações, Descrição: Implementação de plataforma com simulações para ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza Ensino Básico. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador / MARTA CORDEIRO DA SILVA - Integrante / AMANDA FABRICIA SOBRAL SANTOS - Integrante / VANESSA DA SILVA - Integrante / GRACIENE MORGANA PORTELA SOUSA DE OLIVEIRA - Integrante / EUNICE PEREIRA DA SILVA - Integrante / ALYSON WEGILLES DE SOUZA CAMPOS - Integrante / MARIA KAROLINE GOMES ALVES - Integrante / RENATA RIBEIRO DA SILVA - Integrante / SAFIRA MARIA DE LIMA ROSA - Integrante / DANILO MELO DE LIMA - Integrante / DAIANE KEILA SILVA - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional de Desenv. Cientifico e Tecnologico - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Ambiente de aprendizagem com simulações, Descrição: Implementação de plataforma com simulações para ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza Ensino Básico. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador / MARTA CORDEIRO DA SILVA - Integrante / AMANDA FABRICIA SOBRAL SANTOS - Integrante / VANESSA DA SILVA - Integrante / GRACIENE MORGANA PORTELA SOUSA DE OLIVEIRA - Integrante / EUNICE PEREIRA DA SILVA - Integrante / ALYSON WEGILLES DE SOUZA CAMPOS - Integrante / MARIA KAROLINE GOMES ALVES - Integrante / RENATA RIBEIRO DA SILVA - Integrante / SAFIRA MARIA DE LIMA ROSA - Integrante / DANILO MELO DE LIMA - Integrante / DAIANE KEILA SILVA - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional de Desenv. Cientifico e Tecnologico - Bolsa.

  • 2018 - Atual

    Produção de objetos educacionais, Descrição: Jogos Scratch para ensino de matemática. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (12) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador., Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Ambiente de aprendizagem com simulações, Descrição: Implementação de plataforma com simulações para ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza Ensino Básico. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador / MARTA CORDEIRO DA SILVA - Integrante / AMANDA FABRICIA SOBRAL SANTOS - Integrante / VANESSA DA SILVA - Integrante / GRACIENE MORGANA PORTELA SOUSA DE OLIVEIRA - Integrante / EUNICE PEREIRA DA SILVA - Integrante / ALYSON WEGILLES DE SOUZA CAMPOS - Integrante / MARIA KAROLINE GOMES ALVES - Integrante / RENATA RIBEIRO DA SILVA - Integrante / SAFIRA MARIA DE LIMA ROSA - Integrante / DANILO MELO DE LIMA - Integrante / DAIANE KEILA SILVA - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional de Desenv. Cientifico e Tecnologico - Bolsa.

  • 2018 - Atual

    Produção de objetos educacionais, Descrição: Jogos Scratch para ensino de matemática. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (12) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador., Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Ambiente de aprendizagem com simulações, Descrição: Implementação de plataforma com simulações para ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza Ensino Básico. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador / MARTA CORDEIRO DA SILVA - Integrante / AMANDA FABRICIA SOBRAL SANTOS - Integrante / VANESSA DA SILVA - Integrante / GRACIENE MORGANA PORTELA SOUSA DE OLIVEIRA - Integrante / EUNICE PEREIRA DA SILVA - Integrante / ALYSON WEGILLES DE SOUZA CAMPOS - Integrante / MARIA KAROLINE GOMES ALVES - Integrante / RENATA RIBEIRO DA SILVA - Integrante / SAFIRA MARIA DE LIMA ROSA - Integrante / DANILO MELO DE LIMA - Integrante / DAIANE KEILA SILVA - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional de Desenv. Cientifico e Tecnologico - Bolsa.

  • 2018 - Atual

    Produção de objetos educacionais, Descrição: Jogos Scratch para ensino de matemática. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (12) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador., Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Ambiente de aprendizagem com simulações, Descrição: Implementação de plataforma com simulações para ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza Ensino Básico. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador / MARTA CORDEIRO DA SILVA - Integrante / AMANDA FABRICIA SOBRAL SANTOS - Integrante / VANESSA DA SILVA - Integrante / GRACIENE MORGANA PORTELA SOUSA DE OLIVEIRA - Integrante / EUNICE PEREIRA DA SILVA - Integrante / ALYSON WEGILLES DE SOUZA CAMPOS - Integrante / MARIA KAROLINE GOMES ALVES - Integrante / RENATA RIBEIRO DA SILVA - Integrante / SAFIRA MARIA DE LIMA ROSA - Integrante / DANILO MELO DE LIMA - Integrante / DAIANE KEILA SILVA - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional de Desenv. Cientifico e Tecnologico - Bolsa.

  • 2018 - Atual

    Produção de objetos educacionais, Descrição: Jogos Scratch para ensino de matemática. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (12) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador., Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Ambiente de aprendizagem com simulações, Descrição: Implementação de plataforma com simulações para ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza Ensino Básico. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador / MARTA CORDEIRO DA SILVA - Integrante / AMANDA FABRICIA SOBRAL SANTOS - Integrante / VANESSA DA SILVA - Integrante / GRACIENE MORGANA PORTELA SOUSA DE OLIVEIRA - Integrante / EUNICE PEREIRA DA SILVA - Integrante / ALYSON WEGILLES DE SOUZA CAMPOS - Integrante / MARIA KAROLINE GOMES ALVES - Integrante / RENATA RIBEIRO DA SILVA - Integrante / SAFIRA MARIA DE LIMA ROSA - Integrante / DANILO MELO DE LIMA - Integrante / DAIANE KEILA SILVA - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional de Desenv. Cientifico e Tecnologico - Bolsa.

  • 2018 - Atual

    Produção de objetos educacionais, Descrição: Jogos Scratch para ensino de matemática. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (12) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador., Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Ambiente de aprendizagem com simulações, Descrição: Implementação de plataforma com simulações para ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza Ensino Básico. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Anna Rita Sartore - Coordenador / MARTA CORDEIRO DA SILVA - Integrante / AMANDA FABRICIA SOBRAL SANTOS - Integrante / VANESSA DA SILVA - Integrante / GRACIENE MORGANA PORTELA SOUSA DE OLIVEIRA - Integrante / EUNICE PEREIRA DA SILVA - Integrante / ALYSON WEGILLES DE SOUZA CAMPOS - Integrante / MARIA KAROLINE GOMES ALVES - Integrante / RENATA RIBEIRO DA SILVA - Integrante / SAFIRA MARIA DE LIMA ROSA - Integrante / DANILO MELO DE LIMA - Integrante / DAIANE KEILA SILVA - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional de Desenv. Cientifico e Tecnologico - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Agreste da UFPE. , Rodovia BR 104 KM 59, Sitio Juriti, 55002970 - Caruaru, PE - Brasil, Telefone: (81) 21039497, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - 2022

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor associado membro do NDE do curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
disciplinas graduação Metodologia do Ensino de Ciências Pedagogia Hospitalar Educação e Tecnologia Educação Ambiental

2012 - 2014

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora da Licenciatura em Pedagogia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2013

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
disciplinas ministradas Educação Ambiental Metodologia do Ensino de Ciências

2009 - 2010

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas Ministradas Educação de Jovens ALFABETIZAÇÃO DIGITAL Antropologia e Educação Fundamentos da Educação Popular Metodologia do Ensino de Ciência

Atividades

  • 01/2011

    Ensino, Educação - Campus Agreste, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Linguagem, Fundamentos da Pesquisa Científica, Fundamentos Psicológicos da Educação, Processos de ensino e aprendizagem

  • 12/2010

    Extensão universitária , Campus do Agreste da UFPE.,Atividade de extensão realizada, Tutoria do Programa de Educação tutorial PET MEC SESu DIFES.

  • 02/2010 - 12/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus do Agreste da UFPE.,Linhas de pesquisa

  • 02/2010 - 06/2010

    Extensão universitária , Campus do Agreste da UFPE.,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão para professores da rede pública de ensino de Caruaru PE: A atualização no Ensino das Ciências Naturais para as séries iniciais: um resgate à importância das ciências e tecnologias para a formação do cidadão crítico.

2005 - 2009

Universidade Ibirapuera

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Outras informações:
Supervisora pedagógica do núcleo de educação à distância (2006-2009) Coordenadora do curso de Psicopedagogia Institucional e Clínica (lato sensu) 02 a 06/2009 Disciplinas na graduação: professora de Conteúdos e Métodos do Ensino de Ciências Naturais (Pedagogia) professora de Ecoturismo (Gestão Ambiental) professora de Estágio Supervisionado Docência (Pedagogia) Disciplinas na especialização em Psicopedagogia Professora de Fundamentos da Psicanálise Institucional e Clínica (especialização) Pesquisas O ensino de Ciências no Ensino Fundamental (Núcleo de extensão) Ação Educacional e Identidades (núcleo Mestrado em Educação)

Atividades

  • 02/2008 - 06/2009

    Ensino, Psicopedagogia Institucional e Clínica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos teóricos da Psicanálise

  • 03/2006 - 06/2009

    Serviços técnicos especializados , Associação Princesa Isabel de Educação e Cultura.,Serviço realizado, Assessora pedagógica do Núcleo de Educação à distância.

  • 02/2005 - 06/2009

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conteúdos do Ensino de Ciências Naturais, Estágio Supervisionado Docência, Intervenção Psicopedagógica (Curso de Psicologia), Metodologia e conteúdos da Língua Portuguesa, Trabalho de conclusão de curso

2004 - 2004

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Pedido de desligamento para cursar o doutoramento em São Paulo (USP)

Atividades

  • 06/2005 - 12/2005

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática, Estágio supervisionado

2008 - 2009

FUNDAÇÃO IBIRAPUERA DE PESQUISAS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 40

2009 - 2009

Universidade Anhembi Morumbi

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Carga horária: 4

Outras informações:
Docente no curso de Psicopedagogia Institucional, Clínica e Empresarial, na disciplina Processos Cognitivos

1994 - 2002

Sociedade Civil Irmãs Santa Cruz

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de EJA, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplinas ministradas Ciências Biologia

Atividades

  • 02/1994 - 07/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciencias, Biologia e Química

2007 - 2007

Centro Universitário Fundação Santo André

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor palestrante, Carga horária: 8

Outras informações:
disciplinas: Metodologia da Alfabetização Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

Atividades

  • 03/2007 - 07/2007

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conteúdos e Métodos do Ensino da Língua Portuguesa/ alfabetização

1988 - 1995

Colégio e Faculdade Magister

Vínculo: Professora efetiva, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Biologia do Ensino Médio Professora de Laboratório de Quimica e Biologia do Ensino Médio Professora de Laboratório de Ciencias do Ensino Fundamental

1988 - 1995

Colégio e Faculdade Magister

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de área de Ciências, Carga horária: 40

1986 - 1987

Colégio e Faculdade Magister

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 07/1986 - 12/1995

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciencias Físicas e Biológicas, Biologia

  • 02/1990 - 07/1995

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Coordenação do Curso de Ciencias Físicas e Biológicas EF I, II e E. Médio

1990 - 1990

Colégio Spinosa

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 8

Outras informações:
Professora de Ciências no Ensino Fundamental II

Atividades

  • 02/1990 - 01/1991

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciencias Físicas e Biológicas

1984 - 1986

Escola Municipal Ministro Calógeras

Vínculo: professor contratado, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora polivalente Ensino Fundamental I

Atividades

  • 02/1984 - 12/1986

    Ensino,,Disciplinas ministradas, PROFESSORA POLIVALENTE

2007 - 2007

Faculdade Tijucussu - Pueri Domus

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora do curso de pós graduação lato sensu em Psicopedagogia - módulo Fundamentos de Psicopedagogia Institucional e Clínica

Atividades

  • 08/2007

    Ensino, Psicopedagogia Institucional e Clínica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Psicopedagogia Institucional e Clínica

2008 - 2009

Faculdades Integradas Torricelli

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: tutora de Ead, Carga horária: 8

Outras informações:
Tutora da disciplina Filosofia e Ética, no curso de Pedagogia

2008 - 2009

Faculdades Integradas Torricelli

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor contratado, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora na pós de Psicopedagogia Institucional e Clínica e Educação Especial módulos: Bases Neurológicas da Aprendizagem Cognição e Aprendizagem

2017 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do NDE curso de Pedagogia, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.