Rafael Garcia Barbosa
Doutor em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza. Atuo como professor da Universidade de Fortaleza e Diretor de Inteligência Artificial e Plataformas Digitais no Tribunal de Justiça do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação para Web, Teoria dos Grafos e Computação Gráfica.
Informações coletadas do Lattes em 15/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Informática Aplicada
2017 - 2024
Universidade de Fortaleza
Título: UM EDITOR DE ÁRVORES DE DECISÃO PARA CONSTRUÇÃO DE JOGOS: APLICAÇÕES NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA
Maria Andréia Formico Rodrigues. Bolsista do(a): Fundação Edson Queiroz, FEQ, Brasil. Palavras-chave: Jogos Sérios; Jogos Orientados a Dados; Aprendizado Baseado em Jogos; Árvores de Decisão; Modelos Matemáticos de Simulação Tumoral.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Mestrado em Informática Aplicada
2004 - 2007
Universidade de Fortaleza
Título: Um Sistema para Navegação Interativa em Ambientes Virtuais utilizando Celulares, Ano de Obtenção: 2007
Maria Andréia Formico Rodrigues.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Computação Gráfica; Ambientes Virtuais; Dispositivos Móveis.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software).
Graduação em Informática
1999 - 2003
Universidade de Fortaleza
Título: Morphing de Imagens: Uma Abordagem Comparativa Entre Algoritmos e Um Estudo de Caso
Orientador: Maria Andréia Formico Rodrigues
Formação complementar
2018 - 2018
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2018. (Carga horária: 24h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2018 - 2018
GESTÃO DE PROJETOS. (Carga horária: 20h). , Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, EGP, Brasil.
2018 - 2018
General English. (Carga horária: 40h). , European School of English, ESE, Malta.
2017 - 2017
Full-Time English Study. (Carga horária: 112h). , Quest Language Studies, QUEST, Canadá.
2017 - 2017
GESTÃO INOVADORA DE PROJETOS COM DESIGN THINKING. (Carga horária: 20h). , Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, EGP, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Metodologia de Análise e Solução de Problemas. (Carga horária: 6h). , Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, TJCE, Brasil.
2017 - 2017
NAUTILUS I PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2017 - 2017
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2017. (Carga horária: 12h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO 2016. (Carga horária: 4h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2016 - 2016
Introdução ao Desenvolvimento Mobile com Android. (Carga horária: 20h). , Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, EGP, Brasil.
2016 - 2016
Formação de Tutores. (Carga horária: 30h). , Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, EGP, Brasil.
2016 - 2016
Programa de Desenvolvimento de Gestores. (Carga horária: 48h). , Tribunal de Justiça do Ceará, TJ-CE, Brasil.
2015 - 2015
Gestão do Conhecimento e Inovação. (Carga horária: 20h). , Tribunal de Justiça do Ceará, TJ-CE, Brasil.
2015 - 2015
Sistemática Aval. de Desemp. e Desenv. na Carreira. (Carga horária: 16h). , Tribunal de Justiça do Ceará, TJ-CE, Brasil.
2014 - 2014
Mesários na Internet. (Carga horária: 4h). , Tribunal Superior Eleitoral, TSE, Brasil.
2014 - 2014
Gestão Estratégica com o uso do BSC. (Carga horária: 20h). , Tribunal de Justiça do Ceará, TJ-CE, Brasil.
2013 - 2013
Universidade de Fortaleza na direção do futuro. (Carga horária: 20h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2013 - 2013
Formação em BPM. (Carga horária: 24h). , Tribunal de Justiça do Ceará, TJ-CE, Brasil.
2013 - 2013
Contratações de Soluções de TI. (Carga horária: 8h). , Instituto Plácido Castelo, IPC, Brasil.
2012 - 2012
Formação em Análise de Pontos de Função. (Carga horária: 24h). , Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, EGP, Brasil.
2012 - 2012
Contratação de TI à Luz da IN. 04/2010. (Carga horária: 12h). , Tribunal de Justiça do Ceará, TJ-CE, Brasil.
2012 - 2012
Levantamento e Gerência de Requisitos. (Carga horária: 40h). , IVIA Serviços de Informática, IVIA, Brasil.
2012 - 2012
UML. (Carga horária: 40h). , IVIA Serviços de Informática, IVIA, Brasil.
2011 - 2011
Introdução à Gerência de Projetos. (Carga horária: 24h). , Fórum Clóvis Beviláqua, FCB, Brasil.
2011 - 2011
Elaboração de Termo de referência. (Carga horária: 12h). , Tribunal de Justiça do Ceará, TJ-CE, Brasil.
2010 - 2010
PMBOK 4 Edição - Conceito e Aplicação. (Carga horária: 24h). , P4Pro, P4PRO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
Participação em eventos
Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo - Ceará 2050.Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo - Ceará 2050. 2018. (Seminário).
Você se Motiva por um Propósito ou por uma Recompensa?.Você se Motiva por um Propósito ou por uma Recompensa?. 2018. (Seminário).
A Receita da Estratégia.A Receita da Estratégia. 2017. (Oficina).
Dependência de Smartphone.Dependência de Smartphone. 2017. (Seminário).
Seminário Futura Trends.A Era Trump: em busca do fio da meada. O sentido das coisas.. 2017. (Seminário).
Automatização da Gestão de Riscos e Controles Internos no Judiciário.Automatização da Gestão de Riscos e Controles Internos no Judiciário. 2016. (Seminário).
Otimização de Custos com Inovações Tecnológicas.Otimização de Custos com Inovações Tecnológicas. 2016. (Seminário).
Palestras do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.Gestão Organizacional: Eficiência na Gestão Pública. 2014. (Outra).
Encontro Pedagógico 2013.1.Mudanças de Paradigmas na Forma de Ensinar e Aprender: Um Olhar Fractal. 2013. (Outra).
Palestras do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.Transformando Conhecimento em Valor. 2013. (Outra).
Palestras do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.Escritório de Processos como Agente de Inovação na Gestão Pública. 2013. (Outra).
Ciclo de Palestras Sobre Gestão Organizacional - Um No Olhar Para o Judiciário.O Processo de Mudança Organizacional para a Gestão Eficiente de Projetos. 2012. (Outra).
Ciclo de Palestras Sobre Gestão Organizacional - Um No Olhar Para o Judiciário.Modelo de Excelência em Gestão Pública. 2012. (Outra).
Palestra Escritório de Projeto de Tecnologia da Informação do TJCE.Escritório de Projeto de Tecnologia da Informação do TJCE. 2010. (Outra).
IX Symposium on Virtual and Augmented Reality - SVR2007.Um Framework para Navegação em Ambientes Virtuais Utilizando Dispositivos Móveis. 2007. (Simpósio).
XIX Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens, SIBGRAPI 2006.Desenvolvimento de Aplicações 3D para Dispositivos Móveis Utilizando as APIs M3G e OpengGL ES. 2006. (Simpósio).
XVIII Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens, SIBGRAPI 2005.Ambientes Virtuais Colaborativos para Dispositivos Móveis. 2005. (Simpósio).
XVI Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens, SIBGRAPI 2003.Morphing de Imagens: Uma Abordagem Comparativa entre Algoritmos. 2003. (Simpósio).
Participação em bancas
RODRIGUES, Maria Andréia Formico; MACEDO, D. V.;BARBOSA, Rafael Garcia. AtivaMente: Uma Plataforma de Jogos Transformacionais para Estímulo Cognitivo em Casos de Transtorno Neurocognitivo Maior. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza.
RODRIGUES, Maria Andréia FormicoBARBOSA, Rafael Garcia; MACEDO, D. V.. Algoritmos Eficientes e Escaláveis para Detecção de Colisão Broad Phase em CPU. 2017.
RODRIGUES, Maria Andréia FormicoBARBOSA, Rafael Garcia. SIMULADOR VIRTUAL PARA TREINAMENTO EM EMPILHADEIRA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza.
COSTA, A. S.;BARBOSA, Rafael Garcia. UMA COMPARAÇÃO METODOLÓGICA DAS ABORDAGENS DE MODELAGEM DE UM DATA WAREHOUSE NA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE BUSINESS INTELLIGENCE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza.
RODRIGUES, M. M.;BARBOSA, Rafael Garcia; COSTA, A. S.. DESENVOLVIMENTO DE UMA SOLUÇÃO PARA GERENCIAR ACESSO A AMBIENTES RESTRITOS DE TI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza.
RODRIGUES, MARIA ANDREIA FORMICO;BARBOSA, Rafael Garcia. SIMPLANTO: UM SIMULADOR VIRTUAL PARA TREINAMENTO EM IMPLANTODONTIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza.
MEYERING, W. I.;Rafael Garcia Barbosa. BENEFÍCIOS DA GERÊNCIA DE PROJETOS ÁGEIS NA ANIMAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza.
RODRIGUES, Maria Andréia FormicoBARBOSA, Rafael Garcia. ZV-Mask: Uma Solução Híbrida e Multiplataforma Baseada em Máscaras de Bits para Remoção Eficiente de Polígonos em Walkthroughs por Ambientes 3D. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza.
MENDONCA, N. C.BARBOSA, Rafael Garcia. Uma Abordagem Declarativa para o Desenvolvimento de Aplicações Web Dinamicamente Adaptáveis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza.
TRINTA, F. A. M.;BARBOSA, Rafael Garcia. UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO O JAVAFX. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza.
Orientou
Análise de Frameworks e Bibliotecas JavaScript Para Aplicações Web; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
Cadê Meu Ônibus? Um Estudo de Caso sobre Geolocalização e Transportes Públicos na Cidade de Fortaleza; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
Imersão e Interação Utilizando Rastreamento Facial para Jogos Digitais em Dispositivos Móveis; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
Um Estudo de Caso para Dispositivos Móveis utilizando o Acelerômetro do Android na Engine Unity; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis Utilizando a Tecnologia de Transferência de Dados NFC; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
Um Estudo Comparativo Entre VRaptor, JSF e Ruby on Rails; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
Desenvolvimento de Aplicações para a Plataforma IOS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
Uso dos Modelos de Processo de Software nas Áreas e Empresas de TI do Estado do Ceará; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
Desenvolvimento Web com ExtJS e Spring Framework; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
Arquitetura de Aplicações Web Utilizando o Modelo Baseado em Threads e o Modelo Baseado em Eventos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
O Uso da Certificação Digital no Poder Judiciário do Estado do Ceará; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
Desenvolvimento Orientado a Comportamento com Ruby on Rails; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
Testes Automatizados Utilizando a Tecnologia Selenium; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
Um Estudo Sobre Mobile Learning com Ênfase na Plataforma Android; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
VRaptor 3; 0: Estudo de um Framework de Alta Produtividade para Desenvolvimento Web; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
Javascript: Um Estudo sobre os Principais Frameworks e sua Integração em um Estudo de Caso; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
Estudo de Caso Utilizando a JSR 256 Mobile Sensor API e JSR 82 Bluetooth; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
Desenvolvimento Orientado a Aspectos Dinâmico com AspectJ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
Um Ambiente Visual para o Ensino e Aprendizagem de Banco de Dados Orientado a Objetos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
O Uso de Ferramentas de Teste em Aplicações Web; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
Java EE 6; 0: Explorando as Novas Tecnologias para Aplicações Web; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
Um Estudo Comparativo entre JSF e Struts; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
HTML 5: Pesquisa e Implementação de Estudos de Caso Abordando as Novas Funcionalidades; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
Programação para Dispositivos Móveis Utilizando a Tecnologia SuperWaba; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
JSR-256: Mobile Sensor API; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
Um Estudo sobre o LWUIT e o Desenvolvimento de Interfaces Gráficas para Pequenos Dispositivos utilizando a Linguagem Java; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
Framework Web com Foco na Produtividade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
Um Estudo Dirigido sobre a Tecnologia Ruby; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
Programação Orientada a Aspectos: Uma Visão geral e um Catálogo dos Principais Padrões de Projeto; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Rafael Garcia Barbosa;
Produções bibliográficas
-
BARBOSA, Rafael Garcia ; RODRIGUES, Maria Andréia Formico . Breast cancer diagnosis through serious gaming: Clinical reasoning, AI-driven character morphing, and emotional engagement. ENTERTAINMENT COMPUTING , v. 52, p. 100863, 2025.
-
BARBOSA, Rafael Garcia ; RODRIGUES, Maria Andréia Formico . An interchangeable editor to create generic and adaptable decision trees for versatile applications and game development scenarios. ENTERTAINMENT COMPUTING , v. 52, p. 100864, 2025.
-
RODRIGUES, MARIA ANDRÉIA F. ; BARBOSA, RAFAEL G. ; MENDONÇA, NABOR C. . Interactive Navigation and Exploration of Virtual Environments on Handheld Devices. International Journal of Handheld Computing Research , v. 3, p. 67-86, 2012.
-
SALES, L. H. P. ; TEOFILO, H. ; MENDONCA, N. C. ; DORLEANS, J. ; BARBOSA, Rafael Garcia ; TRINTA, F. A. M. . An Evaluation of the Performance Impact of Generic Group Communication APIs. International Journal of High Performance Systems Architecture (Print) , v. 2, p. 90-98, 2009.
-
RODRIGUES, Maria Andréia Formico ; BARBOSA, Rafael Garcia ; SILVA, W. B. . Desenvolvimento de Aplicações 3D para Dispositivos Móveis utilizando as APIs M3G e OpenGL ES. REVISTA DE INFORMÁTICA TEÓRICA E APLICADA (IMPRESSO) , v. XIII, p. 69-102, 2006.
-
BARBOSA, Rafael G. ; RODRIGUES, MARIA ANDREIA F. ; DE OLIVEIRA, THIAGO R. C. ; MADEIRA, SAMUEL P. ; DE FIGUEIREDO, JULIANA A. ; ALVES, MARCLESSON S. ; MEDEIROS, MARIA ANGELINA S. ; FILHO, RICARDO L. CABRAL . Decision-Making Game for Simulation of Breast Cancer Biopsy and Treatment. In: 2022 IEEE 10th International Conference on Serious Games and Applications for Health(SeGAH), 2022, Sydney. 2022 IEEE 10th International Conference on Serious Games and Applications for Health(SeGAH), 2022. v. 1. p. 1-8.
-
RODRIGUES, M. A. F. ; LUSTOSA, E. B. S. ; BARBOSA, Rafael Garcia ; FIGUEIREDO, J. ; BELEZA, I. V. ; SALVIANO, R. L. V. ; QUEIROZ, R. E. B. ; DAS NEVES, L. R. O. . Game-Based Learning for Health Professionals Working in Cancer Care. In: 8th IEEE International Conference on Serious Games and Applications for Health (SEGAH 2020), 2020, Vancouver. Proceedings of the IEEE SEGAH 2020, 2020. v. 1. p. 1-9.
-
BARBOSA, Rafael Garcia ; RODRIGUES, Maria Andréia Formico ; LUSTOSA, E. B. S. ; FIGUEIREDO, J. A. ; BELEZA, I. V. ; NEVES, L. R. O. . Jogo Orientado a Dados para Tomada de Decisão e Simulação de Biópsia de Câncer de Mama. In: XIX Simpõsio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2020, Recife. Anais do SBGames 2020, 2020. p. 969-976.
-
CARVALHO, A. A. ; BARBOSA, Rafael Garcia ; CRISOSTOMO, M. N. S. ; SOARES FILHO, S. . Evasão na Graduação: uma proposta de método para aplicação de gamificação em cursos da área tecnológica. In: XX Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2020, Fortaleza. Anais do XX Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2020.
-
BARBOSA, Rafael Garcia ; RODRIGUES, Maria Andréia Formico . Um Editor Genérico e Flexível Baseado em Árvores para Geração de Regras e Tomadas de Decisão em Jogos Digitais. In: XIX Encontro de Oós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2019, Fortaleza. Anais do XIX Encontro de Oós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2019.
-
BARBOSA, Rafael Garcia ; SOARES FILHO, S. ; BLOC, L. G. . Aplicação e Avaliação de Práticas de Gamificação na Graduação Como Forma de Aprimorar a Motivação dos Alunos em uma Disciplina. In: XI Encontro de Práticas Docentes da Universidade de Fortaleza, 2019, Fortaleza. Anais do XI Encontro de Práticas Docentes da Universidade de Fortaleza, 2019.
-
BARBOSA, Rafael Garcia ; SOARES FILHO, S. ; BLOC, L. G. ; PONTE, M. D. ; OLIVEIRA, V. B. . Aplicação de Prática de Gamificação em uma Disciplina de Graduação. In: X Encontro de Práticas Docentes - Universidade de Fortaleza, 2018, Fortaleza. Anais do X Encontro de Práticas Docentes, 2018.
-
BARBOSA, Rafael G. ; SOARES FILHO, S. ; PONTE, M. D. ; BLOC, L. G. ; OLIVEIRA, V. B. . A Utilização do Formulário Google na Condução do Processo Ensino-Aprendizagem. In: X Encontro de Práticas Docentes - Universidade de Fortaleza, 2018, Fortaleza. Anais do X Encontro de Práticas Docentes, 2018.
-
PONTE, M. D. ; SOARES FILHO, S. ; BARBOSA, Rafael G. ; BLOC, L. G. ; ABREU, A. R. S. . O Formulário Google e o Youtube como Instrumento de Aprendizagem: Prática Pedagógica na Sala de Aula. In: X Encontro de Práticas Docentes, 2018, Fortaleza. Anais do X Encontro de Práticas Docentes, 2018.
-
SOARES FILHO, S. ; BARBOSA, Rafael Garcia ; CICHOBLAZINSKI, L. . A Case Study About the Application of Gamification as a Tool for Improving the Employees' Knowledge Concerning the Strategic Plan of a Public Organization. In: Business and Management Sciences: New Challenges in Theory and Practice, 2018, Godolo. Proceedings of the International Conference on Business and Management Sciences: New Challenges in Theory and Practice, 2018. v. I. p. 91-97.
-
LIMA, E. T. ; BARBOSA, Rafael Garcia ; CARVALHO, R. F. M. . Uma Proposta de Método para Gamificação de Disciplinas Acadêmicas. In: XVIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2018, Fortaleza. Anais do XVIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, 2018.
-
FONTELES, JOYCE HORN ; SERPA, YVENS REBOUCAS ; BARBOSA, Rafael Garcia ; RODRIGUES, MARIA ANDREIA FORMICO ; ALVES, MARIA SOCORRO PEQUENO LEITE . Gesture-controlled interactive musical game to practice hand therapy exercises and learn rhythm and melodic structures. In: 2018 IEEE 6th International Conference on Serious Games and Applications for Health (SeGAH), 2018, Vienna. 2018 IEEE 6th International Conference on Serious Games and Applications for Health (SeGAH), 2018. p. 1.
-
BARBOSA, Rafael Garcia ; FREITAS, C. A. ; FRUTUOSO, V. S. ; CARMO, W. C. . Gamificação como Forma de Aprimorar a Comunicação no Setor de TI de uma Instituição Pública. In: XVII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Fortaleza, 2017, Fortaleza. Anais do XVII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Fortaleza, 2017.
-
CALDIERARO, M. ; TEIXEIRA, G. P. C. ; BARBOSA, Rafael Garcia . Aeon Opal: Criação de Um Jogo 2D para Ambiente Desktop com Foco na Diversão e na Reabilitação Cognitiva. In: XXII Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2016, Fortaleza. Anais do XXII Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2016.
-
TONIOLLI, J. L. S. ; BARBOSA, Rafael Garcia ; TADDEO, L. S. . Desenvolvimento de um Jogo 2D de Aventura Utilizando a Tecnologia Java em Ambiente Desktop. In: XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2015, Fortaleza. Anais do XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2015.
-
TAVORA, R. G. ; BARBOSA, RAFAEL G. . Imersão e Interação utilizando Rastreamento Facial e Realidade Virtual para Jogos de Dispositivos Móveis. In: XX Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2014, Fortaleza. Anais do XX Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2014.
-
OLIVEIRA, D. M. ; BARBOSA, RAFAEL G. . Proposta de uma Metodologia Diferente de Ensino Através da Construção de um Jogo que Utilize a Engine Unity em Conjunto com a Plataforma Android. In: XX Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2014, Fortaleza. Anais do XX Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2014.
-
BARBOSA, Rafael Garcia ; LIMA NETO, Edmundo Frota . Um Estudo Comparativo Entre VRaptor, JSF e Ruby on Rails. In: XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2013, Fortaleza. ANAIS DO XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2013.
-
MARINHO, Lourenço Pinheiro ; BARBOSA, Rafael Garcia . Uma Proposta de Aplicação Baseada em m-Learning para Aprendizado Interativo de um Tema Acadêmico. In: XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2013, Fortaleza. ANAIS DO XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2013.
-
SALES, L. H. P. ; TEOFILO, H. ; DORLEANS, J. ; MENDONCA, N. C. ; BARBOSA, Rafael Garcia ; TRINTA, F. A. M. . Performance Impact Analysis of Two Generic Group Communication APIs. In: 1st IEEE International Workshop on Middleware Engineering (ME 2009), 2009, Seattle. Workshop proceedings of the 33rd IEEE Computer Software and Applications Conference (COMPSAC 2009). New York, NY, USA: IEEE Computer Society Press, 2009. p. 148-153.
-
SALES, L. H. P. ; TEOFILO, H. ; DORLEANS, J. ; MENDONCA, N. C. ; BARBOSA, Rafael Garcia ; TRINTA, F. A. M. . An Evaluation of the Performance Impact of Generic APIs on Two Group Communication Systems. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2009), 2009, Recife - PE. Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2009), 2009. p. 801-812.
-
SALES, L. H. P. ; MENDONCA, N. C. ; BARBOSA, Rafael Garcia ; DORLEANS, J. ; TRINTA, F. ; TEOFILO, H. . Um Estudo do Impacto de Desempenho de Dois Sistemas Genéricos de Comunicação em Grupo sobre o JGroups. In: IX Simpósio de Sistemas Computacioais de Alto Desempenho. In: IX Simpósio de Sistemas Computacioais de Alto Desempenho (WSCAD-SSC 2008), 2008, Campo Grande. Anais do IX Simpósio de Sistemas Computacioais de Alto Desempenho (WSCAD-SSC 2008), 2008.
-
BARBOSA, Rafael Garcia ; RODRIGUES, Maria Andréia Formico . Um Framework para Navegação em Ambientes Virtuais utilizando Dispositivos Móveis. In: Sysmposium on Virtual and Augmented Reality, 2007, Petrópolis. Proceedings of the IX Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2007.
-
RODRIGUES, Maria Andréia Formico ; BARBOSA, Rafael Garcia ; MENDONCA, N. C. . Interactive Mobile 3D Graphics for On-the-go Visualization and Walkthroughs. In: 21st Annual ACM Symposium on Applied Computing (ACM SAC 2006), Special Track on Handheld Computing, 2006, Dijon, France. Proceedings of the ACM SAC 2006. New York, EUA: ACM Press, 2006. v. 2. p. 1002-1007.
-
RODRIGUES, Maria Andréia Formico ; SILVA, W. B. ; BARBOSA, Rafael Garcia ; RIBEIRO, I. M. M. P. ; BARBOSA NETO, M. E. . J-Ortho: An Open-Source Orthodontic Treatment Simulator. In: 21st Annual ACM Symposium on Applied Computing (ACM SAC 2006), Special Track on Computer Applications in Health Care, 2006, Dijon, France. Proceedings of the ACM SAC 2006. New York, EUA: ACM Press, 2006. v. 1. p. 245-249.
-
BARBOSA, Rafael Garcia ; RODRIGUES, Maria Andréia Formico . Supporting Guided Navigation in Mobile Virtual Environments. In: 13th ACM Symposium Virtual Reality Software and Technology (ACM VRST), 2006, Limassol, Cyprus. Proceedings of the ACM VRST 2006. New York: ACM Press, 2006. v. 1. p. 220-226.
-
BARBOSA, Rafael Garcia ; RODRIGUES, Maria Andréia Formico . Ambientes Virtuais Colaborativos para Dispositivos Móveis. In: Workshop de Teses e Dissertações em Computação Gráfica e Processamento de Imagens, 2005, Natal, Rio Grande do Norte. Anais do WTDCGPI, 2005.
-
RODRIGUES, Maria Andréia Formico ; BARBOSA, Rafael Garcia ; BARBOSA NETO, Milton . A Framework for Orthodontic Treatment Simulation. In: iV Workshop de Informática Médica (WIM), 2004, Brasília-DF. Anais do WIM 2004, 2004.
-
BARBOSA, Rafael Garcia ; RODRIGUES, Maria Andréia Formico . Morphing de Imagens: Uma Abordagem Comparativa entre Algoritmos In: I Workshop de Iniciação Científica (WICCGPI) do XVI Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing (SIBGRAPI), SBC, 2003, São Carlos, SP.. In: XVI Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing, 2003, São Carlos, SP. Anais-material nacional, 2003. p. 47-54.
-
BARBOSA, Rafael Garcia . Governança de TIC no Poder Judiciário: um olhar a partir da Resolução CNJ 211/2015. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Rafael Garcia ; RODRIGUES, Maria Andréia Formico . Um Framework para Navegação em Ambientes Virtuais utilizando Dispositivos Móveis. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BARBOSA, Rafael Garcia . Computação Gráfica 3D para Pequenos Dispositivos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Maria Andréia Formico ; BARBOSA, Rafael Garcia ; SILVA, W. B. . Desenvolvimento de Aplicações 3D para Dispositivos Móveis utilizando as APIs M3G e OpenGL ES. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARBOSA, Rafael Garcia . Disciplina WEB 2.0 - Curso de Especialização em Java EE. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
BARBOSA, Rafael Garcia . Java Server Faces. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
BARBOSA, Rafael Garcia . Disciplina Java Server Faces - Curso de Especialização em Java EE. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
BARBOSA, Rafael Garcia . Java Server Faces. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
BARBOSA, Rafael Garcia . Orientação a Objetos com Java. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
BARBOSA, Rafael Garcia . Struts. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
BARBOSA, Rafael Garcia . Orientação a Objetos com Java. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
BARBOSA, Rafael Garcia . Java para Web. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
BARBOSA, Rafael Garcia . Computação Gráfica Utilizando Java3D. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
BARBOSA, Rafael Garcia . Orientação a Objetos com Java. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
BARBOSA, Rafael Garcia . JAVA. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2006 - 2006
Estudo de Protocolos de Comunicação para Utilização no Servidor de Aplicação JOnAS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafael Garcia Barbosa - Integrante / Nabor das Chagas Mendonça - Coordenador / Jonathan D'Orleans - Integrante / Kelvin Rocha - Integrante / Tiago Marques - Integrante / Thiago Assunção - Integrante., Financiador(es): Universidade de Fortaleza - Bolsa.
Prêmios
2024
1º Lugar entre os Concludentes do Curso Doutorado em Informática Aplicada, Universidade de Fortaleza.
2003
1º Lugar entre os Concludentes do Curso de Graduação em Informática, Universidade de Fortaleza.
2003
Sun Certified Programmer for Java 2 Platform 1.4, Sun microsystems.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Fortaleza, Centro de Ciências Tecnológicas. , Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz, 60811-905 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 34773161, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - Atual
Tribunal de Justiça do CearáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 30
Atividades
-
03/2013 - 01/2015
Direção e administração, Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin).Cargo ou função, Assessor Técnico.
-
07/2012 - 03/2013
Direção e administração, Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin).Cargo ou função, Diretor da Divisão de Tecnologia (Fábrica de Software).
2016 - Atual
Universidade de FortalezaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pós-Graduação
2008 - Atual
Universidade de FortalezaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 26
2006 - 2008
Universidade de FortalezaVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
2001 - 2002
Universidade de FortalezaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor de Sistemas de Informação, Carga horária: 20
Outras informações:
Enquadramento funcional: estagiário.
Atividades
-
11/2008
Extensão universitária , Centro de Ciências Tecnológicas.Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão - Java Server Faces (JSF).
-
02/2008
Ensino, Ciência da Computação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Algoritmos, Teoria dos Gráficos, Tecnologias de Internet I, Técnicas de Programação, Tópicos de Linguagens (Orientação a Objetos - Java)
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Informática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Computação Gráfica (em conjunto com a profa Andréia, estágio docência da bolsa CAPES)
-
07/2001 - 03/2002
Estágios , Núcleo de Aplicação Em Tecnologia da Informação, Borland Latin American.Estágio realizado, Elaboração de sistemas de informação utilizando ferramentas Borland.
-
01/2002 - 01/2002
Treinamentos ministrados , Núcleo de Aplicação Em Tecnologia da Informação, Borland Latin American.Treinamentos ministrados, Palestra sobre linguagem JAVA / JBuilder 5.
2008 - 2010
Faculdade Integrada do CeáraVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Atividades
-
02/2008
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto Integrado em Sistemas Orientados a Objetos, Programação Orientada a Objetos, Programação de Objetos Distribuídos
-
02/2008
Ensino, Jogos Digitais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Computação Gráfica
-
02/2008
Extensão universitária , Extensão.Atividade de extensão realizada, Cursos de Extensão - Orientação a Objetos com Java.
2006 - 2006
Ifactory Solutions InformaticaVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Mentoring e Desenvolvimento de Sistemas, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2006 - 10/2006
Pesquisa e desenvolvimento, IFACTORY.Linhas de pesquisa
-
04/2006 - 05/2006
Treinamentos ministrados , IFACTORY.Treinamentos ministrados, Framework Struts
2002 - 2004
SoftSite TecnologiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2003 - 02/2004
Pesquisa e desenvolvimento, Softsite Tecnologia.Linhas de pesquisa
-
03/2002 - 01/2003
Estágios , Softsite Tecnologia.Estágio realizado, Tecnologia Java.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rafael Garcia Barbosa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?