Edilberto da Silva Mendes
Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Comunicação e graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Dramaturgo formado pelo Instituto Dragão do Mar (1998), com participação na 15th International Residency for Playwrights, do Royal Court Theatre, em Londres (2003). Tem experiência em ensino e pesquisa nas áreas de comunicação, artes e cultura, com ênfase em Crítica de Arte e Cultura; Estudos do Imaginário na Dramaturgia e na Literatura; Formação em Artes. Atuou como crítico de artes cênicas (Jornal O Povo CE / 2004 - 2005). Desde 2014, é Coordenador de Formação na escola Porto Iracema das Artes (SECULT-CE / Instituto Dragão do Mar - IDM).
Informações coletadas do Lattes em 07/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Artes Cênicas
2015 - 2019
Universidade Federal da Bahia
Título: Stamina: drama e imaginário, Pigmalião e coaching na criação de uma ficção audiovisual seriada
, Ano de obtenção: 2019. Catarina Sant´Anna. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Imaginário; mito; Pigmalião; Coaching; Empreendedorismo; Ficção audiovisual seriada. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia.
Mestrado em Artes Cênicas
2012 - 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Dramaturgia da seca: escrita teórico-prática sobre as imagens do retirante na literatura e no drama como operações estético-políticas
, Ano de Obtenção: 2014.Alex Beigui de Paiva Cavalcante.Palavras-chave: Estética; política; dramaturgia; Literatura; Imaginário.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia.
Mestrado em Comunicação
2008 - 2010
Universidade Federal do Ceará
Título: A santa negra dos Inhamuns: um estudo das performances que atualizam o culto a escrava Marciana em Planalto, Arneiroz, Ceará
, Ano de Obtenção: 2010.Catarina Tereza Farias de Oliveira.Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil. Palavras-chave: performance; memória; comunicação; canonização espontânea.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Especialização em Teorias da comunicação e da imagem
1997 - 1998
Universidade Federal do Ceará
Título: Nos embalos de domingo à noite: um estudo sobre a espetacularização no campo religioso
Formação complementar
2021 - 2021
Extensão universitária em Crítica e Mediação Teatral. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2016 - 2016
IV Master Class - Curso de Roteiro para Televisão. (Carga horária: 45h). , Casa Aguinaldo Silva das Artes, CASA, Brasil.
2003 - 2003
Royal Court Theatre International Residency. (Carga horária: 160h). , Royal Court Theatre, RCT, Grã-Bretanha.
1996 - 1998
Dramaturgia. (Carga horária: 720h). , Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria Audiovisual do Ceará, IDM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Organização de eventos
MENDES, E. S. ; COSTA, P. A. B. ; FREITAS, C. ; ARAGAO, H. ; BARROS, R. . Política e transgressão na dramaturgia: ciclo de leituras dramáticas. 2018. (Outro).
Participação em eventos
XII Reunião Científica da ABRACE: O que podem as artes cênicas entre a máquina do mundo e as lutas pela terra?.3.Cenas de pensamento em Arte/Educação: uma abordagem da experiência pedagógica de um programa de iniciação às práticas teatrais para jovens na Região Metropolitana de Fortaleza, Ceará. 2024. (Outra).
Colóquio Teatro e Sociedade: novas perspectivas da história social do teatro. 2021. (Outra).
Seminário Negras e Negros no Ceará. 2021. (Seminário).
XVII Congresso Internacional ABRALIC. 2021. (Congresso).
VI International Conference on Myth Criticism: "Myth and Science Fiction. 2020. (Outra).
VI Seminário Interno de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC).Parecer pesquisa JUVENTUDES E PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO NO CENTRO CULTURAL DO BOM JARDIM: PROCESSOS, LIMITES E POSSIBILIDADES DE REEXISTÊNCIAS.. 2020. (Seminário).
V SBEDR - Seminário Brasileiro de Escrita Dramática: reflexão e prática. 2020. (Seminário).
Workshop Internacional de Séries. 2020. (Outra).
Forum Social Mundial.Apresentação do espetáculo A Ilha. 2018. (Outra).
Filosofia, Educação e Arte: um debate crítico da atualidade. 2016. (Seminário).
II Seminário Brasileiro de Escrita Dramática: Reflexão e Prática.Reflexões sobre a Criação de Personagens na Dramaturgia Contemporânea a Partir de um Relato de Experiência. 2016. (Seminário).
Seminário Internacional das Artes.Dramaturgia do real: uma metodologia de criação. 2016. (Seminário).
VII Reunião Científica da ABRACE. Dramaturgia como operação fantasmática: ficcionalização da seca e subjetivação política no trabalho da Cia. Engenheiros da Arte. 2013. (Congresso).
Simpósio Internacional Flusser em Fluxo. 2012. (Simpósio).
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Cultura e Comunicação Popular: o trabalho comunicativo de uma comunidade no sertão dos Inhamuns, Ceará. 2009. (Congresso).
IV Conferência Brasileira de Mídia Cidadã. 2008. (Outra).
UFC - Encontros Universitários 2008.Comunicação popular e mito como lugares de enunciação. 2008. (Encontro).
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Performance e comunicação popular: o embate cultural em torno de Santa Marciana do Planalto. 2008. (Congresso).
Programa de Capacitação Docente 2006. 2006. (Oficina).
I Semana de Artes Cênicas do CEFETCE.A contrução do texto dramatúrgico. 2004. (Seminário).
Nordeste, a cena do mundo.Nordeste, a cena do mundo. 2004. (Seminário).
Participação em bancas
COSTA, P. A. B.; SILVA, J. R. da; NASCIMENTO, J. M. G. C;MENDES, E. S.. Tem sangue entrando em todos os sentidos: escrita transformista em Copi. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Ceará.
MENDES, E. S.. Distanciamento Brechtiano: uma proposta para o teatro e para a educação. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte e Educação) - Instituto Federal do Ceará.
TEIXEIRA, F.;MENDES, E. S.; MACHADO, G. A.. Poéticas do cotidiano: possibilidades estéticas a partir do cotidiano da comunidade São Vicente de Paula. 2007.
MENDES, E. S.. Relação professor-aluno: sua implicação no processo ensino-aprendizagem. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte e educação) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza.
TEIXEIRA, F. N.; LUZ, T. J. S.;MENDES, E. S.. A representação da violência na dramaturgia contemporânea: Cleansed de Sarah Kane. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Instituto Federal do Ceará.
MENDES, E. S.. Propaganda sem som: a interpretação dos surdos em campanhas publicitárias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Católica do Ceará.
MENDES, E. S.. Estudo sobre o processo de criação de personagens para jogos eletrônicos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Católica do Ceará.
TEIXEIRA, F.; ALMEIDA, S. E. L.;MENDES, E. S.. A Decisão de Bertolt Brecht: a formação do ator na prática das peças didáticas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Instituto Federal do Ceará.
MENDES, E. S.. IV Festival de Teatro de Fortaleza. 2006. Fundação de Cultura, Esporte e Turismo.
Orientou
Teatro na escola; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte e educação) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza; Orientador: Edilberto da Silva Mendes;
A discussão sobre a influência do cinema no desempenho intelectual dentro do ambiente escolar; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte e educação) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza; Orientador: Edilberto da Silva Mendes;
Jogos teatrais na escola: abordagens teórico-descritiva do projeto oficina de teatro na escola; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte e educação) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza; Orientador: Edilberto da Silva Mendes;
Jogos teatrais: sua utilização como instrumento educativo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte e educação) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza; Orientador: Edilberto da Silva Mendes;
Arte e Construtivismo: uma análise das técnicas aplicadas nas aulas do Ensino Fundamental no Centro Educacional João XIII, em Castanhal, Pará; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte e educação) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza; Orientador: Edilberto da Silva Mendes;
O Ensino de Arte na Educação Infantil: primeiros passos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte e educação) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza; Orientador: Edilberto da Silva Mendes;
A Arte-educação e a formação do ser-social: uma abordagem histórico-conceitual; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte e educação) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza; Orientador: Edilberto da Silva Mendes;
Arte e Educação: as contribuições para o Ensino Fundamental no 3o; e 4o; ano do Centro Educacional João XXIII - Castanhal - Pará; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte e educação) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza; Orientador: Edilberto da Silva Mendes;
O teatro na escola: abordagem sobre o uso do teatro na disciplina de artes; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte e educação) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza; Orientador: Edilberto da Silva Mendes;
Produções bibliográficas
-
JAGUARIBE, E. (Org.) ; PIRES, C. (Org.) ; MENDES, E. S. (Org.) . Poéticas do Bombordo. 1. ed. Fortaleza: Instituto Dragão do Mar, 2021. 127p .
-
MENDES, E. S. ; JAGUARIBE, E. (Org.) ; ROQUE, C. (Org.) ; ILGENFRITZ, C. (Org.) ; FREITAS, C. (Org.) ; AMADOR, L. (Org.) ; CORDEIRO, M. (Org.) ; QUEIROZ, P. (Org.) ; BARROS, R. (Org.) ; REIS, R. (Org.) ; BARBOSA, Y. (Org.) ; MARROCOS, Y. (Org.) . ESCOTILHA : Ateliê de Escrita Dramática 2018-2019 . 1. ed. Fortaleza: Instituto Dragão do Mar, 2021. v. 1. 276p .
-
MENDES, E. S. . Projeto Político-Pedagógico. In: Elisabete Jaguaribe; Isaac Pipano. (Org.). Poéticas e políticas de formação em artes no Ceará. 1ed.Fortaleza: instituto Dragão do Mar, 2023, v. 2, p. 46-69.
-
MENDES, E. S. . Partilhas, comunidades, navegações. In: JAGUARIBE, Elisate; MENDES, Edilberto; PIRES, Cláudia. (Org.). Poéticas do Bombordo. 1ed.Fortaleza: Instituto Dragão do Mar, 2021, v. 1, p. 117-124.
-
MENDES, E. S. . Estratégias de ensino e criação no Ateliê de Escrita Dramática. In: Edilberto Mendes; Elisabete Jaguaribe. (Org.). ESCOTILHA: Ateliê de Escrita Dramática 2018 - 2019. 1ed.Fortaleza: Instituto Dragão do Mar, 2021, v. 1, p. 16-27.
-
OLIVEIRA, C. T. F. ; MENDES, E. S. . Cultura e comunicação popular: o trabalho comunicativo de uma comunidade no sertão dos Inhamuns, Ceará, pela santificação de uma escrava. In: BARBALHO, Alexandre; FUSER, Bruno; COGO, Denise. (Org.). Comunicação para a Cidadania: temas e aportes teórico-metodológicos. São Paulo: Intercom, 2010, v. 5, p. 273-292.
-
MENDES, E. S. . Jogo de espelhos: 70 anos de telenovela. O Povo, 03 fev. 2022.
-
MENDES, E. S. . Que chova pétalas.. Cadernos Zona, 22 jun. 2012.
-
MENDES, E. S. . O manto de Arlequim. Cadernos Zona, Fortaleza, 20 jun. 2012.
-
MENDES, E. S. . o artista e o espectador no espaço. Cadernos Zona, 19 jun. 2012.
-
MENDES, E. S. . O Domingo dos Palhaços. Cadernos Zona (I Festival Internacional de Artes Cênicas do Ceará, 18 jun. 2012.
-
MENDES, E. S. . Sobre memória(s), história(s), velhos e descarte. Cadernos Zona: I Festival Internacional de Artes Cênicas do Ceará, 18 jun. 2012.
-
MENDES, E. S. . Sobre as tradições como matrizes de criação cênica. Cadernos Zona (I Festival Internacional de Artes Cênicas do Ceará), 17 jun. 2012.
-
MENDES, E. S. . Caetana: reterritorializando a tradição. Cadernos Zona (I Festival Internacional de Artes Cênicas do Ceará, 16 jun. 2012.
-
MENDES, E. S. . O Poder feminino. O Povo, Fortaleza, p. 7 - 7, 09 dez. 2004.
-
MENDES, E. S. . Em defesa da invisibilidade. O Povo, Fortaleza, p. 7 - 7, 03 dez. 2004.
-
MENDES, E. S. . Espelho, espelho meu.... O Povo, Fortaleza, p. 6 - 6, 18 nov. 2004.
-
MENDES, E. S. . E pensar que... não valeu a pena. O Povo, Fortaleza, p. 8 - 8, 11 nov. 2004.
-
MENDES, E. S. . O teatro do Bagaceira. O Povo, Fortaleza, p. 6 - 6, 28 out. 2004.
-
MENDES, E. S. . O teatro de Mapurunga circula o Planalto. O Povo, Fortaleza, p. 6 - 6, 14 out. 2004.
-
MENDES, E. S. . Crônica do amor ausente. O Povo, Fortaleza, p. 6 - 6, 07 out. 2004.
-
MENDES, E. S. . Para que serve um festival. O Povo, Fortaleza, p. 6 - 6, 23 set. 2004.
-
MENDES, E. S. . Dores, paixões e clichês em cena. O Povo, Fortaleza, p. 6 - 6, 16 set. 2004.
-
MENDES, E. S. . A mecanização da vida. O Povo, Fortaleza, p. 6 - 6, 09 set. 2004.
-
MENDES, E. S. . Por uma dramaturgia brasileira. O Povo, Fortaleza, p. 6 - 6, 26 ago. 2004.
-
MENDES, E. S. . Sobre todas as obsessões. O Povo, Fortaleza, p. 6 - 6, 12 ago. 2004.
-
MENDES, E. S. . Quando o tempo não é o bastante. O Povo, Fortaleza, p. 6 - 6, 05 ago. 2004.
-
MENDES, E. S. . A delicada harmonia de Um minuto de silêncio. O Povo, Fortaleza, p. 8 - 8, 22 jul. 2004.
-
MENDES, E. S. . O Sentido trágico da modernidade. O Povo, Fortaleza, p. 8 - 8, 15 jul. 2004.
-
MENDES, E. S. . A Espetacularização das festas juninas. O Povo, Fortaleza, p. 6 - 6, 24 jun. 2004.
-
MENDES, E. S. . O `espírito´ da criação da Bagaceira. O Povo, Fortaleza, p. 6 - 6, 17 jun. 2004.
-
MENDES, E. S. . Entre a delicadeza e o excesso. O Povo, Fortaleza, p. 6 - 6, 27 maio 2004.
-
MENDES, E. S. . O Corte superficial de Navalha na Carne. O Povo, Fortaleza, p. 6 - 6, 13 maio 2004.
-
MENDES, E. S. . Peça é espetáculo?. O Povo, Fortaleza, p. 6 - 6, 06 maio 2004.
-
MENDES, E. S. . Uma cosmética do caos. O Povo, Fortaleza, p. 6 - 6, 01 abr. 2004.
-
MENDES, E. S. . Crime, castigo e testemunhas. O Povo, Fortaleza, p. 8 - 8, 25 mar. 2004.
-
MENDES, E. S. . Drama histórico revisitado. O Povo, Fortaleza, p. 6 - 6, 11 mar. 2004.
-
MENDES, E. S. . Por uma interface nas artes cênicas. O Povo, p. 6 - 6, 04 mar. 2004.
-
MENDES, E. S. . Sui Gêneris e o engenhoso uso do corpo. O Povo, p. 6 - 6, 19 fev. 2004.
-
MENDES, E. S. . O Drama realista de Poço da Pedra. O Povo, p. 6 - 6, 05 fev. 2004.
-
MENDES, E. S. . Aventura de luz e som. O Povo, Fortaleza, p. 6 - 6, 04 fev. 2004.
-
MENDES, E. S. . A Feiúra e a graça de Raimunda Pinto.... O Povo, Fortaleza, p. 6 - 6, 29 jan. 2004.
-
MENDES, E. S. . Em defesa do teatro imediato. O Povo, Fortaleza, p. 6 - 6, 08 jan. 2004.
-
MENDES, E. S. . Conversa de comadre sem surpresa. O Povo, Fortaleza, p. 8 - 8, 11 dez. 2003.
-
MENDES, E. S. . Etnografia Cênica de Fortaleza. O Povo, Fortaleza, p. 8 - 8, 04 dez. 2003.
-
MENDES, E. S. . Suicídio em cena aberta. O Povo, Fortaleza, p. 8 - 8, 03 dez. 2003.
-
MENDES, E. S. . A Sala de espelhos de Carri Costa. O Povo, Fortaleza, p. 6 - 6, 27 nov. 2003.
-
MENDES, E. S. . E se as máquinas param?. O Povo, Fortaleza, p. 8 - 8, 20 nov. 2003.
-
MENDES, E. S. . Cena Previsível. O Povo, Fortaleza, p. 8 - 8, 13 nov. 2003.
-
MENDES, E. S. . Para onde vai a alma?. O Povo, fortaleza, p. 6 - 6.
-
MENDES, E. S. . Dramaturgia como operação fantasmática: ficcionalização da seca e subjetivação política no trabalho da Cia. teatral Engenheiros da Arte. In: VII Reunião Científica da ABRACE, 2013, Belo Horizonte - MG. Anais - VII Reunião Científica (2013), 2013.
-
MENDES, E. S. . A micropolítica da religiosidade popular: a construção de uma santa negra em Arneiroz, Ceará, como ação contra-hegemônica. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul - RS. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom 2010, 2010.
-
MENDES, E. S. . Teatro em Comunidade e auto-afirmação cultural: uma reflexão sobre o uso do teatro na atualização de um culto não-canônico no sertão dos Inhamuns. In: Seminário Comunicação Cultura e Cidadania, 2010, Fortaleza. Seminário Comunicação Cultura e Cidadania. Fortaleza: UFC, 2010.
-
MENDES, E. S. ; OLIVEIRA, C. T. F. . Cultura e Comunicação Popular: o trabalho comunicativo de uma comunidade no sertão dos Inhamuns, Ceará. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2009.
-
MENDES, E. S. . Performance e comunicação popular: o embate cultural em torno de Santa Marciana do Planalto. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008, Natal. Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom/UFRN/Uern/UnP/Fatern. São Paulo: Intercom, 2008.
-
MENDES, E. S. . Práticas e Modelos Pedagógicos de Formação - a experiência do Programa de Formação Básica em Artes da Escola Porto Iracema das Artes. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENDES, E. S. . Literatura e Dramaturgia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MENDES, E. S. . Do palco à tela: O espaço como ação estético-politica em Rasga Coração. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDES, E. S. . Dramaturgia do real: um trajeto criativo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENDES, E. S. . Reflexões sobre a criação de personagens na dramaturgia contemporânea a partir de um relato de experiência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENDES, E. S. . Porque os gatos apreciam o teatro de sombras: reflexões sobre o texto no teatro / O POVO de Cultura & Arte. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDES, E. S. . Sobre o espelho quebrado como sinal de má sorte: reflexões sobre dramaturgia contemporânea / Projeto Espaço O POVO de Cultura & Arte. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDES, E. S. . Do literário ao cênico: um exercício de reescritura a partir de Moreira Campos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Y. ; MARROCOS, Y. ; MENDES, E. S. . Dramaturgias que resistem. Fortaleza, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
MENDES, E. S. . Les 4 Opérations. Paris: Les Éditions de la Gare, 2005 (Peça Teatral).
-
MENDES, E. S. . A Rebelião dos Anjos. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2004 (Peça Teatral).
Outras produções
JORGE, S. ; MENDES, E. S. . Leitura Crítica Coleção Asas Arte 6 ao 9 ano - Sistema Ari de Sá (SAS). 2018.
MENDES, E. S. . Leitura Crítica - Arte : 9º ano. 2016.
MENDES, E. S. . Leitura Crítica - Arte : 1º série. 2016.
MENDES, E. S. . Leitura Crítica - Arte : 2º série. 2016.
MENDES, E. S. . Leitura Crítica - Arte : 3º série. 2016.
MENDES, E. S. ; PIRES, C. ; SILVA, M. L. P. ; COSTA, E. S. G. ; CAVALCANTE, J. S. ; MADEIRO, S. M. F. ; ARAUJO, J. J. C. ; VIEIRA, H. . Comissão de revisão do Plano de Curso Técnico de Nível Médio em Dança do Instituto Dragão do Mar. 2021.
SANTOS, J. A. X. ; MENDES, E. S. . Avaliação do relato de pesquisa JUVENTUDES E PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO NO CENTRO CULTURAL DO BOM JARDIM: PROCESSOS, LIMITES E POSSIBILIDADES DE REEXISTÊNCIAS para o VI Seminário Interno de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC)). 2020.
MENDES, E. S. ; PRIMO, R. ; VITOR, P. . Rádio Debate sobre Formação em Artes. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MENDES, E. S. . Literatura, Drama, imaginário e reescrita de mitos. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MENDES, E. S. ; RABELO, C. A. M. ; SOARES, A. ; LEITE, A. . Ateliê de Escrita Dramática. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MENDES, E. S. . Oficina de Introdução à Dramaturgia - turma 2016.1. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MENDES, E. S. . Oficina de Introdução à Dramaturgia - turma 2015.2. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MENDES, E. S. . Oficina de Introdução à Dramaturgia - turma 2015.1. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
JAGUARIBE, E. ; MENDES, E. S. . Projeto Político Pedagógico da escola Porto Iracema das Artes. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Político Pedagógico).
MENDES, E. S. . Oficina de Introdução à Dramaturgia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MENDES, E. S. . Oficina de Introdução à Dramaturgia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MENDES, E. S. . Oficina de Introdução à Dramaturgia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MENDES, E. S. . Oficina de Jogo Teatral. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MENDES, E. S. . Oficina de Introdução à Dramaturgia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MENDES, E. S. . Oficina de Introdução à Dramaturgia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MENDES, E. S. . Oficina de Introdução à Dramaturgia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MENDES, E. S. . Oficina de Introdução à Dramaturgia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MENDES, E. S. . Oficina de Introdução à Dramaturgia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MENDES, E. S. . Stamina - Série. 2023. Audiovisual.
MENDES, E. S. . A Ilha. 2018. Teatral.
MENDES, E. S. ; DRAMATURGO, E. N. . De Braços Cruzados. 2007. Teatral.
MENDES, E. S. . O Evangelho Segundo Maria. 2005. Teatral.
MENDES, E. S. . Meu Premêro Amô. 2005. Teatral.
MENDES, E. S. . O Evangelho Segundo João. 2004. Teatral.
TEIXEIRA, F. ; MENDES, E. S. . Quanto Custa o Ferro?. 2003. Teatral.
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
DRAMATIC - Grupo de Pesquisa em Dramaturgia: Teorias, Intermídias e Cena Cultural, Descrição: O DRAMATIC - Grupo de Pesquisa em Dramaturgia, Teorias, Intermídias e Cena Cultural vem se consolidando desde 2008. Suas atividades até 2018 estavam diretamente ligadas a ações de outro Grupo de Pesquisa LINC - Linguagens da Cena: imagem, cultura e representação. Durantes suas atividades artísticas, acadêmicas, destacam-se: a publicação dos Cadernos do Lincc - Linguagens da Cena Contemporânea (periódico ISSN: 1983-9197), reunindo em seus três exemplares artigos e entrevistas de docentes, artistas e críticos na área de artes cênicas. Em 2012 foi realizado o Encontro que reuniu pesquisadores nacionais e internacionais da área de Artes para o 1º International Research Journal of Arts - Brazil. O evento contou com apoio e subvenção das principais agências de pesquisa do país (CAPES/CNPq/FAPERN), além de reunir os presidentes e representantes das Associações de Artes no Brasil(ANPAP/ABEM/ABET/ABRACE/ANDRA). As duas ações marcam os esforços de ampliação e o impacto do Grupo de Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edilberto da Silva Mendes - Integrante / Alex Beigui de Paiva Cavalcante - Coordenador / Camila Maria Grazielle Freitas - Integrante / Catarina Sant'Anna - Integrante / Edilson Floriano Souza Serra - Integrante / Frederick Magalhães Hunzicker - Integrante / Letícia Mendes de Oliveira - Integrante / Márcio Venício Barbosa - Integrante / Marco Flavio de Alvarenga - Integrante / Rebeka Caroça Seixas - Integrante / Rummenigge Medeiros de Araujo - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
Escola Porto Iracema das ArtesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Formação, Carga horária: 40
Outras informações:
Desenvolvimento e acompanhamento de programas de formação básica (cursos e oficinas) nas áreas de Artes Cênicas, Audiovisual, Artes Visuais e Criação Literária.
Organização de eventos (palestras, seminários, mostras de arte, etc.) do referido programa.
Gestão de pessoal
Produção de relatórios e outros documentos, organização de publicações envolvendo registro de atividades artísticas, reflexão crítica sobre os processos etc.
2014 - 2014
Faculdade Maurício de Nassau - Fortaleza (CE)Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
disciplinas: Teorias da Comunicação
Realidade Socioeconômica e Política Brasileira
2011 - 2014
Faculdade Católica do CearáVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 32
Outras informações:
Coordenador do Curso de Bacharelado em Publicidade e Propaganda
2010 - 2014
Faculdade Católica do CearáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Estética e Comunicação de Massa, Artes visuais, Semiótica, Análise Fílmica, Antropologia Visual, Método de Pesquisa em Comunicação.
2007 - 2010
Faculdade Integrada da Grande FortalezaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: tutor de EAD, Carga horária: 5
Outras informações:
Tutor do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes em Arte-Educação do Núcleo de Educação à Distância da FGF, módulos:
Diversidade de Manifestações Artísticas em Dança e Teatro
Arte e Sociedade - Dança e Teatro
Fundamentos Estéticos da Arte Educação
Educando pela arte no ensino fundamental
Orientador de monografias de conclusão de curso.
2004 - 2008
FANOR Faculdades NordesteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Redação Jornalística I, Redação Jornalística IV, Semiótica no curso de Jornalismo e Dramaturgia no curso de Radio e TV
Atividades
-
08/2004
Ensino, Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Semiótica, Redação Jornalística IV
2000 - 2008
Escolas Reunidas LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Editor de texto, Carga horária: 40
Outras informações:
Pesquisador e redator em equipe multidisciplinar na elaboração de livros didáticos para o ensino fundamental.
2003 - 2004
JORNAL O POVOVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Articulista
Outras informações:
Articulista na área de crítica teatral
Atividades
-
11/2003 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Jornal O Povo.Serviço realizado, Crítica Teatral.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Edilberto da Silva Mendes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?