Luciano Cesar Morais e SIlva

Bacharel em Violão pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (2007) e doutor em Música - Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da USP (2014). Atualmente é professor substituto da Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho - Instituto de Artes (UNESP-IA), onde leciona violão, violão complementar para o curso de Licenciatura e música de câmara. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Musica Instrumental, atuando principalmente nos seguintes temas: violão solo, música de concerto, filosofia da música e música de câmara.

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Música

2010 - 2014

Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da USP
Título: Interpretação Musical como Hermenêutica da Música - Um ensaio sobre performance
Edelton Gloeden. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Filosofia da Música; Poética musical; Hans-Georg Gadamer; Epistemologia; Epistemologia da Interpretação Musical.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Mestrado em Musicologia

2004 - 2007

Universidade de São Paulo
Título: Sérgio Abreu: herança histórica, poética e contribuição musical através de suas transcricões para violão.,Ano de Obtenção: 2007
Edelton Gloeden.Palavras-chave: Sérgio Abreu; Violão; Transcrição; Poética musical.

Graduação em Bacharelado em Violão

1997 - 2001

escola de comunicação e artes da universidade de são paulo
Título: Britten, Mompou, Segovia e Bream Britten: uma relação de complementaridade no panorama do violão do século vinte.
Orientador: Edelton Gloeden

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

PAE-Programa de aperfeiçoamento do Ensino Superior. (Carga horária: 20h). , Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA-USP, Brasil.

2009 - 2009

Seminário Ibero-Americano de Educação Musical e Inclusão Social. (Carga horária: 44h). , Guri Santa Marcelina, GSM, Brasil.

2003 - 2003

Master Class com prof. Hubert Käppel. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2002 - 2002

Masterclass de violão com Fabio Zanon. (Carga horária: 120h). , III Festival Música nas Montanhas, III FMM, Brasil.

2001 - 2001

Masterclass de violão com Fabio Zanon. (Carga horária: 120h). , II Festival Música nas Montanhas, II FMM, Brasil.

2001 - 2001

Masterclass com J Damaceno no XII Festival Internacional de Música Colonial. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

1999 - 1999

Masterclass com A Carlevaro no I Festival Internacional de violão em Osasco. (Carga horária: 40h). , Faculdade de Ciências da FITO, FAC-FITO, Brasil.

1998 - 1998

Masterclass de violão com David Russell. (Carga horária: 4h). , Fare Arte Produções Culturais, FAPC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Interpretação musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Musica Instrumental.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ensino.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Hermenêutica da música.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Morais ; GLOEDEN, E. ; ANTUNES, G. . 1o Encontro de Violão USP, UNESP e UNICAMP. Homenagem a Mayara Amaral, 16/09/2017. 2017. (Outro).

Morais ; NOGUEIRA, Giselas Gomes Pupo ; BARTOLONI, F. ; FERNANDEZ, C. . Festival Giacomo Bartoloni - 60 anos. 2017. (Festival).

Morais ; ALTRO, R. . 15 Mostra de Cordas Dedilhadas: Sarau com os alunos e professores da UNESP.. 2016. (Concerto).

Morais ; GIL, F. . Francisco Gil em encontro no curso de licenciatura da Faculdade UNIESP, 28 de agosto de 2015.. 2015. (Concerto).

FOSTIER, Johan ; Morais . Joan Fostier na UNESP, concerto e master class. Concerto em 7 de novembro.. 2015. (Concerto).

GLOEDEN, E. ; Morais ; DELNERI, Celso ; BARROS, N. S. . 2o Seminário - Transcrição para violão: história e poética, 30 de maioUSP.. 2015. (Congresso).

TRENT, Robert ; Morais . Concerto de Robert Trent e Honors Guitar Quartett na Uniesp. 2015. (Concerto).

Morais ; NOGUEIRA, Giselas Gomes Pupo . Master Class de violão com Robert Trent na UNESP. 2015. (Outro).

Morais . Oficina de ritmos latino-americanos com o duo Orellana e Orlandini (Chile). 2014. (Outro).

GLOEDEN, Edelton. ; Morais . IV Festival Internacional Leo Brouwer. 2013. (Festival).

GLOEDEN, Edelton. ; MONTEIRO, E. ; Morais . Seminário do Grupo de Pesquisa em de Transcrição para Violão.. 2013. (Outro).

Morais ; FOSTIER, Johan . Master Class com Johan Fostier. 2013. (Outro).

SALLES, P. T. ; OLIVEIRA, I. B. ; Morais . 2o Simpósio Villa-Lobos - Comissão Organizadora.. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Festival Abel Carlevaro: ano 100 (Participante da mesa redonda I).Herança histórica em Carlevaro: uma reconstituição a partir dos registros fonográficos segovianos. 2016. (Outra).

Recital-Palestra na ECA-USP 1: o repertório para violão em tres recitais comentados em colaboração com integrantes da pós-graduação e egressos. Dia 27/04, Obras de Mompou, Torroba e Tedescoco.Frederic Mompou: aspectos estilísticos. 2015. (Outra).

Recital-Palestra na ECA-USP 2: Bach, Martin e Britten.O Nocturnal de Benjamin Britten, uma exploração sonora do universo retórico da melancolia elizabetana.. 2015. (Outra).

24o Congresso Internacional da ANPPOM. Hermenêutica da concepção prévia na operacionalidade técnico-musica: a construção da interpretação na Sonata K. 87, de Scarlatti. 2014. (Congresso).

23o Congresso Internacional da ANPPOM. Contribuições da filosofia hermenêutica para a performance musical: Epistemologia da performance a partir da leitura de ?Verdade e Método?, de Hans Georg-Gadamer. 2013. (Congresso).

Membro do Grupo de trabalho no XXIII Congresso ANPPOM. Trabalho Colaborativo na Universidade: estratégias de gestão e produção de Grupos de Pesquisa e co-autoria. 2013. (Congresso).

2o Simpósio Nacional Villa-Lobos.Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos. 2012. (Simpósio).

I Jornada Acadêmica Discente - PPGMus da ECA-USP.As Práticas Interpretativas como Hermenêutica da Música. 2012. (Encontro).

XXII Congresso Internacional da ANPPOM. Do racionalismo no século XVIII à investigação ontológica fundamental dos anos 1960: Hanslick e Kant na ótica da hermenêutica contemporânea. 2012. (Congresso).

21o Congresso da ANPPOM - GT. Grupo de Trabalho em Performance. 2011. (Congresso).

Mesa redonda no I Simpósio Internacional de Investigación en Música.La Investigación Musical en el Contexto de la Educación Superior.. 2011. (Simpósio).

XXI Congresso Internacional da ANPPOM. Fenomenologia e hermenêutica no horizonte da performance: a poética como superação do dualismo entre teoria e prática. 2011. (Congresso).

2º Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII.Fenomenologia da Música: por uma sintaxe sem semântica.. 2010. (Encontro).

III Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música (Unesp).Poética e Fenomenologia da Música: O princípio antes do verbo.. 2010. (Encontro).

III Congresso de Ciências Humanas da UNICSUL: Apreciação Musical: Fenomenologia e História.Apreciação Musical: Fenomenologia e História. 2008. (Oficina).

III Congresso de Ciências Humanas da UNICSUL: Considerações sobre o Ensino de Música na Universidade. Considerações sobre o Ensino de Música na Universidade. 2008. (Congresso).

Festival de Violão Souza Lima. 2007. (Seminário).

I Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP.Relato de uma pesquisa concluída: Poética e Herança histórica de Sergio Abreu. 2007. (Simpósio).

XVII Congresso da ANPPOM: Poética e herança histórica de Sérgio Abreu. Sérgio Abreu: Poética e herança histórica através de suas transcrições para violão. 2007. (Congresso).

2o Encontro de Ciências Humanas da Unicsul.Mesa Redonda: Música de concerto e atualidade: a mídia e a indústrstria cultural.. 2006. (Encontro).

I Encontro Internacional de Violonistas do Conservatório de Tatuí..Mastter Class com Quarteto Brasileiro de Violões. 2006. (Outra).

24a Semana da Música Maestro GAÓ, professor..Master Class ministrado.. 2005. (Encontro).

Recital Didático no I Seminário de Práticas Educativas e Profissionais da UNICSUL, 20/10..Recital Didático. 2005. (Oficina).

I Congresso Nacional de Humanas da UNICSUL. Master Class. 2004. (Congresso).

1o Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto. 2003. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Helder Tomas Pinheiro

BIAGGI, E. L.;Morais; SILVA, E. R.. A Construção da Performance Musical em Duo de Violões (21/08). 2017 - Departamento de Música da ECA-USP.

Aluno: Cauã Borges Canilha

GLOEDEN, E.;Morais; ALIPIO, Alisson C. M.. Uma análise mecânica sobre os 25 "Etudes Mélodiques et Progressivas Op. 60", de Matteo Carcassi (31/08)).. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em música) - Departamento de Música da ECA-USP.

Aluno: Leandro Quintério dos Santos

MoraisGLOEDEN, Edelton.; QUINTERIO, L.; ANTUNES, G.. Estratégias para a rotina de estudos do violonista - uma perspectiva baseada na aprendizagem autorregulada (14/09).. 2017.

Aluno: Paulo Renato Minati Panzeri

MARTINS, José Batista Dal Farra;Morais; COSTA, Felisberto Sabino; SILVA, Dilma de Melo; GARCIA, José Gustavo Sampaio. A Canção do Regresso - Relato de uma experiência de doutoramento.. 2015. Tese (Doutorado em Teatro) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Aluno: Celso Tenório Delneri

GLOEDEN, E.;Morais; PEREIRA, M. F.; ANTUNES, G.; JARDIM, G.. A Técnica idiomática de composição na obra de Abel Carlevaro.. 2015. Tese (Doutorado em PPG-Mus: Pós graduação em Música) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Aluno: Caio Victor de Oliveira Lemos

NOGUEIRA, Giselas Gomes Pupo;Morais; KERR, D. M.. Recital de qualificação de mestrado em performance - Caio V. O. Lemos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP.

Aluno: Caio Victor de Oliveira Lemos

NOGUEIRA, Giselas Gomes Pupo;Morais; KERR, D. M.. Abordagem enunciativa do papel do intérprete na performance musical. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP.

Aluno: Leandro Quintério dos Santos

GLOEDEN, E.; TOKESHI, E.;Morais. A Prática Individual: estratégias para a rotina de estudos do músico. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Processos de Criação Musical) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Aluno: Helder Tomas Pinheiro

BIAGGI, E. L.; SILVA, E. R.;Morais. Dois ou um? Uma contribuição teórica para a elaboração da performance musical em duo de violões. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luiz Roberto Botosso Filho

BRITO, M. T. A.;Morais; SALLES, P. P.. Perspectivas e expectativas: de educação artística e criação musical imbuídas de narrativas e representação cênica (11/12).. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Departamento de Música da ECA-USP.

Aluno: Jonathan Gonçalves de Souza:

NOGUEIRA, Giselas Gomes Pupo;Morais. Improvisação e Ornamentação Barroca: Concertos e aproximação com o violão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Violão) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Bruno Costa Lisancic

NOGUEIRA, Giselas Gomes Pupo;Morais. A Música Imitativa das Cordas Dedilhadas no Século XVI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Violão) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Lourival Lourenço Jr

PICCHI, Achille;Morais. .O Violão e a Seresta n. 5, de Villa-Lobos: fundamentação da interpretação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Violão) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Pedro Romanello Cordeiro de Campos

PICCHI, Achille; MESQUISTA, M.;Morais. "Concertino para violão e orquestra". Análise da obra de Achille Piche. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Violão) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Wellington Ramos

Morais; ALBUQUERQUE, Joel. Análise comparativa entre edições do Concerto para Violoncelo e Orquestra em Ré maior, op. 101, de J. Haydn. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Daniel Cardellini Barbosa de Oliveira

Morais; NOGUEIRA, Giselas Gomes Pupo. A obra para violão de Theodoro Nogueira. 2015 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Piero Quirino Cândido

GLOEDEN, E.; ALPERT, Michael;Morais. Os Processos Composicionais do Prelúdio n. 1 para Violao de Villa-Lobos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Bacharelado em Violão) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Aluno: Renata Ribeiro de Oliveira Mendes

MATTOS, W.;Morais; MENDES, R. R. O.. Aspectos retóricos no prelúdio BWV 998, de J. S. Bach: uma proposta interpretativa aplicada ao violão.. 2015.

Aluno: Felipie Augusto Fachini Moreira

GLOEDEN, Edelton.Morais; ALPERT, Michael. Manuel Ponce, Andres Segovia e a suite em lá maior. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da USP.

Aluno: Jorge Marcelo Vani

GLOEDEN, Edelton.; MOREIRA, A. L.;Morais. A obra de Giulio Regondi para Violão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da USP.

Morais; NOGUEIRA, Giselas Gomes Pupo. Parecerista do XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música. 2016. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Morais. Parecerista da Revista Vórtex.. 2016. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Morais. Parecerista da Revista Música. 2016. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Morais; SCARDUELI, F.. Parecerista do VIII Simpósio Acadêmico da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (6 a 12 de dezembro). 2015. Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

APRO, F.; GARBELOTTO, V.; ANTUNES, G.; ALTRO, R.;Morais. VI Concurso Internacional J. S. Bach - Fundação Hermann Hauser: seletiva brasileira.. 2013.

Morais. Parecerista do VII Simpósio Acadêmico da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (9 a 14 de dezembro). 2013. Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Morais. Membro da Banca do Concurso Internacional de Violao Vital Medeiros. 2012. Prefeitura de Suzano.

Morais; ANTUNES, G.; BARTOLONI, F.. Membro da Banca do Concurso Nacional de Violao Musicális. 2009.

Morais; LIMA, E.. Vestibular para ingresso no curso de música da UNICSUL.. 2009. Universidade Cruzeiro do Sul.

Morais; UTSUNOMIYA, M. M.; LIMA, E.. Vestibular para ingresso no curso de música da UNICSUL.. 2008. Universidade Cruzeiro do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

GLOEDEN, E.; VIDEIRA JUNIOR, M. R.;SALLES, P. T.; MOREIRA, A. L.; MAMMI, L.. As práticas interpretativas como hermenêutica da Música. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Yara Borges Caznók

CAZNOK, Y; GLOEDEN, E.; BARBEITAS, F.; VIDEIRA JUNIOR, M.; Ferraz, Silvio. Interpretação musical como hermenêutica da música: um ensaio sobre performance.. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes) - ECA - Escola de Comunicação e Artes - USP/SP.

Silvio Ferraz Mello Filho

GLOEDEN, E.; CASNOK, Y.;Ferraz, S.; Videira, M.R.; Barbeitas, F.. interpretação musical como hermeneutca da música. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Mario Rodrigues Videira Júnior

GLOEDEN, E.; CAZNOK, Y. B.; MELLO FILHO, S. F.;VIDEIRA , M.; BARBEITAS, F. T.. Interpretação musical como hermenêutica da música: um ensaio sobre performance. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Mario Rodrigues Videira Júnior

GLOEDEN, E.; SALLES, P. T. C. C.;VIDEIRA , M.. As Práticas Interpretativas como Hermenêutica da Música. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Edelton Gloeden

Sérgio Abreu: Poética e Herança histórica através de suas transcrições para violão; 2007; Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Edelton Gloeden;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Luciano Cesar . Interpretação Musical: uma leitura hermenêutica. Pensando: Revista De Filosofia (UFPI) , v. 7, p. 172-191, 2016.

  • GLOEDEN, Edelton. ; Morais . Intertextualidade e transcrição musical: novas possibilidades a partir de antigas propostas.. Opus (Porto Alegre) , v. 14, p. 72-86, 2008.

  • Morais . A Interpretação Musical como Hermenêutica da Música. 1. ed. Botucatu: Quintaventura, 2015. v. 1. 234p .

  • Morais . Julian Bream, homenagem aos seus 80 anos.. Revista Concerto, São Paulo, p. 23 - 23, 01 nov. 2013.

  • Morais . Arnaldo Cohen e a democratização na música erudita. O Jornal de Goiás, Goiânia, p. 10 - 10, 13 abr. 2008.

  • Morais . Música e sentimento. O Jornal de Goiás, Goiânia, p. 10 - 10, 06 abr. 2008.

  • Morais . Julian Bream: um violonista na fronteira entre a tradição e a renovação. O Jornal de Goiás, Goiânia, p. 10 - 10, 30 mar. 2008.

  • Morais . Benjamin Britten e as saídas do compositor moderno. O Jornal de Goiás, Goiânia, p. 10 - 10, 23 mar. 2008.

  • Morais . DIssonância e consonância. O Jornal de Goiás, Goiânia, p. 10 - 10, 16 mar. 2008.

  • Morais . Gosto e individualismo na música. O Jornal de Goiás, Goiânia, p. 10 - 10, 09 mar. 2008.

  • Morais . Apreciação Musical. O Jornal de Goiás., Goiás, 20 out. 2007.

  • Morais . Música, cinema, cultura e opinião. O Jornal de Goiás, Goiânia, p. 10 - 10, 07 out. 2007.

  • Morais . Música de câmara: universalidade da intimidade. O Jornal de Goiás., 06 out. 2007.

  • Morais . Heitor Villa-Lobos e o projeto do Brasil. O Jornal de Goiás, Goiânia - GO, p. 10 - 10, 23 set. 2007.

  • Morais . Luciano Pavarotti e a virtude do conhecimento. O Jornal de Goiás, Goiânia - GO, p. 10 - 10, 16 set. 2007.

  • Morais . Beethoven, o compositor mais famoso e desconhecido. O Jornal de Goiás, Goiânia, p. 10 - 10, 02 set. 2007.

  • Morais . A nova ordem social na educação.. O Jornal de Goiás, Goiânia - GO, 05 ago. 2007.

  • Morais . Virtuoses, coisas com letra maiúscula, desafios e trapaças do mercado das humanidade. O Jornal de Goiás., p. 15; ano 1, n.13 - 15, 04 ago. 2007.

  • Morais . Idas e vindas pela história da música: notação, contraponto, música de cinema.... O Jornal de Goiás., Goiás, p. 15 - 15, 28 jul. 2007.

  • Morais . A arte como manipulação de matéria... e a música, é imaterial?. O Jornal de Goiás., Goiás, p. 15 - 15, 15 jul. 2007.

  • Luciano Cesar . Ampliando o universo da música. O Jornal de Goiás, Goiânia, p. 14 - 14, 14 jul. 2007.

  • Morais . Hermenêutica da concepção prévia na operacionalidade técnico musical: a construção da interpretação a Sonata K 87, de Scarlatti.. In: 24o Congresso Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação em Música, 2014, São Paulo. Anais do 24o Congresso Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação em Música. São Paulo: ANPPOM, 2014. p. 1-10.

  • Morais . Contribuições da filosofia hermenêutica para a performance musical: Epistemologia da performance a partir da leitura de ?Verdade e Método?, de Hans Georg-Gadamer. In: XXIII Congresso da ANPPOM, 2013, Natal. Anais do XXIII Congresso Internacional na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Musicologia (ANPPOM)., 2013. p. 1-10.

  • Morais . Do racionalismo no século XVIII à investigação ontológica fundamental dos anos 1960: Hanslick e Kant na ótica da hermenêutica contemporânea. In: XXII Congresso Internacional da ANPPOM, 2012, João Pessoa. Anais do XXII Congresso da ANPPOM, 2012.

  • Morais . As Práticas Interpretativas como Hermenêutica da Música. In: I Jornada Acadêmica Discente - PPGMus da ECA-USP, 2012, São Paulo. Anais da I Jornada Acadêmica Discente -PPGMus da ECA-USP, 2012.

  • Morais . Fenomenologia e hermenêutica no horizonte da performance: a poética como superação do dualismo entre teoria e prática. In: XXI Congresso Internacional da ANPPOM, 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM, 2011.

  • Morais . Sergio Abreu: Poética e herança histórica através de suas transcrições para violão: Relato de uma pesquisa concluída.. In: I Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP, 2007, Curitiba. Anais do I Simposio Academico de violão da EMBAP, 2007.

  • Morais . Sérgio Abreu:Poética e Herança histórica através de suas transcrições para violão. In: XVII Congresso da ANPPOM, 2007, São Paulo. Anais do 17o Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós graduação em Música, 2007.

  • Morais . Aprofundando a interpretação musical: uma contribuição da filosofia hermenêutica para as práticas interpretativas.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Morais . Master Class na 1a Mostra Internacional de Violão da UNICAMP. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Morais . Classe Maestra aos alumnos del Conservatório de Música del Conservatorio de Música de Estado de México. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Morais . Operacionalidade gramatical e concepção poética: uma noção diferente sobre a relação entre técnica e musicalidade em peças da renascença. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Morais . Ministrante de Master class de violão (Process of sound production and its relationship to interpretation). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Morais . Investigación y producción musical en la universidad: diálogos y perspectivas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Morais . Instrutor da oficina de violão clássico do 23o Inverno Cultural da UFSJ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Morais . Poética e herança histórica das transcrições de Sérgio Abreu. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Morais . Técnica e poética na obra para violão de Villa-Lobos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Luciano Cesar . Sérgio Abreu: Poética e Herança Histórica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Morais . Apreciação musical: fenomenologia e história. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Morais . Apreciação musical. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Morais ; Botosso, J. F. ; Botosso, L. R. ; SIMAO, A. F. . Ministrante de Master class de violão, com o Quarteto Ibirá, na Casa de Musica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Morais . Ministrante de Master class de violão no I congresso de Humanas da UNICSUL. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Morais . Professor de violão convidado do 27o Festival de Música de Prados. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Morais . Professor de violão convidado do XXVI Festival de Música de Prados. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Morais . Professor de violão convidado do XXV Festival de Música de Prados. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Morais ; DIAS, Ricardo . Apêndice 9 do capítulo 10: Pensando a contribuição de Sérgio Abreu (Capítulo do livro 'Sérgio Abreu - uma biografia', de Ricardo Dias). Rio de Janeiro: Independente, 2015 (Capítulo de livro).

  • Morais . Julian Bream, 80 anos. 2013 (Texto para o programa do 4o Festival Leo Brouwer).

  • Luciano Cesar ; GLOEDEN, Edelton. . A Poética de Sérgio Abreu: Uma tentativa de entendimento de sua contribuição musical. 2011 (Texto para blog do Festival Brouwer).

  • Luciano Cesar . André Simão - Recital. São Paulo: Gravação Independente, 2006 (Encarte de CD).

  • Luciano Cesar . Ibirá - Quarteto de Violões. São Paulo - SP: Gravação Independente, 2004 (Encarte de CD).

  • Morais . Ponderação. Goiânia: Editora VVG (Violão e Violonistas Goianos), 2002. (Partitura Musical/Outro).

  • FURTADO, F. V. ; Morais . Ponderação: composição editada na Antologia do Violão Goiano. Goiânia: Editora Intependente, 2001 (Composição editada em coletânea de partituras).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Morais . Fala Doutor - Interpretação musical como hermenêutica da Música. Luciano Morais (apresentação do doutorado). 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Morais ; Camargos, Leonardo . Villa-Lobos, 120 anos. Programa da Rede TV. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Morais . Timbres - O Corpo do Som: Violão. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Morais ; BONIS, M. F. ; OLIVEIRA, W. C. . Mostra de Cordas Dedilhadas. 2018. Interpretação.

Morais . Mostra de Violão da Unicamp. 2018. Interpretação.

Morais . 24/06/2017 - Abertura do congresso da ADUNESP - Associação dos docentes da UNESP. 2017. Interpretação.

Morais . 1a Mostra Internacional de Violão da UNICAMP. 2017. Interpretação.

Morais . Recital na Rádio nacional do México - Conciertos Radiofônicos, 15 de maio.. 2017. Interpretação.

Morais . Conservatório Nacional Mexicano. 2017. Interpretação.

Morais ; NOGUEIRA, Giselas Gomes Pupo ; BARTOLONI, G. . Homenagem a Giacomo Bartoloni - UNESP, 9 a 11 de agosto. Apresentação da obra 'Fantasia del Tamobor' de G. Bartoloni.. 2017. Interpretação.

Morais . Recital-palestra na ECA-USP, como atividade de pós-doutorado.. 2017. Interpretação.

Morais . Recital na série Toca-IA, Unesp. 2017. Interpretação.

Morais . Recital no 15 Festival Anual de violão da Universidade de Radford. Programa: Narvaez: (Canción del Emperador); Dowland (Semper Dowland, Semper Dolens); Camargo Guarnieri (Valsa Choro n. 1); Dilermando Reis (Velha seresta); Manuel Ponce (Sonata 3); e Maurício De Bonis (Pendular).. 2016. Interpretação.

Morais . Recital no Mosteiro de São Bento, com obras de Ponce, Narvaez e Guarnieri. 2016. Interpretação.

Morais . Recital na FEESP. 2016. Interpretação.

Morais ; BONIS, M. F. . Vespera Profana na UNESP, apresentação da obra Pendular, de Maurício De Bonis, dia 10 de abril.. 2015. Interpretação.

GLOEDEN, Edelton. ; ANTUNES, G. ; Morais . Edelton 60 - recital em homenagem aos 60 anos de Edelton Gloeden. 2015. Interpretação.

LIMA, R. ; Morais ; COMI, C. ; ANTUNES, G. . Música de Câmara Brasileira - Theatro São Pedro - 10/02/2015. 2015. Interpretação.

Morais ; COMI, C. ; ANTUNES, G. ; LIMA, R. . Música em Foco. 2015. Interpretação.

Morais ; CARVALHO, Diogo ; SCHIMIDT, Wolfgang . Recital de violão na Escola Municipal de Música de São Paulo. 2014. Interpretação.

Morais . Concertos Concórdia. 2014. Interpretação.

Morais . Recital na capela do hospital Santa Catarina. 2013. Interpretação.

GOSS, Stephen ; Morais ; CARVALHO, Diogo ; BORGES, Renato ; CANILHA, Cauã ; GLOEDEN, E. . Stephen Goss - Lachrymae, estréia brasileira.. 2013. Interpretação.

Morais . Recital no Concurso Bach - Fundação Hauser. 2013. Interpretação.

ANTUNES, G. ; Luciano Cesar ; COMI, C. . Música de Agora - Estréia: Dois Poemas de Ferreira Gullar, de Rodrigo Lima. 2012. Interpretação.

Morais ; MIGUEL, F. . Simpósio Villa-Lobos - Recital: Canções de Villa-Lobos transcritas para Barítono e Violão. 2012. Interpretação.

Luciano Cesar ; Botosso, J. F. ; Botosso, L. R. . Concerto do trio Ibirá com o Coral Martin Luther King. 2011. Interpretação.

Morais . Recital de Guitarra no I Simpósio Internacional de Investigación en Música - Universidad Evangélica Boliviana 21 de julho... 2011. Interpretação.

Morais . 3o Festival Leo Brouwer. 2011. Interpretação.

Morais . Paisagens Sonoras - 23o Inverno Cultural da UF de São João Del Rey. 2010. Interpretação.

Morais ; Bach, J. S. ; Mário Castelnuovo-Tedesco ; John Dowland . Projeto Violão no MASP. 2010. Interpretação.

Morais . Recital no Musicális. 2010. Interpretação.

Morais . Coral Martin Luther King no 13o Festival de Música Sacra (Baixo Contínuo): Heinrich Schutz - Sete Palavras de Cristo na Cruz. 2010. Interpretação.

Morais . 22o Encontro Violão e Violonistas Goianos. 2010. Interpretação.

Luciano Cesar ; Botosso, L. R. ; Botosso, J. F. . Música Clássica - Concerto com o Trio Ibirá no Centro Cultural São Paulo. 2009. Interpretação.

Morais ; MIGUEL, F. . Projeto Prata da Casa, com Fabio Miguel (Barítono) - homenagem à Heitor Villa-Lobos. 2009. Interpretação.

Luciano Cesar . Concerto pela série Passeio Musical, de Taubaté.. 2008. Interpretação.

Luciano Cesar . Violões na Catedral. 2008. Interpretação.

Morais ; Botosso, L. R. ; Botosso, J. F. ; ROCHA, G. . Paisaje Cubano con Lluvia. 2008. Interpretação.

Luciano Cesar . Concertos Didáticos do Instituto Artístico Musical João Paulo II. 2008. Interpretação.

Luciano Cesar . Recital de Abertura do VII Festival Vital Medeiros. 2008. Interpretação.

Morais . Movimento Concerto da UFMS. 2007. Interpretação.

Morais ; Botosso, J. F. ; Botosso, L. R. ; SIMAO, A. F. . Concerto às 19:15 - Conservatório de Belo Horizonte. 2006. Interpretação.

Morais ; Botosso, L. R. ; Botosso, J. F. ; SIMAO, A. F. . Vespertinos: Quarteto Ibirá no SESC Paulista. 2006. Interpretação.

Morais ; Botosso, J. F. ; Botosso, L. R. . Concertos Maxion - Trio Ibirá. 2006. Interpretação.

Luciano Cesar ; Botosso, L. R. ; Botosso, J. F. . Projeto violão no MASP - Trio Ibirá.. 2006. Interpretação.

Morais ; Botosso, J. F. ; Botosso, L. R. ; SIMAO, A. F. . Recital no 17o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 2006. Interpretação.

Morais . Ibirá - Quarteto de Violões. Projeto Villa-Lobos de São José dos Campos. 2005. Audiovisual.

Morais . Concerto no colágio Vértice. 2005. Interpretação.

Morais . Semana da Música Maestro GAÓ, recital de violão solo.. 2005. Interpretação.

Morais . Recital didático no Congresso de ciências humanas da Unicsul. 2005. Interpretação.

Morais ; MOREIRA, Rosemeire . Duo Arabesco (Rosemeire Moreira e Luciano Morais) no Instituto Cervantes, de São Paulo, 29/11/2005. 2005. Interpretação.

Morais ; Botosso, L. R. ; Botosso, J. F. ; SIMAO, A. F. . Quarteto Ibirá em Ouro Branco. 2005. Interpretação.

Morais . 27 Festival de Música de Prados-Quarteto de Haydn. 2004. Interpretação.

Luciano Cesar ; Botosso, J. F. ; Botosso, L. R. ; SIMAO, A. F. . CD - Ibirá, Quarteto de Violões. 2004. Registro Fonográfico.

Morais . Associação Pró-Musica de Uberlândia: Concerto com Paula Souza Lima. 2003. Interpretação.

Morais . Recital Young Artists - Simpósio Brasil/Alemanha, Universidade Federal de Niterói.. 2003. Interpretação.

Morais . Música e Patrimônio. 2003. Interpretação.

Morais . Concerto de Música de Câmara do Festival de Prados/MG. 2003. Interpretação.

Morais . Mostra de Violões do Curso superior de música da FAC-FITO. 2003. Interpretação.

Morais . Associação Pró-Música de Uberlândia. 2002. Interpretação.

Morais . 15o Inverno Cultural da UFSJ - Sonata para alaúde e cordas de Johann Friedrich Fasch.. 2002. Interpretação.

Morais . Recital na Tulha- USP de Ribeirão Preto. 2002. Interpretação.

Morais ; ZANON, F. . Concerto de Johann Friedrich Fasch, Regência de Fábio Zanon no III Festival Musica nas Montanhas. 2002. Interpretação.

Morais . Concerto na AV-Rio. 2001. Interpretação.

Morais . Clássicos no Domingo, 2001. 2001. Interpretação.

Morais . Mostra de Violões no MASP 2001.. 2001. Interpretação.

Morais . Recital de formatura. 2001. Interpretação.

Morais . Recital na faculdade de Veterinária e Zootecnia. 2001. Interpretação.

Morais . Música em Cena. 2001. Interpretação.

Morais ; BONIS, M. F. . Concerto Música Contemporânea 1. 2001. Interpretação.

Morais . Recital Concertos da Juventude. 2001. Interpretação.

Morais . Trilhas Sonoras FAAM. 2001. Interpretação.

Morais ; BONIS, M. F. . Gravação da obra 'Pendular' de Maurício De Bonis. 2015 (Gravação audiovisual).

Morais ; MARUI, Ricardo . Camargo Guarnieri: Valsa-choro n. 1 (Primeira gravação da obra na internet).. 2010 (Registro áudio-visual).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Violão: Ensino, história e abordagens interpretativas do repertório nos séculos XIX a XXI, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edelton Gloeden em 15/01/2017., Descrição: O presente grupo de pesquisa, proposto conforme a Portaria Interna da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo n. 03/2008 tem como objetivo centralizar e reunir pesquisas desenvolvidas no âmbito acadêmico sobre o repertório para violão dos séculos XIX a XXI. Focado nas vertentes de produção e reflexão sobre os diversos procedimentos envolvidos nesse tipo de atuação artística e intelectual, o grupo contempla o período de formação do violão como instrumento de concerto. A ideia é oferecer um espaço para discussão na comunidade acadêmica e artística com apresentação semestral dos trabalhos em seminários, simpósios e apresentações artísticas. Oferecemos aqui uma continuidade ao trabalho do grupo anterior (Transcrições para violão: história e poética) com um leque de opções mais abrangente, a fim de atender a demanda atual das pesquisas em desenvolvimento na área de performance na pós-graduação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2010 - 2013

    Grupo de Pesquisa "Transcrição para Violão: história e poética", Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edelton Gloeden em 15/01/2017., Descrição: O grupo de pesquisa, proposto conforme a Portaria Interna da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo n. 03/2008 tem como objetivo centralizar e reunir pesquisas inéditas desenvolvidas no âmbito acadêmico sobre a transcrição para violão solo e inserido em formações camerísticas, nas vertentes de produção, registro e reflexão sobre os diversos procedimentos envolvidos nesse tipo de atuação artística e intelectual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2002

VI Concurso de Violão Musicális - 2o Lugar, Musicalis Escola de Música.

1999

X Concurso Souza Lima - 1o Lugar em Música de Câmara, Conservatório Souza Lima.

1998

Concurso de VIolão José Lucena Vaz - 2o Lugar, Universidade Federal de Minas Gerais.

1998

II Concurso Nacional de Violão Musicális - 1o Lugar, Musicalis Escola de Música.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2015

    escola de comunicação e artes da universidade de são paulo

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Co-ministrante de disciplina do PPGMUS da USP, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Disciplina ministrada em colaboração com o prof. Dr. Edelton Gloeden. Título - Violão: Repertório original dos séculos XX e XXI sob a influência de Julian Bream.

  • 2014 - 2014

    escola de comunicação e artes da universidade de são paulo

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Co-ministrante de disciplina do PPGMUS da USP, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Disciplina ministrada em colaboração com o prof. Dr. Edelton Gloeden. Título - Violão: Repertório original dos séculos XX e XXI sob a influência de Julian Bream.

  • 2011 - 2012

    escola de comunicação e artes da universidade de são paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor - PAE (Programa de apoio ao ensino), Carga horária: 6

  • 2009 - 2013

    Guri Santa Marcelina

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor., Carga horária: 12

    Outras informações:
    Ensino de música para crianças entre 7 e 17 anos, nas unidades do Centro de Estudo Unificado (CEUs), projeto coordenado por Yara Caznok, pela O.S. Santamarcelina Cultura.

  • 2013 - 2016

    Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho - Instituto de Artes.

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto., Carga horária: 12

    Outras informações:
    Ministra as seguintes disciplinas: No Bacharelado em violão: - Instrumento 1 - Instrumento 3 Licenciatura em Música: - Violão Complementar - Música de Câmara. Contrato submetido a concursos públicos a cada seis meses, tendo sido aprovado sucessivamente até o presente contrato, vigente até dezembro de 2016. Assinatura do primeiro contrato: 27/09/2013 Página do Diário Oficial do Estado: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/73400987/dosp-executivo-caderno-2-23-07-2014-pg-72/pdfView

  • 2012 - 2016

    Faculdade Carlos Gomes

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Nesta instituição, ministrou as disciplinas, de Licenciatura em Música: - Prática de Instrumento (violão); - Introdução à Linguagem Musical; - Filosofia da Educação; - História da Música.

  • 2006 - 2009

    Universidade Cruzeiro do Sul

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão do Curso de Música, Carga horária: 1

    Outras informações:
    Membro da comissão do Curso de Música (Bacharelado), ao lado dos professores Mirian Megumi Utsunomiya e Celso Luiz de Araújo Cintra.

  • 2002 - 2009

    Universidade Cruzeiro do Sul

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Durante esse período, foi professor de Instrumento 1, 2 e 3, Música de Câmara e História da Música.