Rafael Matrone Munduruca

Possui ampla experiência nas áreas de produção cultural, educação e comunicação, com destaque em curadoria e produção de atividades artísticas e socioculturais, comunicação digital, elaboração e gestão de projetos, e arte e educação, especialmente com foco em educação não escolarizada. Obteve o título de Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Especialista em Acessibilidade, Diversidade e Inclusão pela UNISE, em Arte e Educação pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e em Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo. Graduou-se em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2008). É responsável pela disciplina Produção Cultural e Legislação, no curso EAD de Pós-Graduação em Produção Cultural e Curadoria de Conteúdo, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, tendo orientado trabalhos de conclusão de curso e participado de diversas bancas. Atualmente, desempenha o papel de técnico de referência na área artístico-cultural na equipe de programação do Sesc Pinheiros, com responsabilidade sobre Cinema e Literatura. Durante dois anos, atuou como técnico de referência na área socioeducativa na equipe de programação do Sesc Guarulhos, gerenciando pastas diversas, como diversidade, juventudes, valorização social, turismo social, educação para acessibilidade, direitos humanos e educação em saúde.Por quatro anos e meio, liderou a coordenação do Programa de Tecnologias e Artes, envolvendo 38 laboratórios para cursos e oficinas, com uma equipe de 80 arte-educadores. Anteriormente, teve experiências como editor web no Portal Sesc SP, executivo de contas na Edelman Significa atendendo clientes como HBO, HP e Instituto Claro, editor assistente de web na Editora Cosac Naify, jornalista no site VilaMundo da Associação Cidade-Escola Aprendiz, e membro da rede Papagallis, com foco em ativação de redes sociais, aprendizagem informal, sustentabilidade e inovação para a VIVO.Além disso, fundou a ZiM Produções, oferecendo serviços de assessoria de comunicação e produção de conteúdo para clientes como o Observatório do Instituto Itaú Cultural (SP) e a Revista da Cultura da Livraria Cultura. Anteriormente, atuou como Assessor Artístico e Cultural da Fundação Artística, Cultural e de Educação para a Cidadania de Viçosa, da UFV.Desde 2020, contribui como voluntário em organizações não governamentais voltadas aos direitos e à memória das pessoas LGBTQIA+, colaborando com o Acervo Bajubá, o GIV - Grupo de Incentivo à Vida, e a ONG Eternamente Sou.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

2014 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Videoclipes interativos online: a poética nos trabalhos de Vincent Morisset
Marcus Vinicius Fainer Bastos.Palavras-chave: Arte e tecnologia; Videoclipe; Estéticas tecnológicas; Cibercultura; Artemídia; Interatividade.

Especialização em andamento em Arte e Educação

2020 - Atual

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Título: Mediação de Acervos de Centros de Memória LGBT: As experiências educativas do Acervo Bajubá e do Museu da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo
Orientador: Marilúcia Bottallo

Especialização em Acessibilidade, Diversidade e Inclusão

2022 - 2022

FACULDADE UNISE
Título: sem trabalho de conclusão

Especialização em Gestão Cultural

2017 - 2018

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Título: EDUCADORES DE TECNOLOGIAS E ARTES DO SESC SP: PERCEPÇÕES SOBRE O PROGRAMA E HÁBITOS CULTURAIS
Orientador: Eder Santos

Graduação em Comunicação Social

2004 - 2008

Universidade Federal de Viçosa
Título: CineBrasil - Site Jornalistico Experimental sobre Cinema Brasileiro
Orientador: Juliano de Oliveira Pires

Formação complementar

2012 -

O Drama em questão - Aspectos inovadores (...). (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2018 - 2019

Curso Sesc de Gestão Cultural. (Carga horária: 480h). , Centro de Pesquisa e Formação - Sesc São Paulo, CPF - SESC SP, Brasil.

2014 - 2014

Escrita Criativa de não ficção. (Carga horária: 16h). , Go, Writers, GO, WRITERS, Brasil.

2013 - 2013

Dramaturgia - Módulo Vermelho. (Carga horária: 480h). , SP Escola de Teatro, SP DE TEATRO, Brasil.

2012 - 2012

Possibilidades para um dramaturgia cúmplice. (Carga horária: 12h). , Centro Cultura B_arco, B_ARCO, Brasil.

2012 - 2012

Exercício de crítica para a cena teatral. (Carga horária: 48h). , SP Escola de Teatro, SP DE TEATRO, Brasil.

2012 - 2012

Mimesis Espetacular: a margem de invenção possível. (Carga horária: 60h). , Escola de Comunicação e Artes - Universidade Federal de São Paulo, ECA - USP, Brasil.

2012 - 2012

O Drama em questão. (Carga horária: 60h). , Escola de Comunicação e Artes - Universidade Federal de São Paulo, ECA - USP, Brasil.

2010 - 2010

Ferramentas Digitais para o Jornalismo de Serviço. (Carga horária: 40h). , The International Center for Journalists, ICFJ, Estados Unidos.

2010 - 2010

Cultura em Contexto. (Carga horária: 100h). , Projecta Consultoria, PROJECTA, Brasil.

2007 - 2007

Oficina de Jornalismo Cultural. (Carga horária: 24h). , Instituto Pensarte, PENSARTE, Brasil.

2006 - 2006

Documentário. (Carga horária: 12h). , Universo Produção, UP, Brasil.

2005 - 2005

Imagnes de Família - Antropologia Visual. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2005 - 2005

Produção, Roteiro e Direção para Cinema. (Carga horária: 60h). , Espaço Cultural Planeta Tela, ECPT, Brasil.

2005 - 2005

Edição não-linear em sistemas AVID. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2005 - 2005

Videorreportagem / Módulo I. (Carga horária: 16h). , Revista Imprensa, RI, Brasil.

2004 - 2004

A relação entre a telenovela e o regime militar. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2004 - 2004

Documentário. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Gestão Cultural.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte e educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Jornalismo Especializado (Cultura).

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Comunicação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ações de Comunicação Online.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Assessoria de Comunicação.

Organização de eventos

DOULA, S. M. ; MUNDURUCA, R. ; XAVIER, F. . 1 Fórum de Cultura de Viçosa. 2008. (Outro).

MUNDURUCA, R. . Exposição Fotográfica - Café com Papo: 2 Anos. 2008. (Exposição).

MUNDURUCA, R. ; FRAGA, K. L. . 1 Mostra Cinema e Literatura. 2007. (Outro).

MUNDURUCA, R. . 1ª Mostra ce Cinema e Música Brasileira. 2007. (Outro).

MUNDURUCA, R. . X Festival da Canção de Viçosa. 2007. (Festival).

ROCHA, A. M. ; MUNDURUCA, R. . ViJAZZ Festival. 2007. (Festival).

MEDEIROS, A. R. ; CAVALCANTI, F. ; MUNDURUCA, R. . Olhares - 1 Festival de cinema e vídeo da Universidade Federal de Viçosa. 2006. (Festival).

MUNDURUCA, R. . Tela a Dentro - Exposição de Cartazes e Equipamentos Cinematográficos. 2006. (Exposição).

MUNDURUCA, R. ; MIRANDA, K. K. B. ; PROCOPIO, M. R. ; FERNANDES, V. O. N. ; SILVA, R. K. . 2ª Semana Nacional pela Democratização da Comunicação. 2004. (Outro).

Participação em eventos

11ª Mostra de Cinema de Tiradentes. 2008. (Outra).

1 Encontro dos Articuladores de Cultura de Minas Gerais.Cenário Cultural de Viçosa/MG. 2008. (Encontro).

1 Seminário Internacional de Gestão Cultural. 2008. (Seminário).

3 Seminário Cinema Brasileiro: fatos e memória. 2008. (Seminário).

Workshop Cultural: Visibilidade com Responsabilidade. 2008. (Encontro).

XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Café com Papo: Comunicação e Cultura para a Cidadania. 2008. (Congresso).

1ª Semana Acadêmica do Curso de Graduação em Dança da UFV.Produção Cultural - Mecanismos de Fomento. 2007. (Outra).

1 Seminário Internacional de Democratização Cultural. 2007. (Seminário).

Capacitação de Gestores de Entidades e Secretarias de Cultura no Interior de Minas Gerais.Elaboração de Projetos Culturais para as Leis de Incentivo a Cultura. 2007. (Oficina).

Ciclo de Palestras "Comunicação: que saber é esse?". 2007. (Outra).

Circuito Universitário Vander Lee - Planejamento e Produção de Shows. 2007. (Oficina).

IV Simpósio de Extensão Universitária da UFV.Café com Papo: Comunicação e Cultura para a Cidadania. 2007. (Simpósio).

XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2007. (Congresso).

3 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Café com Papo: Comunicação e Cultura para a Cidadania. 2006. (Congresso).

5ª Semana Acadêmica do Curso de Comunicação Social da UFV. 2006. (Outra).

9 Mostra de Cinema de Tiradentes - MG. 2006. (Outra).

Moringa.O Projeto Café com Papo como espaço democrático. 2006. (Encontro).

3 Encontro Regional de Comunicação.A visibilidade é uma armadilha. 2005. (Encontro).

III Semana da Comunicação da UFMG - "Comunicação: Agite e Use". 2005. (Outra).

2 Encontro Regional de Comunicação. 2004. (Encontro).

II Semana Acadêmica do Curso de História da UFV. 2004. (Outra).

Ciclo de Cinema História do COC. 2002. (Outra).

Produções bibliográficas

  • MUNDURUCA, R. . Nação Poliglota. Revista da Cultura, São Paulo, p. 30 - 35, 07 jun. 2010.

  • MUNDURUCA, R. . YUBA ? DO SOL NASCENTE AO AMANHÃ. Revista Observatório Itaú Cultural, p. 101 - 106, 01 set. 2009.

  • MUNDURUCA, R. . POMERANOS SANTA-MARIENSES ? TRADIÇÕES E COSTUMES. Revista Observatório Itaú Cultural, São Paulo, p. 119 - 124, 01 set. 2009.

  • MUNDURUCA, R. . Sobre o debate da nova rouanet. Cultura e Mercado, São Paulo, 09 jun. 2009.

  • MIRANDA, K. K. B. ; MUNDURUCA, R. . Sabe os quadrinhos? Então.... Cenário Cultural, Viçosa - MG, p. 12 - 12, 01 nov. 2007.

  • MUNDURUCA, R. . O Acesso à Cultura em Discussão. Cenário Cultural, Viçosa - MG, p. 9 - 9, 01 out. 2007.

  • MUNDURUCA, R. ; MIRANDA, K. K. B. ; Marques, L. S. ; COTA, M. P. ; MACIEL, G. R. . Café com Papo: Comunicação e Cultura para a Cidadania. In: XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2008, São Paulo - SP. Anais - Intercom Sudeste 2008, 2008. v. único.

  • MUNDURUCA, R. ; DIONIZIO, P. M. ; MIRANDA, K. K. B. . Relato de Extensão - Café com Papo: Comunicação e Cultura para Cidadania. In: Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação, 2006, Salvador. Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação, 2006.

  • MUNDURUCA, R. ; MIRANDA, K. K. B. ; DIONIZIO, P. M. . A visibilidade é uma armadilha. In: Encontro Regional de Comunicação, 2005, Juiz de Fora. 3 Encontro Regional de Comunicação. Juiz de Fora: Produção de Multimeios da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2005.

  • MIRANDA, K. K. B. ; DIONIZIO, P. M. ; MUNDURUCA, R. . A visibilidade é uma armadilha. In: 3 Encontro Regional de Comunicação, 2005, Juiz de Fora. III Encontro Regional de Comunicação - Anais. Juiz de Fora: Produtora de Multimeios da UFJF, 2005. v. único.

  • MUNDURUCA, R. ; VIEIRA, S. M. F. ; DIONIZIO, P. M. ; MIRANDA, K. K. B. . Café com Papo: Comunicação e Cultura para a Cidadania. In: 3 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2006, Florianópolis - SC. Anais do 3 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2006. v. único.

  • MAIA, M. L. ; BERTOLUCCI, J. ; MUNDURUCA, R. . O Sesc na Internet. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MUNDURUCA, R. ; VIEIRA, S. M. F. ; DIONIZIO, P. M. ; MIRANDA, K. K. B. . Café com Papo: Comunicação e Cultura pra a Cidadania. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNDURUCA, R. . Um dia mais verde. Campinas, SP: LABEURB - Laboratório de Estudos Urbanos - Unicamp, 2015 (Trabalho artistico em revista acadêmica).

Outras produções

MUNDURUCA, R. . Atividades da FACEV - Ano IV - Especial 10 anos. 2007.

MUNDURUCA, R. . Café com Papo: Comunicação e Cultura para a Cidadania. 2007.

MUNDURUCA, R. . X FECAVI - Festival da Canção de Viçosa. 2006.

MUNDURUCA, R. . Atividades da FACEV - Ano III. 2006.

MUNDURUCA, R. ; FRAGA, K. L. ; DIONIZIO, P. M. . Radionovela - O Homem que não existia. 2007. (Programa de rádio ou TV/Outra).

DIONIZIO, P. M. ; MIRANDA, K. K. B. ; GONZAGA, W. D. ; BARBOSA, A. ; MUNDURUCA, R. . Ficção de Utilidade Pública - A Turma das Laranjeiras. 2007. (Programa de rádio ou TV/Outra).

GONZAGA, W. D. ; MUNDURUCA, R. ; MIRANDA, K. K. B. ; DIONIZIO, P. M. . Radiodocumentário - Todas as Cores do Amor. 2007. (Programa de rádio ou TV/Outra).

MAIA, M. ; MUNDURUCA, R. ; COELHO, L. N. . Terra Comunal ? Marina Abramovi + MAI. 2015; Tema: Artes Visuais. (Site).

MAIA, M. ; MUNDURUCA, R. ; FALASCO, B. Z. . Sesc na Bienal do Livro 2015. 2015; Tema: Literatura. (Rede social).

MAIA, M. ; MUNDURUCA, R. ; COCCO, F. ; COELHO, L. N. . Circuito Sesc de Artes. 2015; Tema: Artes. (Site).

MAIA, M. ; MUNDURUCA, R. ; COELHO, L. N. . Grimm Agreste. 2014; Tema: Literatura. (Site).

MAIA, M. ; MUNDURUCA, R. ; COELHO, L. N. . Circos - Festival Internacional Sesc de Circo. 2014; Tema: Circo. (Site).

MAIA, M. ; MUNDURUCA, R. ; COELHO, L. N. . Circuito Sesc de Artes 2014. 2014; Tema: Arte e memória. (Site).

MAIA, M. ; MUNDURUCA, R. ; COELHO, L. N. ; COCCO, F. . Congresso Mundial de Turismo. 2014; Tema: Turismo. (Site).

MAIA, M. ; MUNDURUCA, R. ; COELHO, L. N. . Frestas - Trienal de Artes. 2014; Tema: Artes visuais. (Site).

MAIA, M. ; BERTOLUCCI, J. ; MUNDURUCA, R. ; COELHO, L. N. . Mirada - Festival Iberoamericano de Artes Cênicas de Santos. 2014; Tema: Artes Cênicas. (Site).

MAIA, M. ; MUNDURUCA, R. ; COELHO, L. N. . Move Brasil. 2013; Tema: Esporte e atividade física. (Site).

SENADOR, D. ; MUNDURUCA, R. . Cosac Naify. 2011; Tema: Literatura. (Blog).

MUNDURUCA, R. ; CLAUDEL, Isabelle ; BUSCHMANN, Fernanda . Proposta Editorial do site VilaMundo. 2010. (Linha Editorial).

BUSCHMANN, Fernanda ; CLAUDEL, Isabelle ; MUNDURUCA, R. . Proposta Editorial do site Essencial. 2010. (Linha editorial).

Prêmios

2008

Expocom Sudeste 2008 - Áreas Emergentes - Processo Coletivo, XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste.

2008

Expocom Nacional 2008 - Áreas Emergentes - Processos Coletivos, XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

2008

Menção Honrosa, Universidade Federal de Viçosa - Centro de Ciências Humanas.

2008

Prêmio Arthur Bernardes - Mérito em Extensão, Universidade Federal de Viçosa - VI Simpósio de Extensão Universitária.

2007

Menção Honrosa, IV Simpósio de Extensão Universitária da Universidade Federal de Viçosa.

2007

ProExt Cultura 2007, MinC/FAUF.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Serviço Social do Comércio - SP, Gerência de Relações com o Público. , Avenida Álvaro Ramos, 991, Quarta Parada, 03331000 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 26073857, URL da Homepage:

Experiência profissional

2017 - Atual

Serviço Social do Comercio - SP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Animador Socio-cultural, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador do programa de Tecnologias e Artes.

2013 - 2017

Serviço Social do Comercio - SP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editor Web, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gestor de conteúdo e de projetos especiais para internet.

2012 - 2013

Edelman Significa

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 40

2011 - 2012

Editora Cosac Naify

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Editor Assistente de Web, Carga horária: 40

2010 - 2011

Associação Cidade-Escola Aprendiz

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Jornalista do site VilaMundo, Carga horária: 40

2009 - 2010

Papagallis

Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Produção Executiva e Atendimento, Carga horária: 50

2009 - 2009

Instituto Itaú Cultural

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Secretário de redação do Observatório, Carga horária: 15

2008 - 2009

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Assessor Artístico-Cultural da FACEV, Carga horária: 40

2006 - 2008

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Articulador de Comunicação da FACEV, Carga horária: 20

2003 - 2008

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Estudante - UFV, Enquadramento Funcional: Estudante de Graduação, Carga horária: 22

2005 - 2006

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Assessor de Imprensa da DAC, Carga horária: 20