Claudia Consuelo Amigo Pino

É professora associada de literatura francesa na Universidade de São Paulo. Tem estudado sempre a literatura pelas bordas, a partir de tudo aquilo que aparentemente não é (ainda) literatura. Seus trabalhos giram em torno da crítica, dos diários, dos manuscritos, dos textos inacabados, mas também das obras impossíveis, que ainda não foram escritas. Nos últimos 10 anos, tem se dedicado à obra de Roland Barthes. Publicou os livros A ficção da escrita (2004), Escrever sobre escrever (2007) e Roland Barthes: a aventura do romance (2015), além de vários artigos, números especiais de revistas e coletâneas, entre os que destaca o livro Roland Barthes Plural (2017, em o-autoria com Laura Brandini e Márcio Venício Barbosa) e Novamente Roland Barthes (2018) elaborado a partir dos trabalhos do grupo de pesquisa "O escritor plural: estudos pluridisciplinares sobre a obra de Roland Barthes". Nesse momento, prepara um livro sobre os Seminários de Roland Barthes, que conta com apoio da Fapesp e do CNPq. É membro da equipe editorial das revistas Criação & Crítica e Manuscrítica. E-mail: camigopino@gmail.com

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)

1997 - 2001

Universidade de São Paulo
Título: A escritura da ficção e a ficção da escritura
Orientador: Philippe Léon Marie Ghislain Willemart
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Georges Perec; Crítica Genética; 53 jours; Pós-modernidade; Psicanálise e Literatura; Literatura francesa contemporânea. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em andamento em Magíster en Literatura

1996 - Atual

Universidad de Chile
Orientador:;

Graduação em Jornalismo

1990 - 1995

Universidad de Chile

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2013

Livre-docência. , Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH, Brasil. , Título: Em busca de uma vida nova. O romance de Roland Barthes, Ano de obtenção: 2013., Palavras-chave: Roland Barthes; Crítica Genética; Vita Nova.

2008

Pós-Doutorado. , Institut de Textes et Manuscrits Modernes, ITEM/CNRS, França. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

2015 - 2016

Pós-Doutorado. , Université Paris Diderot, PARIS 7, França. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Crítica Genética.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Literatura Francesa Contemporânea.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Literatura e Psicanálise.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: a criação literária em literatura francesa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, C. C. E. ; GAMA, M. ; ALMEIDA, A. N. ; CRISTO, M.L.P. ; Pereira, V.A.C ; PINO, C. C. A. ; GABRIEL, M. ; GONCALVES, D. O. . XIVo Congresso Internacional da APCG - Rascunhos do contemporâneo. 2019. (Congresso).

SILVA, C. C. E. ; CRISTO, M.L.P. ; GAMA, M. ; Pereira, V.A.C ; ALMEIDA, A. N. ; PINO, C. C. A. . XIIIo Congresso Internacional da APCG - A criação em circulação. 2017. (Congresso).

BELLOCCHIO, C. M. ; OLIVEIRA, P. P. ; FONTANARI, R. ; BERGONZONI, G. A. ; Cavalari, T.B. ; PINO, C. C. A. . Colóquio Barthes Plural. 2015. (Congresso).

PINO, C. C. A. ; PEREZ, J. P. . II Encontro dos Editores de Revistas da Área de Letras e Linguística. 2013. (Congresso).

PINO, C. C. A. . O país da desmedida. Camus no Brasil. 2013. (Exposição).

PINO, Claudia Amigo ; AMARO, L. . Escribir la infancia: entre temas y juegos. Simpósio no 54o Congresso de Americanistas. 2012. (Congresso).

SILVA, C. C. E. ; PINO, C. C. A. . Simpósio A literatura como crítica, a crítica como literatura: reflexões sobre o diálogo entre a crítica literária e a literatura (e vice-versa). 2012. (Congresso).

AMARO, L. ; PINO, C. C. A. . Simposio Escrituras de Infancia - JALLA. 2010. (Congresso).

PINO, C. C. A. ; PIETRAROIA, Cristina Moerbeck Casadei ; Zavaglia, A. . Encontro da Pesquisa de Pós-graduação e Iniciação Científica. 2010. (Congresso).

AMARO, L. ; PINO, C. C. A. . Simpósio "El yo y los otros". 2009. (Congresso).

PINO, C. C. A. ; LOUSADA, E. ; Mouzat, A. . Encontro da Pesquisa de Pós-graduação e Iniciação Científica. 2009. (Congresso).

PINO, C. C. A. . Encontro do GT de Crítica Genética. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

JALLA BRASIL 2010. http://www.proppi.uff.br/jalla. 2010. (Congresso).

53 ICA Congresso Internacional de Americanistas. La vida de todo el mundo, en el espacio sideral. 2009. (Congresso).

Processo de Criação e Interaçoes. Gêneses Críticas: Barthes, Perec, Glissant. 2008. (Congresso).

Littératures Métisses: Esthétique et Idéologie. Pour une écriture métisse: Glissant et la critique génétique. 2007. (Congresso).

Perspectivas da Literatura Francesa: o romance francês contemporâneo.Georges Perec: O espaço modo de usar. 2006. (Outra).

Séminaire Georges Perec.53 jours d'écriture. 2006. (Seminário).

Leituras do processo. Críitica ao processo. 2005. (Congresso).

Simpósio Escrever a vida. Novas abordagens para uma teoria da autobiografia..Espaço e autobiografia: o papel do quarto nas lembranças de infância. 2005. (Simpósio).

Enanpoll 2004. Introdução à interpretação em crítica genética. 2004. (Congresso).

Poéticas da Criação. A crítica genética no limite. 2002. (Congresso).

Enanpoll 2000. A estrutura dialética da criação. 2000. (Congresso).

Fronteiras da Criação. Entre a escritura e a leitura: 53 jours de Georges Perec. 1999. (Congresso).

Congrès genèse. Études Génétiques au Brésil. 1998. (Congresso).

Enanpoll 1998.Perspectivas da crítica genética. 1998. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luís Felipe de Abreu

COSTA, L. B.; BENTZ, I. M. G.; SILVA, A. R.;PINO, C. C. A.. Fragmentos de um discurso biográfico: poéticas, políticas e devorações do biografema na comunicação contemporânea. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Caio Leal Messias

WILLEMART, P.; ZULAR, R.;PINO, C. C. A.. Orion, Personagem de Bauchau - Arte, Psicose e o Fim da Análise. Um Estudo de Crítica Genética. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Natalia de Oliveira Ribeiro Candido Gomes

FIGUEIREDO, E.; INACIO, E. C.;PINO, C. C. A.. Violette Leduc: a travessia do deserto ao arco-íris. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Pedro Israel

Chagas, E.F.; Kroef, A.B.G.; Germano, G.;PINO, C. C. A.. Do absurdo à revolta em Albert Camus. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Guilherme Fernandes

PINO, Claudia Amigo; LEITE JUNIOR, J.; INACIO, E. C.; GALINDEZ, V.. Corpo e escrita: a elaboração da AIDS em Caio Fernando Abreu e Hervé Guilbert. 2016. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Aline Magalhães dos Santos

PINO, Claudia Amigo; SANTOS, M. A. A.; MELLO, C. M. M.; BISCHOF, B.. O pintar literário nos Escritos sobre a arte, de Émile Zola. 2016. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Andrei Fernando Ferreira Lima

DAHLET, V. M. B.; FIGUEIREDO, E.; SANTOS, L. A.;PINO, Claudia Amigo. Édouard Glissant e a questão identitária antilhana. 2016. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Priscila Pesce Lopes de Oliveira

COSTA, A. M.; SILVA, M. R. P.;PINO, C. C. A.. Inconfessadamente ditoso: trânsitos do eu nas escritas de Roland Barthes e de Ana Cristina Cesar. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Arthur Vinícius Dantas da Silva

SILVA, M. R. P.;PINO, C. C. A.; BARBOSA, M. V.. Mel no asfalto: percepções do Neutro nos contos de Caio Fernando Abreu. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Tatiana Barbosa da Silva

SILVA, C. C. E.;PINO, C. C. A.; ARBEX, M.. Instantâneos de ausências. Perec e as relações entre texto, fotografia e memória. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Carolina Augusto Messias

ARBEX, M.; JORGE, Verónica Galíndez;PINO, C. C. A.. A biblioteca caleidoscópica: um modo de ler La vie mode d'emploi e Bouvard e Pécuchet. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Ana Amelia Barros Coelho Pace

PINO, C. C. A.; Moraes, M. A.; NORONHA, J. M. G.. Lendo e escrevendo sobre o pacto autobiográfico de Philippe Lejeune. 2012. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Keila Prado Costa

FIGUEIREDO, E.; NATALI, M. P.;PINO, C. C. A.. A favela como ficção ? Uma leitura de Texaco e Cidade de Deus. 2011. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Henrique Toledo Groke

SCARPELLI, M. O. F.; DAMATO, D. B.;PINO, C. C. A.. Despactários no diverso: uma aproximação entre Édouard Glissant e João Guimarães Rosa. 2011. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Alan Bezerra Torres

COUTINHO, F.M.A.; SILVA, C.A.V.;PINO, C. C. A.. Manuel de Barros e os espaços da infância. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Samara Fernanda de Almeida Oliveira Lócio e Silva Geske

SILVA, N. A. G.; SILVA, F. L. E.;PINO, C. C. A.. O Avesso e o Direito da escritura camusiana: de L'Êtranger aos Écrits de Jeunesse. 2011. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Mario Tommaso Pugliese Filho

HANSEN, J. A.; PECORA, A.;PINO, C. C. A.. Presente invenção: lendo romances brasileiros contemporâneo. 2010. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Rodrigo Ferraz de Camargo

WILLEMART, P.; Dunkel, C;PINO, C. C. A.. Soletrações do Enigma. 2009. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: José Carlos de Souza

WILLEMART, P.; MOTTA, L. T.;PINO, C. C. A.. Balbertinec Um litoral "À l'ombre de jeunes filles en fleur". 2009. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Rodrigo Ferraz de Camargo

PINO, C. C. A.; WILLEMART, P.; Dunkel, C. Perac/Lacan. Soletrações do enigma: uma tentativa de articulação entre literatura e psicanálise. 2009. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Isabel Lopes Coelho

PINO, C. C. A.; JORGE, Verónica Galíndez; MORAES, E. R.. Quem matou o autor foi o crítico. 2009. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Rose Yukiko Sugiyama

IZARRA, Laura patricia Zuntini de; CANDI, M. R.;PINO, C. C. A.. Espacialidades Narrativas: Uma leitura de An artist of a floating world, de Kazuo Ishiguro. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos e literários em inglês) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Monica Fernanda Rodrigues Gama

PINO, C. C. A.; JORGE, Verónica Galíndez; COVIZZI, L. M.. Membro da Banca Examinadora da Dissertação de Mestrado. 2008. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Monica Fernanda Rodrigues Gama

COVIZZI, L. M.; JORGE, Verónica Galíndez;PINO, C. C. A.. Sobre o que não deveu caber. Repetição e diferença na produção e recepção de Tutaméia, de Guimarães Rosa. 2008. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Samira Murad

WILLEMART, P.; SCHWARTZ, A.;PINO, C. C. A.. Le Voyage d?hiver de Georges Perec ou a máquina de contar histórias: leitura e potencialidade, leitura como potencialidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Bruna de Carvalho

NATALI, M. P.; Pereira, V.A.C; Catalão, M.;PINO, C. C. A.. Eu não vejo por que aquilo que foi possível na música seria impossível na literatura. 2019. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Willian Vieira

GAMA, M.; GALLE, H.; Moraes, M. A.;PINO, C. C. A.. 'Em literatura pode-se dizer tudo'. Poética do eu, ontologia do não-limite e política da autoficção em Hervé Guibert, Christine Angot e Ricardo Lísias. 2019. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Fernanda Ferreira dos Santos

RIBEIRO, L. A. O.; NATALI, M. P.; GAMA, M.; SILVA, C. C. E.;PINO, C. C. A.. Gustave Flaubert: uma literatura, uma encenação da leitura. 2018. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Aída Maria Jorge Ribeiro

FIGUEIREDO, E.; Cardozo, I.; Ramos Jr., G.; Campos, L.B.;PINO, C. C. A.. Maryse Condé, relatos (auto) biográficos. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paulo Procópio Ferraz

Clément, B.; Sapiro, G.; Noudelmann, F.; DOUMET, C.;PINO, C. C. A.. L'imaginaire dans la critique littéraire; image, figure et geste dans les ?uvres de Charles Mauron, Lucien Goldmamnn et Roland Barthes. 2017. Tese (Doutorado em Littérature Française) - Universidade Paris 8 Vincennes e Saint Denis.

Aluno: Carolina Molinar Bellocchio

VIDAL, P.; GALINDEZ, V.; BARBOSA, M. V.; BADIR, S.;PINO, C. C. A.. Uma visão sutil do mundo: escritura, enunciação e variação em Roland Barthes. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Raphael Luiz de Araujo

PINO, C. C. A.; SILVA, N. A. G.; SILVA, C. C. E.; GALINDEZ, V.; SILVA, F. L. E.. Variações do mito de Nêmesis nos escritos de Albert Camus. 2017. Tese (Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gisela Anauate Bergonzoni

GALINDEZ, V.; Samoyault, T.; Forrest, P.; Bouju, E.;PINO, C. C. A.. La préparation du romain contemporain. 2017 - Université de Rennes II.

Aluno: Samara Fernanda Almeida Oliveira de Lócio e Silva Geske

PINO, Claudia Amigo; FIGUEIREDO, E.; SILVA, C. C. E.; MURAD, S.; JORGE, Verónica Galíndez. O orvalho sobre as ruínas: uma leitura do processo de criação do romance inacabado Le Premier Homme de Albert Camus. 2016. Tese (Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Renato Brighenti Prelorentzou

DANGELO, B.; NATALI, M. P.; Klinger, D.; PINTO, J. C. P.;PINO, C. C. A.. Futuro do pretérito: tempo e narrativa na história, no romance, na tese. 2015. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gabriel Pascoal Domingos Perugini

ARBEX, M.; RABATE, D.; WOLF, N.; HOUPPERMANS, S.;PINO, C. C. A.. Déconstruction et reconstruction chez Michel Butor et Alain Robbe-Grillet : contribution du Nouveau Roman à l?imaginaire social des Trente glorieuses (1946-1975). 2015. Tese (Doutorado em Analyses littéraires et histoire de la langue) - Université Lille 3 - Sciences Humaines, Lettres et Arts.

Aluno: Geruza Zelnys de Almeida

NATALI, M.;PINO, C. C. A.; DANGELO, B.; RIBEIRO, G. S.; WINTER, L. M.. Como se pelos dedos escorresse.. Uma tese. 2014. Tese (Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Lúcia de Amaral Oliveira Ribeiro

PINO, C. C. A.; MELLO, C. M. M.; ARBEX, M.; JORGE, Verónica Galíndez; WILLEMART, P.. Imagens e paleta de cores nos textos de Flaubert da viagem ao Oriente. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Fernanda Mendes Luiz

TESSLER, E. S.; WILLEMART, P.; NOVA, V. C.; GONCALVES, A. J.;PINO, C. C. A.. Proust em imagens ou imagens escritas em busca de algo perdido. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Viviane Araújo Alves da Costa Pereira

SILVA, C. C. E.; JORGE, Verónica Galíndez;PINO, C. C. A.; ZANOTTO, S.; RAMOS, L. F.. Ionesco crítico em 'Da teoria da derrisão à derrisão da teoria. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Laura Barbosa Campos

FIGUEIREDO, E.; LEAL P. G.; SCHER, T.; ALMEIDA, C.;PINO, C. C. A.. Memória e espaço autobiográfico em Patrick Modiano.. 2013. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renata Lopes Araujo

CAMPOS, R. S.; HASEGAWA, A.; SILVA, G. I.; LEITE, G. M. M.;PINO, C. C. A.. Da Arcádia a Paris: leituras de estórias, estórias de leituras. 2013. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Monica Fernanda Rodrigues Gama

Moraes, M. A.; LEONEL, M. C.; VASCONCELOS, S. G. T.; SOUZA, E. M.;PINO, C. C. A.. Plástico e contraditório rascunho: a autorrepresentação de Guimarães Rosa. 2013. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Samira Murad

WILLEMART, P.; ZILBERMAN, R.; SILVA, G. I.; SILVA, C. C. E.;PINO, C. C. A.. Sobre a leitura de À la recherche du temps perdu, de Marcel Proust. 2012. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Manlio de Medeiros Speranzini

ARBEX, M.; MACIEL, M.E.; BISCHOF, B.; NATALI, M. P.;PINO, C. C. A.. A pesquisa (in)finita das coisas. Perec e arte do desimportante. 2011. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Carla Cavalcanti e Silva

ALMEIDA, A. B.; SILVA, G. I.; MARIA FILHO, V. J.;PINO, C. C. A.. Unidade e fragmento: uma leitura da composição proustiana a partir dos cadernos de 53 e 55 de Albertine. 2010 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rodrigo Ielpo

SILVA, Edson Rosa da; BIDENT, C.; ARBEX, M.; CAMILLO, J.;PINO, C. C. A.. Perec e o esgotamento da história. 2010. 2010. Tese (Doutorado em Letras Neolatinas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jacques Fux

REGGIANI, C.; PRUNGNAUD, J; MACIEL, M.E.; ALMEIDA, V.; SOUZA, E. M.;PINO, C. C. A.. A matemática em Georges Perec e Jorge Luis Borges: um estudo comparativo. 2010. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: André Luiz de Araújo

BOSI, V.; VASCONCELLOS, M.; SEDLMAYER-PINTO, Sabrina; MORICONI, Italo;PINO, C. C. A.. "Eu existo pelo nome que te dei": Ana C. por Bernardo Carvalho. 2009. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rosie Mehoudar

PINO, C. C. A.; OLVEIRA, A. V.; HANSEN, J. A.; SELIGGMAN, M.; WILLEMART, P.. Dos textos de juventude a Igitur: A geração do discontínuo em Mallarmé. 2004. Tese (Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carolina Molinar Bellocchio

PINO, Claudia Amigo; JORGE, Verónica Galíndez; VIDAL, P.. Enunciação como variação em Roland Barthes. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernanda Ferreira dos Santos

JORGE, Verónica Galíndez;PINO, Claudia Amigo; GAMA, M.. Gustave Flaubert: uma literatura, uma trajetória de leitura. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Regina Dantas Miguel

DAHLET, V. M. B.; JORGE, Verónica Galíndez;PINO, Claudia Amigo. Uma reflexão sobre o espaço autobiográfico na obra de Céline: um estudo de Mort à Crédit. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tatiana Barbosa Cavalari

PINO, Claudia Amigo; VIDAL, P.; SANTOS, M. A. A.. Os Lugares: Espaços de Criação e Memória em Perec. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Willian Vieira

PINO, Claudia Amigo; GALLE, H.; Klinger, D.. O Paroxismo do Projeto Autoficcional: Pactos Ambíguos de Leitura, Suspensão de Estatuto Ficcional, Pilhagem Biográfica e a Defesa de uma Nova Autonomia da Literatura em Ricardo Lísias e Christine Angot. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Geruza Zelnys de Almeida

MOREJON, I.; NATALI, M.;PINO, C. C. A.. Como se pelos dedos escorresse... Uma tese sobre Sérgio Sant?Anna e Roberto Bolaño. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Lúcia Amaral de Oliveira Ribeiro

KAWANO, M.;PINO, C. C. A.; JORGE, Verónica Galíndez. Pinceladas de Frases nos Cadernos de Flaubert da Viagem ao Oriente. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Viviane Araújo Alves da Costa Pereira

JORGE, Verónica Galíndez; SILVA, C. C. E.;PINO, C. C. A.. Ionesco crítico em " Da teoria da derrisão À derrisão da teoria ("Anti-Tese"). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Manlio de Medeiros Speranzini

BISCHOF, B.; NATALI, M. P.;PINO, C. C. A.. "O QUE NÃO ESTÁ - uma poética das coisas na obra de Georges Perec". 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Samira Murad

PINO, C. C. A.; MOTTA, L. T.; WILLEMART, P.. "O ato psicológico original chamado Leitura" e o papel do leitor em A La Recherche Du Temps Perdu. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Samira Murad

MOTTA, L. T.; WILLEMART, P.;PINO, C. C. A.. O ato psicológico original chamado leitura na Recherche du Temps Perdu. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Rita Jover Faleiros

PINO, C. C. A.; RESENDE, Neide Luzia; PIETRAROIA, Cristina Moerbeck Casadei. Leitura literária e formação em FLE: em busca do leitor. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em língua e literatura francesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Leonardo Mendes

VIDAL, P.; FERES, J. R. A.;PINO, C. C. A.. A expansão da literatura em Georges Perec: montando o quebra-cabeça. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Paulo Serber Figueira de Mello

SELIGGMAN, M.; Almeida, J.;PINO, C. C. A.. Emmanuel Bove: mergulhando as penas nas trevas do presente. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Paula Souza Dias Nogueira

FALEIROS, A. S.;PINO, Claudia Amigo; Zavaglia, A.. Traduzindo Alain Mabanckou. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Natália Oliveira Ribeiro Cândido Gomes

PINO, Claudia Amigo; FIGUEIREDO, E.; INACIO, E. C.. Violette Leduc: a autora-deserto. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Guilherme Fernandes

PINO, Claudia Amigo; SOUZA, L. M. T. M.; INACIO, E. C.. Corpo e escrita: a elaboração da AIDS em Hervé Guibert e Caio Fernando Abreu. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Aline Magalhães dos Santos

PINO, Claudia Amigo; MURAD, S.; BARRETO, M. I. M.. A imagem, o movimento e a leitura em Escritos sobre a arte de Émile Zola. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Amanda Luzia da Silva

MOREJON, I.;PINO, Claudia Amigo; HOSIASSON, L. J.. A demeure de Júlio Cortázar: aproximações para leitura de Rayuela. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Raphael Luiz de Araujo

PINO, C. C. A.; SILVA, F. L. E.; JORGE, Verónica Galíndez. O mito de Nêmesis ? Os rastros do último ensaio de Albert Camus. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Ling, Literários e Trad em Francês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Bruna de Carvalho

JORGE, Verónica Galíndez; NATALI, M. P.;PINO, C. C. A.. Atlas André Gide. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Ling, Literários e Trad em Francês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tatiana Barbosa da Silva

PINO, C. C. A.; MURAD, S.; SILVA, C. C. E.. A leitura da ausência e dos espaços vazios em W ou a memória da infância, de Georges Perec. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Lingüísticos, Lit. e Tradut. em Francês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Juliana Gonçalves Bratfisch

JORGE, Verónica Galíndez; NATALI, M.;PINO, C. C. A.. O monstro da totalidade ? Política de fragmento em Roland Barthes. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Lingüísticos, Lit. e Tradut. em Francês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Liliane Santos Mendonça

SILVA, G. I.; WILLEMART, P.;PINO, C. C. A.. TIA Léonie": seu mundo entre parênteses e auto-suficiente dentro do "caminho de Marcel". 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Willer, C. J.; Moraes, M. A.;PINO, C. C. A.. Projeto Nascente. 2007. Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cleusa Rios Pinheiro Passos

PASSOS, C. R. P.. A escritura da ficção e a ficção da escritura. Análise de '53 Jours' de Georges Perec'. 2001. Tese (Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Cleusa Rios Pinheiro Passos

PASSOS, C. R. P.. A Escritura da Ficção e a Ficção da Escritura. Análise de "53 Jours" de Georges Pérec. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Véronique Marie Braun Dahlet

BRAUN DAHLET, Véronique; PASSOS, Cleusa Rios P; SALLES, Cecília Almeida; SILVA, Edson Rosa da. A escritura da ficção e a ficção da escritura. Análise de 53 jours , de georges Perec. 2001. Tese (Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria Letícia Gouvêa Bezerra

Narrativa auto-ficcional de Maryse Condé; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Letras Estrangeiras e Tradução) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Thiago Leão Antunes

Proust e os signos, de Gilles Deleuze; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP; (Orientador);

Amayi Luiza Soares Koyano

Michel Butor e a pintura; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Aline Magalhães dos Santos

O pintar literário e o efeito de leitura nos romances de Émile Zola; Início: 2018; Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Paulo Procopio de Araujo Ferraz

Início: 2018; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo;

Leonardo Cavalcante Mendes

A expansão da literatura em Georges Perec: montando as peças radiofônicas e cinematográficas; 2019; Dissertação (Mestrado em Letras Estrangeiras e Tradução) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Natalia de Oliveira Ribeiro Candido Gomes

De calcinhas e carrapatos : As performances de gênero(s) em A Bastarda de Violette Leduc; 2017; Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Guilherme Fernandes

Corpo e escritura: a elaboração da AIDS em À l?ami qui ne m?a pas sauvé la vie, de Hervé Guibert, e ?Cartas para além do muro?, de Caio Fernando Abreu; 2016; Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Aline Magalhães dos Santos

Os escritos sobre a arte de Émile Zola; 2016; Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP,; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Priscila Pesce de Oliveira

Corpos de Tinta: Ana C; e R; B; ; 2015; Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST; LING; , LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Ana Amélia Barros Coelho

O conceito de pacto autobiográfico: motor da autobiografia-crítica de Philippe Lejeune; 2012; Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP,; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Carolina Messias

Livros-biblioteca: Bouvard e Pécuchet e A vida modo de usar; 2012; Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP,; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Keila Prado Costa

A favela como ficção: uma leitura de Texaco e Cidade de Deus; 2011; Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP,; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Henrique Toledo Groke

despactários no Diverso - Grande sertão: veredas e a poética da Relação; 2011; Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Samara Fernanda Almeida Oliveira de Lócio e Silva Geske

O Avesso e o Direito da escritura camusiana: de L'Êtranger aos Écrits de Jeunesse; 2011; Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Tatiana Barbosa da Silva

Uma frágil intersecção entre a ficção e o real: W ou le souvenir d´enfance, de Georges Perec; 2011; Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Isabel Lopes Coelho

Breve história da literatura francesa nas revistas Critique e Les Temps Modernes; 2009; Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST; LING; , LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Monica Fernanda Rodrigues Gama

Sobre o que não deveu caber: repetição e diferença na produção e recepção de Tutaméia; 2008; Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST; LING; , LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Samira Murad

Le Voyage d?hiver de Georges Perec ou a máquina de contar histórias: leitura e potencialidade, leitura como potencialidade; ; 2007; Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST; LING; , LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Willian Vieira

'Em literatura pode-se dizer tudo'; Poética do eu, ontologia do não-limite e política da autoficção em Hervé Guibert, Christine Angot e Ricardo Lísias; 2019; Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Tatiana Barbosa Cavallari

OS LUGARES : ESPAÇOS DE CRIAÇÃO E MEMÓRIA EM PEREC; 2019; Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Raphael Luiz de Araujo

A escritura estilhaçada O espaço literário nos cadernos de Albert Camus; 2017; Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Carolina Molinar Bellocchio

?Moral da forma?: escolha e a especificidade da escrita em Barthes; 2017; Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Gisela Anauate Bergonzoni

La préparation du roman contemporain : présence de Barthes et retour de l?auteur chez Enrique Vila-Matas, Gonçalo M; Tavares et Henri Raczymow; 2017; Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Samara Fernanda de Almeida Oliveira Lócio e Silva Geske

A escritura de Le premier homme de Camus; 2016; Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Gabriel Perugini

Déconstruction et reconstruction chez Michel Butor et Alain Robbe-Grillet : contribution du Nouveau Roman à l?imaginaire social des Trente glorieuses (1946-1975); ; 2015; Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP,; Coorientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Samira Murad

Sobre a Leitura em Marcel Proust; 2012; Tese (Doutorado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Manlio Speranzini

O que não está lá; 2011; Tese (Doutorado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Viviane Araújo Alves da Costa Pereira

Estudos críticos de Eugène Ionesco; 2010; Tese (Doutorado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Mathieu Messager

2017; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Claudia Consuelo Amigo Pino;

Maria Angélica Amâncio

2017; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Claudia Consuelo Amigo Pino;

Fernanda Sena da Paixão Ribeiro

Práticas situacionistas na construção da autoficção em Douleur exquise; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Samanta Esteves Nagem

A poética da fenda: a escritura da clivagem em Ana Cristina César e Roland Barthes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Samanta Esteves Nagem

Entre o grau zero da escritura e o neutro: a utopia da linguagem em Roland Barthes; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Katerina Blasques Kaspar

O texto-convite: um café com Roland Barthes; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Mariana Terin Gomes

As muitas faces de Lucrecia; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Leonardo Cavalcante Mendes

Sociedade de Consumo e Modernidade A intertextualidade em Les Choses, de Georges Perec e Playtime, de Jacques Tati; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Pró-Reitoria de Pesquisa - USP; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Danielle Camara Silva

A crítica cinematográfica em Les Temps Modernes; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Karina Bernardino Capoccia

A reprodução interdita de um homem que dorme - do livro ao filme Un homme qui dort, de Georges Perec; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Natália de Oliveira Ribeiro C

Gomes; Rostos do Gozo: Exploração da Sexualidade nas autobiografias femininas; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Priscila Pesce Lopes de Oliveira

?Incidentes?: questões temático-formais e seu retorno em escritos posteriores; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Natália de Oliveira Ribeiro C

Gomes; Entre mulheres: explorações temáticas da escrita feminina em O amante e Memórias de uma moça bem comportada; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Raphael Luiz de Araujo

Reflexos de um sorriso; O duplo e o irônico de Charles Baudelaire em A Queda, de Albert Camus; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Josias Padilha

Os Caracteres da Verdade: o diário fictício em André Gide; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Keila Prado Costa

A criação de Cidade de Deus; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Francês) - Universidade de São Paulo; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Larissa Drigo Agostinho

Pensamento poético de Mallarmé; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Francês) - Universidade de São Paulo; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Carolina Augusto Messias

Flaubert para Perec: discussão sobre o processo de reapropriação textual; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Francês) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Carolina Barbosa de Lima

A loucura em Maupassant; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Francês) - Universidade de São Paulo; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Lucius Provase

Cacaso: poesia e crítica; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Francês) - Universidade de São Paulo; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Samara Lócio e Silva

A leitura do absurdo; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Francês) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PINO, Claudia Amigo . The Rhetorical Mission: Barthes?s Seminars from 1964 to 1969. Roland Barthes Studies , v. 5, p. 53-71, 2019.

  • PINO, Claudia Amigo . Da filiação do pesquisador à filiação do escritor. REMATE DE MALES , v. 39, p. 830-848, 2019.

  • PINO, Claudia Amigo ; AMARO, LORENA . Del biografema a la comunidad: dos casos recientes en la literatura latinoamericana. Alea: Estudos Neolatinos (Impresso) , v. 20, p. 165-183, 2018.

  • PESCE LOPES DE OLIVEIRA, PRISCILA ; AMIGO PINO, CLAUDIA . Dois diários, um ensaio e um romance: a presença de -Incidentes- e -Noites de Paris- na escrita narrativa desejada por Roland Barthes. MATRAGA , v. 25, p. 164-192, 2018.

  • PINO, C. C. A. . Do saber à aventura: a semiologia nos seminários de Roland Barthes. MANUSCRÍTICA (SÃO PAULO) , v. 35, p. 78-89, 2018.

  • PINO, C. C. A. . Gênese de uma crítica mágica. Manuscrítica (São Paulo) , v. 1, p. 116-126, 2016.

  • PINO, C. C. A. . De um corpo para outro. Roland Barthes e a biografemática. Revista Criação & Crítica , v. 1, p. 15-29, 2016.

  • BELLOCCHIO, C. M. ; PINO, C. C. A. . Refazendo um trajeto: 10 anos de Semiologia ? A teoria do Texto de Roland Barthes. TRÍADE: COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIA , v. 4, p. 56-76, 2016.

  • Brandini, L.T. ; PINO, C. C. A. . De l?incompréhension, de la création, des ?illets : Barthes au Brésil et au Portugal. Revue Roland Barthes , v. 2, p. 10-20, 2015.

  • PINO, C. C. A. . Roland Barthes e o Soberano Bem do romance. Tempo Brasileiro , v. 198, p. 41-54, 2014.

  • ARAUJO, R. L. ; PINO, C. C. A. . Reflexos de um sorriso: duplicidade baudelairiana em A queda, de Albert Camus. Colineares , v. 2, p. 79-96, 2014.

  • PINO, C. C. A. . Crítica genética: o que interpretar?. Desenredo (PPGL/UPF) , v. 10, p. 259-273, 2014.

  • PINO, C. C. A. . A escrita de chumbo de Roland Barthes. Manuscrítica (São Paulo) , v. 26, p. 9-10, 2014.

  • PINO, C. C. A. . Inscribir, mostrar y recrear una cicatriz: Infancia y escritura en la novela autobiográfica del Caribe. Aisthesis (Santiago. Impreso) , v. 54, p. 243-254, 2013.

  • PINO, Claudia Amigo . Roland Barthes e o combate do bem e do mal. Alea: Estudos Neolatinos (Impresso) , v. 14, p. 231-244, 2012.

  • PINO, C. C. A. . Nem sempre fracassamos ao falar do amor. Remate de Males , v. 31, p. 211-226, 2011.

  • PINO, C. C. A. ; COSTA, K. P. . Que espaços são esses?1 Os ?planetas-favelas? de Patrick Chamoiseau e Paulo Lins. Ipotesi (Juiz de Fora. Online) , v. 15, p. 73-88, 2011.

  • GAMA, M. ; COELHO, A. A. B. ; MURAD, S. ; PINO, C. C. A. ; TOMMASO, Mario ; Padilha, J. . Dúvidas, erros, surpresas, implicações: entrevista com Philippe Lejeune. Revista Criação & Crítica , v. 4, p. 197-206, 2010.

  • PINO, C. C. A. . Le roman du temps perdu. Le mythe de Proust et la recherche de Barthes. Universite de Grenoble. UFR de Lettres. Recherches et Travaux , v. 77, p. 45-56, 2010.

  • PINO, C. C. A. . Viver, morrer e matar de escrever: o sacrifício de Roland Barthes. Estudos (UFBA) , v. 42, p. 99-121, 2010.

  • PINO, C. C. A. . Compte Rendu de Masques et Mirages. Genesis (Paris. 1992) , v. 31, p. 168-170, 2010.

  • PINO, C. C. A. . Écrire sans écrire: Vita Nova, de Roland Barthes. Revista Criação & Crítica , v. 2, p. 25-35, 2009.

  • PINO, C. C. A. . Uma pequena esfera iridescente, de fulgor intolerável, aparentemente giratória. Manuscrítica (São Paulo) , v. 17, p. 112-116, 2009.

  • PINO, C. C. A. . Les derniers 53 jours de Georges Perec. L?impossibilité d?écrire en abyme. Genesis (Paris. 1992) , v. 1, p. 55-65, 2009.

  • PINO, C. C. A. . A Escrita do Tremor: La Cohée du Lamentin, de Édouard Glissant. Revista Criação & Crítica , v. 1, p. 7, 2008.

  • PINO, C. C. A. . Em busca de uma vida nova. Manuscrítica (São Paulo) , v. 16, p. 10-20, 2008.

  • PINO, C. C. A. . Gênese da gênese. Ciência e Cultura (SBPC) , v. 57, p. 24-27, 2007.

  • PINO, C. C. A. . O espaço modo de usar: Georges Perec. Lettres Francaises (UNESP Araraquara) , v. 7, p. 123-134, 2006.

  • PINO, C. C. A. . Da crítica do processo à crítica ao processo. Manuscrítica (São Paulo) , São Paulo, v. 10, p. 43-72, 2005.

  • PINO, C. C. A. . Resenha do livro Criação em Processo. Alea. Estudos Neolatinos , Rio de Janeiro, v. 5/2, 2004.

  • PINO, C. C. A. . A Crítica Genética no Limite. Manuscrítica (São Paulo) , São Paulo, v. 11, p. 115, 2003.

  • PINO, C. C. A. . O grito da poética da criação. Manuscrítica (São Paulo) , v. 10, p. 115-123, 2001.

  • PINO, C. C. A. . Crítica Genética: Revolução e Reação. Manuscrítica (São Paulo) , v. 9, p. 153-176, 2000.

  • PINO, C. C. A. . Entre o olho e a letra. Manuscrítica (São Paulo) , São Paulo, v. 8, p. 181-208, 1999.

  • PINO, C. C. A. . A criação na crítica e a crítica na criação. Manuscrítica (São Paulo) , São Paulo, v. 7, p. 111-149, 1998.

  • PINO, C. C. A. ; BARBOSA, M. V. (Org.) ; Brandini, L.T. (Org.) ; BRITO, S. B. (Org.) . Novamente Roland Barthes. 1. ed. Natal: IFRN, 2018. v. 1. 299p .

  • Brandini, L.T. (Org.) ; BARBOSA, M. V. (Org.) ; PINO, C. C. A. (Org.) . Roland Barthes Plural. 1. ed. São Paulo: Humanitas, 2017. v. 1. 301p .

  • PINO, C. C. A. . Roland Barthes: A aventura do Romance. 1. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2015. 156p .

  • PINO, C. C. A. ; FENOGLIO, I. (Org.) ; JORGE, Verónica Galíndez (Org.) . Écritures du XXIe Siècle Genèses in vivo. 1. ed. Paris: Le Manuscrit, 2012. v. 1. 204p .

  • AMARO, L. (Org.) ; PINO, C. C. A. (Org.) . Auto(bio)grafias latiinoamericanas. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2012.

  • PINO, C. C. A. ; ZULAR, R. . Escrever sobre escrever. Uma introdução crítica à crítica genética.. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

  • PINO, C. C. A. . Criação em debate. 1. ed. São Paulo: Humanitas, 2007. 300p .

  • PINO, C. C. A. . Ciência e Cultura - Dossiê "Crítica genética". 1. ed. São Paulo: SBPC, 2007. 64p .

  • PINO, C. C. A. . A ficção da escrita. Cotia: Ateliê Editorial, 2004. v. 1. 275p .

  • PINO, C. C. A. . Les seuils d'une oeuvre morte. Les préfaces de Vita Nova de Roland Barthes. In: Élodiw Bouygues; France Marchal-Ninosque. (Org.). Genèse de Seuils. 1ed.Besançon: Presses Universitaires de Franche-Comté, 2019, v. 1, p. 89-100.

  • PINO, C. C. A. . Roland Barthes e o ensino: da pesquisa coletiva ao amor. In: PINO, C.C.A; BRANDINI, L.T; BARBOSA, M.V.; BRITO, S.B.. (Org.). Novamente Roland Barthes. 1ed.Natal: IFRN, 2018, v. 1, p. 38-62.

  • PINO, C. C. A. . État présent de la critique génétique au Brésil. In: Pierre-Marc de Biasi; Anne Herschberg-Pierrot. (Org.). L'oeuvre comme processus. 1ed.Paris: CNRS Éditions, 2017, v. 1, p. 569-574.

  • PINO, C. C. A. . Genèse d'une critique magique. Les grands projets de Roland Barthes dans les séminaires de l'EHESS. In: Jean-Pierre Bertrand. (Org.). Roland Barthes: Continuités. 1ed.Paris: Christian Bourgois, 2017, v. 1, p. 189-206.

  • PINO, C. C. A. . O Sal das Palavras: a gastrosofia da linguagem de Roland Barthes. In: Maria José Guerra; Miguel Luiz Contani. (Org.). Barthes 100 ? ideias e reflexões. 1ed.Londrina: Eduel, 2017, v. 1, p. 87-102.

  • PINO, C. C. A. . A missão amorosa do romance. In: Claudia Amigo Pino; Laura Taddei Brandini; Márcio Venício Barbosa. (Org.). Roland Barthes Plural. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2017, v. 1, p. 102-113.

  • PINO, C. C. A. . Para uma didática saborosa: as estratégias de ensino nos manuscritos de Roland Barthes. In: Sergio Romanelli. (Org.). Compêndio de Crítica Genética - América Latina. 1ed.Vinhedo: Horizonte, 2015, v. , p. 38-42.

  • PINO, C. C. A. . O romance do tempo perdido: o mito de Proust e a busca de Barthes. In: Philippe Willemart; Alexandre Bebiano. (Org.). Proust 2011. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2013, v. 1, p. 50-73.

  • PINO, C. C. A. . Écrire pour effacer, effacer pour écrire. In: Claudia Amigo Pino; Irène Fenoglio, Verónica Galíndez-Jorge. (Org.). Écritures du XXIe Siècle Genèses in vivo. 1ed.Paris: Le Manuscrit, 2012, v. 1, p. 21-35.

  • PINO, C. C. A. . Todas as vidas do mundo: o pacto autobiográico e a poética da relação de Édouard Glissant. In: Claudia Amigo Pino; Loren Amaro. (Org.). Auto(bio)grafias latiinoamericanas. 1ed.São Paulo: Annablume, 2012, v. 1, p. 193-206.

  • PINO, C. C. A. . Notas sobre a conquista espacial (e uma breve busca do quarto perdido em Vie de Henry Brulard, de Stendhal). In: Helmut Galle; Ana Cecília Olmos; Adriana Kanzepolsky; Laura Zuntini Izarra. (Org.). Em primeira pessoa - abordagens de uma teoria da autobiografia. São Paulo: Annablume, 2009, v. , p. 289-302.

  • PINO, C. C. A. . Gêneses críticas: Barthes, Perec, Glissant. In: José Cirillo; Angela Grando. (Org.). Processo de Criação e Interações. Belo Horizonte: C/ Arte, 2008, v. , p. 65-70.

  • PINO, C. C. A. . O espaço da página: Digressão a partir de La vie mode d?emploi, de Georges Perec. In: Claudia Amigo Pino. (Org.). Criação em debate. São Paulo: Humanitas, 2007, v. 1, p. 77-88.

  • PINO, C. C. A. . De l?incompréhension, de la création, des ?illets : Barthes au Brésil et au Portugal. Revue Roland Barthes, Paris, p. 10 - 20, 01 out. 2015.

  • PINO, C. C. A. . Irrumpe la "casi ficción". La Tercera, Santiago do Chile, p. 8 - 8, 19 maio 2007.

  • PINO, C. C. A. . A ressignificação do mundo. Cult, 15 nov. 2001.

  • PINO, C. C. A. ; MATUCK, A. . Poética da Exaustão. Cult, São Paulo, 15 nov. 2001.

  • PINO, C. C. A. . As regras do jogo. Cult.

  • PINO, C. C. A. . Gêneses Críticas: Barthes, Perec, Glissant. In: X Congresso Internacional da APCG, 2008, Vitóira. Processo de Criação e Interações - a crítica genética em debate nas artes, literatura e ensino, 2008, Vitória. X Congresso Internacional da APCG, 2008, Vitóira. Processo de Criação e Interações - a crítica genética em debate nas artes, literatura e ensino. Belo Horizonte: EDitora C/arte, 2008.

  • PINO, C. C. A. . Entre a escritura e a leitura. In: VI Encontro Internacional da APML, 2000, São Paulo. Anais do VI Encontro Internacional da APML. São Paulo: Anablume, 1999.

  • PINO, C. C. A. . O conceito de criação segundo o Laboratório do Manuscrito Literário. In: VI Encontro Internacional da APML, 1999, São Paulo. Anais do VI Encontro Internacional da APML. São Paulo: Anablume, 1999.

  • PINO, C. C. A. . Estética da criação. In: Poéticas da criação, 2002, Niterói. Poética da criação - caderno de resumos, 2002.

  • AMIGO PINO, C. . A missão retórica de Roland Barthes Os seminários de 1964 a 1969. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINO, C. C. A. . Os seminários de Roland Barthes: Uma introdução. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINO, C. C. A. . 'Como escrever falando: os seminários experimentais de Roland Barthes. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINO, C. C. A. . Trayectorias intelectuales y afectivas de los alumnos de Roland Barthes en Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINO, C. C. A. . Barthes e a aventura retórica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINO, C. C. A. . Lihneas barthesianas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINO, C. C. A. . Les génétiques au Brésil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINO, C. C. A. . Roland Barthes et l?enseignement : De la recherche collective à l?amour. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINO, C. C. A. . Ensinar após maio de 1968: Barthes e sua política da literatura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINO, C. C. A. . Biografía del biografema. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINO, C. C. A. . Escritas assassinas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINO, C. C. A. . Camus no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINO, C. C. A. . De como a comida destruiu a semiologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINO, C. C. A. . Roland Barthes e o ensino: da fantasia à prática e da prática à fantasia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINO, C. C. A. . Oficina: como escrever depois de matar o autor? Barthes e o Oulipo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINO, C. C. A. . Genèse d'une critique magique. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINO, C. C. A. . A literatura no plural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINO, C. C. A. . En busca del yo: proyectos biográficos y autobiográficos de Roland Barthes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINO, C. C. A. . Amar al autor: Barthes y la biografemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINO, Claudia Amigo . Gênese de uma crítica mágica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINO, C. C. A. . Le sel des mots. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINO, C. C. A. . Le texte est flux. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINO, C. C. A. . A missão amorosa do romance. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINO, C. C. A. . Crítica e verdade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINO, C. C. A. . Roland Barthes, professeur de sémiologie. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINO, C. C. A. . Criação literária e crítica:: descontinuidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINO, C. C. A. . Glissant et Rimbaud: la poésie comme nouvelle région du monde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINO, C. C. A. . A crítica genética em São Paulo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINO, Claudia Amigo . Et l'aventure continue: la sémiologie romanesque de Roland Barthes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINO, C. C. A. . Les seuils d'une oeuvre morte - Les préfaces de Vita Nova, de Roland Barthes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINO, Claudia Amigo . A aventura romanesca de Roland Barthes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINO, C. C. A. . Roland Barthes: para uma didática saborosa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINO, C. C. A. . Barthes et les cendres de Schumann. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINO, C. C. A. ; ARAUJO, R. L. . Hommage à Albert Camus: Un étranger au Brésil.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINO, C. C. A. . Inscribir, mostrar y recrear una cicatriz: Infancia y escritura en la novela autobiográfica del Caribe. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINO, C. C. A. . Testemunho documental na literatura: o romance de Roland Barthes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINO, C. C. A. . Escrever para reencontrar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINO, C. C. A. . Le roman du temps perdu: le mythe de Proust et la recherche de Barthes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINO, C. C. A. . Barthes et le combat du bien et du mal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JORGE, Verónica Galíndez ; PINO, C. C. A. . Cuál Genética para las Artes Escénicas?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINO, C. C. A. . Desescrituras de infancia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINO, C. C. A. . État présent de la critique génétique au Brésil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PINO, C. C. A. . E a aventura continua. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINO, C. C. A. . A crítica genética no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINO, C. C. A. . À la Recherche de Vita Nova. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINO, C. C. A. . À la Recherche de Vita Nova 2: les manuscrits. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINO, C. C. A. . O romance do tempo perdido. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINO, C. C. A. . La vida de todo el mundo, en el espacio sideral. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINO, C. C. A. . Tremores de Letras: Glissant e a Crítica Genética 2. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINO, C. C. A. . Écrire sans écrire: Vita Nova, de Roland Barthes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINO, C. C. A. . O grau um da escritura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINO, C. C. A. . O edifício: mito, cinema e literatura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINO, C. C. A. . Pour une écriture métisse: Glissant et la critique génétique. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINO, C. C. A. . O espaço modo de usar: Georges Perec. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PINO, C. C. A. . 53 jours d'écriture. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PINO, C. C. A. . El psicoanálisis y la escrita de W o el recuerdo de infancia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINO, C. C. A. . O espaço da página. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINO, C. C. A. . Crítica ao processo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINO, C. C. A. . Espaço e autobiografia: o papel do quarto nas lembranças de infância. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PINO, C. C. A. ; ZULAR, R. . Introdução à interpretação em crítica genética. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINO, C. C. A. . Uma máquina de ler de manuscritos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINO, C. C. A. . A crítica genética no limite. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINO, C. C. A. . Estética da criação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINO, C. C. A. . A estrutura dialética da criação. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINO, C. C. A. . Entre a escritura e a leitura: 53 jours de Georges Perec. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINO, C. C. A. . O conceito de criação segundo o Laboratório do Manuscrito Literário. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINO, C. C. A. . Études Génétiques au Brésil. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINO, C. C. A. ; ZULAR, R. . Perespectivas da crítica genética. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINO, C. C. A. ; FONTANARI, R. . Barthes apreendido por Rancière. São Paulo: Programa de pós-graduação Em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, 2015. (Tradução/Artigo).

  • PINO, C. C. A. . Posfácio 'A guerra começou, onde está a guerra'? Cadernos, Albert Camus.. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • PINO, C. C. A. ; Messias, C. A. ; BERGONZONI, G. A. ; GAMA, M. . Eu voltei! O autror depois de morto ou novas formas de estudar a autoria. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • PINO, C. C. A. ; ALMEIDA, A. N. ; SCHOEPPS, L. . Editorial Manuscrítica n.26. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • PINO, C. C. A. ; GOMES, N. O. R. C. . Editorial Revista Criação & Crítica N. 8 - O enésimo sexo. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • AMARO, L. ; PINO, C. C. A. . Introdução: o eu, nós e os outros. São Paulo/ Santiago, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • GAMA, M. ; PINO, Claudia Amigo . Editorial Manuscrítica 22. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GAMA, M. ; MURAD, S. ; PINO, Claudia Amigo . Editorial Criação & Crítica 9. Universidade de São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • PINO, C. C. A. ; FENOGLIO, I. ; JORGE, Verónica Galíndez . Introduction. Paris, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • PINO, Claudia Amigo . Ensaio sobre as ficções. Paris: Firmin Didot Frères Flis et Cie Libraires, 2012. (Tradução/Livro).

  • SILVA, S. F. A. O. L. E. ; PINO, C. C. A. . Editorial Revista Criação & Crítica N. 7. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • Messias, C. A. ; PINO, C. C. A. . Editorial Revista Criação & Crítica N. 6. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • PINO, C. C. A. ; GAMA, M. . Editorial Manuscrítica 21 - Teatro. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GAMA, M. ; PINO, C. C. A. . Editorial Manuscrítica N. 20 Tradução. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • Messias, C. A. ; PINO, C. C. A. . Dicionário de ideias aceitas: projeto de tradução. São Paulo: Revista Criação & Crítica n. 11, 2011. (Tradução/Artigo).

  • COELHO, A. A. B. ; PINO, C. C. A. . Editorial revista Criação e crítica N. 4. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • PINO, C. C. A. ; GAMA, M. . Editorial. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GAMA, M. ; MONZANI, J. ; PINO, C. C. A. . Editorial Manuscrítica N. 19 Cinema. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • PINO, C. C. A. . Prefácio de Fogos de Artifício. Cotia/ São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • PINO, C. C. A. ; GAMA, M. . Editorial Revista Criação & Crítica N.2. São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • PINO, C. C. A. ; SILVA, S. F. A. O. L. E. . Editorial Revista Criação e Crítica N.3. São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • PINO, C. C. A. ; GAMA, M. . Editorial Manuscrítica 17. São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • PINO, C. C. A. ; MURAD, S. . Editorial Revista Criação & Crítica N.1. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • PINO, C. C. A. . Orelha do livro Criação em processo, de Roberto Zular (org). São Paulo: Iluminuras, 2002 (Orelha e contracapa de livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PINO, C. C. A. . Literatura fundamental 27 - O estrangeiro. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PINO, C. C. A. . Barthes e sua máquina combinatória. 2014; Tema: Roland Barthes. (Blog).

PINO, C. C. A. . Barthes para comer. 2014; Tema: As metáforas alimentares na obra de Roland Barthes. (Blog).

PINO, C. C. A. ; COSTA, L. B. . Roland Barthes Plural. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINO, C. C. A. ; VIEIRA, W. . Revista Criação & Crítica N. 17 - Autoficção. 2016. (Editoração/Periódico).

BELLOCCHIO, C. M. ; BERGONZONI, G. A. ; FONTANARI, R. ; OLIVEIRA, P. P. ; PINO, C. C. A. . Criação & Crítica barthes.com.barthes. 2015. (Editoração/Periódico).

BELLOCCHIO, C. M. ; OLIVEIRA, P. P. ; FONTANARI, R. ; BERGONZONI, G. A. ; PINO, C. C. A. . Roland Barthes Plural - Número especial Criação e Crítica. 2015. (Editoração/Periódico).

PINO, C. C. A. ; OLIVEIRA, P. P. ; BELLOCCHIO, C. M. ; BRATFISCH, J. ; FONTANARI, R. . Sabores de Barthes. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINO, C. C. A. . Crítica genética e interpretação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINO, C. C. A. ; GAMA, M. ; Messias, C. A. ; BERGONZONI, G. A. . Criação & Crítica n. 12 Eu voltei! O autor depois de morto ou novas formas de estudar a autoria. 2014. (Editoração/Periódico).

PINO, C. C. A. ; ALMEIDA, A. N. ; SCHOEPPS, L. . Manuscrítica n. 26. 2014. (Editoração/Periódico).

PINO, C. C. A. . Camus faz cem anos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINO, C. C. A. . A peste, de Albert Camus. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GESKE, S. F. A. O. L. E. S. ; ARAUJO, R. L. ; PINO, C. C. A. . Criação & Crítica n. 10 Universo Camus. 2013. (Editoração/Periódico).

PINO, C. C. A. . Escrever sobre escrever: uma introdução crítica à crítica genética. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GOMES, N. O. R. C. ; PINO, C. C. A. . Criação & Crítica N. 8 - O enésimo sexo. 2012. (Editoração/Periódico).

GAMA, M. ; MURAD, S. ; PINO, C. C. A. . Criação& Crítica n. 9: O que é e por que alguém estuda a leitura?. 2012. (Editoração/Periódico).

PINO, C. C. A. ; SILVA, G. I. ; WILLEMART, P. . Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Liliane Silva dos Santos, sob o título: ?Em torno de gênese de uma personagem proustiana: tia Léonie no caminho da descoberta de uma vocação?. 2012. (Banca Examinadora).

GAMA, M. ; PINO, C. C. A. . Manuscrítica 20. 2011. (Editoração/Periódico).

PINO, C. C. A. ; GAMA, M. . Manuscrítica 21. 2011. (Editoração/Periódico).

SILVA, S. F. A. O. L. E. ; PINO, C. C. A. . Criação & Crítica N. 7 - Quem tem medo de lugar comum?. 2011. (Editoração/Periódico).

Messias, C. A. ; PINO, C. C. A. . Criação & Crítica N. 6 - Brincar de escrever. 2011. (Editoração/Periódico).

Moraes, M. A. ; NORONHA, J. M. G. ; PINO, C. C. A. . Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Ana Amelia Barros Coelho, sob o título:?1,2 e 3: leituras do pacto autobiográfico de Philippe Lejeune?. 2011. (Banca Examinadora).

MELLO, C. M. M. ; PINO, C. C. A. ; WILLEMART, P. . Membro da Banca de Qualificação de Doutorado de Fernanda Mendes Luiz, sob o título: ?PLRAPSEEO ou ?. 2011. (Banca Examinadora).

JORGE, Verónica Galíndez ; PINO, C. C. A. ; ISHIHARA, T. . Membro de Banca Examinadora de Qualificação de Mestrado de Igor Milenkovich Ávila, sob o título: Discurso Indireto Livre em Madame Bovary: o despontar da forma. 2011. (Banca Examinadora).

PINO, C. C. A. ; GAMA, M. ; COELHO, A. A. B. . Escrituras do espaço - Parte 1. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINO, C. C. A. ; OLIVEIRA, P. P. . Criação & Crítica 5 - Morrer de escrever. 2010. (Editoração/Periódico).

GAMA, M. ; PINO, C. C. A. . Manuscrítica 18. 2010. (Editoração/Periódico).

PINO, C. C. A. ; GAMA, M. . Manuscrítica 19. 2010. (Editoração/Periódico).

COELHO, A. A. B. ; PINO, C. C. A. . Criação & Crítica N.4 - Eu é um outro - Moi aussi. 2010. (Editoração/Periódico).

PINO, C. C. A. ; JORGE, Verónica Galíndez ; Titan Junior, S. V. . Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Flávio Luís Soares de Barros sob o título: "Labirinto de espelhos - Por uma poética do impasse em Bouvard e Pécuchet, de Gustave Flaubert". 2010. (Banca Examinadora).

SILVA, F. L. E. ; SILVA, N. A. G. ; PINO, C. C. A. . Membro da banca examinadora de qualificação de mestrado de Samara Fernanda Almeida Oliveira de Lócio e Silva, sob o título:"A gênese do bsurdo: dos Écrits de Jeneusse à L'Étranger". 2010. (Banca Examinadora).

BETTI, M. S. ; PINO, C. C. A. ; JORGE, Verónica Galíndez . Membro de Banca Examinadora de Qualificação de Mestrado de Cícero Alberto de Andrade Oliveira, sob o título:"Brechas na eternidade: tempo e repetição no teatro de Jean-Luc Lagarce". 2010. (Banca Examinadora).

NATALI, M. P. ; PINO, C. C. A. ; IZARRA, Laura patricia Zuntini de . Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Mariana Bolfarine sob o título: "Um Estudo do Espaço em A House for Mr. Biswas de V.S. Naipul". 2010. (Banca Examinadora).

PINO, C. C. A. ; COELHO, A. A. B. ; GAMA, M. ; SILVA, S. F. A. O. L. E. . Escritas de si. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINO, C. C. A. ; GAMA, M. . Criação & Crítica. 2009. (Editoração/Periódico).

PINO, C. C. A. . Relatório de Estágio de Pesquisa no Exterior. 2009. (Relatório de pesquisa).

NATALI, M. P. ; PINO, C. C. A. . Membro da banca examinadora de Keila Prado Costa, sob o título:"Ficção, crítica e espaço: uma comparação entre Cidade de Deus e Texaco". 2009. (Banca Examinadora).

PINO, C. C. A. ; MURAD, S. . Teoria da Narrativa Francesa: Todorov, Barthes, Genette. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MURAD, S. ; PINO, C. C. A. . Criação & Crítica. 2008. (Editoração/Periódico).

PINO, C. C. A. ; GONÇALVES, Gláucia Renate ; IZARRA, Laura patricia Zuntini de . Membro da banca de Qualificação de Mestrado de Rose Yukiko Sugiyama sob o título: "Uma investigação das Espacialidades Narrativas em An Artist of the Floating World de Kazuo Ishiguro". 2008. (Banca Examinadora).

PINO, C. C. A. ; JORGE, Verónica Galíndez . Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Isabel Lopes Coelho sob o título:" Les Temps Modernes e Critique: o que é a literatura por meio do prazer da leitura?".. 2008. (Banca Examinadora).

PINO, C. C. A. . Crítica Francesa Contemporânea: escritores críticos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Roland Barthes, professor de semiologia, Descrição: Projeto financiado pela Fapesp para difusão dos conteúdos dos seminários de semiologia de Roland Barthes. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudia Consuelo Amigo Pino - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Prêmio Tese destaque USP 2013, Universidade de São Paulo - Pró-Reitoria de Pós-graduação.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas. , Av. Professor Luciano Gualberto DLM Sala 18, Cidade Universitártia, 05508900 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30914077

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2002 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2004

    Ensino, LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Espaço e literatura, Espécies de espaços da Literatura Francesa, Roland Barthes do grau zero ao grau um, Crítica genética: da teoria à prática

  • 03/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .,Linhas de pesquisa

  • 09/2002

    Ensino, Letras Francês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da crítica francesa, História da Crítica Francesa 1, História da Crítica Francesa 2, História da Literatura Francesa 1, Introdução à Literatura Francesa 1, Introdução à Literatura Francesa 2, Literatura Francesa 1, Monografia, Narrativa francesa, Perspectiva da crítica francesa, Poética Moderna, Introdução à literatura francesa

  • 09/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Núcleo de Auxílio à Pesquisa em Crítica Genética Napcg.,Cargo ou função, Membro do conselho deliberativo.

  • 04/2009 - 04/2011

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 03/2007 - 11/2008

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 09/2006 - 03/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Representante suplente da comissão de pesquisa.

  • 09/2004 - 09/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Representante titular na Comissão de Pesquisa.

2016 - 2016

Universidad de Chile

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante de post grado, Carga horária: 12

Outras informações:
Ministrei o curso de pós-graduação presencial e à distância "Escribir sobre escribir"