Marila Cristine Sales Marques

Possui DOUTORADO EM MÚSICA - Doutora em MÚSICA, área Educação Musical(2015), no programa de pós-graduação da Escola de música da UFBA. Sua pesquisa foi sobre a implementação do ensino de música nas escolas da rede pública de ensino municipal da cidade de Salvador- Bahia e a visão dos professores de música da rede sobre a Lei 11.769/2008. Possui MESTRADO em Música (Mestre em música), na área de concentração em Educação Musical, pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Bahia (2007-2009), Foi bolsista FAPESB pesquisando sobre o ensino da música e suas funções nas escolas particulares de Salvador. Possui GRADUAÇÃO em Licenciatura em MUSICA pela Universidade Federal da Bahia (2006). Possui GRADUAÇÃO em Licenciatura em TEATRO( Artes Cênicas) na UFBA, seu Trabalho de Conclusão de Curso focou nos estudos de musicalidade em cena, música em teatro-educação, e montagem de espetáculos cênicos musicais. Atuou como professora (regime de substituição) na Licenciatura em Música, da Escola de Música da UFBA nos anos de 2010 e 2011. Trabalhou como professora em regime de substituição (contrato temporário) na UEFS-Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia (2014-2017). Atualmente é professora do quadro efetivo do Instituto Federal Baiano ( IFBAIANO) 2017.

Informações coletadas do Lattes em 03/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Música

2011 - 2015

Universidade Federal da Bahia
Título: Ensino musical na educação básica: A efetivação da lei 11.769 de agosto de 2008
Luiz César Marques Magalhães. Palavras-chave: Ensino musical; Escola pública; Escolas particulares; LDB- Lei diretrizes e bases.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Música

2007 - 2009

Universidade Federal da Bahia
Título: O ENSINO DA MÚSICA NO CONTEXTO ESCOLAR: Uma pesquisa nas escolas particulares da Rede de Ensino Fundamental de Salvador.,Ano de Obtenção: 2009
Luiz César Marques Magalhães.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: educação musical; Ensino fundamental; Escolas particulares; Salvador.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em LICENCIATURA EM TEATRO

2009 - 2014

Escola de Teatro da Ufba
Título: " ATRÁS DO TRIO ELÉTRICO SÓ NÃO VAI QUEM JÁ MORREU": TEATRO E MÚSICA NO PROCESSO DE CRIAÇÃO CÊNICA
Orientador: Fábio Dal Gallo

Graduação em MUSICA

2001 - 2006

Universidade Federal da Bahia
Título: Aulas de Teclado com Musicografia Braille para Deficientes Visuais
Orientador: Brasilena Pinto Trindade

Ensino Médio (2º grau)

1995 - 1997

Colégio Estadual de Itabuna

Formação complementar

2021 -

Poder e ala performance. , Febracis, FBCIS, Brasil.

2011 -

Teatro para iniciantes. , Teatro Vila Velha, TVV, Brasil.

2020 - 2020

CIS Coaching integral sistêmico. (Carga horária: 50h). , Febracis, FBCIS, Brasil.

2017 - 2017

Vivência de voz e canto. (Carga horária: 3h). , Descabelado, D., Brasil.

2017 - 2017

Musicoterapia. (Carga horária: 20h). , Associação Brasileira de Formação e Desenvolvimento Social, ABRAFORDES, Brasil.

2014 - 2014

Ensino Coletivo de Piano. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2012 - 2012

Educação Musical Especial e Inclusiva. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Curso de dramaturgia- Teatro do absurdo. (Carga horária: 36h). , Escola de Teatro da UFBA, ETEA, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Faça-se luz- curso de iluminação. (Carga horária: 36h). , Escola de Teatro, ETEA, Brasil.

2009 - 2009

Técnicas de manipulação e interpretação de objetos. (Carga horária: 6h). , FILTE- II Festival Latino-americano de Teatro da Bahia, FILTE, Brasil.

2009 - 2009

Expressão corporal e dramaturgia. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2009 - 2009

A construção do personagem. (Carga horária: 4h). , Trupe de teatro Nossos Trecos, TNT, Brasil.

2007 - 2007

Recursos Eletrônicos para Pesquisa em Música.. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2007 - 2007

Sociologia da música. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2004 - 2004

Musicografia Braille. (Carga horária: 24h). , Instituto de Cegos da Bahia, ICB, Brasil.

1999 - 2000

Piano(técnico), percepção, teoria, harmonia-CBM. , conservatório de música schubert, CMS, Brasil.

1994 - 1998

PIANO(FUNDAMENTAL)-Vinculado ao CBM. , conservatório de música schubert, CMS, Brasil.

1990 - 1993

PIANO, MUSICALIZAÇÃO INFANTIL COM FLAUTA DOCE. , ESCOLA DE PIANO HAYDN, EPH, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: MUSICA.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: TEATRO.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: MUSICOTERAPIA.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: CANTO.

Organização de eventos

Sales, Marila Cristine Silva ; Marques, C. S. M. Et Al. . FESTIVAL DE ARTE E MUSICA DO IFBAIANO. 2019. (Festival).

Marques, Marila Cristine Sales ; Marques, C. S. M. Et Al. . Famílias e Desafios Contemporâneos. 2019. (Outro).

Marques, C. S. M. Et Al. ; TROCOLLI, R. ; SANTOS, C. ; SALLES, P. B. ; Marques, Marila Cristine Sales . FENAGRO. 2018. .

Marques, Marila Cristine Sales ; Araújo, E. ; Alverita, Z. ; Araújo, Sheilane . I Encontro do Mari@'s. 2017. (Outro).

Marques, Marila Cristine Sales ; BRAGA, S. M. ; MACIEL, E. ; BARBOSA, M. L. . III Encontro do Fórum Permanente de Ensino de Música nas Escolas de Educação Básica e III Encontro do Fórum Musical da Bahia. 2016. (Outro).

Marques, Marila Cristine Sales ; BARBOSA, M. L. . II Semana de integração do LICEMUS -UEFS. 2015. (Outro).

Participação em eventos

1° Fórum do PDI 2020-2024 na Reitoria. 2019. (Outra).

2° Fórum do PDI 2020-2024 na Reitoria. 2019. (Outra).

Equipe Jordan Campos- O TERAPEUTA RESPONDE- Autoboicote. 2019. (Outra).

Equipe Jordan Campos- O TERAPEUTA RESPONDE- Autodefesa Bioenergética. 2019. (Outra).

Equipe Jordan Campos- O TERAPEUTA RESPONDE- Relacionamentos Modernos. 2019. (Outra).

FAMIF.ABERTURA DO EVENTO- MEU BRASIL BRASILEIRO. 2019. (Outra).

Famílias e desafios contemporâneos.Mãe é mãe- Maternidade. 2019. (Outra).

I SEMINÁRIO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DO IF BAIANAO. 2019. (Seminário).

FENAGRO 2018. ESTAND IFBAIANO e outros. 2018. (Feira).

I Encontro do Mari@'s.ABUSO SEXUAL INFANTIL: A PEDOFILIA, O CRIME, A LEI, A VÍTIMA. 2017. (Encontro).

I Encontro do Mari@'s.Maternidade e paternidade: Desafios na atualidade. 2017. (Encontro).

I Encontro do Mari@'s.VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, FAMILIAR E SEXUAL: precisamos falar sobre isso!. 2017. (Encontro).

SEMINÁRIO 18 DE MAIO- Dia nacional de combate e ao abuso e exploração. 2017. (Seminário).

III Encontro do Fórum Permanente de Música nas Escolas e III Encontro do Fórum de Educação Musical da Bahia. 2016. (Encontro).

II Seminário de Práticas Pedagógico-Musicais.II Seminário de Práticas Pedagógico-Musicais- promovido pelo PIBID de Música da UEFS,. 2015. (Seminário).

1ª semana de integração e planejamento PROGRAD PIBID LICEMUS PESQUISA E EXTENSÃO.Ensino musical e jogos teatrais para aplicação em escola básica. 2014. (Encontro).

I seminário de práticas pedagógico-musicais escolares.Performance musical na escola. 2014. (Seminário).

I seminário de práticas pedagógico-musicais escolares.Temas emergentes na educação musical escolar. 2014. (Seminário).

VI ENECIM- Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais. 2014. (Encontro).

II FEMBA-Fórum de Educação Musical. 2013. (Outra).

IV Encontro Internacional de Música.REFLEXÕES, SUGESTÕES E PROPOSTAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL: Implementação do ensino de música na educação básica de escolas brasileiras (Lei 11.769/2008).. 2013. (Encontro).

I Congresso Nacional de Educação Musical (I CNEM-UEFS). Políticas Públicas e a Educação Musical brasileira. 2012. (Congresso).

I Congresso Nacional de Educação Musical (I CNEM-UEFS). Música na educação básica: uma pesquisa sobre a efetivação da lei 11.769 nas escolas regulares de ensino da cidade de Salvador-Bahia. 2012. (Congresso).

I FEMBA- Fórum de Educação Musical da Bahia. 2012. (Outra).

II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL DE FEIRA DE SANTANA-BA. MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Uma pesquisa sobre a efetivação da lei 11.769 nas escolas regulares de ensino da cidade de Salvador-Bahia.. 2011. (Congresso).

XIX Encontro Anual da ABEM, 2010, Goiânia- GO..O Ensino da Música nas Escolas Particulares da Rede de Ensino Fundamental de Salvador-Ba. 2010. (Encontro).

FILTE- II Festival Latino-americano de Teatro da Bahia. 2009. (Outra).

V Reunião científica da Abrace.Vale do amanhecer: Uma visão etnocenológica. 2009. (Outra).

Amostra de artes e shows musicais do largo 2 de julho.Show musical acústico. 2008. (Outra).

Amostra de artes FESVA e FEMI do colégio Marista de salvador.FESVA e FEMI ( Festivais de arte e música do colégio Marista Salvador). 2008. (Outra).

Circulando Artes- Fábrica cultural ( aprendendo e ensinando). 2008. (Oficina).

Enacose- Encontro de corais em Sergipe.Encontro de corais- SUCAB. 2008. (Encontro).

Fábrica cultural- Aprendendo e Ensinando (Identidade cultural). 2008. (Oficina).

Fóruns quinzenais da Escola de Música da UFBA- Pós-graduação.Métodos de prendizagem cooperativa: Um relato de experiência. 2008. (Outra).

I Festival do circulando artes- Fábrica Cultural.I Festival Circulando Artes. 2008. (Outra).

II Encontro Internacional de Pesquisa em Educação Musical da Escola de Música da UFBA. 2008. (Encontro).

Recital de Mestrado: "Momentos Brasileiros".Momentos Brasileiros: Recital de Mestrado com participação de turmas do IMIT( curso de extensão da UFBA). 2008. (Outra).

XVII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical.o ensino da música nas escolas particulares da rede de ensino fundamental de Salvador: momentos da pesquisa. 2008. (Encontro).

I Encontro Internacional de Educação Musical da Escola de Música da UFBA.Resumo Projeto de pesquisa (O ensino da música no contexto escolar: Uma pesquisa nas escolas regulares da rede de ensino fundamental de Salvador). 2007. (Encontro).

III Simpósio de cognição e Artes Musicais (SINCAM). 2007. (Simpósio).

XVII Encontro anual da ABEM e ISME 2007.Uma Pesquisa nas Escolas Regulares da Rede de Ensino fundamental particular de Salvador. 2007. (Encontro).

250 anos de W. Amadeus Mozart.250 anos de Mozart. 2006. (Outra).

Palestras quinzanais- ICB. 2006. (Oficina).

Audição de Canto suplementar II, classes da profa. Tânia Barros.meu maior presente. 2005. (Outra).

Audição dos alunos do IMIT-Homenagem aos compositores da EMUS.COMPOSITORES DA EMUS. 2004. (Outra).

IV Forum de educação (UNEB). 2003. (Outra).

XVIII seminários internacionais de música emus- ufba. 2003. (Seminário).

Audição dos alunos de piano suplementar II, classe da profa. Anita Garrido.peças de piano. 2002. (Outra).

XVII Seminário internacional de música emus ufba. 2002. (Seminário).

Audição de alunos de piano suplementar I,classes da profa. Anita Garrido.peças para piano. 2001. (Outra).

Audição de canto suplementar I,classes da profa Rosana Barreto.vou te contar. 2001. (Outra).

Projeto:Encontro de corais.Encontro de corais. 1999. (Encontro).

PROJETO MUSICAL:Volta ao mundo.Volta ao mundo. 1999. (Outra).

Projeto: Os grandes clássicos-temas de filmes.Os grandes clássicos-temas de filmes. 1998. (Outra).

Apresentação final do Curso de manequim e modelo fotográfico c/ aspectos teatrais e de dança.Desfiles, apresentações de dança e teatro. 1993. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Marila Cristine Sales Marques

TOURINHO, A. C.; MAGALHÃES, M.C. L.; TRINDADE, B. P.; BARBOSA, J.;Marques, Marila Cristine Sales. O ensino musical nas escolas da rede municipal de Salvador-Bahia e a visão dos professores de música pós- Lei 11.769/2008. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Vanessa Saney Marins

Marques, Marila Cristine Sales; ANCANTARA, P. H. C.. Cosplay: Que personagem você quer vestir?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM TEATRO) - Escola de Teatro da UFBA.

Aluno: Ivã Luiz Sousa Silva

LEITE, J. C.; SILVA, S. J.;Marques, Marila Cristine Sales. Ensino de Teoria musical para alunos do curso técnico do Colégio Estadual Deputado Manoel Novais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Odemir Ferreira

Maciel, Marineide C.; GONDIM, M. T. P.;Marques, Marila Cristine Sales. Ensino coletivo e individual de piano na escola pública: Musicalizando jovens do Colégio Estadual Deputado Manoel Novais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Helder Barral

CARIBE, M.; TOURINHO, A. C.;Marques, Marila Cristine Sales. Ensino coletivo de violão para jovens das oficinas do curso de extensão da UFBA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Washington Jorge Muniz Barreto

Maciel, Marineide C.; LEITE, J. C.;Marques, Marila Cristine Sales. O canto coral na escola pública: Musicalizando jovens do Colégio Estadual Deputado Manoel Novais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Daniel Ferreira Silva

MAGALHÃES, M.C. L.; N. Paulo;Marques, Marila Cristine Sales. Prática de orquestra de câmara com alunos do Colégio Adventista de Salvador no MusiCAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Roseane Ramos Mota

Broock, Angelita; QUEIROZ, F. G.;Marques, Marila Cristine Sales. Educação Musical na Escola Pública: Musicalização para crianças de 5 a 6 anos da escola municipal de Paripe- subúrbio ferroviário de Salvador-Ba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: ERICO ALCANTARA

Marques, Marila Cristine Sales; Maciel, Marineide C.; FOGAÇA, Vilma de Oliveira. Aulas de Improvisação ao piano com alunos do curso pré-básico da UFBA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Orientou

Joedson Cezar

Estágio supervisionado III; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Janille Santos Teixeira

Estágio supervisionado III; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Luiz Carlos

Estágio supervisionado IV; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Lucas Barbosa

Estágio supervisionado III; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Ivã Luis Sousa Silva

ENSINO DE TEORIA MUSICAL PARA ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE MÚSICA DO COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANOEL NOVAES; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Marila Cristine Sales Marques;

Odemir Ferreira

ENSINO COLETIVO E INDIVIDUAL DE PIANO NA ESCOLA PÚBLICA: MUSICALIZAÇÃO PARA ADOLESCENTES ENTRE 15 E 17 ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADO MANOEL NOVAES; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Marila Cristine Sales Marques;

Washington Jorge Muniz Barreto

O canto coral na escola pública: Musicalizando jovens do Colégio Estadual Deputado Manoel Novais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Marila Cristine Sales Marques;

Helder Barral

Ensino coletivo de violão para jovens das oficinas do curso de extensão da UFBA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Marila Cristine Sales Marques;

Roseane Ramos Mota

EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA PÚBLICA: Musicalizando crianças de 5 a 6 anos na Escola Municipal de Paripe( Subúrbio Ferroviário de Savador-Bahia); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Marila Cristine Sales Marques;

Daniel Ferreira Silva

ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS DE CORDAS:Prática de orquestra de câmara com alunos do Colégio Adventista de Salvador no MusiCAS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Marila Cristine Sales Marques;

Márcio Bandeira

Estágio supervisionado IV- Escola agostinho Fróes da Mota; 2015; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Marila Cristine Sales Marques;

Lucas Barbosa da Silva

Estágio supervisionado IV- Colégio central- cidade nova; 2015; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Marila Cristine Sales Marques;

Lucas Samuel Carneiro Moreira

Estágio supervisionado III- Colégio municipal Agostinho; 2015; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Marila Cristine Sales Marques;

Adailton Neres

Estágio supervisionado III; 2015; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Marila Cristine Sales Marques;

Márcio Bandeira

Estágio supervisionado III; 2014; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Marila Cristine Sales Marques;

Luiz Carlos

Estágio supervisionado III; 2014; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Marila Cristine Sales Marques;

Luiz Carlos

Estágio supervisionado IV- Escola agostinho Fróes da Mota; 2014; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Marila Cristine Sales Marques;

Janille dos Santos Teixeira

Estágio supervisionado III-Colégio Gastão Guimarães; 2014; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Marila Cristine Sales Marques;

Joedson Cezar Barbosa

Estágio supervisionado III; 2014; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Marila Cristine Sales Marques;

Lucas Barbosa da Silva

Estágio supervisionado III- Colégio municipal Agostinho; 2014; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Marila Cristine Sales Marques;

Produções bibliográficas

  • Marques, Marila Cristine Sales . O Ensino da Música nas Escolas Particulares da Rede de Ensino Fundamental de Salvador. In: Encontro Anual da ABEM, 2010, Goiânia- GO. XIX Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2010.

  • Marques, Marila Cristine Sales . Vale do amanhecer: Uma visão etnocenológica. In: V Reunião científica da Abrace, 2009, São Paulo. Memória ABRACE, 2009.

  • Marques, Marila Cristine Sales . O Ensino da Música nas Escolas Particulares da Rede de Ensino fundamental de Salvador: Momentos da pesquisa. In: XVII Encontro nacinal da ABEM, 2008, são Paulo. Diversidade Musical e compromisso social : O papel da Educação Musical, 2008.

  • Marques, Marila Cristine Sales ; MARQUES, V. B. . Momentos Brasileiros: Recital realizado com turmas do IMIT(Iniciação Musical com Introdução a instruemntos de Tecla) na UFBA. In: XVII Encontro nacinal da ABEM, 2008, são Paulo. Diversidade Musical e compromisso social : O papel da Educação Musical, 2008.

  • Marques, Marila Cristine Sales . Métodos de prendizagem cooperativa, atividades e dinâmicas de grupo: Um relato de experiência. In: VII encontro regional da ABEM NE e I fórum paraibano de educação musical, 2008, João Pessoa. VII encontro REgional da ABEM NE e I fórum paraibano de educação musical, 2008.

  • Marques, Marila Cristine Sales . O Ensino Musical no Contexto Escolar: Uma Pesquisa nas Escolas Regulares da Rede de Ensino Fundamental de Salvador. In: XVII Encontro anual da ABEM-ISME 2007, 2007, Campo-Grande-MS. XVII Encontro anual da ABEM e encontro internacional da ISME 2007, 2007.

  • Marques, Marila Cristine Sales ; Marques, C. S. M. Et Al. . Festival de Arte e Música do IFBAIANO- Reitoria etapa semifinal. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Sales, Marila Cristine Silva ; Marques, C. S. M. Et Al. . Festival de Arte e Música do IFBAIANO- Etapa FINAL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Marques, Marila Cristine Sales . Apresentação: O Mari@'s. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SALES, M. C. S. ; Marques, Marila Cristine Sales . ATRÁS DO TRIO ELÉTRICO SÓ NÃO VAI QUEM JÁ MORREU: TEATRO E MÚSICA NO PROCESSO DE CRIAÇÃO CÊNICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Marques, Marila Cristine Sales . Performance musical na escola básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Marques, Marila Cristine Sales . Música na educação básica: uma pesquisa sobre a efetivação da lei 11.769 nas escolas regulares de ensino da cidade de Salvador-Bahia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Marques, Marila Cristine Sales . MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Uma pesquisa sobre a efetivação da lei 11.769 nas escolas regulares de ensino da cidade de Salvador-Bahia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Marques, Marila Cristine Sales . Métodos de prendizagem cooperativa, atividades e dinâmicas de grupo: Um relato de experiência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Marques, Marila Cristine Sales . Show musical acústico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Marques, Marila Cristine Sales . O Ensino da Música nas Escolas Particulares da Rede de Ensino fundamental de Salvador: Momentos da pesquisa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Marques, Marila Cristine Sales ; MARQUES, V. B. . Momentos Brasileiros: Recital realizado com turmas do IMIT(Iniciação Musical com Introdução a instruemntos de Tecla) na UFBA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Marques, Marila Cristine Sales . O Ensino musical no contexto escolar: Uma pesquisa nas escolas regulares da rede de ensino fundamental particular de Salvador. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Marques, Marila Cristine Sales . VALE DO AMANHECER: Uma visão etnocenológica 2009 (Resumo aprovado para V Reunião Científica ABRACE).

  • Marques, Marila Cristine Sales . Métodos de prendizagem cooperativa, atividades e dinâmicas de grupo: Um relato de experiência 2008 (Artigo Anais).

  • Marques, Marila Cristine Sales . O ensino musical no contexto escolar: Uma pesquisa nas escolas regulares da rede de ensino fundamental particular de Salvador 2007 (Artigo Anais).

Outras produções

Marques, Marila Cristine Sales ; Marques, C. S. M. Et Al. . Avaliador de Projetos de extensão do Programa Institucional de Bolsas de iniciação em Extensão Edital n 01/2018 PROEX/IFBaiano. 2018.

Marques, Marila Cristine Sales ; Marques, C. S. M. Et Al. . CANTORIA- Canto na Reitoria. 2017.

Marques, Marila Cristine Sales . Audiência Pública- Tribunal da Justiça. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Marques, Marila Cristine Sales . I seminário de práticas pedagógico-musicais escolares. Temas emergentes na educação musical escolar.. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Marques, Marila Cristine Sales ; LEITE, J. C. ; MACIEL, E. ; MENDES, J. J. ; BRAGA, S. M. . I Congresso Nacional de Educação Musical da UEFS. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Marques, Marila Cristine Sales . Oficina de Canto do FAMIF. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Marques, Marila Cristine Sales . Elementos teatro-musicais para coro performático. 2016. .

SALES, M. C. S. ; Marques, Marila Cristine Sales . Jogos teatrais e música. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Marques, Marila Cristine Sales . OFICINAS DE TEATRO PARA ALUNOS DO PROJETO OSMAR MACEDO. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Marques, Marila Cristine Sales . PLANOS DE AULA E MÉTODOS EM MÚSICA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Pio, Lorena ; Marques, C. S. M. Et Al. ; Marques, Marila Cristine Sales . Olhares da meia noite. 2019. Teatral.

Pio, Lorena ; Marques, Marila Cristine Sales . As mulheres de seu Chico. 2017. Teatral.

Marques, Marila Cristine Sales ; PIO, L. ; BORGES, J. . As mulheres de seu Chico. 2015. Teatral.

Marques, Marila Cristine Sales . 50 TONS DE NELSON. 2014. Teatral.

SANTANA, R. ; Marques, Marila Cristine Sales . O TEXTO INVADE A CENA- AMOSTRA SEMESTRAL DA OFICINA O TEXTO INVADE A CENA. 2013. Teatral.

Marques, Marila Cristine Sales . A'Musistória' sobre a criação do trio elétrico e da guitarra baiana. 2013. Teatral.

Marques, Marila Cristine Sales . 50 tons de Nelson- Nelson Rodrigues. 2013. Teatral.

Marques, Marila Cristine Sales . BARROS, ROSA E OUTRAS POESIAS. 2011. Teatral.

OLIVEIRA, Vinicius Oliveira de ; Marques, Marila Cristine Sales . REZA FEIRA E FOGO NO CORDEL DO NOSSO POVO. 2011. Teatral.

Marques, Marila Cristine Sales . Pedaços : Eu e Inácio ( Obra teatral-Apresentada no Ato de 4 da Escola de teatro- Mês de agosto). 2009. Teatral.

Marques, C. S. M. Et Al. ; Marques, Marila Cristine Sales . Mostra didática: O homem do princípio ao fim. 2009. Teatral.

Marques, Marila Cristine Sales ; Marques, C. S. M. Et Al. . Mostra da oficina de iluminação faça-se luz. 2009. Teatral.

Marques, Marila Cristine Sales ; MARQUES, V. B. . Entrevista e apresentação em Rádio de músicas autorais. 2006. Outra.

Marques, Marila Cristine Sales ; MARQUES, V. B. . Divulgação do cd "Aquela noite e outras"- Entrevista e apresentação rádio Morena FM-Serrinha-Ba. 2005. Outra.

Marques, Marila Cristine Sales ; MARQUES, V. B. . Toque brasileiro (Apresentação artística e entrevista em TV) -Regionais. 2004. Outra.

Marques, Marila Cristine Sales ; MARQUES, V. B. . Terça do rock-(Educadora FM-Divulgação do sigle: Aquela noite). 2004. Outra.

Marques, Marila Cristine Sales ; MARQUES, V. B. . Divulgação do sigle "Aquela noite". 2003. Outra.

Marques, Marila Cristine Sales ; MARQUES, V. B. . "Almoço à brasileira"- Divulgação do single: Aquela noite. 2003. Outra.

Marques, Marila Cristine Sales ; MARQUES, V. B. . "Café cultural"-Divulgação de show e entrevista trabalho (Single aquela noite). 2003. Outra.

Marques, Marila Cristine Sales ; MARQUES, V. B. . "Aquarela brasileira"-Entrevista TV Subaé (Teixeira de Freitas-Ba). 2003. Outra.

Marques, Marila Cristine Sales . Casamento na Roça- II. 1997. Teatral.

Marques, Marila Cristine Sales . Casamento na roça I. 1996. Teatral.

Marques, Marila Cristine Sales . PEDAÇOS- Videoclip. 2019. Audiovisual.

Marques, Marila Cristine Sales ; BORGES, J. ; MARQUES, V. B. ; COSTA, M. ; SANTHANA, A. . PEDAÇOS- SHOW autoral. 2018. Outra.

LEONE, H. ; MACEDO, A. ; Marques, Marila Cristine Sales . Homenagem a Caymmi do Projeto Osmar Macedo. 2014. Diversas.

MACEDO, A. ; LEONE, H. ; Marques, Marila Cristine Sales . Apresentação musical dos meninos do projeto Osmar Macedo- Guitarra Baiana. 2013. Outra.

Marques, Marila Cristine Sales ; MACEDO, A. ; LEONE, H. . Show da oficina Osmar Macedo na 'III Cãominhada na Barra'. 2013. Outra.

Marques, Marila Cristine Sales ; MARQUES, V. B. . Insuportável: Uma comédia de batom vermelho. 2010. Audiovisual.

Marques, Marila Cristine Sales ; MARQUES, V. B. . Gravação CD ao vivo banda Aoutra. 2009. Interpretação.

MARQUES, V. B. ; Marques, Marila Cristine Sales . Musical- A orquestra do papai. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

Marques, Marila Cristine Sales ; MARQUES, V. B. . ponto e vírgula. 2005. Interpretação.

Marques, Marila Cristine Sales ; MARQUES, V. B. . labirinto. 2004. Interpretação.

Marques, Marila Cristine Sales ; MARQUES, V. B. . aquela noite. 2003. Interpretação.

Marques, Marila Cristine Sales ; Marques, C. S. M. Et Al. . ABERTURA EVENTO FAMIF. 2019 (FAMIF).

Marques, Marila Cristine Sales ; MARQUES, V. B. . Show CD e DVD ao vivo Banda AOUTRA. 2009 (Gravação de Cd e DVD ao vivo banda AOUTRA).

Marques, Marila Cristine Sales ; MACIEL, M.C. . O bolo da mamãe- musical. 2009 (Apresentação artística alunos Sagrado coração).

Marques, Marila Cristine Sales ; MARQUES, V. B. . Forró Love- " O Triângulo, a Sanfona e a Zabumba". 2009 (Apresentação artística alunos Sagrado coração).

Marques, C. S. M. Et Al. ; Marques, Marila Cristine Sales . Amostra didática " Jogos e imrpovisação" módulo I ( Licenciatura em teatro- 2009.1). 2009 (Amostra didática "Jogos e IMprovisação" alunos de licenciatura em Teatro Ufba( Modúlo I - 2009.1)).

Marques, Marila Cristine Sales . DESENHOS ANIMADOS. 2006 (MUSICAL).

Marques, Marila Cristine Sales ; MARQUES, V. B. . REQUENTA MAIO. 2004 (FORRÓS DAS RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS-UFBA).

Marques, Marila Cristine Sales ; MARQUES, V. B. . DIA DAS BRUXAS. 2004 (HALLOWEM DAS RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS).

Marques, Marila Cristine Sales ; MARQUES, V. B. . DIA DAS BRUXAS. 2003 (HALLOWEM DAS RESIDENCIAS UNIVERSITÁRIAS).

Marques, Marila Cristine Sales . "oficinas de artes- canto coral". 2003 (1ª AMOSTRA DE ARTES-RESIDENCIAS UNIVERSITÁRIAS UFBA).

Marques, Marila Cristine Sales ; MARQUES, V. B. . REQUENTA MAIO 3. 2003 (FORRÓS DAS RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS-UFBA).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Qualidade de Vida no Trabalho e nos processos de trabalho, Descrição: Projeto dentro da Reitoria do IFBAIANO, a partir do NUPROS- Núcleo de Promoção á saúde do servidor. Ligado a COASC- COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO Á SÁUDE E QUALIDADE DE VIDA;.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marila Cristine Sales Marques - Coordenador / Marila Cristine Sales Marques Et.Al. - Integrante / Hildete de Jesus Andrade - Integrante.

Prêmios

2012

Bolsa de Doutorado, CAPES.

2007

Bolsa de Mestrado, FAPESB.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2017

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Professor contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor regime substituição

2009 - 2009

Bom samaritano

Vínculo: Estágio remunerado, Enquadramento Funcional: Professora de canto coral e musicalização, Carga horária: 12

Atividades

  • 05/2009 - 10/2009

    Estágios , Obras sociais Bom samaritano de Salvador.,Estágio realizado, Aulas de canto coral para crianças e adolescentes ( 7 a 15 anos de idade).

2004 - 2006

Centro espírita Casa de Emmanuel

Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Regente do coral Casa de Emmanuel

2009 - 2009

Colégio Sagrado Coração

Vínculo: Professora de música, Enquadramento Funcional: Professora de música, Carga horária: 10

Atividades

  • 03/2009 - 10/2009

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Música no ensino fundamental ( 1ª a 4ª série), Música no ensino infantil (crianças de 2 a 6 anos)

2010 - 2010

Colégio Sartre COC

Vínculo: Professor titular, Enquadramento Funcional: Professora de Música, Carga horária: 16

Atividades

  • 02/2010 - 05/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Música para educação infantil ( crianças de 2 a 5 anos), Oficinas de música ensino infantil- Piano, teclado, flauta doce, percussão, musicalização

1999 - 1999

Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Tecladista do coral dos servidores da CEPLAC

1995 - 2001

Conservatório de Música Schubert

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora de música

2001 - 2003

Escola Alternativa Musical

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora de teclado

2006 - 2006

ESCOLA APLICATIVA

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora de música ed. infantil (2-6) anos

2006 - 2006

Escola Cores e Letras

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora de música (1ª a 4ª séries)

2008 - 2008

fábrica cultural- circulando artes

Vínculo: Professora Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Professora música, Carga horária: 20

2004 - 2007

Instituto de Cegos da Bahia

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora estagiária- voluntária de teclado

2010 - 2011

Teatro Vila Velha

Vínculo: Sem vínculo institucional, Enquadramento Funcional: Professora de canto/ preparadora vocal

Outras informações:
Preparadora vocal da A outra companhia de teatro

2010 - 2011

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40

2004 - 2006

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora estagiária de música, Carga horária: 12

Atividades

  • 02/2010

    Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de conjunto instrumental II, Prática de ensino

  • 03/2004 - 12/2006

    Estágios , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Estágio realizado, IMIT Iniciação musical com instrumentos de Tecla.

2013 - 2016

Projeto Osmar Macedo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora e estagiária, Carga horária: 5

2017 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Artes EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.