Rodrigo de Freitas Bueno

Possui doutorado em Engenharia Hidráulica e Ambiental pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2016), mestrado em Saúde Pública e Ambiental (2011) e Especialização em Engenharia de Controle da Poluição Ambiental (2007), ambos pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Especialista em Biologia Sanitária e Microbiologia Ambiental ambos reconhecidos pelo Conselho Regional de Biologia do Estado de São Paulo (2015). Licenciatura e Bacharelado em Biologia na área de Biotecnologia e Meio Ambiente pela Universidade de Mogi das Cruzes (2005) e graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade de Santo Amaro (2016). Atualmente é professor adjunto ao curso de Engenharia Ambiental e Urbana da Universidade Federal do ABC (UFABC) e membro permanente do curso de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Federal do ABC (UFABC). Atua também como pesquisador colaborador do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da USP (PHA - EPUSP). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Tratamento de esgotos sanitários, tratamento de efluentes industriais, reúso de água, lodo ativado, remoção biológica de nutrientes (nitrogênio e fósforo), projetos e otimização de estações de tratamento de esgoto com ênfase na economia de energia elétrica.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Civil

2011 - 2016

Universidade de São Paulo - Escola Politécnica
Título: Avaliação da Nitrificação e Desnitrificação em Estação de Tratamento de Esgoto em Escala Real
Roque Passos Piveli. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Saneamento Básico; Otimização de Etações de Tratamento de Esgoto; Remoção de Matéria Orgânica; Remoção de Nutrientes; Modelagem Cinética.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Remoção de Nutrientes de Esgoto. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Processos de Lodos Ativados. Setores de atividade: Esgoto e atividades relacionadas; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Saúde Pública

2009 - 2011

Universidade de São Paulo - Faculdade de Saúde Pública - FSP
Título: Nitrificação e desnitrificação simultânea em reator com biomassa em suspensão e fluxo contínuo de esgoto,Ano de Obtenção: 2011
Roque Passos Piveli.Coorientador: Pedro Alem Sobrinho. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Tratamento de esgoto sanitário; Remoção de Matéria Orgânica e Nutrientes; nitrificação e desnitrificação simultânea; Otimização e controle de OD em ETEs; Respirometria e Cinética - Lodo Ativado.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental / Especialidade: Microbiologia Aplicada e Engenharia Sanitária. Setores de atividade: Água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação.

Especialização em Engenharia de Controle de Poluição Ambiental

2006 - 2007

Universidade de São Paulo - Faculdade de Saúde Pública - FSP
Título: Comparação entre as tecnologias de interesse na remoção de nutrientes em sistemas de tratamento de esgotos
Orientador: Roque Passos Piveli

Graduação em Engenharia Ambiental

2011 - 2016

Universidade de Santo Amaro
Título: Remoção de Nitrogênio e Fósforo em um reator de lodo ativado operado em bateladas sequenciais
Orientador: Roque Passos Piveli

Graduação em Biologia (Licenciatura e Bacharelado)

2001 - 2005

Universidade de Mogi das Cruzes
Título: Estudo funcional da ativação de macrófagos alveolares pelo veneno do escorpião tityus bahiensis
Orientador: Fábio Henrique Kwasniewski

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrônica

1998 - 2001

Escola Técnica Oswaldo Cruz

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Treinamento Operacional na Plataforma de Microscopia EVOS FL Imaging System. (Carga horária: 8h). , ThermoFisher Scientific, TFS, Brasil.

2013 - 2013

Respirometria. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2013 - 2013

Biologia Molecular. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2012 - 2012

Programa de aperfeiçoamento de ensino. (Carga horária: 180h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2007 - 2007

Implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade. (Carga horária: 100h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2006 - 2006

Espectrometria de Absorção Atômica. (Carga horária: 60h). , Varian Indústria e Comércio Ltda., VARIAN, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Análise de Licenciamento e Impacto Ambiental Aplic. (Carga horária: 200h). , Universidade de São José do Rio Preto, UNIRP, Brasil.

2005 - 2005

Preparação Pedagógica para o Ensino Superior. (Carga horária: 36h). , Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH-USP, Brasil.

2004 - 2004

Segurança em Laboratórios. (Carga horária: 24h). , IsoLab Consultoria e Treinamento Ltda., ISOLAB, Brasil.

2004 - 2004

Treinamento de pH, Condutividade, Redox e O.D.. (Carga horária: 20h). , Digimed Instrumentação Analítica, DIGIMED, Brasil.

2002 - 2002

Noções sobre Microbiologia. (Carga horária: 16h). , Universidade de São José do Rio Preto, UNIRP, Brasil.

1999 - 1999

Programação Computacional em Linguagem C. (Carga horária: 32h). , Escola Técnica Oswaldo Cruz, OSWALDO CRUZ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Esgoto e Efluente Industrial.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Microbiologia Aplicada e Engenharia Sanitária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BUENO, RODRIGO F. . 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - FENASAN, 2017, São Paulo. Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Retomada do Crescimento.. 2017. (Congresso).

BUENO, R. F. ; ZAGATTI, M. ; BRAGATO, C. N. . Dia Mundial da Água no Centro Universitário SENAC: O risco da escassez. 2015. (Outro).

BUENO, R. F. . 5ª semana do curso de ciências biológicas da Universidade de São José do Rio Preto -UNIRP. 2002. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

30 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES. TRATAMENTO DE LIXIVIADOS DE ATERRO SANITÁRIO POR MEIO DO PROCESSO DE LODO GRANULAR AERÓBIO. 2019. (Congresso).

15th IWA Leading Edge Conference on Water and Wastewater Technologies. CYCLIC SEQUENTIAL BATCH REACTOR: NITROGEN AND PHOSPHORUS REMOVAL FROM DOMESTIC SEWAGE. 2018. (Congresso).

UFABC para todos.Engenharia Ambiental e Urbana - Evento UFABC para Todos 2018. 2018. (Encontro).

XIV SIBESA ? Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Alternativas descentralizadas de tratamento de esgoto sanitário: estudo de caso vila de Paranapiacaba. 2018. (Congresso).

29 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - FENASAN, 2017, São Paulo. Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Retomada do Crescimento.. Sistema bioeletroquímico (Microbial Fuel Cell - MFC) como alternativa para remoção de nitrato em águas subterrâneas. 2017. (Congresso).

29 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - FENASAN, 2017, São Paulo. Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Retomada do Crescimento.. Lodo de esgoto como substrato para produção de mudas para reflorestamento no corredor ecológico do Vale do Paraíba. 2017. (Congresso).

29 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - FENASAN, 2017, São Paulo. Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Retomada do Crescimento.. Desenvolvimento de lodo granular aeróbio visando à remoção simultânea de matéria orgânica, nitrogênio e fósforo de esgoto sanitário. 2017. (Congresso).

29 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - FENASAN, 2017, São Paulo. Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Retomada do Crescimento.. Programa de conservação e reúso de água em edifícios construídos. 2017. (Congresso).

29 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - FENASAN, 2017, São Paulo. Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Retomada do Crescimento.. Emprego de fotobiorreatores na remoção de nitrogênio e fósforo de efluentes de reatores UASB. 2017. (Congresso).

UFABC para todos.Engenharia Ambiental e Urbana - Evento UFABC para Todos 2017.. 2017. (Encontro).

14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. Avaliador de trabalhos técnicos da 14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. 2016. (Feira).

FEIRA DO EMPREENDEDOR 2016 - SEBRAE. Jardins Filtrantes - inovação e empreendedorismo social. 2016. (Feira).

XVII Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Tratamento de esgoto sanitário em um reator em bateladas sequenciais compartimentado. 2016. (Congresso).

XVII Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Estudo do Efeito da Microaeração em Reatores UASB no Tratamento de Esgoto Sanitário. 2016. (Congresso).

13ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. Avaliador de trabalhos técnicos da 13ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. 2015. (Feira).

28 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - ?Alterações Climáticas e a Gestão do Saneamento Ambiental?. Tratamento de esgoto sanitário em um sistema cíclico de lodo ativado (SCLA). 2015. (Congresso).

28 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - ?Alterações Climáticas e a Gestão do Saneamento Ambiental?. Formação de lodo granular aeróbio em um reator em bateladas sequenciais tratando esgoto sanitário. 2015. (Congresso).

4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.A Crise Global da Água. 2015. (Encontro).

Dia Mundial da Água no Centro Universitário SENAC.Água: O risco da escassez. 2015. (Encontro).

Semana da Cidadania.Alternativas de tratamento de esgoto para residências uni e multifamiliares. 2015. (Oficina).

Semana da Cidadania.Novas práticas para saneamento em comunidades isoladas. 2015. (Oficina).

Semana da Cidadania.Como aproveitar os Resíduos de Alimentos para Produção de Energia Elétrica. 2015. (Oficina).

12. Congresso da Água, 16. Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental, XVI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.. Remoção biológica de nitrogênio pelo processo de nitrificação e desnitrificação simultânea em uma estação de tratamento de esgoto em larga escala. 2014. (Congresso).

22 Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP.A remoção de interferentes endócrinos no tratamento de água de abastecimento público. 2014. (Simpósio).

22 Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP.Fatores intervenientes no desenvolvimento do processo de lodo ativado granular aplicado ao tratamento de esgoto sanitário. 2014. (Simpósio).

3o Encontro de Egressos do curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário SENAC.Debate sobre o mercado de atuação do engenheiro ambiental. 2014. (Encontro).

Colação de grau dos alunos do curso de engenharia ambienal do SENAC.Reconhecimento de excelência do ensino, participação em atividades acadêmicas e formação de jovens profissionais. Homenagem dos formandos do curso de Engenharia Ambiental do ano de 2014.. 2014. (Encontro).

VIII Semana de Tecnologia e Meio Ambiente (FATEC).VIII Semana de Tecnologia e Meio Ambiente. 2014. (Simpósio).

XXXIV Congreso Interamericano de Ingenieria Sanitaria y Ambiental -. Pós-tratamento de efluentes cervejeiros por meio de coagulante natural. 2014. (Congresso).

XXXIV Congreso Interamericano de Ingenieria Sanitaria y Ambiental -. Tratamento de esgoto sanitário por meio de um sistema de wetland construído híbrido. 2014. (Congresso).

27 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - ?Saneamento, Ambiente e Sociedade: Entre a gestão, a política e a tecnologia?. Caracterização de flocos de lodo ativado por meio de análise de imagem: padronização e validação do método. 2013. (Congresso).

27 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - ?Saneamento, Ambiente e Sociedade: Entre a gestão, a política e a tecnologia?. Avaliação do processo de lodos ativados em um reator com biofilme em leito móvel (MBBR) para o tratamento de lixiviado de aterro sanitário. 2013. (Congresso).

27 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - ?Saneamento, Ambiente e Sociedade: Entre a gestão, a política e a tecnologia?. Remoção biológica de nitrogênio e fósforo em um sistema de lodo ativado com aeração prolongada operado com baixa concentração de oxigênio. 2013. (Congresso).

6 Seminário da Qualidade das Águas do Ribeira de Iguape.6 Seminário da Qualidade das Águas do Ribeira de Iguape. 2013. (Seminário).

Reunião Ordinária da CT Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas.Aplicação de Jardins Filtrantes como Sistemas Descentralizados de Esgoto. 2013. (Encontro).

Soluções Inovadoras de Tratamento e Reúso de Esgotos em Comunidades Isoladas - Aspectos Técnicos e Institucionais.Seminário soluções inovadoras de tratamento e reúso de esgotos em comunidades isoladas: Aspectos técnicos e institucionais. 2013. (Seminário).

XXXIV Congreso Interamericano de Ingenieria Sanitaria y Ambiental. Avaliação da redução de toxicidade em lixiviado de aterro sanitário mediante o uso combinado de cloreto férrico com carvão ativado em pó. 2013. (Congresso).

XXXIV Congreso Interamericano de Ingenieria Sanitaria y Ambiental -. Avaliação da redução de toxicidade em lixiviado de aterro sanitário mediante o uso combinado de cloreto férrico com carvão ativado em pó. 2013. (Congresso).

XXXIV Congreso Interamericano de Ingenieria Sanitaria y Ambiental -. Avaliação da redução de toxicidade em lixiviado de aterro sanitário mediante o uso combinado de cloreto férrico com carvão ativado em pó. 2013. (Congresso).

I Simpósio de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.I Simpósio de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil). 2012. (Simpósio).

Programa de Educação Ambiental.Saneamento Ambiental - "Roda de Saberes". 2012. (Seminário).

XXXIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental AIDIS. Monitoramento da atividade bacteriana heterotrófica em um sistema de lodos ativados com aeração prolongada por meio da respirometria. 2012. (Congresso).

26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental ? ABES. Tratamento de esgoto sanitário pelo processo da nitrificação e desnitrificação simultânea em biomassa suspensa sob fluxo contínuo. 2011. (Congresso).

26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental ? ABES. Comparação entre o método colorimétrico e titulométrico na determinação da DQO através de análises efetuadas em esgoto doméstico e efluentes industriais. 2011. (Congresso).

XIV Congreso Bolivariano de Ingeniería Sanitaria y Ambiental. Nitrificación y desnitrificación simultánea en el sistema de lodos activados con baja concentración de oxígeno. 2011. (Congresso).

Work Shop Internacional ? THE METHANE TO MARKETS PARTNERSHIP. 2008. (Encontro).

Ciclo de Apresentações de trabalhos de Inicição Científica - Universidade de Mogi das Cruzes - UMC.Estudo funcional da ativação de macrófagos alveolares pelo veneno do escorpião Tityus bahiensis. 2004. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Vitória Silva Lorenço

ASENCIOS, Y. J. O.; SOUZA, J. S.;BUENO, R. F.. Remoção de fenol em água do mar mediante processos de adsorção e fotocatálise-heterogênea usando materiais de carvão ativado modificados com TIO2. 2020. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Cauê Girão de Abreu

BUENO, R. F.; NOLASCO, M. A.; PACCA, S. A.; CAMPOS, F.. Estudo de caso sobre tratamento de esgoto sanitário através de wetlands construídos em escala real no sudeste brasileiro: questões operacionais, eficiências de tratamento e interferências do tempo de operação e da sazonalidade. 2019. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Hugo Mitsuo Sakamoto

KULAY, L. A.; IGARI, A. T.;BUENO, R. F.. Análise de ecoeficiência de rota processual para recuperação de água em planta petro química. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Anna Claudia Morashashi

JESUS, T. A.;BUENO, R. F.; BICUDO, D. C.. Formação de biofilme sobre filme polimérico biodegradável: Contribuição para o desenvolvimento de tecnologia mitigadora de processo de eutrofização. 2019. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Lilian Cristina Soares Silva

Rosa, D.S.; COELHO, L. H. G.; COLOMBO, R.;BUENO, R. F.. O efeito do uso de compósitos biodegradáveis em solos contaminados com gasolina. 2019. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Aldrew Alencar Baldovi

BENASSI, R. F.; CAMARGO, A. F. M.;BUENO, R. F.. Influência do tempo de detenção hidráulica na remoção de nitrogênio e fósforo em sistema de alagados contruídos cultivados com Eichhornia crassipes. 2019. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Caio Da Silva Miranda

BUENO, R. F.; PIVELI, ROQUE P.; FUNGARO, D. A.. Avaliação do tratamento de efluentes líquidos gerado em usina termelétrica usando zeólita de cinzas de carvão. 2018. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear - Materiais) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.

Aluno: José Ricardo Nunes de Macedo

Rosa, D.S.;BUENO, R. F.; PAULINO, A. T.. Obtenção e caracterização de compósitos biodegradáveis de PLA reforçados com macro, micro e nano estruturas de celulose de resíduo de algodão. 2018. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Rogério Visquetti de Santana

BENASSI, R. F.; HANISCH, W. S.;BUENO, R. F.; COELHO, L. H. G.. Cálculo da incerteza da amostragem como estratégia de controle de qualidade da amostragem em monitoramentos ambientais. 2018. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Alvaro Javier Moyano Salcedo

SUBTIL, E. L.; LAPOLLI, F. R.;BUENO, R. F.. Remoção de nitrogênio e material orgânico via nitrificação e desnitrificação simultânea (NDS) em biorreator de membranas submersas com biofilme (BRMS-BF) para o tratamento de águas urbanas servidas. 2018. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Juliana Martins Stopa

COELHO, L. H. G.;BUENO, R. F.; PAGANINI, W. S.. Avaliação de diferentes tempos de detenção hidráulica na remoção de nutrientes em sistema alagado construído. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Amanda Cavalheiro

SUBTIL, E. L.;BUENO, R. F.; HANISCH, W. S.. Remoção de matéria orgânica de efluentes de indústria de sabonetes por meio de reator de leito móvel: efeito da taxa e aplicação de carga orgânica volumétrica. 2017. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Juliana Dalia Resende

PACCA, S. A.;BUENO, R. F.; KULAY, L. A.; COLOMBO, R.; CAMPOS, F.; VALENTIM, M. A. A.. Avaliação do ciclo de vida ambiental e econômica de sistemas descentralizados de tratamento de esgoto envolvendo wetlands construídos. 2018. Tese (Doutorado em Sustentabilidade) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Geomárcia Feitosa da Cruz Ramos

CARVALHO, W. A.;BUENO, R. F.; VENANCIO, E. C.. Remoção de contaminantes presentes em efluente de lavanderia industrial através da abordagem integrada de adsorção em resíduos de serragem de eucalipto e biorremediação. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Mauricio Maruo Kato

POLO, A. S.; COELHO, L. H. G.;BUENO, RODRIGO FREITAS; ARANTES JUNIOR, J. T.. Separação seletiva de dióxido de titânio de resíduo de indústrias de tintas. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Gabriela Tuono Martins Xavier

CARVALHO, W. A.;BUENO, R. F.; BATISTA, B. L.. Estudo da Adsorção de Fósforo Pela Bentonita NT-25 modificada com Fe(II) em meio aquoso. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: José Ricardo Nunes de Macedo

NANTES, I. L.;BUENO, R. F.; FERREIRA, M. J. G. C.. Obtenção e caracterização de compósitos biodegradáveis de PLA reforçados com macro, micro e nano estruturas de celulose de resíduo de algodão. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Anna Claudia Morashashi

JESUS, T. A.; BICUDO, D. C.;BUENO, R. F.. Formação de biofilme sobre plástico biodegradável: Contribuição para o desenvolvimento de tecnologia mitigadora do processo de eutrofização. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Aldrew Alencar Baldovi

BENASSI, R. F.; CAMARGO, A. F. M.;BUENO, R. F.. Remoção e reaproveitamento de nutrientes em wetlands contruídos cultivados com macrófitas aquáticas flutuantes (Eichhornia crassipes) em escala piloto com diferentes tempos de detenção hidráulica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Cauê Girão de Abreu

NOLASCO, M. A.;BUENO, R. F.; CAMPOS, F.. Eficiência de tratamento de esgoto sanitário através de wetlands construídos em escala real no Brasil: Influência prazo de operação e da sazonalidade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Sustentabilidade) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rogério Visquetti

BENASSI, R. F.;BUENO, R. F.; COELHO, L. H. G.. Cálculo de incerteza de medição em processos de amostragem ambiental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Alvaro Javier Moyano Salcedo

SUBTIL, E. L.;BUENO, R. F.; SOUZA, T. S. O.. Remoção de nitrogênio e material orgânico via nitrificação e desnitrificação simultânea (NDS) em biorreator com membrana submersa com biofilme (BRMS-BF) para o tratamento de águas urbanas servidas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Juliana Martins Stopa

COELHO, L. H. G.;BUENO, R. F.; SUBTIL, E. L.. Avaliação de desempenho de sistema wetland construído utilizando a macrófita aquática flutuante Eicchornia crassipes como pós-tratamento de águas residuárias provenientes de sistemas de lagoas de estabilização. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Amanda Cavalhero

SUBTIL, E. L.;BUENO, R. F.; BENASSI, R. F.. Estudo piloto de reator aeróbio de leito fixo aplicado à remoção de matéria orgânica em efluente industrial de fábrica de produção de sabonetes. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Rodolfo Faria Ceburca

OLIVEIRA, L. H. S.;BUENO, R. F.. Tratamento de Efluentes - Dimensionamento de um Sistema Hidropônico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Sara Andréia da Silva

COELHO, L. H. G.;BUENO, RODRIGO F.. Otimização do tratamento de efluentes de uma indústria metalúrgica com utilização de resinas de troca iônica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Douglas Tavares Duda e Milena Ferreira Ramos

DOWELL, S. F. M.; BAPTISTELLI, S. C.;BUENO, R. F.. Situação ambiental e institucional do rio Baquirivu Guaçu, com foco na qualidade da água. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Luana Ikemoto

CAMPOS, F.;BUENO, R. F.. Otimização dos Processos de Nitrificação em Wetland. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mariana Tomaz e Yoshie Abe Spinoza

CAMPOS, FABIO;BUENO, R. F.. Tratamento de Esgoto por Zona de Raízes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernando de Luna Pereira da Silva

SILVA, F. L. P.; SEO, E. S. M.; SOARES, F. R.;BUENO, R. F.. Produção de biossólido por meio da biodegradação e lodo de tratamento de esgoto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Gabriel R

PESSOA, G. R.; SOARES, S. A. R.; PUPATTO, V. P.; SEO, E. S. M.; SOARES, F. R.;BUENO, RODRIGO FREITAS. Pessoa, Stéfano A. R. Soares e Victor P. Pupatto.Estudo do efeito da microaeração em reatores UASB tratando esgoto sanitário. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Maria Carolina Miyahara Coimbra

COIMBRA, M. C. M.; FERNANDES, E. N.; CORREIA, S. F.;BUENO, RODRIGO FREITAS. Utilização de espécies nativas em greenwall e remoção de nutrientes em efluente tratado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Julia Nogueira de Souza e Paula Ruschi

SOUZA, J. N.; RUSCHI, P.; ATHIE, A. R.; TAGNIN, R.;BUENO, R. F.. Emissão de óxido nitroso (N2O) em uma estação de tratamento de esgoto operado em diferentes concentrações de oxigênio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Bruna Campanha Piccolo

PICCOLO, B. C.; SARON, A.; ATHIE, A. R.;BUENO, R. F.. Comportamento e aspectos cinéticos de um reator operado com lodo granular aeróbico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Ronny da Silva Moretti

MORETTI, R. S.; ATHIE, A. R.; LICCO, E. A.;BUENO, RODRIGO FREITAS. Comportamento e aspectos cinéticos de um reator cíclico de lodo ativado (SCLA). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Felipe Sorrentino Silva

SILVA, F. S.; LOURES, M. V. R.; CORREIA, S. F.;BUENO, RODRIGO FREITAS. Proposta de dimensionamento de um projeto de aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Felipe Pires da Silveira e Karina Pereira Alonso

SILVEIRA, F. P.; ALONSO, K. P.; SARON, A.; FIORI, F.;BUENO, R. F.. Tratamento e Reuso dos Efluentes provenientes de Perfuração de Túneis da Constroção Civil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Bianca Pocchini Braga Miceli

MICELI, B. P. B.; ATHIE, A. R.; LICCO, E. A.;BUENO, R. F.. Aproveitamento de água de chuva por meio do sistema de captação vertical para fins não potáveis domésticos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Felipe P

DONATTI, F. P.; GIUSTI, J. A.; NATALINE, R. F.; ATHIE, A. R.; FERNANDES, E. N.;BUENO, R. F.. Donatti, João A. Giusti e Rafael F. Nataline.O papel do consumo consciente no desenvolvimento sustentável. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Cláudia S

ARRUDA, C. S. C.; ORTIZ, I. G.; PACHECO, R. P.; SARON, A.; CORREIA, S. F.;BUENO, RODRIGO FREITAS. C. Arruda, Isabela G. Ortiz e Renan P. Pacheco.Avaliação de um sistema de tratamento de lodos ativados com pós-tratamento físico-químico de coagulantes naturais em efluentes cervejeiros visando o reuso industrial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Fernanda M

SANTOS, F. M.; ASSIS, P. F.; ATHIE, A. R.; SARON, A.;BUENO, RODRIGO FREITAS. Santos e Pâmela Freitas de Assis.Tratamento de esgoto sanitário em um sistema cíclico de lodo ativado (SCLA). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Giovanna Guido Chaves e Tatiana Loesch Martins

CHAVES, G. G.; MARTINS, T. L.; TAGNIN, R.; SUBTIL, E. L.;BUENO, RODRIGO FREITAS. Avaliação do potencial do uso racional e reúso de água em empreendimentos construídos: estudo de caso no Clube-Escola SESI Vila Leopoldina - CAT Gastão Vidigal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Janderson Matias Ribeiro e Reginaldo Sales da Silva

SILVA, J. M. R. E. R. S.; SILVA, R. S.; SOARES, F. R.; SILVA, F. R.;BUENO, R. F.. Avaliação do comportamento de um biodigestor operado em bateladas sequenciais tratando resíduos orgânicos urbano visando a produção de biogás. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Rafael Rodrigues Silva

SILVANO, R. R.; CHAGAS, R. K.; DOWELL, S. M.;BUENO, R. F.. Construção de um sistema piloto Wetland para tratamento de água cinza visando o reuso não potável. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Bruna Oliveira Torrone e Cristiane de A

TORRONE, B. O.; BROSSO, C. A. M.; SARON, A.; ATHIE, A. R.;BUENO, R. F.. Melo Brosso.Avaliação do filtro biolítico no tratamento de esgoto sanitário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Eduardo Fernandes de Brito e Rafael Brosso Alves

BRITO, E. F.; ALVES, R. B.;BUENO, R. F.; MAGALHAES, C. A.; CHAGAS, R. K.. Avaliação do uso da tecnologia de tubo geotêxtil para desidratação de lodo proveniente de estações de tratamento de esgoto. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Ana Flávia Fernandes Ramos e Tamires Watanabe Barreto

RAMOS, A. F. F.; BARRETO, T. W.; SARON, A.; SUBTIL, E. L.;BUENO, R. F.. Tratamento de esgoto sanitáio por biorreator de membranas submersas com remoção de nitrogênio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Renata Fernandes Mourão e Ruama Sales Carneiro

MOURAO, R. F.; CARNEIRO, R. S.; SUBTIL, E. L.; CAMPOS, F.;BUENO, R. F.. Aplicação da técnica de análise de imagem para o monitoramento do lodo em estações de tratamento de esgoto. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Amanda Rodrigues Inácio, Júlio César Costa e Maria S

INACIO, A. R.; COSTA, J. C.; CANTIL, M. S.; SUBTIL, E. L.; RUGGERI JUNIOR, H. C.;BUENO, R. F.. Cantil.Formação de lodo granular aeróbio em um reator em bateladas sequenciais tratando esgoto sanitário. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Arthur A

SILVESTRE, A. A.; FELICIO, G. A.; BORJA, R. V.; SARON, A.; MAGALHAES, C. A.;BUENO, R. F.. Silvestre, Guilherme A. Felicio e Rodolfo V. Borja.Emprego de processos oxidativos avançados no tratamento de água bruta visando a remoção de compostos nitrogenados e surfactantes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Marina Victoretti Silva

SILVA, M. V.; RUGGERI JUNIOR, H. C.; SUBTIL, E. L.;BUENO, R. F.. Avaliação da aplicabilidade de um sistema de wetland construído híbrido no tratamento de esgoto sanitário. 2013.

Aluno: Bruno Martins e Nayara Maturo Andreazzi

MARTINS, B.; ANDREAZZI, N. M.; LICCO, E. A.; GOBBI, S. A.;BUENO, R. F.. Tratamento de esgoto sanitário em um sistema de lodo ativado visando a remoção biológica de nitrogênio associada à remoção físico-química de fósforo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Giovana Marchetti

MARCHETTI, G.; CORREIA, S. F.; GORNY, M. F. R.;BUENO, R. F.. Estudo de viabilidade da utilização de fungos ligninolíticos como agentes biorremediadores na degradação de corante textil. 2013.

Aluno: Cleomarcio Celestino

CELESTINO, C.; GOBBI, S. A.; GORNY, M. F. R.;BUENO, R. F.. Tratamento de fármacos residuais pelo processo oxidativo avançado por reação de fentos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Aline Fortunato da Silva

SILVA, A. F.; MAGALHAES, C. A.; CHAGAS, R. K.;BUENO, R. F.. Otimização de fotobiorreatores por meio de iluminação artificial e CO2 empregado ao pós-tratamento de efluentes de reator UASB. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Carina de Melo Simões e Gabriela Victor Cerqueira

SIMOES, C. M.; CERQUEIRA, G. V.; INDRIUNAS, A.; ATHIE, A. R.;BUENO, R. F.. Tratamento de esgoto sanitário por sistema híbrido de wetlands construído como pós-tratamento de efluentes de reator UASB. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Camila Catarine Rodrigues Paulini e Breno D

RODRIGUES, C. C.; MORETTI, B. D.; SARON, A.; RIBEIRO, P. H.;BUENO, R. F.. Moretti.Avaliação do biogás oriundo do tratamento anaeróbio do efluente da produção artesanal de cerveja pilsen e weiss. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Alessandro U

RODRIGUES, A. U.; IMAGIIRE, L. O. K. M.; F., Robson; SARON, A.; SUBTIL, E. L.;BUENO, RODRIGO FREITAS. Rodrigues, Luis O. K. M. Imagiire e Robson F..Avaliação do tratamento combinado de esgoto e lixiviado de aterro sanitário em um reator sequencial com biofilme em leito móvel (SMBBR). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Wanderley da Silva Paganini

ALEM SOBRINHO, Pedro; HAANDEL, A. C. V.; PIVELI, Roque Passos; FERREIRA FILHO, Sidney Seckler;PAGANINI, W. S.. Nitrificação e Desnitrificação Simultânea em Reator com Biomassa em Suspens~~ao e Fluxo Contínuo de Esgoto. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências - Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo.

Wanderley da Silva Paganini

PAGANINI, W. S.; FERREIRA FILHO, Sidney Seckler; PIVELI, Roque Passos. Remoção de nitrogênio de esgoto sanitário pelo processo de nitrificação e desnitrificação simultâneas. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo.

Marly Unello Rosinha

ROSINHA, M. U.. Estudo funcional da ativação de macrófagos alveolares pelo veneo de escorpião Tityus bahiensis. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade de Mogi das Cruzes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Julia Kersul Faria

REMOÇÃO DE HORMÔNIOS DE ESGOTO DOMÉSTICO POR MEIO DE UM SISTEMA DE WETLAND CONSTRUÍDO COMBINADO COM UMA CÉLULA DE COMBUSTÍVEL MICROBIANA; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Thiago Mauricio de Andrade

Remoção de nitrogênio de lixiviado de aterro sanitário por meio de bactérias anaeróbias oxidadoras de amônia; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC; (Orientador);

Aline Diniz Cabral

Início: 2020; Universidade Federal do ABC;

Vitor Silva Liduino

Início: 2019; Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;

Aline Kaori Siqueira e Vinícius Araújo Costa

; Prospecção de tecnologias de futuro aplicadas ao reúso de água em edificações; ; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC; (Orientador);

Steffani Arruda Sena

Lodo granular aeróbio ? uma revisão sobre desenvolvimentos recentes em formação do grânulo, controle operacional, configurações inovadoras, ACV e perspectivas de mercado; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC; (Orientador);

Denis Seppi Macedo

Prospecção de tecnologias de futuro aplicação na recuperação de fósforo de esgoto sanitário; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC; (Orientador);

Aline Sant Ana de Souza

Caracterização e possíveis aplicações para reúso de lodo oriundo de Estação de Tratamento de Esgoto; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC; (Orientador);

Guilherme Drullis Antonio

Prospecção de futuras tecnologias aplicadas a remoção biológica de nitrogênio de esgoto sanitário; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC; (Orientador);

Barbara Pinhatti

Emprego de Lodo Digerido de ETA como meio suporte em Wetlands Construídos; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC; (Orientador);

Priscila Gaspari

Remoção de Nitrogênio por meio de Bactérias Anaeróbias Oxidadoras de Amônia; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC; (Orientador);

Julia Kersul Faria

Monitoria de Estágio a Docencia (CAPES/CNPQ); Disciplina: Tratamento Avançado de Águas Residuárias; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do ABC; (Orientador);

ANTONIO MATHEUS MAFRA

Tratamento de água subterrânea contendo BTXE por meio de degradação biológica; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Iêda Carolina Mantovani Claro

Avaliação do processo de tratamento de esgoto com lodo granular num reator em batelada sequencial com baixo tempo de sedimentação; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Ana Beatriz Veiga Dias de Moraes

Sistemas bioeletroquímicos como alternativa para a remoção de nitrogênio de esgoto sanitário; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Dárcio Edgard Pinheiro Uliana

Tratamento de lixiviado de aterro sanitário em um reator de lodo granular aeróbio; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Thiago Mauricio Andrade

Microaeração em reatores anaeróbios visando a redução de odor e otimização na produção de metano; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Rafael Vaidotas

Alternativas descentralizadas de tratamento de esgoto sanitário: Estudo de caso Vila de Paranapiacaba; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Erick Eiji Morino e Leandro Martin Turella

Estudo da interferência da cafeína nos processos de tratamento de esgoto por lodo ativado; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Adalberto D

Pereira, Thaís S; Gonçalves e Victor Fornazari; Diagnóstico da infraestrutura de saneamento básico e dos impactos do lançamento de esgoto ?in natura? lançados na represa do guarapirangua na região metropolitana de São Paulo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Beatriz Lionda Busti

Plano de conservação e reúso de água em edifícios construídos: Estudo de caso em um shopping na região de Santo Amaro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Danielle Salomão Ribeiro e Amanda Carvalho Cerqueira

Lodo de esgoto como substrato para produção de mudas para reflorestamento no corredor ecológico do Vale do Paraíba; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Ferrnanda B

Oliveira e Nathália C; G; P; da Silva; Fossa séptica biodigestora como alternativa para o tratamento de esgoto em comunidades rurais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Fernando de Luna Pereira da Silva

Produção de biossólido por meio da biodegradação e lodo de tratamento de esgoto; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Gabriel R

Pessoa, Stéfano A; R; Soares e Victor P; Pupatto; Estudo do efeito da microaeração em reatores UASB tratando esgoto sanitário; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Maria Carolina Miyahara Coimbra

Utilização de espécies nativas em greenwall e remoção de nutrientes em efluente tratado; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Julia Nogueira de Souza e Paula Ruschi

Emissão de óxido nitroso (N2O) em uma estação de tratamento de esgoto operado em diferentes concentrações de oxigênio; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Bruna Campanha Piccolo

Comportamento e aspectos cinéticos de um reator operado com lodo granular aeróbico; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Ronny da Silva Moretti

Comportamento e aspectos cinéticos de um reator cíclico de lodo ativado (SCLA); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Cláudia S

C; Arruda, Isabela G; Ortiz e Renan P; Pacheco; Avaliação de um sistema de tratamento de lodos ativados com pós-tratamento físico-químico de coagulantes naturais em efluentes cervejeiros visando o reuso industrial; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Fernanda M

Santos e Pâmela Freitas de Assis; Tratamento de esgoto sanitário em um sistema cíclico de lodo ativado (SCLA); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Giovanna Guido Chaves e Tatiana Loesch Martins

Avaliação do potencial do uso racional e reúso de água em empreendimentos construídos: estudo de caso no Clube-Escola SESI Vila Leopoldina - CAT Gastão Vidigal; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Janderson Matias Ribeiro e Reginaldo Sales da Silva

Avaliação do comportamento de um biodigestor operado em bateladas sequenciais tratando resíduos orgânicos urbano visando a produção de biogás; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Rafael Rodrigues Silva

Construção de um sistema piloto Wetland para tratamento de água cinza visando o reuso não potável; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Eduardo Fernandes de Brito e Rafael Brosso Alves

Avaliação do uso da tecnologia de tubo geotêxtil para desidratação de lodo proveniente de estações de tratamento de esgoto; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Amanda R

Inácio, Júlio C; Costa e Maria Eliana S; Cantil; Formação de lodo granular aeróbio em um reator em bateladas sequenciais tratando esgoto sanitário; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Arthur A

Silvestre, Guilherme A; Felicio e Rodolfo V; Borja; Emprego de processos oxidativos avançados no tratamento de água bruta visando a remoção de compostos nitrogenados e surfactantes; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Marina Victoretti Silva

Avaliação da aplicabilidade de um sistema de wetland construído híbrido no tratamento de esgoto sanitário; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Bruno Martins e Nayara Maturo Andreazzi

Tratamento de esgoto sanitário em um sistema de lodo ativado visando a remoção biológica de nitrogênio associada à remoção físico-química de fósforo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Aline Fortunato da Silva

Otimização de fotobiorreatores por meio de iluminação artificial e CO2 empregado ao pós-tratamento de efluentes de reator UASB; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Carina de Melo Simões e Gabriela Victor Cerqueira

Tratamento de esgoto sanitário por sistema híbrido de wetlands construído como pós-tratamento de efluentes de reator UASB; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Alessandro U

Rodrigues, Luis O; K; M; Imagiire e Robson F; ; Avaliação do tratamento combinado de esgoto e lixiviado de aterro sanitário em um reator sequencial com biofilme em leito móvel (SMBBR); ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Renata Fernandes Mourão e Ruama Sales Carneiro

Aplicação da técnica de análise de imagem para o monitoramento do lodo em estações de tratamento de esgoto; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Priscila Gapari

Bactérias Anaeróbias Oxidadoras de Amônia ? Anammox: Enriquecimento e Aplicação ao Tratamento de Esgoto Sanitário; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Milena Montier

Aplicação de lodo granular no tratamento de esgoto doméstico com baixa carga orgânica; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Renan Baisso

Proposta de um sistema de gestão empregando instrumentação inteligente na automação de processo de tratamento de esgoto; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Fabiana Mascarenhas

Granulação aeróbia acelerada por biochar de bagaço de cana-de-açúcar no tratamento de água residual com baixa carga orgânica; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Jeferson Souza

Formação de lodo granular aeróbio com auxílio de polímero biodegradávelJe; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Marina Vidotto

Biorremediação de águas subterrâneas com altos teores de nitrato por meio de célula a combustível microbiana (MFC); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Ana Gabriella Vassoler de Andrade Santos

Reciclagem de lodo biológico de reatores UASB para uso agrícola; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Rodrigo Costa Rosa Lolla

Avaliação de lodo biológico de reatores UASB como inóculo na digestão anaeróbia de resíduos sólidos orgânicos; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Senac; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Bruna Marques Contini

Orientação de Estágio Curricular; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Rafael Vaidotas

Orientação de Estágio Curricular; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Talita Giorni

Orientação de Estágio Curricular; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Clarissa Ranginha Rodriguez de Oliveira

Orientação de Estágio Curricular; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Josiane de Souza de Oliveira

Orientação de Estágio Curricular; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Fernanda Sayuri Suzuki

Orientação de Estágio Curricular; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Julia Kersul Faria

Tratamento de Esgoto Doméstico em um Sistema Combinado de Wetlands Construídos e Célula de Combustível Microbiana; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC; (Orientador);

Fábio Henrique Kwasniewski

Estudo funcional da ativação de macrófagos alveolares pelo veneno do escorpião Tityus bahiensis; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Mogi das Cruzes; Orientador: Fábio Henrique Kwasniewski;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BUENO, R. F. ; CAMPOS, F. ; SOBRINHO, PEDRO ALEM ; PIVELI, R. P. . Remoção biológica de nitrogênio por meio do processo de Nitrificação e Desnitrificação Simultâneas (NDS) em Lodo Ativado de Fluxo Contínuo. REVISTA DAE , v. 68, p. 65-87, 2020.

  • BUENO, RODRIGO DE FREITAS ; FARIA, JÚLIA KERSUL ; ULIANA, DÁRCIO PINHEIRO ; LIDUINO, VITOR SILVA . SIMULTANEOUS REMOVAL OF ORGANIC MATTER AND NITROGEN COMPOUNDS FROM LANDFILL LEACHATE BY AEROBIC GRANULAR SLUDGE. ENVIRONMENTAL TECHNOLOGY , v. 1, p. 1-30, 2020.

  • BUENO, R. F. ; ANDRADE, T. M. ; FARIA, J. K. ; LIDUINO, V. S. . CYCLIC SEQUENTIAL BATCH REACTOR: NITROGEN AND PHOSPHORUS REMOVAL FROM DOMESTIC SEWAGE. DESALINATION AND WATER TREATMENT (ONLINE) , v. 20, p. 1-20, 2020.

  • BUENO, R. F. ; ANDRADE, T. M. ; FARIA, J. K. ; LIDUINO, V. S. . UASB TECHNOLOGY AND CONSTRUCTED WETLAND ALTERNATIVE TO SEWAGE TREATMENT OF SMALL COMMUNITIES. Environmental Engineering and Management Journal , v. 35, p. 1-20, 2020.

  • RAGIO, RODRIGO ALMERIA ; MIYAZAKI, LEANDRO FERNANDES ; DE OLIVEIRA, MÁRCIO ADILSON ; GOMES COELHO, LUCIA HELENA ; DE FREITAS BUENO, RODRIGO ; SUBTIL, EDUARDO LUCAS . Pre-coagulation assisted ultrafiltration membrane process for anaerobic effluent. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL CHEMICAL ENGINEERING , v. 390, p. 104066, 2020.

  • CAMPOS, FÁBIO ; SÁ, MARIANA TOMAZ GAMBOA ; SPINOZA, YOSHIE ABE ; BUENO, RODRIGO DE FREITAS . Otimização da remoção de nutrientes em sistema de zona de raízes por meio do uso de argila expandida e carvão ativado granular no leito filtrante. REVISTA DAE , v. 67, p. 104-117, 2019.

  • BUENO, RODRIGO DE FREITAS ; CAMPOS, FÁBIO ; RIVERA, MARIANELLA MUNOZ ; LENIS, CAROLINA ; PIVELI, ROQUE PASSOS . Remoção simultânea de material orgânico, nitrogênio e fósforo em um reator em bateladas sequenciais com biofilme de leito móvel operado pelo processo anaeróbio-anóxico-óxico. ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL (ONLINE) , v. 24, p. 1-14, 2019.

  • BUENO, RODRIGO DE FREITAS ; PIVELI, ROQUE PASSOS ; CAMPOS, FÁBIO . Lodo ativado com aeração prolongada operado sob baixa concentração de oxigênio dissolvido: comportamento cinético das bactérias heterotróficas e autotróficas nitrificantes. ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL (ONLINE) , v. 24, p. 939-947, 2019.

  • CAMPOS, FÁBIO ; BUENO, RODRIGO DE F. ; PIVELI, ROQUE P. . CO-TREATMENT OF LEACHATE AND DOMESTIC SEWAGE AND ITS INFLUENCE ON NITROGEN REMOVAL. BRAZILIAN JOURNAL OF CHEMICAL ENGINEERING (ONLINE) , v. 36, p. 763-773, 2019.

  • CARVALHO, A. C. ; RIBEIRO, D. S. ; BUENO, R. F. . Agronomic Use of Sewage Sludge in Degraded Area Recovery: Pilot Study to Produce Native Tree Species. Agricultural Research & Technology: Open Access Journal , v. 13, p. 1, 2018.

  • BUENO, R. F. ; SILVA, A. F. . Remoção de nutrientes por meio de algas sob diferentes condições de iluminação. Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais , v. 8, p. 20-33, 2017.

  • BUENO, R. F. ; SANTOS, F. M. ; ASSIS, P. F. ; CAMPOS, F. . Remoção conjunta de nitrogênio e fósforo em um sistema de lodo ativado compartimentado (SLAC). Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais , v. 8, p. 120-129, 2017.

  • CAMPOS, F. ; BUENO, R. F. ; PIVELI, R. P. . Influence of the receiving of leachate from sanitary landfill on the sewage treatment in process of activated sludge with mobile biomedia. Desalination and Water Treatment , v. 63, p. 69-77, 2017.

  • RIBEIRO, RENATO P. ; BUENO, RODRIGO F. ; PIVELI, ROQUE P. ; KLIGERMAN, DÉBORA C. ; DE MELLO, WILLIAM Z. ; OLIVEIRA, JAIME L. M. . The response of nitrous oxide emissions to different operating conditions in activated sludge wastewater treatment plants in Southeastern Brazil. WATER SCIENCE AND TECHNOLOGY , v. 76, p. wst2017399, 2017.

  • BUENO, R. F. ; CAMPOS, F. ; PIVELI, R. P. ; SOBRINHO, PEDRO ALEM . Simultaneous nitrification and denitrification in the activated sludge systems of continuous flow. ENVIRONMENTAL TECHNOLOGY , p. 1-25, 2017.

  • SANTOS, A. G. V. A. ; ATHIE, A. A. R. ; BUENO, R. F. ; SEO, E. S. M. . SECAGEM DO BIOSSÓLIDO EM UMA ESTUFA AGRÍCOLA. REVISTA ELETRÔNICA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA TECNOLÓGICA E ARTÍSTICA , v. 7, p. 87-102, 2017.

  • BUENO, R. F. ; MARTINS, B. ; ANDREAZZI, N. ; CAMPOS, F. . Remoção biológica de nitrogênio associada à remoção físico-química do fósforo em um reator de lodo ativado operado sob baixa aeração.. Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais , v. 8, p. 110-119, 2017.

  • ARRUDA, C. S. C. ; ORTIZ, I. G. ; PACHECO, R. P. ; BUENO, R. F. . Pós-tratamento de efluente cervejeiro com coagulantes naturais. InterfacEHS (Ed. português) , v. 10, p. 141-156, 2015.

  • CHAVES, G. G. ; MARTINS, T. L. ; BUENO, R. F. . Uso racional e reuso de água em empreendimentos construídos: estudo de caso no clube-escola Sesi Vila Leopoldina ? São Paulo. InterfacEHS (Ed. português) , v. 10, p. 23-37, 2015.

  • BUENO, R. F. ; RIVERA, M. M. ; LENI, C. . DESEMPENHO DE UM REATOR SEQUENCIAL COM BIOFILME EM LEITO MÓVEL SOB DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE OXIGÊNIO. Holos Environment (Online) , v. 15, p. 180, 2015.

  • SILVA, M. V. ; BUENO, R. F. . AVALIAÇÃO DE UM WETLAND CONSTRUÍDO HÍBRIDO NO TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO. Holos Environment (Online) , v. 15, p. 211, 2015.

  • FUJII, FABIO YUGO ; PIVELI, ROQUE PASSOS ; CAMPOS, FABIO ; BUENO, RODRIGO FREITAS ; SOBRINHO, PEDRO ALEM . Desempenho de reator integrado de lodo ativado com biofilme em leito movel. Engenharia Sanitária e Ambiental , v. 18, p. 349-358, 2013.

  • BUENO, R. F. . Implantação de wetlands construídas em escala real para o tratamento de esgoto sanitário em residências da barra do Ribeira no município de Iguape ? São Paulo. InterfacEHS (Ed. português) , v. 8, p. 2-18, 2013.

  • BUENO, R. F. . COMPARAÇÃO ENTRE BIODIGESTORES OPERADOS EM ESCALA PILOTO PARA PRODUÇÃO DE BIOGÁS ALIMENTADO COM ESTRUME BOVINO. Holos Environment (Online) , v. 10, p. 111, 2010.

  • BUENO, R. F. . Comparação entre o método colorimétrico e titulométrico na determinação da DQO através de análises efetuadas em esgoto doméstico e efluentes industriais. REVISTA DAE , v. 57, p. 4-11, 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BUENO, RODRIGO FREITAS . Perícia técnica judicial. *Processo n:1003599- 90.2017.8.26.0047. Classe ? Assunto: Procedimento Comum - Indenização por Dano Material. Requerente: Condomínio Assis D1b Requerido: CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo. Serviço de verificação e parecer técnico sobre a situação da ligação da rede de esgoto do condomínio CDHU e a SABESP. 2019.

BUENO, RODRIGO FREITAS . Elaboração de Manual de Operação (MOP) da Estação de Tratamento de Esgoto de Itatinga, Caraguatatuba ? São Paulo. Vazão de 250 L/s. Processo de lodo ativado de alta taxa de fluxo contínuo com digestão aeróbio de lodo. Freitas Guimarães ? FG. Local: Companhia de Saneamento Básico de São Paulo ? SABESP. 2019.

BUENO, RODRIGO FREITAS . Treinamento teórico-prático em processos de lodo ativado realizado para operadores e agentes de saneamento da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (SABESP), Divisão de Controle Sanitário do litoral Norte ? RNOC.. 2019.

BUENO, RODRIGO FREITAS . Estudos sobre as condições de lançamento dos esgotos tratados dos Municípios de Araguaína - TO e Gurupi - TO, avaliação dos corpos receptores, das legislações aplicadas e de necessidades de tratamento. Companhia de Saneamento do Tocantins ? SANEATINS - BRK AMBIENTAL. 2018.

BUENO, RODRIGO FREITAS . Startup e Treinamento de Operação e Manutenção da Estação de Tratamento de Esgoto de Itatinga, Caraguatatuba ? São Paulo. Processo de lodo ativado de alta taxa de fluxo contínuo com digestão aeróbio de lodo. Vazão de 250 L/s. Companhia de Saneamento Básico de São Paulo ? SABESP. 2018.

BUENO, RODRIGO FREITAS . Estudo de autodepuração natural do córrego Putribu de Cima. Consorcio Condomínio Catarina Fashion Outlet. Aplicação da Equação de Streeter-Phelps para traçado da curva de oxigênio dissolvido na água do córrego Putribu de Cima e análise da autodepuração.. 2018.

BUENO, RODRIGO FREITAS . Revisão de projeto da Estação de Tratamento de Esgoto de Itatinga, Caraguatatuba ? São Paulo. Vazão de 250 L/s. Processo de lodo ativado de alta taxa de fluxo contínuo com digestão aeróbio de lodo. Companhia de Saneamento Básico de São Paulo ? SABESP. 2017.

BUENO, RODRIGO FREITAS . Assessoria e coordenação da equipe técnica responsável pelo controle e operação da Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário implantada em canteiro de obras (Local: Jarinú, São Paulo) da Empresa SIBELCO Companhia de Mineração em parceria com a empresa SHAREWATER ? Uso Racional da Água. Concepção: Reator anaeróbio de fluxo ascendente compartimentado (RAFA) seguido de filtro biológico aerado (FBAS). 2016.

BUENO, RODRIGO FREITAS ; NEVES, J. B. ; FERNANDES, E. N. ; GONCALVES, V. L. ; MAGALHAES, G. W. ; NAKAGAMA, A. Y. ; OLIVEIRA, J. D. ; MIRANDA, M. O. . Revisão do plano de Resíduos Regional e Elaboração de Estudos de Concepção para Resíduos dos Municípios do CONSORCIO INTERMUNICIPAL DE MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS, com escolha dá área para os equipamentos e a elaboração do projeto básico. Função: Coordenador das atividades técnicas de campo (2014 a 2016).. 2016.

BUENO, R. F. ; NEVES, J. B. ; FERNANDES, E. N. ; NEVES, D. L. ; SUDO, J. U. ; GONCALVES, V. L. ; MAGALHAES, G. W. . Consultoria na área de meio ambiente e desenvolvimento urbano sustentável.Prestação de serviço técnicos especializados de arquitetura, urbanismo e/ou engenharia voltados às ações de Planejamento e Ordenamento Territorial, bem como Regularização Fundiária Plena e/ou Regularização de Edificações.Companhia Paulista de Obras e Serviços - CPOS. 2016.

BUENO, RODRIGO FREITAS . Consultoria Para Licenciamento Ambiental de 28 Empreendimentos do CDHU - COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO HABITACIONAL E URBANO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Consórcio HIGH TECH-ENCIBRA, Prestação de Serviços Técnicos para Elaboração de Projetos Multidisciplinares Para a Aprovação e Implantação de Empreendimentos Habitacionais da CDHU e Urbanização de Assentamentos precários no Estado De São Paulo (LOTE 2).. 2016.

BUENO, R. F. ; LORENZ, S. S. ; SILES, M. F. R. ; CARVALHO, F. D. G. ; ROVEDDER, J. ; CHAGAS, R. K. . Participação na Elaboração do Estudo do Componente Indígena das Terras Indígenas Queimadas e Tibagy-Mococa, processo de Licenciamento Ambiental da Instalação do Complexo Industrial da nova Fábrica de Celulose e Papel da Empresa Klabin S.A. - Projeto PUMA localizada no município de Ortigueira/PR. 2016.

BUENO, R. F. . Assessoria e coordenação da equipe técnica responsável pelo controle e operação da Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário implantada no Shopping Metropolitano -RJ. Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. Parceria com a empresa SHAREWATER - Uso Racional da Água. Concepção: Lodo Ativado com pós tratamento físico-químico e membranas.. 2016.

BUENO, RODRIGO FREITAS . Assessoria e coordenação da equipe técnica responsável pelo controle e operação da Estação de tratamento de esgoto sanitário (ETE Aruã). Concepção: Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente (UASB) seguido de Filtro Biológico Aeróbio, capacidade de 1.000 a 2.000 pessoas. Localizada no bairro Aruã, Mogi das Cruzes, São Paulo. Período de junho de 2015 atual.. 2015.

BUENO, RODRIGO FREITAS . Assessoria e coordenação da equipe técnica responsável pelo controle e operação do processo biológico de lodo ativado da Estação de Tratamento de Esgoto, com capacidade de 3.000 ? 5.000 habitantes, implantada no Condomínio Residencial New Ville, Santana do Parnaíba, São Paulo. Período de janeiro de 2014 a fevereiro de 2016. ART:2015/06900.. 2014.

BUENO, RODRIGO FREITAS ; NEVES, J. B. ; FERNANDES, E. N. ; GONCALVES, V. L. ; NEVES, D. L. ; SUDO, J. U. . Coordenação de Educação Sanitária e Ambiental. Melhoria da qualidade de vida das famílias residentes nos condomínios: Residencial Santa Isabel constituído de 162 unidades habitacionais e Residencial Santa Isaura constituído de 144 unidades habitacionais, construídos através do Programa Minha Casa Minha Vida. Fundação Pró-Lar de Jacareí.. 2014.

BUENO, RODRIGO FREITAS ; NEVES, J. B. ; GONCALVES, V. L. ; FERNANDES, E. N. ; MAGALHAES, G. W. ; NAKAGAMA, A. Y. ; OLIVEIRA, J. D. ; MIRANDA, M. O. . Elaboração do Plano de Saneamento Básico do Município de Hortolândia. Coordenação dos serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário (2014 a 2016).. 2014.

BUENO, R. F. ; NEVES, J. B. ; FERNANDES, E. N. ; NEVES, D. L. ; SUDO, J. U. ; GONCALVES, V. L. . Coordenador de Educação Sanitária e Ambiental. Trabalho Técnico Social de pós-ocupação para 380 famílias, em unidades habitacionais verticalizadas para apoiar a Prefeitura Municipal de São Vicente no Programa Minha Casa Minha Vida. 2014.

BUENO, RODRIGO FREITAS ; NEVES, J. B. ; FERNANDES, E. N. ; NEVES, D. L. ; SUDO, J. U. ; GONCALVES, V. L. . Assessoria Trabalho Técnico Socioambiental - MOC ? mobilização e organização comunitária, GER - geração de emprego e renda, ESA - educação sanitária e ambiental, pós-ocupação e avaliação, que integra o programa de drenagem urbana e controle de erosão marítima e fluvial. Prefeitura do Município de Poá. (N. do Processo: 15.061/13). Função: Coordenação de Educação Sanitária e Ambiental.. 2013.

BUENO, RODRIGO FREITAS ; NEVES, J. B. ; FERNANDES, E. N. ; GONCALVES, V. L. ; ALMEIDA, A. P. C. . Trabalho Técnico Social Do Programa ?Minha Casa Minha Vida?. Prefeitura da Estância Turística de Tupã. Coordenação de Educação Sanitária e Ambiental. 2013.

BUENO, R. F. ; NEVES, J. B. ; FERNANDES, E. N. ; NEVES, D. L. ; GONCALVES, V. L. ; MAGALHAES, G. W. ; SUDO, J. U. . Coordenação de Educação Sanitária e Ambiental e acompanhamento da obras de canalização.Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes. 2013.

BUENO, R. F. . Somos todxs UFABC - Estratégias em Comunicação Organizacional do 'Sustentabilidade UFABC'. 2018.

BUENO, R. F. . Monitoramento da qualidade da água de cultivo e de mexilhões de fazenda marítima da Região dos Lagos Fluminense. 2018.

BUENO, RODRIGO FREITAS . Parecer Técnico - Universidade Federal do Tocantins - (Editora - EDUFT): Livro Biogás. 2018.

BUENO, RODRIGO F. . Sistema para avaliação de co2 em solo contaminado com óleo vegetal residual utilizando a plataforma Arduino. - Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ. 2018.

BUENO, R. F. . AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE UM SISTEMA MBBR NO TRATAMENTO COMBINADO DE ESGOTO SANITÁRIO E LIXIVIADO DE ATERRO SANITÁRIO E SEU IMPACTO NA EMISSÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA - Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).. 2018.

BUENO, R. F. . Avaliador de mais de 10 trabalhos técnicos do 29 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - FENASAN, 2017, São Paulo. Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Retomada do Crescimento.. 2017.

BUENO, RODRIGO FREITAS . Estudo de avaliação de impacto ambiental em uma área de preservação permanente (APP) na Região de Bragança Paulista, São Paulo. Levantamento da vegetação de área nativa e cursos d'agua. Emissão de relatório e parecer técnico ambiental conforme exigência do Centro Técnico Regional de Fiscalização de Campinas - CFA/CTRF - Secretaria do Estado do Meio Ambiente. Janeiro 2016. ART: 2016/00376.. 2016.

BUENO, R. F. . Avaliador de mais de 10 trabalhos técnicos do XVII Simpósio Luso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2016.

BUENO, RODRIGO FREITAS . Parecer técnico do processo de tratamento de esgoto por jardins filtrantes do Ecoparque da Empresa Natura, localizado em Benevides (PA).. 2015.

BUENO, RODRIGO FREITAS . Parecer técnico sobre a eficiência da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE-New Ville) para atendimento as exigências da Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba. 2015.

BUENO, RODRIGO FREITAS . Relatório técnico sobre a situação da Estação de Tratamento de Esgoto localizada no Centro Comercial Aruã Boulevard (ETE-Aruã), Mogi das Cruzes, São Paulo.. 2015.

BUENO, RODRIGO FREITAS . Revisão e adequação do projeto executivo da Estação de tratamento de esgoto sanitário (ETE Aruã, Mogi das Cruzes, São Paulo) e licenciamento ambiental junto a CETESB.. 2015.

BUENO, RODRIGO FREITAS . Avaliação de 12 trabalhos técnicos submetidos para o 28 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2015.

BUENO, RODRIGO FREITAS . Elaboração do Projeto Executivo e Implantação de um sistema de wetlands aplicado ao tratamento de esgoto sanitário. 2015.

BUENO, RODRIGO FREITAS . Revisão do projeto da estação de tratamento de esgotos sanitários e estudo de autodepuração para os sistemas de tratamento dos esgotos sanitários gerados nos empreendimentos Jerônimo de Camargo Condomínio III, IV e V e Escola Pública do Município de Atibaia, São Paulo.. 2014.

BUENO, RODRIGO FREITAS . Revisão do Memorial descritivo e projeto básico da estação de tratamento dos esgotos sanitários e da estação elevatória de esgotos tratados gerados nos condomínios Residencial Canaã I a IV, Creche e Escola FNDE localizados em Mairiporã, São Paulo.. 2014.

BUENO, RODRIGO FREITAS . Relatório técnico sobre a situação da Estação de Tratamento de Esgoto operada sob o processo de Lodos Ativados com Aeração Prolongada ? ETE New Ville, Santana de Parnaíba, São Paulo.. 2014.

BUENO, RODRIGO FREITAS . Elaboração do Projeto Executivo e Implantação de um sistema de tratamento de águas cinza por meio de MBBR visando o reúso não potável.. 2013.

BUENO, RODRIGO FREITAS . Avaliação de 10 trabalhos técnicos submetidos para o 27o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2013.

BUENO, RODRIGO FREITAS . Use água de chuva sem causar risco à saúde - TV Bandeirantes (Café com Jornal). 2015.

BUENO, R. F. ; TAGNIN, R. . Especialistas do Senac analisam a gestão da água. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BUENO, RODRIGO FREITAS . Oficina sobre saneamento ambiental em comunidades isoladas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BUENO, R. F. . Implantação de wetlands para o tratamento de esgoto em comunidades rurais. Oficina teórico-Prático. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BUENO, RODRIGO FREITAS . Ofina sobre operação e manutenção de sistemas simplificados de tratamento de esgotos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BUENO, R. F. . Construção de sistemas de tratamento de esgoto para residências unifamiliares. Oficina prática. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BUENO, R. F. . Tratamento de esgoto sanitário para comunidades carentes (oficina teórica). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    MAPEAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DO NOVO CORONAVÍRUS-2019: Um método alternativo para tomadas de decisão em regiões vulneráveis do município de Santo André, Descrição: O objetivo geral da presente pesquisa, é propor um método alternativo de mapeamento epidemiológico para prever a possível propagação da infecção por COVID-19, testando agentes infecciosos no esgoto sanitário. Caso o plano alternativo aqui proposto seja concretizado, essa ação nos permitirá identificar as regiões de Santo André onde há maior ocorrência do COVID-19 e, portanto, que mereçam maior atenção dos profissionais da área de saúde. Ainda, caso o estudo detecte a presença do vírus no esgoto, poderemos ter informações relevantes sobre a população assintomática, o que pode ser utilizado como indicador indireto da presença do vírus em pessoas que não foram submetidas aos testes disponibilizados pelo sistema de saúde local. (EDITAL-UFABC. N 41/2020 - REIT - 11.01).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / Júlia Kersul Faria - Integrante / Milena Montier - Integrante / Marcia Aparecida Speranca - Integrante / Fernando Luiz Affonso Fonseca - Integrante / Raquel Santana da Cruz - Integrante / Beatriz da Costa Aguiar Alves Reis - Integrante / Glaucia Raquel Luciano da Veiga - Integrante / Melissa Cristina Pereira Graciosa - Integrante / Aline Diniz Cabral - Integrante.

  • 2020 - Atual

    Tratamento de lixiviado de aterro sanitário: Remoção conjunta de material orgânico e nitrogênio por meio de bactérias anaeróbias oxidadoras de amônia (Anammox), Descrição: Produzir subsídios baseados no emprego de bactérias anaeróbias oxidadoras de amônia (Anammox) aplicado ao tratamento de lixiviado de aterro sanitário, afim de contribuir para a consolidação desta opção no rol das alternativas para tratamento de efluentes em países de clima tropical. Identificar as principais condições operacionais necessárias à ocorrência e manutenção das bactérias Anammox no sistema; Identificar os principais grupos de microrganismos atuantes nos processos bioquímicos envolvidos por meio de técnicas de biologia molecular; Avaliar o desempenho do processo Anammox em relação a remoção de material orgânico e nitrogênio e Avaliar o crescimento da biomassa em diferentes meios suportes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / Fábio Campos - Integrante / Júlia Kersul Faria - Integrante / Thiago Mauricio Andrade - Integrante / Vitor Silva Liduino - Integrante / Ieda Carolina Mantovani Claro - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Filtros plantados com macrófitas (Wetlands Construídos) empregados ao tratamento descentralizado de esgoto doméstico, Descrição: Este projeto tem como objetivo geral avaliar a remoção de nitrogênio e fósforo de esgoto sanitário por meio de filtros plantados com macrófitas (wetlands construídos) de fluxo vertical e horizontal. Novos meios suportes para o desenvolvimento de biomassa são avaliados no estudo, assim como novas concepções como a integração de uma célula de combustível microbiana ao sistema de WC. A determinação de parâmetros (construtivos, operacionais, performance e custos serão avaliados). Essas informações servirão de subsídios a tomadas de decisão para otimização de wetlands contruídos como sistemas alternativos de tratamento descentralizados de esgotos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / Fábio Campos - Integrante / Júlia Kersul Faria - Integrante / Thiago Mauricio Andrade - Integrante / Vitor Silva Liduino - Integrante / Ieda Carolina Mantovani Claro - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Remoção de matéria orgânica e nitrogênio de esgoto doméstico em um reator cíclico de lodo ativado com recuperação de fósforo, Descrição: O objetivo geral do presente estudo é a produção de subsídios para a avaliação do comportamento do processo de tratamento de esgoto de lodo ativado cíclico aplicado à remoção de matéria orgânica, nitrogênio e recuperação de fósforo de esgoto doméstico por meio de precipitação de estruvita. Projeto Financiado - CNPQ Universal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / Roque Passos Piveli - Integrante / Fábio Campos - Integrante / NATÁLIA RODRIGUES GUIMARÃES - Integrante / Júlia Kersul Faria - Integrante / Thiago Mauricio Andrade - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2017 - 2019

    Biorremediação de águas subterrâneas com altos teores de nitrato por meio de célula de combustível microbiana (MFC), Descrição: O objetivo geral do presente estudo foi avaliar a performance de um sistema bioeletroquímico do tipo MFC em diferentes condições de operação, visando a remoção de nitrato de águas subterrâneas. As condições avaliadas foram: Em circuito abeto (CA); no modo MFC (sem aplicação de energia externa) e no modo MCE (com aplicação de diferentes tensões (0,5, 0,8 e 1,0 Vcc).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / Thiago Mauricio Andrade - Integrante / Dárcio Edgard Pinheiro Uliana - Integrante / Marina Moreno Vidotto - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Granulação aeróbia acelerada por núcleos suporte aplicado ao tratamento de esgoto sanitário com baixa carga orgânica, Descrição: O objetivo geral do presente estudo é a produção de subsídios baseados na adição de núcleos suporte biodegradáveis para o cultivo rápido de grânulo aeróbio aplicado ao tratamento de água residuária com baixa carga orgânica.Como objetivos específicos temos: Identificação dos mecanismos envolvidos na granulação aeróbia acelerada com núcleos suporte; Avaliação do desempenho do processo em relação a remoção de matéria orgânica e nutrientes e determinar as comunidades microbianas envolvidas nos processos por meio de técnicas de biologia molecular.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / Roque Passos Piveli - Integrante / João Paulo Bassin - Integrante / Fábio Campos - Integrante / Derval dos Santos Rosa - Integrante / Mércia R. Domingues Moretto - Integrante / RENATO PEREIRA RIBEIRO - Integrante / MARCEL SANDOVAL ZANETTI - Integrante / NATÁLIA RODRIGUES GUIMARÃES - Integrante.

  • 2016 - 2019

    Desenvolvimento de lodo granular aeróbio visando a remoção simultânea de matéria orgânica, nitrogênio e fósforo de esgoto sanitário., Descrição: O projeto está relacionado com a produção de lodo granular aeróbio, uma alternativa de tratamento de esgoto descoberta recentemente, bastante promissora e ainda não desenvolvida em nosso país. Neste processo, opera-se um lodo ativado sob o regime de bateladas seqüenciais, disponibilizando intervalo de sedimentação reduzido, o que permite a seleção de grânulos densos, ativos e com boas propriedades de tratamento. No estudo proposto, serão inicialmente estudadas em escala de bancada as condições necessárias para a granulação do lodo. Posteriormente, em reator em escala piloto, será conduzido um experimento em que será variada a quantidade de oxigênio fornecido ao lodo biológico, mantendo-se um ciclo operacional previamente definido. Para cada condição de aeração ou fase experimental, serão feitas coletas de amostras do esgoto bruto, do esgoto tratado e do lodo biológico, com objetivo de identificar as potencialidades do processo na remoção de matéria orgânica, nitrogênio e fósforo do esgoto sanitário. Paralelamente, serão realizados ensaios especiais de diferentes modalidades. Com os recursos de biologia molecular, q-PCR, FISH e DGGE, pretende-se identificar e quantificar os principais grupos de microrganismos de interesse, em especial os nitrificantes e os removedores de fósforo. Por meio de testes respirométricos, pretende-se determinar os principais coeficientes cinéticos relacionados com a remoção de nitrogênio. Pretende-se também realizar estudos hidrodinâmicos no reator, tendo em vista que o regime hidráulico assume importância decisiva no fenômeno de granulação. Aspectos morfológicos dos grânulos serão também determinados. Acredita-se ser possível contribuir para o avanço deste processo de tratamento de esgoto no Brasil, produzindo-se informações técnicas essenciais para a compreensão dos fenômenos envolvidos e, consequentemente, para a sua futura utilização.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Integrante / Pedro Alem Sobrinho - Integrante / PIVELI, ROQUE PASSOS - Coordenador / CAMPOS, FABIO - Integrante / Eduardo Pacheco Jordão - Integrante / Márcia Dezotti - Integrante / João Paulo Bassin - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2016

    Implantação de uma Unidade de Geração de Biogás Proveniente da Biodigestão de Resíduos Orgânicos, Descrição: Projeto de design e construção de uma unidade de tratamento mecânico biológico de resíduos orgânicos provenientes dos restaurantes do Campus do Centro Universitário SENAC para geração de biogás e energia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Integrante / Fabio Rubens Soares - Coordenador / Emilia Satoshi Miyamaru Seo - Integrante., Financiador(es): Centro Universitário Senac - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2016

    Remoção simultânea de nitrogênio e matéria orgânica em Biorreatores com Membranas Submersas (BRMs) de único estágio: aplicação do processo de Nitrificação e Desnitrificação Simultânea (NDS) no tratamento de esgotos sanitários, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Integrante / Eduardo Lucas Subtil - Coordenador / José Carlos Mierzwa - Integrante / Izabela M. Barbosa - Integrante / Marina Victoretti Silva - Integrante / Fábio Campos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2014

    Otimização de sistemas de tratamento de águas residuárias: Remoção de Material Orgânico e Nutrientes em Sistemas Cíclicos de Lodos Ativados, Descrição: O objetivo geral do presente estudo é a produção de subsídios para a avaliação do comportamento do processo SCLA aplicado à remoção de matéria orgânica, nitrogênio e fósforo de esgoto sanitário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / PIVELI, ROQUE PASSOS - Integrante / CAMPOS, FABIO - Integrante., Financiador(es): Centro Universitário Senac - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Otimização da concepção e da operação de sistemas de tratamento de esgoto por lodo ativado com aeração prolongada, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Roque Passos Piveli em 14/03/2016., Descrição: O objetivo central da pesquisa é a proposição de medidas para a melhoria das condições operacionais de uma ETE por lodo ativado com aeração prolongada, de forma a obter-se a remoção de nitrogênio do esgoto e redução no custo de energia para aeração.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Integrante / Roque Passos Piveli - Coordenador / Pedro Alem Sobrinho - Integrante / CAMPOS, FABIO - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Influência do recebimento de lixiviado de aterro sanitário sobre o tratamento de esgoto em sistema de lodo ativado e reator com biofilme em leito móvel, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Roque Passos Piveli em 14/03/2016., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Integrante / Roque Passos Piveli - Coordenador / FUJII, FABIO YUGO - Integrante / CAMPOS, FABIO - Integrante / Silvana S. A. Cutolo - Integrante / Laerte Carvalho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Mérito acadêmico por desempenho em orientação de projeto de iniciação científica, CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC - SANTO AMARO.

2015

Título de Especialista em Microbiologia de Água e Ambiental, Conselho Regional de Biologia 1ª Região, CRBIO1, Brasil.

2015

Título de Especialista em Biologia Sanitária e Ambiental, Conselho Regional de Biologia 1ª Região, CRBIO1, Brasil.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. , Avenida dos Estados, 5.001, Santa Terezinha, 09210580 - Santo André, SP - Brasil, Telefone: (11) 49968206, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Federal do ABC

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 11/2019

    Direção e administração, Fundação Universidade Federal do ABC, .,Cargo ou função, Coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Urbana (EAU-UFABC).

  • 11/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do ABC, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Universitário (ConsUni) da Universidade Federal do ABC (UFABC).

  • 02/2018

    Ensino, Ciência e Tecnologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica e Planejamento de Pesquisa, Tecnologias avançadas no tratamento de efluentes, Tecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade

  • 02/2017

    Ensino, Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Experimentais em Engenharia

  • 02/2017

    Ensino, Engenharia Ambiental e Urbana, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas de Esgotamento Sanitário, Tecnologias Alternativas de Tratamento de Água e Efluentes, Transferência de Massa, Tratamento Avançado de Águas Residuárias, Saneamento Ambiental

  • 02/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Engenharia Ambiental e Urbana.

  • 02/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do ABC, .,Cargo ou função, Membro do conselho do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da UFABC (ConCECS)..

  • 12/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, .,Linhas de pesquisa

  • 12/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, .,Cargo ou função, Membro da comissão de Laboratórios Didáticos do curso de Engenharia Ambiental e Urbana.

  • 02/2017 - 10/2019

    Direção e administração, Universidade Federal do ABC, .,Cargo ou função, Vice-coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Urbana (EAU-UFABC).

2009 - 2016

Universidade de São Paulo - Escola Politécnica

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Bolsista, atuando em diversas pesquisas junto ao Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (PHA) da Escola Politécnica da USP e no Programa de Aperfeiçoamento do Ensino - (PAE) Disciplinas PHD2218 - Introdução à Engenharia Ambiental e PHD2360 - Qualidade da Água da Universidade de São Paulo.

Atividades

  • 02/2009 - 06/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental - PHA, .,Linhas de pesquisa

2012 - 2016

Centro Universitário Senac

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 4

Atividades

  • 02/2015 - 11/2016

    Ensino, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA, TRATAMENTOS FÍSICO-QUÍMICOS E BIOLÓGICOS DE RESÍDUOS

  • 02/2013 - 11/2016

    Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão e Emissão de Efluentes, Projeto Integrador (disciplina multidisciplinar sobre questões ambientais)

  • 02/2013 - 11/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário SENAC - Campus Santo Amaro, .,Cargo ou função, Representante do Sistema de Gestão Ambiental no Campus Santo Amaro.

  • 02/2012 - 11/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário SENAC - Campus Santo Amaro, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2012 - 11/2016

    Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidráulica Aplicada ao Saneamento, Prevenção e Controle da Poluição do Ar, Prevenção e Controle da Poluição Sonora, Reúso de Água, Tratamento de Águas de Abastecimento Público, Tratamento de Águas Residuárias, Tratamento de Efluentes Industriais

2015 - 2016

Faculdades Oswaldo Cruz

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor convidado para atuar na área de tratamento de esgoto, com orientações de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso.

Atividades

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tratamento de Águas e Efluentes Líquidos

2009 - 2011

Universidade de São Paulo - Faculdade de Saúde Pública - FSP

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq/CAPES nível mestrado da Faculdade de Saúde Pública / Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Na área de Saúde Ambiental e Engenharia Sanitária, atuando principalmente em assuntos relacionados à poluição das águas e tratamento de esgoto sanitário e de efluentes industriais.

2015 - Atual

Associacao Brasileira de Engenharia Sanitaria e Ambiental (SP)

Vínculo: Representante, Enquadramento Funcional: Representante junto ao Conselho Diretor

2014 - Atual

Associacao Brasileira de Engenharia Sanitaria e Ambiental (SP)

Vínculo: Representante, Enquadramento Funcional: Representante da Câmara Técnica de Saneamento

2003 - 2005

Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Pinheiros

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágia na área de controle sanitário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/2003 - 04/2005

    Serviços técnicos especializados , Diretoria de Operacao Metropolitana, Unidade de Negócio - Oeste.,Serviço realizado, Análises fisico-químicas e microbiológicas em água e efluentes; Controle de qualidade laboratorial e implantação de sistemas (NBR ISO9001, 14001 e 17025); Coleta e preservação de amostras de esgoto e água.

2005 - 2008

Labortechnic Technologia Ltda.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral de Laboratório, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/2005 - 07/2008

    Serviços técnicos especializados , Laboratório, .,Serviço realizado, Tratamento de Esgotos Sanitários e Efluentes Líquidos Industriais; Análises Físico-Químicas, Microbiológicas, Orgânicas e Inorgânicas em Água, Efluentes e Resíduos; Caracterização e controle da poluição de resíduos sólidos e líquidos; Controle de qualidade e Implantação de Sistemas (NBR ISO9001, 14001 e 17025); Coordenação Geral das Atividades do Laboratório de Análises Ambientais; Ensaios de Tratabilidade de Água e Efluentes; Projeto e Concepção de Estações de Tratamento de Esgoto e Efluentes Industriais.

1999 - 2001

Telemática Sistemas Inteligentes

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio na área de engenharia eletrônica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/1999 - 12/2001

    Estágios , Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento - Engenharia Elétrica, .,Estágio realizado, Programação Computacional e Automação Industrial.