Guilherme Altomari Geribola

Mestre na área de Ciência e Tecnologia Nuclear - Materiais, com ênfase em revestimentos protetores à base de Nióbio. Possui graduação em Química Industrial pela Escola Superior de Química das Faculdades Oswaldo Cruz. Homenageado pelas Faculdades Oswaldo Cruz como melhor aluno do curso de Química Industrial e Prêmio Lavoisier, pelo Conselho Regional de Química IV Região (CRQ-IV), de melhor aluno de Química Industrial das Faculdades Oswaldo Cruz. Farmacêutico graduado pela Universidade Brasil (antiga Universidade Camilo Castelo Branco - Unicastelo). Homenageado pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, CRF-SP com o Prêmio Prof. Paulo Minami, como melhor aluno do curso de Farmácia. Atualmente é Professor - Faculdades Oswaldo Cruz nas disciplinas de Ciência e Tecnologia de Materiais, Físico-química e Projeto Integrador para o curso de Engenharia Química; e Professor - Colégio Sergio Buarque de Holanda nas disciplinas de Química no Ensino Médio e Ciências no Ensino Fundamental II.

Informações coletadas do Lattes em 21/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais

2012 - 2014

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares
Título: INFLUÊNCIA DE UM REVESTIMENTO DE NIÓBIO SOBRE A RESISTÊNCIA À SULFETAÇÃO DAS LIGAS FeCr E FeCrY
, Ano de Obtenção: 2014.Profª Drª Marina Fuser Pillis.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Nióbio; Sulfetação; Revestimento.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Corrosão. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Revestimentos.

Graduação em Farmácia

2016 - 2020

Universidade Brasil
Título: Estudo do uso de barbatimão (Stryphnodendron adstringens) em cosméticos na cicatrização cutânea de pacientes diabéticos
Orientador: Esp. Bruno Batista da Silva
Bolsista do(a): Universidade Brasil, UB, Brasil.

Graduação em QUIMICA INDUSTRIAL

2008 - 2011

Faculdades Oswaldo Cruz
Título: DEGRADAÇÃO BIOLÓGICA E QUÍMICA APLICADA A POLÍMERO VERDE ? POLI-(ÁCIDO LÁTICO), PLA
Orientador: Profª. Dra. Márcia Freire dos Reis Gorny

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Revestimentos.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Eletroquímica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física/Especialidade: Corrosão.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química.

Participação em eventos

Programa de Aperfeiçoamento do Ensino. 2014. (Seminário).

Caracterização e Propriedades de Materiais Compósitos Poliméricos. 2013. (Seminário).

Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência. Avaliação do Comportamento Eletroquímico de Filmes Finos à base de Nióbio Depositados por Pulverização Catódica sobre o Aço Inoxidável AISI 316. 2013. (Congresso).

Física Nuclear e Aplicações. 2013. (Seminário).

Materiais e Ciclo do Combustível. 2013. (Seminário).

Reatores Nucleares. 2013. (Seminário).

Ciência dos Materiais. 2012. (Seminário).

Fundamentos da Ciência e Engenharia de Materiais. 2012. (Seminário).

IV Escola de Química Verde. 2012. (Oficina).

Técnicas de Microscopia Eletrônica Aplicada a Materiais. 2012. (Seminário).

Técnicas Eletroquímicas em Corrosão. 2012. (Seminário).

Tópicos em Engenharia de Superfícies. 2012. (Seminário).

Avaliador de Painéis.Semana Da Escola Superior de Química. 2011. (Oficina).

Corrosão de materiais metálicos. 2011. (Seminário).

Encontro com Educadores ? ?Água na Oca?. 2011. (Seminário).

Tecnologia da extração de óleo de sementes. 2011. (Seminário).

Espectrometria de absorção atômica em Forno de Grafite aplicada a análises. 2010. (Seminário).

Introdução ao Auto-Cad. 2010. (Oficina).

Espectrometria de Absorção Atômica em Forno de Grafite Aplicado a Análises. 2009. (Seminário).

Gerenciamento de Resíduos Químicos de Laboratório. 2009. (Seminário).

Projeto e Visita IPEN.Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN. 2009. (Seminário).

Projeto Responsabilidade Social.Projeto Social para o Ensino Médio. 2009. (Oficina).

Treinamento Básico de Radioproteção. 2009. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • PILLIS, M. F. ; GERIBOLA, G. A. ; SCHEIDT, G. ; ARAUJO, E. G. A. ; OLIVEIRA, M. C. L. ; ANTUNES, R. A. . Corrosion of thin, magnetron sputtered Nb2O5 films. Corrosion Science, p. 317 - 325, 23 out. 2015.

  • GERIBOLA, G. A. . Estudo do comportamento de sulfetação do aço inoxidável Aisi 316 recoberto por um filme à base de nióbio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GERIBOLA, G. A. . Efeito de filmes finos de óxido de nióbio obtidos por magnetron sputtering sobre a resistência à corrosão do aço inoxidável AISI 316. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GERIBOLA, G. A. . Avaliação do comportamento eletroquímico de filmes finos à base de nióbio depositados por pulverização catódica sobre o Aço Inoxidável AISI 316. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Prêmios

2020

Prêmio Prof. Paulo Minami, Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.

2012

Premio Lavoisier - Melhor aluno de Química Idustrial, Conselho Regional de Química IV Região (CRQ - IV).

2012

Medalha de Honra ao Mérito - Melhor aluno de Química Industrial, Escola Superior de Química Oswaldo Cruz.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - Atual

Colégio Sérgio Buarque de Holanda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 31

2023 - Atual

Faculdades Oswaldo Cruz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
Professor de Ciência e Tecnologia de Materiais (Engenharia Química, Ambiental e Produção Química).Professor de Físico-química (Engenharia Química) Professor da disciplina Projeto Integrador.

2009 - 2011

Faculdades Oswaldo Cruz

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Monitor de Estudos - Laboratório de Física, Carga horária: 25

Outras informações:
Montagem e manutenção dos experimentos de Física I para os cursos de Engenharia Química, Engenharia de Produção Química, Engenharia Ambiental e Farmácia, e Física II para os cursos de Engenharia Química e Engenharia de Produção Química. Auxílio aos alunos durante os experimentos.

Atividades

  • 03/2023

    Ensino, Engenharia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ciência dos Materiais

2015 - 2015

Colégio San Marino

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 13

2012 - 2014

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2010

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Tratamento químico de resinas de troca-iônica utilizadas no Reator Nuclear de Pesquisas do IPEN com Processos Oxidativos Avançados (POA) a fim de degradar a resina citada e reduzir seu volume, ou seja, diminuir o volume de resíduos radioativos sólidos.

2008 - 2009

Jequiti Cosméticos

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades desenvolvidas: -Emissão de padrões de cores de embalagens e cartelas de gráficas: etiquetagem das amostras, encaminhamento das amostras para aprovação do Marketing, duplicação de padrões aprovados para setor de Qualidade, Fornecedores e Terceiros. -Emissão de protocolos de envio de material. -Solicitação de amostras de embalagens aos fornecedores. -Cadastramento de embalagem do mercado, elaboração de banco de dados. -Tiragem de fotos de embalagens, desvios de qualidade e limites de embalagem para elaboração de documentação técnica. -Levantamento volumétrico. -Execução de teste de embalagem (saída de produto, vazamento, teste de aderência de pintura do frasco sob ação do produto). -Pesquisa de mercado de componentes de embalagem. -Arquivo de material Técnico (catálogos, folhetos, amostras). -Elaboração da parte de Embalagens das EPA's (Especificação de Produto Acabado).