Ari Armando Schulz
Graduado em Bacharelado em Teologia - Seminário Concórdia (1991); Graduado em Licenciatura Plena em História pela Faculdade Porto-Alegrense (1992); Especialização em Docência no Ensino Superior, pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA - 2010). Mestre em Ciências do Ambiente, pela Universidade Federal do Tocantins (2014-2016). Tem experiência na área de Teologia e História, com ênfase na docência em Ensino Superior. Atualmente disponível para o mercado de trabalho.
Informações coletadas do Lattes em 06/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências do Ambiente
2014 - 2016
Universidade Federal do Tocantins
Título: COTIDIANO E MODO DE VIDA DOS REASSENTADOS DO CANELA, EM PALMAS-TO, 15 ANOS APÓS O DESLOCAMENTO COMPULSÓRIO.,Ano de Obtenção: 2016
José Lamadrid Maron.Palavras-chave: Cotidiano; Ribeirinho; Comunidade Canela; Rio Tocantins.Grande área: Outros
Especialização em Docência no Ensino Superior
2010 - 2010
Centro Universitário Luterano de Palmas
Título: Análise da Atuação do Comitê de Ética do CEULP/ULBRA
Orientador: Washington Luiz Carvalho Lima
Graduação em Licenciatura Plena em História
1988 - 1992
Faculdade Porto-Alegrense
Título: Estagio Prático
Graduação em Bacharel em Teologia
1986 - 1991
Seminário Concórdia
Título: Estado Intermediário da Alma entre a Morte e a Ressurreição
Orientador: Carlos Warth
Formação complementar
2017 - 2017
Semana Pedagógica. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP, Brasil.
2016 - 2016
Semana Pedagógica. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP, Brasil.
2015 - 2015
Semana Pedagógica. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP, Brasil.
2014 - 2014
Semana Pedagógica. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP, Brasil.
2013 - 2013
Semana de Pedagógica -2013/1. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP, Brasil.
2013 - 2013
Bioética Aplicada às Pesquisas Env. Seres Humanos. (Carga horária: 180h). , Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, FIOCRUZ, Brasil.
2012 - 2012
Semana de Pedagógica -2012/2. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP, Brasil.
2011 - 2011
Semana de Planejamento - 2011/1. (Carga horária: 24h). , Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP, Brasil.
2010 - 2010
Semana de Planejamento - 2010/1. (Carga horária: 24h). , Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Organização de eventos
SCHULZ, A. A. ; HANNISCH, R. . Festival Gospel. 2016. (Festival).
Participação em eventos
XIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA. 2013. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
SCHULZ, A. A. . Cotidiano e Modo de Vida dos Reassentados do Canela, Palmas-TO. 1. ed. https://www.morebooks.de/store/pt/book/cotidiano-e-modo-de-vida-dos-reassentados-do-canela,-em-palma, 2016. 140p .
-
SCHULZ, A. A. . Calma, Deus sabe o que faz.. Cinco Minutos Com Jesus. 1ed.Porto Alegre: Concórdia Editora, 2017, v. 1, p. 11-14.
-
SCHULZ, A. A. . Diversidade Sexual: Enfrentando Preconceito. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCHULZ, A. A. . Meio Ambiente e Religião. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCHULZ, A. A. . Análise da Atuação do Comitê de Ética do CEULP/ULBRA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SCHULZ, A. A. ; BENDER, I. ; Ilson Muller . Apostila de Cultura Religiosa 2013 (Apostila).
-
SCHULZ, A. A. ; BENDER, I. ; Ilson Muller . Apostila de Cultura Religiosa 2013 (Apostila).
-
SCHULZ, A. A. . 5° Domingo de Páscoa. Porto Alegre: Editora Conórdia, 2010 (Preciso Falar - Auxílios Homiléticos).
-
SCHULZ, A. A. . Castelo Forte. Porto Alegre: Editora Conórdia, 2007 (Meditações Diárias).
-
SCHULZ, A. A. . Castelo Forte. Porto Alegre: Editora Conórdia, 2006 (Meditações Diárias).
-
SCHULZ, A. A. . Castelo Forte. Porto Alegre: Editora Conórdia, 2005 (Meditações Diárias).
-
SCHULZ, A. A. . Castelo Forte. Porto Alegre: Editora Conórdia, 2004 (Meditações Diárias).
-
SCHULZ, A. A. . Castelo Forte. Porto Alegre: Editora Conórdia, 2003 (Meditações Diárias).
Outras produções
SCHULZ, A. A. ; HANNISCH, R. ; MULLER, I. . Apostila De Cultura Religiosa. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
SCHULZ, A. A. ; HANNISCH, R. ; MULLER, I. . Apostila de Cultura Religiosa 2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila Didádica).
Projetos de pesquisa
-
2014 - Atual
COTIDIANO E MODO DE VIDA DOS REASSENTADOS DO CANELA, EM PALMAS-TO, 15 ANOS APÓS O DESLOCAMENTO COMPULSÓRIO., Descrição: O presente estudo terá uma abordagem qualitativa, pois não visa estabelecer quantitativo numérico, mas sim conhecer mais profundamente uma realidade social. Quanto aos objetivos é de caráter exploratório tendo como finalidade explicitar e aumentar o grau de conhecimento a respeito da problemática em questão. Quanto aos procedimentos será feito uma revisão bibliográfica e um estudo de caso, pois o presente estudo ocupar-se-á de uma unidade social, para investigá-la, buscando um amplo e detalhado conhecimento da mesma (GIL, 1946, p. 58). O foco deste estudo são os antigos moradores do povoado Canela, que ficava localizado a margem direita do Rio Tocantins, em Palmas-TO. Esta comunidade, com a formação do reservatório da usina do Lajeado, em 2000, foi reassentada na zona urbana de Palmas, mais precisamente na Quadra 508 norte. O pesquisador buscará os possíveis participantes juntos as famílias reassentadas na quadra 508 Norte. A amostragem será composta por pessoas que tenham mais de 35 anos, pois estes têm um período considerável de vivência no antigo povoado Canela e uma melhor compreensão do significado das readaptações e reconstruções que ocorreram nesta comunidade após este deslocamento compulsório. Quanto à escolha do número de participantes, Minayo (2001) afirma que o critério de representatividade da amostragem na pesquisa qualitativa não é numérico como na pesquisa quantitativa. A quantidade de pessoas entrevistadas deve, no entanto, permitir que haja a reincidência de informações ou saturação dos dados, situação que ocorre quando nenhuma informação nova é acrescentada com a continuidade do processo de pesquisa. A continuação da pesquisa torna-se, portanto, pouco produtiva ou até mesmo inútil dependendo do período de insistência na continuidade. Mas a grande dificuldade é saber o quão grande será esse número. Alguns pesquisadores afirmam que a melhor maneira de definir é pesquisando, isto é, o pesquisador saberá quando suas entrevistas ainda estão acrescentando informações a seu estudo. Apenas para cumprir os requisitos do cadastro na plataforma se estabeleceu a amostra em 15, o que eventualmente pode ser um número aproximado da amostragem do estudo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ari Armando Schulz - Coordenador / Dr. José Ramiro Lamadrid Marón - Integrante.
-
2014 - Atual
RELAÇÃO ENTRE CONDIÇÕES SOCIOAMBIENTAIS E A PROLIFERAÇÃO DA DENGUE NO JARDIM TAQUARI, PALMAS ? TO, Descrição: Este trabalho teve como objetivo verificar a relação socioambiental com a proliferação da dengue no Bairro Jardim Taquari em Palmas. Partiu-se da problemática que a dengue está relacionada com as questões ambientais, pois a doença pode ser transmitida em decorrência das condições socioambientais e do comportamento da população. A pergunta problema é: Qual a relação das questões socioambientais com o grande número de casos de dengue ocorridos no Jardim Taquari em Palmas?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Ari Armando Schulz - Coordenador / Elistênia Fonseca - Integrante / Marina Secco - Integrante / Virgínia Magrin - Integrante / Yara Correia - Integrante / Carla Seibert - Integrante.
Prêmios
2012
Membro Titular do Fórum Estadual de Educação, Secretaria Estadual de Educação.
2009
Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com seres Humanos do CEULP, CONEP - CEULP/ULBRA.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura Municipal de Palmas - TO. , Rua Artur Azevedo, Planalto II, 65975000 - Estreito, MA - Brasil, Telefone: (63) 981307242
Experiência profissional
2009 - 2017
Centro Universitário Luterano de PalmasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Capelão, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2017
Centro Universitário Luterano de PalmasVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
2001 - 2009
Congregação Evangélica Luterana do CalvárioVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pastor, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
1993 - 2001
Congregação Evagélica Luterana Cristo SalvadorVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Autônomo - Serviços religiosos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
1993 - 1993
Faculdade Luterana Rui BarbosaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
1992 - 1992
Instituto Vocacional LuteranoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2017 - 2018
Prefeitura Municipal de Palmas - TOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Nível II, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ari Armando Schulz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?