Camila Paula Camilotti

Formou-se em Letras Português Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade Paranaense (2004), tem mestrado em Letras (Inglês e Literatura correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e doutorado em Estudos da Tradução (PGET), também pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como professora Assistente de Língua Inglesa e suas respectivas literaturas na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), no campus de Foz do Iguaçu. Atualmente trabalha como Professora Adjunta do Departamento Acadêmico de Letras (DALET) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campus de Pato Branco. Trabalha com as seguintes linhas de pesquisa: Estudos da Tradução (Tradução Intersemiótica), Literatura e interartes, Estudo do texto dramático e Estudos shakespearianos.

Informações coletadas do Lattes em 27/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos da Tradução

2010 - 2014

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Shakespeare na Itália: Construção intersemiótica de Re Lear e La Tempesta em Giorgio Strehler
Orientador: em Università degli Studi di Milano ( Alberto Bentoglio)
com , Ano de obtenção: 2014. José Roberto O'Shea. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários

2008 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Political Shadows: Two Brazilian Adaptations of Shakespeare's Richard III, Ano de Obtenção: 2010
José Roberto O'Shea.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Letras Português Inglês e suas Respectivas Literat

2002 - 2004

Universidade Paranaense

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em Oficina de Design de curso. (Carga horária: 60h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2020 - 2020

Conselhos de promoção de Igualdade Racial. (Carga horária: 30h). , Escola Virtual do Governo, EV.G, Brasil.

2020 - 2020

Ética e Servilço Público. (Carga horária: 20h). , Escola Virtual do Governo, EV.G, Brasil.

2020 - 2020

Um por todos e todos por um. (Carga horária: 40h). , Escola Virtual do Governo, EV.G, Brasil.

2020 - 2020

Vírus respiratórios emergentes, incluindo COVID-19: métodos para detecção,. (Carga horária: 10h). , Escola Virtual do Governo, EV.G, Brasil.

2020 - 2020

Noções Básicas para coordenar cursos online. (Carga horária: 20h). , Escola Virtual do Governo, EV.G, Brasil.

2020 - 2020

Noções gerais de direitos autorais. (Carga horária: 10h). , Escola Virtual do Governo, EV.G, Brasil.

2019 - 2019

Subsídios para inclusão educacional e social de pessoas cegas. (Carga horária: 7h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2016 - 2016

Construindo Equipes. (Carga horária: 16h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2016 - 2016

Formação para professores Ingressantes. (Carga horária: 13h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Economia dello spettacolo. (Carga horária: 120h). , Università degli Studi di Milano, UNIMI, Itália.

2013 - 2013

Extensão universitária em Revisão Textual II. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Revisão Textual I. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2012 - 2013

Extensão universitária em Storia del teatro. (Carga horária: 120h). , Università degli Studi di Milano, UNIMI, Itália.

2011 - 2011

Corso di formazione della didatica italiana. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2006 - 2007

Certificate in Advanced English (CAE). , Cultura Inglesa, CI, Brasil.

2003 - 2006

First Certificate in English (FCE). , Cultura Inglesa, CI, Brasil.

2004 - 2004

Inglês como segunda língua. , McMaster University, McMaster, Canadá.

2003 - 2003

A arte de argumentar. , Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: ESTUDOS DA TRADUÇÃO.

Organização de eventos

RIBAS, M. ; MARQUEZI, R. A. ; CAMILOTTI, C. P. . Coordenação de Grupo Temático Autoria Feminina e Mulheres na Literatura, no Cinema e no Teatro: Crítica e Resistência. 2023. (Congresso).

RUFFINI, M. ; MARQUEZI, R. A. ; CAMILOTTI, C. P. . III Literatura Live- Literatura ao vivo. 2019. .

CAMILOTTI, C. P. ; XAVIER, R ; RIBAS, M. . I Jornada do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UTFPR: Nelson Rodrigues: Literatura, Sociedade e Política. 2017. (Congresso).

CAMILOTTI, C. P. ; TIRLONI, L. ; FLORES, O. V. . VIII ENCONTRO INTERNACIONAL DE LETRAS - "Línguas, Linguagens, Cultura e Ensino: O Cruzamento de Fronteiras Imaginárias?, I Jornadas Latinoamericanas de Linguagem e Cultura e I Jornadinhas de Literatura Infantil e Ensino.. 2014. (Congresso).

BADO, Ana Luiza ; CAMILOTTI, C. P. ; ROMANELLI, S. . XI Congresso Internacional da APCG. A Crítica Genética na América do Sul: Pesquisas e Perspectivas.. 2013. (Congresso).

CAMILOTTI, C. P. . XI Congresso Internacional da ABRAPT. 2013. (Congresso).

CAMILOTTI, C. P. . V Congresso Internacional de Tradutores. 2013. (Congresso).

CAMILOTTI, C. P. . II Coloquio internacional NEITA: Estudos linguísticos e aquisição/aprendizagem do Italiano como LE. 2012. (Congresso).

CAMILOTTI, C. P. . Prima Giornata dell'Italiano in Brasile e dei 150 anni dell'unità di Italia. 2011. (Congresso).

CAMILOTTI, C. P. . I simpósio internacional de crítica genética, tradução intersemiótica e tradução audiovisual. 2011. (Congresso).

CAMILOTTI, C. P. . Itália do Pós Guerra em diálogo. 2010. (Congresso).

Participação em eventos

Lavra Palavra: Agosto - gostos e desgostos. 2025. (Oficina).

Projeto de Extensão: Clube de Leitura Egéria. 2025. (Encontro).

Palestra proferida no Colégio SESI, de Francisco Beltrão.Estudos Shakespearianos na literatura e no cinema. 2024. (Encontro).

Semana Acadêmica e da Pós-Graduação: Tecendo caminhos (inter)nacionais em Letras TE. 2024. (Seminário).

Socialização dos Estágios de Língua Portuguesa e Língua Inglesa do Curso de Letras (UTFPR).Apresentação como arguidor do evento de socialização dos Estágios de Lìngua Portuguesa e Língua Inglesa do Curso de Letras (UTFPR). 2023. (Simpósio).

XII SELISIGNO E XIII SIMPÓSIO DE LEITURA.Cinco Burquês de Magnólias artolados na lama: Um breve estudo e uma breve crítica da adaptação de Millor Fernandes para o Português Brasileiro do socioleto Cockney. 2022. (Seminário).

Sessão solene de Colação de grau. 2021. (Outra).

(Re)Leia, conte e compartilhe Histórias Literárias.A Tempestade shakespeariana e a metáfora da colonização. 2020. (Encontro).

Colação de grau do curso de Letras.Colação de grau do curso de Letras da UTFPR, Campus Pato Branco. 2020. (Outra).

COLETivizando ideias- ações de acolhimento em tempos de pandemia: Roda de conversa Letras em ação: extesnão curricular em Letras: algumas possibilidades. 2020. (Encontro).

COLETivizando ideias- ações de acolhimento em tempos de pandemia: Roda de conversa Letras em ação: os tra trabalhos de conclusão de curso da licenciatura em Letras da UTFPR Pato Branco: uma revisão bibliográfica sistematizada. 2020. (Oficina).

COLETivizando ideias- ações de acolhimento em tempos de pandemia: Roda de conversa Letras em ação: TDIC e aplicativos para aulas de línguas: reflexões e possibilidades. 2020. (Seminário).

COLETivizando ideias- conversas sobre liteartura infantil e juvenil. 2020. (Encontro).

Projeto de extensão COLETivizando ideias- ações de acolhimento em tempos de pandemia. Um abraço por dia. 2020. (Exposição).

Seminário interdisciplinar: língua, literatura e ensino.A tradução de vocábulos rurais em duas traduções de Triste fim de Policarpo Quaresma para a Língua Inglesa. 2020. (Seminário).

Seminário Interdisciplinar: Língua, Literatura e Ensino.A tradução de vocábulos rurais em duas traduções de Triste fim de Policarpo Quaresma para a Língua Inglesa. 2020. (Seminário).

V Seminário Avançado de Pesquisa. 2020. (Seminário).

III Literatura Live- Literatura ao vivo.The Ballad of the Reading Gaol/ A Balada do Enforcado, de Oscar Wilde. 2019. (Encontro).

Semana Acadêmica de Letras.Shakespeare e sua atemporalidade: um estudo sobre as principais características da obra shakespeariana e suas vertentes. 2019. (Simpósio).

XI Seminário de Pesquisa- III Seminário de Dissertações em Andamento- S.O que o Hamlet dos Trópicos tem a nos dizer? Análise da produção cênica de Aderbal Freire-Filho. 2019. (Seminário).

XIX EPLE: Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná.Paratexos Editoriais em duas traduções para a Língua Inglesa de Triste fim de Policarpo Quaresma. 2019. (Encontro).

Conferência para lançamento de livro. O universo Shakespeariano apresentado às crianças: uma breve abordagem do gênero teatral para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018. (Exposição).

III Seminário Nacional de Dramaturgia e Teatro: Dramaturgia e cena contemporânea.O que o "Hamlet dos Trópicos" tem a nos dizer? Análise da montagem teatral de Aderbal Freire-Filho. 2017. (Seminário).

I Jornada do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL): Nelson Rodrigues: Literatura, Sociedade e Política.O ciúme como ponto de encontro entre O conto de Inverno, de William Shakespeare, e A mulher sem pecado, de Nelson Rodrigues. 2017. (Simpósio).

I Simpósio de Língua e Literatura e II Simpósio de Tradução.Literaturas de Língua Inglesa. 2016. (Simpósio).

VIII Encontro Internacional de Letras. Shakespeare na Itália: tradução de A tempestade e Rei Lear para o (palco) italiano. 2014. (Congresso).

"Game over" para Dante? A divina Comédia e a iconografia do além.. 2013. (Seminário).

3rd International Conference: Across and beyond English Language Teaching- Linguistics, Literature, Didactics. Shakespeare's Romeo and Juliet beyond the boundaries of page. 2013. (Congresso).

8th International Conference in Professional communication and Translation Studies. Shakespeare's King Lear seen under Giorgio Strehler's perspective. 2013. (Congresso).

A Divina Comédia e os paratextos da traduçao brasileira de 2010. 2013. (Seminário).

Antero de Quental perante a Italia: Alegoria de Beatrice em Dante e na poesia anteriana. 2013. (Seminário).

A voz do tradutor desafiando os poderes do contexto de cultura: uma an analise sistemico-funcional da primeira traduçao brasileira de Jane Eyre, de Charlotte Bronte. 2013. (Seminário).

Congresso Internacional Coleções literárias textos/imagens. 2013. (Congresso).

Dante e a linguagem: instrumento politico e teologico. 2013. (Seminário).

Dizer quase a mesma coisa: palestra com Giovanni Ricciardi. 2013. (Seminário).

Dois exemplos de Dante na poesia brasileira: Castro Alves e Jorge de Lima. 2013. (Simpósio).

Dom Pedro II e Bartolomé Mitre: a traduçao da Divina Comédia por governantes sul-americanos no século XIX. 2013. (Seminário).

I Seminario Dantesco: A Divina comédia ilustrada por William Blake. 2013. (Seminário).

IV Semana acadêmica e Cultural de Letras: ideas, words, results. A gênese e construção de Re Lear e de La Tempesta em Giorgio Strehler. 2013. (Congresso).

Le regie di Bob Wilson. 2013. (Encontro).

Nas pegadas de Dante: A Divina Parodia, de Alvaro Cardoso Gomes, em dialogo com a Divina Comédia. 2013. (Seminário).

Odissea, l'attualità del tema e del testo- tenuto dal regista Marco Rampoldi. 2013. (Encontro).

Odyssey di Simon Armitage, regia di Robert Wilson. 2013. (Seminário).

Phantasus, de Arno Holz, e a tradução da simultaneidade na poesia moderna. 2013. (Seminário).

Quase a mesma coisa: Palestra com Giovanni Ricciardi. 2013. (Simpósio).

Seminário Dantesco. 2013. (Seminário).

Uma proposta de abordagem para o ensino de traduçao literaria. 2013. (Encontro).

Un percorso tra teatro, musica e danza. 2013. (Encontro).

Amleto in viaggio: Traduzione, riscriture, performance e incontri. 2012. (Encontro).

Antropofagia ontem e hoje. 2012. (Oficina).

A representação cultural do fato noticioso: a tradução e suas refrações. 2012. (Encontro).

A tradução no Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras a distância: O curso de Espanhol na UFSC. 2012. (Encontro).

Borges e o ofício do Poeta. 2012. (Seminário).

Freud-borges/unheimlich-uncanny ou um conceito, duas palavras e muitas genealogias na literatura fantástica. 2012. (Oficina).

I Congresso Nacional de Literatura: Eu, cem anos de Poesia- CONALI. Tradução do Português para o italiano do livro Eu, de Augusto dos Anjos. 2012. (Congresso).

III Congresso Internacional da Abrapui: Language and Literatura in the age of Technology. From Page to the Big Screens: Re(constructing) Baz Luhrmann' Romeo + Juliet.. 2012. (Congresso).

I Seminário Integrado de Formação de professores de Línguas Estrangeiras.O ensino da Literatura em aula de Língua Estrangeira. 2012. (Seminário).

Oficina de tradução I: comparações de textos da obra bilíngue (francês e inglês) de Samuel Beckett com traduções para o espanhol, alemão e português. 2012. (Oficina).

Procedimentos tradutórios na legendagem de House: análise da terminologia médica referente a exames e aparelhos. 2012. (Encontro).

Prolegômenos sobre a tradução de filosofia via uma tradução comentada do An inquiry into the Human Mind, de Thomas Reid. 2012. (Encontro).

VI Semana acadêmica de Letras. Projetos de tradução do italiano para o Português e do Português para o italiano: Sperone Speroni e Augusto dos Anjos. 2012. (Congresso).

William Blake como pintor e gravurista. 2012. (Oficina).

A tradução do inglês sulista norte-americano em três filmes dos irmãos Coen: uma análise descritiva (defesa de mestrado). 2011. (Outra).

I Colóquio internacional do Núcleo Quevedo de Estudos Literários e Traduções do século de ouro. 2011. (Congresso).

III Seminário de Estudos Literários da região sul (SELIRS). 2011. (Seminário).

III Seminário Nacional de Estudos Literários (SENAEL). 2011. (Seminário).

II Romanticismo Europeo e Italiano/Palestra com Lucia Strappini. 2011. (Seminário).

II Seminário Internacional de Estudos Literários (SINEL). 2011. (Seminário).

II Seminário Internacional de Estudos Literários (SINEL).Constructing a Brazilian Shakespeare: A theatrical analysis of Jô Soares' production of Richard III. 2011. (Seminário).

I Seminário de Pesquisa do Grupo Tradução e Corpora. 2011. (Seminário).

I simpósio internacional de crítica genética, tradução intersemiótica e audiovisual. 2011. (Simpósio).

I Simpósio Internacional de Crítica Genética, tradução intersemiótica e audiovisual.A gênese e construção de Re Lear em Strehler. 2011. (Simpósio).

Odorico Mendes: o manuscrito da Ilíada e diversas facetas da atividade tradutória (defesa de mestrado). 2011. (Outra).

Prima Giornata dell'Italiano in Brasile e dei 150 anni dell'Unitá d'Italia. 2011. (Seminário).

Translating women: Time to talk about women again. 2011. (Seminário).

Uma estética de exatidão. A tradução como parte e extensão dos estudos literários/ palestra proferida por Berthold Zilly. 2011. (Seminário).

V Semana acadêmica de Letras.Uma outra perspectiva: A tradução como fonte de inspiração no ensino de língua estrangeira. 2011. (Simpósio).

XX CELLIP. 2011. (Seminário).

XX CELLIP.Shakespeare no palco brasileiro: Análise da produção Ricardo III de Celso Frateschi e Roberto Lage. 2011. (Seminário).

I Colóquio Internacional Itália do Pós-Guerra. 2010. (Congresso).

III Seminário de Pesquisas em Andamento. 2010. (Seminário).

Literatura Árabe Clássica e Tradução. 2010. (Seminário).

Seminário de Tradução - Traduzir o nazismo: a voz do perpetrador. 2010. (Simpósio).

Tradução e Interpretação. 2010. (Seminário).

Abril de Shakespeare. 2008. (Congresso).

Terceras Jornadas Internacionales de Cultura Y Literatura en Lengua Inglesa. Political Shadows: Two Brazilian Adaptations of Shakespeare's Richard III. 2008. (Congresso).

Colóquios: Teses em Debate. 2007. (Simpósio).

An Introduction to Reflective Teaching. 2005. (Oficina).

Vi Semana de Letras. 2004. (Congresso).

II Seminário de Literatura e História: O Cânone como Intertexto da Narrativa Contemporânea. 2003. (Seminário).

Theories and Practices: Visions and Revisions fifth Elt Seminar. 2003. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Letícia da Silva Santos

CAMILOTTI, C. P.; FERNANDES, A; RUFFINI, M.; RIBAS, M.. I will never leave you: um estudo do processo de tradução de Taken, de Winsome Pinnock do Inglês Britânico para o Português Brasileiro. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Fernanda Lair Zuconelli Machado da Silva

RUFFINI, M.; RIBAS, M.;CAMILOTTI, C. P.; TENFEN, Juliana. Cultura e Polissistema Literário nas traduções para o Inglês de Relato de um certo Oriente, de Milton Hatoum. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Gabriela Lima

RIBAS, M.; CABRERA, Regina Urias; RIGONATO, Alessandra Cristina;CAMILOTTI, C. P.. O Caos é uma escada? Uma aproximação entre a narrativa de Sansa Stark e a violência contra a mulher no Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Rafaela Lampugnani

CAMILOTTI, C. P.; FIORUCCI, W.; SCHENATTO, C.; LIMA, M.. Das páginas para a tela: A transposição do Deteive Mario Conde em Máscaras. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Edione Gonçalves

FIORUCCI, W.;CAMILOTTI, C. P.; SILVA, A.. Da Literatura ao cinema: o processo de adaptação e a construção da Memória em Órfãos do Eldorado. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Denilson Amancio Ferreira

RIBAS, M.; Capuchinho, A.; RUFFINI, M.;CAMILOTTI, C. P.. O pensamento filosófico no romance As I lay dying, de William Faulkner: comparações entre Darl e Jewel Bundren. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Bianca Presotto

WINFIELD, C.; RUFFINI, M.; MAFRA, A.;CAMILOTTI, C. P.; MENON, M.. Tradução comentada de A caçada, de Lygia Fagundes Telles: Uma proposta estrangeirizante. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Kelen da Silva Melo

RUFFINI, M.; FIORUCCI, W.;CAMILOTTI, C. P.; WINFIELD, Claudia.; RIBEIRO, Ivan M.. A personagem arquetípica Femme Fatale: A intertextualidade e a estética decadentista de Oscar Wilde e João do Rio. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Nathalia Ferreira Terres

RUFFINI, M.; FIORUCCI, W.; MILTON, J.;CAMILOTTI, C. P.. De Alice no país das maravilhas a Memórias de Emília: Comparativismo, intertextualidade e tradução. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Pedro Henrique Novak

CAMILOTTI, C. P.; LIMA, M.; FIORUCCI, W.; RUFFINI, M.; MAFRA, A.. Análise descritiva de duas traduções do romance Triste fim de Policarpo Quaresma para a Língua Inglesa. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Aline da Veiga Sartor

RIBAS, M.; FIORUCCI, W.; RODRIGUES, R.;CAMILOTTI, C. P.. Palpitação de sombra e luzes: o insólito em Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Ludiani Trentin

FIORUCCI, W.;CAMILOTTI, C. P.; RUBIO, Eduardo Fava. A presença do cinema na narrativa de Manuel Puig: uma análise das obras A Traição de Rita Hayworth e The Buenos Aires Affair. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Aline Benato Soares

RUFFINI, M.; FIORUCCI, W.;CAMILOTTI, C. P.. Jane Austen no Polissistema Literário Brasileiro: A tradução de Lesley Castle e a recepção da obra Persuasão. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Joana Bertani de Campos

FIORUCCI, W.; MASSAGLI, S;CAMILOTTI, C. P.. Adaptação do gênero policial contemporâneo sob o aspecto da construção das personagens em ?Sobre Meninos e Lobos. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Gabriel Both Borella

RUFFINI, M.; FIORUCCI, W.; GALINDO, C.;CAMILOTTI, C. P.. Half a life e The Mystic Masseur, de V.S Naipaul em comparação. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Ezequias da Silva Santos

CAMILOTTI, C. P.; XAVIER, R; RIBAS, M.; GOMES, Rafael Santana. Aspectos de uma estética da negação na poesia de Camilo Pessanha. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Robson Deon

MENON, M.; GONÇALVES, R.;CAMILOTTI, C. P.. Realidade transfigurada em poesia: a relação dialética criadora de João Cabral de Melo Neto. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Raiza Brustolin de Oliveira

OZELAME, J.; MORAES, Denise; KLAUCK, Samuel;CAMILOTTI, C. P.. O Ano da Morte de Ricardo Reis: A Literatura como uma possibilidade de olhar para o passado. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Mateus da Silva Kaefer

BECKER, Marcia; Queluz, Rebeca;CAMILOTTI, C. P.. Paixão - Titania e Bottom e Piramo e Tisbe em duas adaptações cinematográficas de Sonho de uma noite de verão. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Gabriela Lima

RIBAS, M.;CAMILOTTI, C. P.; CABRERA, Regina Urias; RIGONATO, Alessandra Cristina. O caos é uma escada? Uma aproximação entre a narrativa de Sansa Stark e a violência contra a mulher no Brasil. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Letícia da Silva Santos

CAMILOTTI, C. P.; FERNANDES, A; RUFFINI, M.; RIBAS, M.. I will never leave you: um estudo do processo de tradução de Taken, de Winsome Pinnock do Inglês Britânico para o Português Brasileiro. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Edione Gonçalves

FIORUCCI, W.;CAMILOTTI, C. P.; SILVA, A.. DA LITERATURA AO CINEMA: O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA EM ÓRFÃOS DO ELDORADO. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Rafaela Lampugnani

CAMILOTTI, C. P.; FIORUCCI, W.; SCHENATTO, C.; LIMA, M.. Diálogo Interartes: A metáfora do detetive de Padura traduzida das páginas para a tela. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Joana Bertani

FIORUCCI, W.;CAMILOTTI, C. P.; MASSAGLI, S. Adaptação do gênero policial contemporâneo sob o aspecto da construção das personagens em ?Sobre Meninos e Lobos. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Pedro Henrique Novak

CAMILOTTI, C. P.; FIORUCCI, W.; RUFFINI, M.; MAFRA, A.; LIMA, M.. Triste fim de Policarpo Quaresma e duas traduções para a Língua Inglesa: cadeia de significantes e regionalismos. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Denilson Amancio Ferreira

RIBAS, M.; RUFFINI, M.; Capuchinho, A.;CAMILOTTI, C. P.. O pensamento filosófico no romance As I lay dying, de William Faulkner: comparações entre Darl e Jewel Bundren. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Bianca Presotto

WINFIELD, C.;CAMILOTTI, C. P.; TENFEN, Juliana; MENON, M.; RUFFINI, M.. Tradução anotada da obra A caçada de Lygia Fagundes Telles. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Nathalia Ferreira Terres

RUFFINI, M.; FIORUCCI, W.; MILTON, J.;CAMILOTTI, C. P.. Monteiro Lobato em tradução: criação e intertextualidade em Memórias de Emília. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Kelen da Silva Melo

RUFFINI, M.; FIORUCCI, W.; WINFIELD, C.; TENFEN, Juliana;CAMILOTTI, C. P.. Aforismos e a personagem arquetípica Femme Fatale: A tradução imagética na transmissão da estética decadentista de Oscar Wilde para João do Rio. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Aline da Veiga Sartor

RIBAS, M.;CAMILOTTI, C. P.; FIORUCCI, W.; RODRIGUES, R.. "Palpitação de sombras e luzes": o insólito em Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Robson Deon

MENON, M.;CAMILOTTI, C. P.; TEIXEIRA, N... Realidade Transfigurada em Poesia: A Relação Dialética Criadora de João Cabral de Melo Neto. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Ludiani Trentin

FIORUCCI, W.;CAMILOTTI, C. P.; RUBIO, Eduardo Fava. A presença do cinema na narrativa de Manuel Puig. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Gabriel Both Borella

RUFFINI, M.; FIORUCCI, W.;CAMILOTTI, C. P.; GALINDO, C.. Pós-colonialismo e Tradução: Half a Life e The Mystic Masseur, de V. S. Naipaul, em Comparação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Tassia Martinho Xavier

RUFFINI, M.; WINFIELD, C.;CAMILOTTI, C. P.; BEZERRA, H.. Uma Leitura Tradutória de A Family Supper, de Kazuo Ishiguro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Adrielly Renata Dalastra

CAMILOTTI, C. P.; MARQUEZI, R. A.; RIBAS, M.. A Estética Fantástica de O Castelo Animado no cinema: Uma investigação sobre Adaptação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Giulia Carolina Santos Tartari

BATISTA, Sidinei Eduardo;CAMILOTTI, C. P.; RIBAS, M.. Do Fantástico ao Maravilhoso: o lirismo da angústia no romance ?A Confissão de Lúcio?, de Mário de Sá-Carneiro. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Camilli Vitória Garda e Gabriela Borges

CAMILOTTI, C. P.; RIBAS, M.; MARQUEZI, R. A.. Do texto ao filme: A Bela Adormecida sob o olhar da tradução intersemiótica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Camilli Vitória Garda e Gabriela Borges

CAMILOTTI, C. P.; RIBAS, M.; MARQUEZI, R. A.. Do texto ao filme: A Bela Adormecida sob o olhar da tradução intersemiótica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Marina Costa Netto

FIORUCCI, W.; LIMA, M.;CAMILOTTI, C. P.. A construção do personagem ficcional em Dahmer: Um canibal americano. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Aline Suzan Mitrut

CAMILOTTI, C. P.; LIMA, M.; RIBAS, M.. A voz da mulher representada em A Megera Domada de William Shakespeare. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Nataly Aparecida Laudelino

ROHERIG, Lovania; ZUFFO, D.;CAMILOTTI, C. P.. Análise de material didático de Língua Inglesa: abordagens e métodos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Andrieli dos Santos

LIMA, M.; RIBAS, M.;CAMILOTTI, C. P.. Besteirol, o "jeitinho" brasileiro no teatro: um olhar sobre o Mistério de Irma Vap. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Maryeli Cristina Antonelli

CAMILOTTI, C. P.; RIBAS, M.; DAGIOS, M.. O Ensino da Peça "A megera Domada" de William Shakespeare com adaptação para o cordel de Marco Haurélio para alunos do Fundamental Anos finais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Felipe de Oliveira Ribas

PASSONI, Taísa; PARISE, L.;CAMILOTTI, C. P.. O Ensino de Língua Inglesa com gêneros literários. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Sabrina Costa da Silva

BECKER, Marcia; SANFELICI, Aline;CAMILOTTI, C. P.. The Faeries made me do it: A influência mitológica da Deusa Diana na criação da Rainha das Fadas Titânia, em Sonho de Uma noite de Verão, de William Shakespeare. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Mylena Thais Vargas Paulino

CAMILOTTI, C. P.; RIBAS, M.; FIORUCCI, W.. A análise de O Conto da Aia na adaptação cinematográfica para a série de TV, de Bruce Miller. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Vana Jhulia Martins Maciel e Vinicius Eduardo da Silva

RIBAS, M.; ZAGO, L.;CAMILOTTI, C. P.. Literatura e sociedade: o dialogismo entre Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, e o período vitoriano. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Alexsia Morgenstern

RIBAS, M.; ZAGO, L.;CAMILOTTI, C. P.. From the doll?s house to the little dark room: the experience of the feminine in four short stories by Katherine Mansfield. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Isabela Godarth

RIBAS, M.;CAMILOTTI, C. P.; MARQUEZI, R. A.. The Caged bird sings of freedom: o lugar entre o apagamento e a resistência da mulher negra em I know why the caged bird sings, de Maya Angelou. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Júlia Presmini

FIORUCCI, W.;CAMILOTTI, C. P.; RIBAS, M.. Questões de identidade e sexualidade nas personagens de Maurice: estudo comparado de Cinema e Literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: FABIANA BELTRAME

WINFIELD, C.; RIBAS, M.;CAMILOTTI, C. P.. As Mulherzinhas de Alcott: Um olhar sobre as diferentes representações femininas na tradução do romance LIttle Women. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Milena Pohen de Azeredo

RIBAS, M.; MARQUEZI, R. A.;CAMILOTTI, C. P.. Vivíamos nos espaços em branco: silêncio e terror em O conto de Aia, de Margaret Atwood. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Alana Thais Bonfim dos Santos Dalla Costa

CAMILOTTI, C. P.; RIBAS, M.; FIORUCCI, W.. O construto político da personagem shakespeariana Ricardo III à transposição intersemiótica em Francis Underwood da série televisiva The House of cards. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Tais Luana Scalzavara

FIORUCCI, W.;CAMILOTTI, C. P.; LIMA, M.. Cárcere dos corpos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Emanuel Teixeira

FIORUCCI, W.; LIMA, M.;CAMILOTTI, C. P.. Bufo e Spallanzani: Uma análise intertextual, paródica e pós-moderna do Romance Policial como Literatura de massa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Gabrielly Soares

ENGELBERT, Ana Paula Petriu; DAGIOS, M.;CAMILOTTI, C. P.; ZAGO, L.. Para além do entretenimento: a utilização da música nas aulas de Língua Inglesa para o desenvolvimento da compreensão auditiva. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Adriel Pilatti e Bruna Woicick Barcarolo

CAMILOTTI, C. P.; RIBAS, M.; BATISTA, Sidinei Eduardo. Uma análise de identidade de gênero do personagem Ricardo na obra "A confissão de Lucio" de Mário de Sá-Carneiro a partir da teoria Queer. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Joana Sudbrach Paz

SANFELICI, Aline; BECKER, Marcia;CAMILOTTI, C. P.. Quem sabe o príncipe virou um chato: Relacionamentos problemáticos em Romeu e Julieta e A megera domada. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Lyah Sala Dannemann

SANFELICI, Aline; POLCHLOPEK, Silvana;CAMILOTTI, C. P.. O Cthullu intersemiótico: um estudo da transposição do conto de Lovrecraft ao RPG. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Milena Ruaro

PASSONI, Taísa; ENGELBERT, Ana Paula Petriu; WINFIELD, Claudia.;CAMILOTTI, C. P.. Análise de atividades de compreensão e produção oral da coleção Way To English sob a perspectiva do Inglês como Língua Franca. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Mateus da Silva Kaefer

CAMILOTTI, C. P.; MARQUEZI, R. A.; RIBAS, M.. Análise intersemiótica de duas produções cinematográficas de Romeu e Julieta de William Shakepseare. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Eloisa Bortoli

RIBAS, M.; MARQUEZI, R. A.;CAMILOTTI, C. P.. Desencantando a consciência feminista: Uma Análise de Hermione Granger. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Rebecca Teixeira e Maria Julia Sarraff

CAMILOTTI, C. P.; RIBAS, M.; ZAGO, L.. Análise da intertextualidade Bíblica na obra "As crônicas de Nárnia: O Leão, A feiticeira e o Guarda-Roupa". 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Matheus Martins

RUFFINI, M.;CAMILOTTI, C. P.; RIBAS, M.. Orgulho negro na música contemporânea: uma tradução de "my Power" e "Black Parade". 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Diovana Pereira e Thais Love

RIBAS, M.;CAMILOTTI, C. P.; WINFIELD, C.. Anne Shirley e a Crítica à educação feminina em Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Rafael Henrique Lefchak

FIORUCCI, W.; MARQUEZI, R. A.;CAMILOTTI, C. P.. Ilha do medo: O gênero policial e a estratégia de suspense nas versões de Lehane e Scorsese. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Mateus Palaoro

ZAGO, L.;CAMILOTTI, C. P.; WINFIELD, C.. Tradução de Graphic Novels: X-Men "God loves, man kills". 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Claudia Delfe Pereira e Savana Maiara Werle

RIBAS, M.; MARQUEZI, R. A.;CAMILOTTI, C. P.. O retrocesso dos direitos femininos: uma análise comparativa entre O conto de Aia, de Margaret Atwood e Persépolis, de Marjane Strapi. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Maria Eduarda Castanha

FIORUCCI, W.;CAMILOTTI, C. P.; RIBAS, M.. Relações interartes: análise da personagem Jessica Jones e outras vozes marginais na Graphic Novel e na narrativa audiovisual. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Marta Isadora Stein

RUFFINI, M.; RIBAS, M.;CAMILOTTI, C. P.. Transposição do gótico e do fantástico em traduções brasileiras do conto The masque of the red death, de Edgar Allan Poe. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Síntia Deon

RIBAS, M.; RUFFINI, M.;CAMILOTTI, C. P.. Bruxaria e cristianismo em Lolly Willowes de Sylvia Townsend Warner: uma análise voltada ao feminino. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Isabella Mazuhin

RIBAS, M.; RUFFINI, M.;CAMILOTTI, C. P.. Infinito dentro de uma noz: um estudo de Enclausurado, de Ian McEwan sob o viés do existencialismo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Paula Schott da Costa

RIBAS, M.; RUFFINI, M.;CAMILOTTI, C. P.. O gótico e o medo em Drácula, de Bram Stoker. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Anthony Quagliotto Cruz e Hermes José Quagliotto

RIBAS, M.; RUFFINI, M.;CAMILOTTI, C. P.. Diálogos entre a religião cristã e o paganismo em "Beowulf", de J.J.E.Tolkien. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Leonardo kasmarek

CAMILOTTI, C. P.; RUFFINI, M.; RIBAS, M.. Florence Welch em tradução: análise das traduções dos poemas "Monster" e "Become a Beacon" para a Língua Portuguesa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Jessica Luana Kuchar

RIBAS, M.;CAMILOTTI, C. P.; RUFFINI, M.. A representatividade da figura feminina norte-americana em Amada, de Toni Morrisson. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Sara Caroline Lopes de Morais

RIBAS, M.; RUFFINI, M.;CAMILOTTI, C. P.. O sonho americano nos quadrinhos: uma análise do feminino no mundo dos super-heróis. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Bianca Andressa Cardoso

RIBAS, M.; ZAGO, L.;CAMILOTTI, C. P.. Vidas sob controle: uma análise de 1984, de George Orwell, e de 15 milhões de méritos, de Charles Brooker. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Camila Ferreira

FIORUCCI, W.;CAMILOTTI, C. P.; RUFFINI, M.. Literatura e adaptação cinematográfica: o suspense em psicose. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Josiel Ecco

RUFFINI, M.;CAMILOTTI, C. P.; FIORUCCI, W.. Tradução de ficção científica: ETs e a Graphic Novel. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Amanda Larissa Rodrigues de Paula

RIBAS, M.;CAMILOTTI, C. P.; RUFFINI, M.. Reflexos da contemporaneidade: maternidade em O conto de Aia, de Margaret Atwood, e em Westworld, de Jonathan Nolan e Lisa Joy. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Luana Aparecida Vargas

CAMILOTTI, C. P.; ZAGO, L.; RUFFINI, M.. Os olhos em reflexo entre a transcriação e a tradução: a linguagem poética nos poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen e Hilda Hist. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Ana Paula Honesko

RIBAS, M.; FARIAS, Nilson.;CAMILOTTI, C. P.. Longe do sonho americano: uma análise socioliterária de Into the Wild, de John Krakauer. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Jusselir Fátima Correia

RIBAS, M.;CAMILOTTI, C. P.; RUFFINI, M.. A figura feminina e o casamento em Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Rafaela Lampugnani

FIORUCCI, W.;CAMILOTTI, C. P.; RUFFINI, M.. Donnie Darko, roteiro e filme: aspectos narrativos e pós-modernidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Maurício Maculan e Grasiela Boaria

CAMILOTTI, C. P.; RIBAS, M.; FIORUCCI, W.. Ressurection: reflexões sobre a tradução intersemiótica de Frankenstein de Mary Shelley na ficção seriada Penny Dreadful de John Logan. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Leticia Silva Santos

CAMILOTTI, C. P.; RIBAS, M.; RUFFINI, M.. Um estudo do socioleto Cockney como desafio da tradução do texto dramático em Pygmalion, de Geroge Bernard Shaw. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Carline Eberhardt e Samara da Silva

RIBAS, M.; RUFFINI, M.;CAMILOTTI, C. P.. The turn of the screw: as representações do fantástico e da histeria na adaptação fílmica do conto de Henry James. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Kelen da Silva Melo

RUFFINI, M.; WINFIELD, C.;CAMILOTTI, C. P.. Aforismos e suas traduções: uma representação da vida e obra de Oscar Wilde. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Fabíola Dlugoss

RUFFINI, M.;CAMILOTTI, C. P.; FIORUCCI, W.. Jane Eyre de Charlotte Bronte: empoderamento feminino em traduções brasileiras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Emily Fabris

CAMILOTTI, C. P.; ZAGO, L.; MARQUEZI, R. A.. A vingança sob duas perspectivas: análise comparativa da vingança nas obras Hamlet, de William Shakespeare e Assassinato no Expresso do Oriente, de Agatha Christie. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Carine Lise e Edinéia de Oliveira

CAMILOTTI, C. P.; ZAGO, L.; RIBAS, M.. Ingratidão Filial: análise da tragédia shakesepariana por intermédio dos enredos de Lear e de Gloucester em Rei Lear. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Darlana Aparecida Ely Xavier

WINFIELD, Claudia.;CAMILOTTI, C. P.; ENGELBERT, Ana Paula Petriu. A relação entre a memória de trabalho e a compreensão leitora em Língua Inglesa como segunda língua. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Camila Caroline Oliveira Dassi

WINFIELD, C.; ENGELBERT, Ana Paula Petriu;CAMILOTTI, C. P.. Os benefícios e desafios do bilinguismo na infância e o desenvolvimento cognitivo cerebral. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Jucelia Cazuni Maculan e Luana Aparecida Ponciano

RIBAS, M.; GRITTI, L.;CAMILOTTI, C. P.. A megera Katherina Minola no cinema: "A Megera Domada" de Franco Zeffirelli e "10 coisas que eu odeio em você", de Gil Junger. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Thais Stolfo

FIORUCCI, W.; RIBAS, M.;CAMILOTTI, C. P.. Uma análise Intersemiótica da obra "Ventos de Quaresma", de Leonardo Padura Fuentes e a adaptação cinematográfica "Vientos de la Habana", de Félix Viscarret. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Christiny Pamela Zago

GUARESCHI, E.;CAMILOTTI, C. P.; PELOSO, Clara Franciele. Paolo e Francesca: Uma leitura do amor na Divina Comédia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Danielle Franco Brunismann

RUFFINI, M.; FIORUCCI, W.;CAMILOTTI, C. P.. A literatura vitoriana sob a perspectiva brasileira: inserção e recepção de Oliver Twist e David Copperfield, de Charles Dickens, no polissistema literário brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Juliano Augusto Mezzari Peretto

CAMILOTTI, C. P.; MARQUEZI, R. A.; FIORUCCI, W.; LIMA, M.. Relações sociais e de poder contidas nas personagens de Quincas Borba. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Juliana Fernanda Pires

CAMILOTTI, C. P.; MARQUEZI, R. A.; RIBAS, M.. Um diálogo entre Shakespeare e Machado de Assis: análise comparativa entre as obras Otelo e Ressurreição. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Patrícia Vargas e Tamara de Meira

RUFFINI, M.;CAMILOTTI, C. P.; RIBAS, M.. Retratos Decadentistas: similaridades entre Des Enssaintes e Dorian Gray. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Mariana Pessoa

CAMILOTTI, C. P.; LIMA, M.; MARQUEZI, R. A.; FIORUCCI, W.. A poética nas canções de Criolo: Rap e Vivências. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Robson Deon

LIMA, M.; MARQUEZI, R. A.; XAVIER, R;CAMILOTTI, C. P.. João Cabral: O humano nas coisas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Aline da Veiga Sartor

XAVIER, R; RIBAS, M.;CAMILOTTI, C. P.. Não há nada que moralize a imaginação: um estudo da figura feminina em Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Renan Foschiera

RUFFINI, M.; RIBAS, M.;CAMILOTTI, C. P.. A modesta Proposta de Jonathan Swift em foco: crítica social e tradução. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Camila Nayara Dartora

KAUST, A.; OZELAME, J.;CAMILOTTI, C. P.. A presença do realismo maravilhoso em Alice no país das maravilhas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Luana Izé Pereira

KAUST, A.; OZELAME, J.;CAMILOTTI, C. P.. A construção da heroína na obra Jogos Vorazes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Maysa Freschi dos Santos

CAMILOTTI, C. P.; RUFFINI, M.; RIBAS, M.. A configuração do papel feminino nas personagens da obra Muito Barulho por Nada, de William Shakespeare. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Cibele Filus Marchese

RUFFINI, M.; FIORUCCI, W.;CAMILOTTI, C. P.. As traduções de John Gledson e Roberto Scott-Buccleuch da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis: cultura brasileira e polissistema literário. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Joana Bertani de Campos

FIORUCCI, W.; RUFFINI, M.;CAMILOTTI, C. P.. Adaptação cinematográfica no genero policial contemporâneo: a construção das personagens em Sobre meninos e lobos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Beatriz Campos

FIORUCCI, W.; RUFFINI, M.;CAMILOTTI, C. P.. Os reflexos da Era Vitoriana nas personagens femininas da obra O leque de Lady Windermere, de Oscar Wilde. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Rosimari Nunes Alves

CAMILOTTI, C. P.; FIORUCCI, W.; LIMA, M.. O duplo presente nos dois contos de Edgar Allan Poe e Julio Cortazar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Karine Polini

SCHENATTO, C.;CAMILOTTI, C. P.; SANTOS, L.. Cinco minutos e a aventura de um soldado: dialogismo e intertextualidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Jefferson Jonathan dos Santos

OZELAME, J.; PARAHYBA, M.;CAMILOTTI, C. P.. O clássico revisitado: ?O MÁGICO DE OZ? sob o ponto de vista da bruxa má do oeste. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Jessica Valdati

KAUST, A.;CAMILOTTI, C. P.; OZELAME, J.. A remissão do Diabo: de vilão a mocinho em O Evangelho segundo Jesus Cristo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Polyana Zwirtes

PAIZAN, D.; KAUST, A.;CAMILOTTI, C. P.. O ensino de cultura nos livros didáticos de Língua Inglesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Eliane Andrade da Silva

CAMILOTTI, C. P.; GUTTIERRES, D.; PARAHYBA, M.. "Mãe, o cacete": A (des)construção do mito da boa mãe no conto de Ivana Arruda Leite. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Luiz Felipe Corá

OLIVEIRA, M.;CAMILOTTI, C. P.. O uso de atividades lúdicas como estratégia de ensino de Língua Inglesa: uma pratica funcional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Suellen de Almeida

OLIVEIRA, M.;CAMILOTTI, C. P.; PAIZAN, D.. Ensino de Língua Inglesa: obstáculos que o professor enfrenta. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Diego Damasceno

OLIVEIRA, M.;CAMILOTTI, C. P.; PAIZAN, D.. O ensino de Língua Inglesa na escola pública. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Daniele Guimarães

OLIVEIRA, M.;CAMILOTTI, C. P.; PAIZAN, D.. Considerando os conhecimentos prévios no ensino de Língua Inglesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Lucimar Cristina Pires

PAIZAN, D.; OLIVEIRA, M.;CAMILOTTI, C. P.. O uso da internet como fonte de material autêntico para um Ensino de Língua Inglesa mais significativo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.. Solenidade de Colação de Grau do Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês. 2021. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

DAGIOS, M.; ZAGO, L.;CAMILOTTI, C. P.. Processo Seletivo para Professor de Magistério Superior. 2021. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; PARISE, L.; DAGIOS, M.. Processo seletivo para professor de magistério superior Federal no Campus Pato Branco da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2017. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; FIORUCCI, W.; RIBAS, M.; RUFFINI, M.; LIMA, M.. Bancas de seleção de Mestrado- Avaliação de Provas Dissertativas. 2020. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; FIORUCCI, W.; RIBAS, M.; RUFFINI, M.; LIMA, M.. Bancas de Seleção de Mestrado- Arguição de Pesquisa e do Currículo Lattes. 2020. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; FIORUCCI, W.; RIBAS, M.; RUFFINI, M.; LIMA, M.. Bancas de Seleção de Mestrado- Proposta de Pesquisa. 2020. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

PASSONI, Taísa;CAMILOTTI, C. P.; DAGIOS, M.. Membro da Banca examinadora do exame de suficiência da disciplina de Língua Inglesa V do Departamento Acadêmico de Letras. 2019. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; PASSONI, Taísa; DAGIOS, M.. Presidente da Banca Examinadora do exame de suficiência da disciplina de Língua Inglesa IV do Departamento Acadêmico de Letras. 2019. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

WINFIELD, C.;CAMILOTTI, C. P.; PASSONI, Taísa. Membro da Banca examinadora do exame de suficiência da disciplina de Língua Inglesa VI do Departamento Acadêmico de Letras. 2019. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

WINFIELD, C.; PASSONI, Taísa;CAMILOTTI, C. P.. Membro da Banca examinadora do exame de suficiência da disciplina de Língua Inglesa VII do Departamento Acadêmico de Letras. 2019. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; PASSONI, Taísa; DAGIOS, M.. Membro de banca examinadora de elaboração e aplicação de exame de suficiência da disciplina Língua Inglesa V. 2019. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; WINFIELD, Claudia.; PASSONI, Taísa. Membro de banca examinadora de elaboração e aplicação de exame de suficiência da disciplina Língua Inglesa VI. 2019. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; DAGIOS, M.; ZAGO, L.. Membro de banca examinadora de elaboração e aplicação de exame de suficiência na disciplina de Língua Inglesa II. 2019. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; DAGIOS, M.; PASSONI, Taísa. Membro de banca examinadora de elaboração e aplicação de exame de suficiência da disciplina Língua Inglesa IV. 2019. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; WINFIELD, Claudia.; PASSONI, Taísa. Membro de banca examinadora de elaboração e aplicação de exame de suficiência da disciplina Língua Inglesa VII. 2019. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; ENGELBERT, Ana Paula Petriu; PARISE, L.. Aplicação e correção da prova de proficiência em Língua Inglesa para fins de mestrado e doutorado. 2019. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; ENGELBERT, Ana Paula Petriu; PARISE, L.. Aplicação e correção da prova de proficiência em Língua Inglesa para fins de mestrado e doutorado. 2019. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; ENGELBERT, Ana Paula Petriu; PARISE, L.. Correção da avaliação de proficiência para comprovação de conhecimentos em Língua Inglesa para fins de mestrado e doutorado. 2019. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; ENGELBERT, Ana Paula Petriu; PARISE, L.. Aplicação e correção da prova de proficiência para conhecimentos em Língua Inglesa, para fins de Mestrado e Doutorado. 2019. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; ZUFFO, D.; WINFIELD, C.. Exame de suficiência para o Curso Superior de Licenciatura em Letras Português-Inglês do Campus Pato Branco da UTFPR- Membro da banca examinadora do exame de suficiência da disciplina: Língua Inglesa I. 2017. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; WINFIELD, C.; RUFFINI, M.. Exame de Suficiência para o Curso Superior de Licenciatura em Letras Português-Inglês do Campus Pato Branco da UTFPR- Membro da banca de exame de suficiência da disciplina: Língua Inglesa III. 2017. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; WINFIELD, Claudia.; ZAGO, L.. Exame de Suficiência para o Curso Superior de Licenciatura em Letras Português-Inglês do Campus Pato Branco da UTFPR- Membro da banca de exame de suficiência da disciplina: Textos informativos. 2017. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; WINFIELD, Claudia.; RUFFINI, M.. Exame de Suficiência para o Curso Superior de Licenciatura em Letras Português-Inglês do Campus Pato Branco da UTFPR- Membro da banca de exame de suficiência da disciplina: Resumos e Resenhas. 2017. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; WINFIELD, C.; RIBAS, M.. Presidente da banca avaliadora do exame de suficiência para a disciplina de Língua Inglesa 4. 2017. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; WINFIELD, C.. Membro da banca avaliadora do Exame de suficiência para a disciplina de Laboratórios de Leitura e redação em Língua Inglesa: textos informativos. 2017. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; WINFIELD, C.. Presidente da banca avaliadora do Exame de suficiência para a disciplina de Leitura e redação em Língua Inglesa: Resumos e Resenhas. 2017. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; WINFIELD, C.; RUFFINI, M.. Exame de suficiência para a disciplina de Língua Inglesa 3. 2017. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; WINFIELD, C.; RIBAS, M.. Membro da banca avaliadora do exame de suficiência para a disciplina de Língua Inglesa 5. 2017. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; KOLINSKI, E.; CARNEIRO, N.. Presidente da banca avaliadora do Exame de suficiência para a disciplina de Língua Inglesa 1. 2017. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; WINFIELD, C.; RUFFINI, M.. Presidente da banca examinadora das avaliações de suficiência em Língua Inglesa 3. 2017. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; WINFIELD, C.. Membro da banca examinadora de suficiência de Língua Inglesa 1. 2017. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.. Membro da banca avaliadora das Avaliações de Proficiência em Lìngua Inglesa para fins de mestrado e doutorado. 2017. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; MELERE, E. R.; RIBAS, M.. Avaliação de prova de suficiência da disciplina Laboratório de Leitura e Redação em Inglês: Resumos e Resenhas. 2016. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

PARISE, L.;CAMILOTTI, C. P.. Avaliação da prova de suficiência da disciplina Práticas de Ensino em Língua Inglesa. 2016. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; MELERE, E. R.; RIBAS, M.. Banca Avaliadora da prova de suficiência em Práticas de Ensino de Língua Inglesa. 2016. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.. Análise de Documentação Comprobatória de Baixa Renda para Cotistas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no campus Pato Branco. 2016. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.. Correção da avaliação de proficiência em Língua Inglesa para fins de Mestrado e Doutorado. 2016. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; MELERE, E. R.; RIBAS, M.. Banca Avaliadora da prova de suficiência em Laboratório de Leitura e Redação em Inglês: Resumos e Resenhas. 2016. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CAMILOTTI, C. P.; ABREU, Claudete Conceição de.. Solenidades de Colação de Grau dos formandos de 2014. 2014. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Orientou

Thiago Schlogl Mozer

Análise da intertextualidade Germânica em Beowulf; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; (Orientador);

Gabrielli Moraes Zucchi

Literatura e interartes: análise de imagens de Ofélia da peça Hamlet, de William Shakespeare; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; (Orientador);

Rafael Carminatti da Rocha e Claricia Hagn

Estágio Supervisionado em Língua Inglesa: Ensino Fundamental; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade Tecnológica Federal do Paraná; (Orientador);

Letícia da Silva Santos

Tradução do texto dramático para o Português: Taken, de Winsome Pinnock; 2023; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Rafaela Lampugnani

Literatura e cinema; 2020; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Pedro Henrique Novak

Análise descritiva de duas traduções do Romance Triste Fim de Policarpo Quaresma para a Língua Inglesa; 2020; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Maria da Conceição Lima Cardoso

Cardápio literário: saberes e sabores; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Volmir Pacheco Morais

As Cantigas Medievais e a Música ? Uma Releitura; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Adrielly Dalastra

A Estética Fantástica de; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Camilli Vitória Garda e Gabriela Borges

Tradução Intersemiótica em contos de fada; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Maryelli Cristina Antonelli

Literatura e Ensino: A Megera Domada, de William Shakespeare, ensinada em forma de cordel para o Ensino Fundamental; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Aline Suzan Mitrut

A voz da mulher representada em A Megera Domada de William Shakespeare; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Mylena Thais Vargas Paulino

A análise da Tradução Intersemiótica de O conto da Aia, de Margaret Atwood para a série de TV, de Bruce Miller DE TV, DE BRUCE MILLER; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Alana Thais Bonfim dos Santos

O construto político da personagem shakespeariana Ricardo III à transposição intersemiótica em Francis Underwood da série televisiva The House of cards; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Rebbeca Teixeira e Ana Júlia Sarraff

Questões de intertextualidade entre a Bíblia e As cronicas de Nárnia; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Mateus da Silva Kaefer

Análise da Tradução Intersemiótica de Romeu e Julieta nas adaptações cinematográficas de Franco Zefirelli e Carlo Carlei; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Adriel Pilatti e Bruna Woicik Barcarolo

UMA ANÁLISE DE IDENTIDADE DE GÊNERO DO PERSONAGEM RICARDO NA OBRA ?A CONFISSÃO DE LÚCIO? A PARTIR DA TEORIA QUEER; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Leonardo kasmarek

As traduções para o Português dos poemas de Forence Welch; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Emily Fabris

A vingança sob duas perspectivas: Análise comparativa do tema na peça teatral Hamlet, de William Shakespeare, e do romance Assassinato no Expresso do Oriente, de Agahta Christie; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Carine Lise e Edinéia Teresinha Clem de Oliveira

Ingratidão Filial: Análise da tragédia shakespeariana por intermédio dos enredos de Lear e de Gloucester em Rei Lear; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Juliana Fernanda Pires

um diálogo entre William Shakespeare e Machado de Assis: Análise comparativa de Otelo e Ressurreição; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Leticia Silva Santos

Um Estudo da acentuação Cockeny como desafio de Tradução do texto dramático em Pygmalion, de Bernard Shaw; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Mauricio Maculan e Graziela Boaria

Análise da Tradução Intersemiótica entre a serie televisiva Penny Dreadful e o romance Frankenstein; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Daniele Guimarães

Estágio de docência em língua inglesa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Eliane Andrade da Silva

"Mãe, o cacete": A (des)construção do mito da boa mãe no conto de Ivana Arruda Leite; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Cristina Hamed Calza

Da psicanálise à literatura: A loucura em O Alienista, de Machado de Assis; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Leonardo Talau

Estágio Supervisionado de Língua Inglesa: Ensino Fundamental; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Samuel Bank

Estágio Supervisionado de Língua Inglesa: Ensino Fundamental; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Andressa Madruga

Estágio Supervisionado de Língua Inglesa: Ensino Médio; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Izadora Caprini

Estágio Supervisionado de Língua Inglesa: Ensino Médio; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Cássia Pastore

Estágio Supervisionado de Língua Inglesa: Ensino Fundamental; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Silmara Valensuelo Denis

Estágio Supervisionado de Língua Inglesa: Ensino Fundamental; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

IZABEL WAGNER

Estágio Supervisionado de Língua Inglesa: Ensino Fundamental; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Caroline Fatima Gural

Estágio Supervisionado de Língua Inglesa: Ensino Fundamental; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Vania Fernandes

Estágio Supervisionado de Lìngua Inglesa: Fundamentação teórica; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Adriely Maculan

Estágio Supervisionado de Lìngua Inglesa: Fundamentação teórica; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Maria Julia Saraff

Estágio Supervisionado em Língua Inglesa para Ensinos Fundamental e Médio; 2021; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Diovana Tais Pereira

Estágio Supervisionado em Língua Inglesa para Ensinos Fundamental e Médio; 2021; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Thais Love

Estágio Supervisionado em Língua Inglesa para Ensinos Fundamental e Médio; 2021; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Mayara Oliboni

Estágio Supervisionado em Língua Inglesa para Ensinos Fundamental e Médio; 2020; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Gláucia Maria da Roza

Monitoria para disciplina de Língua Inglesa 3; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Leonardo kasmarek

Orientação de Estágio supervisionado de Língua Inglesa no Ensino Fundamental e Ensino Médio; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Sabrina Campos

Estágio Supervisionado em Língua Inglesa para Ensinos Fundamental e Médio; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Sara Caroline Lopes de Morais

Estágio Supervisionado em Língua Inglesa para Ensinos Fundamental e Médio; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Mateus Aniesvski

Estágio Supervisionado em Língua Inglesa para Ensinos Fundamental e Médio; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Aline Thais Marchiori

Estágio Supervisionado em Língua Inglesa para Ensinos Fundamental e Médio; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Daniela Dala Rosa

Estágio Supervisionado em Língua Inglesa para Ensinos Fundamental e Médio; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Bruno Paludo

Estágio Supervisionado em Língua Inglesa para Ensinos Fundamental e Médio; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Cibele Filus Marchese

Estágio Supervisionado de Língua Inglesa; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Aline Benato Soares

Estágio Supervisionado de Língua Inglesa; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Mariana Perizzolo Lencina

Estágio Supervisionado de Lìngua Inglesa; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Luana Kramin Martins

Estágio Supervisionado de Língua Inglesa; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Rosimari Nunes Alves

Estágio Supervisionado de Língua Inglesa; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Daniele Aparecida Bueno de Lima

Estágio Supervisionado de Língua Inglesa; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Luciana Machado

Estágio Supervisionado em Língua Inglesa; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Sandra Mara Fernandes dos Santos

Estágio Supervisionado de Língua Inglesa; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Fernanda Sanches Bush

Estágio Supervisionado de Língua Inglesa; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Samara da Silva

Estágio Supervisionado de Língua Inglesa; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Daniela Boacik

Estágio Supervisionado de Língua Inglesa; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Elidinês Mattei

Estágio Supervisionado de Língua Inglesa; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Josiane Peres dos Santos

Estágio Supervisionado de Língua Inglesa; 2015; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Jéssica Lopes

Estágio Supervisionado de Língua Inglesa; 2015; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Polyana Zwirtes

Bolsa Monitoria de língua inglesa; 2014; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Clarice de Souza Lima dos Santos

Estágio supervisionado de Língua Portuguesa; 2014; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Camila Paula Camilotti;

Produções bibliográficas

  • CAMILOTTI, C. P. ; MAFRA, A. . O percurso shakespeariano de Giorgio Strehler no Piccolo Teatro de Milão. REVISTA VIS: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE , v. 19, p. 197-217, 2020.

  • CAMILOTTI, C. P. ; LUIZ, Tiago . Um estudo do humor da Ama de Romeu e Julieta nas traduções de Barbara Heliodora e Beatriz Viégas-Faria. Revista Belas Infiéis , v. 7, p. 9-26, 2018.

  • CAMILOTTI, C. P. ; CESTARO, F. . Uma soberania tirana: Ricardo III de William Shakespeare sob a perspectiva político -cinematográfica de Ian McKellen. PLEIADE (UNIAMÉRICA) , v. 10, p. 102-112, 2016.

  • CAMILOTTI, C. P. . Shakespeare's Othello beyond the boundaries of the page. Anuário de Literatura , v. 20, p. 11-24, 2015.

  • CAMILOTTI, C. P. . Os Passos criativos e artísticos do diretor Giorgio Strehler na constituição de suas encenações. Revista Cena , v. 17, p. 1-9, 2015.

  • CAMILOTTI, C. P. ; OSHEA, J. R. . Staging Political Scandals: Two Brazilian adaptations of William Shakespeare's Richard III. Cadernos de Tradução , v. 1, p. 71-96, 2014.

  • CAMILOTTI, C. P. . Shakespeare?s Romeo and Juliet beyond the Boundaries of Page: An Analysis of Baz Luhrmann?s Romeo + Juliet and its Balcony Scene. Academic Journal of Interdisciplinary Studies , v. 2, p. 53-61, 2013.

  • CAMILOTTI, C. P. ; TECCHIO, I. . Reflections on Translation Studies (resenha). Belas infiéis , v. 1, p. 139-144, 2012.

  • CAMILOTTI, C. P. ; LIBERATTI, E. . Desvendando os segredos da tradução de quadrinhos: Uma análise da tradução de. Belas Infiéis , v. 1, p. 95-112, 2012.

  • CAMILOTTI, C. P. ; GIACOMOZZI, S. ; ROMANELLI, S. ; MÜLLER, M. . Tradução do português para o italiano do livro Eu de Augusto dos Anjos. Revista X , v. 3, p. 279-289, 2012.

  • CAMILOTTI, C. P. . From Page to The Big Screens: (Re) constructing Baz Luhrmann?s Romeo + Juliet. Revista In-Traduções , v. 1, p. 1-12, 2010.

  • RUFFINI, M. (Org.) ; ZAGO, L. (Org.) ; CAMILOTTI, C. P. (Org.) . O Tempero do Tempo: The seasoning of time. 1. ed. Londrina: Eduel, 2022. v. 1. 152p .

  • CAMILOTTI, C. P. ; WINFIELD, C. (Org.) ; LIMA, M. (Org.) ; RIBAS, M. (Org.) ; RUFFINI, M. (Org.) ; FIORUCCI, W. (Org.) . Tradução, Comparatismo e Estudos Interartes. 1. ed. São Paulo: Pontes, 2022. v. 1. 341p .

  • RUFFINI, M. (Org.) ; FIORUCCI, W. (Org.) ; CAMILOTTI, C. P. (Org.) ; WINFIELD, C. (Org.) . Literaturas em comparação: Estudo da Tradução e interartes. 1. ed. Campinas: Pontes, 2021. v. 1. 429p .

  • BERGER, I. (Org.) ; KAUST, A. (Org.) ; CAMILOTTI, C. P. (Org.) . Living Words: Escrita Literária em Língua Inglesa no Curso de Letras. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2018. v. 1. 100p .

  • GRITTI, L. (Org.) ; CAMILOTTI, C. P. (Org.) ; DENARDI, D. (Org.) ; CARLI, H. (Org.) . Formação Continuada e seus desdobramentos: Ensino de Língua Portuguesa por meio dos gêneros do discurso no Ensino Fundamental. 1. ed. Francisco Beltrão: Calgan Editora Gráfica, 2018. v. 1. 196p .

  • CAMILOTTI, C. P. ; MAFRA, A. . Hamlet no Kabuki: Uma abordagem japonesa para a encenação da peça shakespeariana no Brasil. In: Camila Paula Camilotti; Claudia Marchese Winfield; Marcos Hidemi de Lima; Mariese Ribas; Mirian Ruffini; Wellington Fioruci. (Org.). Tradução, Comparatismo e Estudos Interartes. 1ed.São Paulo: Pontes, 2022, v. 1, p. 229-253.

  • CAMILOTTI, C. P. ; MAFRA, A. . Considerações acerca da evolução dos Estudos da Tradução como uma disciplina autônoma. In: Mirian Ruffini, Wellington Fioruci, Camila Paula Camilotti, Claudia Marchese Winfield. (Org.). Literaturas em comparação: Estudo da Tradução e interartes. 1ed.Campinas: Pontes, 2021, v. 1, p. 40-63.

  • CAMILOTTI, C. P. . O que o Hamlet dos trópicos tem a nos dizer? Uma produção cênica de Aderbal Freire-Filho. In: Celia Maria Arns, Anna Stegh Camati. (Org.). Hamlet no Brasil. 1ed.Curitiba: Editora UTFPR, 2019, v. 1, p. 215-234.

  • RIBAS, M. ; CAMILOTTI, C. P. . Leitura de histórias infantojuvenis: algumas perspectivas críticas. In: Letícia Lemos Gritti; Rosangela Aparecida Marquezi; Susiele Machry da Silva; Heloí Aparecida de Carli. (Org.). Formação continuada e seus desdobramentos 2: Ensino da Língua portuguesa por meio de gêneros do discurso no Ensino Fundamental 1. 1ed.Pato Branco: Calgan Editora Gráfica LTDA, 2019, v. 2, p. 178-196.

  • SANTOS, Leticia ; CAMILOTTI, C. P. . Um dia de primavera em Omelas: um estudo da tradução intersemiótica do conto The ones who walk away from omelas, de Úrsula K. Le Guin, adaptado para o vídeoclipe Spring day do grupo sul-coreano BTS. In: Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão. (Org.). Tradução. 1ed.Campinas: Pontes, 2019, v. 1, p. 263-274.

  • OSHEA, J. R. ; CAMILOTTI, C. P. . Escândalos políticos e a cena: duas adaptações brasileiras de Ricardo III. In: Aimara da Cunha Resende. (Org.). Shakespeare no Brasil: relendo linguagens, recriando textos, inovando produções. 1ed.Belo Horizonte: Tessitura Editora, 2018, v. 1, p. 93-118.

  • CAMILOTTI, C. P. . About a silent sadness. In: Camila Paula Camilotti, Isis Ribeiro Berger, Ana Maria Kaust. (Org.). Living Words: Escrita Literária em Língua Inglesa no Curso de Letras. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 42-42.

  • CAMILOTTI, C. P. . On the edge of a love story. In: Camila Paula Camilotti, Isis Ribeiro Berger, Ana Maria Kaust. (Org.). Living Words: Escrita Literária em Língua Inglesa no Curso de Letras. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 46-46.

  • CAMILOTTI, C. P. . Aproximações entre William Shakespeare e Nelson Rodrigues: O ciúme como ponto de encontro entre O conto de Inverno e A mulher sem pecado. In: Rodrigo Alexandre Xavier. (Org.). Nelson Rodrigues: Literatura, Sociedade e Política. 1ed.Campinas: Pontes, 2018, v. 1, p. 121-152.

  • CAMILOTTI, C. P. ; MACULAN, M. . O universo shakespeariano apresentado às crianças: Uma breve abordagem da apreciação do gênero teatral para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: Letícia Lemos Gritti; Camila Paula Camilotti; Didiê Ana Ceni Denardi; Heloí Aparecida de Carli. (Org.). Formação continuada e seus desdobramentos: Ensino de Língua Portuguesa por meio dos gêneros do discurso no Ensino Fundamental. 1ed.Francisco Beltrão: Calgan Editora Gráfica, 2018, v. 1, p. 176-192.

  • CAMILOTTI, C. P. ; MÜLLER, M. ; ROMANELLI, S. ; GIACOMOZZI, S. . Tradução do Português para o Italiano do livro Eu de Augusto dos Anjos. In: Maria do Socorro Silva de Aragão, Neide Medeiros Santos, Ana Isabel de Souza Leão Andrade. (Org.). Augusto dos Anjos: a heterogeneidade do Eu singular. 1ed.João Pessoa: Mídia Gráfica e Editora LTDA, 2012, v. 1, p. 407-418.

  • CAMILOTTI, C. P. ; OLIVEIRA, C. M. . Escrita criativa: Um ensaio sobre as correlações entre o processo da escrita e a psicanálise de Jacques Lacan. Conhecimento Prático Filosofia, Sao Paulo, p. 69 - 85, 26 dez. 2012.

  • CAMILOTTI, C. P. ; TORRESAN, Paolo . L'Italiano in Costa Rica. A colloquio con Annamaria Rimolo. Laboratorio Itals: Italiano come lingua straniera, Veneza, 06 jan. 2012.

  • SANTOS, Leticia ; CAMILOTTI, C. P. . Cincos burquês de magnólias artolados na lama: um breve estudo e crítica da adaptação de Millôr Fernandes para o português brasileiro do socioleto cockney. In: XII Selisigno XIII Simpósio de Leitura da UEL, 2022, Londrina. ANAIS 2022 XII Selisigno XIII Simpósio de Leitura da UEL 2022. Londrina: Editora EDUEL, 2022. v. 1. p. 354-362.

  • CAMILOTTI, C. P. ; NOVAK, P. . A tradução de vocábulos estrangeiros em duas traduções de Triste fim de Policarpo Quaresma para a Língua Inglesa. In: XII Seminário de Pesquisa, III Encontro Internacional, II Semana de iniciação científica de Letras, 2021, Curitiba. Anais: Intersecções, Diálogos e expressões da Lusofonia. Curitiba: Centro Universitário Campos de Andrade, 2020. p. 474-485.

  • LAMPUGNANI, R. ; CAMILOTTI, C. P. . História e memória na obra de Padura: Alberto Marqués em foco. In: Seminário Nacional de Literatura, História e Memória, 2020, Cascavel. Anais do XIV Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e V Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano. Cascavel: Editora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2020. p. 1-14.

  • SOARES, Aline Benato ; RUFFINI, M. ; CAMILOTTI, C. P. . A adaptação cinematográfica, de 2007, da obra A Abadia de Northanger, de Jane Austen, sob o viés da Tradução Intersemiótica. In: XI Seminário de Pesquisa- III Seminário de Dissertações em andamento- Semana de iniciação científica, 2019, Curitiba. Convergência, Interdisiciplinaridade e Ensino de Literatura. Curitiba: Editora Uniandrade, 2019. v. 1. p. 10-20.

  • SANTOS, Leticia ; CAMILOTTI, C. P. . UM DIA DE PRIMAVERA EM OMELAS: um estudo da tradução intersemiótica do conto The ones who walk away from omelas, de úrsula K. Le Guin, adaptado para o videoclipe Spring day do grupo sul-coreano BTS. In: Simpósio sobre léxico, lexicografia, terminologia e tradução, 2019, Florianópolis. Anais SILETRAD: Tradução. Campinas: Coleção Calepino, 2019. v. 1. p. 263-274.

  • CAMILOTTI, C. P. ; DENARDI, D. ; MACHADO, E. . A (Re)construção da Identidade do professor de Língua Inglesa sob a ótica de pesquisadores paranaenses. In: VI CLAFPL- VI Congresso Latino-Americano de formação de professores de Língua, 2016, Londrina. VI CLAFPL- VI Congresso Latino-Americano de formação de professores de Língua- Anais do evento, 2016. p. 241-253.

  • ROMANELLI, S. ; CAMILOTTI, C. P. ; MÜLLER, M. ; GIACOMOZZI, S. . Tradução do Português para o italiano do livro Eu de Augusto dos Anjos. In: I Congresso Nacional de Literatura - I CONALI, 2012, João Pessoa. Eu: 100 anos de poesia- Anais. João Pessoa: Ideia, 2012. v. 1. p. 1734-1742.

  • CAMILOTTI, C. P. . Constructing a Brazilian Shakespeare: A theatircal analysis of Jô Soares' production of William Shakespeare's Richard III. In: Seminário Internacional de Estudos literários (SINEL), 2011, Frederico Westphalen. Literatura e territorialidade. Frederico Westphalen: Editora URI, 2011. p. 779-788.

  • CAMILOTTI, C. P. . Political Shadows: Two Brazilian productions of William Shakespeare's Richard III. In: Terceras Jornadas Internacionales de Cultura y Literatura de Lengua Inglesa, 2009, La Plata. I came upon it in a dream: Ensayos sobre cultura y literatura anglosajonas.. La Plata: Foncyt, 2008. v. 1. p. 183-194.

  • SCHMITT, L. G. ; CAMILOTTI, C. P. ; CARMINATI, P. . O Ensino das Expressões idiomáticas da Língua Inglesa por meio de músicas. In: XVI Semana acadêmica de Letras, 2003, Cascavel. Semana acadêmica de Letras. Cascavel: EDUNIOESTE, 2003. v. 20. p. 631-638.

  • CAMILOTTI, C. P. . O que o 'Hamlet dos Trópicos' tem a nos dizer? Análise da montagem teatral de Aderbal Freire-Filho. In: III Seminário Nacional de Dramaturgia e Teatro: Dramaturgia e Cena Contemporânea, 2017, Cascavel. Caderno de Resumos: III Seminário Nacional de Dramaturgia e Teatro. Cascavel: Editora Unioeste, 2017. p. 13-13.

  • CAMARGO, J. ; CAMILOTTI, C. P. . Robinson Crusoé e Tomb Raider (2013): uma questão de Intertextualidade. In: VIII Encontro Internacional de Letras, Línguas, Linguagens, cultura e ensino, 2014, Foz do Iguaçu. Anais de Evento, 2014. v. 1.

  • CAMILOTTI, C. P. . Shakespeare's King Lear seen under Giorgio Strehler's perspective. In: 8th International conference on Professional Communication and Translation Studies, 2013, TImisoara. Communicating Science- Conference program and Book of abstracts, 2013.

  • CAMILOTTI, C. P. . Um diálogo entre Strehler e Shakespeare: análise da interpretação italiana de Re Lear. In: I Seminário Nacional da dramaturgia e teatro, 2013, Londrina. Resumos do I Seminário Nacional da dramaturgia e teatro, 2013.

  • CAMILOTTI, C. P. . Shakespeare in the big screen: An analysis of Baz Luhrmann's Romeo + Juliet. In: III Congresso Internacional da Abrapui: Language and Literatura in the age of Technology, 2012, Florianópolis. Programação e Cadernos de Resumos, 2012.

  • CAMILOTTI, C. P. . Projetos de tradução do italiano para o Português e do Português para o italiano: Sperone Speroni e Augusto dos Anjos. In: VI Semana acadêmica de Letras, 2012, Florianópolis. Caderno de Resumos: VI semana acadêmica de Letras, 2012.

  • CAMILOTTI, C. P. . A gênese e construção de Re Lear em Strehler. In: I Simpósio Internacional de Crítica Genética, tradução intersemiótica e audiovisual, 2011, Florianópolis. Caderno de resumos do I simpósio internacioal de Crítica genética, tradução intersemiótica e audiovisual, 2011.

  • CAMILOTTI, C. P. . Shakespeare no palco brasileiro: análise da produção Ricardo III de Celso Frateschi e Roberto Lage. In: XX CELLIP, 2011, Londrina. Cadernos de resumos, 2011.

  • CAMILOTTI, C. P. . Uma outra perspectiva: a tradução como fonte de inspiração no ensino de língua estrangeira. In: V Semana acadêmica de Letras, 2011, Florianópolis. Caderno de Resumos: V Semana acadêmica de Letras, 2011.

  • RUFFINI, M. ; CAMILOTTI, C. P. ; MARQUEZI, R. A. . III Literatura Live- LIteratura ao vivo. The ballad of the reading Gaol (A balada do Enforcado), de Oscar Wilde. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAMILOTTI, C. P. . Shakespeare e sua atemporalidade: um estudo sobre as principais características da obra shakespeariana e suas vertentes. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMILOTTI, C. P. . O que o Hamlet dos trópicos tem a nos dizer? Análise da encenação de Aderbal Freire-Filho. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NOVAK, P. ; RUFFINI, M. ; CAMILOTTI, C. P. . Paratextos Editoriais em duas traduções para a Língua Inglesa de Triste fim de Policarpo Quaresma. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMILOTTI, C. P. . O que o 'Hamlet dos Trópicos' tem a nos dizer? Análise da montagem teatral de Aderbal Freire-Filho. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAMILOTTI, C. P. . O ciúme como ponto de encontro entre O conto de Inverno, de William Shakespeare, e A mulher sem pecado, de Nelson Rodrigues. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMILOTTI, C. P. . Shakespeare's King Lear seen under Giorgio Strehler's perspective. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMILOTTI, C. P. . Shakespeare's Romeo and Juliet beyond the boundaries of page. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMILOTTI, C. P. . A gênese e construção de Re Lear e de La Tempesta em Giorgio Strehler. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMILOTTI, C. P. . Um diálogo entre Strehler e Shakespeare: análise da interpretação italiana de Re Lear. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAMILOTTI, C. P. . O ensino da Literatura em aula de Língua Estrangeira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAMILOTTI, C. P. . From page to the big screens: Re(constructing) Baz Luhrmann's Romeo + Juliet. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMILOTTI, C. P. ; GIACOMOZZI, S. ; ROMANELLI, S. ; MÜLLER, M. . Tradução do Português para o italiano do livro Eu de Augusto dos Anjos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BADO, Ana Luiza ; CAMILOTTI, C. P. . Tradução do Dialogo Della Rettorica: desafios. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMILOTTI, C. P. . O que há por trás das escrituras: o processo criativo na literatura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMILOTTI, C. P. . A gênese e construção de Rei Lear em Strehler. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAMILOTTI, C. P. . Uma outra perspectiva: A tradução como fonte de inspiração no ensino de língua estrangeira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMILOTTI, C. P. . Constructing a Brazilian Shakespeare: A theatrical analysis of Jô Soares' production of Richard III. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMILOTTI, C. P. . Shakespeare no palco brasileiro: análise da produção Ricardo III de Celso Frateschi e Roberto Lage. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMILOTTI, C. P. . Political Shadows: Two Brazilian Adaptations of Shakespeare's Richard III. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMILOTTI, C. P. ; SCHMITT, L. G. . O Ensino de Expressões Idiomáticas por Meio de Música. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMILOTTI, C. P. . Marcas da ordem patirarcal na LIteratura Brasileira. Londrina: Eduel, 2019 (Texto de contra-capa).

  • CAMILOTTI, C. P. . Marcas da ordem patirarcal na LIteratura Brasileira. Londrina: Eduel, 2019 (Texto orelha de capa).

  • CAMILOTTI, C. P. . On the edge of a love story. Curitiba: CRV, 2018 (Texto literário em Língua Inglesa: Mini-saga).

  • CAMILOTTI, C. P. . About a silent sadness. Curitiba: CRV, 2018 (Texto literário em Língua Inglesa: Mini-saga).

  • CAMILOTTI, C. P. ; MAFRA, A. ; SILVA, C. . Epitaph. Blumenau: Gráfica e Editora 3 de Maio LTDA, 2018. (Tradução/Livro).

  • ZUFFO, D. ; CAMILOTTI, C. P. . Relatos do Métrio. Pato Branco, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • TECCHIO, I. ; CAMILOTTI, C. P. . Sob o pôr do sol. Rio Branco: Editora IFAC, 2016. (Tradução/Livro).

  • CAMILOTTI, C. P. ; TECCHIO, I. . Sob o pôr do sol. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013. (Tradução/Artigo).

  • CAMILOTTI, C. P. ; TECCHIO, I. . Como o 7 enlouqueceu. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013. (Tradução/Outra).

  • CAMILOTTI, C. P. . A aprendizagem de Giorgio Strehler junto a Scala, de Milão (1947-1952). Florianópolis, 2012. (Tradução/Artigo).

  • CAMILOTTI, C. P. ; TECCHIO, I. . A Casa do Juiz. Florianópolis: Ilha do Desterro, 2012. (Tradução/Outra).

  • CAMILOTTI, C. P. . Silva Cavalli Felci. Florianopolis, 2010. (Tradução/Artigo).

  • CAMILOTTI, C. P. . Note Personali- Alfa Pietta. Florianopolis, 2010. (Tradução/Artigo).

Outras produções

CAMILOTTI, C. P. . Representações da loucura na tragédia Shakespeariana. 2025.

CAMILOTTI, C. P. ; WINFIELD, C. ; LOURENÇO, D. ; DENARDI, D. ; FERREIRA, E. ; GUARESCHI, E. ; PELOSO, Clara Franciele ; DAGIOS, M. ; DOS SANTOS, M. ; CONSOLI, M. ; LIMA, M. ; MUNIZ, M. ; RIBAS, M. ; RUFFINI, M. ; MARQUEZI, R. A. ; OLIVEIRA, S. ; FIORUCCI, W. . Diálogos interdisciplinares: Estudos sobre Língua, Literatura e Ensino. 2021.

CAMILOTTI, C. P. . Jonny vai a guerra e one: Uma análise intersemiótica do livro e da música. 2020.

CAMILOTTI, C. P. . Entrevista com Jonah Salz. 2020.

CAMILOTTI, C. P. . O discurso do Rei: uma interface entre avaliatividade e Tradução. 2020.

CAMILOTTI, C. P. . Diálogos interdisciplinares: Estudos sobre Língua, Literatura e Ensino. 2020.

CAMILOTTI, C. P. . A tragédia Macbeth reescrita para o público infantil por Charles Lamb. 2019.

CAMILOTTI, C. P. . Introductory note as a Paratextual Device: Translator's voice in Biswa Sahitya Granthamala. 2019.

CAMILOTTI, C. P. . Reflexões acerca do processo tradutório de 'A caçada'. 2019.

CAMILOTTI, C. P. . Persuasão de Jane Austen: Tradução e recepção no polissistema literário brasileiro. 2019.

CAMILOTTI, C. P. . Parecer Ad Hoc de artigo científico para Revista Acadêmica Ideação. 2019.

CAMILOTTI, C. P. . Tradução e equivaência: uma abordagem. 2018.

CAMILOTTI, C. P. . A tradução de O filho Eterno, de Cristovão Tezza para a Língua Inglesa sob as lentes dos Estudos da Traduação baseados em Corpus. 2018.

CAMILOTTI, C. P. . Tempos modernos e o feminino: a contribuição de Pygmalion, de George Bernard Shaw. 2018.

CAMILOTTI, C. P. . Shakespeare sob múltiplos olhares. 2015.

CAMILOTTI, C. P. ; MACHADO, E. . Tradução Intersemiótica. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TROMBETTA, Vanda Mari ; RIBAS, M. ; CAMILOTTI, C. P. . Oficina sobre ENADE 2025 Projeto de Ensino Enade 2025: revisando conteúdos para exame de Licenciatura em Letras. 2025. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMILOTTI, C. P. ; MACULAN, M. . Curso e Oficina de Extensão - Oficina de iniciação à escrita e à cena dramática. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBAS, M. ; CAMILOTTI, C. P. . Leituras de histórias infantojuvenis- Algumas perspectivas críticas. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAMILOTTI, C. P. ; MACULAN, M. . O Universo shakespeariano apresentado às crianças: uma breve abordagem do gênero teatral para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BERGER, I. ; KAUST, A. ; CAMILOTTI, C. P. . Living Words: Escrita literária em Língua Inglesa no Curso de Letras. 2018. (Editoração/Livro).

GRITTI, L. ; CAMILOTTI, C. P. ; DENARDI, D. ; CARLI, H. . Formação continuada e seus desdobramentos: Ensino de Língua Portuguesa por meio dos gêneros do discurso no Ensino Fundamental I. 2018. (Editoração/Livro).

CAMILOTTI, C. P. ; COLANGELO, L. . Aula de conversação de Italiano por videoconferência: uma interação cultural entre Brasil e Itália;. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAMILOTTI, C. P. . Curso de Extensão 'Shakespeare para crianças: abordagem de Shakespeare para o ensino fundamental'. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DENARDI, D. ; CAMILOTTI, C. P. . Tradução e Produção Literária em Língua Inglesa: Teatro. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAMILOTTI, C. P. . Curso de Italiano básico para a comunidade. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAMILOTTI, C. P. . Curso de Italiano para a comunidade - módulo 1. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAMILOTTI, C. P. . Curso e Italiano básico para a comunidade - módulo 2. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAMILOTTI, C. P. . Curso de Italiano básico para o PTI (Parque Tecnológico da Itaipu). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAMILOTTI, C. P. ; GIANCHIN, A. ; TEIS, D. ; MACHADO, E. ; ALMEIDA, F. ; GRITTI, L. ; PARISE, L. ; CONSOLI, M. ; LIMA, M. ; SILVA, S. . Curso de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAMILOTTI, C. P. . Curso de Italiano para a Terceira Idade. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAMILOTTI, C. P. ; TIRLONI, L. . Ensino/Aprendizagem de Literatura e de Língua Estrangeira. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Estudo das relações entre Literaturas de Língua Inglesa (de Shakespeare à Contemporaneidade) e Tradução Intersemiótica, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal o estudo e a análise de obras da Literatura de Língua Inglesa sob a luz dos estudos da Tradução Intersemiótica. O recorte temporal das obras é da época do renascimento inglês à contemporaneidade, ou seja, de William Shakespeare aos autores contemporâneos da Literatura de Língua Inglesa. Busca- se aprofundar, por intermédio da produção de artigos científicos, livros e capítulos de livros, a relação de obras literárias da Literatura de Língua Inglesa de autores como William Shakespeare, Jane Austen, Charles Dickens, Arthur Conan Doyle,Robert Louis Stevenson, Bram Stoker, Margaret Atwood, Toni Morrisson, etc. com outras mídias audiovisuais, como o teatro e o cinema. Como objetivos específicos, ao longo dos estudos da relação entre texto (signo verbal) e texto audiovisual (peça de teatro e/ou filme), far-se-á estudos referentes à análise textual, seja da tradução para a língua portuguesa e/ou inglesa, seja para a tradução do texto para o espetáculo teatral ou fílmico. Em meio a essas análises, busca-se observar as relações entre texto e obra audiovisual, a nível textual (análise da tradução interlinguistica), imagem (análise da tradução intersemiótica) e recepção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Camila Paula Camilotti - Coordenador / Mariese Ribas - Integrante / Adriano Mafra - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2020 - Atual

    Grupo de Pesquisa: Processos Educativos, Descrição: Projetos de pesquisa relacionados ao Grupo Processos Educativos: Estratégias para a compreensão leitora: processos educativos e formativos | Coordenadora Chris | Linha Educação Linguística Conecte-se | Coordenador Airton | Linha Educação Linguística Projetos de extensão relacionados ao Grupo Processos Educativos:. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Camila Paula Camilotti - Coordenador / Adriano Mafra - Integrante / Aline da Silva Meyer - Integrante / Amalia Cardona Leites - Integrante / Ana Silvia de Lima Vielmo - Integrante / Chris Royes Schardosim - Integrante / Francisleth Pereira Battisti - Integrante / Giovani Felipe - Integrante / Jonathan Gurgel de Lima - Integrante / Raquel da Silva Yee - Integrante., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

  • 2019 - 2022

    Relação entre estudos literários e Tradução Intersemiótica, Descrição: O objetivo principal deste projeto de pesquisa é desenvolver estudos e publicações na esfera dos estudos literários, especificamente dos estudos relacionados as Literaturas de Língua Inglesa; sobretudo no que tange as obras de William Shakespeare; e dos Estudos da Tradução, particularmente da Tradução Intersemiótica, no que tange, principalmente a relação da literatura com o cinema e o teatro. Como parte do processo de pesquisa, o projeto busca resultados por meio da publicação de artigos científicos, livros, capítulos de livros referentes aos temas de pesquisa acima abordados, além de traduções e dissertação de textos literários. Além das publicações, o projeto de pesquisa abarca as participações em eventos de literatura e de tradução, Simpósios, Conferências, Seminários. Como atividade adicional do projeto de pesquisa, conta-se, também, com a realização de trabalhos técnicos como pareceres em livros e artigos científicos referentes aos assuntos de pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Camila Paula Camilotti - Coordenador / Adriano Mafra - Integrante., Número de produções C, T & A: 30

  • 2018 - Atual

    Grupo de Pesquisa em Estudos de Literatura Contemporânea: Comparatismo, tradução e interartes, Descrição: Este projeto de Pesquisa tem como objetivo principal o estudo da Literatura e sua relação com os Estudos da Tradução e as interartes. As pesquisas são divulgadas por intermédio da participação dos integrantes do grupo em eventos tais como Simpósios, Seminários e Conferências nacionais ou internacionais referentes ao tema de estudo, bem como a produção de materiais científicos, tais como livros, capítulos de livros e artigos, referentes ao tema. Atualmente, os participantes do projeto de pesquisa estão confeccionando um livro no qual se insere uma coletânea de artigos referentes aos Estudos Literários, Estudos da Tradução e Interartes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (6) . , Integrantes: Camila Paula Camilotti - Integrante / Marcos Hidemi de Lima - Integrante / Mariese Ribas - Integrante / Mirian Ruffini - Integrante / Wellington Fiorucci - Coordenador / Claudia Marchese Winfield - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Grupo de Pesquisa: Estudos de Literatura Contemporânea: comparatismo, tradução e interartes, Descrição: O Grupo recém-formado prevê ações como participação com proposta de simpósios em congressos nacionais e internacionais, além de um evento interno no câmpus de origem. Seus líderes vêm organizando, no momento, a publicação de uma obra com membros do grupo e pesquisadores de outras instituições relativas às suas respectivas linhas de pesquisa. Todos os pesquisadores e alunos vinculados estão engajados atualmente em pesquisas com potencial para publicação em periódicos qualificados da área, sendo que alguns já submeteram ou publicaram artigos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (17) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (14) . , Integrantes: Camila Paula Camilotti - Integrante / Marcos Hidemi de Lima - Integrante / Mariese Ribas - Integrante / Mirian Ruffini - Integrante / Wellington Fiorucci - Coordenador / Claudia Winfield - Integrante / Tiago Marques Luiz - Integrante / Ivan Marcos Ribeiro - Integrante / Camila Cristina Bezerril Cardoso - Integrante / Carla Denize Moraes - Integrante / Eduardo Francisco Ferreira - Integrante / Fernanda Machado Brener - Integrante / Flavio Pereira - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Projeto de Pesquisa nos Estudos Descritivos da Tradução, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal a realização de estudos voltados para os Estudos da Tradução e sua contribuição para a leitura e escrita em língua estrangeira, sobretudo no que tange o par linguístico inglês/português. As atividades que envolvem o presente projeto se referem à tradução de textos e a análise de traduções, sob a perspectiva teórica dos Estudos Descritivos da Tradução (EDTs), de Guideon Toury. Este projeto prevê a participação de 10 alunos tradutores, graduandos do curso de Letras-Inglês da UTFPR, campus Pato Branco, com nível avançado de proficiência da língua inglesa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Camila Paula Camilotti - Integrante / Mirian Ruffini - Coordenador / Claudia Winfield - Integrante / Lais Letícia Corso - Integrante / Taís Marciele dos Reis - Integrante / Diego da Cruz - Integrante / Renan Foschiera - Integrante / Robson Deon - Integrante / Sandra Mara Fernandes dos Santos - Integrante / Daniele Franco Brunismann - Integrante / Cibele Filus Marchese - Integrante / Aline Benato Soares - Integrante / Giovana Bendia Pereira - Integrante / Géssica de Souza - Integrante / Ana Julia Apel - Integrante / Isabella Parzianello - Integrante / Kelen Mello - Integrante / Josiel Eco - Integrante / Nathália Ferreira Terres - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Estudos Literários, Linguísticos e Culturais em Língua Inglesa, Descrição: Considerando-se os diversos diálogos existentes entre os estudos da língua inglesa e tópicos de literaturas, de ensino, de leitura e escrita, de linguística, de estudos culturais, de estudos da tradução e de todas as suas particularidades, as pesquisas destes tópicos desenvolvidas por este grupo são essenciais para as atividades do profissional de Letras e podem vir a contribuir para uma melhor compreensão das várias facetas dos estudos da língua inglesa como um objeto de pesquisa, permitindo alternativas para a formação docente em vários níveis de ensino. O grupo é composto por professores pesquisadores e alunos de graduação envolvidos com a docência e a pesquisa nas linhas relacionadas, tanto no âmbito da graduação como da pós-graduação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Camila Paula Camilotti - Integrante / Lourdes Terezinha Graebin Parise - Integrante / Mariese Ribas - Coordenador / Mirian Ruffini - Integrante / Marcele Dagios - Integrante / Claudia Marchese Winfield - Integrante / Leandro Zago - Integrante / Didiê Ana Ceni Denardi - Integrante / Carla Helena Lange - Integrante / Karoline Aparecida de Oliveira Ribas - Integrante / Patricia Vargas de Andrade - Integrante / Ezequias da Silva Santos - Integrante / Denilson Amâncio Ferreira - Integrante / Lais Letícia Corso - Integrante / Amanda Sá Giachin - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Grupo de Pequisa Linguagem, Arte e Sociedade, Descrição: O grupo se constituiu visando consolidar a produção, a divulgação e a socialização do conhecimento de diversos pesquisadores das áreas da Linguística, Letras e Artes e das Ciências Humanas.O grupo desenvolve atividades de pesquisa cujos temas, interesses e problemas são suscitados pela riqueza inesgotável da contexto onde esta inserido. Trata-se de um contexto marcado por um acentuado cosmopolitismo advindo da diversidade cultural, nacional, étnica, linguística e social, resultante da localização de Foz do Iguaçu em uma Tríplice Fronteira - constituída pelo Brasil, Argentina e Paraguai - e da sua própria constituição histórica e social, feita através de migrações e imigrações, passadas e recentes. Porém, isto não significa que o grupo esteja circunscrito a este contexto regional, pois vários projetos de pesquisa o ultrapassam ao abordarem problemas diretamente vinculados ao ensino e a diferentes áreas de conhecimento como a Sociologia, a Antropologia, a Educação, entre outras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (10) . , Integrantes: Camila Paula Camilotti - Integrante / Cleiser Schenatto - Coordenador / Josiele Kaminski Ozelame - Integrante.

Prêmios

2017

Membro do Centro de Estudos Shakespearianos (CESh), Centro de Estudos shakespearianos (Belo Horizonte, MG).

2015

Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento de cargo da Carreira do Magistério Federal, na categoria funcional de Professor do Magistério Superior- Classe A, denominação Adjunto A, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2012

Doutorado sanduíche no exterior- bolsa PDSE, CAPES.

2007

Aprovada no Exame Internacional de proficiência em Língua Inglesa pela Universidade de Cambridge: CAE- Certificate of Advanced English, Cambridge University.

2007

Aprovada no Exame Internacional de proficiência em Ensino de Língua Inglesa- Teaching Knowledge Test (TKT-Módulo 2)- pela Universidade de Cambridge, Cambridge University.

2006

Aprovada no exame Internacional de proficiência em Ensino de Língua Inglesa - Teaching Knowledge Test ( TKT-Módulo 1)- pela Universidade de Cambridge, Cambridge University.

2003

Aprovada no exame Internacional de proficiência em Língua Inglesa pela Universidade de Cambridge- First Certificate in English (FCE), Cambridge University.

2002

Obtenção do exame internacional de proficiência oral em Língua Inglesa pela Universidade de Trinity (Trinity Exam), Universidade de Trinity.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco. , Rua Via do Conhecimento, Km 1, Fraron, 85503390 - Pato Branco, PR - Brasil, Telefone: (45) 32202601, Fax: (45) 32202601, URL da Homepage:

Experiência profissional

2020 - Atual

Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2015

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente Colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2014 - 10/2015

    Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura de Língua Inglesa I, Literatura de Língua Inglesa II, Língua Inglesa II, Língua Inglesa III, Inglês Técnico, Estudos Shakespearianos

  • 02/2014 - 10/2015

    Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Atividade de extensão realizada, Curso de Italiano básico para a comunidade.

2011 - 2011

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Italiana, Carga horária: 10

Outras informações:
Tópicos abordados: Praticas e habilidades orais e escritas na língua italiana, totalizando uma carga horaria de 60 horas.

2011 - 2011

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 10

Outras informações:
Tópicos abordados: habilidades orais e escritas em inglês, totalizando uma carga horaria de 60 horas.

Atividades

  • 08/2008

    Extensão universitária , Reitoria, Centro de Comunicação e Expressão.,Atividade de extensão realizada, Ensino de Língua Inglesa no Curso Extracurricular.

  • 03/2008

    Pesquisa e desenvolvimento, Reitoria, Centro de Comunicação e Expressão.,Linhas de pesquisa

  • 03/2010 - 07/2011

    Extensão universitária , Reitoria, Centro de Comunicação e Expressão.,Atividade de extensão realizada, Ensino de Língua Italiana no Curso Extracurricular.

2005 - 2007

New York School

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2004

New York School

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora monitora de Língua Inglesa, Carga horária: 20

2002 - 2004

Universidade Paranaense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria de Língua Inglesa, Carga horária: 12

2015 - Atual

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Língua Inglesa 3 Língua Inglesa 4 Língua Inglesa 5 Estudos Shakespearianos Laboratório de leitura e redação em Língua Inglesa: textos argumentativos Laboratório de Leitura e redação em Língua Inglesa: Resumos e Resenhas

Atividades

  • 04/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Pato Branco.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Reestruturação do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Curso de Letras Português/Inglês.

  • 09/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Pato Branco.,Cargo ou função, Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Letras Português/Inglês.

  • 09/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Pato Branco.,Cargo ou função, Presidente do Colegiado do Curso de Letras Português/Inglês.

  • 08/2021

    Direção e administração, Campus Pato Branco.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Letras Português/Inglês.

  • 11/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Pato Branco.,Cargo ou função, Membro da comissão de bolsas da Pós-Gradução em Letras (PPGL), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

  • 09/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Pato Branco.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante- NDE- do Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.

  • 05/2018

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e Sociedade: Diálogos Culturais e Comparativismos, Relações entre Literaturas de Língua Inglesa e Tradução intersemiótica, com foco no teatro e no texto dramático

  • 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Pato Branco.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Letras do Câmpus Pato Branco.

  • 03/2016

    Ensino, CALEM, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Inglês 3, Înglês 4, Inglês 5, Italiano 1, Italiano 2, Italiano 3, Italiano 4

  • 03/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Pato Branco.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Letras Português/Inglês.

  • 11/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus Pato Branco.,Linhas de pesquisa

  • 11/2015

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conversação Inglês Intermediário, Estudos Shakespearianos, Laboratório de Leitura e Redação, Laboratório de Resumos e Resenhas, Língua Inglesa I, Língua Inglesa III, Teoria do Teatro

  • 11/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Pato Branco.,Cargo ou função, Membro do Conselho Departamental do Curso de Letras Português/Inglês.

  • 05/2022 - 05/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Pato Branco.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de seleção e classificação das propostas apresentadas aos Editais de PIBID e Residência Pedagógica.

  • 04/2021 - 08/2021

    Direção e administração, Campus Pato Branco.,Cargo ou função, Vice-coordenadora do Curso de Letras Português/Inglês.

  • 07/2016 - 05/2018

    Direção e administração, Campus Pato Branco.,Cargo ou função, Vice-coordenação do Curso de Letras Português/Inglês.