Marcelo Matheus de Medeiros
Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Especialização em Planejamento e Uso do Solo Urbano - IPPUR/UFRJ (2005).
Mestre em Planejamento Urbano e Regional - IPPUR/UFRJ (2008). É Professor da Educação Básica no Estado do Ceará.
Informações coletadas do Lattes em 28/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Planejamento Urbano e Regional
2006 - 2008
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O que Dizem os Muros da Cidade
, Ano de Obtenção: 2008.Fania Fridman.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cultura Urbana; espaço público; Graffiti; Território; Paisagem.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Planejamento e Uso do Solo Urbano
2005 - 2005
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Graffiti: usos e apropriações no espaço público
Orientador: Fania Fridman
Graduação em Geografia
1999 - 2005
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Negros Territórios: preconceito racial e segregação sócio-espacial no Rio de Janeiro
Orientador: Frédéric Monié
Formação complementar
2010 - 2010
Elaboração de Projeto Básico e Termo de Referência. (Carga horária: 16h). , Fundação Universa, FUNIVERSA, Brasil.
2010 - 2010
Operacionalização do SICONV (III). (Carga horária: 24h). , Orzil Consultoria Ltda, ORZIL, Brasil.
2008 - 2008
2 Seminário de Formação do Rio Democracia. (Carga horária: 8h). , Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, OF, Brasil.
2007 - 2008
Extensão universitária em História e Cultura Afro-brasileira e Africana. (Carga horária: 70h). , Faculdade FINOM, FINOM, Brasil.
2005 - 2005
Argumentação e Linguagem. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Letras da UFRJ, FL, Brasil.
2002 - 2002
Políticas Públicas de Turismo no Brasil. (Carga horária: 8h). , Associação dos Geógrafos Brasileiros, AGB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Segregação socioespacial e preconceito racial.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Cultura Urbana.
Organização de eventos
MEDEIROS, Marcelo M. . Semana de Geografia da Universidade Estadual do Vale do Acaraú. 2014. (Outro).
MEDEIROS, Marcelo M. ; ARAGAO, V. S. . III Semana da Consciência Negra do Alojamento da UFRJ. 2003. (Outro).
ARAGAO, V. S. ; MEDEIROS, Marcelo M. . II semana da consciência negra do alojamento da UFRJ. 2002. (Outro).
MEDEIROS, Marcelo M. ; ARAGAO, V. S. . I semana da consciência negra do alojamento da UFRJ. 2001. (Outro).
Participação em eventos
XIV Simpósio de Geografia Urbana. 2015. (Simpósio).
5ª Conferência Nacional das Cidades.5ª Conferência Nacional das Cidades. 2013. (Outra).
A cidade dos e para os mega eventos esportivos: muros, remoções e maquiagem urbana.O muro da Maré: apartação e maquiagem urbana. 2011. (Seminário).
III Seminário internacional: cidades, lugares de história.Território e discurso: apontamentos a partir dos grafismos urbanos. 2011. (Seminário).
I Seminário Educação e Trabalho PVNC Cabuçu.Educação, Trabalho e os desafios para os PVNCs. 2009. (Seminário).
IX Reunião do GT das Grandes Cidades. 2009. (Outra).
O que é Favela, afinal?. 2009. (Seminário).
VI Congresso de Extensão da UFRJ. Avaliador da Sessão de Educação. 2009. (Congresso).
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. As Favelas cariocas e sua Sociabilidade: diferentes formas de apropriação do espaço urbano. 2009. (Congresso).
2 Seminário de formação do projeto Rio Democracia. 2008. (Seminário).
III Seminário do Projeto Rio Democracia: "Conceitos, metodologias e resultados de políticas públicas em espaços populares da metrópole do Rio de Janeiro..Políticas Públicas de Educação. 2008. (Seminário).
II Seminario Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina Hoje.Dos muros que nos falam da resistência social. 2008. (Seminário).
Oficina de sistematização de trabalho de pesquisa do projeto Rio Democracia.. 2008. (Oficina).
V Congresso de Extensão da UFRJ. Coordenador de sessão Audiovisual da Área temática Comunicação. 2008. (Congresso).
V Congresso de Extensão da UFRJ. Coordenador de Sessão Oral da Área temática Educação. 2008. (Congresso).
V Seminário Educação e População Negra: fundamentos para a educação étnico-raciais.Segregação sócio-espacial e preconceito racial: um olhar. 2008. (Seminário).
Conferencia Internacional Aspectos Culturales en las Geografías Económicas, Sociales y Políticas. Cidade, Cultura e Resistência Social: novas Geo-grafias em construção. 2007. (Congresso).
VII Encontro Nacional da ANPEGE. Sobre muros e graffiti: ação e resistência social na cidade. 2007. (Congresso).
IX Seminário de História da Cidade e do Urbanismo. 2006. (Seminário).
Workshop Cidades latino-americanas do século XVI ao XIX. 2006. (Encontro).
XII Semana de Planejamento Urbano e Regional.Algumas notas sobre espaço urbano e cultura: alguns vetores de análise. 2006. (Outra).
I Fórum Internacional de Análise do Discurso - Brasil / França. 2005. (Congresso).
O urbano e o Regional na configuração do território brasileiro. 2005. (Outra).
XI semana de Planejamento Urbano e Regional - IPPUR/UFRJ.Grafite: um novo discurso político no espaço público?. 2005. (Outra).
XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Percepção ambiental no Assentamento Zumbi dos Palmares - Campos dos Goytacazes/RJ. 2004. (Outra).
Mesa Redonda: Políticas de Ação Afirmativa nas Universidades.Mesa Redonda: Políticas de Ação Afirmativa nas Universidades. 2003. (Simpósio).
Semana de Integração do Instituto de Física da UFRJ.Cotas nas Universidades. 2003. (Outra).
XXV Jornada de Iniciação Científica da UFRJ.Segregação Sócio-Espacial e Racial no Município do Rio de Janeiro: Uma Análise a partir do Índice de Desenvolvimento Humano. 2003. (Outra).
Perspectivas das Regiões Metropolitanas Brasileiras. 2002. (Seminário).
XIII Encontro Nacional de Geográfos.Dinâmica Populacional e Repercussões Sócio-Ambientais em Arraial do Cabo RJ. 2002. (Encontro).
América Latina: Integração soberana ou subordinada. 2001. (Seminário).
I Encontro Nacional Universitário: A terra e um projeto para o Brasil. 2001. (Encontro).
IV Simpósio Internacional de Filosofia. 2001. (Simpósio).
XXIII Jornada de Iniciação Científica.Dinâmica Populacional e Repercussões Ambientais em Arraial do Cabo - RJ. 2001. (Outra).
2 Simpósio nacional sobre Espaço e Cultura. 2000. (Simpósio).
Descobrimentos: Em busca da identidade nacional. 2000. (Seminário).
A questão racial e o exercício da cidadania. 1999. (Seminário).
Participação em bancas
MEDEIROS, Marcelo M.. As atividades experimentais como técnicas de ensino-aprendizagem dos temas de Geografia Física no Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MEDEIROS, Marcelo M.. Contribuição ao Ensino de Geografia: O estudo da margem esquerda do Rio Acaraú. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MEDEIROS, Marcelo M.. Redes sociais no ensino de geografia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MEDEIROS, Marcelo M.. Ensino de Geografia e comunidade: a atuação do conselhão de Santana do Acaraú-CE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MEDEIROS, Marcelo M.. Os camponeses no Brasil e a luta por uma educação de qualidade e assentamentos de reforma agrária. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
DINIZ, A. S.;MEDEIROS, Marcelo M.; OLIVEIRA, M. L. V. M.; FERREIRA, B. G.; BEZERRA, V. P.; SILVA, R. C. E.. Comissão de Avaliação do Processo Seletivo para curso de 2ª Licenciatura nas áreas de ciências humanas e sociais; Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Geografia. 2014. Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MEDEIROS, Marcelo M.. Seleção de projetos para Fundo Nacional de Meio Ambiente. 2009. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Nova Iguaçu-RJ.
MEDEIROS, Marcelo M.. 6° Congresso de Extensão da UFRJ. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MEDEIROS, Marcelo M.; ARAGAO, V. S.. Primeiro Concurso de Redação do PVNC. 1999. Pré Vestibular para Negros e Carentes.
Orientou
O Ensino de Geografia Agrária em Questão: Um estudo de caso a partir da realidade escolar no município de Groaíras, CE; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Marcelo Matheus de Medeiros;
Produções bibliográficas
-
MEDEIROS, Marcelo M. ; Farage, Eblin . As Favelas Cariocas e suas Sociabilidades: Diferentes formas de apropriação do Espaço Urbano. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro. XIV Congresso de Sociologia - Sociologia: Consensos e controvérsias, 2009.
-
MEDEIROS, Marcelo M. . Dos muros que nos falam da resistência social. In: II Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza, 2008, Rio de Janeiro. Anais do II Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza. Rio de Janeiro: Rede Sirius/UERJ, 2008. v. I.
-
MEDEIROS, Marcelo M. . Cidade, Cultura e Resistência social: Novas Geo-grafias em Construção. In: Aspectos Culturales en las Geografías Económicas, Sociales y Culturales, 2007, Buenos Aires. Anales de la Conferencia Internacional Aspectos Culturales en las Geografías Económicas, Sociales y Culturales, 2007.
-
MEDEIROS, Marcelo M. . Sobre muros e graffiti: ação e resistência social na cidade. In: VII Encontro Nacional da ANPEGE, 2007, Rio de Janeiro. Anais do VII Encontro Nacional da ANPEGE, 2007.
-
MEDEIROS, Marcelo M. . Segregação Sócio-espacial e preconceito racial: um olhar. In: V Seminário Educação e População Negra, 2008, Niterói. Anais do V Seminário Educação e População Negra, 2008.
-
MEDEIROS, Marcelo M. . Algumas notas sobre espaço urbano e cultura: alguns vetores de análise. In: XII Semana de Planejamento Urbano e Regional, 2006, Rio de Janeiro. Anais da XII Semana de Planejamento Urbano e Regional, 2006.
-
MEDEIROS, Marcelo M. . Grafite: um novo discurso político no espaço público?. In: XI Semana de Planejamento Urbano e Regional da UFRJ, 2005, Rio de Janeiro. Anais da XI Semana de Planejamento Urbano e Regional da UFRJ.
-
MEDEIROS, Marcelo M. . Percepção Ambiental no Assentamento Zumbi dos Palmares Campos dos Goytacazes RJ. In: XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2004, Rio de Janeiro. Anais da XXVI Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, 2004.
-
MEDEIROS, Marcelo M. . Segregação Sócio-Espacial e Racial no Município do Rio de Janeiro: Uma Análise a partir do Índice de Desenvolvimento Humano. In: XXV Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, 2003, Rio de Janeiro. Anais da XXV Jornada de Iniciação Científica da UFRJ.
-
MEDEIROS, Marcelo M. . Dinâmica Populacional e Repercussões Sócio-Ambientais em Arraial do Cabo RJ. In: XIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2002, João Pessoa. Anais do XIII Encontro Nacional de Geógrafos.
-
MEDEIROS, Marcelo M. . Dinâmica Populacional e Repercussões Ambientais em Arraial do Cabo RJ. In: XXIII Jornada de Iniciação Científica, 2001, Rio de Janeiro. Anais da XXIII Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, 2001.
-
MEDEIROS, Marcelo M. . Território e discurso: apontamentos a partir dos grafismos urbanos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Marcelo M. . O muro da Maré: apartação e maquiagem urbana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MEDEIROS, Marcelo M. ; Farage, Eblin . As Favelas Cariocas e suas Sociabilidades: diferentes formas de apropriação do espaço urbano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MEDEIROS, Marcelo M. . Segragação Sócio-espacial e preconceito racial: um olhar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MEDEIROS, Marcelo M. . Dos muros que nos falam da resistência social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MEDEIROS, Marcelo M. . Sobre muros e graffiti: ação e resistência social na cidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MEDEIROS, Marcelo M. . Cidade, Cultura e Resistência social: novas geo-grafias em construção. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Marcelo M. . Grafite: um novo discurso político no espaço público?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MEDEIROS, Marcelo M. . Segregação Sócio-Espacial e Racial no Município do Rio de Janeiro: Uma Análise a partir do Índice de Desenvolvimento Humano. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MEDEIROS, Marcelo M. . Dinâmica Populacional e Repercussões Sócio-Ambientais em Arraial do Cabo RJ. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MEDEIROS, Marcelo M. . O que Dizem os Muros da Cidade 2008 (Dissertação).
-
MEDEIROS, Marcelo M. . Negros Territórios: preconceito racial e segregação sócio-espacial no Rio de Janeiro 2005 (Monografia).
-
MEDEIROS, Marcelo M. . Graffiti: usos e apropriações no espaço público 2005 (Monografia de Especialização).
Outras produções
Farage, Eblin ; MEDEIROS, Marcelo M. . Rio de Janeiro: Uma Agenda para a Democracia e o Desenvolvimento Sustentável. 2008.
MEDEIROS, Marcelo M. . Os muros do invisível: uma pesquisa-ação sobre ação/discurso governamental e a percepção dos moradores das favelas no cenário dos mega eventos esportivos no Rio de Janeiro. 2011. (Relatório de pesquisa).
MEDEIROS, Marcelo M. . Rio Democracia: Os 20 anos da Constituição e uma agenda para o desenvolvimento sustentável. 2009. (Relatório de pesquisa).
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2016
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
2011 - 2012
Observatório de Favelas do Rio de JaneiroVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30
2007 - 2008
Observatório de Favelas do Rio de JaneiroVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 20
2010 - 2011
Associação Redes da Maré, RedesVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2011 - 10/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Redes da Maré.,Linhas de pesquisa
2010 - 2011
Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos HumanosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Superintendente, Carga horária: 40
Atividades
-
05/2010 - 02/2011
Direção e administração, Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.,Cargo ou função, Superintendente de Qualificação e integração dos programas e Assessoria Técnica.
2008 - 2010
Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu - RJVínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Servidor, Carga horária: 40
Outras informações:
Desenvolve e faz acompanhamento de políticas públicas no campo educacional. Exerceu o cargo de Subsecretário, Secretário Adjunto e Chefe de Gabinete no ano de 2010.
2008 - 2009
Herkenhoff e PratesVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Atividades
-
11/2008 - 03/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Herkenhoff e Prates.,Linhas de pesquisa
-
08/2008 - 08/2008
Serviços técnicos especializados , Herkenhoff e Prates.,Serviço realizado, Coordenação da equipe de aplicadores e operacionalização da aplicação dos questionários para a Avaliação do Projeto Tecendo o Saber no município de Nova Iguaçu-RJ.
-
08/2008 - 08/2008
Treinamentos ministrados , Herkenhoff e Prates.,Treinamentos ministrados, Treinamento da equipe de aplicadores da avaliação do Projeto "Tecendo o Saber" no município de Nova Iguaçu-RJ.
2008 - 2010
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20
2007 - 2008
Prefeitura Municipal de Macaé, PM/MacaéVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Colégio Municipal de Pescadores, Carga horária: 16
Atividades
-
02/2007 - 04/2008
Ensino,,Disciplinas ministradas, Relações Sócio-Ambientais
2008 - 2009
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20
2005 - 2006
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor-tutor, Carga horária: 20
2003 - 2004
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Estagiário - Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiáro, Carga horária: 20
Outras informações:
Realização de levantamento e leitura de bibliografia, pesquisa em fontes documentais, aplicação de questionários.
Produção de trabalho monográfico de final de curso
Atividades
-
08/2008 - 03/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Divisão de Integração Universidade Comunidade - DIUC.,Linhas de pesquisa
-
08/2008 - 03/2009
Extensão universitária , Divisão de Integração Universidade Comunidade - DIUC.,Atividade de extensão realizada, Coordenador pedagógico do projeto de extensão Curso Pré-Vestibular do Caju..
-
02/2005 - 03/2006
Extensão universitária , Divisão de Integração Universidade Comunidade - DIUC.,Atividade de extensão realizada, Professor de Geografia no projeto de extensão "Curso Pré-vestibular do Caju", vinculado a DIUC e a PR-5.
2002 - 2003
VIVA RIOVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de Geografia - Preparatório para o Vestibular para alunos da Rede Estadual de Educação
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcelo Matheus de Medeiros e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?