Andreas de La Martinière Petroll

Atualmente tem algum envolvimento no ecossistema de inovação de Florianópolis, cursa Bacharelado Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no CTAI-SENAI e MBA em Gestão de Inovação e Empreendedorismo na Estácio, em Florianópolis. Durante o doutorado desenvolveu técnicas multicritério (MCDA) de análise envoltória de dados (DEA) considerando preferências multicritério do decisor para avaliar desempenho da organização e definir metas visando atingir a fronteira de eficiência e descobrir benchmarks. Curso de doutorado no Departamento de Engenharia e Gestão (DEG) do Instituto Superior Técnico (IST) em Lisboa atualmente trancado por falta de bolsa para pagar a taxa anual do IST e para me manter em Lisboa e participar de congressos. Mestre em Engenharia Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) onde desenvolveu um modelo de avaliação de desempenho e priorização de melhorias operacionais e ambientais de sistemas de gestão de resíduos sólidos urbanos considerando preferências do decisor, regulamentos, série ISO 14000, técnica de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), Metodologias Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA) e boas práticas. Junto com o grupo de pesquisa em Avaliação do Ciclo de Vida da UFSC auxiliou no desenvolvimento do primeiro modelo de avaliação ambiental para concessão de selo verde do Instituto Falcão Bauer (IFB). Bacharel em Engenharia de Produção-Mecânica onde realizou trabalho final de curso sobre sugestões de alterações em processos de uma empresa de fundição visando produção mais limpa. Realizou estágios em setores de orçamento e prestação de serviços de corte por eletro-erosão a fio e iniciação científica em pesquisa, programação e simulação de condições fluido/térmicas. Possui cidadania brasileira e alemã. Conhecimento do idioma inglês e alemão oficial.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado interrompido em 2013 em Doutorado Departamento de Engenharia e Gestão

2010 - Interrompido

Instituto Superior Tecnico
Título: Direcionamento de alvos na fronteira eficiente em DEA considerando preferências do decisor sobre alterações de níveis de inputs e outputs ou de produtividades com auxílio da técnica MACBETH,
Orientador: Carlos António Bana e Costa
Coorientador: João Carlos Correia Baptista Soares de Mello. Bolsista do(a): Erasmus Mundus (34meses), ERAMUN34ME, Bélgica. Ano de interrupção: 2013

Mestrado em Engenharia Ambiental

2008 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Indicador de Desempenho Técnico e Ambiental para Sistemas de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos baseado em Metodologias Multi-Critério de Apoio à Decisão (MCDA) e Avaliação de Ciclo de VIda (ACV),Ano de Obtenção: 2010
Sebastião Roberto Soares.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ACV; Ciclo de Vida; Avaliação de Desempenho; Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado profissional em andamento em MBA em Gestão de Inovação e Empreendedorismo

2016 - Atual

Estácio Florianópolis
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Henrique Otte
Bolsista do(a): Estácio Florianópolis, ESTFLN, Brasil.

Graduação em andamento em Bacharelado Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

2017 - Atual

Centro Tecnológico de Aprendizagem Industrial do SENAI

Graduação em Engenharia de Produção

2000 - 2005

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: PROPOSTAS DE OPÇÕES DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA PARA A INDÚSTRIA METALÚRGICA LORSCHEITTER LTDA
Orientador: Carlos Alberto Mendes Moraes

Ensino Médio (2º grau)

1997 - 1999

COLEGIO SINODAL

Ensino Fundamental (1º grau)

1989 - 1996

COLEGIO SINODAL

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Ferramenta Computacional de ACV: SimaPro. (Carga horária: 4h). , PRé-Consultants, PRE, Holanda.

2007 - 2007

Disciplina de Pós: Tratamento Avançado e Inovativo. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2007 - 2007

Disciplina de Pós: Gestão Ambiental na Indústria. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2007 - 2007

Disciplina de Pós: Avaliação Ambiental de Sistemas. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2006 - 2006

Cadeira de Direito da Propriedade Intelectual. (Carga horária: 60h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Auditor Interno de Meio Ambiente. (Carga horária: 33h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2005 - 2005

Interpretação e Implementação da ISO 14001:2004. (Carga horária: 16h). , Bureau Veritas Brasil, BVQI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica/Especialidade: Termodinâmica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Produção Mais Limpa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1º Congresso Brasileiro em Gestão do Ciclo de Vida. Metodologias Simplificadas de Avaliação do Ciclo de Vida: revisão. 2008. (Congresso).

Encontro Brasileiro de Responsabilidade Socioambiental. 2007. (Encontro).

IV Fórum Internacional de Produção Mais Limpa. 2006. (Outra).

Produção Limpa na Indústria. 2005. (Outra).

Protocolo de Kyoto e Mercado de Carbono. 2005. (Seminário).

Seminário sobre Tecnologias Limpas Agua: reducao do consumo e reuso. 2005. (Seminário).

Mostra de Iniciacao Cientifica.Apresentei: Convecção Natural em Cavidade Quadrada e a Geração de Entropia. 2004. (Outra).

Mostra de Iniciacao Cientifica.Apresentei: Desenvolvimento de Rotinas Gráficas para a Visualização de Isotermas. 2002. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

João Carlos Correia Baptista Soares de Mello

SOARES, J. A. O.;SOARES DE MELLO, J.C.C.B.; BANA E COSTA, C.A.;ANGULO MEZA, L.CLÍMACO, J.C.N.. Direcionamento de alvos na fronteira eficiente em DEA considerando preferências do decisor sobre alterações conhecidas entre níveis de referência de inputs e outputs. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia e Gestão) - Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior Técnico.

Guilherme Luis Roehe Vaccaro

VACCARO, Guilherme Luís Roehe; BREHM, Feliciane; GOMES, Luciana. Propostas de Opções de Produção Mais Limpa para a Indústria Metalúrgica Lorscheitter Ltda.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Catia Regina Silva de Carvalho Pinto

Carvalho Pinto-Silva, C.R.; Castilho Junior, A.B; Soares, S.R.; Petri, S.M.. Indicador de Desempenho Técnico e Ambiental para Sistemas de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Sebastiao Roberto Soares

SOARES, S. R.CASTILHOS, A.; Carvalho Pinto, C. R. S.; PETRI, S. M.. Indicador de desempenho técnico e ambiental para sistemas de gestão de resíduos sólidos urbanos. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Armando Borges de Castilhos Junior

CASTILHOS JR, A. B.; SOARES, S. R.;PINTO, C. R. S. C.; Petri, S.M.. Indicador de Desempenho Técnico e Ambiental para Sistemas de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sebastiao Roberto Soares

Indicador de desempenho técnico e ambiental para sistemas de gestão de resíduos sólidos urbanos; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sebastiao Roberto Soares;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVESKI, Rejane de Cesaro ; COPETTI, Jacqueline Biancon ; MACAGNAN, Mario Henrique ; PETROLL, Andreas de La Martinière . Natural Convection in a Tank of Oil- Experimental Validation of A Numerical Code with Prescribed Boundary Condition. International Journal of Experimental Thermal and Fluid Science, v. 29, p. 671, 2005.

  • ROCHA, Lisiane Kleinkauf da ; PETROLL, Andreas de La Martinière ; GASPAR, Rodrigo Crippa ; GARCIA, Ana Cristina ; BREHM, Feliciane Andrade ; MORAES, Carlos Alberto Mendes . IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTAS DA METODOLOGIA DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA: ESTUDO DE CASO- INDÚSTRIA DE FUNDIÇÃO METALÚRGICA LORSCHEITTER LTDA. In: 61º Congresso Anual da ABM, 2006, Rio de Janeiro. Anais do 61º Congresso Anualda ABM.. São Paulo: Associação Brasileira de Materiais, 2006. v. 61. p. 1801-1809.

  • OLIVESKI, Rejane de Cesaro ; PETROLL, Andreas de La Martinière ; COPETTI, Jacqueline Biancon ; MACAGNAN, Mário Henrique . CONVECÇÃO NATURAL EM CAVIDADE RETANGULAR E A GERAÇÃO DE ENTROPIA. In: ENCIT 2004, 2004, Rio de Janeiro. ENCIT 2004, 2004.

  • PETROLL, Andreas de La Martinière ; SOARES, S. R. . Metodologias Simplificadas de Avaliação do Ciclo de Vida: revisão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PETROLL, Andreas de La Martinière . Convecção Natural em Cavidade Quadrada e a Geração de Entropia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PETROLL, Andreas de La Martinière . ?Desenvolvimento de Rotinas Gráficas para a Visualização de Isoterma. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOARES, S. R. ; Jr. V. P. S. ; Ramírez, P. K. S. ; A., R. A. F. ; PETROLL, Andreas de La Martinière . Selo de desempenho ambiental para produtos.. 2008.

PETROLL, Andreas de La Martinière . Software para cálculo e graficação de cartas psicrométricas de diversas situações com dados de entrada manual ou medidas em aparato experimental na linguagem VISUALBASIC.. 2002.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - 2007

    J.A. Nugget Casino and Resort

    Vínculo: Trabalhador temporário, Enquadramento Funcional: Trabalhador temporário (4meses), Carga horária: 40

    Outras informações:
    Programa de Trabalho Remunerado para Universitários no Exterior (TRUE) para os EUA de 27/12/06 a 10/04/07, onde trabalhei como security safety officer no cassino e resort JA Nugget em Sparks-NV com as atribuições de promover a segurança e proteção dos clientes, colaboradores e patrimônio, auxiliar clientes, colaboradores, gerentes do cassino, bombeiros e policiais; e transportar valores. Objetivos também eram de aperfeiçoar meus conhecimentos no idioma Inglês e possuir mais vivência internacional.

  • 2005 - 2005

    Wigga Esquadrias e Forros Em Pvc Ltda

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Auxílio da melhoria de Layout do setor de montagem das esquadrias.

    Atividades

    • 10/2005 - 12/2005

      Estágios , Wigga Esquadrias e Forros Em Pvc Ltda, .,Estágio realizado, Auxílio na melhoria do Layout do setor de montagem das esquadrias..

  • 2005 - 2005

    Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Membro de um grupo multidisciplinar da universidade no início de um projeto de implantação de Produção Mais Limpa em indústria.

  • 2004 - 2004

    Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Auxiliar na programação de software para cálculo da correlação do número de Nusselt em tanques de derivados de petróleo, análises dos resultados. Simulações de escoamento de fluidos e térmicas no programa Ansys CFX. Apresentação de 'Convecção Natural em Cavidade Quadrada e a Geração de Entropia' na Mostra de Iniciação Científica 2004-Unisinos. Co-autor de 'Convecção Natural em Cavidade Quadrada e a Geração de Entropia' no evento ENCIT2004 e de 'Natural Convection in a Tank of Oil- Experimental Validation of A Numerical Code with Prescribed Boundary Condition' na revista internacional Experimental Thermal and Fluid Science.

  • 2002 - 2002

    Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Vínculo: Monitor de Disciplina, Enquadramento Funcional: Monitor de Disciplina, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Criação de software para cálculo e graficação de cartas psicrométricas de situações medidas em aparato experimental na linguagem VISUALBASIC.

  • 2001 - 2002

    Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Vínculo: Bolsista de iniciação Científi, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Desenvolvimento de rotinas gráficas para visualização de isotermas em linguagem de programação VISUALBASIC. Projeto e orçamento do aparato experimental. Montagem do aparato experimental. Apresentação de 'Desenvolvimento de Rotinas Gráficas para a Visualização de Isotermas' na Mostra de Iniciação Científica 2002-Unisinos.

    Atividades

    • 06/2005 - 09/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Área de Conhecimento e Aplicação de Mecânica.,Linhas de pesquisa

    • 02/2004 - 12/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Área de Conhecimento e Aplicação de Mecânica.,Linhas de pesquisa

    • 08/2002 - 12/2002

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2001 - 07/2002

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, .,Linhas de pesquisa

  • 2003 - 2004

    Irmaos Petroll Ltda

    Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Desenho de componentes, programação e operação de máquina de eletroerosão a fio.

    Atividades

    • 09/2003 - 02/2004

      Estágios , Irmaos Petroll Ltda, .,Estágio realizado, Desenho de componentes, programação e operação de máquina de eletroerosão a fio..

  • 2003 - 2003

    Amadeo Rossi S A Metalúrgica e Munições

    Vínculo: estagio, Enquadramento Funcional: estagiario, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/2003 - 08/2003

      Estágios , Amadeo Rossi S A Metalurgica e Municoes, .,Estágio realizado, Desenho de peças em 3D em SolidWorks, auxiliar em orçamentos e atualização de fichas operacionais e atualização de informações no sistema interno de informática..