Pedro Paulo Freire Piani
Professor Associado da Universidade Federal do Pará (UFPA), na Faculdade de Medicina. Professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, linha de Psicologia, Sociedade e Saúde - UFPA, e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Amazônia - UFPA. Realiza atualmente pesquisa de pós-doutorado no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho na Universidade de São Paulo (USP) com a supervisão de Mariana Prioli Cordeiro. Fez o Bacharelado em Psicologia na Universidade Federal do Pará (1991), Licenciatura em Psicologia na Universidade São Marcos - SP (1997), Mestrado na área de Sociologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (2002), com bolsa CAPES e Doutorado em Psicologia Social na PUC-SP (2007) com bolsa da Fundação Ford. Fez o Curso Seminarístico de Filosofia no Seminário Maior da Arquidiocese de Belém. Foi Pesquisador-associado no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA-UFPA). Na gestão, foi Diretor Acadêmico no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, Gerente de Ensino e Pesquisa no Hospital de Clinicas Gaspar Vianna, Coordenador Acadêmico do Hospital Universitário João de Barros Barreto. Atualmente é Gerente de Ensino e Pesquisa no Complexo Hospitalar da UFPA-EBSERH. Foi diretor ad-hoc do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde - CEBES. Coordena atualmente o Centro Regional de Referência II UFPA para a Formação na Política sobre Drogas. Pesquisa nas áreas da Psicologia Social e Saúde Coletiva os seguintes temas: infância; saúde mental; grupos e instituições; estudos de ciência; "qualidade de vida" e seus usos como categoria .
Informações coletadas do Lattes em 03/09/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia Social (conceito 5 CAPES)
2003 - 2006
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Sobre a possibilidade da integração de saberes no SUS: um estudo sobre Mangueiras na Ilha do Marajó, Pará.
Mary Jane Paris Spink. Bolsista do(a): FUNDAÇÃO FORD, F. FORD, Estados Unidos. Palavras-chave: Saúde; Integralidade; Saberes; Sistema Único de Saúde.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Ciências Sociais e Religião (conceito 6 CAPES).
2000 - 2002
Universidade Metodista de São Paulo
Título: Representações Sociais de Cura no Candomblé, Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Yara Nogueira Monteiro
Bolsista do(a): CAPES, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cura; Candomblé; Representações sociais.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Especialização em andamento em Formação em Psicanálise
2011 - Atual
Círculo Psicanalítico de Minas Gerais
Título: Infância, desejo e mídia.
Aperfeiçoamento em Trabalho infantil e do adolescente
1999 - 1999
Universidade de São Paulo
Título: Situação da infância de rua em São Paulo. Ano de finalização: 1999
Bolsista do(a): UNESCO, UNESCO, Brasil.
Graduação em Bacharelado em Psicologia
1983 - 1991
Universidade Federal do Pará
Título: Dificuldades na aprendizagem de criança
Orientador: José Moisés Alves
Graduação em Curso Seminarístico de Filosofia
1985 - 1986
Seminário Maior da Arquidiocese de Belém
Bolsista do(a): Arquidiocese de Belém, ARQUIBELÉM, Brasil.
Pós-doutorado
2023
Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas
Formação complementar
2022 - 2022
7o. SIMPÓSIO CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA INTERNET. (Carga horária: 6h). , NIC.br/ CGI.br/Instituto Alana/FGV-SP, CGI.BR, Brasil.
2021 - 2021
Cotas Raciais e Heteroidentificação. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2020 - 2020
Saúde Mental e Atenção Psicossocial na COVID-19. (Carga horária: 40h). , FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, FIOCRUZ, Brasil.
2007 - 2007
Direitos Humanos e Relações Raciais. (Carga horária: 20h). , Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
2006 - 2006
Sociologia das Relações Raciais. (Carga horária: 35h). , Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
2004 - 2006
Aperfeiçoamento. , Aliança Francesa, AL, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Inglês Instrumental 1e 2. (Carga horária: 2004h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2002 - 2002
Uma História da Antropologia Brasileira. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2001 - 2001
Do afro ao brasileiro: religião e cultura nacional. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2000 - 2000
Transtornos psíquicos na infância e adolescência. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em Uma reflexão sobre identidade étnica e social. (Carga horária: 30h). , Laboratório de Antropologia da Ufpa, UFPA, Brasil.
1990 - 1990
Uma introdução à arqueologia amazônica. (Carga horária: 4h). , Laboratório de Antropologia da Ufpa, UFPA, Brasil.
1990 - 1990
Religiões afro-brasileiras. (Carga horária: 4h). , Laboratório de Antropologia da Ufpa., UFPA, Brasil.
1986 - 1986
Português I. (Carga horária: 10h). , Serviço Nacional do Comércio, SENAC, Brasil.
Idiomas
Inglês
, Lê Razoavelmente.
Espanhol
, Lê Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Organização de eventos
LEMOS, Flávia Cristina Silveira ; PIANI, P. P. F. ; SILVA, E. A. . II Colóquio sobre Michel Foucault. 2012. (Outro).
LEMOS, Flávia Cristina Silveira ; PIANI, P. P. F. . Seminário sobre Medicalização da Vida: tendências atuais e caminhos plurais. 2012. (Outro).
PIANI, P. P. F. . Congresso Internacional de Cirurgia Vascular. 2010. (Congresso).
PIANI, P. P. F. . Oficina Cuidado, Integralidade e Saúde. 2010. (Outro).
PIANI, P. P. F. ; CONCEIÇÃO, J. . 1o. Seminário de Ações Afirmativas da PUC-SP. 2004. (Outro).
Participação em eventos
Liga Acadêmica de Saúde Indígena.A Portaria n.2.663 de 11 de outubro de 2017 para os Povos Indígenas.. 2018. (Outra).
Evento Dia do Psicólogo. SUS: situação atual e perspectivas.. 2017. (Exposição).
Jornada Científica da FHCGV: percorrendo os caminhos da seguraçança do paciente.. Ensino, Pesquisa e Extensão na Ambiência Hospitalar: como conduzir.. 2017. (Exposição).
Simpósio Dia do Psicólogo.SUS: situação atual e perspectivas.. 2017. (Simpósio).
51 Congresso Brasileiro de Educação Médica. Avaliação interna no Curso de Medicina: a utilização do teste diagnóstico no Internato da Universidade Federal do Paráá. 2013. (Congresso).
III Simpósio Nacional de Política e Saúde do CEBES.Política e Saúde. 2013. (Simpósio).
Seminário de Acompanhamento e Avaliação Final dos Projetos do PPSUS/2009.Estudo dos modelos de gestão e tecnologias de cuidado nos hospitais Públicos Regionais do Pará. 2013. (Seminário).
Ciclo Psicologia da Saúde do Grupo de Pesquisa em Comportamento e Saúde.Sistema Único de Saúde e Psicologia: aspectos, atualidades e possibilidades.. 2012. (Simpósio).
II Colóquio sobre Michel Foucault.As recepções da filosofia de Michel Foucault no Brasil.. 2012. (Simpósio).
II Forum sobre Vitimização de Mulheres no Sistema de Justiça Criminal.Mesa-Redonda. 2012. (Outra).
Psicologia e Relações Raciais CRP-PA.Psicologia e Relações Raciais - abordagem histórica.. 2012. (Seminário).
Seminário Medicalização da vida: tendências atuais e caminhos plurais..Processos de Medicalização da Vida. 2012. (Seminário).
Seminário Medicalização frente a educação e a sociedade.Medicalização e aspectos educativos e de saúde coletiva.. 2012. (Seminário).
II Simpósio Nacional de Política e Saúde - CEBES. 2011. (Simpósio).
IV Jornada de Extensão ICS UFPA.Política de saúde na seguridade social. 2011. (Outra).
Pesquisas sobre educação brasileira: desigualdade e diversidade. Fundação Carlos Chagas/Fundação Ford.Educadores/as em contextos diversos. 2011. (Encontro).
XXI Congresso Paraense de Cadiologia - I Forum Multidisciplinar de Cardiologia do Estado do Pará. Como eu faço? Experiências do Psicólogo em Cardiologia.. 2011. (Congresso).
III Congresso Norte de Educação Médica. Pesquisa Médica na Amazônia. 2010. (Congresso).
Seminário Qualidade na Gestão - ABRAHUE. 2010. (Seminário).
2o. Seminário de Gestão Estratégica e Participativa - Fortalecimento do SUS no Estado do Pará. 2009. (Seminário).
FÓRUM RUTE.Relatório da Rede Universitária de Telemedicina do Hospital Bettina Ferro. 2009. (Outra).
I Jornada Acadêmica de Medicina do CESUPA.SUS - 20 Anos Depois. 2009. (Outra).
I Seminário Gestão Pública de Hospital de Ensino.A Formação dos Profissionais de Saúde para o SUS. 2009. (Seminário).
Oficina de Agentes Multiplicadores das Comisoes Permanente de Integração Ensino - Serviço no Município de Belém.Painel dos Hospitais de Ensino. 2009. (Oficina).
Seminário "O Publico e o Privado na Saúde". 2009. (Seminário).
Fórum dos Hospitais Universitários e de Ensino - ABRAHUE. 2008. (Outra).
III Seminário Nacional de Residência Multiprofissonal e em Área Profissional de Saúde. 2008. (Seminário).
Palestra.Direitos étnicos: perspectivas contemporâneas. 2008. (Outra).
Quintas de Ciências.Redes locais de saúde: o princípio da integralidade na prática. 2008. (Outra).
Vídeo-Conferência Saúde da População Negra (HUJBB).Saúde da População Negra: dados epidemiológicos do Pará. 2008. (Outra).
1a. Semana Acadêmica da FIT.Oficina sobre a Lei Federal 10.639: história e cultura afro-brasileira. 2007. (Oficina).
3a. Semana de Pedagogia da FIB.A Lei Federal 10.639: história e cultura afro-brtasileira. 2007. (Encontro).
3o. Encontro Brasileiro de Bolsistas da Fundação Ford.Participação e Mobilização Social. 2006. (Encontro).
8. Congresso Mundial de Saúde Pública. 2006. (Congresso).
I Oficina Regional Psicologia e Saúde Pública.Psicologia e Saúde Pública. 2006. (Oficina).
Palestra.Psicologia Social - caminhos, problemas e perspectivas de atuação. 2006. (Simpósio).
2o. Encontro Brasileiro de Bolsistas da Fundação Ford.Rede de Saúde em Mangueiras: comunidade negra na ilha do Marajó. 2005. (Encontro).
Coordenação de Mesa. I Congresso da ULAPSI. Rede de Saúde em Mangueira: comunidade negra na ilha do Marajó: interseções com o território.. 2005. (Congresso).
Desafios e Perspectivas na Implementação de Medidas Sócio-Educativas.Construção Afetiva e Emocional do Adolescente em Conflito com a Lei. 2002. (Seminário).
Palestra.Cultura Afro--Brasileira. 2002. (Outra).
XI Semana da Faculdade de Ciências Sociais.Representações de Cura no Candomblé. 2002. (Encontro).
5o. Congresso de Produção Científica. O processo de cura no candomblé: elementos culturais como fator estruturante do indivíduo. 2000. (Congresso).
Participação em bancas
PIANI, P. P. F.; MOREIRA, A. C.; DIAS, H. M. M.. Mulheres vivendo com HIV/AIDS: discursos sobre vulnerabilidade e adesão à terapia antirretroviral.. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.
PIANI, P. P. F.; LIMA, M. L. C.; SILVA, E. Q.. Pessoas em situação de rua: sentidos sobre viver as veredas.. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.
PIANI, P. P. F.; BEZERRA, B. P.; SILVA, M. V.. Saúde Mental na Amazônia: mortalidade por suicídio e cobertura dos Centros de Atenção Psicossocial no Estado do Pará de 2006 a 2015.. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará.
LEMOS, Flávia Cristina Silveira;PIANI, P. P. F.; SOUZA, L. A. F.; ARANTES, E. M. M.. Um "KIT" para cuidar, condutas para governar: problematizações das práticas do UNICEF de atenção à infância e família brasileira.. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.
PIANI, P. P. F.; FEIO, Regina; POVOA, M. M.; FRANCO, G.. A relação malária e saúde bucal em gestantes de Anajás, na Ilha do Marajó - PA. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - UFAM/UFPA/FIOCRUZ.
OLIVEIRA, P. T. R.;PIANI, P. P. F.; BARROSO, R. F.. Práticas de cuidado na assistência neonatal: um estudo acerca da integralidade em saúde em um hospital público. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.
FEIO, Regina;PIANI, P. P. F.. Caracterização do processo de trabalho das equipes de saúde bucal nas Unidades de Atendimento Odontológico de Benevides. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Pará.
PIANI, P. P. F.; GOMES, V.L.B.; MATHIS, A.A.. Saúde Mental e Trabalho na Assistência Social. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pará.
PIANI, P. P. F.; OLIVEIRA, P. T. R.; SALGADO, A.C.S.. O Adoecimento e o Cuidado Hospitalar: um estudo acerca dos doentes acometidos por neoplasia gástrica em um hospital universitário.. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, H.;PIANI, P. P. F.; OLIVEIRA, P. T. R.; TEIXEIRA, E.. Acesso e acessibilidade aos serviços de saúde em três quilombos na Amazônia. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Pará.
PIANI, P. P. F.; SOUZA, A. M.. O rosto deformado em decorrência do câncer e a sustentação necessária: espaços de cuidados à integração. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.
FEIO, Regina; NOGUEIRA, Antonio José;PIANI, P. P. F.. Perfil Profissional de Cirurgiões-dentistas inseridos na Estratégia de Saúde da Família no Estado do Pará. 2010. Dissertação (Mestrado em Odontologia - Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Pará.
PIANI, P. P. F.. Prevâlência de Alterações Oftalmológicas em População Quilombolano Município do Acará, Pará. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará.
PIANI, P. P. F.. Análise das Alterações Patológicas de Fundo de Olho em Amostra de Populações Quilombolas do Município do Acará - Pará. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará.
PIANI, P. P. F.; MOREIRA, A. C.; VILHENA, Júnia de. A Integralidade da Prática Clínica e Institucional e na Relação Ensino-Serviço: um estudo de caso sobre a formação de psicólogo em hospital público. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.
LEMOS, F. C. S.; PASSARINHO, L.; SOUZA, M. P. R.; LIMA, M. L. C.; COSTA, G. D.;PIANI, P. P. F.. Governamentalidade das práticas de educação inclusiva na Unidade de Educação Especializada Profª Yolanda Martins e Silva. 2021. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.
VIEIRA, J. L. F.;PIANI, P. P. F.; FIGUEIRAS, Amira.; SILVA, M. V.; ARAUJO, E. C.. Avaliação Cognitiva de Crianças e Adolescentes com Malária Vivax na Amazônia Brasileira. 2017. Tese (Doutorado em Doenças Tropicais) - Universidade Federal do Pará.
BELTRAO, J. F.;PIANI, P. P. F.; SCHAAN, D. P.; ODWYER, E. C.; DEUS, Z. A.. "Não é só médico que cura, não é só Medicina que cura": perspectivas sobre saúde entre Coletivos Quilombollas no Marajó.. 2017. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal do Pará.
ELMESCANY, E. N. M.;PIANI, P. P. F.; LIMA, M. L. C.; SOUZA, A. M.. Corpos-em-arte: encontros poeticos em cuidados paliativos.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.
VIEIRA, J. L. F.;PIANI, P. P. F.; ARAUJO, E. C.; SILVA, M. V.. Desenvolvimento Cognitivo de Criaças e Adolescentes com malária Vivax na Amazônia. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Tropical) - Universidade Federal do Pará.
FERREIRA, E. A. P.;PIANI, P. P. F.; NENO, S.; KATO, O. M.; ASSIS, G. J.. Suicídio: sociedade, indivíduo e comportamento.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Universidade Federal do Pará.
LEMOS, Flávia Cristina Silveira; DELUCHEY, J.;PIANI, P. P. F.; BRITO, L. M. T.. Os modos de organização das práticas institucionais no CESEF: uma análise genealógica.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.
LEMOS, Flávia Cristina Silveira;PIANI, P. P. F.; CANCELA, C. D.. Mulheres, violência sexual e modos de subjetivação: uma análise genealógica dos boletins de ocorrência da delegacia especializada de atendimento à mulher no município de Belém.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.
FERLA, A.; LEMOS, Flávia Cristina Silveira; CHAVES, E. P.;PIANI, P. P. F.. Aluno saudável: análise da práticas de governamentalidade em políticas de saúde na escola pública no Brasil. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.
BARROSO, R. F.;PIANI, P. P. F.; POVOA, M. M.; BRANDAO, G. A. M.. A relação malária e saúde bucal em gestantes de Anajás, na Ilha do Marajó - PA. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Pará.
PIANI, P. P. F.. . O Acolhimento nas Unidades de Saúde da Família. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Pará / Ministério da Saúde.
NEVES, I.;PIANI, P. P. F.. Aspectos do Acolhimento de Pacientes com Alterações Cromossômicas: enfoque no Sistema ùnico de Saúde brasileiro.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará.
PIRES, C.;PIANI, P. P. F.; MONTEIRO, J. C. M. S.. Panorama da Atenção Integral a Saúde LGBT no Ensino das Escolas Médicas de Belém-Pará: a percepção dos discentes.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará.
COSTA, T. F.;PIANI, P. P. F.; ARIAS, S. B.. Percepção dos Docentes/Preceptores e Graduandos do Último Semestre do Curso de Medicina: competências relacionadas à atenção a saúde.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará.
PIANI, P. P. F.; ARIAS, S. B.; COSTA, R.. O médico da Estratégia Saúde da Família: fatores relacionados ao comprometimento com o sistema de Saúde em Belém (PA). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará.
PIANI, P. P. F.; ARIAS, S. B.; SILVA, K.. Alterações do sono em acadêmicos do 1o. ao 4o. ano do Curso de Medicina da Universidade Federal do Pará: fatores associados ao cotidiano acadêmico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará.
LEMOS, Flávia Cristina Silveira;PIANI, P. P. F.; FRANCO, A. C. F.; SILVA, E. A.. Artigo 228: análise de PECs sobre a justificativa da redução da maioridade penal.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.
LEMOS, Flávia Cristina Silveira;PIANI, P. P. F.; BRICIO, V. N.. Educação infantil no Brasil: contextos e problematizações.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, H. P.; BAHIA, S.;PIANI, P. P. F.; RIBEIRO, I. A.. Uma garrafada de arte e ciência: o Núcleo de Artes como instrumento de saúde, a Trupe da Procura e suas Experiências na interface entre cultura e saúde em Belém do Pará.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará.
BEZERRA, B. P.;PIANI, P. P. F.; VALLINOTO, I.. Relação professor-aluno e suas implicações na formação ético-profissional do graduando de Medicina da Universidade Federal do Pará. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará.
MONTEIRO, M. R.;PIANI, P. P. F.. Santos.Reflexões sobre a formação médica e a concepção de saúde dos estudantes de Medicina do Internato - UFPA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará.
PIANI, P. P. F.. Família e psicose: análise discursiva de caso descrito na literatura. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Marcos.
ARIAS, S. B.;PIANI, P. P. F.; YASSUI, E.. Concurso Público Adjunto Formação Científica. 2019. Universidade Federal do Pará.
RODRIGUES, S. M. S.;PIANI, P. P. F.; CALDAS, C. A. M.. Atenção à Saúde Mental. 2017. Universidade Federal do Pará.
PIANI, P. P. F.; VALLINOTO, I.; CARMINA, R.. Concurso Público para Professor Assistente. 2013. Universidade Federal do Pará.
PIANI, P. P. F.; BEZERRA, B. P.. Concurso Público para Professor Substituto. 2013. Universidade Federal do Pará.
PIANI, P. P. F.; FIGUEIRAS, Amira.; VALLINOTO, I.. Concurso Público para Professor Adjunto. 2012. Universidade Federal do Pará.
PIANI, P. P. F.; BEZERRA, B. P.. Concurso Público para Professor Auxiliar. 2012. Universidade Federal do Pará.
PIANI, P. P. F.; VALLINOTO, I.. Concurso Público para Professor Assistente. 2012. Universidade Federal do Pará.
PIANI, P. P. F.; BRIGAGÃO, Jacqueline; REIS, Alberto; CAMPOS, Edemilson; SCARCELLI, Ianni. Concurso Público para Professor Doutor. 2011. Universidade de São Paulo.
FEIO, Regina; CHAVES, E. P.;PIANI, P. P. F.. Concurso Público para Professor Visitante. 2017. Universidade Federal do Pará.
PIANI, P. P. F.; PEZZINI, A.. Comissão de Avaliação de Atividades Complementares. 2017. Universidade Federal do Pará.
PIANI, P. P. F.. IV Jornada de Extensão e III Jornada de Pesquisa - Instituto de Ciências da Saúde. 2012. Universidade Federal do Pará.
PIANI, P. P. F.; BRIGAGÃO, Jacqueline; SPINK, Peter. Programa Gestão Pública e Cidadania. 2004. Fundação Getulio Vargas - SP.
Orientou
A (IN)VISIBILIDADE DA MULHER NA POLÍTICA DE DROGAS: ANÁLISE DA POLÍTICA DE ATENÇÃO A USUÁRIOS DE DROGAS NO BRASIL NA PERSPECTIVA DE GÊNERO; ; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
NOTIFICAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE: O OLHAR DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE UMA REGIÃO DO MUNICÍPIO DE BELÉMPARÁ; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
Saúde Mental em Belém: configuração e perspectiva atuais; ; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
Nutrição no cuidado em saúde mental: Percepção dos profissionais da Atenção Primária à Saúde de Belém-Pará e possibilidades de atuação no cenário local; Início: 2021; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
As Relações entre Determinação Social da Saúde e evasão em estudantes de graduação em uma Universidade Pública no Brasil; Início: 2021; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
Saúde Mental no Arquipélago do Marajó: atores, práticas e configurações atuais; ; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
Abordagem Multiprofissional do Paciente com Diabetes Mellitus; 2022; Dissertação (Mestrado em ATENÇÃO E ESTUDO CLÍNICO NO DIABETES) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Entre redes e nós: uma análise da oferta e acesso no campo da saúde mental em dois municípios na ilha do Marajó; ; 2021; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Mulheres vivendo com hiv/aids: discursos sobre vulnerabilidades e adesão a terapia antirretroviral; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Pessoas em situação de rua: sentidos sobre viver as veredas; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Saúde mental na Amazônia: mortalidade por suicídio e cobertura dos Centros de Atenção Psicossocial no Estado do Pará de 2006 a 2015; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência: o segmento infância na oferta dos serviços em Belém, Pará; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Corpo, Drogas e Educação: posicionamentos e dialogias; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
A emergência da Comissão Nacional da Verdade no Brasil; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Violência Obstétrica Perinatal na Perspectiva dos/das Profissionais de Saúde; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
A Voz do Servidor Público da UFPA: um estudo sobre os sentidos da promoção da saúde; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Os Discursos no Documentos de Domínio Público sobre Pessoas em Situação de Rua; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, CAPES; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Linhas de Produção do TDAH: uma cartografia das práticas de um serviço universitário em Belém-PA; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Os Desafios para o Processo das Redes de Atenção a Saúde: um olhar sobre a rede de cuidado a pessoa com deficiência; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Reforma Psiquiátrica e atenção básica: desafios atuais; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
O lugar da subjetivação em ações técnicas com adolescentes em conflito com a lei; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Atenção integral a saúde e produção de subjetividade; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Com a voz os usuários: discursos sobre as práticas de cuidado em saúde mental em um CAPS do Estado do Pará; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará,; Coorientador: Pedro Paulo Freire Piani;
A constituição do Fórum sobre a medicalização da educação e da sociedade:pluralidades em debate; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Infância e autonomia nos documentos do UNICEF 1990 - 2010; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
O Serviço de Psicologia num Hospital Público: implicações com a rede de serviços em saúde; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Corpos em arte: o que podem os corpos no processo de viver o morrer?; 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Universidade Estadual do Pará; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
A Colônia Correcional de Menores Abandonados e Deliquentes na Amazônia Paraense no início do Século XX; ; 2019; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, CAPES; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Estratégias de Sobrevivência e Movimento de Vida: práticas de redução de danos e autocuidado no discurso de pessoas que usam drogas em situação de rua em Belém/Pa; ; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Desenvolvimento infantil e malária em crianças do Município de Anajás; ; 2013; Tese (Doutorado em Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade Federal do Pará,; Coorientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Pacto social e o ato infracional; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Mental e Justiça) - Universidade Federal do Pará / Hospital de Clínicas; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Severo; A proteção integral à criança e ao adolescente infrator à luz do Direito Constitucional; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Mental e Justiça) - Universidade Federal do Pará / Hospital de Clínicas; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Perfil de adolescentes infratores atendidos em um Centro de Atenção Psicossocial em Belém; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Mental e Justiça) - Universidade Federal do Pará / Hospital de Clínicas; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Violência Sexual Intrafamiliar Infantil: uma abordagem psicodinãmica; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Mental e Justiça) - Universidade Federal do Pará / Hospital de Clínicas; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Juventude e violência: perfil dos jovens que cometeram infrações violentas no trânsito; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Mental e Justiça) - Universidade Federal do Pará / Hospital de Clínicas; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
M; ; Diagnóstico e proposta de ação para erradicar a negligência, o preconceito e a discriminação com os portadores de sofrimento mental, no município de Concórdia do Pará/PA; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Mental e Justiça) - Universidade Federal do Pará / Hospital de Clínicas; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Abordagens Metodológicas Ativas e Ensino Médico: uma análise explorátória; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES PORTADORAS DE HIV/AIDS, ATRAVÉS DA ESCALA HAT-QoL, ATENDIDAS NO SERVIÇO DE REFERÊNCIA EM HIV/AIDS URE-DIPE DO ESTADO DO PARÁ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Relação professor-aluno e suas implicações na formação ético-profissional do graduando de Medicina da Universidade Federal do Pará; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Saúde Mental no Arquipélago do Marajó: atores, práticas e configurações atuais ? população adulta; ; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Serviços de saúde da criança nos municípios do Arquipélago do Marajó: estudo da oferta quanto a aspectos de acessibilidade e integralidade na organização; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina; Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Pro-Reitoria de Pesquisa; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Educação em saúde, educação médica: levantamento da literatura no Brasil; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Pará, PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA CAPES; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Educação em saúde, educação médica: levantamento da literatura no Brasil; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Pará, PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA CAPES; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Serviços de saúde da criança em Belém e Paris: estudo da oferta quanto a aspectos de concepção, organização e avaliação; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Pará, Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Estado do Pará; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Saúde Cabana: integrando ensino e extensão na universidade; ; 2012; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal do Pará, Pro-Reitoria de Extensão UFPA; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Saúde Cabana: educação em saúde na Ilha do Combu; ; 2011; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal do Pará, Pro-Reitoria de Extensão UFPA; Orientador: Pedro Paulo Freire Piani;
Produções bibliográficas
-
BRAGA, A. C. C. ; PIANI, P. P. F. ; FELICIO, K. M. ; LOPES, D. ; FELICIO, J. S. . Health-related quality of life in T1DM patients after high-dose cholecalciferol supplementation: data from a pilot clinical trial. Diabetology & Metabolic Syndrome , v. 14, p. 1-8, 2022.
-
PANTOJA, JORGEANE PEDROSA ; PIANI, Pedro Paulo Freire . A AUTONOMIA DA CRIANÇA COM DEFICÊNCIA. REVISTA CPAQV , v. 14, p. 1-10, 2022.
-
FELÍCIO, JOÃO SOARES ; DE MELO, FRANCIANE TRINDADE CUNHA ; VIEIRA, GIOVANA MIRANDA ; DE AQUINO, VITÓRIA TEIXEIRA ; DE SOUZA PARENTE, FERNANDA ; DA SILVA, WANDERSON MAIA ; SAID, NIVIN MAZEN ; DA SILVA, EMANUELE ROCHA ; DE SOUZA, ANA CAROLINA CONTENTE BRAGA ; DE OLIVEIRA, MARIA CLARA NERES IUNES ; DE LEMOS, GABRIELA NASCIMENTO ; DE SOUZA, ÍCARO JOSÉ ARAÚJO ; DE ALCÂNTARA, ANGÉLICA LEITE ; DE MORAES, LORENA VILHENA ; ABRAHÃO NETO, JOÃO FELÍCIO ; DE QUEIROZ, NATÉRCIA NEVES MARQUES ; MOURÃO, NEYLA ARROYO LARA ; PIANI, Pedro Paulo Freire ; OLIVEIRA DOS REIS, MELISSA DE SÁ ; FELÍCIO, KAREM MILEO . Peripheral arterial disease progression and ankle brachial index: a cohort study with newly diagnosed patients with type 2 diabetes. BMC Cardiovascular Disorders , v. 22, p. 294, 2022.
-
ALVES, T. M. K. ; PIANI, P. P. F. ; BARROSO, R. F. ; CUNHA, C. L. F. ; OLIVEIRA, P. T. R. . Desafios da Regulação do Acesso à Assistência Hospitalar no Sistema Único de Saúde em uma metrôpole norte brasileira.. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 13, p. 1-9, 2021.
-
DE MELO, FRANCIANE TRINDADE CUNHA ; FELÍCIO, KAREM MILEO ; DE QUEIROZ, NATÉRCIA NEVES MARQUES ; DE RIDER BRITO, HANA ANDRADE ; NETO, JOÃO FELÍCIO ABRAHÃO ; JANAÚ, LUÍSA CORRÊA ; DE SOUZA NETO, NORBERTO JORGE KZAN ; SILVA, ANA LUÍZA AIRES ; DE LEMOS, MANUELA NASCIMENTO ; DE OLIVEIRA, MARIA CLARA NERES IUNES ; DE ALCÂNTARA, ANGÉLICA LEITE ; DE MORAES, LORENA VILHENA ; DE SOUZA, ÍCARO JOSÉ ARAÚJO ; SAID, NIVIN MAZEN ; DA SILVA, WANDERSON MAIA ; DE LEMOS, GABRIELA NASCIMENTO ; DOS SANTOS, MÁRCIA COSTA ; DE SOUZA D ALBUQUERQUE SILVA, LILIAN ; MOTTA, ANA REGINA BASTOS ; DE FIGUEIREDO, PRISCILA BOAVENTURA BARBOSA ; DE SOUZA, ANA CAROLINA CONTENTE BRAGA ; PIANI, Pedro Paulo Freire ; FELÍCIO, JOÃO SOARES . High-dose Vitamin D Supplementation on type 1 Diabetes Mellitus Patients: is there an Improvement in Glycemic Control?. CURRENT DIABETES REVIEWS , v. 17, p. 1-8, 2021.
-
FELÍCIO, JOÃO SOARES ; QUEIROZ, N. N. M. ; BRAGA, A. C. C. ; MELO, F. T. C. ; PIANI, P. P. F. ; FELICIO, K. M. . Association of soy and exclusive breastfeeding with central precocious puberty: a case-control study.. Frontiers in Endocrinology , v. 12, p. 1-7, 2021.
-
PEDROSA, J. ; PIANI, P. P. F. . Health knowledge, health behaviors and attitudes during pandemic emergencies: A systematic review. PLoS One , v. 16, p. e0256731-14, 2021.
-
FELÍCIO, JOÃO SOARES ; BRITO, H. A. ; PIANI, P. P. F. ; QUEIROZ, N. N. M. ; FELÍCIO, KAREM MILEO . Association between 25(OH)Vitamin D,HbA1c and albuminuria in diabetesmellitus: data from a population-basedstudy (VIDAMAZON). Frontiers in Endocrinology , v. 12, p. 01-07, 2021.
-
LOPES, L. J. S. ; PEREIRA, W. M. M. ; GEHA, Y. F. ; PIANI, P. P. F. . Um olhar sobre a rede de assistência à saúde: organização e desafios da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. 1-14, 2021.
-
DE QUEIROZ, NATÉRCIA NEVES MARQUES ; DE MELO, FRANCIANE TRINDADE CUNHA ; DE SOUZA RESENDE, FABRÍCIO ; JANAÚ, LUÍSA CORRÊA ; DE SOUZA NETO, NORBERTO JORGE KZAN ; DE LEMOS, MANUELA NASCIMENTO ; DE OLIVEIRA, MARIA CLARA NERES IUNES ; DE ALCÂNTARA, ANGÉLICA LEITE ; DE MORAES, LORENA VILHENA ; DA MOTA QUEIROZ, APOLONE ; DE SOUZA, ÍCARO JOSÉ ARAÚJO ; SAID, NIVIN MAZEN ; DOS SANTOS, MÁRCIA COSTA ; DE SOUZA D?ALBUQUERQUE SILVA, LILIAN ; MOTTA, ANA REGINA BASTOS ; DE SÁ OLIVEIRA DOS REIS, MELISSA ; LOBATO, ISABEL JANE CAMPOS ; DE FIGUEIREDO, PRISCILA BOAVENTURA BARBOSA ; DE SOUZA, ANA CAROLINA CONTENTE BRAGA ; FREIRE PIANI, PEDRO PAULO ; FELÍCIO, KAREM MILÉO ; ABRAHÃO NETO, JOÃO FELÍCIO ; FELÍCIO, JOÃO SOARES . High-dose Cholecalciferol Supplementation Reducing Morning Blood Pressure in Normotensive DM1 Patients. CURRENT DIABETES REVIEWS , v. 17, p. 378-386, 2021.
-
QUEIROZ, N. N. M. ; FELICIO, J. S. ; FELICIO, K. M. ; PIANI, Pedro Paulo Freire . Vitamin D and PTH: data from a cross-sectional study in an equatorial population.. Endocrine Connections , v. 1, p. 1, 2020.
-
D?ALBUQUERQUE SILVA, LILIAN DE SOUZA ; FELÍCIO, KAREM MILÉO ; QUEIROZ, N. N. M. ; PIANI, P. P. F. ; FELÍCIO, JOÃO SOARES . Improvement in cardiovascular autonomic neuropathy after high-dose vitamin D supplementation in patients with type 1 diabetes.. Frontiers in Endocrinology , v. 11, p. 1-9, 2020.
-
BRABO, B. S. ; PEREIRA, L. F. ; PIANI, P. P. F. . Saúde Mental na Amazônia: mortalidade por suicídio e cobertura dos Centros de Atenção Psicossocial no Estado do Pará de 2006 a 2015.. REVISTA DEBATES EM PSIQUIATRIA , v. 8, p. 6-15, 2018.
-
ELMESCANY, E. N. M. ; PIANI, Pedro Paulo Freire ; LIMA, W. S. ; XAVIER, I. . Tecendo fios de ouro numa terapia ocupacional hibridizada com a arte.. REVISTA DO NUFEN , v. 10, p. 146-159, 2018.
-
PIANI, P. P. F. ; BRASIL, L. M. B. F. . Cognitive performance of children living in endemic areas for Plasmodium vivax. MALARIA JOURNAL , v. 16, p. 370, 2017.
-
LEMOS, Flávia Cristina Silveira ; AQUIME, R. H. S. ; FRANCO, A. C. F. ; PIANI, P. P. F. . O extermínio de jovens negros pobres no Brasil: práticas biopolíticas em questão.. PESQUISAS E PRÁTICAS PSICOSSOCIAIS , v. 12, p. 164-176, 2017.
-
LEMOS, F. C. S. ; GALINDO, DOLORES ; CASTELAR, MARILDA ; REIS JÚNIOR, L. P. ; NOGUEIRA, T. S. ; PIANI, P. P. F. . UNESCO, mulheres e biopoder no Brasil: alguns apontamentos. Fractal: revista de psicologia , v. 29, p. 224-230, 2017.
-
CARDOSO, M. R. O. ; OLIVEIRA, P. T. R. ; PIANI, P. P. F. ; MOREIRA, A. C. G. . O caminho trilhado por usuários de um Centro de Atenção Psicossocial do Estado do Pará: construindo itinerários na busca do cuidado. Mental (Barbacena) , v. 11, p. 91-116, 2017.
-
CARDOSO, M. R. O. ; OLIVEIRA, P. T. R. ; PIANI, P. P. F. . Práticas de cuidado em saúde mental na voz dos usuários de um CAPS no Estado do Pará. Saúde em Debate , v. 40, p. 86-99, 2016.
-
PIANI, P. P. F. ; CRUZ, B. ; LEMOS, Flávia Cristina Silveira ; BRIGAGÃO, Jacqueline . Uma crítica à produção do TDAH e a administração de drogas para crianças.. ESTUDOS DE PSICOLOGIA (NATAL. ONLINE) , v. 21, p. 282-292, 2016.
-
LEITE, DENNIS ; VASCONCELOS, CHARLES ; SILVA, MAICOM ; LIMA, VITOR ; PIANI, Pedro Paulo . VIRAMUNDO: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS NO CUIDADO A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA.. REVISTA PET INTERDISCIPLINAR E PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES ON-LINE UFPA , v. 1, p. 117-122, 2016.
-
LEMOS, Flávia Cristina Silveira ; GALINDO, D. C. G. ; PIANI, P. P. F. . Pesquisa-intervenção e direitos humanos. Apontamentos arqueológicos e genealógicos na análise de documentos / Research intervention and human rights. Archaeological and genealogical notes on the analysis of documents. POLIS E PSIQUE , v. 5, p. 48-68, 2015.
-
CARDOSO, M. R. O. ; OLIVEIRA, P. T. R. ; PIANI, P. P. F. . Relato de Experiência de Atendimento em um CAPS: considerações sobre o cuidado em saúde mental.. Revista do NUFEN , v. 7, p. 166-186, 2015.
-
PIANI, P. P. F. ; RODRIGUES, J. A. R. ; CARDOSO, M. R. O. . Integralidade e as práticas em saúde da criança: uma revisão narrativa da produção científica brasileira.. REVISTA PARAENSE DE MEDICINA , v. 28, p. 20-28, 2014.
-
BRASIL, L.M.B.F ; PIANI, P. P. F. ; ÁRIAS, E.H.L. . Introdução de alimentos complementares em lactentes em Belém do Pará. Revista Paraense de Medicina , v. 26, p. 45-51, 2012.
-
FIGUEIREDO, A. E. C. ; PIANI, P. P. F. ; FIGUEIRAS, Amira. ; MORAES, A. N. ; BRASIL, L.M.B.F ; SOUZA, I. C. N. . Síndrome de Down: aspectos epidemiológicos dos pacientes atendidos no Serviço Caminhar. Revista Paraense de Medicina , v. 26, p. 31-38, 2012.
-
SILVA, E. A. ; BENGIO, F. C. S. ; REIS, K. K. T. ; PIANI, P. P. F. . A noção de paternidade no documento 'Situação da Infância Brasileira. Desenvolvimento Infantil: os primeiros seis anos de vida', do UNIICEF. Revista do NUFEN , v. 04, p. 49-60, 2012.
-
PIANI, P. P. F. . Integralidade na Saúde: ordenamento jurídico e desafios de implementação. Papers do NAEA (UFPA) , v. 229, p. 01-15, 2009.
-
PIANI, P. P. F. . Construção de saberes em Saúde: o tema da saúde da população negra nos documentos oficiais 1996-2005. Papers do NAEA (UFPA) , v. 221, p. 01-17, 2008.
-
FELÍCIO, JOÃO SOARES (Org.) ; JANAU, L. C. (Org.) ; QUEIROZ, N. N. M. (Org.) ; FELÍCIO, KAREM MILÉO (Org.) ; PIANI, P. P. F. (Org.) . Controle Glicêmico no Diabetes Mellitus. Volume 1 - Tratamento medicamentoso do diabetes mellitus tipo 2. 1. ed. Belém: Editora Pakatatu, 2021. v. 1. 60p .
-
FELÍCIO, JOÃO SOARES (Org.) ; MOTA, A. R. B. (Org.) ; MELO, F. T. C. (Org.) ; FELÍCIO, KAREM MILÉO (Org.) ; PIANI, Pedro Paulo (Org.) . Diagnóstico e Tratamento das Complicações do Diabetes Mellitus. Volume 2 - Doença arterial periférica. 1. ed. Belém: Editora Pakatatu, 2021. v. 2. 48p .
-
MOREIRA, A. C. G. (Org.) ; BRIGAGAO, J. (Org.) ; PIANI, P. P. F. (Org.) . Direitos Humanos, Saúde Mental e Drogas. 1. ed. BELÉM: EDITORA PAKATATU, 2017. v. 1. 200p .
-
MOREIRA, A. C. (Org.) ; OLIVEIRA, P. T. R. (Org.) ; PIANI, P. P. F. (Org.) . Cuidado e saúde - práticas e sentidos em construção.. 1a.. ed. Belém: Editora Pakatatu, 2014. v. 1. 378p .
-
OLIVEIRA, P. T. R. (Org.) ; SOUZA, M. R. (Org.) ; PIANI, P. P. F. (Org.) . Psicologia: Políticas. Formação, Profissão e Pesquisa.. 1. ed. Belém: Editora Paka-Tatu, 2010. v. 500. 220p .
-
MIRANDA, L. C. F. ; PIANI, P. P. F. . Entre Redes e Nós: análise da oferta e acesso no campo da saúde mental em dois municípios do Marajó.. In: Flávia Cristina Silveira Lemos; Elói Martins Senhoras. (Org.). Psicologia Social: olhares temáticos.. 01ed.Boa Vista: Editora IOLE, 2023, v. 01, p. 47-64.
-
RODRIGUES, J. A. R. ; PIANI, P. P. F. ; FERLA, A. ; SAMPAIO, A. M. . Pessoas em Situação de Rua e Uso de Substâncias Psicoativas: estratégias biopolíticas e formas de resistência.. In: Lemos, F. C. L. et all.. (Org.). Produção da Diferença, Saúde Coletiva e Formação: dispositivos transdisciplinares nas políticas públicas. 1a.ed.Curitiba: Editora CRV, 2021, v. 12, p. 175-222.
-
RODRIGUES, J. A. R. ; PIANI, P. P. F. . Psicologia(s) e o Sistema Único de Saúde no Brasil: pressupostos e trajetórias da psicologia da saúde e da psicologia social da saúde. In: Murilo S. Moscheta; Laura Vilela e Souza; Emerson F. Rasera. (Org.). A dimensão política do pesquisar no cotidiano. 1ed.São Paulo: Letra e Voz, 2020, v. 1, p. 118-135.
-
MACEDO, A. E. ; PIANI, P. P. F. . Considerações acerca da História da Infância Desamparada no início do século XX na Amazônia Paraense.. Pesquisar com as Psicologias: artesanias e artífícios.. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2020, v. 10, p. 541-552.
-
PIANI, P. P. F. ; BRIGAGÃO, Jacqueline ; VICENTIN, M. C. . Dilemmas and impasses in public Health policies directed at people who make use of alcohol and other drugs in Brazil.. In: Anwarul Azim Majumder. (Org.). Public Health - Emerging and Reemerging Issues.. 1ed.LONDON: Intechopen, 2018, v. 1, p. 1-19.
-
PIANI, P. P. F. . Medicalização como Prática Social em Rede. In: Ana Cleide Guedes Moreira; Jacqueline Brigagão; Pedro Paulo Freire Piani. (Org.). Direitos Humanos, Saúde Mental e Drogas. 1ed.BELÉM: EDITORA PAKATATU, 2017, v. 01, p. 28-40.
-
AQUIME, R. H. S. ; ZAMORA, M. H. ; PIANI, P. P. F. ; LIMA, M. L. C. . Algumas breves anotações da política para infância.. In: Adelma Pimentel; Flávia Lemos; Roseane Nicolau. (Org.). A escuta clínica na Amazônia. 1ed.BELÉM: UFPA, 2017, v. 1, p. 221-241.
-
SILVA, C. F. ; OLIVEIRA, P. T. R. ; MACIEL, C. A. B. ; PIANI, P. P. F. . Trabalho e saúde: um ensaio analítico psicodinâmico. In: Adelma Pimentel, Flávia Lemos, Roseane Nicolau. (Org.). A escuta clínica na Amazônia. 1ed.Belém: EDUFPA, 2017, v. 1, p. 87-104.
-
COSTA, N. D. F. ; ARANTES, E. M. M. ; PIANI, P. P. F. ; SILVA, E. A. ; ALMEIDA, L. C. C. S. . Infância, resistência e educação no Brasil: artes, saberes e poderes.. In: Flavia Cristina Silveira Lemos; Dolores Galindo; Pedro Paulo Bicalho; Erika de Nazaré Marçal Elmenescany.. (Org.). Criações transversais com Gilles Deleuze: artes, saberes e política.. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 1, p. 451-464.
-
AQUIME, R. H. S. ; PIANI, P. P. F. ; LIMA, M. L. C. . Normalização de crianças e adolescentes pobres: analisando um programa assistencial de governo. In: Flavia Cristina Silveira Lemos; Dolores Galindo; Pedro Paulo Bicalho; Evelyn Ferreira; Bruna Cruz; Rafaele Habibi Sousa Aquime. (Org.). Práticas de Judicialização e Medicalização dos Corpos no Contemporâneo. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 1, p. 272-284.
-
FERREIRA, E. T. A. ; PIANI, P. P. F. ; LEMOS, Flávia Cristina Silveira ; MORAES, J. . As Lutas por Direito e a Emergência do Forum de Medicalização da Educação e da Saúde.. In: Flavia Cristina Silveira Lemos; Dolores Galindo; Pedro Paulo Bicalho; Evelyn Tarcilda Almeida Ferreira.. (Org.). Práticas de Judicialização e Medicalização dos Corpos no Contemporâneo.. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 1, p. 503-518.
-
SILVA, E. A. ; PIANI, P. P. F. . A produção da autonomia na infância a partir dos documentos da ONU e do UNICEF. In: Flavia Cristina Silveira Lemos. (Org.). Crianças, adolescentes jovens: políticas inventivas transvesalizantes. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 115-126.
-
AQUIME, R. H. S. ; PIANI, P. P. F. ; FERREIRA, E. T. A. . Técnicas do biopoder na atualidade: uma analítica do Programa Pro Paz Cidadania.. In: Flávia Cristina Silveira Lemos, Dolores Galindo, Ellen Aguiar da Silva. (Org.). Psicologia, Educação, Saúde e Sociedade: transversalizando.. 1a.ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. , p. 263-270.
-
BENGIO, F. C. S. ; LEMOS, F. C. S. ; GALINDO, D. C. G. ; PIANI, P. P. F. . Notas insurgentes: tramas da educação patrimonial em cultura e na garantida de direitos. In: Flavia Cristina Silveira Lemos et all.. (Org.). Psicologia Social, Direitos Humanos e História: transverzalizando acontecimentos do presente.. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. , p. 37-46.
-
PIANI, P. P. F. ; FIGUEIRAS, Amira. ; TSHIBAKUENO, S. L . Saúde na Ilha do Combú - redes e atores.. In: Moreira, Ana Cleide; Oliveira, Paulo de Tarso Ribeiro de ; Piani, Pedro Paulo Freire. (Org.). Cuidado e saúde - práticas e sentidos em construção.. 1a.ed.Belém: Editora Pakatatu, 2014, v. , p. 347-364.
-
ARAGAKI, S. S. ; PIANI, P. P. F. ; SPINK, M. J. . Uso de repertórios linguísticos em pesquisas. In: Mary Jane Spink; Jacqueline Issac Machado Brigagão; Vanda Lúcia Vitoriano do Nascimento; Mariana Prioli Cordeiro. (Org.). A produção de informação na pesquisa social. 1a.ed.Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisa Social, 2014, v. , p. 229-246.
-
BRIGAGAO, J. ; PIANI, P. P. F. ; NASCIMENTO, V. L. V. ; TAVANTI, R. M. ; FIGUEIREDO, P. P. . Como fazemos para trabalhar com a dialogia: a pesquisa com grupos.. In: Mary Jane Spink; Jacqueline Issac Machado Brigagão; Vanda Lúcia Vitoriano do Nascimento; Mariana Prioli Cordeiro. (Org.). A produção de informação na pesquisa social. 1a.ed.Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisa Social, 2014, v. , p. 73-96.
-
PIANI, P. P. F. ; YOKOYAMA, A. Y. ; AMORIN, P. R. A. ; BARRADAS, T. S. M. . Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza: Núcleo de Telessaúde. In: Luiz Ari Messina; José Luiz Ribeiro Filho. (Org.). RUTE 100: as 100 primeiras unidades de telemedicina no Brasil e o impacto da Rede Universitária de Telemedicina.. 1a.ed.Rio de Janeiro: , 2014, v. , p. 116-120.
-
PIANI, P. P. F. . Saúde e infância: da vulnerabilidade à ação ou quando a criança é ator social. In: Maurício Rodrigues de Souza; Paulo de Tarso Ribeiro de Oliviera; Pedro Paulo Freire Piani. (Org.). Psicologia: Políticas. Formação, Profissão e Pesquisa. 1ed.Belém: Editora Paka-Tatu, 2012, v. , p. 170-184.
-
PIANI, P. P. F. . Integralidade das práticas em saúde: experiência da comunidade de Mangueiras na Ilha de Marajó (PA) e o Sistema Único de Saúde. In: Paulo Sergio Pinheiro; Regina Pahim Pinto. (Org.). Acesso aos direitos sociais: infancia, saude,educaçao, trabalho.. 1a.ed.São Paulo: Contexto, 2010, v. , p. 97-112.
-
PIANI, P. P. F. . Organização sócio-política do povo Xukuru. 20 Experiências de Gestão Pública e Cidadania - 2004. 1a.ed.São Paulo: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 2006, v. , p. 187-194.
-
PIANI, P. P. F. ; PAULICS, V. . Sôro, Raízes e Rezas. 20 Experiências de Gestão Pública e Cidadania - 2003. 1a.ed.São Paulo: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 2005, v. , p. 37-52.
-
PIANI, P. P. F. . Rede de Saúde em Mangueira: comunidade negra na ilha do Marajó: interseções com o território. In: I Congresso Latino-Americano de Psicologia, 2005, São Paulo. Anais do I Congresso da ULAPSI, 2005. v. 1.
-
PIANI, P. P. F. . O processo de cura no candomblé: elementos culturais como fator estruturante do indivíduo. In: 5o. Congresso de Produção Científica da UMESP, 2000, São Bernardo do Campo. Anais do 5o. Congresso de Produção Científica da UMESP, 2000.
-
BRIGAGAO, J. ; PIANI, P. P. F. ; PEDROSO, C. . A polissemia dos modelos de atenção a saúde e a Política Nacional de Promoção à Saúde. In: 10o. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), 2012.
-
PIANI, P. P. F. . Construção de saberes em saúde: o tema da saúde da população negra nos documentos de domínio público 1996-2005. In: 13o. Encontro Nacional da ABRAPSO, 2005, Belo Horizonte. Anais do 13o. Encontro Nacional da ABRAPSO, 2005.
-
PIANI, P. P. F. . Construção afetiva e emocional do adolescente em conflito com a lei. In: Desafios e Perspectivas na Implementação das Medidas Sócio-Educativas, 2002, Ourinhos-SP. Desafios e Perspectivas na Inplementação das Medidas Sócio-Educativas, 2002.
-
PIANI, P. P. F. . O Homem e o Mar. Paris: Éditions Points, 2021. (Tradução/Outra).
-
PIANI, P. P. F. . VOCABULÁRIO SOBRE POSIÇÕES DE PESSOA Psicologia Social do Brasileiro 2020 (SITE DE LABORÁTÓRIO INSTITUCIONAL DE PESQUISA).
-
Pedro P.F. Piani . Desencarcerar os corpos?. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-25912019000200014&lng=pt&nrm=iso&t, 2019. (Tradução/Artigo).
-
PIANI, P. P. F. . Direitos Humanos, Saúde Mental e Drogas. BELÉM, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
PIANI, P. P. F. . Currículo Lattes e a vida acadêmica e profissional. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2008 (Circular 14 Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford).
-
PIANI, P. P. F. . Narra-me, 2006. (Tradução/Outra).
Outras produções
PIANI, P. P. F. . Assessoria Acadêmica. 2009.
PIANI, P. P. F. . XV Encontro Anual da Associação Brasileira de Psicologia Social ABRAPSO. 2009.
PIANI, P. P. F. . Programabolsa da Fundação Ford. 2008.
PIANI, P. P. F. . I Congresso Latino-Americano de Psicologia. 2005.
PIANI, P. P. F. . Programa Gestão Pública e Cidadania - Fundação Getúlio Vargas. 2005.
PIANI, P. P. F. . Programa Gestão Pública e Cidadania - Fundação Getúlio Vargas. 2004.
PIANI, P. P. F. . Programa Gestão Pública e Cidadania - Fundação Getúlio Vargas. 2003.
VEIGA, E. ; PIANI, P. P. F. . Blog Pacoca do Saber. 2013; Tema: Estágio-pesquisa da disciplina Sociologia. (Blog).
PIANI, P. P. F. ; SILVA, E. A. ; RODRIGUES, J. A. R. ; FERREIRA, E. T. A. ; AQUIME, R. H. S. ; TSHIBAKUENO, S. L. ; MOTA JUNIOR, R. . Laboratório de Estudos da Infância, Redes e Práticas Sociais. 2012; Tema: Infância,. (Site).
PIANI, P. P. F. ; SOUZA, V. L. F. ; RODRIGUES, J. A. R. ; SOUZA, C. M. C. . Formação com a Rede Intersetorial e Comunitária para a Política Nacional de Drogas.. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional: metodologia de formação.).
PIANI, P. P. F. ; SILVA, M. V. . Avaliação contínua nos serviços de saúde. 2013. .
MOREIRA, A. C. ; VILHENA, Júnia de ; CECCARELLI, P. R. ; PIANI, P. P. F. ; SILVA, R. D. C. . Relações de gênero, feminismos, sexualidade, vulnerabilidade e a feminização da epidemia do hiv-aids em Belém.. 2013. (Relatório de pesquisa).
OLIVEIRA, P. T. R. ; PIANI, P. P. F. . Estudo dos modelos de gestão e tecnologias de cuidado nos hospitais Públicos Regionais do Pará. 2013. (Relatório de pesquisa).
PIANI, P. P. F. ; TSHIBAKUENO, S. L ; MOTA JUNIOR, R. . Serviços de saúde da criança nos municípios do Arquipélago do Marajó: estudo da oferta quanto a aspectos de acessibilidade e integralidade na organização.. 2013. (Relatório de pesquisa).
PIANI, P. P. F. ; SILVA, M. V. . Indicadores e metas na saúde. 2012. .
PIANI, P. P. F. ; TSHIBAKUENO, S. L. . Serviços de saúde da criança em Belém e Paris: estudo da oferta quanto a aspectos de concepção, organização e avaliação dos serviços.. 2012. (Relatório de pesquisa).
FIGUEIRAS, Amira. ; PIANI, P. P. F. . Curso de Ações Integradas para o Desenvolvimento Infantil no Distrito D'Água. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PIANI, P. P. F. ; SILVA, M. V. . Indicadores e metas na saúde. 2011. .
PIANI, P. P. F. ; MOITA, M. . Orientações e Normas para Atividades de Pós-Graduação na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional).
PIANI, P. P. F. ; NUNES, C. A. ; BRASIL, L. M. B. F. . Manual Acadêmico do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).
PIANI, P. P. F. . Desenvolvimento Gerencial - Regulação e Avaliação dos Serviços e Sistemas de Saúde. 2008. .
Acevedo, R. E. ; PIANI, P. P. F. ; PIMENTEL, A. ; VIRGOLINO, C. ; OLIVEIRA, M. . Relatório de identificação de comunidades remanescentes de quilombo de Iritúia - PA. Capítulo da Saúde. 2008. (Relatório de pesquisa).
ACEVEDO, R. E. ; PIANI, P. P. F. . Relatório de identificação de comunidades remanescentes de quilombo de Gurupá - Marajó. Capítulo da Saúde. 2008. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Saúde Mental no Arquipélago do Marajó no segmento infância e adolescência: atores, práticas e configurações atuais, Descrição: A pesquisa pretende realizar um extenso levantamento da oferta de serviços oficiais de saúde mental, das práticas utilizadas pela população local dos municípios para o cuidado com crianças e adolescentes que apresentam, na visão local, problemas de saúde mental, e análise da literatura que trata do tema saúde mental na região. 1. Levantamento dos serviços de saúde mental nas bases de dados. 2. Rede de serviços: cartografia a partir das informações das secretarias e de atores das comunidades. 3. Oferta das práticas da comunidade para os casos identificados como de saúde mental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Pedro Paulo Freire Piani - Coordenador / Vera Lucia Fonseca de Souza - Integrante / Linda Carolina Fima de Miranda - Integrante / Adria Leão de Moura - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa.
-
2020 - Atual
Saúde Mental no Arquipélago do Marajó: atores, práticas e configurações atuais., Descrição: A pesquisa pretende realizar um extenso levantamento da oferta de serviços oficiais de saúde mental, das práticas utilizadas pela população local dos municípios para o cuidado com as pessoas que apresentam, na visão local, problemas de saúde mental, e análise da literatura que trata do tema saúde mental na região. 1. Levantamento dos serviços de saúde mental nas bases de dados. 2. Rede de serviços: cartografia a partir das informações das secretarias e de atores das comunidades. 3. Oferta das práticas da comunidade para os casos identificados como de saúde mental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Pedro Paulo Freire Piani - Coordenador / Jacqueline Isaac Machado Brigagão - Integrante / MARIA CRISTINA VICENTIN - Integrante / Vera Lucia Fonseca de Souza - Integrante / Linda Carolina Fima de Miranda - Integrante / Adria Leão de Moura - Integrante.
-
2020 - Atual
Abordagem Multiprofissional no Tratamento do Diabetes, Descrição: A pesquisa visa realizar uma revisão integrativa sobre o trabalho de equipes multiprofissionais na abordagem e tratamento do diabetes a partir das bases de dados indexadas, com o objetivo de produzir evidências de boas práticas na atenção à saúde ao paciente com diabetes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Pedro Paulo Freire Piani - Coordenador / GRACE KELLY CABRAL DOS SANTOS - Integrante.
-
2015 - 2017
Estudo da situação nutricional, estado cognitivo e da adesão ao tratamento medicamentoso em crianças e adultos com malária vivax no Estado do Pará., Descrição: Avaliar o desenvolvimento cognitivo de crianças no Município de Anajás, Arquipélago do Marajó, Pará, que contraíram malária durante a vida escolar, de forma transversal e descritiva, considerando correlação com outros fatores como renda, condições sócio-culturais, escolares e nutricionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Pedro Paulo Freire Piani - Integrante / Laélia Maria Barra Feio Brasil - Integrante / José Luis Fernandes Vieira - Integrante / Marcieni Ataide de Andrade - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2015 - Atual
Diagnóstico da Rede e da Formação Continuada do Centro Regional de Referência de Belém, Ananindeua e Santarém para profissionais e lideranças atuantes no campo das políticas sobre drogas, Descrição: A pesquisa visa identificar os serviços existentes, as práticas desenvolvidas e os principais problemas enfrentados no cotidiano dos serviços da rede intersetorial de determinado território de Belém e Ananindeua na implementação da Política Nacional de álcool e outras drogas; descrever as práticas introduzidas nos serviços da rede intersetorial de atendimento em determinado período pós-curso; e analisar como o processo formativo pode repercutir nas práticas desenvolvidas no cotidiano dos serviços a partir do formulário de avaliação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pedro Paulo Freire Piani - Coordenador / MOREIRA, Ana Cleide - Integrante / Brigagão, Jaquelline - Integrante / José de Arimatéia Reis Rodrigues - Integrante / Vitor Nina - Integrante / Linda Carolina Firma de Miranda - Integrante., Financiador(es): Ministério da Justiça - Cooperação.
-
2013 - 2015
Relações de gênero, feminismos, sexualidade, raça, vulnerabilidade: feminização da epidemia do HIV- aids., Descrição: O estudo tem como objetivo geral investigar a construção da subjetividade de mulheres sobredeterminada por um conjunto complexo de fatores identificados a partir de observações clínicas, teóricas e empíricas, tais como: relações de gênero, sexuais, raça, culturais, políticas, econômicas, sociais, regionais, classe social, situação de pobreza, grau de escolaridade e direitos humanos, para identificar determinantes e os sobredeterminantes psíquicos da vulnerabilidade de mulheres à contaminação por HIV.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Pedro Paulo Freire Piani - Integrante / MOREIRA, Ana Cleide - Coordenador / VILHENA, Júnia de - Integrante / Paulo Roberto Ceccarelli - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2013
Relações de gênero, feminismos, sexualidade, vulnerabilidade e a feminização da epidemia do hiv-aids em Belém., Descrição: O estudo tem como objetivo geral investigar a construção da subjetividade de mulheres sobredeterminada por um conjunto complexo de fatores identificados a partir de observações clínicas, teóricas e empíricas, tais como: relações de gênero, sexuais, culturais, políticas, econômicas, sociais, regionais, classe social, situação de pobreza, grau de escolaridade e direitos humanos, para identificar determinantes e os sobredeterminantes psíquicos da vulnerabilidade de mulheres à contaminação por HIV.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Pedro Paulo Freire Piani - Integrante / MOREIRA, Ana Cleide - Coordenador / VILHENA, Júnia de - Integrante / Paulo Roberto Ceccarelli - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2013
Serviços de saúde da criança nos municípios do Arquipélago do Marajó: estudo da oferta quanto a aspectos de acessibilidade e integralidade na organização., Descrição: O objetivo principal da pesquisa é fazer um levantamento dos serviços públicos de saúde da criança credenciados nas secretarias de saúde municipal, estadual e no Ministério da Saúde a partir de 2010 nos dezesseis municípios (Cachoeira do Arari, Chaves, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arar, Soure, Afuá, Anajá, Breves, Curralinho, São Sebastião da Boa Vista, Bagre, Gurupá, Melgaço e Portel) do Arquipélago do Marajó e empreender um estudo quanto a aspectos de acessibilidade e integralidade na organização dos serviços.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Pedro Paulo Freire Piani - Coordenador / Serge Lewula Tshibakueno - Integrante / Raimundo Mota Júnior - Integrante / Cristina Teodoro Trinidad - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa.
-
2011 - 2013
Estudo dos modelos de gestão e tecnologias de cuidado nos hospitais Públicos Regionais do Pará, Descrição: Esta pesquisa, de abordagem quali-quantitativa, analisou comparativamente os vários modelos de gestão do cuidado existente nos hospitais públicos regionais do estado do Pará, caracterizando o cenário / panorama em maior profundidade, dos modelos de gestão, do ponto de vista assistencial, e analisando a oferta de ações e serviços com base na ideia de linhas de cuidado, bem como desenvolvendo metodologias e tecnologias analíticas para estudos multicêntricos, que tomam a gestão como tema. O refinamento metodológico, a partir do escopo do estudo, se centrou em um conjunto de perspectivas complementares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Pedro Paulo Freire Piani - Integrante / MOREIRA, Ana Cleide - Integrante / Regina Feio Barroso - Integrante / Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira - Coordenador / Alcindo Ferla - Integrante / Márcia Roberta de Oliveira Rodrigues - Integrante / Larissa Mendes - Integrante., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2012
Ações Integradas Para o Desenvolvimento Infantil no Distrito D'Água / Belém-PA, Descrição: A pesquisa investiga a prevalência de problemas de desenvolvimento infantil 0- 6 anos no Distrito D'Água e avalia a situação das crianças diagnosticadas com algum problema de desenvolvimento. A perspectiva adotada é da atenção integral à saúde visando incluir aspectos tradicionalmente excluídos da investigação como do ambiente saudável e emocional da criança.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Pedro Paulo Freire Piani - Integrante / Amira Consuêlo de Melo Figueiras - Coordenador / Isabel Cristina Neves de Souza - Integrante / Laélia Maria Barra Feio Brasil - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde (PPSUS) - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2008
Identificação de comunidades quilombolas em Gurupá, Município de Cachoeira do Arari, Marajó. Capítulo da Saúde, Descrição: Mapear e registrar a rede de saúde local oficial e não-oficial das comunidades quilombolas no Municípuo de Iritúia - PA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Pedro Paulo Freire Piani - Coordenador / Acevedo, Rosa Elizabeth - Integrante., Financiador(es): UNAMAZ-UFPA/INCRA - Bolsa.
-
2008 - 2008
Identificação de comunidades remanescentes de quilombo de Iritúia, PA - Capítulo sobre a Saúde, Descrição: Mapear e registrar a rede de saúde local oficial e não-oficial das comunidades quilombolas no Municípuo de Iritúia - PA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Pedro Paulo Freire Piani - Coordenador / Acevedo, Rosa Elizabeth - Integrante., Financiador(es): UNAMAZ-UFPA/INCRA - Bolsa.
-
2003 - 2007
Práticas Discursivas e Processos Contemporâneos de Produção de Sentidos, Descrição: As estratégias de governamentalidade nos regimes de verdade da área da saúde (como as táticas de resistência das comunidades quilombolas). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Paulo Freire Piani - Coordenador., Financiador(es): FUNDAÇÃO FORD - Bolsa.
-
2002 - 2002
Perfil das Crianças e Adolescentes em Situação de Rua na Cidade de Ourinhos - SP, Descrição: A pesquisa reallizou uma contagem de crianças e adolescentes em situação de rua na cidade de Ourinhos, Estado de São Paulo, em períodos determinados e horários diferenciados, delimitando como pontos de contagem os principais lugares de fluxo público e de comérco da cidade. Um formulário de coleta de informações sócio-econômicas e escolares foi aplicado às crianças e adolescentes. Como estratégia de pesquisa-ação, forma realizadas oficinas lúdicas com grupos de crianças e adolescentes participantes da pesquisa e encaminhamentos para serviços de atendimento à esse público.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Pedro Paulo Freire Piani - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto de Ciências da Saúde - Faculdade de Medicina, Faculdade de Medicina. , Av. Generalíssimo Deodoro, n. 01 (Praça Camilo Salgado), Umarizal, 66050060 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 32016858, Fax: (91) 32016858, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Acadêmico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia
2011 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Módulo de Atenção Integral à Saúde I, II e III
2011 - 2011
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Disciplina Saúde Coletiva II - Faculdade de Medicina
2011 - 2011
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Ministrou o módulo Atenção Integral à Saúde I - Faculdade de Medicina (2o. período).
2011 - 2011
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplina Saúde Coletiva I (3o. período - PLI)
2010 - 2010
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplina Saúde Coletiva II - Faculdade de Medicina.
2010 - 2010
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Ministrou o módulo Atenção Integral à Saúde I no Curso de Medicina.
Atividades
-
02/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.,Linhas de pesquisa
1987 - 1987
Universidade Federal do ParáVínculo: Bolsa de Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor de disiciplina, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1987 - 12/1987
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Geral e Experimental
2009 - 2011
Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar ViannaVínculo: Comissão, Enquadramento Funcional: Diretor de Ensino e Pesquisa, Carga horária: 20
2009 - 2009
Universidade Federal do Pará / Hospital de ClínicasVínculo: Convênio, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações:
Curso de Especialização em Saúde Mental e Justiça
Disciplina: Saúde Mental e Justiça
2009 - 2009
Universidade Federal do Pará / Hospital de ClínicasVínculo: Convênio, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações:
Curso de Especialização em Saúde Mental e Justiça
Disciplina: Psicologia Social
2008 - 2009
Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza - UFPAVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretor Acadêmico, Carga horária: 40
2008 - 2008
Associação das Universidades AmazônicasVínculo: Bolsa, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - 2008
Faculdade de Itapecerica da Serra - SPVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
2007 - 2008
Faculdade de Itapecerica da Serra - SPVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão Própria de Avaliação FIT
Atividades
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa, Psicologia da Educação, Filosofia da Educação
2002 - 2003
Centro de Referência do AdolescenteVínculo: Supervisão e assessoria, Enquadramento Funcional: Prestação de serviços, Carga horária: 10
1999 - 2001
Colégio Saõ Carlos do IpirangaVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor de Psicologia e Programa de Saúde
Atividades
-
01/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, Programa de Saúde
2003 - 2003
Faculdades Associadas de Administração e PedagogiaVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Psicologia, Antropologia e Sociologia Geral
Atividades
-
02/2003 - 12/2003
Ensino, Pedagogia e Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral, Antropologia, Psicologia
2010 - 2011
Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar ViannaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Dirigente Institucional junto ao CNPq
Outras informações:
Esta função é de coordenação e incentivo às atividades de pesquisa na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna segundo as diretrizes e normas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
2010 - 2012
Instituto Evandro Chagas/Hospital de Clínicas Gaspar Vianna/UFPAVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20
2003 - 2007
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Bolsita da Fundação Ford, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - 2009
Rede Nacional de Ensino e PesquisaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador da RUTE - BETTINA
1993 - 1998
Secretaria de Educação de São PauloVínculo: ACT, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor de Psicologia e Biologia
Atividades
-
01/1993
Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia, Ciências
1990 - 1990
Universidade Federal doParáVínculo: Convênio, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Curso de Licenciatura em Educação Religiosa (Convênio entre Universidade federal do Pará e Secretaria de Educação do Pará
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Pedro Paulo Freire Piani e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?