Neurivania Menezes Castelo Branco

Possui graduação em Letras Espanhol pela Universidade Federal do Acre (2011), Pós-graduação em Educação Infantil pela Faculdade Batista de Minas Gerais (2019), e mestrado em Letras Linguagens e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2022). Atualmente exerce função de Professora P2 de Língua Espanhola na Escola Jovem Jornalista Armando Nogueira.

Informações coletadas do Lattes em 07/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade

2019 - 2022

Universidade Federal do Acre
Título: Interculturalidade e ensino de espanhol: análise de videoaulas utilizadas no contexto da pandemia da COVID-19, em Rio Branco- Ac, Ano de Obtenção: 2022
Paula Tatiana da Silva Antunes.

Especialização em andamento em Educação Infantil

2017 - Atual

Instituto Pedagógico de Minas Gerais

Graduação em Letras-Espanhol

2008 - 2011

Universidade Federal do Acre
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2008 -

Extensão universitária em letras espanhol. , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

I Congresso Regional de Licenciaturas Pibid e Residência Pedagógica Ufac-Unir-Ifro. "Diversidade e inclusão por meio de curtas-metragens no Pibid espanhol.. 2024. (Congresso).

I Congresso Regional de Licenciaturas Pibid e Residência Pedagógica Ufac-Unir-Ifro:. Natureza: CONGRESSO.. "O Ensino de espanhol através de projetos por meio do PIBID. 2024. (Congresso).

: VI Ciclo de Palestra e debates GEADEL.: Perspectivas e Desafios para o desenvolvimento de práticas interculturais no Ensino de Língua espanhola em escola de tempo integral .. 2023. (Seminário).

"A canção latino-americana como instrumento estratégico para a produção de material didático.."A canção como recurso didático para o de ensino de ELE: uma perspectiva intercultural.".. 2023. (Oficina).

"XI Semana do Curso de Letras Espanhol (Rio Branco) e I Semana do Curso de Letras Espanhol."PROJETO CEAN CONSCIENTE: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE".. 2023. (Seminário).

"X Semana Acadêmica do Curso de Letras Espanhol.: "Interculturalidade e ensino de espanhol: análise de videoaulas utilizadas no contexto da pandemia da covid-19, em rio branco-ac". 2022. (Outra).

Ciclo de Palestra sobre Ensino de Língua.. 2021. (Outra).

"EDUCAÇÃO PARA (CON)VIVER DIANTE DO ?NOVO NORMAL.."Interculturalidade e ensino de espanhol: análise de materiais didáticos utilizados pelo centro de línguas de rio branco ? acre". 2020. (Outra).

Grupo de Estudos da Linha de Pesquisa Culturas, Narrativas e Identidades Amazônicas, Linha de Pesquisa Língua(gens) e Formação Docente.."Intervenções bárbaras: o ensino como ato poético". 2020. (Seminário).

II CICLO DE PALESTRAS E DEBATES DO GRUPO GEADEL ..Dissertações e Teses em Andamento do PPGLI-UFAC.. 2020. (Outra).

III CICLO DE PALESTRAS GEADEL. 2020. (Seminário).

Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana de Estudantes.. 2020. (Congresso).

Seminários abertos: Margem e Fronteiras Móveis. 2020. (Seminário).

Seminários Abertos: Margens e Fronteiras Móveis. 2020. (Seminário).

Seminários abertos: PPGLI. 2020. (Seminário).

XIX Jornadas Andinas de Literaturas Latinoamericana de Estudantes. O enfoque intercultural nas sequencias didáticas de língua espanhola em Rio Branco - Acre. 2020. (Congresso).

Curso de Curso de Atualização da Consejería da Embaixada da Espanha no Brasil.. 2019. (Outra).

Semana Acadêmica de Letras/ Língua Portuguesa e V Semana de Letras/Língua Inglesa."Pesquisas em Linguística Aplicada: foco em ensino-aprendizagem de línguas em contexto acreano". 2019. (Oficina).

XIII Congresso de Linguagens e Identidades das/nas Amazônias. INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL INDÍGENA. 2019. (Congresso).

VI Semana do Curso de Letras Espanhol.A Importância de vídeos educativos no Processo de Ensino e Aprendizagem de L. Estrangeira- Espanhol do Projeto PIBID na Escola de Ensino Médio .. 2017. (Outra).

"III Seminário PIBID UFAC: Multiletramentos e Ensino"..O uso dos Jogos como Metodologia de Ensino de Língua Espanhola na Escola Lourival Pinho. 2016. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • BRANCO, N. M. C. . INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL INDÍGENA. In: XIII Congresso de Linguagens e Identidades das/nas Amazônias, 2019, Rio Branco. Anais do XIII Congresso de Linguagens e Identidades das/nas Amazônias. Rio Branco: Nepan, 2019. v. XIII. p. 09-139.

  • BRANCO, N. M. C. . 'O Enfoque Intercultural Nas Sequencias Didáticas De Língua Espanhola em Rio Branco Acre. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, N. M. C. . Dissertação e Teses em Andamento do PPGLI - UFAC. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, N. M. C. ; SARAIVA, L. M. . DIVERSIDADE E INCLUSÃO POR MEIO DE CURTA -METRAGEM NO PIBID ESPANHOL. São Carlos: Pedro & João editores, 2024 (Artigo).

  • MORAES, R. L. ; SARAIVA, L. M. ; BRANCO, N. M. C. . O USO DE CURTAS-METRAGENS COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA EXECUTADA NO PIBID ESPANHOL DA UFAC. Rio de Janeiro: Ixtlan, 2019 (Artigo).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Estudo Etnolinguistico do vale do Jurua e Purus, Descrição: Estudo Etnolinguístico do vale do Juruá e Purus: é uma contribuição dos estudos dialectológicos do Brasil, particularmente a feitura do Atlas Etnolinguístico do Acre - ALAC. Têm por base a descrição do Léxico da comunidade seringueira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Neurivania Menezes Castelo Branco - Coordenador / Maria José Gonçalves de Paiva - Integrante / Luiza Galvão Lessa karlberg - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Estudo das Isoglossas no Vale do Acre, Descrição: É uma contribuição para os estudos dialectológicos do Brasil para a feitura do Atlas Etnolinguístico do Acre-ALAC. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Neurivania Menezes Castelo Branco - Coordenador / Maria José Gonçalves de Paiva - Integrante / Luiza Galvão Lessa karlberg - Integrante / keila Souza silva - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - 2022

Ministério da Educação

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2014

Escola estadual lourival pinho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora P2

2013 - 2013

José Rodrigues Leite

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora P2

2013 - 2013

Escola Estadual Elvira Ferreira Gomes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

2011 - 2011

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

2014 - 2018

Universidade Federal do Acre

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisora PIBID, Carga horária: 8

2007 - 2007

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Vínculo: Recenseadora, Enquadramento Funcional: Recenseadora

2006 - 2007

Escola Municipal Praxedes Brandão

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

2018 - 2019

COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ASSESSORA PEDAGÓGICA, Carga horária: 40

2021 - Atual

Colegio Jornalista Armando Nogueira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora P2 de Língua Espanhola, Carga horária: 40